PDA

View Full Version : Construção de Top´s

Goncalo_Rap
04-12-2006, 18:29
Com satisfação encontro um forum de home audio português com bastantes users e tempo de resposta aparentemente rápido :)

Bom as férias de natal estam a chegar, hora de meter maõs à obra com os projectos :D
A ideia será construir umas colunas (mid/hi) com alguma potência e menor tamanho
possivel, estas serão acompanhadas por 4 Graves de 150W RMS (40 - 250Hz (x-over a 160Hz))(que já tenho, estes subwoofers estam presentes nos home-cinemas da samsung HT-P1200 que é actualmente o topo).

Os tops têm de ter no max woofers de 10" (para tentar poupar volume de caixa, e já que são apoiadas pelos Subwoofers não é necessario seram tao bons nos baixos).
Estas colunas são para levar para festas, sendo assim interessa que toquem alto e não tanto
que tenham qualidade (dentro do aceitável claro!)
estava a pensar em construir colunas utilizandos auto-falantes SELENIUM ( www.selenium.com.br )

as hipoteses seriam:
utilizar 2 woofers de 8" (8PW3) e um driver (D210Ti + dispersor(corneta) HM17-25 ) (especificações no site --> Selenium pro --> (woofer)/(drivers titanium)/(cornetas))

ou

1 woofer 10" (10PW3) e o driver igual

Falei há tempos com o prof. Homero da selenium e ele disse-me que seria "interessante" o sistema de 2 woofers de 8" com caixa tipo MTM, o "interessante" dele será um notório aumento de rendimento?

apresentado o problema, questões:

1- Dentro dos valores praticados pela selenium existe alguma marca que tenha melhor qualidade? (se n estou em erro os graves de 8" custariam por volta de 40€, os de 10" 50 e pcs€, e os drivers + corneta cerca de 60€, preço por unidade)

2- qual acham que seria o melhor sistema (rendimento/SPL)? (1 ou 2 woofers)

NOTA IMPORTANTE: Os tops nunca iram ser utilizados em full range.. isto é para funcionar sempre com o apoio dos graves..o corte inferior deverá ser feito a cerca de 160hz...escolher o 10" por uma questão de baixos é escusado.

bom as perguntas não acabam por aqui mas só têm interesse quando obtiver resposta a estas :)

Obrigado a todos, agradecia respostas, pois queria ver se comprava o material na prox. semana. ;D

Gonçalo Amaral

edrdp
07-12-2006, 17:15
Boas,

ja conheces o material Behringer? se calhar a bom preço compras o que precisas e bem mais rapido ;D
mas se implica algum gosto a construçao força!

deixo-te uns links

http://www.behringer.com
http://www.lautsprechershop.de/english/index_pa.htm

Goncalo_Rap
07-12-2006, 18:28
Boas :)

Sim eu conheço a behringer.. algo que gosto bastante são os equalizadores digitais (pelo qual comprei um ULTRACURVE PRO DEQ2496, é optimo :) ), penso que a partir disso a behringer perde um pouco em qualidade, especialmente de colunas (um vendedor da marca já m aconselhou a não comprar material (colunas) behringer se quiser 1 pouco de qualidade por exemplo em relação à ACUSTICA(alguns modelos utilizam selenium, os melhores beyma(que já é muito caro para o destino delas) )... a ideia seria mesmo faze-las, é pelo gosto.. mesmo que ficasse ao mesmo preço preferia :)

Obrigado, abraço ;)

Gonçalo Amaral

edrdp
08-12-2006, 15:10
boas!!
muito bom esse equalizador! :Yes: agora comparar as acustica as behringuer.. :nao: vais me desculpar,mas acabei de montar um bar de animaçao nocturna com behringuer(nem foi eu que recomendei) e olha que fiquei muito supreendido pelo som que consegui expremer dakilo nao é comparavel a EV ou JBL mas muito bom! pelo preço! agora acustica....iarccc!! dos piores sons que tenho ouvido a nivel profissional!! não é por ser portugues a serio! tem a Norton que é portuguesa e é excelente em PA e amplificaçao muito bom mesmo!! entao para Raves e musica electronica!! nunca vi igual! muito bom mesmo!

Compreendo perfeitamente!! :D DiY rulez!! just for Fun!!

Vai dando noticias!!!

Goncalo_Rap
18-12-2006, 15:37
como é obvio a behringer pode ser boa em relação a certos produtos...a acustica tanto tem colunas fracas como boas.. (beyma é um optima marca, que equipa algumas das colunas).. quando não me aconselharam a comprar behringer foi em relaçao as acustica 4flex... agora norton é outra conversa...na minha opinião nada consegue bater aquilo, nem EV, nem JBL, Turbosound, DAS, venha quem vier.. ;D mas tambem tem preços brutalmente elevados em relação a marcas como behringer ou acustica.. os tops "standard" deles.. os normalmente vistos de 600W RMS sao bem mais caros que o PA 4flex por exemplo..a ultima vez que falei com um vendedor deles deram-m valores por ordem dos 2000€ (por unidade, não amplificado)...

bom ja recebi resposta do apoio tecnico da selenium e aconselharam-me o woofer 10pw3 em caixa selada de 15L.

Cump. e Feliz Natal,

Gonçalo Amaral