PDA

View Full Version : NAD S300 e a bobina...

Pato
17-01-2007, 22:58
(...)A capacidade á saída de um amplificador reduz a margem de fase (a inductância o contrário), logo a maioria dos fabricantes para se proteger dos cabos capacitivos introduz à saída dos amplificadores pequenas bobinas com núcleo de ar. Voçes estavam preocupados com a inductancia? 99% dos amplificadores solid state tem bobinas na saida! :duh: Muitos de voçes sabem que os Naim não se podem usar com outro tipo de cabo se não os da marca é por este motivo: não tem bobina na saida(nos amplificadores que desenho tb não uso bobina).(...)

Bobina... onde está, como se tira, que implicações tem, o "carro pode continuar a circular"? :huum:

Pegando no S300, o que achas que se pode melhorar? Pergunta dirigida ao Solid State e ao resto da comunidade! :Yes:

edrdp
18-01-2007, 11:07
Olá,
A bobine esta exactamente depois dos transistores saida e normalmente antes do relé protecçao e é facilmente indentificavel pois tem normalmente aí uns 1,5 x 1cm é feita com fio esmaltado envernizado,por vezes tem tambem uma resistencia de potencia em paralelo com a dita, penso k tem tambem uma função de limitaçao de banda passante do aplificador ai pelos 100khz.e comparado as bobines (muito maiores e com mais indutancia) que "apanha" nos crossovers das colunas é quase insignificante.
E para saber se melhora não ha como experimentar.
Para a tirares tens de usar um ferro de soldar e substituir por um "shunt" um bocado de cabo de coluna de qualidade serve perfeitamente.

aemarques
18-01-2007, 11:57
(...)A capacidade á saída de um amplificador reduz a margem de fase (a inductância o contrário), logo a maioria dos fabricantes para se proteger dos cabos capacitivos introduz à saída dos amplificadores pequenas bobinas com núcleo de ar. Voçes estavam preocupados com a inductancia? 99% dos amplificadores solid state tem bobinas na saida! :duh: Muitos de voçes sabem que os Naim não se podem usar com outro tipo de cabo se não os da marca é por este motivo: não tem bobina na saida(nos amplificadores que desenho tb não uso bobina).(...)

Bobina... onde está, como se tira, que implicações tem, o "carro pode continuar a circular"? :huum:

Pegando no S300, o que achas que se pode melhorar? Pergunta dirigida ao Solid State e ao resto da comunidade! :Yes:

Tu não consegues estar quieto... Já estás a tentar estragar o amplificador... :eheheh:

SergioRZ
18-01-2007, 12:00
Interessante era saber-se para que servem essas bobinas e porque são usadas em quase todos os amps... e já agora, o mesmo se pergunta em relação às bobinas dos xovers das colunas... :Yes:

FReis
18-01-2007, 12:14
Interessante era saber-se para que servem essas bobinas e porque são usadas em quase todos os amps... e já agora, o mesmo se pergunta em relação às bobinas dos xovers das colunas... :Yes:

O solid-state já explicou que essas bobines protejem o amplificador da capacitância dos cabos, ou seja se tirarem as bobines só podem usar cabos do tipo dos falados.
Nos crossovers servem para separar as frequências que são distribuidas para os diferentes drivers.

SergioRZ
18-01-2007, 12:20
Se no crossover separam frequências... não poderão ter uma função semelhante (e intencional) nos amps? Definir limites de frequências ou modos de roll off?

Se o problema for apenas a capacitância dos cabos, não vejo porque é que os fabricantes (como parece fazer a Naim) não recomendariam o uso de cabos com capacitância inferior a X. Os fabricantes de cabos prontamente disponibilizariam cabos com essa conformidade... E estava o problema resolvido, custos mais baixos para os fabricantes de amps por usarem menos uns componentes, e para quem fabrica cabos era igual :Yes: Porque não o fazem? Deve haver motivos...

Solid State One
18-01-2007, 17:27
Se no crossover separam frequências... não poderão ter uma função semelhante (e intencional) nos amps? Definir limites de frequências ou modos de roll off?

Se o problema for apenas a capacitância dos cabos, não vejo porque é que os fabricantes (como parece fazer a Naim) não recomendariam o uso de cabos com capacitância inferior a X. Os fabricantes de cabos prontamente disponibilizariam cabos com essa conformidade... E estava o problema resolvido, custos mais baixos para os fabricantes de amps por usarem menos uns componentes, e para quem fabrica cabos era igual :Yes: Porque não o fazem? Deve haver motivos...

Normalmente não porque estamos a falar de valores muito baixos de inductancia... O unico motivo dele serem usadas são os cabos capacitivos... Para um mal, arranjamos um mal ainda pior o que é tipico desta industria tão peculiar.

É uma modificação facil de fazer, mas normalmente não recomendo mexer em aparelhos tão caros...

rick

Pato
19-01-2007, 14:30
(...)É uma modificação facil de fazer, mas normalmente não recomendo mexer em aparelhos tão caros...

:'( Estás a discriminar o meu amplificador... :'(

Aceito a tua recomendação, mas se por hipótese fizesse essa alteração, que resultados podia esperar?

Que alterações pequenas são possíveis fazer?

Solid State One
19-01-2007, 15:19
(...)É uma modificação facil de fazer, mas normalmente não recomendo mexer em aparelhos tão caros...

:'( Estás a discriminar o meu amplificador... :'(

Aceito a tua recomendação, mas se por hipótese fizesse essa alteração, que resultados podia esperar?

Que alterações pequenas são possíveis fazer?

Eu posso mostrar-te a diferença entre ter bobina e não ter! É relativamente facil de demonstrar aqui no meu sistema, basta apareceres aqui em moscavide...

Não conheço bem o amplificador por dentro. Já vi fotos mas pouco mais que isso. Nada como dar uma vista de olhos nele :lalala:...

rick

Pato
19-01-2007, 15:27
És de Moscavide??? Somos vizinhos, sou dos Olivais! :Yes:

Epah, mas não me vais fazer levar os 30Kg às costas pois não? Trocamos visitas se estiveres de acordo... :Yes:

SergioRZ
19-01-2007, 15:40
Isto aqui é só vizinhos :-P

Solid State One
19-01-2007, 15:41
Por mim tudo bem!

Penso que assim até seja melhor, porque depois de comparares o nad com o meu amp, a primeira coisa que te vai apetecer é atirar o amp do 4º andar, e ainda matavas alguem! LOLOL :duh: :duh: :eheheh:

Sergio

Tb podes aparecer se quizeres. Manda um P.M.

RS
19-01-2007, 16:15
Solid State One,

Já agora, podias falar um pouco do teu amp ? Foi feito por ti, não é ?

Obrigado,

Cumps

SergioRZ
19-01-2007, 16:31
Por mim tudo bem!

Penso que assim até seja melhor, porque depois de comparares o nad com o meu amp, a primeira coisa que te vai apetecer é atirar o amp do 4º andar, e ainda matavas alguem! LOLOL :duh: :duh: :eheheh:

Sergio

Tb podes aparecer se quizeres. Manda um P.M.

Obrigado :Yes:

Se depois fores a casa do Pato gostaria de estar lá para continuar a acompanhar estas aventuras sonoras ;D

Pato
19-01-2007, 16:33
(...)Penso que assim até seja melhor, porque depois de comparares o nad com o meu amp, a primeira coisa que te vai apetecer é atirar o amp do 4º andar, e ainda matavas alguem! LOLOL :duh: :duh: :eheheh:(...)

Olha lá, se eu te fizer um petisco em minha casa, chegas à tua e deitas o fogão pela janela? :MrGreen:

Combinamos as visitas via PM! :Yes:

Solid State One
19-01-2007, 16:37
RS

O meu amp começou como uma modificação a um Marantz PM52 que comprei no cash converters por 60 euros. Já esta tão modificado que se pode considerar ter sido construido por mim. De marantz tem a pcb, caixa, transformador e pouco mais.

O que gostavas de saber ao certo?

cumps

rick

SergioRZ
19-01-2007, 16:52
É interessante que não mudaste o transformador, quando este é um componente a que se costuma dar muita importância... O que vinha no Marantz era assim tão bom? :Yes:

RS
19-01-2007, 16:55
Gostava de saber, além do que já disseste, coisas como:

- como é que defines o som do teu amp ?
- comparativamente com amps de marca (que poderemos ter uma referência) qual seria uma referência aproximada, ou se preferes, como comparas o teu amp com outros que tenhas tido, ou conheças
- custo das modificações, sem mão-de-obra, que penso terá sido tua

PS: Fazes modificações em amps de outros ?

Obrigado.

Cumps

gorogoro
19-01-2007, 17:05
És de Moscavide??? Somos vizinhos, sou dos Olivais! :Yes:

Epah, mas não me vais fazer levar os 30Kg às costas pois não? Trocamos visitas se estiveres de acordo... :Yes:

Xiiiii!!!

E eu vivia na portela!!!!!! :MrGreen:

Pato
19-01-2007, 17:18
Vivi na Portela 27 anos...

SergioRZ
19-01-2007, 17:40
Vivi na Portela 27 anos... também! :eheheh: :eheheh:

Epaminondas
19-01-2007, 19:12
Testes sem a bobine devem, em minha opinião, ser efectuados com muita cautela. :naosei:

A remoção da bobine pode provocar instabilidade no amplificador, o que não é nada bom, pois pode danificá-lo. Qualquer teste neste sentido dever ser efectuado de preferência com equipamento de teste e medida e, eventualmente, ser feito com cargas resistivas puras em vez de colunas, para protecção destas últimas e do próprio amplificador.

Componentes como as bobines e condensadores alteram a fase dos sinais eléctricos. Estas bobines de saída têm esse efeito e estão certamente dimensionadas para que o circuito de feedback (se existir) não crie instabilidade, tornando o amplificador num oscilador... ou numa fogueira!

Um eventual teste deste tipo deve começar com o nivel de volume no mínimo para se verificar se o amplificador entra em oscilação sem sinal à entrada. Só depois de se ter a certeza que não oscila é que se pode testar com um sinal à entrada.

Se em amplificadores caseiros o risco deste tipo de testes é relativo dado o seu custo pouco elevado, em amplificadores como o NAD, eu pensava duas vezes antes de lhe tocar. Não me parece que um eventual beneficio (que pode não exestir de todo!), valha o risco.

Posso estar a parecer demasiado radical, mas é preciso ter essa consciência de que podemos estar a fazer uma asneira tremenda em de uma melhoria. Mais vale um pato na mão.... perdão, um pássaro, que um amplificador a voar :eheheh:

SergioRZ
19-01-2007, 19:53
O Nad S300 tem um circuito "Zero Negative Feedback".... seja lá o que isso for, nem sei se tem alguma coisa a ver com o assunto :eheheh: :eheheh:

aemarques
19-01-2007, 20:14
Overall negative feedback is a sample of the output of the amplifier re-injected into the input 180 degrees out of phase, and is used to correct non-linearities and distortions.

Too much negative feedback in general tends to slow the amplifier down and suck the emotion and life out of the music. High feedback designs usually give a sterile and boring, lifeless sound, while low feedback designs give a more immediate sound to the music.

Negative feedback has other benefits, as the use of feedback helps to lower output impedance of the amplifier. Lower output impedances can control loudspeaker loads better. Zero feedback designs tend to have very high output impedances, and therefore tend to be very reactive to the loudspeaker load, while high feedback designs can help to provide the flattest response into a given loudspeaker load.

Zero to 20dB of negative feedback is generally considered acceptable, and is usually the maximum amount of feedback needed to make a tube amplifier circuit linear and to keep the output impedance down to an acceptable level. Transistors (depending on technology and type of output device used) generally need over 50dB of negative feedback overall (either globally or within local loops).

The benefits of feedback are lower output impedance, (and therefore higher damping factor), and generally less reactance to the loudspeaker load and therefore better control of the loudspeaker. Single ended amplifiers with zero negative feedback, while being the most simple amplifiers lowest in parts count, are very high output impedance. Because of the high DC current in the output transformer, the output transformer is easily saturated, with the result that such amplifiers are generally extremely low powered and have very narrow frequency response capabilities.

Retirado de http://www.vtl.com/pages/whytubes.html

SergioRZ
19-01-2007, 20:22
Obrigado, já ajudou a perceber qq coisa :Yes:

Esta parte faz sentido e bate certo com o que se costuma dizer deste amp (quem já o ouviu):

Too much negative feedback in general tends to slow the amplifier down and suck the emotion and life out of the music. High feedback designs usually give a sterile and boring, lifeless sound, while low feedback designs give a more immediate sound to the music.

Realmente é um amplificador muito rápido com uma sensação de ritmo e rapidez de resposta fantásticos! :)

Quanto ao resto, não percebi muito bem... mas quando andava a testar amps, e acabei por escolher este entre vários, nenhum tolerou com tanta facilidade (até mesmo desprezo hehehehhe) as "manias" de impedância e baixíssima sensibilidade das CM1. Mas nesse artigo parece dar a ideia de que devia ser ao contrário, pois o Zero Negative Feedback levaria a que o amp fosse mais reactivo a essas características das colunas... o que não se verifica, de todo.

Já agora, o que é um "Single ended amplifier" ?? :huum:

MikeF
19-01-2007, 22:14
Não balanceado...

SergioRZ
19-01-2007, 22:16
Obrigado :Yes:

Solid State One
19-01-2007, 22:36
Single ended não tem nada a ver com balanceamento. :nao:

Um amplificador só tem um dispositivo de amplificação no andar de saida, seja ele transistor, mosfet ou valvula. Funciona sempre em classe A

Um amplificador Push-pull tem 2 dispositivos em serie que dividem a carga entre si. Pode ser polarizado desde a classe A até classe B.

Epaminondas
19-01-2007, 22:37
Segundo creio, Zero Feedback, não quer dizer que não há feedback.
Um amplificador é constituído normalmente por vários andares de amplificação, cada qual com um determinado ganho. Assim é, porque o ganho de cada andar é limitado, mas com capacidade para excitar o andar seguinte. No seu conjunto formam uma amplificador de alto ganho.

Quando se diz Zero Feedback, penso ser em relação à realimentação de um andar para o anterior ou para a entrada do amplificador. Ou seja, em Zero Feedback, cada andar tem feedback da sua saída para a sua entrada, mas não há feedback entre andares.

espero não estar a dizer nenhum disparate...

Solid State One
19-01-2007, 22:38
Testes sem a bobine devem, em minha opinião, ser efectuados com muita cautela. :naosei:

A remoção da bobine pode provocar instabilidade no amplificador, o que não é nada bom, pois pode danificá-lo. Qualquer teste neste sentido dever ser efectuado de preferência com equipamento de teste e medida e, eventualmente, ser feito com cargas resistivas puras em vez de colunas, para protecção destas últimas e do próprio amplificador.

Componentes como as bobines e condensadores alteram a fase dos sinais eléctricos. Estas bobines de saída têm esse efeito e estão certamente dimensionadas para que o circuito de feedback (se existir) não crie instabilidade, tornando o amplificador num oscilador... ou numa fogueira!

Um eventual teste deste tipo deve começar com o nivel de volume no mínimo para se verificar se o amplificador entra em oscilação sem sinal à entrada. Só depois de se ter a certeza que não oscila é que se pode testar com um sinal à entrada.

Se em amplificadores caseiros o risco deste tipo de testes é relativo dado o seu custo pouco elevado, em amplificadores como o NAD, eu pensava duas vezes antes de lhe tocar. Não me parece que um eventual beneficio (que pode não exestir de todo!), valha o risco.

Posso estar a parecer demasiado radical, mas é preciso ter essa consciência de que podemos estar a fazer uma asneira tremenda em de uma melhoria. Mais vale um pato na mão.... perdão, um pássaro, que um amplificador a voar :eheheh:

A ideia sempre foi fazer a experiencia em minha casa, ligando uma bobina ao meu amplificador. que não usa, mas tenho ai disponivel de varios aparelhos esventrados... Não tenciono mexer no NAD

Como deves imaginar tenho osciloscopio e essas tretas todas...

Solid State One
19-01-2007, 22:55
Gostava de saber, além do que já disseste, coisas como:

- como é que defines o som do teu amp ?
- comparativamente com amps de marca (que poderemos ter uma referência) qual seria uma referência aproximada, ou se preferes, como comparas o teu amp com outros que tenhas tido, ou conheças
- custo das modificações, sem mão-de-obra, que penso terá sido tua

PS: Fazes modificações em amps de outros ?

Obrigado.

Cumps

RS

Eu quando desenho amplificadores tento fazer amplificadores sem som! Do modo que eu vejo a coisa, os amps não tem som mas sim distorção!
O amplificador perfeito não tem som! Mas sim na sua saida uma representação amplificada em corrente e tensão do sinal a entrada.
Ou seja, tento que o amplificador seja um fio com ganho!

Eu tento deixar o som para os musicos e técnicos de som.

Quanto a comparações, normalmente é como comparar um carro familiar a um F1, mas como sempre depende da opinião.

O custo das peças é muito dificil de avaliar porque como já faço estas coisas á muito tempo, acabo por ter montes de peças para as minhas realizações...

cumps

rick

Se faço modificações depende sempre se quero fazer ou não. Normalmente faço para os amigos, mas como não vivo disto, dou-me a esse luxo.

Epaminondas
19-01-2007, 22:59
Bem, nesse caso não custa nada e os riscos são pequenos :Yes:
Eu fiz um amplificador há muitos anos, o mini-crescendo da Elektor, e de facto tem uma bobine à saída... Foi uma bobine feita à mão, enrolada sobre uma resistência e em paralelo com esta, de acordo com o projecto inicial. Tenho uma foto do amplificador aberto na galeria, mas a tal bobine (uma por canal) vê-se muito mal.
Saber exactamente a sua função e influência no som final, também não sei :naosei:
Também estou curioso relativamente ao resultado desse teste.

Solid State One
19-01-2007, 23:24
Epaminondas

A tua aproximação está basicamente correcta, mas a realimentação de cada estágio é chamado degeneração.

Na verdade não existe amplificadores sem realimentação! Até um tríodo, que deve o dispositivo mais utilizado pelos fabricantes com o termo "feedback free", tem realimentação local ou degeneração, devido à capacidade parasita entre a grelha e o ânodo (isto no caso da válvula ser utilizada em modo cátodo comum). Por isso um Pentodo com as suas grelhas supressoras tem muito mais ganho de tensão. :eheheh:

Depois existem amplificadores que tem feedback local, em que o sinal é retirado do andar de ganho em voltagem e o andar de ganho em corrente é deixado sem feedback. (penso que este é o caso do NAD) A designação mais correcta devia ser "overall feddback free"

E depois existem os amplificadores com realimentação negativa global.

A realimentação é uma invenção fantástica, que melhora todas as características de um amp, e quando bem utilizada, quanto mais melhor!

Sabem que a realimentação foi inventada por um engenheiro da Bell Labs, porque naquela altura estava-se a fazer a ligação telefónica atlântica entre a Europa e os Estados Unidos. Os Engenheiros estavam em grandes dificuldades, porque a linha tinha repetidores (amplificadores de sinal feedback free) para tentar colmatar as perdas de sinal nos cabos, mas ao fim de varios repetidores, o sinal perdia a inteligibilidade da voz devido à distorção dos mesmos. A realimentação negativa Permitiu telefonemas inter atlânticos. Isto diz muito sobre as qualidades desta técnica. :Yes: :Yes:

Cumps

Rick

Solid State One
19-01-2007, 23:31
Conheco bem esse amp.

O Mini Crescendo, é o Crescendo só com um par de mosfets laterais (2SJ50, 2SK135).

O Probelma desse amp é que a compensação de frequência é feita pela capacidade parasita dos mosfets, logo não esta defenida de nenhuma forma, logo ouve muitos casos de oscilação com esse amp.

Da mesma era, o Axl da elektor que usava os mesmos mosfets, é um projecto muito mais competente.

Tb fiz a bobina do meu primeiro amp! :MrGreen:

Sergio, um transformador desde que bem dimensionado não faz diferença nenhuma., pelo menos na minha opinião...

Epaminondas
20-01-2007, 00:37
O Mini Crescendo, é o Crescendo só com um par de mosfets laterais (2SJ50, 2SK135).

Isso mesmo ;D. Naquela altura aqueles mosfets eram caríssimos, tal como os transformadores toroidais (o meu é de 300VA e o Crescendo acho que usava dois de 600VA!), por isso fiz o modelo mais económico. Usei-o durante muitos anos.

O Probelma desse amp é que a compensação de frequência é feita pela capacidade parasita dos mosfets, logo não esta defenida de nenhuma forma, logo ouve muitos casos de oscilação com esse amp.

Eu tive problemas desses :snif:. Tive de adicionar uns condensadores cerâmicos por baixo dos PCBs e o problema ficou resolvido.

Da mesma era, o Axl da elektor que usava os mesmos mosfets, é um projecto muito mais competente.

Lembro do nome, mas nada mais.

Com as espiras da bobine coladas à resistência com Araldite, como as que eu fiz? ;D

gorogoro
22-01-2007, 09:43

26 :MrGreen:

JCF
22-01-2007, 18:51
Viva

Com esta história toda fiquei com duvidas se nao devia trocar os cabos de coluna que me custaram uma pipa de massa :duh:

Será que os cabos de coluna que estou a usar podem danificar o meu nait 5i?

Epaminondas
22-01-2007, 20:31
Parece que o Nait 5i não tem qualquer problema nesse aspecto...

"The min and max recommended lengths (3.5>20M) of A5 are to ensure the amplifier output 'sees' a load impedance which is within operational limits. Due to the design of earlier Naim kit (Silver and Olive), these load limits were quite critical and if ignored, could lead to power-amp instability, sonic degradation, over-heating and ultimately failure of the amp.

Later systems are less sensitive to this problem, but I believe only the Nait 5i is immune to it. If you choose your cable carefully, it's perfectly possible to achieve a similar effective loading using other makes of cable, but using A5 does eliminate the guesswork as other cables might require different lengths.

My experience also is that A5 doesn't always work well with non-Naim speakers. It didn't work with my Monitor Audio R352s (dry sound, somewhat grainy treble and poorly controlled bass). I eventually settled on QED Silver Anniversary which overcame these problems, provides excellent sound and doesn't appear to cause any distress to the amp (Nait3)."

Tirado de: http://forums.naim-audio.com/eve/forums/a/tpc/f/48019385/m/398103583?r=339100883#339100883

Epaminondas
22-01-2007, 20:39
Na site da Naim nas especificações do Nait 5i (http://www.naim-audio.com/products/nait5i.html):

"Can be used with a wide range of interconnect and loudspeaker cables."

EDIT:
"It is a relief to read that this amplifier can be used with a wide range of speaker cable rather the ‘dinosaur’ of a cable that is the usual Naim product."
Tirado de: http://audioenz.co.nz/2004/naim_5i.shtml

Kraal
22-01-2007, 22:06
A partir de que valores se pode dizer que um cabo é de baixa capacidade?

SergioRZ
22-01-2007, 23:09
Depois de ver cabos com 200 e 300 pF/m ou mais... acho que qualquer coisa abaixo de 100 começa a ser razoável. Abaixo de 50 é bem baixo... E abaixo de 20 é muito baixo.

Isto digo eu do que tenho visto e assim de cabeça :eheheh:

Kraal
23-01-2007, 08:44
Então quer dizer que este cabo está dentro dos baixa capacidade!
Resistance (20 °C / 68 °F): 0.21 Ohm/100 m.
Capacitance: 27 pF/m.

Só não é solid core.

Xavier
23-01-2007, 09:18

Pato,

Pensava que o NAD era tão bom que não necessitava de quaisquer melhorias!!! o:) :P ::)

Xavier
23-01-2007, 09:21

Tu não consegues estar quieto... Já estás a tentar estragar o amplificador... :eheheh:

António, concordo perfeitamente! :worship:

SergioRZ
23-01-2007, 10:18
Então quer dizer que este cabo está dentro dos baixa capacidade!
Resistance (20 °C / 68 °F): 0.21 Ohm/100 m.
Capacitance: 27 pF/m.

Só não é solid core.

Na minha muito ignorante e inexperiente opinião, parece que sim :Yes:

Já agora, qual é o cabo?

Não só parece ter muito baixa capacitância como também muito baixa resistência. Consegues confirmar se esse valor de capacitância é "core-to-core" ou "core-to-screen", ou ambos?

Kraal
23-01-2007, 13:05
Na minha muito ignorante e inexperiente opinião, parece que sim :Yes:

Já agora, qual é o cabo?

Não só parece ter muito baixa capacitância como também muito baixa resistência. Consegues confirmar se esse valor de capacitância é "core-to-core" ou "core-to-screen", ou ambos?

Van den Hul:

This very attractive dark-red coloured mat finished twin-lead speaker cable is designed to produce the best transfer quality at an affordable price.
Each lead consists of 483 x 0.15 mm. high purity Matched Crystal (MC) OFC strands with a dense and very pure silver coating.
The resistance per lead is just: 0.21 Ohm/100 meter.
The metal cross-section area for each conductor is: 8.54 mm², equalling AWG 8.
The capacitance between the 2 leads is a nice and low 27 pF/meter.
Covering the 2 conductors you will find an extra Linear Structured Carbon ® saturated layer.
This layer dramatically improves the sonic qualities of The MAGNUM HYBRID.

SergioRZ
23-01-2007, 13:58
Náice :Yes:

Seria interessante conhecer a capacitância total incluindo entre condutores e screening.

FReis
23-01-2007, 14:03
Náice :Yes:

Seria interessante conhecer a capacitância total incluindo entre condutores e screening.

O Magnum Hybrid, não tem screening!

http://www.vandenhul.com/cable/mgnm-hS.jpg

SergioRZ
23-01-2007, 14:22
Falo do que está a envolver os cabos... creio que também gera capacitância. Já alguém disse aqui neste tópico que o Carbono podia até agravar a situação :(

FReis
23-01-2007, 14:29
Falo do que está a envolver os cabos... creio que também gera capacitância. Já alguém disse aqui neste tópico que o Carbono podia até agravar a situação :(

Normalmente o que está a envolver os cabos chama-se isolamento :eheheh:
A questão que foi colocada em relação ao Carbono, penso que não será em relação ao isolamento, deve ser o caso do VDH "First" e "Second" por ex., em que os condutores não são de cobre ou prata mas sim desse material.

SergioRZ
23-01-2007, 14:31
Pois não sei... alguém aí que explique :eheheh:

Fiquei com ideia que a capacitância também se media entre condutores e isolamento...

sorenson
23-01-2007, 15:17
No VdH The First o condutor não é metalico, acho que é o carbono efectivamente e é algo problemático em certas configurações, no meu setup não o posso usar, assim que liguei o sistema comecei logo a ouvir hhhmmmmmm nas colunas. por isso fiquei-me por um Audioquest Lapis.

Kraal
23-01-2007, 21:28
Tenho um First a servir de digital e acho que até faz um bom serviço.

Solid State One
25-01-2007, 14:16

Isso mesmo ;D. Naquela altura aqueles mosfets eram caríssimos, tal como os transformadores toroidais (o meu é de 300VA e o Crescendo acho que usava dois de 600VA!), por isso fiz o modelo mais económico. Usei-o durante muitos anos.

Eu tive problemas desses :snif:. Tive de adicionar uns condensadores cerâmicos por baixo dos PCBs e o problema ficou resolvido.

Lembro do nome, mas nada mais.

Com as espiras da bobine coladas à resistência com Araldite, como as que eu fiz? ;D

Por acaso o primeiro amp que fiz tb foi da elektor. Chamava-se "o discreto". LOL Fiz monoblocos com transformadores de 500va! LOL

Não usava resistencia em paralelo com a bobina portanto usei uma broca para fazer a dita! LOL

Não sei em que posição meteste os condensadores, mas devem ser compensação no andar de ganho cascode.

Cumps

rick

Wolfcrust
25-01-2007, 16:21
Off Topic:

26 :MrGreen:

Eu vivo a 1 ano...e fui "transferido" dos olivais :-P

Kraal
11-03-2007, 14:42
Pegando neste tópico para saber se houve alguma mexidela no S300 e quais foram os resultados (se aplicável).

Apresento uma foto do meu integrado, Tag 60i, com as tais bobines e resistências.
Alguêm mexeu num igual? E que tal?

Mais off_topic, pretendo substituir os terminais deste integrado, para os tornar mais versateis (BFA :puke:). Isto é, instalar uns que permitam forquilhas e bananas.
Tenho pensado nos terminais WBT/Supra para colunas, será que é uma boa opção? Alguem conhece uns com o mesmo formato dos instalados e que seja só trocar?
Obrigado,

[anexo expirou]

Conan
11-03-2007, 16:19
Krall

Relativamente aos terminais, também já pensei no mesmo, pois tenho um Audiolab que só aceita bananas bfa, mas por enquanto ainda não modifiquei nada. A situação dos terminais WBT/Supra é bastante interessante. Será muito dificil a sua substituição ou é preciso soldar qualquer coisa??

MikeF
11-03-2007, 16:46
para quem tem bfas, as bananas da nordost servem... e agora há umas da supra que são mto parecidas, excepto que depois na base têm um suporte de aparafusar para o cabo; mas são ocas com o mesmo formato das nordost, e encaixam nas fichas bfa.

FReis
11-03-2007, 17:13
Estas também devem servir:

http://cgi.ebay.co.uk/4x-High-End-Hohl-Bananenstecker-24K-vergoldet-209_W0QQitemZ250091955109QQihZ015QQcategoryZ81949Q QcmdZViewItem

Conan
11-03-2007, 18:02
Eu mandei vir estas:

http://www.supersonido.es/productos/productos-ver.asp?id=1467&idCategoria=12

Kraal
11-03-2007, 20:44
Mas eu não pretendo comprar bananas dessas, pois já tenho esse investimento feito (WBT). Pretendo sim, tornar o integrado mais universal com os cabos/terminações já existentes.
De qualquer maneira, obrigado pela info. :Yes:

Sei que em UK há quem me venda uns blocos que é só desapertar o instalado e apertar o novo. Mas a qualidade deve ser semelhante aos que tenho, que não me parece que seja a melhor.

... A situação dos terminais WBT/Supra é bastante interessante. Será muito dificil a sua substituição ou é preciso soldar qualquer coisa??

Dependendo do modelo, poderá não ser necessário soldar nada. Se se pretender remover aquele circuito impresso que faz a transição entre os condutores e os terminais, aì sim, será necessário soldar.

Nafty
11-03-2007, 20:52
Olá a todos:
Sou novo e quero apresentar-me.
O meu nome é Naphtali Campones y nasci em Portugal (em Leiria mais exactamente). Na realidade eu cresci em africa y estudei em Portugal do ano 72/78 ano em que emigrei para Israel y desde então practicamente não voltei salvo por um curto periodo de 3 anos (89/92) que vivi entre Lisboa e Cascais.
Estou estabelecido em Espanha e tive a minha propria empresa de construção de amplificadores a válvulas. Em fim isso acabou (empresa) mas os projectos seguem. Creio sinceramente que este "hobby" só tem sentido se construimos algo.
Bem, voçês falão do filtro Zobel que com ele se pretende linearisar a resposta em frequencia para cargas inductivas. Em efeito, os Naim estão feitos para funcionarem com as suas proprias caixas e seus próprios cabos. Não estou seguro de que o cabo faça parte do seu Zobel.
Na realidade um Zobel é constituido tipicamente por um condensador de 0.1micro faradios em serie com uma resistencia de 8 Ohms. Por vezes (muitas) se coloca uma bobina de baixa inductancia em série.
Asim que duvido que um cabo só por si tenha este tipo de propriedades inductivas, capacitivas com valores tão relativamente elevados, para um cabo, claro está. Os camos teem capacidades parasitas na ordem de poucos centos de Pico faradios y resistencias mediveis em Miliohmios para comprimentos importantes.
Pode ser que o Zobel, esteija dentro das caixas. Isto já me parece ter mais logica. Nunca toquei um Nain para outra coisa que não fosse repara-lo. A saida dos modelos que eu vi, não tinham Zobel na parte de amplificação.
Por hoje é tudo.
Um abraço para todos.
Nafty

Kraal
11-03-2007, 20:57
Bem vindo Nafty. :Yes:

Mas já agora, achas que faz realmente falta ou não?

Nafty
11-03-2007, 21:10
Obrigado Kraal.
Homem, nada mais chegar, "aqui te pillo, aqui te mato" :eheheh: :eheheh:
Segundo as medições, ha melhoria. A minha experiencia com válvulas, nunca notei uma diferença tipo " clear cut" entre sim e não. Uma saida em estado sólido, é diferente e eu francamente não provei.
Para estas coisas, sou como as mulleres da praça: só compro o que toco.
As medidas não são tudo porque não são porporcionais ao que ouvimos.
Nafty.
P.S.Ainda existem praças??

Nafty
11-03-2007, 22:59
Eu proponho, para sair de duvidas, que faças um.
Condensador de 0.1microFarads/ 100VAC de deelectrico de polipropileno se possivel e uma resistencia de 8 Ohms/2W não bobinada que é bem possivel.
-----COND----RES--- . Bem, isto é ligado em serie.
Podeis coloca-lo exteriormente ligado aos terminais das caixas.
A pata do condensador ligado ao terminal vermelho ou "+" e a pata da resistencia ao terminal negro ou "-". Fazer mal, não faz. Que o vosso ouvido sinta a diferença? Não sei. Em algum caso pode que sim em outros pode que não. Como os dice, não houve uma diferença audivel notoria no meu caso.
Atenção, certifiquem-se que o amplificador o as caixas não teem já um filtro de este tipo incorporado.
Nafty

palmas
25-05-2007, 10:53
De facto o Zobel serve apenas para garantir uma estabilidade incondicionbal ao amp.
Em muitos casos isso não é necessário (reparem que para além do mais, os cabos de colunas são umas excelentes antenas, e com as emissões piratas e radioamadoristicas que pra'i vão...), mas como também a influencia no som é menor, a maior parte dos fabricantes prefere inclui-lo.

No meio deste tópico tenho de discordar com o uso de feedback: quanto mais, PIOR! é melhor desenhar bem um circuito do que arranjar panaceias para o corrigir.

Tube_Dude
12-11-2007, 20:02
Cinco páginas e N postes sobre a bobine à saída do NAD S300, quando afinal ele não tem bobine.

A montanha pariu um rato... 8)

Jorge

slasmes
12-11-2007, 20:39
Cinco páginas e N postes sobre a bobine à saída do NAD S300, quando afinal ele não tem bobine.

Jorge
E o rato roeu a bobina

movie_fan
12-11-2007, 21:04

Jorge

Já o abriste?

Tube_Dude
12-11-2007, 21:17
Já o abriste?

Como não sou Adivinho, tive mesmo de o abrir... 8)

movie_fan
12-11-2007, 21:58
8)

Pato
13-11-2007, 00:17

Jorge

E não dá para por umas? :devil:

Tube_Dude
13-11-2007, 00:52

Jorge

Era mais um mito... 8)

Meloman
13-11-2007, 00:54

Jorge

Dá. Ligando cabos indutivos =fio solto= capacitância zero e indutância q.b.

Os Naim que não usam bobinas só funcionam bem com os cabos da própria marca porque estes são muito indutivos. Assim livram-se de mais um componente no caminho do sinal.

Pato
13-11-2007, 00:56

Jorge

Era mais um mito... 8)

*Dizem* que se mudar os leds interiores de controlo de vermelho para azul neon, o DF aumenta... :MrGreen:

Jorge

Dá. Ligando cabos indutivos =fio solto= capacitância zero e indutância q.b.

Os Naim que não usam bobinas só funcionam bem com os cabos da própria marca porque estes são muito indutivos. Assim livram-se de mais um componente no caminho do sinal.

Eu estava na brincadeira... 8)

bandido
13-11-2007, 22:31

Jorge

Milagre! Milagre!

E eu que pensava que eram só em Fátima ;D

Xavier
14-11-2007, 10:06
Se puseres um cartão de sócio do SLB lá dentro o S300 vai tocar melhor. Garanto!!!

SergioRZ
14-11-2007, 13:54
Não tem bobines... e no entanto não recomenda que se usem cabos X ou Y. :-P

Terá lá alguma outra coisa dentro que, de outra forma, cumpra a mesma função das bobines?

Já agora, Tube, detectaste algum DC Offset no S300 do Pato? O meu move imenso os woofers das colunas rodando o volume (sem som), e tinhas falado há tempos que isso podia ser causado por DC Offset. Penso que em tempos perguntei ao Pato e ele disse que o seu S300 fazia o mesmo... mas não sei se estavamos a falar exactamente da mesma coisa :eheheh:

Outro sintoma que tenho no meu amp, e que não sei se é normal, é quando ponho o som muito baixinho, quase no limiar do audível, o canal esquerdo toca mais alto que o canal direito, nota-se claramente. Se aumentar o som um bocadinho, ainda bastante baixo, mas já audível com facilidade, o sintoma parece desaparecer.

Não sei se notaste no S300 do Pato algum destes sintomas (woofers a mexer, diferença entre canais)...

:Yes:

movie_fan
14-11-2007, 14:14
A diferença notada entre canais a volumes baixos é frequente. Não sei se é normal, mas é frequente.

Tube, deve ser problema do pot de volume?

Pato
14-11-2007, 14:18
Olha notou... só estou curioso em quantos db.

Eu lembro-me que dantes sempre que lá iam a casa diziam que o palco fugia para a direita, quando entrou o NAD e as B&W isso deixou de acontecer. Quando o Jorge me falou nisso pensei que estaria aí a explicação, mas o facto é que em volumes normais nunca identifiquei uma diferença entre canais.

E como não ouço a volumes baixinhos... :-X

Depois ele há-de postar as conclusões, mas parece que o nosso colosso (em peso :MrGreen: ) não teve uma prestação digna no null test. Mas que há esperança na máquina. o:)

Ah... e queria enviar-lhe um beijinho daqui (ao NAD, não é ao Jorge) e dizer-lhe que estou cheio de saudades e não vejo a hora de o abraçar. :'(

Meloman
15-11-2007, 00:07

Terá lá alguma outra coisa dentro que, de outra forma, cumpra a mesma função das bobines? Talvez um Zobel.

Outro sintoma que tenho no meu amp, e que não sei se é normal, é quando ponho o som muito baixinho, quase no limiar do audível, o canal esquerdo toca mais alto que o canal direito, nota-se claramente. Se aumentar o som um bocadinho, ainda bastante baixo, mas já audível com facilidade, o sintoma parece desaparecer.

É o potenciómetro de volume. É normal. Até os melhores podem ter tolerâncias de resistividade diferentes para cada canal. Costuma ser no ínicio das pistas mas também pode acontecer a meio. Quando se notam alterações radicais de posicionamento na imagem central, o melhor a fazer é converter uma música qualquer para mono e regular o volume até se obter uma imagem equilibrada entre os dois canais (ou trocar o potenciómetro)...

Meloman
15-11-2007, 04:35
E já agora, sabiam disto? :-)

Postado por um compatriota num forum inglês:

A friend of mine brought this to my attention. It would seem that the NAD S300 integrated amp from their Silverline series is no more and no less than a Gryphon Tabu Century integrated in a different box with different toroidal transformsers. The NAD S300 costs around £1500 whereas the Gryphon (no longer available) cost around double that :)

http://www.zerogain.com/forum/showthread.php?threadid=2488

movie_fan
15-11-2007, 08:15
Sabíamos, e ele não é bem nosso compatriota, acho. ;)

Pato
15-11-2007, 09:26
O Micheal é inglês salvo erro mas passa(va) muito tempo cá, foi quem me vendeu os Eupen, o amigo a quem se refere é o Vasco Castela (DJBatata)...

E sim, apesar de um tipo da Gryphon me ter "jurado a pés juntos" que não tinham nada a ver com aquilo, o NAD é a imagem cuspida do Gryphon.

movie_fan
15-11-2007, 10:59
Se não me engano, nesse tal tópico está a transcrição de um email de um tipo da NAD que diz que o S300 é mesmo um Gryphon.

Edit: Afinal é "loosely based": http://www.zerogain.com/forum/showpost.php?p=34810&postcount=38

Meloman
16-11-2007, 09:10
Essa de terem respondido que o design é "loosely based" é típica, como diz o Michealab. Sabendo que a NAD já foi accionista maioritária da Gryphon, estão a tomar uma posição idêntica à do Grupo Volkswagen. Audi, VW, Seat e Skoda partilham os mesmos motores, as mesmas plataformas e basicamente a boa qualidade de construcção, mas os carros são sempre "loosely based" uns nos outros :eheheh:. Claro, se a imagem, as "filosofias" e os preços são diferentes... ;)

Tube_Dude
16-11-2007, 18:03

Terá lá alguma outra coisa dentro que, de outra forma, cumpra a mesma função das bobines?

Já agora, Tube, detectaste algum DC Offset no S300 do Pato? O meu move imenso os woofers das colunas rodando o volume (sem som), e tinhas falado há tempos que isso podia ser causado por DC Offset. Penso que em tempos perguntei ao Pato e ele disse que o seu S300 fazia o mesmo... mas não sei se estavamos a falar exactamente da mesma coisa :eheheh:

Outro sintoma que tenho no meu amp, e que não sei se é normal, é quando ponho o som muito baixinho, quase no limiar do audível, o canal esquerdo toca mais alto que o canal direito, nota-se claramente.

Sorry , for the delay.... too busy .... :)

Quanto à NAD não dar nenhuma indicação sobre o tipo de cabo de coluna , o facto deve-se ao amp não ter "overall feedback", o que torna a instabilidade sobre cargas capacitivas (cabos ) , muito menos provável.

Quanto ao offset , ele tem de facto um offset que está sempre a variar entre o positivo e o negativo (deriva térmica) mas o valor é tão baixo ( + - 20mV de pico ) que não tem qualquer consequência audível. Podemos dizer que não é defeito , é feitio.

Em relação a tocar mais alto um canal do que o outro quando está muito baixo , a razão do facto é o tracking do pot nessa zona crítica de início de pista poder ter alguma tolerância. É uma pecha que se verifica em muitos amplificadores.

Agora as boas notìcias, a banda passante atinge os 250 KHz apenas com 3 dB de atenuação, o que para um aparelho comercial é um facto digno de nota ... 8)

Jorge

RS
16-11-2007, 18:12
Mas ... e o resto ?

O que o pessoal quer saber é se mudaste alguma coisa, se ficou a tocar melhor, como ficou com o Null Test, etc :eheheh:

Diz lá, que é para a gente depois poder dizer mal do amplificador do Pato :eheheh:

Tube_Dude
16-11-2007, 18:35
Mas ... e o resto ?

O que o pessoal quer saber é se mudaste alguma coisa, se ficou a tocar melhor, como ficou com o Null Test, etc :eheheh:

Prognósticos , só no fim do jogo. ;)

Mudou-se alguma coisa , quanto ao resultado auditivo , esperemos pelo veredicto do proprietário... 8)

Pato
16-11-2007, 19:17
Mas ... e o resto ?

Mudou-se alguma coisa , quanto ao resultado auditivo , esperemos pelo veredicto do proprietário... 8)

Tens lhe dado o leite e as bolachas que deixei aí? Ele gosta tadinho... tenho tantas saudades. :'(

slasmes
16-11-2007, 19:28
Mas ... e o resto ?

Jorge
Podes pôr no amplificador do Pato, as peças que sobrarem do meu. ; :eheheh:

SergioRZ
16-11-2007, 19:33
Tube, pelo menos já me deixaste mais descansado :Yes: Ainda tive receio que os tais sintomas pudessem ser sinal de avaria... lembras-te quando relatei aqui a minha aventura com o multimetro (daqueles de 10 euros hehehehehe), fiquei um pouco surpreendido porque os valores de DC não paravam quietos, embora baixos...

Obrigado pelo esclarecimento! :Yes:

Pato, calma, ele volta e melhor ainda :)

Tube_Dude
16-11-2007, 21:11
Jorge
Podes pôr no amplificador do Pato, as peças que sobrarem do meu. ; :eheheh:

Para ficar com um cheirinho a válvulas e a gostar de luar?... 8)

Tube_Dude
16-11-2007, 21:12
Pato, calma, ele volta e melhor ainda :)

Nunca fiando... 8)

vinilsuporter
16-11-2007, 21:21
e se calhar vai voltar "mais leve" , talvez objecto de uma cura de emagrecimento.

Tube_Dude
16-11-2007, 21:22
Tens lhe dado o leite e as bolachas que deixei aí? Ele gosta tadinho... tenho tantas saudades. :'(

Pensei que eram para mim , comi-as eu... :-[

sonuz
16-11-2007, 22:59
Pato, parece que já comecaste a fazer o tal sistema "vale tudo"... :eheheh: Agora é só comprar um CD303 e passa-lo pelas mãos do Tube... :hihihi:

(assim está melhor?)

Pato
16-11-2007, 23:05
Pato, parece que já comecaste a fazer o tal sistema "vale tudo"... :eheheh: Agora é só comprar um CD303 e passa-lo pelas mãos do Tube... :hihihi:

Quem diria, heim... ?! :huum:

Quem diria que tu lias metade e deduzias por inteiro... quem diria! :duh2:

Pato
16-11-2007, 23:25

(assim está melhor?)

Quem diria que tu lias metade e deduzias por inteiro... vai lá ler melhor e depois falamos. 8)

O rapaz até é simpático, mas depois deslumbra-se com a possibilidade de mandar uma farpa e dá com os burros no chão.

sonuz
16-11-2007, 23:56
Quem diria que tu lias metade e deduzias por inteiro... vai lá ler melhor e depois falamos. 8)

O rapaz até é simpático, mas depois deslumbra-se com a possibilidade de mandar uma farpa e dá com os burros no chão.

Pois tá bem... afinal o teu S300 não tem bobines...que bem... :Yes:
Depois de alguns comentários feitos deduzi que o teu amp ia à faca... :huum:

... e pelo menos não me sinto sozinho na possibilidade de... :hihihi:

edit: em todo o caso agradeço o elogio, e olha que já nao me deslumbro assim tao facilmente quanto isso 8)

Meloman
17-11-2007, 00:12
Quanto à NAD não dar nenhuma indicação sobre o tipo de cabo de coluna , o facto deve-se ao amp não ter "overall feedback", o que torna a instabilidade sobre cargas capacitivas (cabos ) , muito menos provável.

Dude, se me permite a pergunta, qual a leitura que faz, incluindo a sua opinião pessoal, desse amplificador sem nfb?
Meramente para efeitos didácticos...

Muito obrigado :-)

Tube_Dude
17-11-2007, 01:16
Dude, se me permite a pergunta, qual a leitura que faz, incluindo a sua opinião pessoal, desse amplificador sem nfb?
Meramente para efeitos didácticos...

Muito obrigado :-)

Um som "tipado" , isto é, tem um som próprio de que se gosta ou não.

O facto de não ter "overall feeddback" faz com que não seja muito transparente à fonte..

Num teste ABX com ele como amp , as fontes tenderiam a soar mais parecidas...

Meloman
17-11-2007, 01:28
Está compreendido. Obrigado novamente.
P.S "Num teste ABX com ele como amp , as fontes tenderiam a soar mais parecidas...." Esta afirmação parece-me mais digna de nota que muito do que foi escrito acerca do DBX. O pessoal do tópico do mito devia considerar isto.

el_raton
17-11-2007, 09:02

Um som "tipado" , isto é, tem um som próprio de que se gosta ou não.

O facto de não ter "overall feeddback" faz com que não seja muito transparente à fonte..

Isso quer dizer que não gostas, correcto? o:)

el_raton
17-11-2007, 09:04
Está compreendido. Obrigado novamente.
P.S "Num teste ABX com ele como amp , as fontes tenderiam a soar mais parecidas...." Esta afirmação parece-me mais digna de nota que muito do que foi escrito acerca do DBX. O pessoal do tópico do mito devia considerar isto.

Julgava que se a fonte tivesse o "feitio" oposto que casariam bem... :huum: E se fossem de "tipo" parecido o dito "sabor" seria um exagero... :huum:

De facto num teste de fonte ABX o amplificador deveria ser à TD, ou seja, claro como água se o objectivo fosse distinguir eventuais "sabores".

sonuz
17-11-2007, 09:10
Tube, como é que se pode perceber esse som "tipado" num null test? Há alguma frequência a "ouvir-se" mais no null? Ou o é um fenómeno geral?... Ou seja, ouve-se o espectro todo no ponto null?

sonuz
17-11-2007, 09:14
De facto num teste de fonte ABX o amplificador deveria ser à TD, ou seja, claro como água se o objectivo fosse distinguir eventuais "sabores".

Nao só num teste ABX. Eu gostaria que o meu amp fosse o mais correcto e transparente possivel... sempre. :duh:

Tube_Dude
17-11-2007, 09:16

Se gostasse , já tinha comprado um há muito tempo...

De qualquer forma está a Anos Luz de um 47 Labs... 8)

Tube_Dude
17-11-2007, 09:18
Tube, como é que se pode perceber esse som "tipado" num null test? Há alguma frequência a "ouvir-se" mais no null? Ou o é um fenómeno geral?... Ou seja, ouve-se o espectro todo no ponto null?

Depende, neste caso o null piora bastante com o aumento da frequência...

sonuz
17-11-2007, 09:25

Isso pode querer dizer que existe "demasiada" distorçao nas altas frequências, com a consequente falta de naturalidade e transparência nos agudos...? Ou está para lá do audível?

sonuz
17-11-2007, 09:27

Se gostasse , já tinha comprado um há muito tempo...

De qualquer forma está a Anos Luz de um 47 Labs... 8)

Ainda bem que o el_raton nao se importa com as farpas .... :eheheh:

Tube_Dude
17-11-2007, 09:27

Isso pode querer dizer que existe "demasiada" distorçao nas altas frequências, com a natural falta de naturalidade e transparência nos agudos...? Ou está para lá do audível?

Aos 10kHz já é bastante o erro que apresenta no null...o que é natural dada a inexistência de feedback...

sonuz
17-11-2007, 09:32
Aos 10kHz já é bastante o erro que apresenta no null...

Isso já se ouve... Quer nas principais, quer nas harmónicas... :duh2:

Tube_Dude
17-11-2007, 09:33
Aos 10kHz já é bastante o erro que apresenta no null...

Isso já se ouve... Quer nas directas, quer nas harmónicas... :duh2:

Mas , diga-se em abono da verdade , que é o que se passa com a maior parte dos amplificadores comerciais...

sonuz
17-11-2007, 09:38
Mas , diga-se em abono da verdade , que é o que se passa com a maior parte dos amplificadores comerciais...

Por isso é que o som entre amps comerciais nao varia muito... Embora nao pareça ao princípio. 8)

Tube_Dude
17-11-2007, 09:40

Por isso é que o som entre amps comerciais nao varia muito... Embora nao pareça ao princípio. 8)

E até há quem prefira o som "tipado" dos amplificadores sem feedback...

el_raton
17-11-2007, 09:43

Gosto muito do meu som...e como canta o JVH:

"A audiofilia não é uma ciência, é mais uma arte dos sentidos - como a gastronomia. Tal como o crítico de áudio, o crítico gastronómico tem os seus gostos - e os seus restaurantes preferidos: o serviço e o atendimento também contam quando se trata de “classificar”. E ninguém é imune ao ambiente e à forma como os “pratos” são apresentados."

O Dude (Musica é Arte , Audio é Engenharia...) tem muita sorte porque consegue "cozinhar"...se ele prefere a comida ensossa isso é lá com ele. :MrGreen:

Aos de nós que não cozinhamos resta-nos procurar um cozinheiro que nos agrade. ;)

Além disso o Dude nunca ouviu um quarenta e sete, nem amplificador, nem DAC, nem nada. :eheheh:

Tube_Dude
17-11-2007, 09:46

Gosto muito do meu som...e como canta o JVH:

"A audiofilia não é uma ciência, é mais uma arte dos sentidos - como a gastronomia. Tal como o crítico de áudio, o crítico gastronómico tem os seus gostos - e os seus restaurantes preferidos: o serviço e o atendimento também contam quando se trata de “classificar”. E ninguém é imune ao ambiente e à forma como os “pratos” são apresentados."

O Dude (Musica é Arte , Audio é Engenharia...) tem muita sorte porque consegue "cozinhar"...se ele prefere a comida ensossa isso é lá com ele. :MrGreen:

Aos de nós que não cozinhamos resta-nos procurar um cozinheiro que nos agrade. ;)

Além disso o Dude nunca ouviu um quarenta e sete, nem amplificador, nem DAC, nem nada. :eheheh:

É por isso que o Mundo é um local tão belo.

Há gostos e lugares para tudo... 8)

el_raton
17-11-2007, 09:48

:-*

O problema é quando as pessoas não distinguém farpas e opiniões/pontos de vista diferentes de ataques pessoais. ::)

P.S.: Pessoalmente faço os meus comentários sobre equipamento que conheço e segundo o meu ponto de vista: não digo que é mau, apenas que não gosto. Não gosto de legumes crus, por exemplo. E admito que por vezes mando mais farpas do que deveria, e inicio tópicos controversos, mas sempre se matém uma conversa animada - além disso este ano já somei mais de 4 meses de pai solteiro (wife abroad), ainda por cima com um puto na idade muito difícil dos 2 anos, há dias em que o bom humor não abunda.

Tube_Dude
17-11-2007, 09:50

:-*

O problema é quando as pessoas não distinguém farpas e opiniões diferentes de ataques pessoais. ::)

Pior do que isso só alguém tentar impôr aos outros, a sua maneira de ver as coisas...

sonuz
17-11-2007, 10:14
Pior do que isso só alguém tentar impôr aos outros, a sua maneira de ver as coisas...

Eu nao diria tanto... no meu caso apenas mostrar aos outros que existem caminhos alternativos. (Nao sei porque me lembrei agora de um programa de rádio que se chama "vidas alternativas... :eheheh: )

edit: el_raton, como eu já tive a alcunha forista de "o benenôso"... :hihihi: :devil: já estás a ver porque é que já ninguém me leva a sério ... 8)

el_raton
17-11-2007, 11:51

Eu nao diria tanto... no meu caso apenas mostrar aos outros que existem caminhos alternativos. (Nao sei porque me lembrei agora de um programa de rádio que se chama "vidas alternativas... :eheheh: )

Caro Sonuz, se não te importas vou fazer minhas as tuas palavras: "no meu caso apenas mostrar aos outros que existem caminhos alternativos." ;)

Tube_Dude
17-11-2007, 12:07

Caro Sonuz, se não te importas vou fazer minhas as tuas palavras: "no meu caso apenas mostrar aos outros que existem caminhos alternativos." ;)

Sobro então eu, para apontar os velhos caminhos de sempre... 8)

sonuz
17-11-2007, 13:14

Tube, os caminhos de sempre, mas como em tudo, em constante evoluçao e (re)descoberta.

el_raton
17-11-2007, 22:19

Será? Acho que a corrente japonesa dos S.E.T. + vinyl + altifalantes de banda larga/corneta vintage é que segue os velhos caminhos, não? :huum:

Penso que a era pós transistor e mais tarde CD é que é defensora da neutralidade absoluta, talvez por durante anos não conseguirem melhor que um som "duro" e "magrinho"...

Tube_Dude
18-11-2007, 17:01
Penso que a era pós transistor e mais tarde CD é que é defensora da neutralidade absoluta, talvez por durante anos não conseguirem melhor que um som "duro" e "magrinho"...

É assim que soa o teu 47 Labs ? :huum:

el_raton
18-11-2007, 17:31
talvez por durante anos não conseguirem melhor que um som "duro" e "magrinho"...

Hoje (imagino que desde os anos 80 no caso dos transistores) não é assim, pois não? ;)

Tube_Dude
18-11-2007, 17:39
talvez por durante anos não conseguirem melhor que um som "duro" e "magrinho"...

Hoje (imagino que desde os anos 80 no caso dos transistores) não é assim, pois não? ;)

O problema maior dos primeiros amplificadores a transistores era que os designers usavam e abusavam das protecções , presumindo erradamente que um altifalante se comportava como uma resistência de 8 Ohms... ;)

natas
18-11-2007, 18:11
o problema das protecções.....................hoje nada é seguro......... :duh: :duh: :duh:.............boa tarde sr Tube.......e resto da companhia............... o:)

el_raton
18-11-2007, 18:13
Bébé à vista? ;)

Pato
18-11-2007, 18:14
Pois como o Tube_Dude disse, a montanha pariu um rato, não há cá bobines.

Defini aqui há tempos o NAD assim: É muito autoritário, cruel até. Falei várias vezes com o Jorge, disse-lhe o que gostava do NAD, o que não apreciava, o que gostava de mudar, quais as condicionantes (manter comando à distância, não abdicar de multiplas entradas, enfim, mantê-lo wife friendly visto que a Mrs. Pato o uso tanto como eu) e levei-o a Aveiro.

Em vez de estar aqui com considerações audiófilas sobre os plings e os plongs, digo simplesmente que eu limpei-o por fora e o Jorge limpou-o por dentro. E é assim que ele está, mais limpo.

E cá com uma pastilha... TAU! :MrGreen:

Caro Jorge, um abraço, obrigado e espero um dia poder retribuir, não porque sou obrigado mas porque será um prazer. :Yes:

Tube_Dude
18-11-2007, 18:21
Caro Jorge, um abraço, obrigado e espero um dia poder retribuir, não porque sou obrigado mas porque será um prazer. :Yes:

Certamente que sim, com esse tão falado lavagante... :drool:

Fico contente por ter ficado do teu agrado.. 8)

Abraço

Jorge

sonuz
19-11-2007, 00:34
:???

Pato
19-11-2007, 10:05

Diz lá vá, qual a duvida? ::)

sonuz
19-11-2007, 16:54

Conta lá mais pormenores sobre o resultado das modificações no teu S300...
A ver se o Sérgio se entusiasma :Yes:

slasmes
20-11-2007, 14:06

Conta lá mais pormenores sobre o resultado das modificações no teu S300...
A ver se o Sérgio se entusiasma :Yes:
Patos não se misturam com perus- menores :eheheh:
Messias

Tube_Dude
20-11-2007, 19:45
Sobre o assunto.

Mandei um mail para a NAD perguntando qual a corrente de repouso (bias) preconizada.

Parece que estavam de férias , mas finalmente hoje chegou a resposta.

[[ re: NAD S 300

Thank you for your recent request via the NAD Electronics web-site. I spoke with technical services regarding your questions, and here is their input:

Here is the setup fro idle current. This at your own risk and we accept no liabilty should you damage the unit. We highly recommend that you take your unit into a electronics service center.

IDLE CURRENT ALIGNMENT (no load, no signal)
1. Connect a digital millivoltmeter between TP301 and TP303, and adjust P501 to
obtain a reading of between 30mV and 35mV.
2. Transfer the digital millivoltmeter to TP302 and TP304 and adjust P502 to obtain a
reading of between 30mV and 35mV.
3. Leave power on for at least 5 minutes to allow the idle currents to stabilize.
Re-adjust P501 and P502 as necessary to obtain a reading of between 30mV to
35mV on each channel.

Best regards,

NAD Electronics
(tv) ]]

Right on spot!... Era esse o valor que o amp do Pato apresentava, o que para um aparelho com já muitas horas de uso representa uma estabilidade projectual digna de registo.

Jorge

Pato
20-11-2007, 21:16
Oh Jorge, tu deste-lhe esteroides? :huum:

Tube_Dude
20-11-2007, 22:09
Oh Jorge, tu deste-lhe esteroides? :huum:

Eu!?

A única coisa que lhe fiz foi umas massagens... 8)

RS
21-11-2007, 10:16
Bom, ontem tive a oportunidade de ouvir um pouco o sistema do Pato. :Yes:

Começando pelo NAD, basta olhar para ele e percebe-se que é uma máquina verdadeiramente imponente. Não ouvi antes das alterações do Tube_Dude, mas isso pouco importa, pois o que interessa é o que está a tocar agora. E devo dizer que fiquei completamente rendido às capacidades do NAD. A meu ver, e porque vem ao encontro daquilo que é o meu gosto pessoal em termos de amplificação, tem uma particularidade verdadeiramente impressionante para mim: alia uma força bruta descomunal a uma graciosidade ímpar. O resultado é fabuloso na minha opinião. Esta mistura e equilibrio encantaram-me completamente. Pareceu-me igualmente muito transparente.

A fonte, o CD1, no sistema do Pato conseguiu acabar com uma ligeira reserva pessoal de que se trataria de um leitor um pouco para o analítico. Não é. Daquilo que consegui perceber trata-se efectivamente de uma fonte excelente: extremamente musical, extremamente detalhado e extremamente arejado. Os ingredientes que eu gosto.

As colunas, as 805, diz o Pato que se integram muito bem na sala especialmente nas baixas frequências. O que é certo é que, sendo eu um fã de colunas de chão, quase dá para esquecer que de facto aquelas colunas são monitoras. Não sendo eu um fã das colunas da B&W nas gamas mais baixas (série 6, série CM), a série 8 tem-me convencido particularmente nos últimos tempos.

Quanto ao som na sua globalidade, devo dizer que achei excelente, também, mas não só, por ser muito ao meu gosto pessoal. Põe a música em primeiro lugar, é extremamente musical mas permite que mergulhemos totalmente na música nela vagueando agarrados a um qualquer instrumento. Como eu gosto, aliás. A sinergia e simbiose entre todos os componentes parece-me simplesmente fabulosa. E tem um pormaior que a mim me enche as medidas e que já tinha notado igualmente no sistema do sonuz: não sei bem como explicar, mas a música está na sala, enche a sala, o limite é o espaço e não o sistema, se é que me faço entender.

Excelente. Gostei imenso daquilo que ouvi. E com a chegada das novas colunas então tem tudo para ficar um som de referência. :Yes: :MrGreen:

aemarques
21-11-2007, 10:18
Bom, ontem tive a oportunidade de ouvir um pouco o sistema do Pato. :Yes:
E com a chegada das novas colunas então tem tudo para ficar um som de referência. :Yes: :MrGreen:

Oh Pato... Novas colunas...? Mas tu não páras quieto, pá?! :???

SergioRZ
21-11-2007, 10:28
...Começando pelo NAD, basta olhar para ele e percebe-se que é uma máquina verdadeiramente imponente. Não ouvi antes das alterações do Tube_Dude, mas isso pouco importa, pois o que interessa é o que está a tocar agora. E devo dizer que fiquei completamente rendido às capacidades do NAD....

...Não sendo eu um fã das colunas da B&W nas gamas mais baixas (série 6, série CM), a série 8 tem-me convencido particularmente nos últimos tempos...

O S300 é uma bela máquina :Yes:

Isso das CM... é porque ainda não as ouviste com o S300 e uma boa fonte hehehehe Ontem estiveste aqui tão perto, podias ter vindo visitar-me e talvez mudasses a tua opinião ;)

RS
21-11-2007, 10:34
Sérgio,

Até admito que sim, que a minha opinião sobre as CM1 resulte mais dos contextos em que as ouvi que provavelmente não extraiam todas as suas capacidades :naosei: Mas como não sou de ideias fixas sobre o que quer que seja ...

Mas de qualquer das formas, as 805 são vinho de outra pipa :MrGreen:

Ontem não havia muito tempo, mas um dia combinaremos :Yes:

Pato
21-11-2007, 10:36
Oh Marques...

Hum... com que então uns Black Slink... em rodagem... aham... :devil:

Na realidade, vou comprar um sofá novo e não combina com as 805S, portantes vou trocar por umas que se enquadrem melhor no novo decór.

Caro RS,

Foi um prazer, apesar de curto. :Yes:

Revejo-me na tua apreciação (suspeitissimo claro but who cares, é meu e penso que tenho desculpa) e só não partilho do teu optimismo quanto à chegada das novas colunas.

A mais pura das verdades é que estou (e perdoem-me a brejeirice) completamente borrado com a alta probabilidade de elas não "caberem acusticamente" na sala. Trata-se de um sonho que pode muito bem tornar-se um pesadelo. Mas como quem não arrisca não petisca, lá vou eu... :-\

SergioRZ
21-11-2007, 10:41
RS... Mi casa, tu casa! :Yes:

RS
21-11-2007, 11:02
RS... Mi casa, tu casa! :Yes:

Obrigado e igualmente :Yes:

A mais pura das verdades é que estou (e perdoem-me a brejeirice) completamente borrado com a alta probabilidade de elas não "caberem acusticamente" na sala. Trata-se de um sonho que pode muito bem tornar-se um pesadelo. Mas como quem não arrisca não petisca, lá vou eu... :-\

A minha percepção, actual, é que quanto melhores são as colunas e quanto melhor e mais adequada é a amplificação, menor (ou inexistente) é o efeito "sala", tirando raríssimas excepções.

Eu cá acho que vai correr tudo bem :MrGreen:

aemarques
21-11-2007, 11:39
Na realidade, vou comprar um sofá novo e não combina com as 805S, portantes vou trocar por umas que se enquadrem melhor no novo decór.

Pois, pois, qualquer desculpa serve... ;)

Pato
21-11-2007, 11:55
(...)A minha percepção, actual, é que quanto melhores são as colunas e quanto melhor e mais adequada é a amplificação, menor (ou inexistente) é o efeito "sala", tirando raríssimas excepções.(...)

Bom, quanto melhor for tudo claro que melhor ele (sistema) tocará.

Agora, não podes fugir à fisica. Se determinada sala tem um nó em determinada frequência, só há 2 maneiras de o tratares: tratamento acustico ou colorir essa frequência.

RS
21-11-2007, 11:58
Epah ... deixa de ser pessimista :MrGreen:

Se correr mal depois compras as CM1 do Sérgio :eheheh:

Pato
21-11-2007, 11:59
:puke:

SergioRZ
21-11-2007, 12:06
Vê lá se as CM1 te dão vómitos... :eek:

Pato
21-11-2007, 12:10
Brincadeira... :-*

De qualquer maneira, na minha sala são capazes de ribombar um bocadito. :huum:

SergioRZ
21-11-2007, 12:12
Se calhar não... Até devem tocar muito bem (se até na minha sala estão a tocar bem... tu na sabes porque ainda não vieste cá ouvir). Podem é não encher a sala como as 805 ::)

Estava a estranhar porque o teu som, em termos "estéticos", não é muito diferente do meu... fiquei preocupado com o teu estômago :-P

RS
21-11-2007, 12:14
Ele apenas está mal disposto dado o nervosismo :eheheh:

Pudera, qualquer um ficava nervoso se estivésse à espera de uma encomenda daquelas ... quem me dera estar nervoso também :snif:

SergioRZ
21-11-2007, 12:23
O que é que eu lhe disse sobre o upgrade da fonte? Faz upgrade às colunas :eheheh: :Yes:

Isso é que vai ser, colunas "à macho".... quem me dera ter um espaço para poder comprar umas colunas desse calibre :'(

RS
21-11-2007, 12:26
O que é que eu lhe disse sobre o upgrade da fonte? Faz upgrade às colunas :eheheh: :Yes:

Tem piada que ainda ontem me lembrei disso :eheheh:

Ainda me lembro da resposta dele :eheheh: passados 15 dias, eis senão que ... :MrGreen:

sonuz
21-11-2007, 13:59
... Não ouvi antes das alterações do Tube_Dude, mas isso pouco importa, pois o que interessa é o que está a tocar agora...

Isso importa sempre Rui...

sonuz
21-11-2007, 14:07
Sérgio, comparar as 805 com as CM1 é uma brincadeira de mau gosto... :eheheh:

Pato, afinal quais são as colunas que vais comprar?... (Explica-me como se eu fosse realmente burro e nunca tivesse visto um amp modificado ou umas colunas de chão... :-* )

SergioRZ
21-11-2007, 14:11
Sérgio, comparar as 805 com as CM1 é uma brincadeira de mau gosto... :eheheh:

Mau gosto só se for o teu... ;D

Qual é o problema de comparar as CM1 com as 805? Não são da mesma marca? Não partilham algumas tecnologias? Não podem apresentar o som de formas semelhantes, mesmo sabendo-se que as 805 têm uma capacidade de SPL muito superior e dão uma escala maior ao som? Alguém disse que as CM1 se euiparam às 805? Ou, por outro lado, o que se disse foi que existe uma "estética" sonora comum, e que naturalmente os 790€ vs 2500€ fazem muita diferença?

É que neste caso até se está a falar de uma comparação usando o mesmo amplificador... Não compreendo o teu espanto, deve ser uma brincadeira de mau gosto :-P

Toma lá este quote de outro brincalhão da Soundstage... não quer dizer que seja alguma autoridade porque eu não ligo puto a essas coisas o que me interessa são os meus ouvidos, mas... catano... não sou o único! :eheheh:

B&W states that the CM1 was developed in tandem with the Nautilus 805S, sharing driver and crossover technology. When I compared the CM1 to my Nautilus 805 ($2000 per pair when still available), the predecessor to the current 805S, I found the resemblance to be uncanny. The buttery-smooth treble, a highlight of the 805 and the main reason I use it as my reference, was present in the CM1 in almost equal measure. I say "almost" because on certain tracks the tweeter in the 805 bettered the CM1’s in terms of ultimate finesse -- conveying the finest detail and air.

Regarding imaging ability, the CM1 was almost as good as the 805, which is a feat in itself considering that the CM1’s tweeter is mounted inside the cabinet as opposed to the 805’s top-mounted pod. The 805 did a better job of defining instruments in space, sounding more spacious and airy. The width and depth of the soundstage projected by both speakers were similar, with the 805 having a distinct advantage in height, perhaps due to the contribution of the externally mounted tweeter. Bass seemed to have a smidgen better definition with the CM1, maybe due to the speed of the smaller driver, but overall extension was in favor of the 805 -- it has a larger woofer and cabinet.

If I had to assign numbers, I would say that the CM1 has 80% of the 805’s performance, which implies compelling value when you consider that the CM1 costs 45% of the 805's price.

E isso é com as 805... as 805s até devem ser mais parecidas com as CM1 em termos de identidade sonora...

Pato
21-11-2007, 14:24
(...)Pato, afinal quais são as colunas que vais comprar?... (Explica-me como se eu fosse realmente burro e nunca tivesse visto um amp modificado ou umas colunas de chão... :-* )

Umas 683! :MrGreen:

Querido Sonuz, se tivesses metade da atenção para o que se escreve como tens para o beneno não perguntavas isso. Nem estranhavas que eu quisesse um sistema vale tudo no escritório, nem estranhavas que o NAD fosse à faca mas não valesse tudo... :-*

Mas verdade seja dita, sem um bocadito de beneno isto perdia metade da piada.

Quanto ao "vale tudo", no escritório posso pôr por ex. um leitor de CD em que para ouvir musica tenha de me virar para meca, ligar 1º o esquentador, depois o fio direito, depois esfrego a coluna esquerda, depois o amp, depois ligo CD agarrando na drive da coluna para ela não saltar fora and so on... só eu é que lhe mexo, logo não há restrições.

Na sala não posso. Além da componente estética que eu prezo (apesar do meu CD Sony ser mais bonito que o Lyngdorf), também há a componente prática de uma sala comum e em que o sistema é utilizado pelo agregado familiar. E como vejo TV pelo projector, o sistema está ligado all the time. Por isso era impensável para mim ter só um input no NAD, ou abdicar do comando, isto dando exemplos banais... já o mute não me faz falta nenhuma mas não deu para tirar.

Como vês, there´s no hidden catch... ;)

P.S. IMHO só há 2 colunas na série 800, as 805 e as 802. Do the math. 8)

RS
21-11-2007, 15:07
... Não ouvi antes das alterações do Tube_Dude, mas isso pouco importa, pois o que interessa é o que está a tocar agora...

Isso importa sempre Rui...

Fernando,

O que eu queria dizer é que não tendo ouvido antes das modificações do TD, nada poderia dizer sobre elas :naosei:

1 Abraço

Pato
21-11-2007, 15:20
Lock temporário até as partes se entenderem...

EDIT: Aberto, desculpem este pequeno fait divers. :-*

sonuz
21-11-2007, 16:45
Pato, estou esclarecido quanto às colunas :Yes:

Pato
21-11-2007, 16:58
Pato, estou esclarecido quanto às colunas :Yes:

:MrGreen:

Once benenoso, always benenoso.

sonuz
21-11-2007, 17:43
:MrGreen:
Once benenoso, always benenoso.

Eu? o:)

slasmes
21-11-2007, 19:38
Oh Marques...

Hum... com que então uns Black Slink... em rodagem... aham... :devil:

Caro RS,

Foi um prazer, apesar de curto. :Yes:

Revejo-me na tua apreciação (suspeitissimo claro but who cares, é meu e penso que tenho desculpa) e só não partilho do teu optimismo quanto à chegada das novas colunas.

Se o sonho se tornar num pesadelo, pegas no Nad ,vais Aveiro, o Jorge arranca-lhe mais umas peças e resolves o problema. No entanto corres o risco, de tanto tentares resolver o problema, no fim ,ficares só com o comando. :eheheh:
Messias

sonuz
23-11-2007, 00:31
Não sei se tem alguma importância ou não, mas no manual de serviço e layout do S300 existe uma "espécie" de bobine... Fica aqui a documentação devida...

Meloman
23-11-2007, 01:08
É mesmo, é uma indutância com núcleo de ar. Se o Tube_Dude disse que o S300 não tem nenhuma bobine à saída é porque esse esquema já não deve ser actual. Muitos fabricantes fazem revisões aos circuitos que nem sempre vêm mencionadas. O meu Moog teve uma alteração na fonte de alimentação que só vinha especificada num memorando interno da fábrica, depois de 1000 e tal unidades vendidas e que só mais tarde alguém se lembrou de fotocopiar e acrescentar aos manuais de serviço.

SergioRZ
23-11-2007, 09:12
Não sei se tem alguma importância ou não, mas no manual de serviço e layout do S300 existe uma "espécie" de bobine... Fica aqui a documentação devida...

Tenho umas fotos do interior do S300 que tirei quando o estavamos a ver em casa do Tube, que posso colocar online mais tarde para dares uma olhada e confirmares isso :Yes:

Já agora... tens o manual de serviço do S300? Não me arranjas isso? ;)

Tube_Dude
23-11-2007, 13:09

A montanha pariu um rato, e o rato pariu um mosquito... :)

Os amplificadores utilizam na saída uma bobine de Zobel como precaução para as cargas demasiado capacitivas, como certos cabos de colunas.

Essas bobines geralmente com fio esmaltado e várias espiras começam a introduzir perdas por inserção na casa dos 100 KHz.

No caso do S300 , o que temos é apenas duas espiras no próprio circuito impresso , com uma inductância menor do que uma bobine osciladora de um receptor de FM ( que tem sempre 4 ou 5 espiras) e por isso com perdas por inserção na casa dos 100 MHz , repito por extenso, 100 Megahertz...

Porque é que a NAD a utilizou então?

Porque utiliza na saída uns transistores estraordinariamente rápidos 2SC2922 com uma Ft (frequência de transição ) de 50 Mhz, e sem essas espiras o amplificador poderia oscilar mesmo apenas com o positivo do cabo de coluna ligado (portanto sem capacidade) , pois ele serviria de antena.

Portanto,acho abusivo chamar bobine de Zobel a duas espiras de circuito impresso, que a NAD nem no esquema indica o valor da inductância por ser práticamente imensurável. Até as próprias resistências de emissor dos transitores de saída por serem bobinadas , introduzem mais inductância que estas duas espiras.

A não ser que também chamemos bobines às resistências... :)

Agora Sonus tenho que dizer que tenho notado ao longo deste tópico um "excesso de zelo" da tua parte em relação ao amp do Pato. Só posso sugerir que para a próxima "massagem" ele o leve a tua casa, pois certamente ficarás mais tranquilo ... 8)

Pato
23-11-2007, 13:36
(...)Agora Sonus tenho que dizer que tenho notado ao longo deste tópico um "excesso de zelo" da tua parte em relação ao amp do Pato , só posso sugerir que para a próxima "massagem"ele o leve a tua casa, pois certamente ficarás mais tranquilo ... 8)

Fica ele mas não fico eu. 8)

O Sonuz faz-me lembrar aquelas pessoas que mesmo depois de irem a um médico, vão à procura do que não existe nas enciclopeidas de medicina for dummies.

Portugal no seu melhor. :MrGreen:

BTW Jorge, a maquina está cada vez melhor, é da rodage! :xmas:

Tube_Dude
23-11-2007, 13:44

Tenho umas fotos do interior do S300 que tirei quando o estavamos a ver em casa do Tube, que posso colocar online mais tarde para dares uma olhada e confirmares isso :Yes:

Copiem e depois chamem-lhe, Nad by Sonus... :king:

Pato
23-11-2007, 13:47

Copiem e depois chamem-lhe, Nad à Sonus... :king:

Eu enviei o "esquema" para a NAD! Deu logo para as 802D. :devil:

Tube_Dude
23-11-2007, 13:49

Copiem e depois chamem-lhe, Nad à Sonus... :king:

Eu enviei o "esquema" para a NAD! Deu logo para as 802D. :devil:

Quem me respondeu da NAD, foi uma Senhora... 8)

movie_fan
23-11-2007, 13:53
Ó pessoal, não batam no Sonus, deixem lá o homem afirmar-se. :hihihi:

sonuz
23-11-2007, 14:28

Eu sublinhei "espécie" de bobine... fica a explicação dada por quem sabe. Foi proveitoso para todos, incluindo para mim. 8)

Só lamento o comentário do nosso admin Pato que desde que reabriu o forum não suporta uma piada (quando o é) vinda de mim... já eu tenho que "aguentar" as dele... Portugal no seu pior. :huum:

Jorge, terei todo o gosto em ter cá o amp do Pato ou outro amp qualquer. Tal como tive umas B&W CM1... o Sérgio que te conte conte o resto. :eheheh:

edit: Pato, que sejas muito feliz com o teu novo amor :-* :hihihi:

sonuz
23-11-2007, 14:33
Copiem e depois chamem-lhe, Nad by Sonus... :king:

Há que diversificar... é sempre TD TD TD... :eheheh:

SergioRZ
23-11-2007, 14:38
Sonuz, enquanto tiveres medo de vir ouvir as minhas CM1, não podes comentar :-P :eheheh: (ok, poder podes, mas não vale hehehehe)

Pato
23-11-2007, 14:39
(...)Só lamento o comentário do nosso admin Pato que desde que reabriu o forum não suporta uma piada (quando o é) vinda de mim... já eu tenho que "aguentar" as dele... Portugal no seu pior. :huum:(...)

É como em tudo na vida... there's always a bigger fish. :-*

sonuz
23-11-2007, 15:37
Sonuz, enquanto tiveres medo de vir ouvir as minhas CM1, não podes comentar :-P :eheheh: (ok, poder podes, mas não vale hehehehe)

Sérgio, essa audição já está prometida há muito tempo, como te deves lembrar. E agradeço mais uma vez o convite, mas como deves compreender não vou fazer 350kms de propósito para ouvir umas CM1 com um S300. :MrGreen: Não é medo... é falta de oportunidade.
E não vendas as CM1 sem eu as ouvir antes no teu sistema e sala, ok? 8)

SergioRZ
23-11-2007, 15:55
pfff... 350 km.... desculpas :eheheh:

Não te preocupes que não tenho planos de alterar o meu sistema... quer dizer, planos até tenho... mas como também tenho mulher e filha, a coisa complicou-se :duh:

Só de pensar que podia comprar as 805s do Pato :'(

Pato
26-11-2007, 10:22
(...)A mais pura das verdades é que estou (e perdoem-me a brejeirice) completamente borrado com a alta probabilidade de elas não "caberem acusticamente" na sala. Trata-se de um sonho que pode muito bem tornar-se um pesadelo. Mas como quem não arrisca não petisca, lá vou eu... :-\

Cabem. biggrin:

el_raton
26-11-2007, 10:48
E casaram bem com o NAD?

"Tough Choices
The B&W 802D demanded the right amplifier to ensure that its upper bass wouldn't be excessive. Some may like such ripeness, but it can become increasingly distracting with extended listening. Any partnering amp must provide gobs of power and a slightly lean and tight upper-bass range of its own. The bridged Bel Canto eVo6s—especially when run from the APC S-15 and Environmental Potentials EP-2450 power conditioners—and the Classé Omicrons fit the bill. I was surprised to find that, despite the 802D's high sensitivity, it was still pretty power-hungry. It will make decent sounds with a small amp, but might sound as if it's being starved.

Another issue some will have with the 802D is with a feature that I found very attractive. Unlike many more timid speakers that are characterized by a slight midrange dip (such as the original Kharma Ceramique 2), the 802Ds projected the music and the soundstage out in front of them. This made listening to them sound like listening in the nearfield even when I sat, as I do, about 12' back. I found this exciting, involving, and addicting, and though I expected it to become fatiguing, over the span of months that has not happened. Nonetheless, the difference in image presentation between the 802Ds and my Revel Ultima Studios, whose frequency response John Atkinson measured as quite flat, was readily apparent."

Pato
26-11-2007, 10:50
Adoram-se...

Esse artigo da Sterophile foi minha leitura de wc esta semana, para me preparar para a chegada delas. 8)

el_raton
26-11-2007, 10:57
Parece ser o meu tipo de som:

"It brings the musical performance into the room, right in front of the listener, rather than opening a window on a performance happening in some other, more distant space. Such powerful immediacy without glare or stridency is thrilling and untiring." :Yes:

RS
26-11-2007, 12:49
(...)A mais pura das verdades é que estou (e perdoem-me a brejeirice) completamente borrado com a alta probabilidade de elas não "caberem acusticamente" na sala. Trata-se de um sonho que pode muito bem tornar-se um pesadelo. Mas como quem não arrisca não petisca, lá vou eu... :-\

Cabem. biggrin:

Eu não te dizia ? :eheheh:

Eu dizia, mas era só para te animar, que eu não percebo nada disto :eheheh:

E os cabos ? Vais manter os mesmos ? Aguentam-se bem à bronca ?

Pato
26-11-2007, 13:51
(...)E os cabos ? Vais manter os mesmos ? Aguentam-se bem à bronca ?

Posso ser honesto na minha resposta? :MrGreen:

Vou fazer uma analogia interessante: sobre os cabos era o mesmo que eu perante a Claudia Vieira me questionasse se as minhas meias se iam aguentar à bronca. 8)

Estão lá, funcionavam com as 805S, porque não funcionarão com as 802D? :naosei:

el_raton
26-11-2007, 13:54
Quem é a Claudia Vieira?

movie_fan
26-11-2007, 13:58
:eheheh: :eheheh:

Pato
26-11-2007, 13:59
Chamaram?

el_raton
26-11-2007, 14:52
:) :D ;D ahhhhhh o:)

RS
26-11-2007, 15:41
(...)E os cabos ? Vais manter os mesmos ? Aguentam-se bem à bronca ?

Posso ser honesto na minha resposta? :MrGreen:

Vou fazer uma analogia interessante: sobre os cabos era o mesmo que eu perante a Claudia Vieira me questionasse se as minhas meias se iam aguentar à bronca. 8)

Estão lá, funcionavam com as 805S, porque não funcionarão com as 802D? :naosei:

Funcionar, funcionarão. A pergunta é: passam a ser o "elo mais fraco", ou não ? Permitem tirar tudo das colunas, ou "esconderão" qualquer coisa ?

É sempre uma questão pertinente, não é ? Principalmente quando se dá um salto qualitativo como o que deste em termos de colunas.

PS: E claro que podes ser sempre honesto na tua resposta. O contrário é que já não deves. Mas podes. :eheheh:

PS2: Se eu imaginar alguma coisa com a Claudia, não sei porquê, mas acho que as minhas meias não entram no filme :eheheh:

el_raton
26-11-2007, 15:49
PS2: Se eu imaginar alguma coisa com a Claudia, não sei porquê, mas acho que as minhas meias não entram no filme :eheheh:

Permita-me que lhe diga, meu caro, que então tem muita falta de imaginação... o:)

RS
26-11-2007, 15:59

Permita-me que lhe diga, meu caro, que então tem muita falta de imaginação... o:)

Permito, pois claro :eheheh:

Mas olhe, meu caro, que pode haver quem já tenha ultrapassado a fase das meias :eheheh:

Mas "isso" é como o audio: cada qual com os seus gostos particulares o:)

Pato
26-11-2007, 16:02

;)

SergioRZ
26-11-2007, 16:50
Parabéns Pato, mereces essas colunas, e sei que vais ter um gozo fenomenal com elas :Yes: