PDA

View Full Version : coluna de 2 vias

cp
29-10-2006, 01:36
estou a pensar em construir umas colunas de 2 vias,para já tenho uns crossovers e tweeters de umas tannoy mercury m3, que médio-graves recomendavam?(uns com boa relação preço qualidade) estava a ver uns da visaton(www.visaton.com) mas os dados tecnicos são pra quem percebe do assunto....
depois é só começar a construir a caixa
a coluna de chão original aguentava 90wrms e tinha uma frequencia de 35-20000 hz e os médios-graves um diametro de 165mm.

Epaminondas
29-10-2006, 10:10
Uma coisa importante que tens de levar em conta na escolha de altifalantes para esse crossover, é a frequência de resposta dos mesmos.

O altifalante de médios/graves têm de ser capaz de reproduzir frequências desde as mais baixas até frequências iguais ou acima da frequência de corte do filtro. Quanto ao tweeter, tem de ser capaz de reproduzir desde as frequências inferiores ou iguais à frequência de corte do filtro até às frequências elevadas.

Ambos têm de ter a mesma impedância (4ohm ou 8ohm... seria sensato usar a mesma dos altifalantes originais)

Outra coisa importante, é a sensibilidade do par de altifalantes. Se por exemplo tiveres um tweter com mais rendimento do que a unidade de médios/graves, o som geral da coluna vai intensificar os agudos e vice-versa.... têm de haver um equilibrio.

Ainda há outro problema, que é a construção das caixas (forma, volume, material usado). Estas têm um papel fundamental do desempenho de uma coluna. Tavez não seja má ideia tentar seguir algum projecto que use um filtro semelhante ao que tens, o que te facilitaria a escolha dos altifalantes e da construção das caixas.

São apenas algumas dicas que deves levar em consideração. Não percebo grande coisa do assunto, mas há muitas variáveis envolvidas na construção de colunas o que torna a sua construção algo complicada. Tocar, todas tocam, tocar bem...

Se puderes ler artigos sobre o assunto, mais fácilmente te irás inteirar das dificuldades que te possam surgir e da forma de as resolver.

Boa sorte! :Yes:

miguelbarroso
29-10-2006, 10:47
convém saber também a sensibilidade do tweeter e do woofer antigos, pois podia ser diferente entre eles, e o crossover ser construído para compensar essa diferença!

JoaoPaulo
29-10-2006, 11:45
Neste caso em particular, eu acho que seria bom utilizar um mid/woofer identico ao original da Tannoy...
a cx também deveria ser construida com as mesmas dimensões da Tannoy M3...

desta forma respeitando o estudo original e melhorando a contrução, cablagem, etc... o resultado só pode ser bom... :Yes:

cp
29-10-2006, 14:13
as dimensões da caixa são para seguir as da coluna original,procuro é uns mid/bass que possam dar bom resultado.
os originais ficam demasiado caros.

[anexo apagado pelo Administrador]

Falp
02-11-2006, 14:41
Um exemplo engraçado: 8)

http://www.minhembio.com/nickluz/15105