PDA

View Full Version : Upgrade a giradiscos

goncas_pt
13-01-2007, 23:26
Primeiro que tudo devo apresentar-me a vós, já que acabo de me inscrever neste forum e este é o primeiro tópico criado por mim.
tar
Comecei na vida do Hi-fi há muitos anos, desde que o meu pai comprou um sistema "hi-fi" da Sanyo (um três em um - giradiscos, leitor de K7 e rádio) - tinha eu uns 10 - 11 anos. Antes tinhamos um simples giradiscos BSS (British Sound System) com alimentador automático de vinis - o que eles inventavam nessa altura...
Cedo reparei que aquele som não era bem aquilo que eu gostava. Faltava tudo: baixos, médios, agudos, qualidade... especialmente no giradiscos. Logo comecei a desmontar o aparelho, as colunas, alterei o prato para um de vidro, mudei a cabeça, mudei de colunas (aí tive a maior surpresa de todas... aquela aparelhagem até dava qualquer coisa de jeito - eram umas Tannoy 611 da série Sixties. Entretanto comecei a devorar as revistas Audio, nas bancas :lalala: tá claro, pois os $$$ eram realmente muito poucos.

Passados alguns anos, comecei a trabalhar e comecei a montar um sistema básico para a minha primeira casa. Assim acolhi um NAD C352 para alimentar umas KEF CODA 7SE, um NAD C524 como leitor de CD's, um leitor/gravador de K7s da Technics que ainda possuia o filtro dbx (a referencia é muito complicada para me lembrar e não o tenho à minha frente) e um giradiscos OMNITRONIC (aquela imitações rascas do Technics 1200 MK2 para discotecas) barato na altura (por volta dos 35.000$) e com a "facilidade" de poder trocar facilmente a shell. Fui, entretanto, adquirindo algumas agulhas de diversas marcas - todas de baixo preço (SHURE, GOLDRING e AUDIO TECNICA) sempe à procura do Santo Grall - barato e bom. Cheguei a um compromisso de umas SHURE para música boom-boom-boom e uma Goldring M1006 para a música mais calma. Quanto a cabos de coluna uso, de momento, uns SUPRA. Os cabos de interligação uso uns PERCOM AK1115 (de audio digital balanceado) com fichas RCA da NEUTRICK.

Tenho a noção que este sistema é uma "aberração" perante todos os componentes e sistemas de uma grande parte dos membros deste forum, no entanto as prioridades financeiras da minha família não dão para granddes voos, pelo menos por enquanto.

Não obstante as limitações financeiras, estou neste momento interessado a fazer um upgrade aos dois elementos mais fracos do sistema: as colunas (sinto-as pouco abertas nas altas frequências e com alguma coloração de caixa - não se pode pedir muito a umas colunas que me custaram 25.000$ - 125€ já há uns 5 - 6 anos - mesmo com bicablagem (o modelo SE tinha possibilidade de bicablagem)) e o giradiscos (para música dita de discoteca é bom mas para ouvir música clássica, jazz ou outra que produza muitas notas longas nas médias freq. já mostra a instabilidade do motor, o ruído introduzido pelo motor é notório e acredito que a cablagem interna não deva ser a melhor, para não falar no prato "leve" e eixo com muita inércia).

Já tive a oportunidade de ouvir umas B&W CM1 e quase chorei: parece que troquei o sistema para um do triplo do preço! Todo o som se abriu, ficou mais solto e ao mesmo tempo mais encorpado. Estou à espera de um par dessas para a minha pessoa. Noe ntanto já me disseram que devia experimentar umas colunas hi-fi (não monitoras) maiores pois a sala poderia "aguentar" com elas (a sala tem mais ou menos 5 x 4 m na área de escuta/TV). Embora tentado, penso também que o espaço que tenho para as colunas não permite expandir-me para colunas de chão e a minha mulher teria um ataque de nervos ;D. Também existe o factor vizinhança... vivo num prédio com vizinhos em ambos os lados e por cima. Acho que aquelas CM1 foram feitas para mim.

Quanto ao giradiscos, a escolha é limitada pelo orçamento. Para o conjunto completo (base, braço e agulha) não queria gastar mais que 1000€. Ouço de tudo, desde techno até música clássica. É claro que gostaria que tocasse melhor para música tipo Dire Straits, Dead Can Dance, Jazz, MadreDeus... Gosto daquela sensação de um som quente e envolvente por cima dum silêncio frio...
Candidatos: Rega P3 e Project Debut 3. Sinceramente, e depois de ter lido alguns tópicos relacionados, o Rega P5 seria uma boa escolha mas passa o orçamento. Não conheço outras alternativas que se enquadrem nas minhas necessidades. Já fui aliciado para o verdadeiro Technics 1200 MKII Direct Drive... Não o conheço e não tenho oportunidade de testa-lo especialmente para os meus maiors receios: estabilidade e introdução de ruído pelo motor e alimentação, para não falar na qualidade da cablagem interna.

Agradeço desde já as sugestões e críticas. Como ainda jogo num campeonato da "terceira divisão" a minha capacidade de arranjar equipamento para demo em casa é muito limitada por isso tenho de me seguir pelo que ouço nas salas de escuta, bem tratadas sonoramente e onde quase tudo soa bem, com cabos de toneladas de €,...

