View Full Version : YSP-1000 ou YSP-1100
Olá pessoal,
Alguem ouviu estes sound projectors.
Será que são uma boa alternativa ao setup habitual de colunas frontais/central/trasera?
Gostava de ter as vossas opiniões.
soulriver
10-01-2007, 15:46
É sempre o mesmo a responder aos teus posts... Porque será? :P
Provavelmente porque tenho as mesmas dúvidas. Abri uma thread há uns tempos atrás a perguntar opiniões sobre o ysp-800, sony dav-x1, denon s-101, etc. As respostas foram poucas. Então decidi ir ouvir e consegui ouvir o sony, o ysp-800 e um philips hts-560 (penso eu) e destes todos, ao contrário da minha espectativa inicial, o que mais gostei foi de longe o sony. Entretanto sairam os novos modelos ysp-1000 e ysp-1100 e sony dav-x1v, x1g e x1r mas como os preços de qualquer destas opções são superiores a 1000€ decidi para já parar de procurar e esperar uns tempos (para amealhar uns trocos) pelo que ainda não ouvi nenhuma dessas novas versões.
No entanto falando do som do ysp-800 que ouvi, achei muito "abafado" e embora o surround funcionasse razoavelmente (era um espaço rectangular pequeno) nunca é igual a um verdadeiro sistema 5.1. Para além disso a falta de grave era notória pelo que um sub é indispensável para juntar ao sistema.
No meu caso em particular (que provavelmente não te vai ajudar a decidir nada) estou muito inclinado por comprar um sistema 5.1 da logitech por 330€ e juntar dinheiro para comprar um sistema completo AV mais tarde (quem sabe se já numa sala nova :D) mas a ir para um sistema com surround virtual seria pelo que tive oportunidade de ouvir o sony dav-x1v a minha opção.
Boas
Depende da configuração da tua sala se a sala é quadrada e com paredes o som é muito bom. Se tiveres por ex. uma porta para a varanda na sala então é melhor esquecer este tipo de solução, pois faz refração no vidro e dá som metálico.
Sugiro de longe mais um sistema AV estéreo.... :Yes:
aemarques
10-01-2007, 18:24
Já ouvi (e testei, está publicado...). O que posso dizer é isto: trata-se DE LONGE do melhor sistema de surround virtual do mercado.
O sistema funciona bem sozinho mas também pode ser ligado a um subwoofer. Para quem pretende uma solução simples e relativamente económica com ZERO cabos, é muito, mas mesmo muito bom. É ouvir para crer.
Contudo (há sempre um "mas"), a sua funcionalidade depende bastante da configuração da sala e da posição do televisor/projector de som e do sofá onde nos sentamos para ver/ouvir.
Outro "mas": o sistema é soberbo para filmes (bandas sonoras a partir de DVD) mas claramente desadequado para estéreo, onde deixa muito a desejar face a sistemas 2.1 com surround virtualizado. Mas estes últimos funcionam ao contrário: melhores em estéreo, muito pouco convincentes em surround...
É sempre o mesmo a responder aos teus posts... Porque será? :P
Provavelmente porque tenho as mesmas dúvidas. Abri uma thread há uns tempos atrás a perguntar opiniões sobre o ysp-800, sony dav-x1, denon s-101, etc. As respostas foram poucas. Então decidi ir ouvir e consegui ouvir o sony, o ysp-800 e um philips hts-560 (penso eu) e destes todos, ao contrário da minha espectativa inicial, o que mais gostei foi de longe o sony. Entretanto sairam os novos modelos ysp-1000 e ysp-1100 e sony dav-x1v, x1g e x1r mas como os preços de qualquer destas opções são superiores a 1000€ decidi para já parar de procurar e esperar uns tempos (para amealhar uns trocos) pelo que ainda não ouvi nenhuma dessas novas versões.
No entanto falando do som do ysp-800 que ouvi, achei muito "abafado" e embora o surround funcionasse razoavelmente (era um espaço rectangular pequeno) nunca é igual a um verdadeiro sistema 5.1. Para além disso a falta de grave era notória pelo que um sub é indispensável para juntar ao sistema.
No meu caso em particular (que provavelmente não te vai ajudar a decidir nada) estou muito inclinado por comprar um sistema 5.1 da logitech por 330€ e juntar dinheiro para comprar um sistema completo AV mais tarde (quem sabe se já numa sala nova :D) mas a ir para um sistema com surround virtual seria pelo que tive oportunidade de ouvir o sony dav-x1v a minha opção.
Aproveito para agradecer as tuas respostas.
É sempre bom saber que há alguem que partinha as nossas dúvidas!
Já ouvi (e testei, está publicado...). O que posso dizer é isto: trata-se DE LONGE do melhor sistema de surround virtual do mercado.
O sistema funciona bem sozinho mas também pode ser ligado a um subwoofer. Para quem pretende uma solução simples e relativamente económica com ZERO cabos, é muito, mas mesmo muito bom. É ouvir para crer.
Contudo (há sempre um "mas"), a sua funcionalidade depende bastante da configuração da sala e da posição do televisor/projector de som e do sofá onde nos sentamos para ver/ouvir.
Outro "mas": o sistema é soberbo para filmes (bandas sonoras a partir de DVD) mas claramente desadequado para estéreo, onde deixa muito a desejar face a sistemas 2.1 com surround virtualizado. Mas estes últimos funcionam ao contrário: melhores em estéreo, muito pouco convincentes em surround...
Onde é que posso encontrar o teste e fazer uma audição?
Obrigado pelas dicas.
soulriver
10-01-2007, 20:27
Peço desculpa ao hifibeg por usar a thread para colocar uma questão minha, mas como o assunto é o mesmo:
aemarques uma vez que ainda não tive oportunidade de ouvir os ysp's em questão, gostava de te pedir uma opinião. Estou inclinado para comprar umas logitech z-5500 e usá-las para desenrascar até ter maior disponibilidade financeira para um sistema completo (a questão de não poder ter 5 colunas assim a modos que desapareceu desde que as traseiras sejam pequenas e se possam arrumar se não estiverem a ser usadas. WAF a quanto obrigas :duh:). Achas que a qualidade dos ysp's aqui referidos em comparação com as logitech, que também conheces, justifica a diferença de preços?
aemarques
11-01-2007, 10:38
Peço desculpa ao hifibeg por usar a thread para colocar uma questão minha, mas como o assunto é o mesmo:
aemarques uma vez que ainda não tive oportunidade de ouvir os ysp's em questão, gostava de te pedir uma opinião. Estou inclinado para comprar umas logitech z-5500 e usá-las para desenrascar até ter maior disponibilidade financeira para um sistema completo (a questão de não poder ter 5 colunas assim a modos que desapareceu desde que as traseiras sejam pequenas e se possam arrumar se não estiverem a ser usadas. WAF a quanto obrigas :duh:). Achas que a qualidade dos ysp's aqui referidos em comparação com as logitech, que também conheces, justifica a diferença de preços?
Bem... A diferença de preços é aqui justificada sobretudo pela diferença de tecnologias usadas e de conceitos. A proposta da Yamaha é sobretudo lifestyle, no bom sentido do termo. A máquina é incrível para o que faz e tem tecnologia de processamento digital de sinais muito complexa. Acho que, para o que é, é até barato. Quando testei um primeiro protótipo ainda sem saber o preço, julguei que este iria ser muito superior e acabei por ficar supreendido.
A abordagem da Logitech é, de certa forma, mais convencional. É um sistema 5.1 com colunas separadas mas em que o sinal chega atrás sem fios. Dos produtos deste tipo que conheço (há também um kit topo-de-gama da Creative Labs) é dos que implementa melhor a solução e é um único que conheço em que não existe uma caixa receptora adicional atrás. O que costuma acontecer é que há um receptor atrás, que é ligado à corrente e que contém também o amplificador; depois, saem desta caixa os fios para cada uma das colunas traseiras.
O sistema da Logitech usa amplificadores e receptores separados em cada coluna, porque eles conseguiram resolver o problema de sincronismo do sinal (havia o problema de o sinal poder chegar a cada uma das colunas com um ligeiro desfasamento temporal). Uma mais-valia adicional é que a caixa emissora do sinal tem também descodificação DD e DTS, o que permite criar um sistema 5.1 budget completo (há um amplificador de quatro canais - três+subwoofer - alojado no subwoofer). Tanto que aquilo funciona que a Logitech conseguiu certificação THX, algo que eles garantem ter acontecido pela primeira vez para um sistema com colunas traseiras sem fios.
Resumindo, qualquer um dos dois sistemas representa bom "value for money", mas depende do que se pretende com cada um deles. O da Yamaha é para quem procura sobretudo elegância para conjugar com um ecrã LCD ou Plasma pendurado na parede; o da Logitech é mais interessante em termos de resolução 5.1 pura e também ao nível de pressão sonora, pois o Yamaha não incorpora subwoofer, embora possa ser ligado a um.
Já ponderaste um conjunto de colunas traseiras como o meu? Ou mesmo um surround completo assim? :luz:
Além das Anthony Gallo tens por exemplo as OrbAudio, mais baratas e igualmente discretas... :Yes:
http://www.orbaudio.com/index.asp?PageAction=Custom&ID=4
http://www.anthonygallo.co.uk/media/gallery.php
soulriver
11-01-2007, 10:59
obrigado pela resposta aemarques, no entanto o conjunto logitech que refiro por acaso é com fios. Estou inclinado para o z5500 em vez de z5450 visto que os cabos de alimentação também iriam ser um problema, e visto que consegui +/- contornar o factor WAF parece-me que as z5500 tenham argumentos superiores às z5450 e um preço semelhante.
Depois da tua explicação e visto que no meu caso pessoal a colocação do yahama iria ser dificil (visto que não pode ficar nem em baixo nem em cima da tv) acho que vou mesmo optar pela solução budget logitech (faço a festa com 330€) e vou começar a juntar trocos para mais tarde (1 a 2 anos) fazer um sistema de nivel superior, talvez com um receiver razoavel e colunas anthony gallo ou kef 3005...
Cumps,
soulriver
11-01-2007, 11:02
Já ponderaste um conjunto de colunas traseiras como o meu? Ou mesmo um surround completo assim? :luz:
Além das Anthony Gallo tens por exemplo as OrbAudio, mais baratas e igualmente discretas... :Yes:
http://www.orbaudio.com/index.asp?PageAction=Custom&ID=4
http://www.anthonygallo.co.uk/media/gallery.php
Obrigado pelas dicas em relação às Orb.
Tal como referi na resposta em cima essa abordagem implica ter muitos mais € disponiveis, e vai ser a minha abordagem, mas para não ficar sem AV até lá, vou comprar o kit logitech para "desenrascar" e começar a juntar € para av receiver, 5 colunas discretas e com design apelativo, e sub. Até lá vou andando atento aos classificados :P
OK
Disso não comprava de certeza, ou estéreo ou surround que valesse a pena...
soulriver
11-01-2007, 11:11
OK
Disso não comprava de certeza, ou estéreo ou surround que valesse a pena...
Compreendo. Estéro está fora de questão porque não ouço musica em casa. Uma vez que o € disponivel actualmente não permite sequer comprar a base do sistema surround (av receiver) optei por comprar "qualquer coisa que faça o serviço" e começar a juntar para fazer o tal sistema surround que valha a pena. As colunas logitech pelo que ouvi não são "más" e serão mais tarde aproveitadas para o escritório, pelo que me darão para passar 1 ano a ver filmes com menos qualidade (melhor do que o som da tv apenas) mas não serão dinheiro deitado ao lixo.
Compreendo. Estéro está fora de questão porque não ouço musica em casa. O que tem uma coisa a ver com a outra? :huum:
Tens duvidas que tens um melhor sistema AV estéreo pelo mesmo dinheiro? :lalala:
soulriver
11-01-2007, 11:30
FALP podes-me explicar melhor o teu ponto de vista? Ainda não percebi muito bem o que referes. Na tua opinião é melhor ver filmes com um sistema bom estéreo do que com o sistema 5.1 logitech é isso?
Caso seja isso, e embora o sistema estéreo não tenha a mesma envolvência, também acredito que a qualidade seja claramente superior, mas mais uma vez para o sistema estéreo terei que gastar mais de 330€ e só as colunas é que poderei re-aproveitar quando comprar o av receiver ficando portanto com um amp estéreo que não irei voltar a aproveitar.
Umas boas colunas dão-te mais envolvência que umas más em surround... mais que sabido... :-P
Um NAD L53 + duas Gallo mais sub por exemplo é um excelente sistema AV estéreo... :Yes:
E Amps estéreo compram-se e vendem-se com facilidade sem a desvalorização dos Amps AV...
aemarques
11-01-2007, 13:12
obrigado pela resposta aemarques, no entanto o conjunto logitech que refiro por acaso é com fios. Estou inclinado para o z5500 em vez de z5450 visto que os cabos de alimentação também iriam ser um problema, e visto que consegui +/- contornar o factor WAF parece-me que as z5500 tenham argumentos superiores às z5450 e um preço semelhante.
Depois da tua explicação e visto que no meu caso pessoal a colocação do yahama iria ser dificil (visto que não pode ficar nem em baixo nem em cima da tv) acho que vou mesmo optar pela solução budget logitech (faço a festa com 330€) e vou começar a juntar trocos para mais tarde (1 a 2 anos) fazer um sistema de nivel superior, talvez com um receiver razoavel e colunas anthony gallo ou kef 3005...
Cumps,
Já que estás numa de Logitech e pode ter fios, eu apostaria antes no modelo Z5400 e não no 5500. O 5400 é basicamente igual ao Z5450 mas com fios. E custam menos 100 euros...
Já ouvi quer as 5500, quer as 5450, e não gostei muito das 5500 - achei o subwoofer muito descontrolado e mal intergado com os satélites. Algo que não acontece tanto com as 5450/5400.
soulriver
11-01-2007, 15:42
Mais uma vez obrigado pelo esclarecimento e peço desculpa ao hifibeg por estar a monopolizar a thread dele, mas tenho mais uma questão aemarques.
Eu consigo as z5400 a 200€ online e as z5500 a 339€ na fnac, e o meu principal problema é que posso testar as 5500 e devolver caso não goste mas não posso devolver as 5400 portanto queria mesmo ter certezas antes de fazer a compra. Em termos de potência as 5500 são claramente melhores, mas achas que as 5400 fazem "melhor o serviço" e são a melhor opção certo? O comprimento dos cabos com que são fornecidas é grande, ou será facil comprar maior e ligar? (as colunas traseiras estarão a 7/8m talvez da fonte, e o sub a 2,5m)
Peço desculpa por tanta pergunta mas todas as opiniões ajudam à escolha.
aemarques
11-01-2007, 15:49
Sim, para os meus ouvidos, as 5400 são melhores. Mas isso é para mim...! Quanto a cabos, não me lembro como é que eles vinham ligados e se é possível trocá-los ou temos de usar os que vêm (neste caso, porque estariam ligados directamente ao interior dos satélites).
soulriver
12-01-2007, 10:25
Obrigado pela resposta aemarques. Tenho as 5500 lá em casa de momento e de facto a critica que lhes tinhas apontado parece correcta. Sinto o subwoofer como "não pertencendo ao conjunto", parece um pouco descontrolado o que faz com que o som não pareça integrado com os satélites (ao ouvir um dvd de musica parecia ter 2 fontes a tocar, uma que dava os médios e agudos e uma outra completamente diferente que só fazia boom, boom, boom). No entanto a qualidade sonora dos satelites surpreendeu-me pela positiva.
Mesmo assim gostava imenso de experimentar as 5400, mas só as poderia comprar se o cabo dos satélites traseiros fosse igual ao das 5500 e não consigo encontrar no google imagem nenhuma com essa ligação :(