PDA

View Full Version : Como conservar um Vinyl

nitro
12-01-2007, 04:44
Antes de colocar a minha questão, parece me bem contar, muito resumidamente como vim aqui parar...
Sou um jovem estudante universitario, nascido no meio da decada de 80. Como podem imaginar, na minha adoloscencia apanhei o Vinyl em queda, enquanto o CD conquistava mercado.
Longas são as discussoes sobre qual o melhor, CD ou Vinyl? Até à pouco tempo, nao tinha qualquer duvida, e a minha preferencia recaia para o CD. Hoje, que tenho lido bastante informação, ja nao tenho tanta certeza, tenho sim muitas duvidas. Já agora (imagino que estejam fartos desta conversa) podiam referir os principais pros e contras dos 2 sistemas?

O que recentemente me levou a interessar pelos antigos discos (e refiro me tambem aos de 78rpm), é q sendo um grande apaixonado pelo Fado de Coimbra (Canção de Coimbra) apercebime que muitas obras nunca foram reeditas em CD. Isto levou me a começar entao a colecionar Vinyl e os 78 rpm (o que nao é facil, dado a pouca oferta no mercado) e a ganhar um gosto e carinho especial por eles.
Ja começo a juntar alguns LPs e EPs, e é aqui que aparece a minha questão! Alguns discos encontrão se um pouco mal conservados. Tenho um que parece que serviu de base para um prato numa refeição qualquer, tal a quantidade de gordura que tem. :-/

Como jovem que sou, sem rendimentos proprios, infelizmente nao posso investir numa gira discos xpto, entao o meu grande objectivo neste momento é aplicar todas as minhas poupanças na aquisição de discos, em primeiro lugar. Em segundo, investir na sua conservação.

Em suma, tenho lido bastante informaçao a respeito da conservaçao do vinyl e dos shellac, e muitas vezes é bastante contraditoria, o que me deixa bastante confuso. Ha quem diga que se deve guardar os discos na vertical, outros dizem q deve ser na horizontal.... com isto fico sem saber o que fazer. :???

Peço entao a vossa opiniao...

Quanto à limpeza dos vinyl, estou a pensar em comprar o kit Knosti (havreá metodo de limpeza melhor?).
Em relação ao arquivar, nao sei se devo guardar los na vertical, ou na horizontal... e ando á procura de capas interiores em papel de arroz, e capas exteriores.

Obrigado pela vossa atençao.

vinilsuporter
12-01-2007, 19:40
Caro nitro

há várias maneiras de limpar discos, cada um tem a sua teoria o mesmo se passando no que à sua disposição em estante diz respeito.

eu dou-te o meu caso pessoal:
limpo os discos com uma solução de alcool isopropilico e água destilada (25% - 75%, mas pode ser perfeitamente 50% de cada). não uso máquinas de limpeza nem outros produtos.

deveria usar umas capas interiores anti-estáticas, mas ainda não houve dinheiro para tal dado serem bastante caras no nosso país. ficaram de me as trazer de espanha a metade do preço, mas faltaram á palavra.

colocação em prateleira: normal, ao alto, desde que fiquem apertados. as prateleiras não são muito afastadas umas das outras, de modo a que os discos não fiquem apoiados inclinados.

capas plásticas exteriores: compro aqui no porto ao kilo, a um preço simpático, pelo que saiem a cerca de 10 cêntimos cada.

josé mário

RuiRocha
12-01-2007, 19:59
"capas plásticas exteriores: compro aqui no porto ao kilo, a um preço simpático, pelo que saiem a cerca de 10 cêntimos cada."

Podes dizer onde??

vinilsuporter
12-01-2007, 21:04
caro rui rocha

ao pé da livraria do estado.

