PDA

View Full Version : AV em 4.1

RS
24-10-2006, 15:31
Caros foristas,

Algum de voçes tem uma configuração AV em 4.1, isto é, sem coluna central ?

Se sim, testaram com e sem coluna central ? Se testaram, notaram diferenças ? E foram significativas ?

PS: O meu receiver AV não dá para desinibir a coluna central, logo não consigo testar.

Obrigado

tom2005
24-10-2006, 15:46
A coluna central provavelmente é a peça mais importante num Homecinema, pois trabalha os diálogos e não só. Como tal temos de ter uma excelente coluna central para fazer esquecer que ela existe, isto é, ao vermos um filme as vozes e toda a ambiência terá de parecer que sai da tela e não da coluna, isto só acontece quando existe uma dinâmica e uma empatia da coluna central com as frontais,criando um palco sonoro envolvente e cristalino.
E sem coluna central não consegues ter esta colocação das vozes.

Falp
24-10-2006, 16:52
4.1 here... o:) Mais coerência no som frontal é difícil... :Yes:

Depois deste avanço para 2.1... :Yes: :hihihi:

RS
24-10-2006, 17:09
A mim bem me parecia que tu estavas em 4.1.

O meu "problema" é que a minha filhota ontem meteu o tweeter da central para dentro ... Como não me apetece estar a mandar reparar a coluna (nem sei quanto custaria, mas não quero gastar dinheiro numa coluna que em principio para o ano será para mudar quando mudar as frontais), avanço já para a substituição do meu receiver por um que permita uma configuração 4.1.

Presumo que já tenhas testado DVDs filmes e musicais. Alguma vez testaste no teu sistema algum SACD ou DVD-Audio ?

Chegaste a testar com 5.1 ? E continuas a preferir 4.1 pela coerência sonora, é isso ?

Obrigado,

Falp
24-10-2006, 17:20
Se metesse central era uma AG Gallo ou MA Radius.

Assim o som é perfeito em coerência, mas admito que com sofás laterais podia fazer falta.

SACD e DVD-A nem os cabos comprei... :eheheh:

RS
24-10-2006, 18:17
Assim o som é perfeito em coerência, mas admito que com sofás laterais podia fazer falta.

Pois é ... lá se vai o sweet spot ... não é ?

Estive aqui a pensar e acho que consigo por um SACD em 4.1, pois só mexo nas definições do leitor. Vou ver como soa versus 5.1 com uma central com o tweeter fanado

Se soar bem, lá se vai a central :-P

Cumps

Falp
24-10-2006, 18:21
Se soar bem, lá se vai a central :-P

Se soar bem, lá se vão as traseiras... :-P :hihihi:

JoaoPaulo
24-10-2006, 19:32
4.1 here... o:) Mais coerência no som frontal é difícil... :Yes:

:zzzz:

:nao:

estás a ser incoerente... a musica/filmes/TV caca são para ser ouvidos nos formatos originais...

tom2005
24-10-2006, 19:41
Eu volto à carga, o sistema tem de ser equilibrado, a central tem de ser da mesma ou melhor qualidade das frontais, e assim o sistema fica coerente, só quem não tem uma boa central pode valorizar um 4.1, pois se o som é codificado em 5.1 é impossivel soar melhor num 4.1.

RS
24-10-2006, 19:55
Para os defensores da coerência com os formatos originais ... eu estou convosco. :Yes:

O problema é que a minha central tem o tweeter fanado ...

Não quero arranjar esta / comprar outra coluna central pois pretendo mudar as colunas frontais a médio prazo ... e quando o fizer compro a coluna central que assegure essa coerência.

Logo e para já, mudo o receiver ... já estava mais ou menos planeado (preciso de switching de componentes, mais entradas digitais, o meu actual já é mesmo velhinho, etc. etc.) .... e durante algum tempo ouço em 4.1. Depois voltarei ao 5.1.

Parece-vos um bom plano de contingência para quem não quer (não pode) comprar tudo ao mesmo tempo ?

Ou nem por isso ... ?

Cumps

tom2005
24-10-2006, 20:07
Ok.
Se é um provisório acho que fazes bem, é preferível comprar aos poucos mas com qualidade e fazer um bom sistema, do que comprar tudo para depois voltar a mudar e assim perder-se muito dinheiro com as retomas.
;D
fica bem

Tom 2005

JoaoPaulo
24-10-2006, 20:08
Parece-vos um bom plano de contingência para quem não quer (não pode) comprar tudo ao mesmo tempo ?

Ou nem por isso ... ?

Cumps

Parece-me um bom plano... :Yes: amp AV primeiro, depois um conj. completo de colunas... ;)

Falp
24-10-2006, 21:14
estás a ser incoerente... a musica/filmes/TV caca são para ser ouvidos nos formatos originais...

1-Coerência no som frontal porque mesmo com colunas compatíveis por razões de posicionamento raramente se atinge coerência total... ;)
2-TV caca não vejo, só vejo quando não dá caca... o:)
3-Nos formatos originais tou contigo... o:) Mas quem não caça com cão caça com gato... :-P
4-4.1 tem para mim uma vantagem, como uso DPLII por defeito para TV excuso de ter som só na central... :Yes:

astronauta
25-10-2006, 00:04
Na minha opinião se é para ouvir música, considero que podes eventualmente dispensar a central. Já tive aqui no forum, noutro tópico, uma discussão mais ou menos acalorada sobre a importância da central, que continuo a não neglicenciar, mas que admito possas dispensar...então se ouvires apenas em stereo... :eheheh:
Já em cinema, é mesmo a questão de formato original que se põe. Já notaste o impacto, a dinâmica que se ouve e se sente quando uma cena de puro diálogo passa bruscamente para uma cena de acção ? Estás tu sossegadinho a ouvir "apenas" a central e de repente irrompem as frontais (e o resto) :o ... Está disposto a perder isso e a nivelar tudo ? :nao:

FReis
25-10-2006, 00:13

O meu "problema" é que a minha filhota ontem meteu o tweeter da central para dentro ... Como não me apetece estar a mandar reparar a coluna (nem sei quanto custaria, mas não quero gastar dinheiro numa coluna que em principio para o ano será para mudar quando mudar as frontais), avanço já para a substituição do meu receiver por um que permita uma configuração 4.1.

Obrigado,

Se desmontares com cuidado o tweeter, é provável que consigas levar o tweeter à posição original, sem que notes diferenças.
Há quem diga que também se consegue por vezes puxar a membrana com fita adesiva.

JoaoPaulo
25-10-2006, 01:01

Obrigado,

Se desmontares com cuidado o tweeter, é provável que consigas levar o tweeter à posição original, sem que notes diferenças.
Há quem diga que também se consegue por vezes puxar a membrana com fita adesiva.

mas assim já não dá para trocar de colunas... :devil:

RS
25-10-2006, 11:31
Várias notas:

- Ontem segui o um conselho que me deram e tentei com o aspirador puxar a zona amassada do tweeter para fora ... fiquei literalmente com o tweeter na mão :duh: de qualquer das formas depois de tentei endireitá-lo mas ficou com demasiados vincos. Enfim ... um tweeter para o galheiro.

- Desliguei a coluna central e pus-me a ver um filme que a minha maria trouxe do clube de video (configurei o meu pio 575 para 4.1). Posso-vos dizer que fiquei deveras impressionado por não ter sentido a falta da coluna central.