Tratamento da sala e cabos serão tópicos que criarei de seguida.
Vou, entretanto, ler o que por aqui se fala sobre esses assuntos.

Os melhores cumprimentos audiófilos.

Naka
14-01-2007, 04:45
É facil!!!!!!
Para gira-discos + braço + celula: clearaudio emotion + clearaudio satisfy + dynavector dv-10x5 (tudo é do mesmo importador logo é imperativo um bom desconto P.P. ;D )

Ou ainda as celulas:
-denon dl-103
-benz-micro gold mc

Qualidade a todos os niveis para durar :Yes:

shade_of_pale
14-01-2007, 05:37
Ou entao o Rega P3 que ja traz braço RB300 e uma celula Dynavector 20 XL conjunto que tao feliz me fez, e que guardo saudades, e com um som mesmo muito bom.

A Dyna 20XL e muito boa, e eleva o som do P3 para niveis ja muito apreciaveis.

goncas_pt
14-01-2007, 15:04
Ou entao o Rega P3 que ja traz braço RB300 e uma celula Dynavector 20 XL conjunto que tao feliz me fez, e que guardo saudades, e com um som mesmo muito bom.

A Dyna 20XL e muito boa, e eleva o som do P3 para niveis ja muito apreciaveis.

Esse conjunto já me foi apresentado, pelo menos por telefone. Já visitei a AudioTeam mas, de momento, não têm o P3 pois este está a ser alvo de algumas alterações na base pelo que só lá para Fevereiro é que o poderei ouvir. Creio que tb. são eles os representantes da Dynavector portanto estou "em casa". Ouvi sim o P5 com a versão High Level duma Dynavector e gostei muito do som para o tipo de música "calma". Já com o albúm do Roger Waters - "Radio KAOS" uma das minhas referências para música pop - rock, que no meu sistema soa com garra e uma batida impressionante (embora não nos baixos baixos), neste sistema (amplificador e colunas de chão da REGA) o Roger apareceu meio perdido no meio dos instrumentos e a bateria tb. Tenho de dar uma segunda hipótese...

É facil!!!!!!
Para gira-discos + braço + celula: clearaudio emotion + clearaudio satisfy + dynavector dv-10x5 (tudo é do mesmo importador logo é imperativo um bom desconto P.P. ;D )

Ou ainda as celulas:
-denon dl-103
-benz-micro gold mc

Qualidade a todos os niveis para durar :Yes:

Este equipamento tb é da AudioTeam, correcto? Vou marcar uma visita para ouvi-lo.

O meu obrigado pelas vossas sugestões.

Já agora, quanto a cabos de interligação entre o gira-discos e o pré (no meu caso tenho o da NAD - simples, barato e considerado muito bom e faz MM e MC) qual os cabos aconselhados? Como disse agora uso uns da área profissional que são utilizados para ligações de áudio digital AES/EBU. Têm uma resposta nas altas frequências boa (tem de ter para passar os streams de audio digital) já em baixas, muito sinceramente, não sei. Já experimentei uns da MonsterCable para giradiscos mas pareceram-me um pouco fechados nos agudos.

Naka
15-01-2007, 14:39
Humm... também merecias um pré-phono bem melhor! Existem boas propostas na secção de classificados :Yes:

Mr.Bruns
16-01-2007, 12:55
Boas já que está a procura de gira-discoa com preços jeitosos, tenta entrar em contacto com a JM audio e experimenta também um torens eles também entram neste campeonato e raramente são falados aqui. Em relação ao technics é bom mas não vais acrescentar muito ao teu sistema porque ele foi concebido para bum bum e scratch e pouco mais.
Quanto a pré phono o teu nad é jeitoso para o preço que tem mas experimenta um pro-ject tube box ou um creek ou um musical fidelity ou algo dos classificados e provavelmente vai surpreender-te.

Mozartiano
16-01-2007, 18:58
Muito bem vindo Goncas, :Yes: :salute:

Vou ser rápido, mas preciso.Sem dúvida que em termos de colunas monitoras as BW CM1, penso que serão do melhor que o mercado oferece, atendendo ao preço e ás suas preformance óbviamente.
Quanto ao prato, penso que já se falou aqui no Clearadio Emotion, penso que está correcto, o P3 sem dúvida que é um prato bastante razoável, pois já vem com braço RB 300 penso eu. Mas se permite se calhar valerá apena esperar que a sua disponibilidade financeira se solidifique e avançe para um P5, pois é uma grande máquina, está entre os melhores da Rega, ou seja entre o P7 e o P9, comop é óbvio terá algumas diferenças, poucas, mas valerá a pena, pois poderá até equipá-lo com uma cabeça de melhor desempenho, pois isso é sempre vantajoso, do que gastar fortunas num prato e depois a roupa que o veste é de má qualidade. Não adianta. Esta é meinha modesta opinião, mas melhor do que ninguém a AudioTeam ( O jorge Alves, ou o Pombo ), passo agora a ''publicidade'', serão as pessoas o:)certa para o esclarecer.

Abraço e bem vindo :Yes: