PDA

View Full Version : Gira-discos

shade_of_pale
23-10-2006, 09:36
Para os mais conhecedores encontrei esta pérola à venda no ebay:

http://cgi.ebay.de/Kenwood-L-07D-turntable-Original-Tonearm_W0QQitemZ190042602443QQihZ009QQcategoryZ32 83QQrdZ1QQcmdZViewItem

É um gira-discos lendário, e muito procurado. Talvez o melhor gira-discos japonês de sempre. :Yes:

Naka
23-10-2006, 22:12
...mas o preço...! :P

vinilsuporter
23-10-2006, 22:42
o preço é elevado porque o gira discos vem acompanhado de "sushi" original, nada de imitações ou sucedâneos.

josé

shade_of_pale
24-10-2006, 20:23
Sim este gira-discos e lendario, existem ate foruns, clubes etc. so de proprietarios deste gira-discos, e tenho conhecimento que existe um em Portalegre, e quem o conhece so diz maravilhas dele, aquilo pesa mesmo muito, nao sei se 40 ou 70 kgs, e mesmo uma coisa de coleccionador. Para quem pode!

shade_of_pale
04-11-2006, 11:34
Ja sei que o Rega P1 com braço e cabeça custa em Espanha 290€. E deixa de existir o P2, os homens não gostam de numeros par, e assim agora tem. P1, P3, P5, P7, P9.

Cada um com a sua!

gorogoro
06-11-2006, 12:07
Ja sei que o Rega P1 com braço e cabeça custa em Espanha 290€. E deixa de existir o P2, os homens não gostam de numeros par, e assim agora tem. P1, P3, P5, P7, P9.

Cada um com a sua!

o project debut é mais barato! Resta saber qual deles o melhor!
Já q project e rega sao os gira gira "low cost"

aemarques
06-11-2006, 12:45

Cada um com a sua!

Meu caro, não custa em Espanha, custa também em Portugal! :Yes: É esse o preço oficial indicado pela AudioTeam, que representa a marca por cá.

shade_of_pale
06-11-2006, 12:56
OK igualdade entre ibéricos. Vá lá.

shade_of_pale
17-11-2006, 17:49
Então pelo que pude ler na apresentação das empresas e seus produtos, vamos ter 2 gira-discos no High-end Porto, um Transrotor e o Rui Borges Turntable. Parece-me pouco, mas .......é melhor que nada, no entanto não conhecendo o transrotor parece-me que são 2 pesos pesados, 18 salas . e ira haver venda de acessorios, alguma empresa ira disponibilizar discos, livros, acessorios,cabos etc?
Espero que corra tudo pelo melhor.
Boas audições.

shade_of_pale
17-11-2006, 22:34
Mais uma boa maquina.

[anexo apagado pelo Administrador]

Naka
19-11-2006, 17:31
Shade, excelente foto :Yes:

Coloca mais fotos de conjuntos analogicos se puderes ;D (eu tenho cerca de 1000 fotos só de analogico na minha base de dados ;) )

shade_of_pale
20-11-2006, 15:11
E esta? Conheces? Isto e uma obra de arte!è verdade ja chegou o estabilizador da fine-art-metal, pesadao e ja o testei realmente sem aquilo e dificil estabilizar o prato, que mexe com tanta facilidade.

Naka
20-11-2006, 17:46
Épaaa! :D

O Rui Borges, tá a investir no desenho das mesas de suporte do seu RBT.
Olha, diz ao Rui para usar magnetos invertidos para desacoplar a base da mesa da sua estrutura - quando vires o DVD percebes (o tal, já chegou, levo-te-o quando te visitar) :Yes:

Que tal o show? Valeu a pena?

shade_of_pale
20-11-2006, 22:33
A mesa e a maneira, faz 1 conjunto muito especial. Fazemos essa conversa ao rui quando la formos.
ja chegou o dvd ?fixe. nao fui ao show tive pena mas nao deu, as obras da minha casa...........................
o estabilizador e bom. chegou hoje.

Naka
21-11-2006, 00:39
Agora já viste que é impossivel afinal aquela coisa toda sem uma bolha de nivel no eixo :Yes:

shade_of_pale
21-11-2006, 13:03
E esta máquina imponente?

É linda nâo é?

Tambem o supoprte e algo de ...................... :o

Naka
21-11-2006, 14:45
:Yes:
e esta joia conheces?

Naka
21-11-2006, 15:44
Shade, consegues saber os preços dos AVID? Thanks :Yes:

shade_of_pale
21-11-2006, 20:45
Vou ver , e depois digo ate pode ser.....

bks
23-11-2006, 22:49

podes perguntarém portugal á audiolite é o representante e existe um em segunda mão na interlux que é o topo de gama

da Avid

shade_of_pale
23-11-2006, 23:49

Ok entao tenho novidadaes da Avid, a marca decidiu mexer a fundo nos gira-discos e nos preços, a audioelite ainda não tem o novo preçario actualizado, coisa que deve ficar pronta nos proximos dias, mas sempre adianto que:

-Surge o Acutus Reference :eheheh:
The motor unit remains unchanged but for an improvement to the suspension, which allows easier adjustment from above the unit.

The transformation has been in the power supply. Three years in development, the Acutus Reference Power Supply has elevated the performance of the Acutus to superlative levels, even leaving experienced listeners of the Acutus in disbelief.

Everything has improved, bass and treble extension, lower noise floor, detail and control. Soundstageing, dynamics and shear realism.
Once again we have raised the bar that others must reach.

The cost? Few will be able to enjoy the performance of the Reference, but those lucky enough, will just smile.

E os restantes Acutus, Volvere Sequel S2, Volvere S4, Diva foram bastante mexidos. Surgem os acabamentos em preto no Volvere e no Sequel.

Surge tambem uma plataforma para colocar o gira-discos o:)

Surge os Avid cables :MrGreen:

_Surge um rack Isoschelf Equipment Support :-P
Sprung isolated shelves
Fixed shelves for pre-sprung equipment
Infinitely adjustable shelf heights
Impressive construction and appearance
Diffrent finishes available

Stay tuned...

Naka
25-11-2006, 02:14
excelentttt ;D

Astra
25-11-2006, 17:38
http://www.aslgroup.com/nottingham/NottinghamDaisPhoto.jpg
Nottingham Analogue Dais

shade_of_pale
25-11-2006, 17:53
NAanalogue claro, visualmente indisfarçável. Sonoricamente :poing: :poing: :poing: :poing:

Astra
26-11-2006, 12:17
É uma bela peça de engenharia não há dúvida, sem o estilo kitsch de algumas das realizações mostradas acima, tem uma estética bem ao meu gosto. Pena é o preço!

shade_of_pale
26-11-2006, 13:15
São bem bonitos sem duvida!

shade_of_pale
22-12-2006, 18:24
Mais uma peça bem boooooooooaaaaaaaaa.

Japanese
23-12-2006, 18:59
Relativamente ao giradiscos Kenwood, (normalmente quando digo que tenho um Kenwood, ninguém me leva a sério....enfim), recomendo que visitem o seu site oficial, e leiam também um artigo publicado numa das revistas muito "brittish": Hifi-World.

Os sites são:

www.l-07d.com

e

http://www.hi-fiworld.co.uk/hfw/oldeworldehtml/triol07dtt.html

shade_of_pale
23-12-2006, 19:19
Va la poe aqui umas fotos da tua maquina!

shade_of_pale
26-12-2006, 13:26
A nova aposta da Nothingham Analogue - Deco - vale ai uns arrepiantes 25500€.

luis neiva
27-12-2006, 14:27
http://www.mundohi-fi.com/forum/viewtopic.php?t=8930

shade_of_pale
06-01-2007, 00:25
http://www.aslgroup.com/nottingham/NottinghamDaisPhoto.jpg
Nottingham Analogue Dais

Cada vez admiro mais a marca, é relamente um caso á parte nas suas realizações. Este Dais é cá uma peça! :-P

shade_of_pale
06-01-2007, 00:44
Mas antes temos este: :-P

As Tom Fletcher, the Nottingham designer, puts it, the Hyperspace is "where the majesty begins." The Hyperspace is the first table in the range to incorporate the graphite mat ("Heavy Kit" option on the Space Deck) as standard and the oil pumping bearing.

[anexo expirou]

Mozartiano
06-01-2007, 09:46
Este Dais é um colosso, e o preço :duh: :duh: :snif:. A NA é uma situção á parte é diferente em tudo, até na fábrica, que parece mais um barracão :eheheh: perdido algures nas florestas de Nottingham de que um local onde se concebe a mais, ou uma das finas obras de engenharia do analógico. Mas é um barracão á boa maneira Britânica :Yes: que só existe em Inglaterra, á semelhança de outros construtores de fina e pura casta '' audiófila ''. :Yes:

shade_of_pale
06-01-2007, 12:11
Quando se alia a qualidade de construção a um design inovador e exotico, em maos conhecedoras e experientes, comandadas por uma filosofia de adoração pelo que se faz, os resultados estao a vista, e seja num barracão ou numa unidade fabril moderna, quem quer saber :eheheh: venham mas e la esses NA, para as nossas casas embelezar as nossas salas e alimentar os nossos desejos ávidos de boa audiofilia. :drool2:

Mozartiano
06-01-2007, 12:25
Atenção, muitos gira-discos de design inovador e exótico que custam milhares, não passam disso mesmo, são apenas '' Haute Couture''. A simplicidade é o que muita das vezes nos leva a atingir o auge musical, prescindindo da estética, pois muitos desses pratos ou gira discos, ou pickup's á vontade do freguês são excessivos, para quê apoios em alúminio?, ou aço?, etc, etc :naosei: não é nada disso que os faz tocar melhor ou pior,são só aperitivos e adornos que grande parte das vezes os torna caríssimos.
Já me esquecia, é dos barracões que muitas vezes saem colossos, pois é tudo ou quase tudo '' fait a lá main ''. E outras das vezes o que é feito em '' serial '', não passa disso é chapa 5

shade_of_pale
06-01-2007, 12:39
Também estou de acordo, mas quando se alia as duas coisas, o produto é bom e bonito quem é que não gosta? Mas no caso dos
g-d de hoje quais sao os que são feitos em massa? Que eu conheça........
São peças normalmente feitas em pequenas quantidades quase na medida das encomendas, par um nicho de mercado minusculo que embora a crescer continua a ser minusculo, senão vejemos quantos dos nosso amigos , conhecidos etc, ouve regularmente vinil?
0,1%, 0,5%, por aqui nos vemos! Dai que quase tudo seja feito á mão, claro o q é possivel fazer, porque as maqy«inas dao uma grande ajuda na feitura de determinados componentes.

Mais uma peça da NA.

[anexo expirou]

Mozartiano
06-01-2007, 12:55
Sem dúvida, concordo, pois muitas vezes o tempo que se tem de dedicar ao vinilo não é muito nos nossos dias, o vira o disco, o levanta do sofá, o limpa a cabeça, etc, etc, não é para todos.
Sempre que posso.
Sem dúvida estes NA :drool2: :drool2: :poing: :poing: :salute:até dói ;D, não é para todos.
Mas aqui para nós um regazinho á maneira, um P5, ou um P9 evolutivo bem artilhado, fazem frente as estes caramelos :Yes: Não concordas?

china
06-01-2007, 13:03
que pena não haver € o nothingham analog no site mundohifi era mesmo a calhar.... :duh: :duh: :duh: :duh:

shade_of_pale
06-01-2007, 13:32
Sem dúvida, concordo, pois muitas vezes o tempo que se tem de dedicar ao vinilo não é muito nos nossos dias, o vira o disco, o levanta do sofá, o limpa a cabeça, etc, etc, não é para todos.
Sempre que posso.
Sem dúvida estes NA :drool2: :drool2: :poing: :poing: :salute:até dói ;D, não é para todos.
Mas aqui para nós um regazinho á maneira, um P5, ou um P9 evolutivo bem artilhado, fazem frente as estes caramelos :Yes: Não concordas?

Ja tive dois regas, e gosto mas sinceramente estes NA sao de outro campeonato, os regas nao tem suspensão, nao permitem afinar o VTA, e logo ai limitam as coisas, depois um prato sem suspensão....... :huum:
Chateava-me tambem ter de estar sempre a levantar o prato para mudar a correia quando queria ouvir a 33 e a 45 rpm.

Acho os Rega umas boas peças para uma pessoa se introduzir neste mundo mas depois aparecem peças como os NA,SME, Avid,Basis,VPI, e aí apercebemo-nos das limitaçoes dos Regas.

que pena não haver € o nothingham analog no site mundohifi era mesmo a calhar.... :duh: :duh: :duh: :duh:

Pois e uma peça que como esta montada vale nova a volta de 3000€, e vendem por metade. Mas é assim a vida, nem sempre o momento é oportuno.

Mozartiano
06-01-2007, 13:38
Sempre que posso.

Ja tive dois regas, e gosto mas sinceramente estes NA sao de outro campeonato, os regas nao tem suspensão, nao permitem afinar o VTA, e logo ai limitam as coisas, depois um prato sem suspensão....... :huum:
Chateava-me tambem ter de estar sempre a levantar o prato para mudar a correia quando queria ouvir a 33 e a 45 rpm.

Acho os Rega umas boas peças para uma pessoa se introduzir neste mundo mas depois aparecem peças como os NA,SME, Avid,Basis,VPI, e aí apercebemo-nos das limitaçoes dos Regas.

Pois e uma peça que como esta montada vale nova a volta de 3000€, e vendem por metade. Mas é assim a vida, nem sempre o momento é oportuno.

Mas em que Rega é que tinhas de estar sempre a levantar o prato para mudar de correia para ouvir 33 ou 45 rotações :naosei:
Já me esquecia,, então mas para ouvir 33, 45 podias utilizar o andar de phono, ou não :naosei:

shade_of_pale
06-01-2007, 13:48
Quer no Planar 3 quer no P3, cada vez que mudava , ora ouvia discos a 33rpm ora ouvia a 45rpm (tenho muitos), tem de se levantar o prato e mudar a correia ja que q fica por baixo do prato.

Não o andar de phono nada tem a ver com a rotação do prato, isso e definido no motor do gira-discos.

O andar apenas podes seleccionar a impedancia, o ganho etc, dai que é sempre uma chatice, ter de andar amudar aquilo, e depois acontecia as x tambem, deixava seleccionado nos 45 rpm, e da proxima x que ia ouvir musica metia um disco de 33rpm, e ....... :-/. , assim nao gostava.

Nada como ter um selector e é só mudar, sem ter de andar a mexer no prato!

Mozartiano
06-01-2007, 13:54
Exactamente, não era andar de phono que queria dizer, mas sim selector ou comutador. Pois de facto o P3, e Plana 3, de facto acontecia, são precisamente os da gama baixa da Rega, são para aqueles ouvintes menos exigentes, mas os '' novos '' P5, P7,e P9, já não acontece isso.

shade_of_pale
06-01-2007, 14:17
Sim mas esse era apenas um dos problemas, mas nao poder afinar o vt cada x q vais ouvir um disco se for normal exige um VTA mas se for de 180g ou de 200g, ja tens de alterar o VTA, e ai nao podes, e ate mesmo podes gostar de ouvir este ou aquele disco com uma afinaçao de nVTA diferente de outro, ate mesmo existem discos de determinada editora que soam melhor com VTA especifico, enfim, coisas que o rega nao permite..........., ja que na rega o VTA e afinado com anilhas por baixo do braço e não é pratico andares a meter e a tirar aninhas cada x que mudas um disco.

Tambem a suspensao e fundamental, e ai tambem o regas nao tem, enfim mas mesmo assim tocam bem mas neste momento ja nao é o q procuro, os regas ficarao para sempre na minha memoria como os pratos que me fizeram continuar a acreditar e a gostar de ouvir vinil, mas como tudo outros valores(giradiscos mais evoluidos) se levantam. :Yes:

Mozartiano
06-01-2007, 17:50
Sim mas esse era apenas um dos problemas, mas nao poder afinar o vt cada x q vais ouvir um disco se for normal exige um VTA mas se for de 180g ou de 200g, ja tens de alterar o VTA, e ai nao podes, e ate mesmo podes gostar de ouvir este ou aquele disco com uma afinaçao de nVTA diferente de outro, ate mesmo existem discos de determinada editora que soam melhor com VTA especifico, enfim, coisas que o rega nao permite..........., ja que na rega o VTA e afinado com anilhas por baixo do braço e não é pratico andares a meter e a tirar aninhas cada x que mudas um disco.

Tambem a suspensao e fundamental, e ai tambem o regas nao tem, enfim mas mesmo assim tocam bem mas neste momento ja nao é o q procuro, os regas ficarao para sempre na minha memoria como os pratos que me fizeram continuar a acreditar e a gostar de ouvir vinil, mas como tudo outros valores(giradiscos mais evoluidos) se levantam. :Yes:

Sim sem dúvida :Yes: Pois neste momento anda a fazer contas para ver se realizo um projecto da compra de um gira discos, pois muitas indecisões se apoderam de mim desde o rega P5 ( evolutivo ),ou P9 pois são um gira discos que tem a possibilidade de se fazer ''upgrades'', o clearaudio, mais concrectamente o Champion, e por ultimo o Space Deck da NA, são já muitos €€€€, e a assistência em Portugal não é garnde espingarda. Pois na compra de uma peça destas como é o caso de um Gira Discos, há que ver muitas situações.

shade_of_pale
06-01-2007, 22:22
Pois é existe tambem um fosso entre os gira de entrada e os gira a serio, que comporta muito euros de diferença, mas e depois de 4 giras sempre a evoluir, o dinheiro acompanha a evolução do material. Mas fazes bem em pensar porque isto nao ta para brincadeiras e andar a trocar constantemente sai caro, muito caro.

Quanto a assitencia ate nem é ma, mas tambem estes gira bons quase nao tem problemas. :nao:

Japanese
06-01-2007, 22:29
para quem tiver a possibilidade de adquirir um giradiscos japonês topo de gama direct drive, da década de 80-90, no ebay, como por exemplo os Pioneer Exclusive, os Kenwood, Onkyo, Technics, Marantz TT, etc, vão ver (peço desculpa - ouvir) o que é realmente bom.

Tentei colocar uma foto do meu TT neste site, mas sem sucesso.

abraço, e Bom Ano para todos.

Astra
06-01-2007, 23:18
Mozartiano,

O Eng. Luis Pires da G&P AUDIO E VIDEO distribuidor da NA em Portugal é, provavelmente, a pessoa que mais percebe de gira-discos neste País. Basta lembrar, que esteve directamente envolvido no desenvolvimento da melhor célula da Benz, a "LP", precisamente as iniciais do seu nome. Não percebo, por isso, porque é que dizes que: "a assistência em Portugal não é grande espingarda".

shade_of_pale
07-01-2007, 01:21
Ai isso nao tenhas duvida a nivel de analogico a G&P é uma segurança, que o digam os proprietarios de NA .Basis. Graham, benz, koetsu, e isto nao e publicidade!

Por aqui vais bem :Yes:

Mozartiano
07-01-2007, 10:46
Pois é existe tambem um fosso entre os gira de entrada e os gira a serio, que comporta muito euros de diferença, mas e depois de 4 giras sempre a evoluir, o dinheiro acompanha a evolução do material. Mas fazes bem em pensar porque isto nao ta para brincadeiras e andar a trocar constantemente sai caro, muito caro.

Quanto a assitencia ate nem é ma, mas tambem estes gira bons quase nao tem problemas. :nao:

Caro Shade,

Diz-me lá aqui uma coisa: Qual a melhor opção: Rega P5 (Evolutivo ), ou ClearAudio Champion igulamente evolutivo. Penso que percebes o que quero dizer ao aplicar o termo evolutivo. Pois sei que são filosofias de construção bem distintas, mas o que dizes, só para ver se a tua opinião é coincidente com a minha potencial escolha em termos de futuro.

Abraço :Yes:

shade_of_pale
07-01-2007, 11:58
Mozartiano

Olha pelo preço sem duvida que o P5 oferece uma melhor relação qualidade/preço, estéticamente os Clearaudio sao muito apelativos, no que diz respeito ao som o REga P5 oferece mais por menos, em termos de evolução o Clearaudio Champion sem duvida.
O Rega é tambem de uma grande simplicidade. Não te esqueças tambem que as evoluçoes custam dinheiro, e acabam por ficar mais caras no fim do que comprando logo uma maquina de calibre superior. Mas pode ser uma opção.

Acho que selector de velocidade do P5 é igual ao do P3 e fica debaixo do prato de vidro, o que levanta os tais problemas, mas confirma.

Dentro dum preço que ronda os 1100- 1500€, é de considerar tambem os NA Interspace e Spacedeck, que conseguem aliar os pontos fortes da REga (preço/qualidade e Cleraudio (aspecto e evolução), ja que são lindos, robustos e com boa qualidade de construção, e com uma sonoridade muito boa.

Mas deves considerar na tua escolha tambem os aspectos suspensão, e possibilidade de afinação do VTA, que sao mesmo muito importantes e decisivas para o som final. :Yes:

Mozartiano
07-01-2007, 12:05
Shade, sem dúvida :Yes:,

Mas de qq forma as situações inerentes á suspensão e afinação do VTA, penso que não existem no Clearaudio Champion, correto ou não?

Fernando Santos
07-01-2007, 12:14
Prezados Membros

Primeiramente, apresento um pedido de desculpa pela intromissão na vossa troca de correspondência. Todavia, sou tentado a fazê-lo, porquanto, opino que entre 1100 - 1500€, o RPM-9 da ProJect, é uma máquina analógica a ter em conta.

Com melhores cumprimentos,
Ghost4u

shade_of_pale
07-01-2007, 12:26
Sim acho q nao se colocam mas confirma, outra coisa nao te esqueças q as evoluçoes e no caso do champion sao ate ao champ 2, depois acabou. Só saltando para outro modelo, mas o champ 2 ja e um bom prato, e de certeza q ja satisfaz bem, o preço do Champ 2 ja se aproxima do Na HYPERSPACE, quanto a mim a referencia ao redor dos 3000€. :poing:

Ghost4u

Sim o project rpm-9 tambem merece a nossa consideraçao, so nao falei nele ja que nao aprecio muito o seu aspecto e quando nao gosto da estetica, ja nem penso nos aparelhos.