- Efectivamente a coerência do som em 4.1 é superior, ou seja, a integração de uma coluna central virtual resulta efectivamente muito bem; Dito de outra forma o palco sonoro (como era um filme penso que poderá chamar-se de "cena sonora" :eheheh:), fica muito melhor, provavelmente porque o posicionamento óptimo e correcto da coluna central é sempre muito complicado de atingir nas nossas casas.

- Em cenas em que o palco sonoro frontal era totalmente utilizado (tipo um carro a passar da direita para a esquerda) a fluidez e coerência do movimento / som era ... perfeito !

- Perde-se também alguma coisa, mas pouco confesso, que tem a ver com a localização dos diálogos para posições de visionamento / audição muito laterais. Mas mesmo assim muito pouco mesmo, até porque as minhas colunas criam efectivamente um bom palco e o som nunca parece que vem das colunas e está sempre centrado.

- Logo vou ver se consigo ouvir uns SACD ou DVDs musicais para ver como é. Mas para já começa a ganhar forma a ideia que uma futura central só depois de avaliar muito bem na minha casa se realmente compensa. É que com umas boas colunas frontais e com uma boa amplificação para as mesmas fica para já no meu espírito a dúvida se realmente compensará ter uma coluna central :huum:

Cumps

Falp
25-10-2006, 11:35
Told ya... o:)

Agora pensa no dinheiro da coluna central que podes investir numas boas frontais e vê se compensa no teu caso... :luz:

RS
25-10-2006, 12:39
Told ya... o:)

Agora pensa no dinheiro da coluna central que podes investir numas boas frontais e vê se compensa no teu caso... :luz:

Sim, efectivamente acho que tinhas razão.

E é isso mesmo que estou a pensar :Yes:

Ah ... e descobri hoje :duh: que o meu receiver dá para configurar em 4.1. O problema é que eu queria mesmo mudar de receiver para resolver também outras questões.

BTW, quais os sites que recomendam onde se comprem receivers mesmo baratos ?

Os que eu procuro são: Yamaha 659 ou Denon 2106.

Obrigado

Cumps

ficial
25-10-2006, 14:12
Vê este: www.supersonido.es
Foi onde comprei o meu Marantz 5600.

pvox
25-10-2006, 14:43
Tenho lido com relativa atenção a vossa conversa e fiquei um pouco pasmado, isto porque, no meu conjunto, a coluna com a qual estou mais satisfeito por acaso até é a central. A central porque a colocação das vozes é muito boa, mas se vocês dizem que sem central e apenas com 4.1 é suficiente, eu vou acreditar mas não vou experimentar. :MrGreen:

Falp
25-10-2006, 14:57
A coluna central só serve para centrar as vozes qdo estamos fora do do sweet spot, fora isso... :lalala:

FReis
25-10-2006, 14:58
Várias notas:

- Ontem segui o um conselho que me deram e tentei com o aspirador puxar a zona amassada do tweeter para fora ... fiquei literalmente com o tweeter na mão :duh: de qualquer das formas depois de tentei endireitá-lo mas ficou com demasiados vincos. Enfim ... um tweeter para o galheiro.

E porque não substituires a membrana do tweeter ou eventualmente o tweeter completo, não costuma ser caro, fala com a assistência da marca.
Vais ficar a pensar "se os drivers só custam isto, como é que as colunas custam aquilo" :eheheh:
Um conhecido meu substituiu os 2 drivers de umas Monitor Audio que custavam cerca de 300 contos, e nem um décimo desse valor gastou (1 coluna).

Falp
25-10-2006, 15:02
Costuma ser mais, se os drivers custam isto, como é que as colunas custam só aquilo...? :-P

RS
25-10-2006, 15:22
Custa-me um bocado estar a gastar na reparação de uma coluna que (espero eu) daqui a alguns meses não vou utilizar: ou porque tenho uma superior ou porque nem seqer tenho :eheheh:

Já agora, ninguém está interessado numa B&W CC6 S2 (se a memória não me atraiçoa) com o tweeter marado ? :MrGreen: A preço super especial ...

Cumps

Falp
25-10-2006, 15:24
Procura um tweeter no Ebay por exemplo...

RS
25-10-2006, 18:09
Procura um tweeter no Ebay por exemplo...

Neste momento estou mesmo é a equacionar aproveitar este acidente para mudar o receiver ... :devil:

Vá lá pessoal, links para preços bombásticos dos receivers que referi:
- Yamaha 659
- Denon 2106

Obrigado

Cumps

Falp
25-10-2006, 18:11
Se já soubesse o que iria comprar dava-te um link bombástico para um marantz SR5600 com 2 meses de pouco uso... o:)

RS
25-10-2006, 18:35
Era uma hipótese, mas só tem 2 inputs de componentes ... preciso de 3 ! De resto parece-me uma boa máquina.

Mas onde é que o compráste ? Recordo-me que dizias que lá os preços eram bons ...

Cumps

Falp
25-10-2006, 23:34
Comprei na alemanha, mas já não há lá, haviam 10 ou 20... foi o unico sítio onde arranjei em côr preta.

3 de componentes? Bué...

E faz up-conversion, que o 2106 não faz... para só falar em video... o:)

pjorgenunes
25-10-2006, 23:41
A coluna central só serve para centrar as vozes qdo estamos fora do do sweet spot, fora isso... :lalala:

Concordo! :Yes: Se estiveres no sweet spot e mesmo em filmes dúvido que seja pior. As vozes vêem no mesmo do centro, não se perde dinâmica, nada. Então se não poderem ter uma central da mesma qualidade que as frontais acho que é preferível não a ter.

Falp
25-10-2006, 23:48
Isso mesmo... e bem colocada/arejada... :Yes:

RS
26-10-2006, 09:47
Pois é, ontem após alguns testes voltei a confirmar que a coluna central poderá muito bem ser dispensada, com ganhos efectivos na qualidade do som.

Testei com:
- DVD da Dido, conjunto DVD + CD, e posso dizer que sem central o DVD em DTS assemelha-se em palco, dimensão dos instrumentos dimensão da voz e integração da voz no palco, ao CD ! Penso que melhor elogio não posso fazer.
- SACD Brothers In Arms dos Dire Straits. Ouvi detalhes na voz que nunca tinha ouvido. A integração no palco sonoro da voz é muito superior.

A minha única dúvida neste momento é apenas se uma central mesmo muito boa (comparativamente teria de ser de uma gama superior às frontais) e muito bem colocada (quase impossível de conseguir, pelo menos na minha casa) se terá melhores resultados. :naosei:

Neste momento, o 5.1 para mim já é quase história.

A quem nunca experimentou, que experimente. Se calhar amanhã temos aí na secção de oferta uma porrada de colunas centrais para venda :eheheh:

Cumps

Falp
26-10-2006, 10:01
Marketing e aumento de vendas meu caro... :devil:

Não perca a seguir... com umas boas frontais e BEM colocadas... traseiras para quê...??? :eheheh:

FReis
26-10-2006, 10:09
Costuma ser mais, se os drivers custam isto, como é que as colunas custam só aquilo...? :-P

No caso que falei numas MA de 300 contos o par, substituir o Woofer + tweeter (só peças), ficaram segundo me disseram por cerca de 20 ou 30 contos.
Comprar uma membrana nova para ess tweeter não deve chegar a 50 Euros, é uma questão de perguntar ao importador, eu sei que eles vendem só as peças.
Se for para a assistência, com mão-de-obra é evidente que já é capaz de ficar relativamente caro.

Falp
26-10-2006, 10:18
As minhas Celestion custavam 45 contos o par há 11 anos e um midwoofer custou-me uns 15 ou 17 há 2 anos... :lalala:

Em peças tudo é mais caro... 8)

RS
26-10-2006, 10:20
Não perca a seguir... com umas boas frontais e BEM colocadas... traseiras para quê...??? :eheheh:

Bem ... as traseiras para já são intocáveis ... :MrGreen:

Cumps

RS
26-10-2006, 10:22
Neste momento não tenho nenhuma vontade de mandar arranjar a coluna, pois não quero gastar €€€.

A minha estrada é o 4.1 para mullticanal. E 2.0 para stereo !

Cumps

Falp
26-10-2006, 10:45
:-P :eheheh:

0 2.0 está contido no 4.1... além disso 2.0 é Estéreo... logo é uma redundância... :-P

RS
26-10-2006, 10:57
0 2.0 está contido no 4.1... além disso 2.0 é Estéreo... logo é uma redundância... :-P

É para diferenciar das "redundâncias" do estéreo em 2.1 :-P

Cumps

Falp
26-10-2006, 12:43
High level é 2.0... :-P

RS
26-10-2006, 15:28
High level é 2.0... :-P

É ... especialmente com dois subs o:)

Bem, voltando ao tópico ...

A minha decisão está tomada: Yamaha 659.

Mais uma vez ... lojas virtuais onde se encontrem preços bombásticos ... Alguém ?!?!?

Obrigado

RS
26-10-2006, 15:33
:-P :eheheh:

0 2.0 está contido no 4.1

Para clarificar: stereo para mim significa: fonte independente e dedicada para CDs, pré+amplificação independente do AV (neste momento é um integrado). O AV partilha a amplificação e colunas frontais do stereo.

Cumps

tom2005
26-10-2006, 20:43
sinceramente, já não sei o que é o melhor, eu Adorava o stereo até acrescentar um subwoofer e agora não consigo ouvir 2.0 só 2.1, é outro som outra presença, outro palco sonoro, as frequência vão até lá baixo e só se nota a diferença quando se tira o subwoofer.
Tenho experimentado o 4.1 e digo que sinto a falta da minha central, mesmo estando no spot ideal as vozes perdem a focagem e deixo de ter a sensação da inesistências das colunas.
Como tal stereo sim mas com um bom subwoofer ou uma pipa de massa para comprar colunas que vão lá baixo e cinema 5.1 ou 7.1 ( está para breve)
Fiquem bem

Tom 2005

astronauta
26-10-2006, 21:06
sinceramente, já não sei o que é o melhor, eu Adorava o stereo até acrescentar um subwoofer e agora não consigo ouvir 2.0 só 2.1, é outro som outra presença, outro palco sonoro, as frequência vão até lá baixo e só se nota a diferença quando se tira o subwoofer.
Tenho experimentado o 4.1 e digo que sinto a falta da minha central, mesmo estando no spot ideal as vozes perdem a focagem e deixo de ter a sensação da inesistências das colunas.
Como tal stereo sim mas com um bom subwoofer ou uma pipa de massa para comprar colunas que vão lá baixo e cinema 5.1 ou 7.1 ( está para breve)
Fiquem bem

Tom 2005

Claro Tom;
Este pessoal racionaliza ao ponto de, porque uma coluna avaria e reconhecendo que não tem possibilidades a colocar bem, concluir pela sua inutilidade... E então inventam-se novos formatos. :eheheh:
Se em Audio admito que possa ser dispensável, em cinema já não porque embora os diálogos possam ser reproduzidos pelas frontais, a dinâmica introduzida pela central nas passagens de cenas mornas para cenas de acção, faz parte da emoção que se quer transpôr de uma sala de cinema para nossa casa. Pode abdicar-se dela naturalmente, mas o formato 5.1 e as emoções resultantes dos efeitos sonoros que lhe são intrinsecas perde-se também. :-P

JoaoPaulo
27-10-2006, 00:47
Testei com:
- DVD da Dido, conjunto DVD + CD, e posso dizer que sem central o DVD em DTS assemelha-se em palco, dimensão dos instrumentos dimensão da voz e integração da voz no palco, ao CD ! Penso que melhor elogio não posso fazer.
- SACD Brothers In Arms dos Dire Straits. Ouvi detalhes na voz que nunca tinha ouvido. A integração no palco sonoro da voz é muito superior.

RS o DVD da Dido e o SACD são ambos CDs/DVDs de musica...... ::)

e filmes ? a central é fundamental em filmes DTS e DD, quer queiram... quer não...

claro que em musica a central é dispensável... 8)

e porque não ter um 5.1 completo e depois ouvir como bem te der na telha ? 2.0/2.1/4.1/4.0/5.1/5.0

é à escolha do freguês... :eheheh:

RS
27-10-2006, 11:02
Claro Tom;
Este pessoal racionaliza ao ponto de, porque uma coluna avaria e reconhecendo que não tem possibilidades a colocar bem, concluir pela sua inutilidade... E então inventam-se novos formatos. :eheheh:
Se em Audio admito que possa ser dispensável, em cinema já não porque embora os diálogos possam ser reproduzidos pelas frontais, a dinâmica introduzida pela central nas passagens de cenas mornas para cenas de acção, faz parte da emoção que se quer transpôr de uma sala de cinema para nossa casa. Pode abdicar-se dela naturalmente, mas o formato 5.1 e as emoções resultantes dos efeitos sonoros que lhe são intrinsecas perde-se também. :-P

Se vires bem as minhas comparações têm sido efectivamente sobre audio multicanal (SACD ou DVD com DD/DTS). E efectivamente em Audio tenho constatado que prefiro (até agora) ouvir em 4.1.

Sei também perfeitamente que o resultado pode variar de DVD para DVD ou SACD para SACD. É que edição que é feita ao nível do audio, nuns casos coloca voz + muitos instrumentos na central, noutros casos coloca voz + poucos instrumentos. Tens DVDs em que a voz só sai pela central e tens DVDs em que a voz sai pela central + frontais. Enfim. Não digo neste momento que em audio o 4.1 é sempre melhor que o 5.1. Mas pelo que (ou)vi neste momento tudo aponta para que sim. Mas vou experimentar outras edições audio multicanal.

Em cinema ... bem em cinema eu não sou tão exigente. Para quem vê filmes depois das 22h00, com a filhota já a dormir ... acho que a solução 4.1 será suficiente. Às vezes até era (dantes) 5.0 , portanto ...

Mas atenção que não sou fundamentalista do 4.1. Apenas por condicionantes temporais (pq quero mudar de colunas frontais para o ano) não me apetece gastar dinheiro a reparar ou comprar outra coluna central.
Mas uma coisa eu já tenho a certeza. Qualquer central que venha a comprar, depois das novas frontais, vai ser muito bem avaliada se compensa ou não. É que ainda por cima, quanto melhor forem as frontais e respectiva amplificação me parece que mais dispensável será a central ... a ver vamos.

