PDA

View Full Version : A solução para o ajuste do VTA... ou não!

Naka
11-11-2006, 16:29
A CLEARAUDIO apresenta-nos um acessorio que permite a afinação do VTA (vertical tracking angle) de todos (!) os bracos de suporte tubular - como os REGA, LINN, CLEARAUDIO, etc.

Codigo do produto: Clearaudio Clea AC093 - 360€ na AUDIOTEAM (298€ na loja da propria Clearaudio!!!!)

Pelas fotos (em baixo) parece-me excelente contudo o recorte para o braço no chassis do meu BIX não me permite adoptar esta solução. Já desenhei uma e não avancei para prototipos pela mesma razão* :'(

Actualmente afino o VTA de uma forma menos elegante e pratica (ainda assim eficaz, numa armboard e coleira de VTA que eu mesmo projectei)

Como tal, esta magnifica solução pode ser completamente impossivel de instalar em certos giradiscos, mas resultar como ouro noutros. Desconfio que servirá nos MICHELL, BASIS, VPI e claro nos REGA* :luz: (finalmente) ...mas apos refazer a furação do chassis ou armboard - para quem se dedique a tal, vale sempre a pena* :)

[anexo apagado pelo Administrador]

Naka
11-11-2006, 16:30
.

Naka
11-11-2006, 16:34
Aquela que projectei - armboard e colar VTA

Naka
12-11-2006, 15:13
23 visualizações :???

Caros amantes do analogico, VTA não vos diz nada!!!... :duh:

...aí meus deus! :eheheh:

shade_of_pale
12-11-2006, 15:58
Tem calma que isto com o tempo vai la. Repara muito pessoal que por aqui visita este espaço ainda não esta metido a fundo no analogico, mas esta a aumentar o interesse e a compra de gira-discos tambem, discos, cabeças, phonostages etc........
Portanto o VTA se calhar ate e desconhecido para muitos amigos do forum. Com tempo.

MikeF
12-11-2006, 17:32
Naka:

o meu braço é linn, e embora não seja uma maneira muito ortodoxa, consegui afinar o VTA com um disco a tocar.
a ficha do cabo de braço é acessível por baixo, por isso foi só por o disco a tocar com o pilar solto, levantar até achar que os agudos estavam no ponto, com extensão e não estridentes, e apertar o parafuso de fixação...
mas fiz isso quando mudei a agulha, não é ajuste que faça todos os dias.

não era a origin live que fazia uns acessórios que permitiam fazer isso? umas plataformas que até davam para adaptar uma furação a outra?

Naka
13-11-2006, 00:41
Naka:

o meu braço é linn, e embora não seja uma maneira muito ortodoxa, consegui afinar o VTA com um disco a tocar.
a ficha do cabo de braço é acessível por baixo, por isso foi só por o disco a tocar com o pilar solto, levantar até achar que os agudos estavam no ponto, com extensão e não estridentes, e apertar o parafuso de fixação...
mas fiz isso quando mudei a agulha, não é ajuste que faça todos os dias.

não era a origin live que fazia uns acessórios que permitiam fazer isso? umas plataformas que até davam para adaptar uma furação a outra?

Bem visto, contudo acredito que o comportamento do braço seja diferente com o pilar solto e apertado - condicionando a sua performace sonora. Assim estas soluções (como a que apresento) parecem-me ser as ideais para braços que não tenham essa capacidade de origem. Pena ser ta CAROOOOOOO! :huum:

A ORIGIN LIVE tem uns aneis que permitem (a braços como os em cima citados) o ajuste do VTA mas não enquanto toca o disco :( e quanto á furação, funcionava só em alguns braços.

Ideal era mesmo um braço com ajuste integrado e com uma escala numerada - assim afinar VTA a um disco usado baratucho "made in Germany", e logo de seguida a um gordo 200g de qualidade audiofila, passava a ser pera-doce :Yes: