PDA

View Full Version : Problemas digital TVCabo

Jonaac
29-12-2006, 22:22
Só agora com um post do apimenta no fórum da TVCabo é que percebi porque é que a imagem de tantos canais é tão má:

Sendo uma pessoa ligada aos meios audiovisuais e um ex-utlilizador da Powebox, gostaria de partilhar alguma informaçao por mim recolhida para explicar a má qualidade técnica do sinal video digital da TvCabo.

1. A powerBox é um equipamento semelhante a muitos outros existentes por toda a Europa (tanto em
desempenho como qualidade).
2. Os parametros de codificaçao MPEG2 sao no entanto um pouco diferentes daqueles praticados em países como Espanha; França; Alemanha....
Esta diferença nao é só no bitrate (3, 4 ou 5 Mbits) mas principalmente na resoluçao de imagem.
Passo a explicar:
O sinal PAL (sistema Europeu) tem uma resolução de 720 x 576 e verificamos que na TvCabo a grande maioria dos canais estao codificados a 480 x 576 (ex.: RTP1/2, SIC, TVI...) outros a 540 x 576 (ex.: SICNoticias) e muito poucos à resoluçõo original (ex.: Fox, Disney).
É por esta razao que as imagens nos parecem pouco definidas e sem contornos (efeito de 'blur').
Comprendo a necessidade da TvCabo reduzir a largura de banda (devido a uma má infraestrutura de distribuição), só lamento o facto de o fazerem nos quatro canais Nacionais.
Estas baixas resolução de imagem são também usadas noutros países para canais de pouca importancia ( Teleshoping ou canais livres) nunca em canais Nacionais.

ora bolas, tou a pagar quase 100 euros à PT para ver canais numa resolução que só serve para clips da internet?... Isto é ridículo, não só ficamos pior servidos no digital do que no analógico como ainda por cima nem pensar usar ecrãs grandes, para quê se somos servidos por imagem ABAIXO de PAL?...

>:(

Jamanta
29-12-2006, 22:48
Pode ser impressão minha, mas a imagem digital da Powerbox nunca me convenceu! :nao: Prefiro muito mais o sistema analógico as imagens são mais naturais. A única coisa ridícula no meio disto tudo é que temos um sinal de m.... e pagamos que nem uns lordes.... :duh:

rneiva
29-12-2006, 23:06
100 euros ? Eu pago 35 euros pelo triple play da AR Telecom. Se puderes manda-os dar uma grande volta (e não digo pior porque sou educadinho)

sealight
30-12-2006, 00:04
100 euros ? Eu pago 35 euros pelo triple play da AR Telecom. Se puderes manda-os dar uma grande volta (e não digo pior porque sou educadinho)

E que tal a qualidade de imagem? Será 720x576? Gostaria de acreditar mas duvido.

Nota:
O estranho é que ninguem reclama. Vou muitas vezes a esse forum da netcabo http://foruns.netcabo.pt/index.php?showforum=87 (http://foruns.netcabo.pt/index.php?s=08c7e7785905f186119600aafa77a349&showforum=87) e não vejo suficientes críticas à qualidade do serviço / imagem.
Se estão desagradados com o serviço da TVcabo então que se lhes comunique isso. Por carta, por telefone, por email ou por posts no seu forum. Falar entre amigos ou comentar aqui não serve de nada. Dêem a conhecer a vossas/nossas expectativas em relação ao seu serviço enquanto seus clientes! Precisa-se acção!!!

O post citado julgo ser este: http://foruns.netcabo.pt/index.php?showtopic=7314

Tojal City
30-12-2006, 13:53
Falta de alternativas e concorrência é o grande problema. Mas quem deveria actuar primeiro deveriam ser os próprios canais, que estão a ser ursupados no serviço que prestam.
Mas infelizmente o Português queixa-se de tudo, menos naquilo onde pode realmente ganhar algo. Depois não são assim tantos com LCD´s, Plasmas ou CRTs de 32´ para notarem estes defeitos de imagem. Vamos ver o que ai vêm em 2007, com Opas, com a Tvtel por satélite e com HD na tvkaka. Acredito que em 2007 venham ai mudanças para quem realmente quer.

bazofio
30-12-2006, 14:10
Pelos outros não posso falar, mas eu, tirando situações pontuais, não tenho muito a dizer da qualidade da imagem na tvcabo no meu lcd, tirando meia duzia de canais que até nem m interessam muito. No geral tou satisfeito com a qualidade da imagem e até em certos canais está ao nivel de um dvd. E acreditem que eu sou muito exigente em relação á qualidade de imagem. Quem não está satisfeito faça como diz o sealight, reclamem e insistam para que vos resolvam o problema (o que tambem eu sempre faço quando não estou satisfeito) :Yes:

Jonaac
02-01-2007, 22:52
Ó bazofio queixar é o que mais faço, não preciso que mo digas :eheheh:

Mais a sério fiquei curioso por dizeres que tens boa imagem no teu LCD, qual é a marca/modelo/tamanho de ecrã e distancia de visionamento?

Maverick
03-01-2007, 10:10
Na minha opinião, temos o que merecemos.

As pessoas que realmente dão valor a melhor qualidade, são muito poucas e não representam uma quota significativa de clientes que justifique ao operador a mudança.

Acho muito bem que se proteste, de forma civilizada, pois só assim as coisas evoluem. Muitas vezes os mesmos que reclamam pela qualidade (e não estou a apontar o dedo a ninguém ;)) são os que fazem cópias de discos com compressão, e outras técnicas sobre conteúdos com preferência à usabilidade em detrimento da qualidade. Infelizmente é assim. Espero sinceramente que rapidamente aparecam conteúdos em HD (ou mesmo SD a sério, como já aqui foi referido). A FOX, por exemplo, tem uma imagem soberba no meu plasma ou mesmo no meu PJ, e é 'meramente' um sinal PAL.

Mav

Pato
03-01-2007, 10:15
Eu tenho boa imagem na maioria dos canais e excelente imagem na Fox, Lusomundos, AXN e mais alguns que não me recordo...

E tenho um PJ com uma diagonal de 190 cm. :luz:

Jonaac
03-01-2007, 10:20
Alguma dica sobre como conseguiste essa imagem?

Daffyduck
03-01-2007, 10:30
Não há dicas que te ajudem a ultrapassar os problemar relatados aqui:

http://foruns.netcabo.pt/index.php?showtopic=7314

Mas sem dúvida que em casa do Pato a imagem é bem melhor que na minha, onde o analógico é bem melhor que o digital...

Pato
03-01-2007, 10:35
Quando ainda tinha um CRT (tão linda que era a FQ :drool: ) tive alguns problemas, com barras que se passeavam pelo ecrãn. Reclamei com a TV Cabo até conseguir minimizar o problema... levou tempo, paciência e muita muita perseverança.

Ficou muito aceitável e depois com os tweaks habituais foi ao lugar, ferrites, bons cabos, etc (faz um search que encontras as "mézinhas" ;) ).

Mas estamos a falar de analógico. Depois quando tive o plasma e mudei para a Power Box, ia desfalecendo, a imagem era do mais ordinário que podes imaginar.

Estranhamente, mudei do plasma para o PJ e não tenho nada a apontar, mesmo com a PBox. Não sei se eles mudaram alguma coisa, o que é certo é que nunca mais a imagem congelou, nada de artefactos, só uma imagem muito boa.

Tenho um cabo da Bandbridge para sinal terrestre, e um QED S-Video de 8 mt da PBox ao PJ.

Também é verdade que ainda não comparei entre Digital (PBox) e Analógico (simples VCR a fazer de sintonizador) mas sinceramente não tenho muita vontade, estou satisfeito assim. E uso o ecrãn total, se colocar em 4:3 fica suberbo, qualquer canal.

sorenson
03-01-2007, 18:25
Eu através de um pioneer de 50" o que vos posso dizer é que a imagem atraves do sintonizador da powerbox é muito má :puke: a SportTV é indiscritivel já usando o sintonizador do pio com o sinal analogico é MUITO melhor, é claro que a qualidade depois ainda varia de canal para canal, o mais evidente em muitos canais e vem-me o AXN à memória é a execravel digitalização dos programas (mesmo no sinal analogico) quando há cenas de maior velocidade/complexidade é ver uma enchente de quadrados que mais parecem videos tirados do Youtube.

E sinceramente no caso da TVCabo não vale muito a pena reclamar por melhores condições, empresa mais autista aos seus clientes anda não encontrei só me mantenho por enquanto porque em casa uso o sinal analogico não tenho powerbox, mas quando der o salto para o digital é certo que nmudo de fornecedor, tal como o fiz na net, da netcabo já me livrei!!!

bazofio
03-01-2007, 21:38
Ó bazofio queixar é o que mais faço, não preciso que mo digas :eheheh:

Mais a sério fiquei curioso por dizeres que tens boa imagem no teu LCD, qual é a marca/modelo/tamanho de ecrã e distancia de visionamento?