Mozartiano
07-01-2007, 12:38
Sim mas eu não quero passar do Champion Base, além do mais vem sem braço, que como é óbvio a escolha é muita, não sei se iria para um braço Rega, logo se vê. óbviamnte que SME serie V, Nightingale, ou Graham, estão fora de cogitação. Porque depois como se sabe não é só o braço, vem a célula, que serão mais uns tantos €uros, e andar de phono, etc, etc.

shade_of_pale
07-01-2007, 12:46
Ah ok , entao pelo preço do champ basic nao gostas do Spacedeck? É imponente e aparenta custar muito mais e em som acho que o champ basic nao o consegue igualar! :nao:

Mozartiano
07-01-2007, 12:54
Sim, mas é que o Spacedeck, custa + - 1500 € sem braço, e o Champion versão base sem braço também, anda pela casa dos 1100, portanto existitá uma difernça de + - € 400, que se calhar irão para outra situação.
Ou e então ainda me fico pelo Rega P5, já com o RB 700, etc, etc, e opto por um razoável andar de phono, etc, não sei ainda até lá a vida dará muitas voltas.

Mozartiano
07-01-2007, 13:17
Prezados Membros

Primeiramente, apresento um pedido de desculpa pela intromissão na vossa troca de correspondência. Todavia, sou tentado a fazê-lo, porquanto, opino que entre 1100 - 1500€, o RPM-9 da ProJect, é uma máquina analógica a ter em conta.

Com melhores cumprimentos,
Ghost4u

Bem Vindo caro amigo,

Pois o RPM-9da Project é muito bem cotado, mas nunca o ouvi, não sei se se será algures um pouco ruidoso, a suspensão etc. Agora um aparte é como os Michell, há quem diga que não são ruidosos,outros pelo contrário são bons em tudo, enfim. Project conheço pouco

china
07-01-2007, 15:06
caros

o rega P5 tem que se retirar o prato para alterar a velocidade.

quanto à escolha NA SPACEDECK com braço graham robin, a minha maquina de sonho....só paro quando comparar uma :poing: :poing: :poing: :poing: :poing:
célula MC ACE

ps. comcordo com o shade tem que tocar bem mas tb tem que ser bonito senão!!!!!!!!

Fernando Santos
07-01-2007, 18:20
Prezado Membro!

Informo que o ProJect RPM-9, está equipado com um bom braço de carbono. Quanto a ruído, bem afinado é isento de poluição sonora e, a meu ver, considero superior aos Michell. Aliás, ao testemunhar o exemplar desempenho do 9, decidi prescindir do meu fiel leitor de longa data de discos de vinilo - Roksan Xerxes X.

Respeitosamente,
Ghost4u

vinilsuporter
07-01-2007, 22:34
Aos eventuais interessados num NA Spacedeck há um barcelonês que o vende por 1500 euros, com braço e célula e ainda vos oferece os portes (no anúncio não diz isso mas oferece mesmo os portes).

http://www.mundohi-fi.com/forum/viewtopic.php?t=8930

Descontando o preço da célula e do braço, é só fazer as contas.

shade_of_pale
07-01-2007, 23:14

Amigo Vinilsup

Não tinhas lido o topico todo, ja se tinha falado nisso por aqui!

shade_of_pale
08-01-2007, 20:34
Mais uma peça de reconhecido valor.

[anexo expirou]

aemarques
09-01-2007, 10:05
Denon rulz!

http://blog1.musicfield.jp/du_ss/archives/DP-59L.jpg

Mozartiano
09-01-2007, 11:29
Denon rulz!

Muito bem :Yes:

Aqui está, lembram-se nos anos nos principios dos anos 80 o que vinha escrito nos manuais da Denon, logo na primeira página:
'' Simple is Best '' Design Philosophy. :Yes:

aemarques
09-01-2007, 11:42
Denon rulz!

Aqui está, lembram-se nos anos nos principios dos anos 80 o que vinha escrito nos manuais da Denon, logo na primeira página:

Tenho o meu há cerca de 20 anos. NUNCA teve um problema, uma avaria, uma mola partida, NADA. Custou-me na altura cerca de 100 contos dos antigos, sem célula. Já vi na eBay por... 1500 euros!

Mozartiano
09-01-2007, 11:51
Denon rulz!

Tenho o meu há cerca de 20 anos. NUNCA teve um problema, uma avaria, uma mola partida, NADA. Custou-me na altura cerca de 100 contos dos antigos, sem célula. Já vi na eBay por... 1500 euros!

É uma grande máquina, sem dúvida os melhores tempos da DENON, já não voltam mais, nem que se pintem de outra côr :eheheh:

Japanese
09-01-2007, 21:52
A minha experiência em termos de vinilo, teve início com a aquisição de um Rega P2.
Seguiu-se um P3 da mesma marca, e posso-vos dizer que senti a diferença de uma forma clara.
Nessa altura, a minha referência eram as marcas ditas ocidentais, do tipo "belt-drive".
O ponto de viragem, deu-se quando experimentei (apenas por curiosidade), um Yamaha PF800, uma máquina "direct drive", com prato suspenso por molas.
Nesta altura, revi os meus conceitos de excelência, e mais tarde, de uma forma natural, evoluí para um Kenwood KD 990.

(Tentarei colocar aqui no fórum umas fotos do interior desta máquina, para verem do que refiro).

Actualmente possuo um Kenwood L07D, e deste meu percurso, (ouvi outras máquinas como o SME), o que vos recomendo, é que concedam uma possibilidade a estas máquinas que em muitos casos se adquirem a preços muito competitivos na net, quando comparados com os que actualmente se praticam, e que não justificam a diferença,... antes o contrário.

abraço

MikeF
10-01-2007, 10:52
alguem se lembra dum onkyo com um motor de indução, com um prato de cobre enorme com as bobinas de indução por baixo? e com a board do braço separada?

motor de indução como usa actualmente a clearaudio no monstro que é o statement...

shade_of_pale
17-01-2007, 23:50
aqui vai o link:

http://forum.audiogon.com/cgi-bin/fr.pl?vaslt&1168823407&view

Depois diz se ta bom, as fotos amanha tiro mais porq algumas ficaram escuras.

Mozartiano
18-01-2007, 11:59
aqui vai o link:

http://forum.audiogon.com/cgi-bin/fr.pl?vaslt&1168823407&view

Depois diz se ta bom, as fotos amanha tiro mais porq algumas ficaram escuras.

Bom dia Caro Amigo,

É o teu sistema! correto? Agora só uma pequena brincadeira. Que banco é que assaltaste? ;D :devil:

shade_of_pale
18-01-2007, 19:48
Sim é. Foi a CGD, e não trouxe a massa toda, eles ainda la tem muita. :eheheh:

Mozartiano
18-01-2007, 21:06
Então ainda chega para mim?? :MrGreen:

shade_of_pale
19-01-2007, 11:08
Umas fotos do Oracle Paris

[anexo expirou]

Mozartiano
19-01-2007, 12:28
Umas fotos do Oracle Paris

Paris c'est toujours Paris :salute:

shade_of_pale
19-01-2007, 17:02
Oui. :Yes:

Mozartiano
19-01-2007, 17:34

Shade diz-me lá uma coisa sff, aonde é que conseguiste aquelas bases para os ML. :naosei: :Yes:

shade_of_pale
19-01-2007, 17:45

Shade diz-me lá uma coisa sff, aonde é que conseguiste aquelas bases para os ML. :naosei: :Yes:

Olha é extremamente dificli arranja-las mas consegui nos EU numa loja por intermedio de um contacto meu que vive em Dallas.
A empresa deixou de produzir os racks e stands, e poucos aparecem, quem os tem nao os larga, ja que tem uma tecnologia muito avançada de construção, e com uma plataforma de isolamentque pesa uns bons kilos e onde assenta os amps. Estou á espera de um rack Zoethecus tambem a ver se ele mo consegue descobrir mas nao tem tado facil, e q nao aparecem e o q aparece e caromuito caro!

Acho que e no topico a minha sala AV que eu falo desta problematica, e dos avanços em conseguir uns suportes decentes, aconselho-te a leres é interessante.

Mozartiano
19-01-2007, 17:52
O.K. :Yes:

shade_of_pale
19-01-2007, 19:02
OLha soube tambem na altura em que andava que nem louco á procura que a marca SANUS adquiriu os direitos de produção e mercado da anterior serie Zoethecus HT series.

Podes tambem ver uma imagens de racks e amps stands neste site asiatico:

http://www.axiss.co.jp/fzeoth.html

http://www.dejavuaudio.com/FURNITURE-ZOETHECUS.HTM

Mozartiano
19-01-2007, 19:21
OLha soube tambem na altura em que andava que nem louco á procura que a marca SANUS adquiriu os direitos de produção e mercado da anterior serie Zoethecus HT series.

Podes tambem ver uma imagens de racks e amps stands neste site asiatico:

http://www.axiss.co.jp/fzeoth.html

http://www.dejavuaudio.com/FURNITURE-ZOETHECUS.HTM

:salute: :Yes:

robben
23-02-2007, 17:53
Eu como não percebo nada, em termos tecnologicos, venho aqui pedir o auxilio dos mais experts.

Queria comprar um gira - discos porreiro mas não queria gastar muito dinheiro.

Não se já existe tb com saida optica ou coaxial para ligar a umas logitech z-5450.

Podem recomendar-me algo?

highlander
23-02-2007, 18:53
Robben,

A terminologia óptica ou coaxial não existe no léxico do vinil. Estamos no campo do analógico puro (rca stereo).

Ao contrário dos leitores de cd/dvd, um gira-discos precisa de ser ligado a uma entrada específica nos amplificadores, chamada entrada phono. Em termos simples porque o nível de saída de um gira-discos é inferior e necessita de uma prévia amplificação para ser tratado pela secção de pré-amplificação do amplificador.

A Project ou Goldring, e agora a NAD também, têm uns gira-discos a preços acessíveis para quem se quer iniciar neste mundo do analógico e não dispõe de um orçamento muito abonado.

shade_of_pale
23-02-2007, 18:53
Ora bem diz quanto queres gastar, ou melhor diz o teu limite, mas conta tambem com braço e cabeça, e olha o teu amplificador ja tem entrada de phono?
Se não tem tens de comprar tambem uma unidade de phono á parte ao qual ligas o braço de giradiscos, e depois a uma entrada do amplificador.

Não podes ligar o giradiscos ás colunas.

Sebantes
14-03-2007, 00:16
Aproveitando a boleia do tópico, alguem pode fazer algum comentário a este gira-discos:

http://www.supersonido.es/productos/productos-ver.asp?id=3680&idCategoria=11

Nao o encontro é no site da Denon...nao sei pq carga de água.

