PDA

View Full Version : Projecto TT DIY

RuiRocha
22-01-2007, 19:28
Boa noite!!! :Yes: :Yes:

Pelo que tenho visto este topico não é dos mais concorridos, mas isto com o tempo vai melhorar (espero eu) ou será ingenuidade minha??? Talvez mas vamos ao que interessa.

Estou a acabar de projectar um Turntable, daqui pra frente vou começar a adquirir o material necessario e começar a construir algumas peças.

Tenho o desenho definido mas estou sempre disposto a ouvir as vossas opinioes e conselhos para que no final o resultado seja bastante positivo.

O prato vai ser um sheu de 50 ou 80 mm de espessura o rolamento da mesma marca quanto ao motor estou indeciso entre o scheu e o origin, o braço penso que vou utilizar um rega ou o rb300 ou o rb700, não sei se a diferença de preços entre os dois sera equivalente à diferença sonora?
Novo ou usado?

Estou com vontade o tempo por vezes é que não é muito mas tambem não tenho pressa

Abraços

Naka
23-01-2007, 00:38
;D

pois é Rui também tenho um projecto semelhante... apenas está adiado na concretização pois o tempo não abunda!! :duh:

Vai colocando aqui as tuas experiencias :Yes:

Mr.Bruns
23-01-2007, 10:47
Boa Rui!!! :Yes: Invejo a tua audácia, porque para mim é a peça mais interessante de construir e a que nos permite fazer quase tudo, infelizmente não tenho conhecimentos para o concretizar. Parabéns e força!
Naka arranja umas férias e dá-lhe gás!!!

Não deixem de mostrar isso.

gorogoro
23-01-2007, 11:51
Granda maluco!!!!

:salute: Respect

edrdp
23-01-2007, 15:59
Boa ideia! :Yes:
Ja agora onde arranjas as peças?

RuiRocha
23-01-2007, 20:06
boa noite

edrdp: as peças mais importantes vou mandar vir da alemanha da scheu analogue, tais como o rolamento o prato e o motor o resto vou construir num torno mecanico e numa serralharia...

Xau
:huum: :huum:

FMoreira
23-01-2007, 21:16
Fantástico, sim senhor :salute:

Pena não ser própriamente o DIY que qualquer um possa sequer sonhar...

Vai postando os avanços...

RuiRocha
23-01-2007, 21:23
FMoreira
pensei em construir o rolamento no torno mas para isso era preciso ter as medidas correctas com as respectivas tolerancias o que não é facil :duh: :duh:

Paciencia para já
é assim :huum: :huum:

FMoreira
23-01-2007, 21:26
Safa...
E eu que ando à meses para fazer um "simples" gainclone, isso é de facto "um projecto e peras"...

edrdp
25-01-2007, 11:02
FMoreira
pensei em construir o rolamento no torno mas para isso era preciso ter as medidas correctas com as respectivas tolerancias o que não é facil :duh: :duh:

Boa ideia e então? eu tambêm tenho um torno mecânico e axo uma execelente ideia realizar tudo,mas sei tb que as vezes é mais facil comprar feito.
Mas axo que tentar não custa nada. :Yes:

RuiRocha
25-01-2007, 11:20
Fmoreira
Boa ideia e então? eu tambêm tenho um torno mecânico e axo uma execelente ideia realizar tudo,mas sei tb que as vezes é mais facil comprar feito.
Mas axo que tentar não custa nada.

Por tentativa e erro é complicado, aquilo que quero fazer é um TT com um aspecto ao meu gosto (massivo e simples) mas com boa qualidade sonora para isso tenho que utilizar material de primeira linha.
No caso do rolamento principal a concepção em si não acho dificil o problema são mesmo as medidas para obter uma rotação o mais certa possivel (juntamente com a qualidade do motor) com a menor fricção posivel, menor vibração, menor ruido, isso é que é dificil.
Quanto ao prato tambem pensei em desenha-lo e manufatura-lo mas coloca-se aqui outro problema o prato tem de ser calibrado e num tenho uma CNC tb pensei entrar em contacto com a plasticos do sado e mandar pra lá o desenho e eles cortavam-no e eu depois dava-lhe o acabamento de superficie mas ainda nao o fiz.

Se tiveres ideias partilha-as comigo.

edrdp
25-01-2007, 11:40
Ja tive a tentação de fazer um gira-discos,e as ideia persegue-me sempre desde multicamadas usando madeiras ou cortiça(material portugues e com mts qualidades acusticas) a acrilicos e metais,mas por falta de tempo nunca passaram de ideias. quem sabe com algum incentivo aqui do forum... :eheheh:

Pois realmente as calibrações são o calcanhar de aquiles,mas pelo que conheço de alguns giradiscos comerciais axo que se consegue fazer muito melhor sem ser cnc aplicando algumas tecnicas antigas de calibração,por tentativas.como se faz as helices dos aeromodelos(não sei se conheces,é coloca-las a rodar na vertical num apoio que a mantenha a rodar com o minimo de atrito e ir desbastando até rodar livre e parar em qualquer posição sem tendencia a parar sempre num sitio como pendulo)espero estar a ser explicito...
No rolamento axo que uma esfera de aço usado como pivot e suporte de peso do prato num copo de latão com anilas de teflon(par o menor atrito possivel a servir de guias verticais seria a melhor solução pelo menos em ideia não muito diferente das usadas..

que axas?

RuiRocha
25-01-2007, 11:46
compreendi-te
o teflon com as suas propriedades auto lubrificantes é uma boa opcção. mas no veio (vou chamar de macho) que suporta o prato e o coloca na parte fixa do rolamento qual a tolerancia correcta em relação à camisa???

edrdp
25-01-2007, 12:16
Penso que aí terá de ser por experiencia e falha,mas pelo menos não terás de te procupar com a dilatação por efeitos de temperatura nisso o teflon tambem supera o metal,e estava a pensar num rolamento todo em teflon em que ambas as partes que se tocam fossem de teflon e que se podiam fazer varios com tolerancias diferentes para ser + facil e claro que tera de ser a menor possivel.mas se for um copo alto para o dito rolamento ter uma distancia maior do apoio será mais melhor para o prato rodar estavel.
PS:ja pensaste medir de um bom gira-discos as folgas? e ja agora para que valor custa o roalmento que pensas comprar?

RuiRocha
25-01-2007, 14:49
Já pensei medir do meu clearaudio mas ainda nao o fiz, mas o rolamento que eu quero comprar é relativamente barato e vem a equipar um tt de €3.400 e custa €250 que dizes??

edrdp
26-01-2007, 16:27
Tendo em conta o GD que equipa, realmente esta em conta,mas 250€ ainda parece-me algo exagerado para um rolamento(pelo menos segundo a minha prespectiva) mas lógico que quanto melhor a qualidade das peças usadas melhor o resultado final se tudo for composto como deve ser,que eu acredito que sim,e se ha disponibilidade financeira axo k sim,pelo menos essa parte ja fica despachada.

RuiRocha
26-01-2007, 16:37
Boa tarde
se tu concordares podemos aqui trocar ideias e exprimentar, depois analisamos o resultado final
claro que tudo isto tem que ser feito com tempo e gosto. :Yes: :Yes:

E sem guerras que pelo que tenho visto por aqui num tá facil... :Yes:
bom fim de semana

edrdp
28-01-2007, 23:12
Claro! é para isso que serve estes foruns...tas a vontade.

E sem guerras que pelo que tenho visto por aqui num tá facil... :Yes:
bom fim de semana

Não esta facil realmente :eheheh:

MikeF
29-01-2007, 11:32
uma ideia:
a VPI no topo de gama usa um rolamento duma ultracentrífuga. acho que não é muito barato, mas deve ser uma solução excelente, uma ultracentrífuga tem de ser capaz de rodar a 20000rpm sem vibrar.
que tal verem marcas de centrifugas e tentarem comprar um rolamento duma numa assistência técnica?

gorogoro
29-01-2007, 17:20
uma ideia:
a VPI no topo de gama usa um rolamento duma ultracentrífuga. acho que não é muito barato, mas deve ser uma solução excelente, uma ultracentrífuga tem de ser capaz de rodar a 20000rpm sem vibrar.
que tal verem marcas de centrifugas e tentarem comprar um rolamento duma numa assistência técnica?

:luz:

edrdp
29-01-2007, 22:08
Desculpem a minha ignorançia...mas o que é uam ultracentrifuga? :lalala: :???

MikeF
30-01-2007, 00:54
bom, são muito usadas em medicina, mas presumo que também noutros campos, em quimica, biologia e afins. vou falar do uso em medicina porque conheço melhor.
são aparelhos em que se colocam, p.ex., tubos de ensaio com sangue numa espécie de placa rotativa, que depois gira a altas velocidades, fazendo separar os vários elementos do sangue consoante a sua densidade, porque submete os tubos de ensaio a forças centrifugas enormes.
as velocidades atingidas podem ser enormes. e claro, o rolamento que suporta a rotação dessa placa com os tubos de sangue deve ser dos rolamentos mais precisos que se fabricam, para tolerar rotações dessas sem que a vibração dê cabo de tudo.

http://www.djblabcare.co.uk/djb/data/sheet/222548318/hettich_rotolavit-brochure.pdf

este é um exemplo baratucho... os modelos de ultracentrifuga chegam às 30000 rpm. o risco se o rotor não se comportar bem e se o cesto não estiver bem equilibrado é do aparelho explodir.

edrdp
30-01-2007, 10:20
Obrigado! Estou a ver o que é.mas e onde se podia arranjar uns rolamentos desses? ou não serão diferentes dos rolamentos metalicos normais..como os SKF por ex: (www.skf.com) que fabrica rolamentos de todas as formas e tamanhos?

De facto ao rodarem a tais velocidades e com alguma folga para suportar alguns desequilibrios inerentes tem de ser montados com folgas mt "apertadas" e um apoio muito robusto, algo que apesar ser optimo para uma centrifugadora não sei se adequado a um GD visto que tambem se procura um certo isolamento do prato em relação a base daí tambem o uso de correias na transmissão da rotação,visto amortecerem as vibrações do motor.
Daí a ideia de apoiar o peso todo do prato num unico ponto de apoio (tipo spike nas colunas) para minimizar a transferencia de vibrações,existindo apenas um ou dois rolamentos com o minimo de atrito possivel para apoio lateral e rodar sem balançar.
Claro que é sempre possivel usar 2 rolamentos metalicos que é até seria bem mais facil de construir e barato e optar por ter um prato com uma massa grande de modo a ser mais imune as tais vibrações.
Que achas RuiRocha?

edrdp
30-01-2007, 10:31
o ideal seria algo deste genero...

http://www.skf.com/portal/skf_rev/home/applications?contentId=079382&lang=en#

Um rolamento magnético,ou seja isolar completamente o prato de qualquer contacto fisico. literalmente voando sobre ar. :Yes:

isto sem 2 "maquinas de lavar roupa" :eheheh: para girar um disco vinyl " Apolyt, prato de 40Kg suspenso no ar... "
http://www.hificlube.net/common/ver_artigo.asp?id_artigo=1264&seccao=Arquivo&subseccao=Reportagem

RuiRocha
30-01-2007, 10:44
edrdp
bom dia

Acho que o que disseste é mesmo o mais importante, manter o prato o mais livre possivel de qualquer tipo de vibração, ressonancia, para tal é necessario o menor contacto fisico possivel com o prato e faze-lo rodar a uma velocidade constante.

Acho que so com um ponto de contacto é que isso é possivel (sem maquinas de lavar) :-P :-P

MikeF
30-01-2007, 20:52
a maioria das chumaceiras tem um ponto de contacto no topo do veio, e o apoio lateral.

pelo que sei, o rolamento das ultracentrifugas é cónico; se calhar por isso dispensa o ponto de contacto do topo do veio.

interessa, julgo eu, que as tolerancias sejam as mínimas possiveis e que o prato gire sem vibração alguma. o isolamento é para tratar no plinth (não sei como dizem em pt... é a plataforma onde o prato está montado), e esse é que precisa ser isolado do apoio no solo ou no móvel.

RuiRocha
30-01-2007, 22:10
Mike
Boas noites!!!!!!!!!!!

Tanto quanto sei, e penso que nao estou enganado (mas podes e deves dar a tua opiniao edrdp :Yes:) sendo um rolamento conico, o contacto passa a ser lateral porque nao ha contaco de topo sendo tendo mesmo uma superficie maior (do que o de topo) logo mais atrito e maior vibração alias o que acontece com a maior parte dos TT de traçao ao veio.

Por isso mesmo penso que seria melhor usar um rolamento de topo para minimizar as vibraçoes.

Penso eu de que!!!!1 :MrGreen: :MrGreen:

MikeF
30-01-2007, 22:26
rui, foi a VPI que resolveu achar que o rolamento cónico de fabrico suisso duma ultracentrifuga era o melhor que existia para o TT deles... e olha que o resultado foi muuito gabado.

edrdp
07-02-2007, 11:06
E que tal um rolamento de um reputado technics sl1210? penso receber 3 para peças ou restaurar,eu própio uso um restaurado por mim.E devo dizer que é apesar de vir do meio profissional e ao anos que esta ao serviço de djs em todo o mundo,so pode ser bom! E é de facto! basta ve-los a trabalhar em discotecas com altos volumes de baixos e som e aquela suspensão a absorver tudo e sem realimentação.

MikeF
07-02-2007, 11:21
ed, lamento desapontar-te, mas uma chumaceira e veio maquinados pelo rui borges devem pesar quase tanto como um technics inteiro. o do technics não tem nada a ver...

vão antes pelas centrifugas que não ficam mal...

edrdp
07-02-2007, 14:12
Sendo assim,acredito que sim.

china
07-02-2007, 15:35
caro rui

estou a pensar num projecto deste tipo e ando a ver peças num site mas eles têm por base as peças da scheu.

de onde pensas mandar vir as peças?

antes de tudo vou fazer um modelo em cad para ver o aspecto geral.

se quiseres pode ser uma solução para a tua maquina

RuiRocha
07-02-2007, 20:06
caro rui

estou a pensar num projecto deste tipo e ando a ver peças num site mas eles têm por base as peças da scheu.

de onde pensas mandar vir as peças?

antes de tudo vou fazer um modelo em cad para ver o aspecto geral.

se quiseres pode ser uma solução para a tua maquina

Boas!!!

As peças vou mandar vir directamente da scheu, ja telefonei para lá e ja me deram os preços (tenho-os no escritorio depois ponho-os aqui se quiserem...)

Ainda estou a pensar entre um modelo tipo bixtt ou um da scheu isto quanto ao desenho...
Mas como tenho tempo aguardo pelo teu para ver :Yes: :Yes:
:-P

china
12-02-2007, 22:37
caro rui

podes por aqui os preços da peças da scheu?

abraço

RuiRocha
08-03-2007, 12:24
Ja tenho os spikes feitos e envernizados, a plataforma tambem estaá feita so falta a lacagem.
quando tiver um bocadinho de tempo coloco fotos.
Falta tb chegarem as peças da scheu

POR ACASO NINGUEM TEM POR AI AS MEDIDAS (TOLERANCIAS) PARA FAZER UM ROLAMENTO.

Cumprimentos
da terra dos ovos moles
:MrGreen: :MrGreen:

Kraal
08-03-2007, 19:30
POR ACASO NINGUEM TEM POR AI AS MEDIDAS (TOLERANCIAS) PARA FAZER UM ROLAMENTO.

E depois como é que o vais fechar com as esferas? Onde arranjas as esferas? Éverdade, que material estás a pensar usar para o fazer?
Ou será que o teu "rolamento" é mais uma chumaceira?`

É isto que queres?
http://www.bearings-china.com/main-products/js/ABEC/ABEC-1.htm
http://www.dynaroll.com/catalog/pag015.htm

RuiRocha
09-03-2007, 01:39
Kraal
Não é nada disso!!!!
trabalho com esse tipo de rolamentos à 12 anos
nem é uma chumaceira, uma chumaceira serve para fazer de guia a um veio e ou para segurar um rolamento.

quero é fazer um rolamento para fazer girar o prato, ou seja uma base rebaixada para poder receber uma esfera e fazer o veio que assenta nessa esfera e suporta o prato do giradiscos.
:Yes:

RuiRocha
09-03-2007, 20:42
Plataforma tratada... :MrGreen:
:MrGreen: :MrGreen:

RuiRocha
16-03-2007, 01:25
o rolamento e o prato ja esta projectado e desenhado, apartir de amanha vou começar a construi-lo...

ja falta pouco!!!!!!!!!!!!!!!
:poing:

Kraal
16-03-2007, 08:17
Kraal
Não é nada disso!!!!
trabalho com esse tipo de rolamentos à 12 anos
nem é uma chumaceira, uma chumaceira serve para fazer de guia a um veio e ou para segurar um rolamento.

quero é fazer um rolamento para fazer girar o prato, ou seja uma base rebaixada para poder receber uma esfera e fazer o veio que assenta nessa esfera e suporta o prato do giradiscos.
:Yes:

Pela tua conversa, eu pensei que era mesmo uma chumaceira para o veio vertical do prato.
Afinal o que tu queres é unicamente fazer uma pista na base para "guiar" umas esferam.
Se assim é, aqueles links que deixei, devem servir.

edrdp
16-03-2007, 23:23
E nao há umas fotos para vermos como esta ficando? era interessante :Yes:

jpr
17-03-2007, 08:14
já pensaste em utilizar o rolamento de um turbocompressor,que está preparado para fazer +/- 200 000 rpm,e as tolerâncias são praticamente = a zero???

RuiRocha
17-03-2007, 13:57
boa tarde
o meu esta a ser feito com tolerancias de 5 milessimos do milimetro, em bronze cb3 porque é auto lubrificado.

Naka
28-03-2007, 01:19
pessoal, coloquei á venda algum material que tenho de sobra:

http://forumhifi.com/board/index.php/topic,4698.0.html