PDA

View Full Version : Cassetes, k'7, ferros, crómios e metais ( saudosismos e companhia)

Challenger
18-01-2007, 19:37
Aqui há dias pus a rodar o meu muito estimado e adorado Pioneer Ct-S710 (1992) que estava parado há uns anitos. Continuo a ter uma paixão indescritível por deck's de cassetes e este, na altura, considerava-o uma bomba...já tinha 3 cabeças, 3 motores, Mpx, Hx Pro,estabilizador digital de tensão...bla bla bla além de ser muito pesado.Ah...e tinha andado um bom tempinho a juntar para ele, 400 euros era muita grana!
( para mim aquele inatingível era qualquer Nakamichi...como o Dragon).

Para a tarefa fui ao arquivo das cassetes, e dei-me conta da outra paixão dessa altura: "as cassetes": as formas, os feitios, as carcaças, as inovações das mesmas( slim, com guias xptos, com amortecedores interiores, as caixas inovadoras etc).

Cheguei a fazer colecção delas, fechadas, pois adorava olhar para as inovações e decoração das mesmas pelas diferentes marcas.
Há coisas, de facto, que nunca se esquecem, e mesmo não tendo o santo graal sonoro, recordei com prazer gravações da altura, e mais antigas, com os ovos estrelados subjacentes. Muito me deu gosto "ouvir-me" num programa que fazia na rádio local da altura quando tinha 17 anos e que, sem cassetes, nunca seria possível recordar agora!!

Tiro-lhe, pois, o chapéu, já que foi assim que despertei para a música, de uma forma que hoje, pela versatilidade, liberdade e variedade de escolha, essa mesma paixão ( tal como acontece com o vinil) ficou um pouco descurada!

Havia mesmo na revista ( já desaparecida ) HIFI "review" portuguesa, artigos ilustrativos da tecnologia das cassetes, e os artigos descritivos acerca das diferenças entre o "bias" ( ;D) e o ferrocromio, e o cromodióxido e as incriveis Metal...que para nós mocitos sem grandes $$$$ eram um graal que contemplavamos ( sem as gravar) com admiração! o:)

Com isto tudo, apenas estava curioso em saber se algum de vós partilhou (a) esta paixão por aqueles aparelhos que a várias gerações despertou este gosto que hoje nos faz sonhar sentados em frente a uma fonte sonora algumas horas, com ou sem os olhos fechados!

Ah...e Às cassetes também!

.........saudosismo revisitado oblige!
:Yes:

[anexo expirou]

Falp
18-01-2007, 19:47
E já somos dois... :Yes:

A minha grande iniciação do HiFi foi pelas K7's laém de pontualmente no vinil... :D

Não tive um 3 cabeças, mas tive e tenho um Denon de 2 duas cabeças e controlo lógico com DOlby B/C e HXPro que se portava muito bem, e mais de uma centena de cassetes muito bem gravadas que ainda há 1 ano ou 2 revi... o:)
Entre Denon de 3 cabeças de amigos e outros...

Na altura, os Denon de 3 cabeças e os Nakamichi, bem mais acima, eram um must... :Yes:

AS TDK eram a minha paixão, então aqueles mecanismos das MA-XG... o:)
Mas várias Maxell, algumas Sony e até 1 ou 2 That's fizesem parte da minha colecção... ;)

As minhas favoritas eram as CrO2, sobretudo as TDK SA e SA-X... :Yes:

O afinar do tipo de polarização e do nível máximo no Vuímetro, eram um ritual... o:)

Challenger
18-01-2007, 20:10
Agora que falas nisso...lembro-me de umas "That's RX" ou Vx que eram assim uma coisa extraordinária pois onde vivia nunca tinha visto nenhuma e parecia-nos algo vindo de outro mundo, pelo design!

Depois havia umas baratinhas, já de crómio que muito adorei vindas do oriente, as SKC QX. Mas umas que deslizavam sem fazer barulho mesmo eram as Maxell XL II - S, pesadas e com uma espécie de amortecedores dentro fantásticos!

Outra coisa que achava curioso e que fazia a delícia de quem tinha cabeças sujas ou desalinhadas era afinar o azimute da cabeça com uma chavinha de fendas em alguns aparelhos!

Que bom...não era ?!

Falp
18-01-2007, 20:13
Quantas vezes limpei, afinei o azimute, desmagnetizei... então no carro... :P

Outros tempos... o:)

RuiRocha
18-01-2007, 20:24
boas noites!!!!

meus amigos que saudades!!!
para mim as que mais gostava eram as TDK Ma-xg metal position type IV
O toque pareciam de borracha macias... lindas e eram caras que se fartavam cheguei a comprar K7 a 2.500$00 sim no tempo do escudo.... :eheheh: :eheheh:

Granda malha

pjorgenunes
19-01-2007, 00:36
Aquelas TDK da foto eram mesmo loucas. Tenho algumas ainda...

Falp
19-01-2007, 00:50
http://www.metalposition.com/tape/img/tdk-ma-xg60-f1a.jpghttp://www.metalposition.com/tape/img/tdk-ma-r90-f1a.jpg

pjorgenunes
19-01-2007, 01:00
Vocês ainda me vão obrigar a desenterrar o meu Deck Yamaha KX-580SE :Yes: ...

