View Full Version : Pré de phono
Boas
Desculpem a minha ignorância, mas gostaria que explicassem a função/finalidade dos pré's de phono.
No meu antigo amplificador stereo Denon 560 limitava-me a ligar o phono à entrada de phono, apesar de no painel frontal ter a possibilidade de escolher MM ou MC.
Cumprimentos e obrigado,
Omar
vinilsuporter
31-10-2006, 00:12
Caro omar
neste link poderás entre outras coisas esclarecer algumas dúvidas que tens acerca de células MM e MC e prévios de phono. É capaz de não ser o mais adequado, mas já ficas com uma ideia.
http://www.audioteam.pt/index_frame.html
clicka em "produtos" + "clearaudio" e a meio encontrarás algumas da explicações.
josé
Obrigado pela ajuda.
Mas como sou muito burrinho nestas coisas de phono's, ainda não percebi a função do pré de phono.
Já agora mais uma ajudinha..ok?
Desde já obrigado,
Omar
highlander
31-10-2006, 21:57
Os gira-discos têm um nível de saída inferior a uma outra fonte como leitor de cd/dvd, tuner, ...
Por isso necessitam de uma primeira amplificação antes de poderem ser "digeridos" pelo pré-amplificador.
Alguns amplificadores integrados possuem uma entrada específica designada "phono" para a ligação exclusiva de um gira-discos. Nos amplificadores que não possuem essa entrada é necessário usar o tal prévio de phono, cuja saída é então ligada a qualquer entrada de linha do amplificador.
Boas
alem de elevar os niveis,os pré phono tem a funçao de corrigir a curva de resposta (riaa) do som que esta gravado no disco,pois é gravado com o nivel de sons graves(baixos) reduzido e os de agudos + elevados k o som original de modo a que as ranhuras no vínil nao sejam muito largas ..logo na leitura é preciso uma correçao Riaa que nao é mais que corrigir a curva de resposta,que foi originalmente gravado.assim é puxado os graves e atenuado os agudos de modo que o som ouvido seja o mais parecido ao original. para quem conhece os tipos de gravaçao dobly B e C que eram usados nas cassetes(ainda existe?? :) ) é algo parecido. so que ultimo caso tinha tambem a funçao de reduçao de ruido.
Espero ter ajudado
também me coloquei esta questão. estou no início do início das explorações na área do vinil. comprei um pro-ject debut audio 3 e apesar de ter um amplificador stereo com entrada para phono (um luxman a-225 - muito antigo e nada de especial) também tenho uma phono box se. já experimentei as duas possibilidades e gosto mais com a phono box: o volume é inferior ao da entrada directa phono do amp, mas o som parece-me mais límpido.