Cumps

RS
27-10-2006, 11:05
e porque não ter um 5.1 completo e depois ouvir como bem te der na telha ? 2.0/2.1/4.1/4.0/5.1/5.0

É bem possível que até venha a ser assim. Como disse não sou fundamentalista de nenhum formato. Apenas ouço e se me soar melhor então é melhor. Se não soar melhor é porque é pior.

Cumps

Falp
27-10-2006, 11:24
Como disse não sou fundamentalista de nenhum formato. Apenas ouço e se me soar melhor então é melhor. Se não soar melhor é porque é pior.
:worship:

tom2005
27-10-2006, 13:49
[ É que ainda por cima, quanto melhor forem as frontais e respectiva amplificação me parece que mais dispensável será a central ... a ver vamos.

Cumps
[/quote]

Eu acho quanto melhor forem as Frontais.... tb a central terá de estar no mesmo patamar. e assim termos uma simbiose entre elas

JoaoPaulo
27-10-2006, 19:45
(...) The center channel is vitally important to multichannel music and film-soundtrack
reproduction.
On many multichannel music mixes, the vocal is hardpanned to the center channel (as
opposed to being mixed equally in the left and right channels so that you hear a phantom image in the
center).
In film soundtracks, virtually all the dialog land many of the effects are panned to the center(...)

Robert Harley — www.avguide.com

http://www.clicksmilies.com/s0105/aktion/action-smiley-033.gif

tom2005
27-10-2006, 23:20
Pois, como portugueses que somos temos de ir buscar reforços ao estrangeiro surprised:Eu tenho dois ouvidos e eles nunca me enganaram.
Cinema sem central é como feijoada sem feijão ou arroz de marisco sem marisco :naosei:

JoaoPaulo
28-10-2006, 01:12
Pois, como portugueses que somos temos de ir buscar reforços ao estrangeiro surprised:Eu tenho dois ouvidos e eles nunca me enganaram.
Cinema sem central é como feijoada sem feijão ou arroz de marisco sem marisco :naosei:

nem mais... http://www.clicksmilies.com/s0105/grinser/grinning-smiley-003.gif

se vamos buscar reforços ao estrangeiro é por causa de "alguns" Portugueses... que por teimosia, gosto ou whatever... http://www.clicksmilies.com/s0105/schlafen/sleeping-smiley-012.gif

insistem em pseudo-soluções que nem são sugeridas pelas grandes marcas, estudios, etc...

www.dolby.com
www.dts.com só para citar dois "pequenos" exemplos.... ::)

pjorgenunes
28-10-2006, 01:15
Sim, mas não esquecer que a industria também rema toda para o mesmo lado... Fazer a malta investir €€€€€ ou ££££ ou $$$$ ou outra qq. :huum:

JoaoPaulo
28-10-2006, 01:22
Sim, mas não esquecer que a industria também rema toda para o mesmo lado... Fazer a malta investir €€€€€ ou ££££ ou $$$$ ou outra qq. :huum:

Certo... mas a "industria" não foi inventada com os novos formatos multicanal... mesmo no stereo tem vindo e vai certamente continuar a "empurrar" o mercado (nós ::)) para novas soluções...
é esperar para ver.... no inicio nem colunas existiam... depois uma, duas... duas melhores....

and the world goes round and round... http://www.clicksmilies.com/s0105/sport/sport-smiley-007.gif

MikeF
28-10-2006, 01:50
e quando nalgumas edições mais audiófilas de concertos a stream de dts é justamente em 4.1 e não tem informação no canal central?
tenho uns poucos de concertos assim...

canas
28-10-2006, 03:55
e quando nalgumas edições mais audiófilas de concertos a stream de dts é justamente em 4.1 e não tem informação no canal central?
tenho uns poucos de concertos assim...

Quando isso acontece reparo logo que falta ali qualquer coisa, levando me a ir as configuraçoes fazer o teste do som verificar se a central se encontra ligada.

Ja Experimentei desligar a central resultado drunk:

Som multicanal 5.1 forever!

Falp
28-10-2006, 10:55
A central está a revelar as insuficiências das frontais... o:)

canas
28-10-2006, 15:19
As frontais são as B&W604 s3 :eheheh:

Falp
28-10-2006, 16:56
B&W60x s3... :lalala:

RS
30-10-2006, 10:41
Então o pessoal em vez de ouvir foi ler ?!?!? :huum:

Cumps

RS
30-10-2006, 11:30
se vamos buscar reforços ao estrangeiro é por causa de "alguns" Portugueses... que por teimosia, gosto ou whatever... http://www.clicksmilies.com/s0105/schlafen/sleeping-smiley-012.gif

insistem em pseudo-soluções que nem são sugeridas pelas grandes marcas, estudios, etc...

www.dolby.com

Sem querer entrar em grandes polémicas, pois para mim cada um come do que gosta, talvez não tenhas reparado que existem em todos os forums estrangeiros que por aí queiras escolher, muitas pessoas que optam por ouvir cinema com downmix de DD ou DTS para 2.0 ou 2.1.

Se consultares também os links que referiste, vais reparar certamente que a tecnologia DD, pelo menos, refere explicitamente que o downmix existe efectivamente em qualquer descodificador DD para adaptar a faixa Dolby Digital para o número de colunas que tiveres.

Neste caso particular trata-se de um downmix para 4.1. Não é, pois, nada de irreal, absurdo ou esquisito. Apenas é uma opção.

Mas ouve por ti mesmo, não com os ouvidos "abertos" mas sim com a mente aberta. :luz:

Agora o que as grandes marcas / estúdios / grandes peritos ou whatever sugerem, para mim são apenas opiniões. E em opiniões eu também costumo ter as minhas. E especialmente quando elas me são proporcionadas pelos meus sentidos, valem mais do que qualquer outra seja ela de quem for.

Cumps

tom2005
30-10-2006, 17:42
1-No modo cinema é impensável não ter 5.1, para que haja uma transição harmoniosa de todo o envolvimento da cena a Coluna CENTRAL é imprescindivel .
Experimentem e ouçam a diferença.
2- Nos concertos é desnecessário o 5.1, isto é, o Stereo (2.1)chega muito bem.Não sei como é que são gravados os concertos, mas se repararem bem o som nunca tem nada a ver com a imagem.
Vou explicar - Num filme o som acompanha a imagem, se o actor se desloca na cena , o som vai com ele, passando da esquerda para o centro, direita,, traseira..etc.Num concerto isto já não acontece, se estiverem atentos, o som é todo igual como tivessemos a ouvir um CD sem necessitarmos da imagem e aqui a imagem é só um complemento e uma forma de preencher o som envolvente.
Exemplo- A voz está no meio a guitarra na esquerda o baixo na direita a bateria no centro, mas recuada, etc.. estão todos os instrumentos bem defenidos na imagem stereo e temos uma imagem do todo, depois a imagem passa para o solo da guitarra fazendo um grande plano ,mas o som da guitarra continua no canal esquerdo como acontece num concerto ao vivo ou ouvindo o CD. O mesmo não se passa num filme automaticamente o som passa para a coluna central e aqui sim o som é um complemento da imagem e nos concertos ao vivo a imagem é um complemento do som.
Por isso IMHO para quem quer ver filmes 5.1 futuramente 7.1 e para quem quer concertos ao VIVO chega 2.0 ou melhor 2.1 ou 4.1

Espero que tenha conseguido passar a ideia .

Tom

RS
30-10-2006, 17:56
Tom2005,

Concordo contigo em tudo, menos na carácter imprescindível da coluna central em cinema. Senão vejamos:

- Eu não consigo (por motivos que me parecem normais) ter a coluna central na posição óptima. Tal implicaria ter o plasma muito alto provocando algum desconforto na visualização. Então para quem tem projector imagino a dor de cabeça que seja a colocação da coluna central. Esta é apenas uma razão pela qual abdicar da coluna central pode ser uma boa solução de compromisso. Talvez seja melhor não ter do que a ter no sitio errado.

- A minha coluna central é da mesma série das frontais. Como imagino que seja na maior parte dos casos. O problema é que mesmo assim eu acho que a central continua a ser o elo mais fraco. De outra forma: as minhas experiências levam-me a pensar que para se tirar partido de uma central provavelmente ela terá que estar no patamar acima das frontais e não no mesmo.

- Eu tenho a amplificação das frontais separada (amplificador stereo integrado, sendo de qualidade supeiror) da amplificação da central (receiver). Nestas circunstâncias o não ter central é também benéfico, pelo que (ou)vi, sendo uma das principais razões que consigo encontrar a de tirar partido de uma melhor amplificação.

Ora junta lá: melhor colunas para reproduzir + melhor amplificação + melhor localização e vê qual é o resultado.

Cumps

tom2005
30-10-2006, 19:26
RS,

Não conhecendo o teu sistema, à 1ª vista está desequilibrado e o problema é do receiver e não da central, pois as frontais têm mais vitaminas que a Central.
Eu tenho um power 7.1 a alimentar todas as colunas e um pré/power a descodificar .As colunas são: frontais umas visonik evolution 7 , central b&w HTM7 e traseiras umas MA 1200 gold e o subwoofer um ELAC 501. este sistema está integrado para uma imagem de 120 cm x 280cm (+-) e digo-te que as vozes saem das bocas dos actores que os sons vêm donde vem a imagem.
Existe um grande equilibrio entre todos os elementos. Experimenta se te for possivel uma amplificação igual e de qualidade para todos os canais e talvez mudes de opinião em relação ao 5.1.
Finalmente para se ter um bom cinema em casa temos de abrir os cordões à bolsa, eu já vou no meu 3º sistema e sei que não vou ficar por aqui e digo-te que já gastei muito dinheiro, mas felizmente tem sido bem gasto.

Um abraço

Tom

JoaoPaulo
31-10-2006, 00:57

www.dolby.com

Sem querer entrar em grandes polémicas, pois para mim cada um come do que gosta, talvez não tenhas reparado que existem em todos os forums estrangeiros que por aí queiras escolher, muitas pessoas que optam por ouvir cinema com downmix de DD ou DTS para 2.0 ou 2.1.

Não tem polémica nenhuma... cada um ouve como gosta, estou plenamente de acordo... mas isso não torna a "nossa" forma de ouvir (a que gostamos) a mais correcta...ou a melhor... :nao: é apenas a que nos agrada mais... ::)

Agora o que as grandes marcas / estúdios / grandes peritos ou whatever sugerem, para mim são apenas opiniões. E em opiniões eu também costumo ter as minhas. E especialmente quando elas me são proporcionadas pelos meus sentidos, valem mais do que qualquer outra seja ela de quem for.

Cumps

as grandes marcas / estúdios / grandes peritos ou whatever não "sugerem" nada...
são eles que criam os standards actuais, que inovam, que investem... e que por isso têm o direito de obter rendimentos com isso... acho isso perfeitamente normal.

aqui não podia discordar mais, as grandes marcas/estudios/peritos, não têm "simples" opiniões...definem eles os formatos, as tendências e as tecnologias e... óbvio fazem-no com o intuito de ganhar dinheiro...

"não há almoços grátis" quer queiram, quer não, não é o amor á camisola que faz este (e outros) mundo do audio e AV evoluir... :)

RS
31-10-2006, 10:39
RS,

Não conhecendo o teu sistema, à 1ª vista está desequilibrado e o problema é do receiver e não da central, pois as frontais têm mais vitaminas que a Central.

...

Experimenta se te for possivel uma amplificação igual e de qualidade para todos os canais e talvez mudes de opinião em relação ao 5.1.

...

Finalmente para se ter um bom cinema em casa temos de abrir os cordões à bolsa, eu já vou no meu 3º sistema e sei que não vou ficar por aqui e digo-te que já gastei muito dinheiro, mas felizmente tem sido bem gasto.

Tom2005,

Na mouche :Yes:

Para já é o que tenho e com o que tenho tento obter o máximo possível. E assim, para já, vou na estrada 4.1. E neste momento é bastante agradável quer em audio quer em filmes. Melhor do que o antigo 5.1. No futuro, tal como já disse, sim, reavaliarei o 5.1.

Cumps

MikeF
01-11-2006, 13:27
Bom... a minha central está alimentada com um monobloco igual às frontais; muita gente quando a vê fica encantada... estou-me a lembrar por exemplo do wireless, quando cá veio há uns tempos, que me disse logo que se algum dia a pensasse vender que lhe dissesse logo.
no entanto, quando ouço dts sem sinal gravado para a central ou stereo puro não sinto minimamente a sua falta, e pelo contrário, o palco fica francamente melhor só com as frontais.
é impossível ou muito pouco prático ter uma central da mesma qualidade (leia-se tb tamanho...) das minhas frontais. e quanto a recontrução de palco, por causa dos desfasamentos, é muito dificil por 3 colunas à frente com alinhamento de fase tão bom como o que se conseguia com 2 canais.

verdade que para quem precisa dum sweet spot muito alargado a central terá a sua utilidade... mas um bom angulo de toe-in tb é capaz de fazer isso!
no meu caso, é raro o sistema funcionar para mais de 2 pessoas. e para isso as frontais bastavam...

Miguel Carvalho
01-11-2006, 13:30
Bom... a minha central está alimentada com um monobloco igual às frontais; muita gente quando a vê fica encantada... estou-me a lembrar por exemplo do wireless, quando cá veio há uns tempos, que me disse logo que se algum dia a pensasse vender que lhe dissesse logo.
no entanto, quando ouço dts sem sinal gravado para a central ou stereo puro não sinto minimamente a sua falta, e pelo contrário, o palco fica francamente melhor só com as frontais.
é impossível ou muito pouco prático ter uma central da mesma qualidade (leia-se tb tamanho...) das minhas frontais. e quanto a recontrução de palco, por causa dos desfasamentos, é muito dificil por 3 colunas à frente com alinhamento de fase tão bom como o que se conseguia com 2 canais.

verdade que para quem precisa dum sweet spot muito alargado a central terá a sua utilidade... mas um bom angulo de toe-in tb é capaz de fazer isso!
no meu caso, é raro o sistema funcionar para mais de 2 pessoas. e para isso as frontais bastavam...

Então se não precisas fazes um bom preço e já encontraste dono para a central! :MrGreen:

MikeF
01-11-2006, 13:36
e o monobloco? vai ficar ali sózinho? ::)

RS
02-11-2006, 10:33

:Yes:

Já começava a pensar que eu era maluco !

Cumps

Falp
02-11-2006, 10:52
Para contrariar os ditames do marketing tb é preciso coragem... ;)

tom2005
02-11-2006, 15:25
Quer dizer, somos todos uns carneirinhos e andamos a gastar dinheiro. Toda nós a comprar centrais e para quê??????mais um MONO na sala????, Eu no meu Humilde sistema ouço e vejo cinema com a central e não a dispenso e vou tentando sempre melhorar a central.E quando ouço musica, só e só stereo com subwoofer.
Concertos em DVD deixei de ver e de comprar devido à incoerência do som com a imagem.
E já agora MIke qual é a tua Central?
E claro se ouves sinal sem central, não precisas dela para nada.
SEmpre se ouviu stereo e nunca foi preciso central , um bom amplificador pre/power com uma boa fonte consegue definir todo o palco sonoro e toda a imagem é projectada para além das colunas, aqui a central é um empecilho.
Se possivel umas boas colunas (2) que tenha as frequencias todas uma excelente fonte e temos os musicos a tocar na nossa sala.
Só quem é surdo é que "come" 5.1 para ouvir música, mas filmes..... tem de ser 5.1 ...7.1....desculpem se estou errado.. fiquem bem e bons filmes ;D

MikeF
02-11-2006, 22:15
tom:
a central é uma cinema i da martin-logan. por acaso não acho um mono, até a acho gira ;D

eu não ouço sem central... quando o disco tem sinal gravado para a central.
o que digo que acontece é que em alguns discos (concertos mas não só, tambem acontece em alguns filmes na stream de dts) não há sinal para a central, apenas para as frontais. e muitas vezes soa lindamente...

eu tb como 5.1 para música... em sacd até costumo gostar bastante; claro que de novo, muitas vezes não há sinal para a central, ou então é um sinal pouco significativo. sacds da chesky, por exemplo, geralmente têm o sinal em 4.0...

pjorgenunes
02-11-2006, 23:44
Tenho alguns SACDs de musica clássica feitos a partir de gravações antigas (anos 50 / 60) da "Living Stereo" e alguns foram gravados a partir de 3 microfones (um à esq. outro à dta. e outro ao centro). Assim no SACD multichannel eles reproduzem isso e ficamos com 3.0 :eheheh: Tem muito bom som.

Tenho o Rimsky-Korsakov - Scheherazade (este por acaso não sei se é 3.0) e é fabuloso. E custam na amazon à volta de 12€... :Yes:

alguns exemplos:

http://www.amazon.co.uk/Rimsky-Korsakov-Scheherazade-Stravinsky-Song-Nightingale/dp/B0006PV5VC/ref=pd_bxgy_m_h__img_b/202-7136866-8535836

http://www.amazon.co.uk/Dvor%C3%A1k-Symphony-No-New-World/dp/B00076OMW4/ref=pd_bxgy_m_h__img_b/202-7136866-8535836

Estes dois tenho e recomendo vivamente (esta parte foi um pouco off-topic... :MrGreen:)

astronauta
02-11-2006, 23:51
Eu não sei onde é que vocês metem a central para ela ser assim tão intrusiva :-P
Se calhar têm-na por cima do televisor, bem acima da altura máxima das frontais, ou se calhar têm-na por baixo do televisor, assente nalgum suporte junto ao chão...
Experimentem alinhar o topo da central com o topo das frontais, ou melhor ainda alinhar os altifalantes e depois falem...

JoaoPaulo
03-11-2006, 00:02
Para contrariar os ditames do marketing tb é preciso coragem... ;)

Falp, desculpa lá não concordar contigo... mais uma vez... :zzzz: mas...

"ditames de marketing" são pseudo-soluções do tipo "surround-virtual", "true-surround", "circle-surround" e sei lá mais o quê-surround... que imagine-se, tipo milagre... conseguem reproduzir 5.1 com apenas 2 colunas...auscultadores etc e tal...

ouvir os formatos tal qual como foram gravados, não é seguir os ditames do marketing :nao:, mas sim respeitar o sinal original, que é como quem diz, respeitar a obra de arte tal como foi concebida...

é apenas uma questão de não adulteração do original...

MikeF
03-11-2006, 00:30
há um dessa série (living stereo) do stokowsky a dirigir entre outras coisas a 2ª rapsódia húngara do Liszt que tb é altamente recomendável...

miguelbarroso
03-11-2006, 13:06
Em AV é impossivel pores a central por tras do ecran para teres a ilusão que o som tem origem na imagem.

Em AV, para quem tenha uma tela de projecção acusticamente transparente, é possível ter a coluna central mesmo por detrás da imagem!

JoaoPaulo
03-11-2006, 14:20
é colocar o sinal nas colunas L e R. :nao:

e que tal deixar o sinal ficar onde devia estar ? :oops:

Mais coerência sonora só podes obter com 3 colunas idênticas e idênticamente colocadas! :luz:

precisamente... com 3 colunas idênticas ! consegue-se uma grande coerência sonora... e colocando estas colunas precisamente à mesma distancia do ponto de escuta...

quando não estão, os delays do AV tratam do assunto....tudo isto é AV básico... ::)

RS
03-11-2006, 14:26
Eu não sei onde é que vocês metem a central para ela ser assim tão intrusiva :-P
Se calhar têm-na por cima do televisor, bem acima da altura máxima das frontais, ou se calhar têm-na por baixo do televisor, assente nalgum suporte junto ao chão...
Experimentem alinhar o topo da central com o topo das frontais, ou melhor ainda alinhar os altifalantes e depois falem...

E depois consegues igualmente uma boa e correcta colocação da TV ?

É que do AV o V também faz parte ...

Cumps

RS
03-11-2006, 14:29

Mas ele fica onde devia estar ... apenas é reproduzido por outras colunas (L/R) que não a central :luz:

Mais coerência sonora só podes obter com 3 colunas idênticas e idênticamente colocadas! :luz:

precisamente... com 3 colunas idênticas ! consegue-se uma grande coerência sonora... e colocando estas colunas precisamente à mesma distancia do ponto de escuta...

quando não estão, os delays do AV tratam do assunto....tudo isto é AV básico... ::)

Quem tem três colunas idênticas como L/R/C ?

Eu não tinha ...

Cumps

Miguel Carvalho
03-11-2006, 14:32
Em AV é impossivel pores a central por tras do ecran para teres a ilusão que o som tem origem na imagem.

Em AV, para quem tenha uma tela de projecção acusticamente transparente, é possível ter a coluna central mesmo por detrás da imagem!

Exacto Miguel! Alías se não estou em erro numa das salas da Transon a coluna central da B&W está atras da tela! E o efeito é excelente! :Yes:

JCF
03-11-2006, 14:57
Mas isso é uma situação marginal... só aplicavel a quem tem projector e usa uma tela dessas... e tem espaço atras da tela, etc.

O ser acusticamente transparente tb tem um pouco que se lhe diga.... se até as protecções das unidades transdutoras provocam atenuações.... Mas aceitemos que seja.... sempre fui contra fundamentalismos ;D

tom2005
03-11-2006, 15:17
tom:
a central é uma cinema i da martin-logan. por acaso não acho um mono, até a acho gira ;D

eu não ouço sem central... quando o disco tem sinal gravado para a central.
o que digo que acontece é que em alguns discos (concertos mas não só, tambem acontece em alguns filmes na stream de dts) não há sinal para a central, apenas para as frontais. e muitas vezes soa lindamente...

eu tb como 5.1 para música... em sacd até costumo gostar bastante; claro que de novo, muitas vezes não há sinal para a central, ou então é um sinal pouco significativo. sacds da chesky, por exemplo, geralmente têm o sinal em 4.0...

Eu tb se tivesse uma Martin ;D tb não lhe chamava um mono, mas infelizmente não tenho e se algum dia te chateares com ela diz qualquer coisa.
Em relação à discussão saudável, temos que nos cingir ao tópico que é AV em 4.1 não é ouvir SACD ... acredito que SACD é muito melhor em 4.1 ou 4.0 ou 2.1.....
Eu não tenho discos SACD, pois só à 4 ou 5 meses é que aquiri este Marantz e antes só ouvia CD ou LP's. Mas voltando ao tópico acho que em "AV", e "AV" acho que todos nós damos primazia aos filmes o 5.1 é necessário para termos a cereja no cimo do bolo.
Seja em DTS(infelizmente poucos filmes têm DTS devido ao tamanho do ficheiro) ou Dolby Digital.
Tirando o AV claro que muitos discos soam melhor 2.0;2.1;4.1 do que em 5.1.
Não queria acabar sem dar os parabens ao FORUM pela enchente que teve hoje 118 on-line
PARABENS

Falp
03-11-2006, 18:05

A IDEIA É ESSA... :luz:

Colocação não são só distâncias e muito menos delays... :nao:

JoaoPaulo
03-11-2006, 18:20
Mas ele fica onde devia estar ... apenas é reproduzido por outras colunas (L/R) que não a central :luz:

fica ? no centro ? :???

Eu não tinha ...

Cumps

eu tenho três colunas precisamente iguais :luz: já tive outras configurações... e para cinema em casa... esta é a melhor :Yes:

RS
03-11-2006, 18:31

fica ? no centro ? :???

Sim. Tal como já foi dito variações em relação ao sweet-spot são mais notadas como é natural, mas no meu caso particular nem sequer o noto muito em posições laterais.

Eu não tinha ...

Cumps

eu tenho três colunas precisamente iguais :luz: já tive outras configurações... e para cinema em casa... esta é a melhor :Yes:

:Yes: Ora aí está algo que efectivamente me agrada, se a puseres no sitio certo !

Cumps

JoaoPaulo
03-11-2006, 18:41
:Yes: Ora aí está algo que efectivamente me agrada, se a puseres no sitio certo !

Cumps

Já esteve em cima, agora está em baixo da TV... prefiro assim, ligeiramente orientada para cima...
de qualquer das formas, os meu ovinhos da KEF também são muito fáceis de colocar :lalala: e propagam o som de uma forma muito ampla (tecnologia UniQ) criando uma boa "frente" de som (o ideal em cinema).

acho que já tive quase todas as configurações possiveis em cinema... e a conclusão a que cheguei é que (volto a sublinhar) em cinema o ideal são 5 colunas rigorosamente idênticas+Sub...IMHO :luz: :Yes:

em musica a história é outra... ::)

é muito fácil num sistema 5.1 provocar um desiquilibrio sonoro... e é devido a esse facto que algumas pessoas ficam estupefactas quando os seus "sistemas super caros" são "cilindrados" em cinema por conjuntos mais humildes...

quanto mais se sobe a fasquia €€€€, mais dificil é (mas também mais interessante) construir um conjunto equilibrado :luz:

nestes patamares é preciso saber o que se anda a fazer... ;)

astronauta
03-11-2006, 22:08
Bom, pelo que leio julgo que tive muita sorte :Yes:
A minha Visonik Evo "encaixa" às mil maravilhas com as minhas GPiano. Não noto, NEM SEQUER EM AUDIO, qualquer descontinuidade !!!! É verdade, não noto. E eu nem me considero surdo já que até sou dos que ouve diferenças sensíveis "nos cabos", no isolamento dos equipamentos em relação às prateleiras, na utilização de spikes etc, :eheheh:
A visonik está a 82 cm de altura, mesmo ao centro do televisor, que fica imediatamente por cima, ou seja, a cerca de 1,04 m, ainda que cerca de 40 cm mais recuado. Isto por forma a ter a central o menos desfasada possível das centrais em profundidade. Como fico sentado a cerca de 4,2 m da televisão, vejo-a sem esforço, isto é, com a cabeça na sua posição normal sem ter de "olhar para cima".
Sentado, -não deitado- :eheheh: fico com a central e os altifalantes das frontais mais ou menos à altura dos ouvidos.
É verdade que em cinema ajusto o volume da central para bastante mais, na medida em que como reproduz quase em exclusivo os diálogos, tenho dos realçar, nomeadamente nos filmes de animação dobrados em português, onde gosto de perceber as palavras sem estar a fazer um esforço de audição, se bem me entendem...
Voltando e terminando a questão dos formatos, tenho alguma dificuldade em compreender porque é que não são aceites por serem sintéticos !!! :huum: Mas afinal o que é natural ? Claro que estas "invenções" para "distribuir" o som, são, digamos, artificiais. Mas e daí ? :duh: Pois se afinal gostamos. E eu investi num sistema ( som / AV, o que quiserem ) para poder usufruir de emoções. E nessa matéria não abdico: a central em AV contribui para os efeitos sonoros tão do meu agrado.

;)

JCF
03-11-2006, 23:45

Em AV é impossivel pores a central por tras do ecran para teres a ilusão que o som tem origem na imagem. Já usando uma cental virtual tal torna-se possivel embora apenas no SS.

A unica solução com central em que o som parecia vir do ecran foi qd ouvi um sistema com uma coluna central electroestática :luz:

Quanto a questão de respeitar o formato em que o programa foi gravado.... será que usaram 5 microfones para gravar o concerto? Para mim muitos dos efeitos sonoros são sintetizados e os sons são colocados nos locais de forma sintética.

Falp
04-11-2006, 00:23
JCF... :Yes:

JoaoPaulo
04-11-2006, 00:37
Em AV é impossivel pores a central por tras do ecran para teres a ilusão que o som tem origem na imagem. Já usando uma cental virtual tal torna-se possivel embora apenas no SS.

A unica solução com central em que o som parecia vir do ecran foi qd ouvi um sistema com uma coluna central electroestática :luz:

Quanto a questão de respeitar o formato em que o programa foi gravado.... será que usaram 5 microfones para gravar o concerto? Para mim muitos dos efeitos sonoros são sintetizados e os sons são colocados nos locais de forma sintética.

não é apenas respeitar o formato em que foi gravado (nalguns casos será efectivamente assim, poucos infelizmente) mas o de tirar partido do trabalho que foi feito (de forma sintética ou não) para ser ouvido de determinada forma...

colocar uma central virtual (virtual!?) não pode ser a melhor solução... embora acredito que nalguns casos (excepções) até o seja...

qualquer audiófilo/cinéfilo sabe perfeitamente que a utilização de topologias virtuais tem muito que se lhe diga... :-X

é óbvio que no caso do FALP se calhar até resulta bem... porque ele raramente vê filmes gravados em DTS e DD, e torna-se claro que para DPLII a central (se calhar) não é assim tão importante... :huum:

Falp
04-11-2006, 00:49
Não é virtual no sentido de emulação, é colocar o sinal nas colunas L e R. :nao:

warriorbeast
14-11-2006, 13:32
Por alguma razao os concertos dos Pink Floyd são gravados em 4.1 e nao 5.1. não é usada a coluna central.

o concerto é mais abrangente em 4.1 (quadrofonic)

twiti
14-11-2006, 17:18
Caros amigos dependente das colunas que se tem pode-se muito bem ouvir em sistema de 4.1 canal. desde claro as colunas frontais fação e bem o seu trabalho e claro uma boa aproveitação de som atravez do receptor AV, que se de baixa qualidade esquecam. quanto ao som do audio em formato scad ou surround stério é uma perda de tempo, para isso temos e sem duvida os " VELHINHOS " Vinil que actualisados fazem o que nos gostamos de ouvir. Com som cristalino e sem efectos que muitas vezes estamos a ouvir um clasico onde a orq

twiti
14-11-2006, 17:23
Em sistema de 4.1 Canal consegue-se ouvir muito bem o que se passa no filme ou na musica, claro que não se tira o valor e a função do satelite frontal mas se tiveres umas boas colunas como as AE, Jamo e no caso das KEF e SONY tens sistemas de 2.1 com a mesma audição de um sistema de 5.1, quanto ao SCAD esqueçe nada chega ao velhinho " VINIL " co som cristalino e com os sons todos no sitio certo.

twiti
14-11-2006, 17:36
Caros amigos esqueção os 5.1, 6.1, 7.1 canal agora consegue-se ter um sistema de som apenas com dois satelites e um subwoofer e consegue-se um som cristalino suave e detalhado.
Quanto aos 4.1 canal se forem umas boas colunas, ex( Jamo, Kef, claro que respondem muito bem sem o satelite central claro que para isso também o receptor tem que ser de gama no minimo media ou de preferência alta com uma boa distribuição de audio.
Tenho por exemplo já mandei concertar dois satelites do meu sistema de cinema em casa e durante cerca de dois meses apenas utilisei as colunas embutidas do meu retroprojector e o subwoofer activo e ciceramente não vale muito a pena ter 5.1 canal.
O SCAD para mim nem por sombras, apenas faz efectos especiais, nã prefiro o
" velhinho " VINIL esse sim da-me a ouvir o que realmente é o som puro.

pjorgenunes
14-11-2006, 19:04
Caros amigos esqueção os 5.1, 6.1, 7.1 canal agora consegue-se ter um sistema de som apenas com dois satelites e um subwoofer e consegue-se um som cristalino suave e detalhado.
Quanto aos 4.1 canal se forem umas boas colunas, ex( Jamo, Kef, claro que respondem muito bem sem o satelite central claro que para isso também o receptor tem que ser de gama no minimo media ou de preferência alta com uma boa distribuição de audio.
Tenho por exemplo já mandei concertar dois satelites do meu sistema de cinema em casa e durante cerca de dois meses apenas utilisei as colunas embutidas do meu retroprojector e o subwoofer activo e ciceramente não vale muito a pena ter 5.1 canal.
O SCAD para mim nem por sombras, apenas faz efectos especiais, nã prefiro o
" velhinho " VINIL esse sim da-me a ouvir o que realmente é o som puro.

Não se equeçam do SACD STEREO...

O que gosto mais nos vinil é que a "perfeição" (discutivel claro) dura pouco tempo. Por mais cuidado que se tenha há sempre "efeitos especiais" pips, pops. A vantagem é que as batatas fritas vêm incluídas ao fim de uns tempos...

Tenho as mais sérias duvidas se um SACD bem gravado com um bom leitor não supere largamente um vinil... (para não ofender ninguém e não dizer CD bem gravado com um excelente leitor de CDs).

Não sei se é o caso mas há muita gente que quer comparar Vinil em pratos / prato + phono amp que custam muitas centenas ou milhares de euros com leitores universais de SACD de 150€. Pois assim até acredito que o vinil soe melhor... ::)

:MrGreen:

Falp
14-11-2006, 19:19
Se for um leitor de CD ou SACD de 150€/5000€ vs um gira-discos de 150€/5000€ a comparação é justa... o:)

KRELL
21-11-2006, 19:38
Caros foristas,

Algum de voçes tem uma configuração AV em 4.1, isto é, sem coluna central ?

Se sim, testaram com e sem coluna central ? Se testaram, notaram diferenças ? E foram significativas ?

PS: O meu receiver AV não dá para desinibir a coluna central, logo não consigo testar.

Obrigado

RS: Só hoje vi o teu tópico e terei todo gosto em ajudar-te. Devido aos upgrades que fui fazendo e para evitar encostar os equipamentos pois onde estou gosto de ter som, tenho no meu escritório um sistema 4.1.
O meu processador, Sony serie ES permite seleccionar se tenho a coluna central ligada ou desligada. Ao seleccionar sem coluna central o processador passa o som que supostamente deveria sair na coluna central para as frontais e na minha opinião faz muito bem essa tarefa.
Nesse sistema já tive 5.1 agora tenho 4.1, confesso que nota-se ligeiramente a falta da coluna central, não em termos perda de detalhe mas pelo facto de saber de onde vem o som e saber que o som das vozes que deveria estar na coluna central , no meio, vem nitidamente das frontais, tirando isso desempenha muito bem a sua função.
Mas eu neste momento estou mais apreciador do som stereo, inclusive tenho SACD e passei ouvir em stereo do que em surround. Quanto menos colunas melhor :eheheh:

Falp
21-11-2006, 20:14
Se o som não vem do centro mas das colunas L e R quando estás no meio então nada como posicionar as colunas correctamente... :luz:

KRELL
21-11-2006, 20:51
Se o som não vem do centro mas das colunas L e R quando estás no meio então nada como posicionar as colunas correctamente... :luz:

E como seria o posicionamento correcto das colunas? penso que nesse campo não há muito a fazer principalmente se o espaço for um factor limitativo como é o caso.

Curiosamente a compra do processador foi recomendado por um expert em home cinema quando na época nem sequer havia no mercado mais de 20 títulos de dvd isto em 1998. Infelizmente a loja fechou, eram os importadores da paradigm e não pude trocar ideias quanto à configuração, o manual também não explicava muito bem e poderia ter aproveitado todo o sistema que tinha sem adicionar coluna central e inclusive aproveitar as ligações dos amplificadores ao pré stereo passando pelo processador pelo bypass, claro que com tempo cheguei lá mas podia ter usufruído melhor do sistema enquanto não tinha a coluna central mas nessa altura ainda não havia o forum :eheheh: e foi o Lowrider que me deu umas dicas e por isso fico agradecido.

highlander
22-11-2006, 18:52
Para se poder dispensar a coluna central, as colunas frontais L e R terão que estar à mesma distância do centro da imagem para que o sinal do canal central que vai ser reproduzido simultâneamente pelas 2 colunas fique colocado no sítio certo.

Por vezes não é viável a colocação das colunas frontais enquadrando perfeitamente a imagem e aí é obrigatória a utilização de uma coluna central (é o meu caso).

Falp
22-11-2006, 20:03
Para se poder dispensar a coluna central, as colunas frontais L e R terão que estar à mesma distância do centro da imagem para que o sinal do canal central que vai ser reproduzido simultâneamente pelas 2 colunas fique colocado no sítio certo.

Sempre... :Yes:

KRELL
22-11-2006, 20:38

Sempre... :Yes:

:Yes: :eheheh: