PDA

View Full Version : Como conservar um Vinyl

nitro
12-01-2007, 04:44
Antes de colocar a minha questão, parece me bem contar, muito resumidamente como vim aqui parar...
Sou um jovem estudante universitario, nascido no meio da decada de 80. Como podem imaginar, na minha adoloscencia apanhei o Vinyl em queda, enquanto o CD conquistava mercado.
Longas são as discussoes sobre qual o melhor, CD ou Vinyl? Até à pouco tempo, nao tinha qualquer duvida, e a minha preferencia recaia para o CD. Hoje, que tenho lido bastante informação, ja nao tenho tanta certeza, tenho sim muitas duvidas. Já agora (imagino que estejam fartos desta conversa) podiam referir os principais pros e contras dos 2 sistemas?

O que recentemente me levou a interessar pelos antigos discos (e refiro me tambem aos de 78rpm), é q sendo um grande apaixonado pelo Fado de Coimbra (Canção de Coimbra) apercebime que muitas obras nunca foram reeditas em CD. Isto levou me a começar entao a colecionar Vinyl e os 78 rpm (o que nao é facil, dado a pouca oferta no mercado) e a ganhar um gosto e carinho especial por eles.
Ja começo a juntar alguns LPs e EPs, e é aqui que aparece a minha questão! Alguns discos encontrão se um pouco mal conservados. Tenho um que parece que serviu de base para um prato numa refeição qualquer, tal a quantidade de gordura que tem. :-/

Como jovem que sou, sem rendimentos proprios, infelizmente nao posso investir numa gira discos xpto, entao o meu grande objectivo neste momento é aplicar todas as minhas poupanças na aquisição de discos, em primeiro lugar. Em segundo, investir na sua conservação.

Em suma, tenho lido bastante informaçao a respeito da conservaçao do vinyl e dos shellac, e muitas vezes é bastante contraditoria, o que me deixa bastante confuso. Ha quem diga que se deve guardar os discos na vertical, outros dizem q deve ser na horizontal.... com isto fico sem saber o que fazer. :???

Peço entao a vossa opiniao...