View Full Version : questiúnculas de um debutante
devo antes de mais dizer que este fórum tem o seu quê de intimidante: a minúcia técnica de certas discussões é tal e os valores de certos equipamentos é tão exorbitante que um recém-chegado como eu (que tem preocupações pateticamente banais em comparação às da maioria dos que aqui privam) se sente inevitavelmente amedrontado em participar. bom, ainda assim, há uma bonomia de fundo que me faz ainda assim arriscar uma participação balbuciante.
a minha questão é estupidamente simples: comprado que está o meu primeiro prato (um mui humilde pro-ject audio debut iii), sinto uma mistura de encanto e desilusão. o encanto vem da evidente argúcia do som em relação ao digital e a desilusão vem de uma quase grosseira distorção ao nível dos médios (não sei se estou a usar a melhor terminologia) (acontece, por exemplo, quando o bert jansch canta mais alto, ou quando um sintetizador abre mais o espectro). não pode ser só dos lp's e acho que tenho o peso do braço correcto (apesar de estar nos 17,5 e não nos 15, como se aconselha). terei a agulha mal afinada? descobri uns proctactors pela net e no conjunto que me foi vendido vinha uma peça que parece ter a mesma função que estes, mas não sei proceder à afinação. haverá outras razões para esta distorção se verificar?
quem me ajuda? preciso de tutores!
devo antes de mais dizer que este fórum tem o seu quê de intimidante: a minúcia técnica de certas discussões é tal e os valores de certos equipamentos é tão exorbitante que um recém-chegado como eu (que tem preocupações pateticamente banais em comparação às da maioria dos que aqui privam) se sente inevitavelmente amedrontado em participar. bom, ainda assim, há uma bonomia de fundo que me faz ainda assim arriscar uma participação balbuciante.
a minha questão é estupidamente simples: comprado que está o meu primeiro prato (um mui humilde pro-ject audio debut iii), sinto uma mistura de encanto e desilusão. o encanto vem da evidente argúcia do som em relação ao digital e a desilusão vem de uma quase grosseira distorção ao nível dos médios (não sei se estou a usar a melhor terminologia) (acontece, por exemplo, quando o bert jansch canta mais alto, ou quando um sintetizador abre mais o espectro). não pode ser só dos lp's e acho que tenho o peso do braço correcto (apesar de estar nos 17,5 e não nos 15, como se aconselha). terei a agulha mal afinada? descobri uns proctactors pela net e no conjunto que me foi vendido vinha uma peça que parece ter a mesma função que estes, mas não sei proceder à afinação. haverá outras razões para esta distorção se verificar?
quem me ajuda? preciso de tutores!
Caro colega, acredita que a qualidade tecnica deste forum apenas belisca a superfice do vasto campo tecnologico? A grande maioria dos foristas são "leigos", se me permite, como o caro amigo e eu, mesmo não me impressionando pouco mais sei que fruto dos anos de ouvir, ler e conversar acerca do assunto (se não o disesse seria apontado como arrogante, por quem não têm mais nada para fazer - e há por aqui tantos* :eheheh: ).
Não desmoreça portanto que no fim de alguns...humm...dias apanha o fio á meada.* :Yes:
Quanto ao seu assunto:
a distorção pode vir de um peso insuficiente sobre a agulha ou um mau afinamento (em todos os parametros possiveis) da mesma.
Sugiro que compre ou peça emprestada uma balança e um pro-tractor (aquelas reguas de papel grosso que ajudam a colocar a cabeça no sitio certo.
Verifique também todas as ligações e a ligação terra
Mozartiano
19-01-2007, 17:40
Caro Forista, antes demais bem vindo :Yes:.
Falo por mim, aqui neste cantinho ninguém e dono e senhor da verdade, muito menos duvide dos que se dizem grandes sabedores.
Contudo faço minhas as palavras do estimado forista Naka, penso eu de que foram elucidatórias, porém se tiver mais alguma dúvida no que respeita ao analógico, dentro do meu pouco saber terei muito gosto em tentar ajudar.
Abraço Audiófilo :Yes: :salute:
obrigado a ambos!
julgo ter aquilo correctamente calibrado, pelo que o problema deve ser ou das próprias limitações do material ou de algo mais subterrâneo que me esteja a escapar.
o que me apetece fazer, e seguindo o conselho de um outro audióficlo cá da casa, é trocar a célula de origem (uma ortofon omb 5e) por qualquer coisa um bocadinho melhor (entre os 50 e 75 euros - agora não há para mais!). acham que faz sentido uma troca destas? fará sentido gastar mais dinheiro ainda numa célula, com material de base como o pro-ject debut? falaram-me bem de denon, shure e ortofon. provavelmente passo pela delmax um dia destes. tenho ouvido maravilhas do local e do proprietário.
Delmax: :Yes: :Yes:
Celula: DENON DL-103 :Yes:
DEnon Dl 103, cerca de 125 euros. Tens é que te certificar que tens uma entrada phono para Cabeças MC.
primeiro:
isso parecem sintomas de mau tracking... realmente vale a pena ver se a agulha com uns ajustes fica melhor... um pouco de peso extra pode ajudar, mas tu já estás a usar, isto supondo que o peso está bem calibrado. o antiskating está bem?
segundo:
eu não punha uma MC nesse braço, uma MM é menos exigente em relação ao braço. se tens uma ortofon OM podes fazer um simples upgrade de agulha, o resto da célula era comum a toda a série, e se trocares a agulha podes ficar com uma OM30, p ex... que tem um perfil do diamante capaz dum tracking muito melhor.
primeiro:
isso parecem sintomas de mau tracking... realmente vale a pena ver se a agulha com uns ajustes fica melhor... um pouco de peso extra pode ajudar, mas tu já estás a usar, isto supondo que o peso está bem calibrado. o antiskating está bem?
segundo:
eu não punha uma MC nesse braço, uma MM é menos exigente em relação ao braço. se tens uma ortofon OM podes fazer um simples upgrade de agulha, o resto da célula era comum a toda a série, e se trocares a agulha podes ficar com uma OM30, p ex... que tem um perfil do diamante capaz dum tracking muito melhor.
hum, apesar de estar ainda muito às escuras, o que dizes parece fazer sentido, assim de repente: talvez essa denon seja boa demais para o braço em questão...
quanto aos problemas presentes, julgo que o peso está bem calibrado. quanto ao antiskating, também acho que está tudo bem; coloquei o fio na ranhura do meio, como me foi indicado, mas não sei...
posso sempre refazer tudo de novo... (arghh)...