[anexo expirou]

pecasso
19-01-2007, 01:42
Vocês ainda me vão obrigar a desenterrar o meu Deck Yamaha KX-580SE :Yes: ...

tenho ali na dispensa o meu (não é SE) e até gostava de voltar a montá-lo, mas não tenho espaço...

pjorgenunes
19-01-2007, 02:13
Do teu não posso comentar. O 580SE era exepcional. Quando finalmente tive um deck de K7s a sério começaram a ser massificados os CDs... :duh: :eheheh:

rneiva
19-01-2007, 09:07
Eu tenho um Nakamichi 680ZX e é impressionante a qualidade da gravação ainda hoje em dia. Continuo a ouvir cassetes.

jorgemachado5
19-01-2007, 09:26
O meu velhinho AIWA também ainda continua a bombar. E com boas cassetes e bem gravadas, não passa muita vergonha em relação aos vizinhos das prateleiras de cima.

MikeF
19-01-2007, 10:20
tb mr lembro de usar umas tdk dessas, ainda devo ter na arrecadação... e that's e maxell...
mas ainda se lembram quanto custava uma tdk maxg?? qd apareceu um cd-r por 50 cents...

Mozartiano
19-01-2007, 19:27
Que saudades disso tudo :'(
Já agora meu Technics RS-B750 Dolby HX PRO toca quem nem gingas
O tempo volta para trás

Mozartiano
19-01-2007, 19:29
Esses Yamahas, Pioneers grandes máquinas. Material de combate, e com grande qualiade auditiva. :Yes:

vinilsuporter
19-01-2007, 22:02
Tenho um muito aceitável para a época Sony TCK-590 pois ainda tenho algumas cassetes de música "revolucionária" de que nunca encontrei á venda os respectivos discos (ep´s ou singles). Mas confesso que há muito que não as ouço.
Talvez quando o NAD 3020i vier para ficar o ligue.

Epaminondas
20-01-2007, 01:19
Xiiiiii... belos tempos sim senhor!

Eu tenho um Denon DR-M24 HX de 3 cabeças, e Dual Capstan (duas borrachinhas de tracção entre as quais se encontravam as cabeças e que mantinham a fita sempre esticada), sistema Dolby B/C NR HX Pro e saída para auscultadores. O contador de quatro digitos, apesar de digital, não era de "tempo real" (minutos:segundos), para grande pena minha. Está perfeitamente operacional embora seja raríssimo ligá-lo.

As cassetes que mais usava eram as TDK SA e as Sony UX-S, ambas de crómio. Ao princípio ainda usei as BASF, mas sujavam muito as cabeças. As que mais me fascinavam eram as TEAC de bobines internas, mas nunca cheguei a ter nenhuma :snif:
De metal acho que só tenho uma que me foi oferecida.

[anexo expirou]

Challenger
20-01-2007, 10:31
Bem....isto parece que afinal é melhor voltarmos a dar um pulinho aos sótãos e limpar o pó às máquinas, ou ainda instauro aqui o "Movimento Sim aos Decks & K'7" :eheheh

Na realidade, achava uma pena ter ali o deckezinho parado e saber que ele era tão catita ( e caro). Na altura, o sonho mesmo era um Nakamichi, nunca cheguei a lidar com um. Os Denon eram outra bomba que costumava ir admirar ali na Transom da Estefânia, especialmente um DR-M 710 ( se não me engano).

Acho que ainda vou fazer uma busca às cassetes "giras" e "diferentes" que andam lá por casa para postar aqui umas fotos. Mais não seja para mostrar à malta mais nova o que nos dava a alegria dentro de um Walkman.

Com esta conversa toda fui cuscar e encontrei isto:

http://www.vintagecassette.com/;jsessionid=9F10A165CB582815C45EFA30EC3148EB

Já agora, que era isso das "Teac com bobines internas ?" :huum:

::)

Epaminondas
20-01-2007, 11:05
Já agora, que era isso das "Teac com bobines internas ?" :huum:

Eram umas cassetes em que a fita estava enrolada numas bobines, tal como num gravador de bobines, só que em miniatura e que estavam dentro da cassete. :MrGreen:

Aqui dá para ver...
http://www.vintagecassette.com/Teac/Z-7000;jsessionid=9F10A165CB582815C45EFA30EC3148EB
http://www.vintagecassette.com/Teac/V-850X;jsessionid=9F10A165CB582815C45EFA30EC3148EB

Epaminondas
20-01-2007, 14:58
As famosas Teac... :drool:

[anexo expirou]

Challenger
20-01-2007, 15:19
Bemmmm! drunk:K "pedra" ! Altamente! Espectáculo!

A ver se arranjo umas destas para a colecção! :drool2:

Obrigadinho Epaminondas! Desconhecia essas!

pjorgenunes
20-01-2007, 17:02
Eu usava muito BASF Chrome Maxima II. Muito boa relação qualidade preço. O meu Yamaha também tem HX-PRO e com esse o som era faboloso... E tinha Bias automatico conforme a K7 (não só o tipo mas sim a K7 especifica) e tinha um vuímetro espetacular... e tinha... Bem, vou buscá-lo a terra (com baixissimo WAF mas com a desculpa de ir passar umas K7s para CD :eheheh:)

MikeF
20-01-2007, 20:02
tinha algumas teac dessas mas a caixa era toda transparente, só as bobines é que eram metálicas (ou pareciam...). o som era muito jeitoso.
o meu denon tinha +/- essas especificações, epaminondas... era um 710, julgo eu... aliás, é, ainda está na arrecadação.

Challenger
24-01-2007, 22:25
Movimento Revivalista das Kassetes&Deck's diz:

...vamos lá postar aí umas poligrafias dos decks que vos mimavam há uns anitos ( quiçá ainda...cheios de pó no sótão)

Não há aí umas cassetes castiças, esquisitoides ou curiosas ?

o:)

Audioholic
24-01-2007, 22:55
Há uns meses coloquei o meu deck à venda por uns simbólicos 30 €. Depois de ler os textos, e pelas recordações que trouxeram, é caso para afirmar: ainda bem que nínguem ficou com ele.
Recordo-me que tinha 16 anos e andei a trabalhar um verão inteiro durante as férias escolares, das 7h às 1h (sim, da manhã, muitas horas extras fazia eu) na Fábrica da Sumol em Faro (Cialbe) para comprar o meu primeiro sistema de Áudio. Adquiri, na altura, o sintonizador Marantz St-35, o leitor de Cd's Marantz CD-50 (ainda a rodar diariamente no escritório) as colunas monitoras Marantz LDMS-50, o amplificador integrado Musical Fidelity A1 (vendido ao MikeF, aqui no Forum), um prato Rega Planar 3 com braço RB300 e ...at last but not least ... o Deck de cassetes Aiwa AD-R460.
Fica aqui, em jeito de homenagem, a imagem do dito que me fez companhia durante muitas horas de música.
É caso para dizer: AD-R460, volta, estás perdoado!!
Vai continuar cá em casa ....

Abraço

[anexo expirou]

MikeF
24-01-2007, 23:17
Bom, o MF está pago...

Challenger
24-01-2007, 23:25
Recordo-me que tinha 16 anos e andei a trabalhar um verão inteiro durante as férias escolares, das 7h às 1h (sim, da manhã, muitas horas extras fazia eu) na Fábrica da Sumol em Faro (Cialbe) para comprar o meu primeiro sistema de Áudio.

Abraço

Meu caro....há resmas que nos conhecemos, e foi preciso o Movimento Revivalista Cassetes&Decks para saber dessa história! :beer: :beer: cool:

Nem sonhava que já tinhas andado lá pró Sul! agora percebo esse amor pelas peças que tens no escritório! :eheheh:

Acho q vou desenterrar um Sanyo e o Sony que troquei aqui com o Profmat há uns anos ( ainda ha-de chorar de saudades dele ) e ainda um Pioneer antigo fruto de mais trocas que tenho lá xima na xerra semi-empacotados!!

ai ai... :MrGreen:

Audioholic
24-01-2007, 23:28
Bom, o MF está pago...

:Yes: E em boas mãos!! Recuperou o "velho" A1. surprised:

astronauta
24-01-2007, 23:41
Bom, no princípio...eram as K7s !!
Eu passava horas a gravar, inclusivé fazia umas colectâneas engraçadas, tão boas que quando um amigo ouvia pedia-me sempre para lhe gravar uma igual. Como a palavra passa, alturas houve em que já não chegava para as encomendas pois todos os amigos queriam que lhes gravasse cassettes. Era a minha veia de DJ :eheheh:
Mas entre empréstimos e algumas estragadas no leitor do carro, a verdade é que não sei o que fiz a tantas e tantas e hoje tenho o meu Nakamichi RX 202E a servir de objecto de decoração. Até o vendia, mas a bom preço o:). Pois se afinal até um simples LP (José Cid :eheheh:) pode valer tanto, no caso do meu deck (aquele que vira a cassette), não tenho dúvidas que já hoje é uma boa peça de colecção.
Mas sou um comodista. Mesmo o vinil dá um trabalhão e só oiço quando estou com paciência :duh: para todos os cuidados que o manuseamento implica. Depois o som nao é nada de especial: a minha colecção de vinil é sobretudo dos anos 80 e 90 e as gravações :puke: Claro que como alguns dos discos que tenho nem sequer encontro em CD, lá vou ouvindo de vez em quando. Mas há muito que me rendi ao CD.

Desculpem lá aparecer aqui um pouco contra a maré ;D

Conan
24-01-2007, 23:58
Já que estamos numa de nostalgia, aqui vai o meu companheiro de muitas andanças:
Technics RS B655

[anexo expirou]

shade_of_pale
25-01-2007, 09:01
Bom, no princípio...eram as K7s !!
Eu passava horas a gravar, inclusivé fazia umas colectâneas engraçadas, tão boas que quando um amigo ouvia pedia-me sempre para lhe gravar uma igual. Como a palavra passa, alturas houve em que já não chegava para as encomendas pois todos os amigos queriam que lhes gravasse cassettes. Era a minha veia de DJ :eheheh:
Mas entre empréstimos e algumas estragadas no leitor do carro, a verdade é que não sei o que fiz a tantas e tantas e hoje tenho o meu Nakamichi RX 202E a servir de objecto de decoração. Até o vendia, mas a bom preço o:). Pois se afinal até um simples LP (José Cid :eheheh:) pode valer tanto, no caso do meu deck (aquele que vira a cassette), não tenho dúvidas que já hoje é uma boa peça de colecção.
Mas sou um comodista. Mesmo o vinil dá um trabalhão e só oiço quando estou com paciência :duh: para todos os cuidados que o manuseamento implica. Depois o som nao é nada de especial: a minha colecção de vinil é sobretudo dos anos 80 e 90 e as gravações :puke: Claro que como alguns dos discos que tenho nem sequer encontro em CD, lá vou ouvindo de vez em quando. Mas há muito que me rendi ao CD.

Desculpem lá aparecer aqui um pouco contra a maré ;D

Nao sabes o q perdes.Mas ainda vais tempo, olha eu é o contrario praticamente ja so ouço vinil. E quero la saber de cds so para ouvir no auto, em casa raramente. E estou a arranjar material que nunca pensei conseguir. neste ano comprei para ai uns 100 vinis, ora ve tu que a worten de portalegre fez agora uma promoçao Cds a 1€ sabes quantos comprei? Olha nem la fui!

Challenger
25-01-2007, 12:29
Uma coisa castiça desde que me lembrei disto e deste post, é que, com o revivalismo até das ideias e lembranças do passado, qual saudosista empedernido, foi o reviver o tal som "aveludado" das cassetes, e uma coisa que já quase tinha esquecido: os ovinhos estrelados das gravações :eheheh:, a limpeza a que me sujeitei estes dias em relação às cebeças do deck após pôr a rodar algumas "ferro"; algumas gravações históricas de que não sabia o paradeiro, e, agora que o astronauta tocou no assunto, as incriveis tardes que passava com uma mesa de mistura e com dois gira discos ( um emprestado) a fazer de DJ para não ter pausas entre as músicas.

Invariavelmente quando metia água em alguma " mixagem", lá ia meia hora ao ar, pois aquilo ficava tudo mal para trás ! Mas ainda tenho uma com best of que fiz dos Ban, que é um mimo! Baixa agulha, levanta outra, rec daqui, pausa dali e ohhhhhhhhhhhhhhh não era aqui que devia começarr :duh:

Que ricas tardaças! E o "Eye in the Sky" dos The Alan Parsons Project continuo a preferir ouvir em Lp e Single do que em cd. Mas já me dei conta de que a culpa é mesmo da gravação do cd, aliás, dos cds, dado que de várias editoras "tugas e forasteiras" o som pouco muda!

Aguardo, pois, as reedições em CD que vão acontecer em Fevereiro da discografia dele com extras, e remasterizados. Depois volto a dizer o que penso ! Vinil/Cd. o:)

gorogoro
25-01-2007, 15:07
Há uns meses coloquei o meu deck à venda por uns simbólicos 30 €. Depois de ler os textos, e pelas recordações que trouxeram, é caso para afirmar: ainda bem que nínguem ficou com ele.
Recordo-me que tinha 16 anos e andei a trabalhar um verão inteiro durante as férias escolares, das 7h às 1h (sim, da manhã, muitas horas extras fazia eu) na Fábrica da Sumol em Faro (Cialbe) para comprar o meu primeiro sistema de Áudio. Adquiri, na altura, o sintonizador Marantz St-35, o leitor de Cd's Marantz CD-50 (ainda a rodar diariamente no escritório) as colunas monitoras Marantz LDMS-50, o amplificador integrado Musical Fidelity A1 (vendido ao MikeF, aqui no Forum), um prato Rega Planar 3 com braço RB300 e ...at last but not least ... o Deck de cassetes Aiwa AD-R460.
Fica aqui, em jeito de homenagem, a imagem do dito que me fez companhia durante muitas horas de música.
É caso para dizer: AD-R460, volta, estás perdoado!!
Vai continuar cá em casa ....

Abraço

Tive quase quase pra te ficar com isso ;D

astronauta
25-01-2007, 22:00
Nao sabes o q perdes.Mas ainda vais tempo, olha eu é o contrario praticamente ja so ouço vinil. E quero la saber de cds so para ouvir no auto, em casa raramente. E estou a arranjar material que nunca pensei conseguir. neste ano comprei para ai uns 100 vinis, ora ve tu que a worten de portalegre fez agora uma promoçao Cds a 1€ sabes quantos comprei? Olha nem la fui!

Sei sei, mas plagiando o JVH
"Passo a vida a elogiar os amplificadores a válvulas e giradiscos. Na verdade não sou muito diferente dos políticos: digo uma coisa e faço outra. Em casa oiço CD e utilizo amplificadores a transístores, como 98% dos meus leitores. É mais prático, mais limpo e mais «fiável». E também não minto se disser que vejo hoje mais DVD com som surround e oiço menos música".
Bom, eu ainda ouço mais musica que vejo filmes.

Mas já agora Shade, de uma forma muito simples, diz-me : quanto custa ter um melhor som de vinil ?? :-P

shade_of_pale
25-01-2007, 23:21
Bem olha custa dinheiro, é verdade mas no fim compensa, com calma, e uns bons classificados, montas uma fonte de respeito.
Valores deixa la, não ligues vai a pouco e pouco, adquirindo as peças. :Yes:

Vandergraaf
28-01-2007, 21:42
Viva. Tambem cresci com as k7. fazia mtas gravações da rádio num midi Sanyo e tinha a discografia completa dos Dire Straits em k7's originais e tb alguns dos Floyd. Mas desde que evolui para sistema de separados, nunca mais o fiz pois não tinha nenhum deck. Esta situação manteve-se talvez uns 4 anos ate que ha uns meses atras comprei um deck Sony TCKA6ES usado mas novo. Nem um risco. 3 cabeças e 3 motores, duplo cabrestante, estabilizador de k7 em sobortano, dolby b,c e S, hxpro, calibração manual... So tenho 1a coisa a dizer: quem nunca ouviu o dolby S não sabe como os decks evoluiram. Muito bom, voltei a fazer gravaçoes da radio, antena2 e Europalx. Consegui arranjar 2 TDK MAXG (ultima versão, diferente das postadas aki) e varias MA e SA-X. Uso um desmagneatizador e liquido de limpeza da Alssop.

Vandergraaf
28-01-2007, 22:07
http://www.vintagecassette.com/Sony/TC-KA6ES

Vandergraaf
28-01-2007, 22:20
Por acaso o link anterior não corresponde exatamente ao meu. Este é que é, quer nada data de produção quer na cor. Apenas a dsignaçao tem o6 na vez do 3.http://www.vintagecassette.com/Sony/TC-KA3ES

astronauta
28-01-2007, 22:22
Quando somos jovens temos tempo e paciência para tudo...
Menos jovens (40 anos já vão pesando) já não há pachorra... nem mesmo para esperar que a fita rode até àquela musica que queremos seleccionar... :duh: Com os CD´s ao menos é sempre a andar...
É que eu nao dispenso desfrutar de um bom som, mas sou mais pragmático :-P

shade_of_pale
29-01-2007, 11:29
Mas a fita essa sim, passou á história, teve o seu tempo, agora o CD substituiu-a pelas vantagens que ja sabemos.

Challenger
29-01-2007, 13:23
No meu caso, o revivalismo foi mesmo saber que tinha ali um deck tão "menito" :eheheh:, tão bonzinho :eheheh: e umas centenas de cassetes com conteúdos que já nem lembrava que existiam! (É o que dá andar sempre a mudar de casa por questões profissionais e não poder ter sempre a tralha das 3 décadas juntas numa só!)

Vai daí, passei umas horitas a abrir as caixas com as cassetes guardadinhas, com umas capinhas todas catitas,arquivadas com aquelas letrinhas autocolantes,numeradas na lombada e com coisas que na altura, como dizes, com mais paciência e tempo livre nos fazia passar as horas ali de volta das mesmas!

Claro que o cd veio revolucionar tudo, mas ainda me dá um gostinho especial ouvir coisitas que ainda não tenho em cd.
Olhem....por exemplo...as emissões da NRJ ( lembram-se? aquilo é que foi uma rádio revolucionária em Jingles, montagens e coisas que tais!) que gravava num gravadorzito "Venturer" mono quando vim para lisboa nos inícios de 90!

RMI
29-01-2007, 16:44
Xiii Cassettes! O que vocês me fizeram lembrar! ;D
Tive durante muitos anos, ou seja, até ao aparecimento dos gravadores de CD, uma grande "pancada por cassettes pois eram o único suporte em que podiamos gravar o que quisessemos e, com o aparecimento dos Walkman, levar a nossa musica para qualquer lado. Entre decks que eu tenha tido, e tenho ainda um excelente Denon DRM-800 em perfeitas condições, e decks de amigos aqui vai o meu historial:

Um dos meus favoritos de sempre é este Pioneer de um amigo, que me gravou inumeras cassettes (thanks dude!:Yes:). Tinha um visual diferente, com faders e estilo todo pro. A parte mecanica era tão poderosa que se carregassemos no eject já com a tampa aberta a cassette saltava no ar! :eheheh:
http://www.vintagecassette.com/Pioneer/CT-4040A
Ainda hoje o acho uma peça bem cool. Esse meu amigo depois comprou um Aiwa AD-3800 que foi o 1º deck com solenoides que eu usei e que tinha um 'computador de bordo' que analisava a fita antes da gravação para se auto-calibrar. Tinha um bom som mas deu-lhe alguns problemas mecanicos.
Outra máquina interessante era o Akai de outro amigo que, mesmo após de muitos anos de uso intenso, não apresentava qualquer desgaste a nivel das cabeças. Acho que era este:
http://www.vintagecassette.com/Akai/GXC-750D
Um outro amigo tinha um Pioneer CT9 (acho que era esse o modelo) e que tinha muito bom aspecto mas que em termos de som... :huum:
Outro deck que usei foi o Aiwa AD-R450 que tinha um som bastante razoavel mas desalinhava ao fim de algum tempo devido ao sistema de autoreverse:
http://www.vintagecassette.com/Aiwa/AD-R450

O meu 1º deck foi um modesto Technics RS-B13 (???) que foi depois susbtituido pelo actual Denon DRM-800:
http://www.vintagecassette.com/Denon/DRM-800A

E, claro está, sempre suspirei muito por um Dragon :drool2:

Então e ninguém fala do ritual que era a gravação? Procurar o ponto mais alto do disco para ajustar os niveis, tentar puxar ao máximo mas sem distorcer, aprender para cada tipo de fita quais eram os limites, entrar em desespero quando a fita acabava uns segundos antes da ultima musica :duh:, a fita estar sempre bobinada do lado contrário ao que nos apetecia ouvir... :eheheh:

astronauta
30-01-2007, 21:45
Então e ninguém fala do ritual que era a gravação? Procurar o ponto mais alto do disco para ajustar os niveis, tentar puxar ao máximo mas sem distorcer, aprender para cada tipo de fita quais eram os limites, entrar em desespero quando a fita acabava uns segundos antes da ultima musica :duh:, a fita estar sempre bobinada do lado contrário ao que nos apetecia ouvir... :eheheh:

Era uma odisseia, um stress... e não se podia exagerar nos falhanços sob pena das sucessivas gravações por cima acarretarem perda da qualidade final.. :duh:

MikeF
30-01-2007, 22:49
parece que nos estudios já ninguem se lembra de como é que se faz isso, querem todos gravar cada vez mais alto...

RMI
31-01-2007, 09:21
O que vocês precisam para matar saudades é de um brinquedo destes:
http://www.firebox.com/product/1700?itc=48&src_t=nwt&src_id=137
:eheheh: :eheheh: :eheheh:

Challenger
31-01-2007, 10:40
Essa agora partiu-me todo! :luz: volta vinyl....volta cassete...isto é mesmo revivalismo puro! :ena:

Tá boa tá! o:)

RMI
31-01-2007, 13:29
Péraí! Volta vinyl?! :huum:
No que me toca ele Nunca se foi embora! 8)

Challenger
31-01-2007, 15:50
o:)

foi um preciosismo, desculpai! ;)

pjorgenunes
31-01-2007, 23:51
O que vocês precisam para matar saudades é de um brinquedo destes:
http://www.firebox.com/product/1700?itc=48&src_t=nwt&src_id=137
:eheheh: :eheheh: :eheheh:

Realmente inventa-se tudo :MrGreen: :-P

Challenger
13-02-2007, 16:27
Isto anda muito sossegadinho! ;D

Este fim de semana já meto aqui umas poligrafias de umas cassetes naices que tenho algures! :eheheh:

.......saudosismo puro...........

entretanto encontrei isto nos meus arquivos da época!

[anexo expirou]

artofnoise
15-02-2007, 00:38
Boas!

Sempre tive cassetes,o meu primeiro foi um national receiver com cassete na parte de cima.
Depois tive um superscope vuimetros azuis,a seguir um sharp mas tinha problemas de diferença de canais,troquei por um sanyo lindo com três cabeças curiosamente a terceira cabeça só servia para afinar o nivel de dolby.Estes eram todos horizontais
Depois disto tudo resolvir comprar uma máquina e comprei um aiwa 6800,duas cabeças e uma terceira fixa para afinar o ganho por variação do azimute da de rec/play .Gostei era uma boa maquina ,lindo com duplos VUs ,um deles media pico de sinal.
Sempre me ficou no goto o 6900 mas na altura o pl não deu para mais
Mais tarde mandei -me a um verdadeiro 3 cabeças,sony 730 Es, o maiora barrete da minha vida :duh:.As cabeças gastavam-se estupidamente,leitura e gravação medianos, para a classe era mau.Despacheio

Um dia vi a máquina!!Sony 950 Es,que maquinão!Tudo funcionava bem,leitura e gravação do melhor que já ouvi.Parti para õs artilhaços,Fontes ,Op,cond.,uma loucura.Ainda hoje funciona e dá baile a muitos digitais,embora não seja meu porque o vendi :'(estou arrependido,foi a minha maquina :Yes:

Agora tenho um sony vintage ,TC 138 Sd,para ouvir as muitas cassetes que gravei ao longo dos anos.
Tenho um Sansui horizontal e um superscope igual mas sem dolby ao que tive á muitos anos

E é a minha cena resumida dos K7

Abraço ppl

marcosta
16-02-2007, 19:11
A minha marca de eleição para as K7s era a TDK. Principalmente as SA. Tenho algumas AR como a que está no princípio do post. Costumava fazer uma romaria até à baixa de Lisboa e era aí que as comprava. Não me lembro do nome da loja loja. :huum:

O deck começou por ser um Grundig. Era um deck simples. Com NR B, selector de tipo de fita e um controlo de volume da gravação. Depois veio um Pioneer duplo. Esse já trazia o Dolby B, C e o Hx-Pro e fiquei-me por aí. O Grundig não sei onde pára. O Pioneer está algures em casa...

artofnoise
24-02-2007, 16:08
O meu sony,ainda a trabalhar muito bem ;)

http://img410.imageshack.us/img410/7114/p1010457re0.jpg

Challenger
26-02-2007, 11:45
Fui aos arquivos desenterrar estas preciosidades ( daqui a um pouco começam mesmo a ser :MrGreen:)

[anexo expirou]

Challenger
26-02-2007, 11:57
E mais umas ! Cada marca clamava ter a melhor tecnologia!

[anexo expirou]

Challenger
26-02-2007, 11:58
E ainda....uma cassete aberta! :luz:

E até rankings, como se pode ver ! :eheheh: ( era uma tecnoLigia fantástica :eheheh: :eheheh: :eheheh:)

[anexo expirou]

pjorgenunes
26-02-2007, 16:48
E mais umas ! Cada marca clamava ter a melhor tecnologia!

É bom saber que há coisas que não mudam... :MrGreen: :eheheh:

efraga
16-03-2007, 14:50
Este é o meu deck de cassetes.

O ???????????- ???(o topo de gama desde à 20 anos, mal o comprei apareceu o CD :duh:. Ainda não tinha internet :snif:)

http://k-nisi.hp.infoseek.co.jp/rs-az7-h.jpg

Quanto às K7 propriamente ditas, eu era um menino TDK (as Sony nem entravam dentro de minha casa :nao:, cruzes que até me benzo :eheheh:)

85% TDK SA
10% TDK SA-X
5% TDK MA

Por agora está em casa do meu pai que ainda o usa.

Mas quando preciso de uma boa gravação para ouvir num carro com K7 lá vou eu.

nbunuel
16-03-2007, 15:23
Para quem estiver interessado está um Nakamichi Dragon à venda no miau. Juro que não tenho comisssão.hehe ;D

gorogoro
16-03-2007, 15:24
O meu sony,ainda a trabalhar muito bem ;)

http://img410.imageshack.us/img410/7114/p1010457re0.jpg

eheh! Mt fixe :Yes:

aemarques
16-03-2007, 15:43
Agora que falas nisso...lembro-me de umas "That's RX" ou Vx que eram assim uma coisa extraordinária pois onde vivia nunca tinha visto nenhuma e parecia-nos algo vindo de outro mundo, pelo design!

Depois havia umas baratinhas, já de crómio que muito adorei vindas do oriente, as SKC QX. Mas umas que deslizavam sem fazer barulho mesmo eram as Maxell XL II - S, pesadas e com uma espécie de amortecedores dentro fantásticos!

Outra coisa que achava curioso e que fazia a delícia de quem tinha cabeças sujas ou desalinhadas era afinar o azimute da cabeça com uma chavinha de fendas em alguns aparelhos!

Que bom...não era ?!

Pois eu, chave-de-fenda nas cabeças, era mais para as cassetes do Spectrum! :eheheh:

pjorgenunes
16-03-2007, 16:20
Era mesmo. No entanto o meu Yamaha 580SE fazia o ajuste automático. É um deck excelente! "Infelizmente" começaram-se a generalizar os CDs e deixou de ter uso.

Challenger
16-03-2007, 17:59
Eu sempre me fazia impressão e deixava cheio de curiosidade os componentes que estavam dentro das máquinas.
Vai daí que desde muito cedo para o bem e para o mal, abria os aparelhómetros para lhes ver o esqueleto... ( óbvio que sobravam sempre parafusos) :eheheh:

De qualquer modo quando meti o Pioneer em acção outra vez quis ver como era aquilo por dentro...
aqui fica o esqueleto! :MrGreen:

[anexo expirou]

pjorgenunes
16-03-2007, 19:10
Bom aspecto sim senhor... :Yes:

ducar
08-04-2007, 23:08
bem falta eu contar a minha historia, entao desde que me conheco estive sempre rodeado destas coisas dos hifi, mas a minha tara sao as maquinas de fita, ou seja gravadores de k7 e bobines, as minhas primeiras gravacoes de k7 foram feitas num sistema compacto da sharp isto a 30 anos atras, (tinha eu 8 anitos) e como tinha muita musica que se comprava na epoca no corte ingles em espanha nao faltava malta a pedir gravacoes feitas por mim, mais tarde apareceu la em casa um sistema da teleton com um gravador aiwa orizontal com um compartimento da cassete muito complexo para a epoca (nunca mais vi um exemplar igual) mas gravava muito bem, depois acrescentou-se um sanyo de bobines e ai foi uma desgraca porque eu destrui muitas gravacoes por ser bastante complicado lidar com estes aparelhos com comandos de transporte da fita mecanicos. mais tarde surgiu outro sistema mas de origem lowe opta (hoje so com o nome lowe) tinha um aspecto mais ou menos chunga ou seja lacado a branco com fundo preto este nao durou muito tempo em casa ate que apareceu um sistema raro da marca clarion, e isto sim era um sistema a serio com um gravador de k7 equipado com tudo que se possa imaginar gravava com muita qualidade, mas acabou por ser substituido desta vez por um da marca aurex e foi com este que eu gravei mais k7 era um aurex ref. pc-d15 este modelo podia ser equipado com filtro de ruidos «adress», mas o problema era depois ao ser reproduzido noutros gravadores que nao vinham equipados com este fitro, mas tirando isso era muito bom.
mais tarde resolvi comprar um marants com o painel dourado e de duas velocidades, este tinha boa qualidade sonora mas sofria de um grande mal que era a velocidade que se alterava sendo o resutado desastroso e foi trocado por um yamaha com a ref. qualquer coisa 220 este era bom a gravar mas tinha um defeito yinha os leds com uma escala muito reduzida e imprecisos e tambem foi substituido por um denon 800a que simplesmente nao lhe encontro defeitos e nunca tive coragem para o vender, alias ate acabei por comprar outro denon um 550 para lhe fazer companhia.
entretanto resovi dar um grande salto e adquiri um gravador de bobines tascam 32 de duas pistas mais um nakamichi cr7e e penso ficar por aqui ja ca moram as uns anos e tem dados muitas alegrias, entretando ofereceram-me um deck nad a pouco tempo para juntar a coleccao. quanto as k7 utilizadas tenho uma grande parte delas que foram escritas aqui neste topico alem daquelas pesadas series especiais e afins, tenho umas centenas delas mais as bobines muitas delas tem mais de 25 anos e tocam muito bem ainda para mais o nakamichi vem com o controlo de azimute motorizado podendo afinar com muita facilidade e aproveitando o melhor de cada gravacao, e pronto acabou a historia desculpem ter sido longo mas sempre convivi com este suporte de gravacao que para mim e eterno e sera sempre um grande suporte de gravacao. :Yes:

Nafty
08-04-2007, 23:30
Eu tive um Denon DRM 710 que funciona hoje como novo. Consegui um velho Grundig CN 730 que é uma máquina infernal. Estou a reconstrui-lo e está quase pronto.
Só usava K7s de 60 de cromio e alguma vez de metal.
Bons e velhos tempos.
Nafty

ducar
08-04-2007, 23:35
Eu tive um Denon DRM 710 que funciona hoje como novo. Consegui um velho Grundig CN 730 que é uma máquina infernal. Estou a reconstrui-lo e está quase pronto.
Só usava K7s de 60 de cromio e alguma vez de metal.
Bons e velhos tempos.
Nafty

o teu 710 era aquele que tinha uma gaveta tipo cd ou era o de carrgamento tradicional. :)

Nafty
09-04-2007, 00:17
Pois é de carregamento tradicional.
O sistema de gaveta dava-me medo em caso de falho no sistema de arrastre.
Como te dice, é uma boa máquina e hoje funciona como novo.
Tinha um control de balance que o modifiquei com resistencias de precisão para deixá-lo fixo e exactamente (quanto possivel) centrado.
Sinceramente.
Nafty

Challenger
09-04-2007, 02:01
Tinha um control de balance que o modifiquei com resistencias de precisão para deixá-lo fixo e exactamente (quanto possivel) centrado.
Sinceramente.
Nafty

Isto quem sabe, sabe!!!....devia era ter ido pa electónica... :eheheh: :eheheh:

Challenger
29-04-2008, 19:52
Já descobriram mais decks aí no sótão??

Deve andar por aí algum Nakamichi parado....

:MrGreen:

natas
29-04-2008, 20:17
.....depois de alguns Naka de baixa gama e um Denon 700 encontrei um o refugio num Denon DR-M44HX uma maquina brutal que c/ as TDK MA-XG ainda hoje faço....alguns milagres.....com algumas coisas que fiquei.....no tempo em que não havia CD-R........saudades !

pjorgenunes
29-04-2008, 22:11
Já descobriram mais decks aí no sótão??

Deve andar por aí algum Nakamichi parado....

:MrGreen:

Nope... Tenho um excelente deck da Yamaha o 580SE (special Edition) com muito pouco uso :lalala: :MrGreen:

Manuel
30-04-2008, 00:15
Eu sempre me fazia impressão e deixava cheio de curiosidade os componentes que estavam dentro das máquinas.
Vai daí que desde muito cedo para o bem e para o mal, abria os aparelhómetros para lhes ver o esqueleto... ( óbvio que sobravam sempre parafusos) :eheheh:

[anexo expirou]

Está explicado porque é que o Leitor que te vendi "entregou a alma ao criador" algum tempo depois. :P

Challenger
02-05-2008, 12:58
:eheheh: :eheheh:
Manel ve la se te dou um voto negativo LOL ...esse por acaso não abri! :)

Mas olha que gosto tanto dessa gama que continuo com dois, o 8700 e o S904.
Bom mesmo era encontrar o Pd S06 em preto! isso é que era!!!

E ainda me falta um deck Naka aqui na colecção!

Encontrei há dias cassetes ainda fechadas que tinha lá cima...de Metal! Também hão-de vir para a vitrina dos vintage!

Manuel
02-05-2008, 14:20
Eu tenho é por aqui um Aiwa ADF-910. Também era uma boa máquina. Nem sei se ainda funciona. :huum:

Cassetes ainda tenho algures por aqui uma caixa cheia delas. Algumas até são "gravações únicas" dos tempos das "gravações na garagem". :eheheh:

goncas_pt
14-05-2008, 01:07
Pois é, as K7's
Tenho ainda um Technics com DBX, Dolby B, e C, comprado em 1987, já em 2ª mão.
Tocou K7's até eu me mudar de casa.
Agora é a base do meu leitor de CD's ;D.

Partilho também a paixão por decks, sendo as minhas paixoes os incontornáveis Nakamichi que tanto namorei na montra da VC na Av.de Roma...

Quanto a K7's sempre gostei das TDK e umas Metal da Sony com elementos de ceramica e tudo... maravilhosas.

Tenho algumas Metal gravadas de CD, com o DBX... ninguém diria que é uma K7 - não ouvimos aquele hissss por detrás do som.

O meu carro ainda tem leitor de K7's com Dolby e que aproveito para relembrar os tempos de estudante em que fazia umas gravações "malucas"...

Ainda devo ter encaixotadas algumas 300 K7's (ultima contagem em 1999) entre as quais uma gravação do Win Mertens em Lisboa. :lalala: e dum programa de rádio que eu tinha na Univ. (Serve também para ligar o MP3 da minha maria em vigens grandes. :-/)

Nesses tempos usava um tijolo da SHARP duplo deck mas onde os dois decks estavam um atrás do outro, usando os mesmos eixos. A gravação tape to tape era muito boa. Esse tijolo ainda funcionam mas a porta das K7's já está amarrada a cordel...