Tenho um Sony Bravia 40V2000 a cerca de 3 metros, e no geral estou satisfeito. Mesmo assim ainda penso que poderia melhorar se me desse ao trabalho de trocar a cablagem interior da casa, mas como tou satisfeito....... :zzzz: :zzzz

Eu tenho boa imagem na maioria dos canais e excelente imagem na Fox, Lusomundos, AXN e mais alguns que não me recordo...

E tenho um PJ com uma diagonal de 190 cm. :luz:

Ora aí está o que estava a dizer... :Yes:

Não sei se o fizeste mas convêm seguires as ditas aqui descritas, em termos de cablagem e afins. Realmente ajuda. Penso que haverá zonas em que a qualidade do sinal será mais notória...não sei.

Jonaac
03-01-2007, 22:27
Não sei se o fizeste

Ok eu explico melhor então, já o devia ter feito, peço desculpa.

No começo da minha instalação arranjei um Samsung de 28" para ficar na sala, sobre um móvel que era vendido para CRT's Sony, com um tudo em 1 Phillips. Som 5.1, distância de dois metros e meio, cabo de 40 euros com ligações em ouro para o sintonizador analógico da TV.

Imagem algo triste, e problemas devido à cablagem (de acordo com os técnicos)com a RTP1, 2 e mais um ou outro, mas nada de especial, o televisor foi barato, pelo que não liguei.

Passam uns meses e coloco a NETCABO, e ligo outo televisor no escritório, tudo na mesma. Decido colocar os canais Premium e a Sport TV, e para isso recebo a powerbox. Passando para o serviço digital a imagem fica muito pobre em muitos canais, a não ser nos pagos e pouco mais. Três intervenções mais tarde desisto e peço para retirarem o filtro que é colocado na caixa exterior para impedir as interferências no analógico, para ver se ganho algum sinal, se a pixelização e o "lixo" desaparecem.

Nada. Os técnicos dizem-me que recebo o máximo sinal possível em ambientes domésticos, e por esta altura tenho a PB ligada por um SCART rgb Bainbridge ou por um outro RGB sem som para crt's e Rear Projection TVs enormes. Ainda nada.

Mudo a extensão para uma com protecção contra picos e blindagem total, nada. Retiro as colunas, nada. Entretanto desisto do Premium e vou para o pacote Funtastic Life. Pior ainda. Os canais de notícias tornam-se uma tortura para ver, mesmo a Sport TV ganha Blur, com o problema acrescido de perdas totais do sinal várias vezes ao dia.

Mudei de PB, reinstalei os cabos pela casa, tudo feito por técnicos, aumentei a distancia de visionamento, alterei as luzes. Nada mudou.

Por isso eu até acredito que consigam ter boa imagem com o sinal analógico reescalonado por plasmas e LCDs com bom processamento e sintonizadores analógicos de qualidade, mas do serviço digital? Duvido...

Agora tenho um LCD Sony KDL S2020 de 32" em que consigo ter uma imagem razoável em alguns canais e boa em dois ou três à custa de ter ligado (em "low") o MPEG2 noise reduction e ter passado horas infindáveis a fazer tweaks para tentar disfarçar o blur e a pixelização. Claro que usando esta caracteristica do Bravia fico com pior imagem no Fox e Fox life, que eram os únicos com imagem perfeita. E tudo porquê?

O sinal PAL (sistema Europeu) tem uma resolução de 720 x 576 e verificamos que na TvCabo a grande maioria dos canais estao codificados a 480 x 576 (ex.: RTP1/2, SIC, TVI...) outros a 540 x 576 (ex.: SICNoticias) e muito poucos à resoluçõo original (ex.: Fox, Disney).

Porque o serviço prestado pela TVCabo de distribuição digital de televisão por cabo está abaixo dos padrões mínimos de qualidade. Só isso, não há volta a dar.

Espero que agora compreendam melhor a minha necessidade de desabafar contra o que se passa nível de Cabo Digital, e o meu desespero em encontrar novas soluções.

RS
05-01-2007, 13:32
Só agora com um post do apimenta no fórum da TVCabo é que percebi porque é que a imagem de tantos canais é tão má:

Sendo uma pessoa ligada aos meios audiovisuais e um ex-utlilizador da Powebox, gostaria de partilhar alguma informaçao por mim recolhida para explicar a má qualidade técnica do sinal video digital da TvCabo.

1. A powerBox é um equipamento semelhante a muitos outros existentes por toda a Europa (tanto em
desempenho como qualidade).
2. Os parametros de codificaçao MPEG2 sao no entanto um pouco diferentes daqueles praticados em países como Espanha; França; Alemanha....
Esta diferença nao é só no bitrate (3, 4 ou 5 Mbits) mas principalmente na resoluçao de imagem.
Passo a explicar:
É por esta razao que as imagens nos parecem pouco definidas e sem contornos (efeito de 'blur').
Comprendo a necessidade da TvCabo reduzir a largura de banda (devido a uma má infraestrutura de distribuição), só lamento o facto de o fazerem nos quatro canais Nacionais.
Estas baixas resolução de imagem são também usadas noutros países para canais de pouca importancia ( Teleshoping ou canais livres) nunca em canais Nacionais.

ora bolas, tou a pagar quase 100 euros à PT para ver canais numa resolução que só serve para clips da internet?... Isto é ridículo, não só ficamos pior servidos no digital do que no analógico como ainda por cima nem pensar usar ecrãs grandes, para quê se somos servidos por imagem ABAIXO de PAL?...

>:(

Apenas para registar que as transmissões PAL analógicas tem uma resolução de ~350 × 576 linhas, pelo que qualquer uma das resoluções que são referidas para transmissões digitais, excedem a referida resolução.

Cumps

miguelbarroso
05-01-2007, 14:43
Não faz sentido falar em nº de pixels horizontais em sinais analógicos... os sistemas analógicos definem-se por nº de linhas.
se por um lado sim, a resolução horizontal do sistema PAL é reduzida, a qualidade da imagem é francamente degradada se se fizer a passagem de PAL analogico 576 linhas para PAL digital 350x576, e só depois para 720x576... A qualidade de imagem é notóriamente superior se a conversão de analógico para digital for feita logo para 720x576.

RS
05-01-2007, 15:07
Não faz sentido falar em nº de pixels horizontais em sinais analógicos... os sistemas analógicos definem-se por nº de linhas.

Sim, não faz, e por isso é que a resolução que indico é de ~350 (o símbolo ~ significa aproximadamente).

E já agora porque é que referes a dupla conversão ? É que me parece altamente improvável que qualquer codificador MPEG2 utilizado por operadores faça o que referes.

De qualquer das formas, não me parece que o culpado da má imagem que alguns se queixam da TVcabo digital (eu acho que dependendo dos canais e dos programas existe de tudo e aí parece-me que o único culpado não é a TVcabo), esteja relacionada com as resoluções.

Aliás posso adiantar que comparando a transmissão digital vs analógica, a minha preferência vai quase sempre para a digital. A única excepção são os programas emitidos em PalPlus. Aí em analógico não há hipótese.

Cumps

miguelbarroso
05-01-2007, 15:47
a segunda conversão é feita depois na box... ou seja, eles codificam para digital a 480x576, ou 350x576, ou whatever e enviam o sinal, e depois a box converte para 720x576 e por fim para analógico novamente (ou directamente para analógico, isto não sei como se processa efectivamente), isto porque as boxes ainda não têm saídas digitais.

O que é certo é que se fosse apenas analógico (576 lin) -> 720x576 -> analógico (576 lin) a qualidade era francamente superior a analógico (576 lin) -> 400x576 -> analógico (576 lin)

RS
05-01-2007, 16:04
O que é certo é que se fosse apenas analógico (576 lin) -> 720x576 -> analógico (576 lin) a qualidade era francamente superior a analógico (576 lin) -> 400x576 -> analógico (576 lin)

Será ?

Onde eu queria chegar era que mesmo uma codificação MPEG2 em 480x576 é suficiente para captar todo o detalhe existente no PAL analógico. O mesmo se aplica a uma codificação em 540x576 já inventando um pouco. Codificando em 720 x 576 apenas se está a inventar ainda um pouco mais.

Nota: Compressões à parte.

Cumps

miguelbarroso
05-01-2007, 16:14
pois, esse capítulo das compressões é que ainda é mais grave... :lalala:

RS
05-01-2007, 16:26
pois, esse capítulo das compressões é que ainda é mais grave... :lalala:

Ora aí está. Na minha opinião é um dos problemas, se bem que não seja o único.

