View Full Version : Digitalização de Vinil
Ricardo Felisberto
19-01-2007, 12:15
Após uma breve busca, e por não ter encontrado nada, vou aqui colocar uma questão que não será exactamente nova. Tenho um amigo que dispondo de uma "mesa de mistura", gostaria de digitalizar o vinil que tem, com o objectivo de melhor conservar os discos e de poder usufruir deles, por exemplo, no carro.
Conhecem algum software apropriado para fazer isto? Quanto à "mesa de mistura", foi a expressão por ele usada, pelo que não vos poderei adiantar grande coisa mais. Fico contudo com a ideia que será possivel com recurso ao hardware que ele tem, importar o sinal do gira-discos para a tal mesa.
De qualquer forma se houver alguma questão a ser esclarecida, disponham. Obrigado. :Yes:
tenho a melhor solução do mundo para isso... o Millennium ADC com entrada de phono...
digitaliza o sinal do cartridge a 24/192, e aplica depois a correccção RIAA, já sob a forma digital.
pode-se regular para qualquer cartridge, com regulação para nível de saída do mesmo, capacitancia, impedância...
e tem saídas spdif, AES, e óptica reguláveis para 48, 96 ou 192.
gorogoro
19-01-2007, 13:15
Após uma breve busca, e por não ter encontrado nada, vou aqui colocar uma questão que não será exactamente nova. Tenho um amigo que dispondo de uma "mesa de mistura", gostaria de digitalizar o vinil que tem, com o objectivo de melhor conservar os discos e de poder usufruir deles, por exemplo, no carro.
Conhecem algum software apropriado para fazer isto? Quanto à "mesa de mistura", foi a expressão por ele usada, pelo que não vos poderei adiantar grande coisa mais. Fico contudo com a ideia que será possivel com recurso ao hardware que ele tem, importar o sinal do gira-discos para a tal mesa.
De qualquer forma se houver alguma questão a ser esclarecida, disponham. Obrigado. :Yes:
Há tempos usei free software para isso.. Tinha filtragem de pipoca e tudo...
Agora nao me lembro e o meu pc tá pifado! A ver se quando tiver bom, vejo q raio de programas é que usei
Ricardo Felisberto
19-01-2007, 16:00
tenho a melhor solução do mundo para isso... o Millennium ADC com entrada de phono...
digitaliza o sinal do cartridge a 24/192, e aplica depois a correccção RIAA, já sob a forma digital.
pode-se regular para qualquer cartridge, com regulação para nível de saída do mesmo, capacitancia, impedância...
e tem saídas spdif, AES, e óptica reguláveis para 48, 96 ou 192.
Hehe, obrigado Miguel. É para um colega de trabalho, mas confesso-te que nem lhe vou dizer dessa opção o:) (vá-se lá saber porquê :eheheh:). Sério, não é do tipo audiófilo, apenas quer algo 'cost free' ou pouco mais, que lhe resolva a questão.
De qualquer forma obrigado.
Challenger
19-01-2007, 18:44
Oi
Utilizo sempre um gravador de cds audio ( de mesa) ( Pioneer Pdr W839) e o sinal é directo sem filtros nem panóplias. Faço a edição no momento também em relação à divisão por faixas e tem um som límpido...( às vezes até demais...mas é o que lá está no disco). Assim não passa por nenhum software!
Até agora foi o som mais porreiro que ouvi em termos directos, e sem filtragem de qualquer tipo. Mas se ele quer low cost...hum...já não será bem este o caso ( 500 aérios o Pio.) :huum:
Já utilizei também via computador um software próprio ( o computador tem que ter entradas audio - jack 3.5 ou rca's) e utilizava o "LP Ripper" e "Lp Recorder ", um deles até é gratis!
aemarques
19-01-2007, 19:52
E tens sempre esta possibilidade:
http://www.ion-audio.com/ittusb.php.
Ou esta: http://www.ion-audio.com/iTTCD10.php
Ricardo Felisberto
20-01-2007, 20:27
Muito Obrigado a todos. :Yes:
Ricardo Felisberto
24-01-2007, 20:51
O Nero faz isso.
:Yes:
Não fazia ideia :o .... E qual o modo/opção que usas?
Dentro do Nero SmartStart 7 vais a Audio e está lá - digitalização de vinil.
Não estou em Lisboa mas posso ver isto no fim de semana.
vinilsuporter
14-02-2007, 17:30
ainda acerca de passar os discos de vinil para cd, por acaso li um artigo numa revista estrangeira e sobre o qual vos dou conta.
o produto chama-se TERRATEC IVINYL e tudo indica funciona em termos de permitir passar os vinis para cd usando o computador. confesso que em teoria o preço é compensador, a chatice é obter uma demonstração. daquilo que eu percebi, permite também eliminar alguns barulhos (falta saber se à custa da qualidade da gravação, mas isso é outro problema).
http://www.clubic.com/actualite-66310-terratec-ivinyl-numeriser-k7-vhs-vinyles.html
eu ando a pensar passar todos os meus singles e eps (mais de 300) para cd, dada a "chatice" que é a sua audição contínua e estava inclinado a comprar um gravador de cds de mesa (usado, pois os novos são muito caros) da pioneer, da marantz ou da philips.
o challenger outro dia falou muito bem do seu pioneer (que além de gravador é leitor multichanger penso eu) mas eu não tenho nenhuma experiência nesse campo, comprar por comprar comprava um topo de gama em 2ª mão, mas aqui no porto nas lojas de cash converters nem um aparece e os que aparecem estão por norma avariados. talvez a solução passe por comprar um com disco rigido como o yamaha 1500 salvo erro, mas esse custa 800 euros.
por isso pergunto: alguém conhece um gravador de cds (de mesa) que tenha disco duro e que se consiga comprar em 2ª mão com alguma facilidade ? 400 euros é o meu limite.
a teac tem uns giradiscos que trazem incorporados um gravador de cds e radio, mas não me inspiram muita confiança, em função dos eu preço não devem ser grande espingarda.
http://www.teac.com/consumer_electronics/GF-350.html
obrigado pela vossa contribuição
jose mario
movie_fan
14-02-2007, 17:37
E porque não gravar no computador? :huum:
Challenger
14-02-2007, 19:19
o challenger outro dia falou muito bem do seu pioneer (que além de gravador é leitor multichanger penso eu) mas eu não tenho nenhuma experiência
Caríssimo....
Facilidade, qualidade e versatilidade, é mesmo este Pio w839, ainda à venda por aí, mas consegue-lo por esse valor (400 aurélios) se procurares bem. Há em certas Fnacs e para veres que ainda é muito usado, a Pioneer continua a fabricá-lo e o preço continua o mesmo que eu dei há três anos e meio.
Ligas as rca's à entrada, e podes regular o nível de gravação, incrementar faixas, tens fader in/out, serve te de leitor e gravador, a qualidade é a melhor que se pode ter, dado que o que gravas é em típicos Cd's audio, tem depois cópia em alta velocidade para por exemplo criares uma cópia dessa analógica que fazes ( para o carro por exemplo)...tudo simples e com um só toque.
Apesar de só o utilizar para esse efeito ( vinyl-cd ou Md-cd) continuo bastante satisfeito com ele e é muito versátil.
IMHO! :Yes:
vinilsuporter
14-02-2007, 23:11
caro movie fan
e eu pergunto: porquê gravar em computador ? quais as vantagens ? tens experiência concreta nesse sentido, ou seja, depois de gravares de vinil para pc a cópia fica muito perto da realidade do vinil ? fica igual ?
são estas as dúvidas que me assaltam, daí se calhar optar por comprar um cd recorder de mesa pois já tive conhecimento de uma experiência em que a coisa ficou muitissimo perto do original. foi pena que o gira discos em causa fosse para o fraco, célula MM, pelo que não deu para tirar conclusões por aí além, embora a possa extrapolar e pensar assim: se ficou perto com um gira discos fraco então ficará perto na mesma com um giradiscos bom.
claro que isto de ficar perto a cópia do original é subjectivo, na altura foi o que me pareceu, mas posso estar errado.
o tal sistema que eu mencionei o TERRATEC IVINYL em teoria permitiria limpar a "batata frita", pelo menos presumo que lá diz isso, eu em linguas não sou bem formado.
Brother, grava em computador.
Há mais de 10 anos que gravo cassetes e vinis no computador.
tudo o q precisas é de uma placa com entradas rca (a minha é uma M-Audio Audiophile 2496 a +/- 80/90€) e um software de gravação (Sound Forge ou o Cool Edit Pro)
Estes softwares são tão bons que têm filtros que eliminam os riscos dos vinis (para não falar na edição de cada faixa spot-on).
http://www.rockinn.co.jp/digital_lab/audio_if/images/maudio_ap2496p.jpg
É material q esta sempre actualizado e muito mais versátil do q essas cenas de gravadores de cds com Hard-disk q hoje são suberbos, e amanhã não valem 1 tostão.
Its the way to go :Yes:
vinilsuporter
14-02-2007, 23:27
caro challenger
como tens essa experiência, pergunto-te (e desde já agradeço a tua resposta):
- qual o gira discos que usas ? e a célula ?
- a "batata frita" naturalmente aparece depois nas gravações ?
- os cds virgens que usas são de que marca ? presumo que há uns mais adequados que outros.
- depois de gravares os cds e os comparares com o disco original, o "espaço" sonoro é o mesmo ? fica igual o "ambiente" ? o palco sonoro difere ? ou fica lá tudo ? se fizeres um blind test consegues distinguir o cd do disco, penso eu (ou não ?).
no caso que eu tive conhecimento, o palco sonoro ficava um pouco encurtado, mas como não assisti à gravação não faço a minima ideia o que originou isso. só ouvi o resultado final e depois o blind test. mas como já foi há muito muito tempo, é natural que agora as coisas sejam diferentes com novos modelos de gravadores.
não queria ser muito "picuinhas", mas as tuas informações poderão ser decisivas para mim.
obrigado
movie_fan
15-02-2007, 00:44
são estas as dúvidas que me assaltam, daí se calhar optar por comprar um cd recorder de mesa pois já tive conhecimento de uma experiência em que a coisa ficou muitissimo perto do original. foi pena que o gira discos em causa fosse para o fraco, célula MM, pelo que não deu para tirar conclusões por aí além, embora a possa extrapolar e pensar assim: se ficou perto com um gira discos fraco então ficará perto na mesma com um giradiscos bom.
Assim, já percebo. :Yes:
Challenger
19-02-2007, 00:02
oi!
logo que possa dou te um feedback mais pormenorizado e sem pressas ! :luz: