View Full Version : Cabeças de gira-discos
shade_of_pale
26-10-2006, 19:28
Dei comigo a pensar, vocês já viram o preço a que as cabeças chegaram?
É que é uma exorbitância, pedirem por cabeças como as Koetsu, Lyra, Van den Hull, algumas Dynavector, Clearaudio, ZYX entre outras, 4, 5, 6, 8, 11 mil euros, eu não compreendo onde isto vai chegar, mas será que para termos uma cabeça de qualidade, nos fazem pagar tanto dinheiro?
Hoje em dia são muitas as cabeças com preços estratosféricos muitas x mais caras que muitos gira-discos, e braços, realmente dá que pensar, para onde vamos?
É que a mim já me custou dar 600€ por uma cabeça Dynavector, agora imaginem estas que custam miles e miles, é um descaramento.
Claro que se pode argumentar que`a muitas cabeças muito mais baratas, mas de qualidade muito mais fraca, mas penso que o sonho de todos os que gostam do analógico seria possuirem uma cabeça deste calibre das marcas que enunciei, mas a conta bancária leva um grande arrombo, para lá se chegar e é se alguma vez lá se consegue chegar.
Agora vejam quanto pode custar um gira-discos e um braço de calibre para albergar uma cabeça destas?
Maldito vicio, que nos leva o dinheiro e não é pouco!!!!!!!!!!!! :duh:
Completamente de acordo 8)
...contudo parece que foi reeditada a DENON DL-103, que na versão standard custa perto de 140€. É um excelente ponto de partida ;D
Alias creio que esta redescoberta do analogico vai ter dois lados: mais produtos caros e mais, muito mais produtos baratos. Veja se os recem chegados REGA P1 e LEHMANN STATEMENT (gira-discos e andar de phono) a cerca de 250€ cada!!!
Viva o analogicooooo ;D
vinilsuporter
26-10-2006, 21:31
Caro shade of pale
Ainda hoje estive numa loja de discos aqui no Porto onde os preços começam a ser incomportáveis e a explicação que me deram foi de que há uma cada vez maior interesse no vinil e na música Portuguesa anos 50,60,70 e 80. Deram-me exactamente como exemplo o preço das "células de gira discos" que começam a entrar em preços astronómicos.
Já agora e a propósito de células, levei outro dia uma lição de moral de um nuestro hermano que me explicou cientificamente por que é que a DL103 não é a mais adequada ao braço RB300, mas sim a DL304 salvo erro.
Eu depois hei-de encontrar o link e envio.
Por isso "vinil is back", temos de nos aguentar à bronca.
josé
gorogoro
27-10-2006, 10:36
Q cena marada! e eu a pensar que era fixe o vinil tar a ganhar força :p
Ha uma coisa que nao curto nos giradisocs mais xpto com agulhas mais xpto.. Akilo é de tal maneira sensivel que tens de ter super cuidado com tudo, se deixas cair a aglha em cima do disco esta rebenta and so on.. É de tal maneira absurdo que tens sempre de usar a alavanca! Eu curto por a agulha lá em cima e onde quero. A alavanca demora mt tempo e perde um bocado akele feeling de seres tu a por a coisa a tocar ;D.
Logo tou na boa! Essas coisas com preços estratosfericos nao sao para mim :)
westernelectric
27-10-2006, 10:59
Isto do preço das cabeças de giradiscos é como no resto do áudio, há para todos os preços, e quem quiser o melhor tem que pagar e bem.
Os outros componentes(amps., colunas, ....etc) se forem de topo, também são de preços estratosféricos, portanto o "mal" não é só das agulhas.
A suposta alta qualidade e o prestígio social a ela associado dá muito dinheiro a toda a cadeia de comércio que vende esses produtos.
Quando se compra um produto desses não se está apenas a pagar o valor real desse produto, paga-se o marca, o distribuidor, o logista e sabe-se lá mais o quê.
Veja se os recem chegados REGA P1 e LEHMANN STATEMENT (gira-discos e andar de phono) a cerca de 250€ cada!!!
O P1 até inclui celula (ortofon), tem o novo braço RB 100 e segundo as criticas dizem que para o preço não ha nada melhor no mercado.
Será que o braço RB 100 difere muito do RB 250 ou RB 300 em termos de qualidade?
MikeJazz
31-10-2006, 16:04
É que a mim já me custou dar 600€ por uma cabeça Dynavector, agora imaginem estas que custam miles e miles, é um descaramento.
Já agora, qual o modelo da Dynavector e qual tem sido o balanço dessa experiência? Em que sistema é utilizada?
Obrigado!
Concordo com os comentários: pouca produção e um acréscimo da procura por factores da "moda do vinil" só pode dar mau resultado para a nossa carteira!
aemarques
31-10-2006, 17:06
Aconselho vivamente a série 1000 da Goldring como uma das melhores MM a preço moderado. Vantagem adicional é o facto de podermos comprar uma das mais baratas (1006 ou 1012) e depois evoluir, trocando apenas a agulha, até uma 1042! :Yes:
A 1006 custa 140 euros e a 1042 custa 260 euros - preços na AudioTeam.
Pessoalmente, e tirando os discos em si, não acho que o vinilo esteja agora mais caro do que há 20 anos. Nalguns casos, está até mais barato, pois há 20 anos não era possível arranjar um equivalente ao Rega P1 ao preço de hoje.
Pelo que me lembro, um Planar 2, que era das coisas mais baratas e decentes, custava na altura, sem célula, algo como 60 contos dos antigos. Façam as contas e ajustem a inflação...
shade_of_pale
03-11-2006, 13:47
Já agora, qual o modelo da Dynavector e qual tem sido o balanço dessa experiência? Em que sistema é utilizada?
Obrigado!
Concordo com os comentários: pouca produção e um acréscimo da procura por factores da "moda do vinil" só pode dar mau resultado para a nossa carteira!
O modelo é a 20XL que estava montada no Rega P3 com braço RB300. Muito bom som alias a stereophile classificou-a de classe B, e elevou o som do P3 para niveis muito interessantes, ouve quem ouviu e disse que nunca tinha visto um P3 a tocar assim, com uma phonostage Creek OBH-8 MM.
Vendi a cabeça como nova , e o P3 aqui no forum á muito pouco tempo. Agora tenho a karat 17D2 MKII, uma Mc de baixo nivel de saida.
Mozartiano
03-11-2006, 13:59
Só agora é que respondo, desculpem lá, mas o shade of pale, tem razão:
Maldito vício, este do Analógico, pelos menos já vão 25 anos com esta dependência danada :duh: :huum: :drool2: :duh2: drunk:
Mas é assim, e eu que ando a pensar, ou a sonhar, num Rega P7, ou p9 sem a RB100, não é necessário esses exageros, ou Avid modesto, mas com catano, está tudo pela hora da morte :protesto: :protesto: :protesto: :oops:
Abraço Audiófilo
shade_of_pale
03-11-2006, 17:43
Nem mais, e é sempre a gastar mais, enquanto nao se atinge o limite, e mesmo ai depois é a necessidade de mudar. Estamos perdidos. Parece que nunca nos satisfazemos com o que temos! :-P
Mozartiano
03-11-2006, 17:51
É isso mesmo,só as nossas mulheres ás vezes é que nos fazem parar, como por exemplo: Ou oVinilo ou eu, ou as colunas tais ou eu. :??? E então lá estamos nós numa grande encruzilhada :Yes:
aemarques
03-11-2006, 18:00
É isso mesmo,só as nossas mulheres ás vezes é que nos fazem parar, como por exemplo: Ou oVinilo ou eu, ou as colunas tais ou eu. :??? E então lá estamos nós numa grande encruzilhada :Yes:
A sério? Ainda hesitas? :eheheh: :eheheh:
Mozartiano
03-11-2006, 18:02
Boa Boa :Yes:
gorogoro
03-11-2006, 19:28
Puxa!!! Eu como gasto tudo em vinil e concertos nem sequer penso em evoluir o sistema!
Dá-me prazer. Tou a curtir e a nao pensar em mudar mta coisa durante uns anitos
shade_of_pale
03-11-2006, 20:35
Pois nunca se sabe, se o bicho te pica!
shade_of_pale
26-11-2006, 18:42
Rega Apheta Mc cartrige
E eis que a Rega decide finalmente lançar uma cabeça MC no mercado é a Apheta .
A Rega é assim, lança o 1º Leitor de CD em 1996, mais ou menos treze anos depois da media de lançamento das outras marcas, agora 50 anos depois de Joe Grado ter desenhado e vendido a 1ª cabeça Mc, a Rega lança a sua 1º Mc, e segundo a propria Rega so iriam lançar uma cabeça Mc quando tivessem uma boa razão para isso, bem esse tempo chegou. A Rega Apheta que apresenta um preço de $ 1695 dólares é claramente e propositadamente diferente de tudo o que foi lançado até agora.
Especificações:
Low output MC 0,5mV
Rec. load : 100 ohms active
Peso: 5,9g (7,1g com os 3 parafusos rega)
REc. Dounforce 1.75gm
Ja tinha ouvido rumolres que a rega iria lançar esta cabeça mais ou menos á 1 ano, e admito que tinha uma certa curiosidade para ver o que dali saia, e realmente o aspecto é único, o som não sei que ainda não consegui ouvir. mAs e depois de tanto tempo, deve ser qualquer coisa.....
O futuro o dirá.