View Full Version : Ajuda : devo trocar o cabo HDMI para evitar problemas de lip-sync ?
Fernanda Silva
20-12-2006, 00:11
Olá a todos
Finalmente concretizei as minhas compras ( LCD 32R32 da Samsung ) + Leitor dvd Philips 5960.
Mas não estou contente ...
Estabeleci a ligação via HDMI e verifico a existência de problemas a nível de lip-sync.
Dessincronização ente os lábios e o som ... é pouco perceptivel mas aqui ou acolá nota-se.
O cabo é da Philips, comprado à parte, e custou cerca de 35 euros. Tem 1 metro ou 1,5 metros ...
Bom, para já, o meu marido resolveu trocar o Philips pelo Pioneer 696 ... que ainda não chegou.
Veio aqui ao fórum pesquisar e achou que era a melhor solução.
Mas eu agora pergunto:
Será que também devemos trocar o cabo HDMI ?
Ou seja ... uma cabo HDMI menos bom poderá ser o responsável pelos problemas de lip-sync ?
Ou será melhor esperar pela chegada do Pionner e ver ?
Será que o problema era só do leitor Philips ??
Finalmente e independentemente de tudo, este Pioneer é bem melhor do que o Philps não é ?
Muito obrigada
pjorgenunes
20-12-2006, 01:31
Tenho as mais sérias duvidas que seja problema do cabo. Os leitores de DVD permitem muitas vezes fazer esse ajuste.
Espera pelo Pioneer e vê se tens o mesmo problema.
E sim,o teu marido fez muito bem, o Pioneer é muito melhor que o Philips.
Daffyduck
20-12-2006, 09:28
Tenho as mais sérias duvidas que seja problema do cabo. Os leitores de DVD permitem muitas vezes fazer esse ajuste.
Eu diria: Raramente!
Só vi essa function no Arcam DV27A e já me passaram alguns pelas mãos.
Normalemente existe essa função mas é nos Receivers de média/alta gama... (Marantz acho que todos têm).
Talvez desligando os vários processamentos internos do LCd possa ajudar...
Fernanda Silva
20-12-2006, 09:46
Por acaso o leitor Philips permitia fazer esse ajuste ... mas achamos que não deveríamos optar por isso.
Até porque cada diferente DVD poderia "exigir" um diferente ajuste ...Que trabalheira!!
Devo também dizer que os vários processamentos internos do LCD estão desligados.
Já agora devo dizer que o Philips tinha outro problema : na leitura de um DVD que tinha um muito ligeiro risco, ele parou/bloqueou logo não permitindo mais a leitura desse ponto para a frente. Experimentámos o dvd em dois outros leitores e deu logo bem.
Estes leitores de DVD muito sensíveis ( ou maus ??? ) são uma chatice.
Bom , estamos à espera do Pioneer.
Até lá, agradeço sugestões no combate a este problema ( como resolver o " out of sync " ).
P.S
Para já não o troco o cabo HDMI ...certo ??
Primeiro espera pelo novo leitor e só depois se faz testes. Até pode ser que o novo não tenha esse problema e escusas de estar com testes :Yes:
Concordo com a sugestão do PJ, aguarda pelo 696 e todos os teus problemas serão resolvidos... o:) :eheheh:
Agora a sério, tenho um LCD da Samsung ligado ao Pioneer 696 via HDMI e nunca detectei problemas de lip-sync :Yes:
PS: julgo que o cabo não deverá ser o problema, mas... ::)
pjorgenunes
20-12-2006, 11:15
Eu diria: Raramente!
Só vi essa function no Arcam DV27A e já me passaram alguns pelas mãos.
Normalemente existe essa função mas é nos Receivers de média/alta gama... (Marantz acho que todos têm).
Talvez desligando os vários processamentos internos do LCd possa ajudar...
Tens razão (mea culpa) realmente é usual é nos receivers. De qualquer maneira não será problema do cabo. Problemas do cabo é mais perder sincronismo e a imagem desaparecer e voltar a aparecer de vez em quando. E outros problemas de imagem.
Fernanda Silva
22-12-2006, 20:15
Cá estou eu outra vez ...
Pois é ... continuam os problemas de sincronismo.
Enquanto não chega o Pio696 o meu marido ligou a XBox 360 ao LCD Samsung via cabo HD Componentes.
E ... continuam os problemas de lipsync, embora menores do que o leitor Philips.
Parece que isto pode acontecer com painéis LCD ... li algumas coisas sobre isto na net.
No nosso caso não é muito perceptivel (não acontece em todas as cenas) ...mas eu noto e incomoda-me ....não sei se estarei a ser demasiado piquinhas.
Já que o Pio696 tem uma feature chamada "Delay Adjustment ", acham que regulando esta opção poderei resolver este problema ?
Ou será que é só para " I suspect it is just for establishing the distance to the different speakers
for 5.1 analogue audio " ????
É que caso contrário começámos a ponderar em devolver o LCD :( :(
Peço desculpa por este incómodo.
Fernanda:
esses problemas devem-se ao facto da imagem demorar mais tempo a ser processada que o som; e é mesmo para isso que existem os ajustes de delay!! tens de o ajustar... (audio delay ou lip sync)
não é provavel que o precises de voltar a ajustar, excepto se trocares de lcd ou plasma, para outro com tempo de processamento da imagem diferente. e não é trocando de cabo hdmi que o resolves, isso é mesmo para ajustar no menu.
já agora, haver diferenças do philips para a x-box deve querer dizer que o philips tinha um processamento de imagem mais complexo e que demorava um pouco mais - o que se calhar abona a seu favor... embora tb possa ser por a x-box ter um processador bem rápido, que até deve ter. no entanto inclino-me mais para ser o philips que faz mais processamento (mais operações) e que isso demorará mais tempo, independentemente do processador que o efectua.
Fernanda Silva
23-12-2006, 16:35
isso é mesmo para ajustar no menu.
Mas ... faço isso no menu do meu futuro Pio696 ?
Aquele que eu referi (Delay Adjustment) serve justamente para isso ?
ou terei de aceder ao service menu do LCD e fazer isso ?
Fernanda Silva
24-12-2006, 23:50
fazes isso no leitor!
OK .... mas será que o Pio 696 permite este ajustamento ?
Mas antes de estares a sofrer por antecipação, não era melhor esperares e verificar se no 696 isso acontece ?
Já agora, a maquimsom tem 696 por 160 euros para entrega imediata.
Ricardo Felisberto
18-02-2007, 19:46
Sim do cabo não deve ser.
Quanto ao atrazo de que fala, convém verificar se é constante durante o visionamento de um dvd ou se acontece de forma esporádica durante o visionamento de parte de um filme. A mim por vezes acontece-me este segundo desfasamento (embora seja rara a ocurrência) e basta fazer um stop-play para tudo se resolver.
No caso de ser constante o atrazo tente verificar da acima falada possibilidade de sincronismo.