Convém não esquecer que alguns programas fonte (em PAL analógico) nem sequer tem 576 linhas para começar. E num display de 42" ou mais é um verdadeiro nojo. E aí a culpa não é da TVcabo, mas sim das estações de televisão. Depois queremos que a TVcabo faça milagres.

Não sou defensor da TVcabo, antes pelo contrário. Mas tão não critico sem razão.

Cumps

Jonaac
05-01-2007, 21:32
Mas tão não critico sem razão.

Desculpa mas estamos ou não a receber emissões abaixo da norma PAL, quando nos é prometido melhor imagem, e comprimido de uma forma que parece que estamos a ver filmes na net? Isso não é razão para nos queixar-mos? Esses conformismos e racionalizações só ajudam os que não respeitam os clientes, temos tanta razão em nos queixar-mos que a própria TVCabo está a tentar expandir a qualidade da rede e em testes para uma nova Powerbox, não podem continuar a perder clientes que tenham o mínimo de exigência e equipamento que não podem explorar.

Falp
06-01-2007, 09:56
E isso não acontece com os outros fornecedores também...? :lalala:

Jonaac
06-01-2007, 10:55
Claro, mas não é a eles que estou a dar quase 100 euros por mês ;D

Falp
06-01-2007, 11:22
Por 100€ tinham de me limpar a casa... :-P

sealight
06-01-2007, 20:28
Eu não tenho o pacote FUNtastic mas quem tem diz que agora é muito fácil perceber o que a TV cabo faz aos canais para que muitos deles tenham aquela qualidade de imagem mázinha que todos conhecemos (excessiva compressão + reduzida definição de imagem).

O Fox Life está agora também em emissão no lugar do SIC comedia e tendo o mesmo conteúdo, basta alternar enter os dois canais para ver a grande diferença que existe na qualidade de imagem.

A TVCabo já nem se dá ao trabalho de disfarçar.

http://foruns.netcabo.pt/index.php?showtopic=7314&st=15

Jonaac
06-01-2007, 22:13
Nesse tópico aparece a nova set top box como sendo um Thompson da série 8000 (8200 neste caso)

Isso é bom demais para ser verdade :o

http://www.thomson.net/EN/Home/MiniSites/BAP/Cable/ModelDetail.html?category=CAb_Set%20Top%20Box&model=DCI%208000

Não são muito diferentes das caixas do serviço HD da Sky, mas alterados para triple-play... Wow...

RS
08-01-2007, 10:20
Desculpa mas estamos ou não a receber emissões abaixo da norma PAL, quando nos é prometido melhor imagem, e comprimido de uma forma que parece que estamos a ver filmes na net? Isso não é razão para nos queixar-mos? Esses conformismos e racionalizações só ajudam os que não respeitam os clientes, temos tanta razão em nos queixar-mos que a própria TVCabo está a tentar expandir a qualidade da rede e em testes para uma nova Powerbox, não podem continuar a perder clientes que tenham o mínimo de exigência e equipamento que não podem explorar.

Vamos lá a ver:

- Eu sou daqueles (poucos, às vezes chamados de hereges !) que tem uma boa imagem da TVcabo, num display de 42". Não em todos os canais, mas pelo menos naqueles que eu gosto de ver.

- A má imagem em alguns canais, parece-me que é regra geral atribuída exclusivamente à TVcabo, quando não me parece que sejam os únicos culpados.
Por exemplo (e penso que já o referi aqui), a última novela da SIC tinha uma qualidade de imagem que era um verdadeiro nojo. Não tenho dúvidas que a resolução de transmissão era baixa. Culpa da TVcabo ? Não, para mim, culpa da SIC.

Eu também quero ainda uma melhor imagem. Não penses que não. Mas o problema é só um: falta de concorrência. Uma vez resovido este problema, todos os outros se resolverão.

Cumps

PJ
08-01-2007, 11:30
Será que a entrada da TVTel em Lisboa virá melhorar essa qualidade ? Ou será que a tão apregoada melhor qualidade, derivada da transmissão do sinal em fibra até casa do cliente, irá esbarrar com a má qualidade das emissões na origem :huum:
Com eles mesmo aqui à porta, estou indeciso se hei-de largar a tvcabo ou se só mudaram as moscas.
Alguém tem mais conhecimentos da entrada da TVtel em Carnaxide ?

Jonaac
08-01-2007, 12:18
Mas o problema é só um: falta de concorrência. Uma vez resovido este problema, todos os outros se resolverão.

Ok com isso concordo. Já viram a imagem que eu deixei aí em cima? Aquilo parece bom demais para ser verdade...