RuiRocha
12-01-2007, 21:14
ui vinil suporter :huum:
agora fintaste-me :duh: :duh:
estudei no porto mas num sei onde fica a livraria do estado!!!!!!

vinilsuporter
12-01-2007, 21:29
caro rui rocha

eu indico a morada, mas quero comissão.

não é o caso, mas já me apercebi que muita malta aqui no forum quer a papinha toda feita e não pode ser, as pessoas têm também de fazer um esforço e procurar as coisas (lista telefónica / net / serviços de informações, etc).

a casa que eu falo fica exactamente em frente à saída do centro comercial lumiere que existe a meio da rua josé falcão. é uma casa de plásticos muito velha, a porta de entrada assusta um bocado, mas é malta fixe.

os preços têm subido muito devido ao agravamento dos combustíveis que se acaba por refletir no preço do plástico. um kilo dá mais ou menos 50 a 56 capas de lp´s. o preço deverá agora andar à volta dos 3,50 euros a 4 euros (já lá não vou há algum tempo). também vendem para singles. a espessura é muito aceitável, eu enviei para o shade of pale algumas pelo que lhe podes pedir a opinião.

se quiseres comprar umas capas mais grossas, há umas à venda na retroparadise (rua do almada) mas não sei o preço actual. Têm o inconveniente de alguns LP´s por serem grossos não caberem na capa.
Eu só tenho umas 50 para guardar os meus LP´s de culto.

cumps

jose mario

RuiRocha
12-01-2007, 21:43
vinilsuporter :huum: :huum: :huum:
Tens toda a razão mas a boa vontade e compreensão das pessoas do norte (como nós) é que nos fazem ser cinco estrelas carago... :Yes: :Yes:

:worship:

shade_of_pale
12-01-2007, 23:06
caro rui rocha

eu indico a morada, mas quero comissão.

não é o caso, mas já me apercebi que muita malta aqui no forum quer a papinha toda feita e não pode ser, as pessoas têm também de fazer um esforço e procurar as coisas (lista telefónica / net / serviços de informações, etc).

a casa que eu falo fica exactamente em frente à saída do centro comercial lumiere que existe a meio da rua josé falcão. é uma casa de plásticos muito velha, a porta de entrada assusta um bocado, mas é malta fixe.

os preços têm subido muito devido ao agravamento dos combustíveis que se acaba por refletir no preço do plástico. um kilo dá mais ou menos 50 a 56 capas de lp´s. o preço deverá agora andar à volta dos 3,50 euros a 4 euros (já lá não vou há algum tempo). também vendem para singles. a espessura é muito aceitável, eu enviei para o shade of pale algumas pelo que lhe podes pedir a opinião.

se quiseres comprar umas capas mais grossas, há umas à venda na retroparadise (rua do almada) mas não sei o preço actual. Têm o inconveniente de alguns LP´s por serem grossos não caberem na capa.
Eu só tenho umas 50 para guardar os meus LP´s de culto.

cumps

jose mario

E eu só posso dizer que estou bastante satisfeito e agradecido pelas capas e ajuda do vinilsuporter, e só tenho pena de não conseguir contactar o meu amigo a proposito do g-d B1400, e assim tambem dar uma ajuda, mas vou tentando a ver se ele aparece ou atende. :Yes:

RuiRocha
24-01-2007, 20:29
caro vinylsuporter:

Boa noite acabei de chegar do porto e fui à "lojinha dos plasticos" tinhas razão pessoas de alguma idade mas bastantes simpaticas.

E as capas são cinco estrelas...

Não foi facil la chegar...
Tinha que ir à moreira da maia e depois fiz-me à estrada pro porto um taxista enganou-me chateado ia para recorer à rua Almada fui à retroparadise custavam €0.50 centimos cada uma fod--------- aproveitei e comprei uns albuns Frank Zappa, King Crimson, Tangerine Dream, Caravan, Moody blues............
e por descargo de consciencia perguntei ao rapaz que me atendeu onde ficava o c.c. lumiere e num era que era ali perto fui a butes e comprei 6Kgs :Yes: :Yes: :Yes:

Obrigado pela dica :worship: