View Full Version : Tweaks
Boas...Muitas vezes questionamos a capacidade dos nossos equipamentos e raramente pensamos que daquela "laranja" ainda é possivel extrair algum sumo. Pensamos imediatamente em trocar de equipamento, para "teoricamente" melhor, mas nem sempre...Pouco percebo de electrónica e o ferro de soldar para mim é um artefacto estranho, gostaria de saber se é possivel melhorar os equipamentos (os meus em particular), que melhorias poderia esperar e claro quem o poderá fazer?
Ps - Não se o post esta no tópico correcto, mas arrisquei..
Abraço
highlander
17-01-2007, 13:59
Prof, neste forum esse tema do tweaking ou modificações ao equipamento não é muito comentado.
Eu pessoalmente penso como tu. Tanto assim que toda a electrónica (leitor de dvd, receiver a/v e amplificador) do meu sistema foi modificada.
Nos leitores de cd/dvd as modificações que normalmente se fazem é substituição do clock, melhoria da fonte de alimentação e andar de saida analógico.
Nos amplificadores/receivers a intervenção com mais impacto sonoro é ao nível do andar de pré-amplificação.
Respondendo à tua pergunta, todo o equipamento é passível de ser melhorado e na minha opinião com ganhos superiores aos que conseguirias se gastasses o mesmo na aquisição de material novo.
Mas isto é a minha opinião.
Creio que o que o Prof queria era que quem tivesse feito algum truque o comentasse
highlander
17-01-2007, 15:00
Como ele fala em ferro de soldar deduzo que se esteja a referir a modificações do tipo troca de componentes electrónicos originais por outros de melhor qualidade, e outro tipo de melhorias que não apenas aqueles tweaks de substituir os cabos de alimentação, pôr uns pés XPTO, .... (isso é que são os truques)
Exactamente, coisas acessíveis a qualquer. Pôr um ferro de soldar nos circuitos actuais nao está ao alcance qualquer com PCBs de varias capas, SMD, etc.
Mas o Ken Ishiwata conseguia coisas magníficas com mudar quase só condensadores. As versoes KI da Marantz aí estao para o demonstrar.
highlander
17-01-2007, 16:50
As alterações feitas ao meu equipamento foram-no por uma pessoa que percebe do assunto. Eu nunca me iria meter a fazer uma coisa dessas.
Se o Prof quiser (não sei de onde é) posso-lhe dar o contacto dessa pessoa que me fez as modificações (é da zona de Lisboa).
Boas...A perpspectiva é exactamente como a que descreves highlander,não considero mudar cabos um tweak, mas sim uma escolha acertada, estava a falar em mexer na electrónica dos bichos, mudar o que lá esta mal feito (e em alguns existe mm muita coisa a fazer). A minha ideia é exactamente mudar para melhor sem ter de trocar de equipamento, lá esta o ganho sonoro face ao investimento. Sou da margem sul, e agradecia, de qq das formas gostaria de saber se os tweaks (para quem os têm) significaram ganhos sonoros assinaláveis.
FMoreira
17-01-2007, 22:29
Em tempos tive um amp da Denon, que em determinada altura, achei que os condensadores já não deviam estar muito famosos, como tinha que os substituir, optei por pôr "Black Gate", parecia um aplificador competamente diferente, para melhor claro...
Agora, não faço a minima ideia se este tipo de coisas resulta em todos os equipamantos, imagino que em alguns casos (ou se calhar na maioria...) os de fábrica já serão muito bons ou até melhores do que os conseguiremos comprar...
highlander
18-01-2007, 00:51
Essa ideia de que quando se compra um equipamento de certa marca (high-end) o material utilizado é o melhor que há por vezes nem sempre acontece.
Eu posso dar o exemplo do que aconteceu com o Krell KAV 300iL (amp integrado) que comprei já depois de ter feito as modificações no meu receiver a/v duma marca (Yamaha) que de acordo com a maioria das pessoas não é muito "musical".
O Krell tem a possibilidade de definir numa entrada o by-pass ao andar de prévio, funcionando assim apenas como power.
A pessoa que me fez as modificações ao equipamento veio aqui a casa e fizemos o seguinte teste:
- ligamos a saida digital (coaxial) do leitor de dvd ao receiver, que tinha os pre-out dos canais frontais ligados ao Krell; o receiver funcionava como simples pré-amplificador (DSP desligado);
- ligamos depois as saidas analógicas do leitor de dvd ao Krell (simples sistema stereo: fonte -> amp integrado);
Sabes qual foi o resultado? O Yamaha ganhou. Como prévio tocava melhor que o Krell, mesmo com o défice de ter de fazer uma conversão do sinal digital para analógico antes do pre-out.
Perante esta situação o que é que muita gente provavelmente faria? Venderia o Krell e iria tentar comprar um integrado melhor. No meu caso, pedi a essa pessoa que me mexesse no Krell. Quando voltou cá para casa escusado será dizer que passou a tocar muito melhor que o Yamaha.
gorogoro
18-01-2007, 10:52
Essa ideia de que quando se compra um equipamento de certa marca (high-end) o material utilizado é o melhor que há por vezes nem sempre acontece.
Eu posso dar o exemplo do que aconteceu com o Krell KAV 300iL (amp integrado) que comprei já depois de ter feito as modificações no meu receiver a/v duma marca (Yamaha) que de acordo com a maioria das pessoas não é muito "musical".
O Krell tem a possibilidade de definir numa entrada o by-pass ao andar de prévio, funcionando assim apenas como power.
A pessoa que me fez as modificações ao equipamento veio aqui a casa e fizemos o seguinte teste:
- ligamos a saida digital (coaxial) do leitor de dvd ao receiver, que tinha os pre-out dos canais frontais ligados ao Krell; o receiver funcionava como simples pré-amplificador (DSP desligado);
- ligamos depois as saidas analógicas do leitor de dvd ao Krell (simples sistema stereo: fonte -> amp integrado);
Sabes qual foi o resultado? O Yamaha ganhou. Como prévio tocava melhor que o Krell, mesmo com o défice de ter de fazer uma conversão do sinal digital para analógico antes do pre-out.
Perante esta situação o que é que muita gente provavelmente faria? Venderia o Krell e iria tentar comprar um integrado melhor. No meu caso, pedi a essa pessoa que me mexesse no Krell. Quando voltou cá para casa escusado será dizer que passou a tocar muito melhor que o Yamaha.
A qustão é (ou as questões): Quanto te custaram essas alterações? Como chegaste a um "jeitoso" que faz modificações em stereos e já agora que tipo de modificações é que ele faz?
highlander
18-01-2007, 15:24
Quanto a valores posso dizer que, por equipamento, gastei em média o equivalente a material novo de gama média (entre 400 e 500 €). Nunca ouvi fontes ou amplificadores nesta gama de preços que tocassem como o meu sistema toca agora. Por isso considero que fiz um bom investimento.
Como o conheci? Bem, depois de matutar um pouco, lembrei-me de usar um recurso muito simples (na altura ainda grátis) e que permitia chegar a muita gente ao mesmo tempo: a secção de classificados do site da Audio.
Pus um anúncio a solicitar a ajuda de alguém com conhecimentos de electrónica a nível do audio/hi-fi para efectuar algumas alterações no meu leitor de dvd (sim, na altura apenas estava interessado em trocar o clock do leitor) e à noite tinha um e-mail de resposta.
As alterações que ele faz são essencialmente a troca dos componentes de origem por outros de melhor qualidade, um pouco o que o FMoreira conta quanto ao amp Denon que tinha.
Aliás, com excepção da fonte e das colunas, o resto do sistema (pré-amplificador e amplificador) desta pessoa que me fez as alterações ao equipamento foi construido por ele.
De resto, a porta de minha casa está aberta para aqueles que quiserem ouvir os resultados e comparar com outras coisas que já ouviram.
gorogoro
18-01-2007, 15:46
Quanto a valores posso dizer que, por equipamento, gastei em média o equivalente a material novo de gama média (entre 400 e 500 €). Nunca ouvi fontes ou amplificadores nesta gama de preços que tocassem como o meu sistema toca agora. Por isso considero que fiz um bom investimento.
nao percebi, 400€/500€ foi quanto ele te cobrou???
Qual o preço final do equipamento então? (preço de compra + preço das alterações = ?????)
highlander
18-01-2007, 19:09
Digamos que, no caso do leitor de dvd e receiver a/v, o valor das modificações rondou 75% do preços dos equipamentos em novos.
. leitor dvd - preço final: +/- 1000 €
. receiver - preço final: +/- 1200 €
A modificação do leitor de dvd foi só 250 € mas há que adicionar o custo do clock e respectiva fonte de alimentação (à roda de 200 €).
Mesmo para o ganho foi um tweak carote...será que compensou mesmo :???
Comparas o ganho com que fonte nos dias de hoje...a titulo de exemplo... ie, o que achas que terá o mesmo desempenho nos dias de hoje?
highlander
19-01-2007, 01:40
Tal como já havia referido no início, as modificações do equipamento não têm aqui no fórum muitos adeptos, como se pode comprovar pelas poucas intervenções neste tópico.
Por isso também não vou estar aqui a batalhar muito para defender a minha dama. O sistema está em minha casa para eu desfrutar do som, que considero muito bom (para o meu gosto). Por isso aquilo que se gasta para o atingir é sempre relativo. Como também não tenho planos de o substituir, considero que fiz um investimento e que será para amortizar ao longo do tempo.
Quanto a referências de comparação não tenho muitas. Mas posso dizer que não me impressionou em termos de detalhe, dinâmica, presença um sistema que ouvi na Imacústica composto por um sistema stereo da Krell Evolution One + Evolution Two + SACD Standard c/ colunas ProAc D100. Impressionava realmente o nível sonoro e a dimensão do palco mas naqueles pormenores que te fazem sentir a música como se fosse algo palpável mesmo ali à nossa frente, com uma perfeita colocação dos músicos e das vozes, o detalhe dos vários instrumentos, não me deixou a salivar. Isso eu também sinto em minha casa.
Quando andei a ouvir algumas colunas antes de optar pelas Epos, fui à Transom e tive a oportunidade de ouvir 2 sistemas: B&W 705 c/ Linn Ikemi + amp integrado Rotel (acho que era o RA102) e umas 805S com Classé Delta Series. O 1º não me entusiasmou; o 2º já era outra loiça mas, para os meus ouvidos, estará ao nível do meu sistema.
João Lopes
08-02-2007, 12:58
Ó Highlander...o que me parece é que o teu leitor de DVD tem DACs muito inferiores aos do yamaha.
highlander
08-02-2007, 14:29
Ó João Lopes... se assim fosse continuaria a tocar pior ligado ao Krell depois de modificado, não achas???
Ah, já agora o leitor dvd é o Sony NS900V. Não creio que os DAC's façam muita diferença.
De qualquer modo, o teste mais fiável, teria sido analógico com analógico.