View Full Version : Qual escolher ??
Oi, pessoal
Sou novato aqui no forum e após recolher alguma informação, continuo com algumas duvidas.
Decidi construir um Amp.mas estou indeciso entre o Gainclone ou Hypex UcD.
Tenho alguma experiencia em electronica por isso a montagem em si não será dificuldade.
No entanto tudo relativo a som "nepia".Se puderem responder a estes topicos agradeço...
Porquê um Kit Dual Mono,e não em Stereo ??
Como devo seleccionar ou construir as colunas ideais a nivel de impedancia??
Já agora qual a impedancia certa ?
Por final...Gainclone ou UcD ???
Desculpem qualquer "bacorada"
paulomartires
27-12-2006, 11:37
Viva,
em relação ao UcD não vou opinar porque nunca ouvi... em relação ao Gainclone, eu construi um (chegaram hoje as caixas de Itália para finalmente terminar a montagem) e o som é excelente em relação ao custo. Eu tenho um amplificador av Marantz, e antes disso tive um Nad 320BEE, e o som do meu gainclone em caixa de madeira bate os dois aos pontos. Já levei o meu amp a casa de um amigo com equipamento bastante caro e conceituado e o meu não fico nada a atrás.
Se optar por construir um gainclone, aconselho um dos kits do Peter Daniel, um bom par de transformadores e bons cabos. A grande vantagem deste tipo de opções é que podemos escolher nós os componentes.
Em relação a Dual ou Stereo, apenas ouvi o meu em Stereo (pq não tinha "casa" decente para ele), mas qd tiver tempo vou montar em Monoblocos para ver o resulatdo final.. e utilizar os cabos e material Cardas que tão bom aspecto tem.
Para concluir, a relação preço/qualidade de um gainclone é, simplesmente, brutal... e vai ver que a relação gozo de montar/gozo de ouvir algo feito por nós também o é.
Para mais informações veja o tópico do gainclone do FMoreira. Boas construções.
Paulo
Oi,paulomartires
Obrigado pela ajuda.
Deduzo que comprou o kit na AudioSector.Como correu a compra ??Foi razoavel o prazo de entrega??Houve custos aduaneiros??
Quanto aos transformadores,atenuadores e restantes componentes...onde comprou ??
Será maçada enviar esta informação
Cumps.
Vitor
Epaminondas
27-12-2006, 14:36
Porquê um Kit Dual Mono,e não em Stereo ??
A configuração Dual Mono contempla circuitos totalmente independentes para cada canal, incluindo fontes de alimentação, enquanto na configuração estéreo tradicional há uma única fonte partilhada por ambos os canais e eventual partilha de alguns componentes do circuito de amplificação (corrigam-me se estiver errado)
Nunca tendo testado na prática as diferenças, a vantagem dos circuitos separados é a minimização da influência de um canal no outro. Tendo alimentações separadas é meio caminho para esse objectivo, uma vez que a existência de um transformador por canal proporciona logo à partida um isolamento galvânico entre ambos.
Numa configuração normal há sempre passagem de sinal de um canal para o outro, quanto mais não seja por terem massas comuns. Essa passagem de sinal é mínima, mas existe.
Em termos de dinâmica, também é preferível ter alimentações separadas. Assim, nos picos de mais intensidade da música, há maior disponíbilidade de corrente para cada canal e não se coloca o problema de um canal estar a "roubar" corrente ao outro.
Assim, a grande vantagem da configuração Dual Mono é essêncialmente ao nível da dinâmica e minimização da interferência entre canais. O inconveniente é que as fontes de alimentação são caras, nomeadamente os transformadores e condensadores de alta capacidade.