Cumprimentos,

Naka
14-03-2007, 22:14
Humm...

aconselho antes o REGA P1. Custa o mesmo ou menos!! :Yes:

FReis
26-03-2007, 13:07
Está um LINN AXIS com braço AKITO, por 300 Euros:

http://www.imacustica.pt/oportunidades/detalhes.php?id_campanha=480&sessao=1

aemarques
26-03-2007, 13:10
Que grande negócio. :Yes:

shade_of_pale
26-03-2007, 13:29
Se estiver bom , pelo preço é uma pechincha. :Yes:

SCDesign
26-03-2007, 15:33
Eu tenho um e posso te dizer que por esse preço não arranjas melhor...

shade_of_pale
30-03-2007, 17:29
Agora que se aproxima a passos largos o show, espero que as casas presentes nao tenham receio e apresentem giradiscos a altura do evento, para a rapaziada ver e ouvir o que estas maquinas são capazes de dar, e assim aumentar a onda de revivalismo em termos do vinil que sentimos no dia a dia a crescer por todo o lado.

E que coloquem lado a lado giradiscos e CD, e deixar o pessoal a ouvir e sentir as diferenças.

SEM MEDO ! :Yes:

Mozartiano
30-03-2007, 18:04
Agora que se aproxima a passos largos o show, espero que as casas presentes nao tenham receio e apresentem giradiscos a altura do evento, para a rapaziada ver e ouvir o que estas maquinas são capazes de dar, e assim aumentar a onda de revivalismo em termos do vinil que sentimos no dia a dia a crescer por todo o lado.

E que coloquem lado a lado giradiscos e CD, e deixar o pessoal a ouvir e sentir as diferenças.

SEM MEDO ! :Yes:

Sem dúvida, espero que sim, pois como alguém dizia, o Vinilo continua de pé, continua de preto para assistir ao ''funeral'' do CD :Yes:

MikeF
30-03-2007, 18:16
Não me parece...

mas talvez ponha lado a lado cd e o que a linn, outrora a referência em gira-discos, diz que será o formato do futuro... e que não é o vinyl.

Mozartiano
30-03-2007, 18:29
Claro, não estou a dizer que o VINILO é o futuro, mas que é, voltou e continua a ser um formato de grande peso em algum(a)s clans, e comunidades, melómanas ou ''audiófilas'' ninguém contesta. :Yes:
Quanto á Linn ser a referência em gira discos :huum: Há muitas mais garndes referências, a Linn óbviamente foi uma das, não a grande referência, mas isso pouco importa. O que vale é o discozinho malandro e preto, que continua a dar cartas a tudo e a todos.

abraço :Yes:

twisted logic
30-03-2007, 19:15
Claro, não estou a dizer que o VINILO é o futuro, mas que é, voltou e continua a ser um formato de grande peso em algum(a)s clans, e comunidades, melómanas ou ''audiófilas'' ninguém contesta. :Yes:
Quanto á Linn ser a referência em gira discos :huum: Há muitas mais garndes referências, a Linn óbviamente foi uma das, não a grande referência, mas isso pouco importa. O que vale é o discozinho malandro e preto, que continua a dar cartas a tudo e a todos.

abraço :Yes:

Totalmente de acordo :Yes:

MikeF
30-03-2007, 20:21
continua a dar cartas a tudo e a todos.

bom, a mim não me dá nenhuma há uns bons tempos...
não sou anti-vinyl nem nada que se pareça. julgo que até o demonstrei no Porto. tenho um pratinho em casa e uma coleçãozinha de discos, de alguns dos quais até gosto bastante. mas quantos discos de música clássica gravados nos ultimos 3/4 anos saíram em vinyl? não estou a falar de reedições de gravações antigas... alguma coisa gravada neste milenio já saíu em vinyl?
hyperion? decca? deutsche? harmonia mundi?... alguem sabe de algo que eu não sei?

Mozartiano
30-03-2007, 21:52

não sou anti-vinyl nem nada que se pareça. julgo que até o demonstrei no Porto. tenho um pratinho em casa e uma coleçãozinha de discos, de alguns dos quais até gosto bastante. mas quantos discos de música clássica gravados nos ultimos 3/4 anos saíram em vinyl? não estou a falar de reedições de gravações antigas... alguma coisa gravada neste milenio já saíu em vinyl?
hyperion? decca? deutsche? harmonia mundi?... alguem sabe de algo que eu não sei?

Então mas isso é óbvio. Vende-se aquilo que as pessoas procuram, chapa 5, quem procura a qualidade é uma grande pequena minoria. Atenção, essas grandes editoras foram outrora grandes editoras do VINILO, foram marcos na história do analógico. Se o povo pede ópera dá-se ópera, se pede futebol dá-se futebol, agora e repito a qualidade do analógico em relacção ao digital, neste cado ao cd, pôe nos dias de hoje o cd em igualdade senão mesmo em certas situações a milhas de distância. Não nos podemos esquecer, que o analógico ficou atordoado nos inicios dos anos 80, falo de Portugal com o aparecimento de um novo formato: o Digital, o CD mais concretamente, mas desde então os construtores e fabricantes e engenheiros de grandes empresas dedicadas ao audio, iniciaram ou reiniciaram o formato analógico construindo melhores células de leitura, melhor vinilo. Os LP's no Japão nunca se deixaram de vender, nos U.S.A igualmente, muito antes pelo contrário, o analógico renasceu, bem como fabricantes ''novos'' e muitos com algumas dezenas de anos em cima concebem novos pratos de acordoo com as exigências dsas pessoas que gostam deste formato, cada vez mais temos cada vez mais aderentes, fabricantes desde a Nottingham Analogue, Rega, Basis, Scheu, VPI, Thorens, AVID, Clearaudio, Teres, e muitos outros nunca tiveram tanta força e procura como nos dias de hoje. Porque será?
Repito, e sublinho, a mim e a muitos outros o analógico dá cartas de todos os naipes.

westernelectric
30-03-2007, 22:27

Por exemplo, o álbum XY dos Coldplay, segundo parece foi gravado este milénio.

shade_of_pale
31-03-2007, 15:19
Não me parece...

mas talvez ponha lado a lado cd e o que a linn, outrora a referência em gira-discos, diz que será o formato do futuro... e que não é o vinyl.

Nao queres adiantar nada sobre esse tal formato? Desta x o RuiBorges turntable não vai tocar contigo?
Ou ja foi requisitado para outros expositores?

MikeF
31-03-2007, 16:02
O Rui Borges vai com a Imacústica. Mas não me parece que leve o gira-discos.

Nafty
31-03-2007, 16:21
Sim, tanto o vinilo e a válvula, por logica, não deverião nem sequer existir.
Tanto uma coisa como a outra, aguentarão a carga, e 20 anos depois, parece inclusivamente que se preparão para o "sprint" final.
Quer dizer, que a tecnologia não aportou grande coisa ao audio.
No caso do vinilo, creio que sobretodo as remasterizações são "the key" de toda a questão.
Há muita coisa tocando igual de bem em formato CD e ultimamente com os SACD..... não saberia dizer.
O que acontece, de qualquer forma, é que 20 anos depois, estamos igual ou quase.
Com a válvula, passa quase o mesmo.
Os primeiros que entenderão que a válvula tocava melhor, forão os musicos profissionais.
Vamos a contabilizar quantos solistas que nunca deixaram a valvula nas ultimas duas decadas.
Bom, eu faria a pergunta ao contrário para agilisar a contagem.
Logo, em alta fidelidade passa o mesmo. Em HiFi, não obstante,tenho que dizer que há por aí muito barrete camuflado de válvulas e muita coisa a preços absolutamente especulativos.
Total, de uma forma o de outra, 20 anos e depois de uma grande volta, estamos cuase (cuase, digo) no mesmo sítio.
Um cordeal cumprimento a todos.
Nafty

shade_of_pale
31-03-2007, 16:23
ok.E qual o tal formato novo da linn?

MikeF
31-03-2007, 16:49
Ouves no show... só ouvindo é que percebes a diferença, não é coisa que se descreva bem.

shade_of_pale
31-03-2007, 16:56
Ok la irei ouvir sem falta. Olha mas a delmax do rui tambem vai, talvez ele apresente o seu g-discos na sua sala.

MikeF
31-03-2007, 16:59
mas quantos artistas ainda gravam em mastertape analógica?
não me parece que sejam muitos...

podem usar amplificadores de microfones a válvulas, mas depois é tudo digitalizado. não confundam é os formatos que usam para gravar em discos duros com o que depois se usa para o cd. de 16 bits /44 kHz para 24 bits /96 kHz ou 192kHz a diferença é grande.

Nafty
31-03-2007, 17:00
Eu não vou ao show.
Alguém me pode dizer que novo formato é esse?
Assim, uma pequena introdução para que possa satisfazer a curiosidadae.
Nafty

Nafty
31-03-2007, 17:11
Senhor Mike:
Permita que lhe faça uma pergunta: Quem está primeiro.
A masterização, a conversão, over sampling rate, mas de qué?
De um som de valvulas em primeiro lugar.
Não se esqueça que ainda hoje os melhores pre amplificadores para microfones são os de valvulas e a melhor distorção é a de valvulas. Logo que esta informação se converta o se deixe de converter é outra coisa. O fundamental é a qualidade da informação e é exactamente ao que me refiro.
Sim, produtoras como a Chesky teem os mais avançados métodos de conversão a digital mas também as melhores pre amplificações e amplificações a válvulas. Aqui pergunto: porque será?
Un cumprimento.
Nafty

MikeF
31-03-2007, 17:19
Senhor Nafty,
mas não é isso que está em causa. o que está em causa é se a melhor maneira de ouvir um ficheiro que foi gravado num disco duro a 24/96 e que é o master duma gravação dum artista é estampá-lo num vinyl...

o formato é o que todos os jovens mais usam actualmente: um download dum ficheiro.

Nafty
31-03-2007, 17:39
Senhor Mike:
Desculpe-me, não havia entendido bem.
UUffffff :huum: :huum: Boa situação aquela que voçê põe.
De 24/96 convertido a vinilo......muita conversão e reconversão, não é??
Pois, creio que neste caso o vinilo não vai a ter melhor som.
Creio que uma vez em 24/96, o som já é definitivo e que já não há mais.
Outra coisa seria ter uma copia completamente analogica em vinilo e outra convertida em 24/96 e ver a diferença. Isto sim que seria interessante.
Un cordeal cumprimento.
Nafty

S Figueiredo
31-03-2007, 21:21
Peço desculpa por entrar na discussão a meio, mas na compressão resultante da passagem de 24bit/96kHz para 16bit/44.1Khz não se perderá, eventualmente mais informação que na prensagem dum vinil, acrescentando até artefactos de encriptação?
Por outro lado, depois do SACD ao qual me rendi há já alguns anos (maior frequência de amostragem e maior número de bits), existirá ainda compressão face ao vinil? (é uma dúvida verdadeira, e não uma especulação) E não será que os formatos actuais de grande capacidade (Blu-Ray, p.e.), ao serem adaptados a áudio (se o forem) suplantarão o vinil?
Estaremos nós presos ao romantismo do disco preto?

aemarques
31-03-2007, 22:41
Eh pá, desculpem lá, mas depois de ler aqui os comentários (de resto, habituais) sobre a supremacia do vinilo e que o formato ainda há-de assistir ao funeral do CD, etc. e tal, não posso deixar de meter a colher.

Sou dos que resistiram a comprar um leitor de CD. Os primeiros leitores (e os segundos e os terceiros...) eram uma :puke: e foi preciso esperar algum tempo para chegarem ao nível de um gira-discos de gama média.

O meu primeiro leitor de CD, o Marantz CD72 MKII SE que ofereci aqui no fórom ao Gororogo, foi comprado prá aí no 10.º aniversário do formato. Durante anos, continuei a comprar vinilo: comprei colecções inteiras aos meus amigos que estavam a (re)comprar tudo em CD; comprei vinilo novo em saldo; comprei restos de colecções quando as discotecas estavam a limpar a casa para dar espaço ao CD.

Numa dada altura, tinha mais de mil discos em vinilo.

Para mim, o ponto de viragem do CD - além do hardware ter finalmente "apanhado" o gira-discos em qualidade, foi o software: a partir de uma determinada altura, os discos que eu queria simplesmente não existiam em vinilo. Ora eu não sou masoquista. E não quero comprar o que há, quero comprar o que... quero comprar. E se o que eu quero comprar só há em CD, o caso está arrumado.

Hoje ainda tenho mais vinilo do que CD, e nunca comprei em CD o que tinha em vinilo. Terei cerca de 500/600 discos em vinilo e uns 400/500 em CD. Mas, para mim, não há dúvida de que o CD, ou a reprodução de música digital em qualquer outrro formato que o venha a substituir, é o futuro.

Dizer que o vinilo está bem e recomenda-se há, simplesmente, uma falácia. Desculpem, mas é assim. Podem dizer que "resiste", que "subsiste", que... "existe". Mas isso é uma coisa, dizer que há um "renascimento" do formato é algo completamente diferente.

Como penso que já expliquei, tive e continuo a ter um carinho pelo vinilo. Mantenho uma fonte analógica no meu sistema e no dia em que a vender hei-de trocar por outro gira-discos. Porque tenho muito vinilo que continuo a ouvir e do qual não me pretendo desfazer.

Contudo, HOJE, o vinilo só é superior ao CD na seguinte circunstância: com um bom gira-discos (claro) e... no dia em que o compramos e quando o pomos pela primeira vez a tocar! A partir daí, só piora: pó, electricidade estática, riscos, o desgaste inerente ao processo de leitura...

É preciso ter muita paciência, quiçá muito tempo, para "aturar" o vinilo. Pessoalmente, limito-me a tolerá-lo. É verdade que as primeiras gravações de CD era muito más - algumas parecia que se tinham perdido as masters e que tinham feito a transcrição a partir de um disco de vinilo sujo! - mas isso hoje não acontece.

Outras coisa que aqui li: a música clássica. Meus caros: as gravações de música clássica, antes do pop, antes do rock, antes do jazz, foram as primeiras a ser editadas para CD! E não, não era a (só) qualidadade que estava em causa, mas sim o aspecto prático incontornável da... capacidade do CD. É que, a menos que já todos tenhamos esquecido, é preciso virar o disco de vinilo! E se isso é aceitável - nalguns casos, até desejável - no pop e no rock, na música clássica pode significar ter que se cortar uma sinfonia (ou uma ópera) ao meio.

O que nos leva a outra questão: são sobretudo os aspectos práticos do CD vs. vinilo que dão a vitória ao primeiro. Não podemos levar o vinilo para o carro, não podemos levar o vinilo num leitor portátil... E não é de agora: a minha estatística preferida sobre o vinilo é esta: no ano em que surgiu o CD (1982) já se vendiam mais cassetes pré-gravadas (!) do que discos em vinilo. Porquê? Aspectos práticos: cassetes levam-se para o carro, o walkman era um sucesso...

E pronto, just my 2 cents... Continuo a gostar de vinilo, mas gosto muito do CD. E, atrevo-me até a dizê-lo: gosto muito mais do CD.

shade_of_pale
01-04-2007, 00:03
:Yes: Respeito, mas gosto mais de ouvir vinil. Pelo menos para os meus ouvidos e sentidos, soa melhor, e aguentam melhor, longas horas de audição. Agora não podes negar, que o giradiscos e demais equipamentos que lhe são inerentes, estao-se a vender, bem os discos como á muito tempo não se vendiam.

E discos estao a aparecer em grandes quantidades e de boa qualidade.

Porque será?

É óbvio não é?

Não deve ser porque toca mal ou menos bem que o CD, mas quem ouve gosta, por isso.......

Mozartiano
01-04-2007, 02:00
Só um pequeno ''reparo'' para não alongar mais este assunto: o tão prático cd, o tão prático formato digital, o tão consumista mp3 e móvel, é o ou os formato(s) do: Usa e deita fora, é o que serve para engordar as contas bancárias dos pedantes doutores provençais e pacóvios engenheiros que pertencem ou não, a grandes grupos económicos e editoriais, que apenas o unico objectivo é o vender de forma guerreira e atordoante a todos os que se deixam seduzir pelo fácil, e descartável. Sem dúvida o CD foi o espelhar de uma nova tecnologia, não vejo mal nenhum nisso, eu sou como os outros também ouço CD's, também compro CD's ( QUE APESAR DE SER UM FORMATO COM MAIS 20 ANOS, NÃO SE JUSTIFICA OS PREÇOS PRATICADOS POR ESSAS EDITORAS, LOJAS,ESPALHADAS PELO PAÍS FORA ETC,) mas isso será tema para outras núpcias ), mas uma coisa garanto, repito e sublinho, nada dá mais prazer do que pegar num disco preto, limpá-lo do pó ou da estática, pegar no braço do gira (Subentende-se), e de seguida sentar-mo-nos num sofá, entregar-mo-nos ao que se ouve dali de um célula ''escavando'' tão doce e tão subtilmente as ''linhas'' ou ''entre-linhas'' daquele senhor de preto que se recusa a morrer e muito bem, devido aqueles predadores sempre á espera do melhor naco de mp3, ou cd, ou seja o que fôr.
Aquele senhor de preto é um VERDADEIRO SAMURAI, e todos os que o acompanham, eu inclusive, tornar-nos-emos igualmente Samurais, lutadores, não abandonamos o nosso cavalo só porque já está velho e cansado. (Eh pá esta saíu-me muito bem :eheheh:)Somos verdadeiros amantes de música, sem ser preciso exageros e fundamentalismos, apenas gostamos, ou gosto da diferença, falo por mim.
Só para terminar, não nos podemos esquecer que aqueles que dizem que o vinilo está morto ou ultrapassado, falam do digital ou do cd como o formato do futuro ou que vem aí outro, muito se deve ao analógico, pois o digital não é mais do que o analógico, é só um pouco mais trabalhado e evoluido.

MikeF
01-04-2007, 04:34
aemarques:
quando falei na clássica foi justamente porque julgo que não há actualmente nenhuma editora a lançar gravações de clássica em vinyl; se sai algum vinyl é reedição de gravações antigas.

S. Figueiredo:
quanto ao sacd, também gosto muito e já o disse por aqui muita vez.
quanto a perdas... meus caros, parece que se esquecem de que o vinyl para ser gravado também tem de ser comprimido com equalização RIAA! e que o sinal da célula tem novamente de passar pelo processo inverso: duas equalizações, ambas analógicas (e a aplicar equalizações isso não se faz de modo nenhum tão bem em formato analógico como em digital...); eu uso uma "entrada de phono" que digitaliza o sinal original e aplica a equalização já em formato digital e resulta lindamente com um amplificador digital.

Mozartiano:
mas se queres defender os artistas, então o modo mais fácil para eles é justamente venderem downloads na net da sua música: chegam a toda a gente desde que o seu site seja conhecido, e podem contornar todo o circuito das editoras!
e quanto à qualidade, pode ser o que quiserem! melhor que vinyl? se calhar bastante, e com facilidade!
até porque os artistas já abandonaram os gravadores analógicos há muito. muito do vinyl que comprei nos ultimos anos em que ainda encontrava boas coisas já era feito a partir de masters digitais. e algum dele (prensagens da hyperion, por exemplo) tocava muito bem, por isso não vale a pena por defeitos nos masters digitais.
quanto ao usar e deitar fora, tudo depende do valor que se dá aos ficheiros: eu uso há uns bons tempos máquinas fotográficas digitais e não costumo "deitar fora" as fotos que faço. compram-se discos duros, não é assim tão caro comprar um de 1 ou 2 tera... se se quiser faz-se backup, mas é tão mais fácil ter tudo em disco e organizado em folders... claro que o racional é fazer backups do que não se usa. mas se o cd é mais prático que o vinyl, o HD é mais prático que o backup, seja em cd ou noutro formato.

sorry pelo desvio do tópico... o que conduziu a tudo isto? acho que foi isto: eu gosto de gira-discos, mas não acho que ainda dêem cartas a tudo e todos, e não acredito que formatos digitais não lhe sejam superiores desde que se passaram a usar masters digitais nas gravações.
não são para abandonar; faz-me um bocado de impressão ver algumas pessoas darem as suas coleções de vinys antigas. mas são mais para isso: para tocarem as nossas coleções antigas de vinyl. e podem valer bem a pena. diz o Rui Borges que por uma coleção duns 50 discos de que se goste bastante já vale bem a pena ter um bom gira-discos.

outra coisa que talvez deva confessar:
eu adoro ir à procura de música nova. sou um pouco viciado nisso... adoro ir à fnac ao fim de semana ou às vezes até ao corte ingles à hora de almoço (trabalho lá perto...) e passar pela clássica e descobrir coisas que não conheço. e depois, claro, vir para casa ouvir bem.
era muito dificil para mim viver com uma coleção de discos antigos. mas também já percebi que por aqui há muita gente que não é assim e que adora os seus discos e vive lindamente com eles. faz-me um pouco de impressão quando alguem diz que ainda ouve religiosamente alan parson's project após 15 ou 20 anos, mas se lhes continua a dar gozo...
talvez isso também tenha algo a ver com o facto de para alguns o gira-discos continuar a ser uma fonte inesgotável de prazer, enquanto para outros já sirva para pouco, porque vinyl de coisas novas já pouco se arranja.

westernelectric
01-04-2007, 11:28
É óbvio que o vinilo é um formato minoritário, tal como as válvulas. Mas oferece um tipo de som diferente, para muitos melhor que o cd.
A melhor qualidade de som é de um concerto ao vivo, sem amplificação electrónica. A questão é: como conservar a qualidade original, ao longo de todo o processo desde a gravação à sua reprodução em contexto doméstico?
Segundo parece, quanto menos transformações houver, melhor se conserva a qualidade original.
Não é por acaso que as gravações "unplugged" têm boa qualidade.
A digitalização é mais um processo de transformação que se acrescenta à necessária transformação do sinal sonoro em sinal eléctrico(analógico).
Em termos absolutos de qualidade de som é muito difícil que um sistema digital seja superior a um sistema analógico.
As vantagens de um sistema digital são, como já foi referido, mais ao nível prático do que da qualidade de som.
Para quem procura a melhor qualidade de som possível, essa procura estará sempre incompleta, se não incluir o vinilo.

Nafty
01-04-2007, 11:46
Estimados Senhores:
Aqui ficou impressa muita materia para reflexão.
Senhor Mike o que voçê dis estä certo salvo que RIAA é uma curva carectristica de equalização e não de compressão. Por outro lado voçê diz algo interesante tal como que não está seguro de que uma coisa tem melhor som que a outra. Isso reforça de certa forma o que eu digo: Depois dos avanços tecnicos tão monstruosos nas ultimas duas decadas e estarmos ainda praticamente empatados em qualidade de som com o vinilo é porque o avaço tecnologico já não traz qualidade ao audio.
Senhor westernelectronic: As válvulas minoritarias em HiFi porque no mercado profissional de musicos e instromentalistas, eu não diria minoritário. O problema está nos preços porque se não fosse isso, todos utilizariam valvulas tanto em combos como cabeças amplificadoras ou preamplificadores.
Total, avanço tecnologico só tráz consigo vantagens em formatos mais comodos de transportar.
Em qualidade, nada novo. Estou para provar esse novo sistema de amplificação PWM com modulação PCM.
Um cumprimento a todos.
Nafty

aemarques
01-04-2007, 12:23
Vou repetir o que já escrevi e que parece que foi (intencionalmente?) ignorado: O VINILO É MELHOR DO QUE O CD APENAS QUANDO O COMPRAMOS E O POMOS A TOCAR PELA PRIMEIRA VEZ. A PARTIR DAÍ, É SEMPRE A DESCER...

Quanto ao resto, parece-me intelectualmente desonesto pôr o CD, o MP3 e os downloads todos no mesmo saco. O CD é de usar e deitar fora? Não sabia. Mas estamos sempre a aprender...

Meus caros, falar num renascimento do vinilo é algo que fará sentido no dia em que eu quiser comprar um disco e ele esteja disponível nesse formato. Comprar algo SÓ PORQUE ESTÁ EM VINILO, para mim não faz sentido. Eu quero comprar música independentemente do formato. Está em CD? Compro. Só há em vinilo (caso raro)? Compro.

Acontece que 99,9% das vezes, há em CD e não em vinilo. Dizer o contrário é assobiar para o lado...

Quanto a preços: essa de 20 euros por um CD (bem, eu não compro CDs a 20 euros, mas vocês lá sabem!) ser caro é engraçado... É que já vi vinilo a 40 euros. E, claro, aí já vale a pena. Duh...

Ainda os preços: há 20 anos, lembro-me que um LP custava cerca de 1200 escudos. Ou seja, 6 euros agora. Só que me custava MUITO MAIS dar 6 euros há 20 anos do que 20 agora! Na verdade, se há algo cujo preço se manteve estável, foi a música.

Conversas de saber quem ganha o quê, se a editora, a distribuidora, o músico, a loja, não me dizem nada. As coisas custam o que custam e TUDO, mas mesmo TUDO tem uma estrutura de preço. Quem quer, paga, quem não quer, não paga.

Já agora, e para dar um exemplo que não tem nada a ver com nada, mas que é só para aumentar a confusão:

Imagine-se um designer/engenheiro (um artista) ou uma equipa de designers/engenheiros (uma banda) que trabalha para a Ford (uma editora). São eles que vão criar um automóvel (uma canção, um álbum). O automóvel vai ser produzido (o disco vai ser duplicado) e posto à venda no stand (na loja de discos).

Quanto do preço final do carro - digamos, 20.000 euros - é que vai para quem o criou? Bem menos do que os 4 ou 5% que muitos artistas arrecadam por disco, certamente...

Muitos exemplos podem ser encontrados, igualmente estúpidos, ou igualmente interessantes, dependendo do ponto de vista.

Por que no final, não me interessa se o suporte é LP, CD, SACD ou MP3. O que me interessa é a música - algo que muitas vezes nestes forums nos esquecemos TODOS, eu incluido - e desde que esta esteja bem gravada e possa ser reproduzida de forma a que eu deixe de ouvir o som e passe a ouvir a música, é isso que me interessa.

Já aqui há uns tempos, num post sobre música, partilhei com este fórum que um dos discos que mais prazer me dá ouvir é um CD duplo que tenho com as obras completas do Robert Johnson. Uma péssima gravação monofónica do princípio do século. Mas a música, senhores!, a música...* :Yes:

Nafty
01-04-2007, 13:26
Vou repetir o que já escrevi e que parece que foi (intencionalmente?) ignorado: O VINILO É MELHOR DO QUE O CD APENAS QUANDO O COMPRAMOS E O POMOS A TOCAR PELA PRIMEIRA VEZ. A PARTIR DAÍ, É SEMPRE A DESCER...

Quanto ao resto, parece-me intelectualmente desonesto pôr o CD, o MP3 e os downloads todos no mesmo saco. O CD é de usar e deitar fora? Não sabia. Mas estamos sempre a aprender...

Meus caros, falar num renascimento do vinilo é algo que fará sentido no dia em que eu quiser comprar um disco e ele esteja disponível nesse formato. Comprar algo SÓ PORQUE ESTÁ EM VINILO, para mim não faz sentido. Eu quero comprar música independentemente do formato. Está em CD? Compro. Só há em vinilo (caso raro)? Compro.

Acontece que 99,9% das vezes, há em CD e não em vinilo. Dizer o contrário é assobiar para o lado...

Quanto a preços: essa de 20 euros por um CD (bem, eu não compro CDs a 20 euros, mas vocês lá sabem!) ser caro é engraçado... É que já vi vinilo a 40 euros. E, claro, aí já vale a pena. Duh...

Ainda os preços: há 20 anos, lembro-me que um LP custava cerca de 1200 escudos. Ou seja, 6 euros agora. Só que me custava MUITO MAIS dar 6 euros há 20 anos do que 20 agora! Na verdade, se há algo cujo preço se manteve estável, foi a música.

Conversas de saber quem ganha o quê, se a editora, a distribuidora, o músico, a loja, não me dizem nada. As coisas custam o que custam e TUDO, mas mesmo TUDO tem uma estrutura de preço. Quem quer, paga, quem não quer, não paga.

Já agora, e para dar um exemplo que não tem nada a ver com nada, mas que é só para aumentar a confusão:

Imagine-se um designer/engenheiro (um artista) ou uma equipa de designers/engenheiros (uma banda) que trabalha para a Ford (uma editora). São eles que vão criar um automóvel (uma canção, um álbum). O automóvel vai ser produzido (o disco vai ser duplicado) e posto à venda no stand (na loja de discos).

Quanto do preço final do carro - digamos, 20.000 euros - é que vai para quem o criou? Bem menos do que os 4 ou 5% que muitos artistas arrecadam por disco, certamente...

Muitos exemplos podem ser encontrados, igualmente estúpidos, ou igualmente interessantes, dependendo do ponto de vista.

Por que no final, não me interessa se o suporte é LP, CD, SACD ou MP3. O que me interessa é a música - algo que muitas vezes nestes forums nos esquecemos TODOS, eu incluido - e desde que esta esteja bem gravada e possa ser reproduzida de forma a que eu deixe de ouvir o som e passe a ouvir a música, é isso que me interessa.

Já aqui há uns tempos, num post sobre música, partilhei com este fórum que um dos discos que mais prazer me dá ouvir é um CD duplo que tenho com as obras completas do Robert Johnson. Uma péssima gravação monofónica do princípio do século. Mas a música, senhores!, a música... :Yes:

Muito bem, então seguiremos copiando e desfrutando da boa musica.
De facto as fontes se multiplicão todos os dias.
Nafty

aemarques
01-04-2007, 14:13
"Seguiremos", não, Nafty. "Seguirá". Eu não copio. Mas isso sou eu, que sou parvo! ;)

MikeF
01-04-2007, 15:02
Caros:

Western

não é bem assim; se querem afirmar que a reprodução dum vinyl em formato analógico é melhor que a dum sistema dum sistema digital, qualquer que seja... enfim, que afirmem.
mas o que não acho que não podem afirmar é que actualmente há suportes de gravação analógica que batam a gravação em disco duro em formatos digitais de alta resolução. Mastertape a 32 ips (acho eu que é a velocidade máxima...) é muito bom, mas não bate uma gravação em disco duro em alta resolução, seja DSD ou PCM a 24/96 ou 24/192.
e se pegar nessa matriz digital e a conseguir reproduzir sem voltar a converter em formato analógico? e em formato de alta resolução, sem comprimir para 16 bits /44.1 kHz?
será que a reprodução será forçosamente inferior que se reproduzir um disco de vinyl com a mesma?
o vinyl pode soar melhor que a mastertape?
e se de repente se puder ter acesso às mastertapes? se forem um ficheiro digital não é assim tão dificil...

Senhor Nafty

julgo eu que a curva de equalização RIAA foi criada porque os microsulcos do vinyl não suportavam movimentos de agulha suficientemente largos para a amplitude das notas graves. se estamos a reduzir a amplitude dos graves, estamos a comprimir a sua amplitude para caber numa largura que os microsulcos suportem... isso não é compressão? é analógica, mas é... é espremer as notas mais graves na gravação e depois voltar a alargá-las na reprodução! e isso é compressão! tal qual como quando se faz zip para caber e unzip para restaurar...

e perde-se resolução... tanto se perde que não se pode fazer o mesmo aos agudos, ou simplesmente gravava-se tudo a nível mais baixo, mas sem equalização nenhuma. mas não se pode, dava cabo dos médios e agudos.
por isso faz-se uma compressão proporcional, quanto mais grave mais se comprime. em modo analógico, mas com perdas...

westernelectric
01-04-2007, 16:10
MikeF
Para mim a questão é esta: O som "original" é analógico e é transformado em sinais eléctricos analógicos pelos microfones e só depois é que é digitalizado. É assim, ou há algum processo que transforme directamente as ondas sonoras em sinais eléctricos digitais?
Se houver tal processo, então a master digital poderá ser superior á analógica, se não,a analógica, que é a original será a referência.
Se queremos que o nosso som em casa seja o mais parecido com o som "ao vivo" todo o processo desde a gravação à reprodução terá de ter o menor número de transformações possível.
Já li, que para alguns audiófilos "puristas" incluindo o próprio Mark Levinson, a melhor qualidade de som é a obtida com sistemas mono, até o estéreo é considerado artificial.

MikeF
01-04-2007, 17:03
Western:
mas então, se os artistas gravam em formato digital porque o suporte inicial (mastertape) em formato digital é melhor que o analógico...
se se deseja o menor numero possivel de conversões de domínio anaológico/digital...
faz todo o sentido reproduzir o que provenha de masters digitais (quase tudo actualmente) por sistemas digitais, sem passar de novo para formato analógico! o que pode fazer sentido é usar resoluções maiores que a do cd, mas se calhar até é facil hoje em dia usar as resoluções originais do master! só não é ainda é muito comum.

quanto ao mono... discordo. o nosso ouvido não é mono, nem o é a visão. quem só vê dum olho não tem noção de profundidade (visão estereoscópica) tendo dificuldade em avaliar profundidades, velocidades, etc... a conduzir dá dificuldades sérias, mesmo que a visão do olho remanescente seja 20/20. e em som mono perde-se a noção de palco da mesma maneira. o cérebro está habituado a retirar informações diferentes do lado esquerdo e direito, e tirar muita informação dessa diferença.

Mozartiano
01-04-2007, 18:06
Mais um reparo: há vinte anos um Vinilo (LP), não custava 1200 Escudos, mas sim 150$00 + - adquiridos em várias discotecas nacionais, que hoje já nenhuam existe, eainda tenho por cá alguns a esse preço com a respectiva etiqueta. A além fronteiras poderia custar um pouco mais dependendo óbviamente da gravação, da prensagem , etc,etc.

aemarques
01-04-2007, 18:12
Meu caro, devemos viver em países diferentes e estar a falar de épocas diferentes.
Tenho 44 anos anos. Quando eu tinha 18/19 anos - há mais de 20 anos, portanto - já um LP custava 800 escudos. Até 1982/83, quando surgiram os leitores de CD, o preço foi subindo até aos 1200 escudos. Ainda tenho alguns LPs com etiqueta com esse preço! E os primeiros CDs, quando chegaram ao mercado, custavam cerca de 3 contos (o equivalente hoje a 15 euros - por isso digo que não aumentaram de preço tanto como pintam!).

Mais: lembro-me do seguinte: sou fã do Prince e o primeiro CD que comprei (ainda sem ter o leitor de CD!) foi o álbum sem nome, que ficou conhecido por "Love Symbol". E sabe porque é que o comprei? Porque em CD (CD simples) era MUITO mais barato do que a versão em LP (que era um duplo)! ;)

Mas continuo a dizer que nada disto interessa. O que interessa é a música, e o resto são... cantigas! :D

Mozartiano
01-04-2007, 18:41
Meu caro, sem alimentar mais ''polémicas'', devo apenas dizer:
Certamente vivemos no mesmo país , vivemos foi certa e claramante realidades diferentes, pois tenho igualmente 44 anos, e comprava vinilos não aos 18/19 mas sim aos 14/15 anos, independentemente e repito da editora temos os Maxi Singles, a 450$00, os duplos da editora Dacapo esses sim mas duplos a 1120$00; alguns da VC A 350$00, e outros da Dargil, Edisom a 300, 450$00. Agora o Vinilo de Importação (Reino Unido), esses sim mais caros como é óbvio, a 1990$00, etc,etc.
Mas o que importa isso, são meras mesquinhinces.
Sem dúvida e eu certamente e deverá ter reparado que em todos ou quase todos os tópicos em que faço intervenções, o meu pano de fundo é e será sempre o que aqui muitas vezes não Impera: A MÚSICA E TODAS AS SUAS VERTENTES e como diz no final da sua exposição:e o resto são cantigas.

Nafty
01-04-2007, 20:26
...

Mas continuo a dizer que nada disto interessa. O que interessa é a música, e o resto são... cantigas! :D

: A MÚSICA E TODAS AS SUAS VERTENTES e como diz no final da sua exposição:e o resto são cantigas.

Francamente não entendo onde pode estar a polémica quando estáis de acordo os dois.
Eu tenho um poco mais de anos que voçês. Fui a ver o meu velho passaporte Português.
Sim, tenho entradas a finais do ano 82 e no verão de 84 e me recordo perfeitamente que havia um embargo para a saída de devisas. As devisas tinhão um limite erão registadas no passaporte. Havia uma crise economica importante. Não creio que um vinilo estivesse pelos 1000$ escudos. Sim, no final da década, por 88 ou 89 sim que esse preço já me parece lógico.
De qualque forma é só um detallhe cujo resoltado não muda nada.
Eu sigo dizendo que todo o barulho sobre as copias não tem NADA que ver com os direitos de autor.
Tem que ver que a expeculação desmedida leva áo negócio paralelo da pirataria. Esta também é uma regra de mercado ou não? Agora, quem tem mais poder saca uma lei na qual o termo "criminal" é aplicavel ao fenomeno contrário da mesma regra de mercado. Quer dizer, por decreto se legaliza um aspecto da lei de mercado e com outro decreto, se ilegaliza o fenomeno desfavorável. Assim que, não há lei de mercado senão mercado exclusivista. Senhores, eu estive implicado pelos anos 87/88/ em um projecto em que se pretendia preservar os direitos de autor em formato CD com a introdução de um microchip em cada disco original. Isto permitia cópias de digital a digital através dos DAT mas só em versão stereo. Recordais que foi imposto um sampling rate determinado para os DAT??
O que se pretendia era gerar uma terceira dimensão cuja informação estaria impressa no microship.
Pois o projecto que era mais que viavel teve que ser parado porque os de sempre não estavão dispostos a baixar as suas taixas de lucro a curto prazo mesmo sabendo que a largo prazo o negócio se estenderia por muito mais tempo. O unico bom de esse projecto foi que uma década mais tarde os sistemas multicanal apareceram. Só que foi tão grotesca a forma com que trataram o multicanal que resultou apenas ser uma onda ;cresce, atinge o ponto mais alto, decái e logo desaparece.
Assim que me revelarei sempre contra a economia de arrastão a qual não gera nenhum tipo de riqueza e que só é pão para hoje e miséria para amanhã.
Um cordeal cumprimento.
Nafty

Nafty
01-04-2007, 21:26
Senhor Nafty

julgo eu que a curva de equalização RIAA foi criada porque os microsulcos do vinyl não suportavam movimentos de agulha suficientemente largos para a amplitude das notas graves. se estamos a reduzir a amplitude dos graves, estamos a comprimir a sua amplitude para caber numa largura que os microsulcos suportem... isso não é compressão? é analógica, mas é... é espremer as notas mais graves na gravação e depois voltar a alargá-las na reprodução! e isso é compressão! tal qual como quando se faz zip para caber e unzip para restaurar...

e perde-se resolução... tanto se perde que não se pode fazer o mesmo aos agudos, ou simplesmente gravava-se tudo a nível mais baixo, mas sem equalização nenhuma. mas não se pode, dava cabo dos médios e agudos.
por isso faz-se uma compressão proporcional, quanto mais grave mais se comprime. em modo analógico, mas com perdas...

Senhor Mike:
Como sempre, as coisas que voçê dis são acertadas e de facto só descrepo em detalhes mas não no fundo da questão.
RIAA segue sendo uma equalização com uma curva bem determinada.
Por um lado a atenuação de graves para gravar e logo com o preamplificador de phono que todos veem com uma resposta RIAA mas desta vez ao contrario (amplificando os graves nas mesmas porporções que a atenuação na gravação), se egualiza (mais ou menos, verdade seija dita) a resposta em frequencia a um nivel quase plano.
Não sei se nestas circunstancias se pode chamar uma forma de compressão analógica. Eu, pessoalmente, lhe chamaria uma solução mesmo que esta termine por, de alguma forma, limitar um movimento mecanico. Agora, se é compressão ou não é compressão, daria para discutir e eu francamente não pensei muito na questão mas o facto é que não lhe dou muita importancia.
A compressão analogica se conhece normalmente em aplificação de guitarra de baixo.
Permite um limite de pico sem corte. Se utiliza muito para baixistas mais novatos mas não só.
Um cumprimento.
Nafty

JCF
02-04-2007, 12:04
como a dita "compressão" ocorre em frequencias mais baixas (em que poderá ter uma densidade de informação mais baixa) penso que será relativamente benigna e eventualmente desprezavel... mas isto é apenas uma ideia seguindo o que parece mais lógico. :luz:

S Figueiredo
05-04-2007, 16:54
MikeF:

Mais uma vez provo a minha ignorância (desta vez não em medicina) ao afirmar não compressão em vinil: desconhecia completamente o RIAA.
Lembrei-me, no entanto, de outra artificialidade do vinil:

Existe uma compressão material à medida que nos deslocamos da perifería do disco para o seu interior, (num CD também acontece mas na ordem inversa). Tal significa que nos é possível ter mais detalhe e menos degradação na perifería, ou seja, um vinil nunca terá sempre a mesma qualidade. Isso também significa que a agulha está sujeita a uma maior velocidade no ponto mais externo do disco. Não existe algo limpo e regular e, se sois físicos a ponto de considerar que um cabo de corrente pode melhorar significativamente o som (quando a instalação eléctrica até à tomada é feita por cabos duma qualquer empresa portuguesa de condutores para construcção civil), também o devirieis ser para isto.

Significa isto que não existe qualquer vantagem em comprar uma gravação digital em vinil, a meu ver, com a excepção da questão da compressão. Resta saber se porventura um master digital de alta resolução não nos chegará a casa nesse formato (como já acontece com os SACDs em DSD).

Agora, que o vinil é fantástico é, mas como têm dito o que interessa é a música e só depois a gravação. E nesta última podemos ser sempre bastante críticos.

Nafty
05-04-2007, 21:36
Não há mais compressão na extremedide que no centro.
O unico que o espaço para informação se vai reduzindo mas a informação não se comprime.
Quanto ao RIAA se uma compressão, eu pessoalmente, tenho sérias duvidas.
É uma equalização mas não uma compressão. Senhor Mike, estive repensando estes dias e não veijo forma de chamar-le compressão. Por equalização se consegue limitar um movimento mecanico e por equalização contrária se conseque egualizar a informação. Numa compressão, em algum momento, a forma original de onda se vé modificada. Uma coisa é modificar a imformação em forma e outra é modificar a informação por resposta em frequencia. Em fim, IMHO :) :)
Vinilo, válvula... de novo a técnica não aportou nada até hoje para somar á qualidade de audio.
Não falo das performances de resposta, tempos de subida, de baixada, banda de resposta, dinamica, S/N, THD+N, IMD.....
No outro dia, sucedeu que não estáva contente con o som do meu amplificador.
Tudo estava bem; onda quadrada em baixa, onda quadrada en alta, disposição de hamonicas de manual, taixa de distorção, muito boa, resposta até aos 60K...mas isso tocava como um pepino sem sal ou como um melão quando sabe a pepino.
Bom, fiz umas quantas mudanças, aqui, ali, coisa e tal e provei. Dice; WAUUUU. Os musicos moviam-se no palco, os instromentos soltos e as colunas parece que não estavam.
Eureka, assunto resolvido. Volto á instromentação e isso não se podia medir. Distorção por saturação de nucleo em baixa, THD toda pelo alto, ......buaaas a onda triangular era como a autoestrada de Lisboa/Porto em fim.... tudo estava bastante peor e tudo tocava francamente melhor.
Estou louco?? sim, mas tanto?? Bom, chamo uns quantos a casa. Ponho de uma forma e...quer dizer, bem e logo mudo á outra forma e....muito melhor em opinião unanime.
Olho para a intromentação e me pergunto; Para que quero eu tudo isto? Vou tomar um "mojito" e esquecer-me de que sou alguém.
Em fim senhores, eu creio que a nossa apreciação técnica não coincide com o que se ouve na prática.
Algo se nos escapa e eu não sei dizer qual é a razão.
Um cumprimento a todos.
Nafty

M Figueiredo
05-04-2007, 21:41
Ainda assim, a velocidade maior a que a agulha está sujeita na periferia vs a maior sinuosidade do centro terão, em teoría (e julgo que apenas neste modo), algum efeito, já que existe uma resposta mecânica diferente provocada pela tensão feita na agulha...acho eu, mais uma vez, mas de facto não estudo mecânica eheheh

S Figueiredo
05-04-2007, 21:44
Ups...casa comum e contas diferentes. Na realidade o comentário anterior (M Figueiredo) é de minha autoría. Passe...;)

MikeF
05-04-2007, 23:51
Caro senhor nafty:

eu não tenho duvidas nenhumas. duas funções opostas que se aplicam, uma para diminuir a amplitude dum sinal, e outra para aumentar de volta (restaurar) a amplitude original são um processo de compressão-descompressão.

Nafty
06-04-2007, 00:08
Caro senhor nafty:

eu não tenho duvidas nenhumas. duas funções opostas que se aplicam, uma para diminuir a amplitude dum sinal, e outra para aumentar de volta (restaurar) a amplitude original são um processo de compressão-descompressão.

Então em este caso deveriamos falar dos sistemas de compressão e descompressão de forma individual e por separado.
Quero eu dizer, que os efeitos gerados por uma compressão o outra, não são os mesmos.
Então, cada forma de entender compressão e descompressão tem os seus defeitos e virtudes independentemente de outro sistema de compressão e descompressão.
Por ultimo, os efeitos de descompressão ou compressão não se podem generalizar.
Dentro de este marco, eu estou de acordo.
Um cordeal cumprimento.
Nafty

MikeF
06-04-2007, 00:26
Mas um sistema de compressão geralmente implica a existencia de sistemas de descompressão.

Estamos mais habituados aos algoritmos de compressão de sinais digitais, mas mesmo aí há compressões de vários tipos, e a distinção mais importante é de se a compressão admite perdas descartando informação julgada não importante, e a que não admite perdas (lossless).
No caso da analógica, julgo que a distinção não se pode fazer e que haverá sistemas com mais ou menos perdas, mas nenhum está isento delas.

Em todo o caso, quando se usa um algoritmo (codec) para comprimir um sinal digital (pcm, por exemplo) em mp3, apple lossless, wma, etc, é sempre necessário que haja um algoritmo inverso disponível para restaurar o sinal, ou não se consegue reproduzi-lo.
Da mesma maneira, quando um disco é gravado com equalização RIAA é necessário que a equalização inversa seja aplicada na reprodução, ou o sinal soa distorcido.

E aqui, os sinais digitais têm uma vantagem óbvia: é que há algoritmos (codecs) capazes de comprimir e restaurar um sinal sem que se perca informação nenhuma. Certamente todos já experimentaram comprimir um ficheiro com winzip ou com winrar e ao descomprimir claro que lá estava tudo... não faltaria nenhuma virgula num documento de word...
Estamos é habituados a conotar a compressão digital com degradação do sinal pelo facto do codec de compressão mais usado ser o malfadado mp3, que tem perdas. mas esses hábitos também se mudam, e talvez nos habituemos em breve a usar compressão WMA lossless ou apple lossless (tenho mais duvidas em relação a esta, devido ao nicho que são os formatos apple, mas que funciona bem funciona).

Em todo o caso, estou a falar de assuntos em que sou relativamente leigo... haverá por aqui gente bem mais habilitada a falar de codecs de compressão.
Cumprimentos

Nafty
06-04-2007, 11:50
Estimado Senhor Mike:
Voçê me perdoe mas eu não posso chamar compressão á equalisação RIAA.
Para tal, então, qualquer control de tonalidade ou equalização seria compressão.
Senhor Mike, equalisação é uma correcção na resposta em frequencia.

Da mesma maneira, quando um disco é gravado com equalização RIAA é necessário que a equalização inversa seja aplicada na reprodução, ou o sinal soa distorcido.

Não senhor Mike, se o RIAA inverso não se aplicaçe o que sucederia, seria que as frequencias baixas terião uma forte atenuação. Digo atenuação, e não distorção. Não há distorção.

Uma aplicação tipica de audio analogico é o que se faz por exemplo quando se injecta um sinal analogico num emissor de FM. Por um lado se limita a banda e por outro, se limita a banda dinamica do sinal de audio. Este tem um control dinamico de forma que não se chegue aos pontos limites de desvio de frequencia ou saturação por sobre modulação. Aqui, sim, o sinal de audio é alterado de forma dinamica.
Aqui sim que há uma adulteração em relação ao original.

Compressão digital sim que é outra coisa como voçê explica.
Assim que chamemos ao pão "pão" e ao vinho, "vinho". Compressão analogica de audio é algo bem defenido e que se emprega para funções bem determinadas. Equalização é outro termo bem diferente também com uma função própia que não é compressão.
O que voçê diz é que no nosso caso, a equalização, termina por comprimir uma informação num espaço determinado. Bem aqui, e só neste marco expecifico se poderia questionar ; se equalização se compressão ou onde começa a compressão e onde termina a equalização. Ok, um tweek que o resultado final é comprimir mas que na sua essencia o unico que faz ao sinal é uma correcção em frequencia como se de um control de tonalidade fosse.
Claro esté, IMHO.
Cordealmente.
Nafty

S Figueiredo
10-04-2007, 00:26
Bem, uma vez que me estou a inaugurar neste mundo...como é que fazem com os consumíveis? Algu´me me sabe dizer onde é que se conseguem encontrar boas células (MM/MC) a bom preço na zona do Porto, bem como correias e assim?

Fico-vos muito agradecido! ;D

gorogoro
10-04-2007, 10:57
mas quantos artistas ainda gravam em mastertape analógica?
não me parece que sejam muitos...

podem usar amplificadores de microfones a válvulas, mas depois é tudo digitalizado. não confundam é os formatos que usam para gravar em discos duros com o que depois se usa para o cd. de 16 bits /44 kHz para 24 bits /96 kHz ou 192kHz a diferença é grande.

Pelo menos os white stripes fazem isso! E é uma banda deste milenio..

nhéééeeee :P

aemarques
10-04-2007, 16:10
Uau! UMA banda entre milhares. Sim senhor! O vinilo está mesmo a renascer (not!)... :eheheh:

Mozartiano
10-04-2007, 19:31
Leiam a HiFi +, o último número ( 50 ).
O analógico outra vez, não será por acaso

gorogoro
11-04-2007, 09:36
Uau! UMA banda entre milhares. Sim senhor! O vinilo está mesmo a renascer (not!)... :eheheh:

eheh! Também não disse que o vinil estava a renascer! Nem acho isso.. Perguntaram qnts bandas gravavam em analógico! Ora há pelo menos uma que o ainda faz. Deve haver mais com certeza, mas muito pouquinhas! Hoje em dia consegues gravar um disco em casa com qualidade usando o computador....

aemarques
11-04-2007, 10:56
Olha, por falar nisso, ainda tenho aqui os teus LPs!

shade_of_pale
19-05-2007, 13:16
Mais umas fgotos do giradiscos

http://i63.photobucket.com/albums/h142/jacobis_2006/ginsio020.jpg

http://i63.photobucket.com/albums/h142/jacobis_2006/ginsio022.jpg

carlos_m
19-05-2007, 15:01
Muito bonito sem duvida :Yes:

RuiRocha
19-05-2007, 15:27
Olá!!!1

Shade diz aqui uma coisa ao puto essa tua plataforma é feita de quê e como funciona??

O paris é lindo, tem muito bom aspecto, e o teu asr como canta o bicho???

Cumprimentos
Rui Rocha

shade_of_pale
19-05-2007, 15:35
Olá!!!1

Shade diz aqui uma coisa ao puto essa tua plataforma é feita de quê e como funciona??

O paris é lindo, tem muito bom aspecto, e o teu asr como canta o bicho???

Cumprimentos
Rui Rocha

É assim Rui, a plataforma é feita de fibras resinosas sobrepostas, que vão sendo colocadas ao longo de 6 semanas, tendo em conta o peso do equipamento que vão suportar. Estas fibras vão estabilizando endurecendo, ate o acabamento final.
Funciona como isolante entre o equipamento e o local onde esta apoiada. A sonoridade melhora muito, mais naturalidade, mais dinamica, limpeza, e depois podes levantar mais o som, que este mantem-se limpo, e agradavel, tiras a plataforma e o som parece que piora logo, e tens de baixar o nivel de som, parace mentira mas é mesmo assim.

A phono ASR Basis Exclusive, instalei-a ontem, e WOW, isto é High-end ,isto sim, ja ouvi coisas que me deixaram maravilhado, mas quero dexar o material queimar uma a duas semanas e depois entao falarei com mais cuidado. Mass ja percebi que isto da outra dimensao a musica.

Naka
20-05-2007, 12:59
jl, mete um foto integral da mesa. Não me canso de as ver... :drool2:

RuiRocha
20-05-2007, 13:05
Shade
obrigado pela resposta...
fico a aguardar.

Naka

é mesmo isso fotos de material analogico numca me canso de as ver

Cumprimentos aos dois

rui rocha

shade_of_pale
20-05-2007, 14:25
Mais duas fotos então da mesa:

http://i63.photobucket.com/albums/h142/jacobis_2006/ginsio012.jpg

http://i63.photobucket.com/albums/h142/jacobis_2006/ginsio010.jpg

RuiRocha
20-05-2007, 14:34
Hello again!!!

Muito nice

Gostava mesmo era de os ouvir a "roncar"...

Cumprimentos.

Naka
sei que tens muitas fotos de material analogico, e que tal de abrirmos um topico de fotos ????
eu contribuo com o pouco que tenho, mas wuem dá o que tem a mais não é obrigado... :MrGreen: :MrGreen:

e desculpem este off-topic
Viva o sporting
:MrGreen:

Naka
20-05-2007, 16:55
Hello again!!!

Muito nice

Cumprimentos.

Naka
sei que tens muitas fotos de material analogico, e que tal de abrirmos um topico de fotos ????
eu contribuo com o pouco que tenho, mas wuem dá o que tem a mais não é obrigado... :MrGreen: :MrGreen:

Viva o sporting

ÉPA JL NÃO SABES ONDE TE METES :eheheh: TENHO MAIS DE 3000 FOTOS :P

shade_of_pale
20-05-2007, 22:39
Naka

Enganaste-te nao fui eu que solicitou as fotos, mas sim o RuiRocha, mas olha que nao era nada ma ideia, tambem tenho algumas por isso avança.

Johnny
20-05-2007, 22:40

Parece-me uma boa ideia. Um tópico de fotos não apenas de material que tenhamos mas também de algumas fotos de modelos que por qualquer razão mereçam destaque para deleite de uns e conhecimento de outros ::)

Que me dizem?

Cumps

Johnny

movie_fan
20-05-2007, 23:02
Pesquisem aqui na secção Vintage, que já existem tópicos com fotos.

shade_of_pale
21-05-2007, 09:16
Eu mesmo já coloquei muias fotos de gira-discos de varias marcas. Logo no inicio do topico á muita coisa.

jpatatas
21-05-2007, 21:59
[quote=RuiRocha ]
Hello again!!!

Muito nice

Cumprimentos.

Naka

Viva o sporting

ÉPA JL NÃO SABES ONDE TE METES :eheheh: TENHO MAIS DE 3000 FOTOS :P

Gostava de ouvir isso a roncar mesmo

shade_of_pale
21-05-2007, 22:35
Eles tão ja a roncar mas ainda a meio gas, da-lhes tempo, e vamos ver como soam estes ASR.