PDA

View Full Version : Visita ao Solid State One

Pato
20-01-2007, 22:38
Eu e o Sérgio estivemos hoje à tarde em casa do Solid State One. Não vi a luz! :'(

O que encontrei foi um sistema bom, numa sala que não lhe faz justiça. E indo ao que vos interessa, comparando o sistema do Solid State com o meu, lamento informar que o NAD não foi pela janela.

Numa faixa de Chris Botti foi possível identificar onde as 801 do Solid superam as minhas 805S, a níveis de SPL mais elevado as minhas cedem, as dele continuam. O Solid afirma que é a ausência de distorção do Amp dele, o que pode ser verdade, até porque ele tem cerca de 15 m2 para encher de ar com as 801 e eu 40m2 com as 805S.

Não achei que o sistema dele fosse diferente de alguns que já ouvi, onde ele tem razão é que geralmente os outros são mais caros. Mas discordo em absoluto quando se diz que ao ouvir em sistema destes (as in transformado) se apanhe um choque com a realidade, se fique traumatizado com a descoberta, como se subitamente descobrissemos que a terra era quadrada.

Foi um encontro interessante, deu para "discutir" alguns assuntos ligados ao meio, contrariamente ao que se podia imaginar há mais em comum do que em oposição.

Espero pela visita do Solid para ele ouvir o meu sistema que apesar de comercial, garante alguma fidelidade à música, no fundo aquilo que nos devia unir.

Abraço

Pato

SergioRZ
21-01-2007, 00:32
É verdade, lá estivemos :Yes:

Agradeço desde já a disponibilidade e hospitalidade do Solid State que nos recebeu e aturou com distinção :)

Gostei do som, mas já gostei mais de outros. Tenho a certeza que aquele sistema poderia render muito mais num espaço mais adequado, e qual seria o resultado disso só podemos imaginar. Seja como for, é um bom sistema, com uma dinâmica excelente, um som confortável mas detalhado, e muito pouca distorção.

Para o investimento em dinheiro $$$$ acho que é um sistema fabuloso e fora de série, mas... para o investimento em trabalho, investigação, etc (estamos a falar de muitos anos), esperava algo melhor.

Em termos absolutos, comparando com outros sistemas que já ouvi, fico com a sensação que se consegue ter um som com aquela qualidade sem gastar muito $$$, comprando preferencialmente material usado ou promos nas lojas, e com muito critério nas escolhas dos componentes.

sonuz
21-01-2007, 00:39
Como conheço o sistema do solid_state, voces conseguem apontar sistemas completos (marcas e modelos) e que já ouviram a tocar melhor que o dele? Promoções, segunda mão...seja o que for...
Até talvez eu prefira comprar feito a ter que fazer... :Yes:

Solid State One
21-01-2007, 00:58
Eu pessoalmente, mesmo antes da audição não esperava outra opinião da vossa parte, principalmente sabendo todas as rivalidades que existem... Dar o braço a torçer é dificil e mesmo que não seja esse o caso, nunca se consegue agradar a toda a gente. É a lei da vida...

Realmente para um sistema mediano segundo as palavras do sergio, por uma pessoa que não percebe nada de electronica a equacionar fazer um amp é obra... Será só uma questão de preço? O NAD é muita bom segundo ouvi!

Pessoalmente responderam com tanta negatividade, mostraram o que realmente sentiram nas entre-linhas...

Achei curioso o sergio não saber que o gira-discos tem algum ruido devido ao pó que se acumula no sulco! :eheheh:

Pessoalmente não tenho nada a provar e não continuo a ter, mas realmente o pessoal do CDA são mesmo um bando de malucos...

Curti conversar um pouco com voçes...

enfim...

Cumps

Rick

SergioRZ
21-01-2007, 01:13
Sonuz, a questão não se coloca para quem souber fazer... Ou seja, se sabes fazer, e consegues gastar uns trocados e ter um sistema como o do Solid (ou melhor), então nem sequer vale a pena pensar em comprar nada.

O que me parece importante frizar é que, para os restantes, como eu, que não sabem fazer nem modificar aparelhos, o que existe no mercado é bom e nem sempre é muito caro.

Acho que o sistema do Solid merecia ser avaliado (ou seja, opinado) depois de o ouvir numa sala, num espaço amplo adequado aos enormes woofers das colunas e ao poder que o amp demonstrou ter. Se eu me ficar pelo que ouvi no espaço onde o equipamento está actualmente, não faltariam alternativas para te recomendar ... e isso não me parece justo nem realista.

Volto a dizer que não se trata aqui de achar que o sistema do Solid é bom ou é mau... isso está fora de questão, é bom! Mas não é único, nem inédito, e com aquele nível de qualidade ou melhor já ouvi alguns.

O DIY é bom para quem sabe, e os resultados podem ser excelentes. No entanto isso nada ajuda quem não sabe. Felizmente o som de alta qualidade pode ser conseguido com e sem DIY e está ao alcance de uma fatia grande dos que gostam de música. O DIY será sempre mais barato claro, pelo menos no imediato, mas para se chegar a um nível elevado de capacidade técnica para fazer um sistema excelente houve investimentos vários de longo prazo...

SergioRZ
21-01-2007, 01:21
Solid, eu não disse que o teu sistema é mediano.

Naturalmente eu sabia que os discos acumulam pó e que isso provoca ruído. Simplesmente, porque não ouvi esse ruído durante uns bons 15 anos (mesmo em audições recentes de outros gira-discos que por algum motivo não o fizeram), perguntei se podia ser outra coisa qualquer, tipo interferência.

No momento fez-se brincadeira disso... e não quis alongar-me com explicações e entrei na onda, mas pelos vistos devia ter sido mais explícito.

Ainda há dias eu fiz a mesma pergunta quando ouvi o Chris Botti, em CD, pela primeira vez (a certa altura tem ruído tipo vinil com pó, propositadamente). Pouco depois, o bandido ouvindo a mesma música no mesmo local, fez exactamente a mesma pergunta. Quando se ouvem ruídos desse tipo, e não se tendo a certeza do que pode ser, pergunta-se ;)

Não me digas que nunca ouviste um vinil sem ruído de pó? Eu já...

João Lopes
21-01-2007, 01:50
Para o investimento em dinheiro $$$$ acho que é um sistema fabuloso e fora de série, mas... para o investimento em trabalho, investigação, etc (estamos a falar de muitos anos), esperava algo melhor.

Mas quanto é que custam umas 801?!?!
Queres ver que andamos a perder a pechincha do ano :eheheh: :eheheh:

sonuz
21-01-2007, 10:36
Sérgio, eu só queria que me apontasses marcas e modelos de sistemas que tu consideres que toquem melhor... de uma forma objectiva. Supondo até que não sei fazer rigorosamente nada (que não anda muito longa da verdade)... ou será mais como tu próprio dizes... ""então nem sequer vale a pena pensar em comprar nada.""

E a sala não me parece desculpa para dizer que podia ser melhor, porque com demasiada facililidade o sistema ultrapassa o espaço, e não só... E não essa uma das coisas se pretente em qualquer sistema, seja onde for?

Mais uma vez...diz-me lá alternativas, para o mesmo espaço, que toquem tão bem ou melhor...

<< O DIY é bom para quem sabe, e os resultados podem ser excelentes. No entanto isso nada ajuda quem não sabe. Felizmente o som de alta qualidade pode ser conseguido com e sem DIY e está ao alcance de uma fatia grande dos que gostam de música. >>

E quando quem sabe até dá umas ajudas, aproveita-se para se dizer que nas estantes das lojas também há... porreiro, vamos já lá.

sonuz
21-01-2007, 10:39

Mas quanto é que custam umas 801?!?!
Queres ver que andamos a perder a pechincha do ano :eheheh: :eheheh:

Umas 801F com cerca de 20 anos? Já as vi a serem vendidas por cerca de 1000euros... o que me parece realmente uma pechincha.

JoaoPaulo
21-01-2007, 12:10
Outro artigo, sobre speaker cables... aqui fala-se mais em inductância como sendo o factor importante:

http://www.hometheaterhifi.com/volume_10_2/ultralink-CL414-cable-5-2003.html

Porque é que a inductância não aparece nas spec lists dos cabos?

:Yes: Sérgio existem muitas marcas que divulgam os valores de indutância, a Supra e a QED por exemplo... embora estranhamente (ou talvez não) a QED nos ultimos modelos X-Tube, X-Silver, etc já não apresenta estes valores... se calhar apesar das "promessas" estes cabos devem ser muito idênticos aos modelos anteriores... :devil: ;)

quanto à indutância... foi por isso que me pronunciei acerca disso algures na discussão... ::) quando notei uma certa "evangelização" na baixa capacitância... que e volto a repetir, em certas situações deve resultar bem :Yes: mas que é uma raridade por essa web fora alguém defender a baixa capacitância... lá isso é, aliás só voltei a ler sobre isso aqui no forum. Se está certo ou errado, olha acho que nem interessa, porque isto na vida funciona por modas, hoje o que é certo amanhã pode não ser... ;D

uma coisa é certa, nada como vários pontos de vista diferentes... :Yes: e um debate saudável, dá mais gozo a isto tudo.

Boas audições !

sonuz
21-01-2007, 12:14
<< Se está certo ou errado, olha acho que nem interessa, porque isto na vida funciona por modas, hoje o que é certo amanhã pode não ser... >>

É como no futebol e na política... :eheheh:

SergioRZ
21-01-2007, 12:51
Sonuz, insistes tanto na pergunta (e já sabemos que nenhuma resposta será satisfatória para ti), que eu tenho de te perguntar:

Nunca ouviste melhor sistema que o do Solid?

Solid State One
21-01-2007, 13:35
Fernando

Não entres por ai... Não vale a pena... :Yes:

Ainda me lembro da primeira vez que as pessoal do CDA foi ouvir o sistema do Tube (eu já tinha ouvido antes como sabes), ouve controvérsia e algumas pessoas não gostaram, outras não acharam nada de especial. Estas coisas são mesmo assim...

No ultimo audioshow no ISCTE ouve pessoas que acharam o sistema da imácustica com as summit o melhor do mundo e arredores, eu pessoalmente preferia ter um rádio AM para ouvir o relato da bola do que aquilo. :eheheh:

Estas coisas são mesmo assim. Não se pode dizer mal dos que nos dão a comer (palavras do Pato). :eheheh:

Eu pessoalmente ando nisto mais pela amizade do que por outra coisa qualquer. Posso dizer que a pala disto já fiz boas amizades, em que és um caso, não vale mesmo a pena. :Yes:

Deixa cair o pano.

Quem quiser ouvir se é mesmo assim como o Pato e o Sérgio dizem, digam qualquer coisa...

Cumps

Rick

Pato
21-01-2007, 13:53
(...)Estas coisas são mesmo assim. Não se pode dizer mal dos que nos dão a comer (palavras do Pato). :eheheh:(...)

Ricardo,

Não descontextualizes sff. :nao:

Solid State One
21-01-2007, 13:58
Eu contextualizo perfeitamente, a tua preocupação sobre este tema é evidente. :MrGreen:

Pato
21-01-2007, 14:05
Ok. Então estou a fazer um favor a quem quando digo que no meu sistema os cabos Mission Quartet são os que funcionam melhor, em detrimento dos Dali, Nordost, Eichmann, Harmonic e DNM?

Solid State One
21-01-2007, 14:22
Tudo bem ;D :eheheh:

bandido
21-01-2007, 15:44
:huum:

Posso perguntar que tipo de música ouviram?
Ouviram massas orquestrais? onde o controle sobre a coluna é fundamental, ou limitaram-se a ouvir vozes?!

Conhecendo o som do Solid, inclusive fora da casa dele, estranho estes relatos pois considero que o som de banal não tem nada. Obviamente que respeito as opiniões do Pato e do Sérgio mas permitam-me estranhar e achar que algo está errado.
Acham normal as 801 tocarem assim naquele espaço? ou o normal seria 805s tocarem assim naquele espaço? - É que acho que a dificuldade está em por aqueles "monstros" a tocar ali. As 801 são umas colunas de caixa fechada logo com características próprias e muito diferentes da série nova. Acharam normal o controle e a extensão do grave sem o bass-reflex?

Depois referem a ausência de distorção, todavia e face a este facto continuam a achar banal :huum:

O que faltava para além da música?

Obviamente que não precisamos de gostar do mesmo ou ir a correr deitar fora os nossos equipamentos, não é isso que está em causa, apenas gostava que esclarecessem o que acharam que estava mal ou que faltava.

Eu não sei electrónica e se tenho equipamento transformado agradeço à disponibilidade e amabilidade do Mestre Tube-Dude, caso contrário teria de viver com equipamentos standard e não iria deixar de ouvir música por causa disso, agora quando pegamos num equipamento e o ouvimos antes e depois de transformado e notamos diferenças substancias para melhor o que é que isso tem de banal? Quando comparamos um equipamento modificado de algumas(poucas) dezenas de contos com um de várias centenas(muitas) e reparamos que andámos a gastar dinheiro para o boneco, não vos apetece no mínimo pedir o livro de reclamações :).

Esqueçam, não se trata de uma Guerra DIY versus Comercial, não é nada disso... Apenas como consumidores devíamos ser melhor tratados e darmos o alerta ao poderoso Marketing das Marcas que não temos que andar a pagar o ginásio, o carro, as férias da mulher e da amante do "gajo" que se diz fabricante de "Hi-end" e que se não começam a fabricar equipamentos com a qualidade esperada face ao preço pedido, a malta chateia-se ao invés de ir a correr fazer um Upgrade.

SergioRZ
21-01-2007, 16:23
Estou estupefacto com estas reacções ao que eu e o Pato dissemos...

Alguém disse que o sistema do Solid é banal???? :??? :o

Só porque não considero aquele som perfeito, e já ouvi melhor, quer dizer que é banal?

bandido
21-01-2007, 16:35
É verdade, lá estivemos :Yes:

Agradeço desde já a disponibilidade e hospitalidade do Solid State que nos recebeu e aturou com distinção :)

Gostei do som, mas já gostei mais de outros. Tenho a certeza que aquele sistema poderia render muito mais num espaço mais adequado, e qual seria o resultado disso só podemos imaginar. Seja como for, é um bom sistema, com uma dinâmica excelente, um som confortável mas detalhado, e muito pouca distorção.

Em termos absolutos, comparando com outros sistemas que já ouvi, fico com a sensação que se consegue ter um som com aquela qualidade sem gastar muito $$$, comprando preferencialmente material usado ou promos nas lojas, e com muito critério nas escolhas dos componentes.

Sérgio,

Se calhar exagerei mas o teu último parágrafo do post supra referido deixa transparecer um pouco essa ideia de banalidade IMHO.

Aliás como diz o Sonuz, seria interessante dares algum exemplos do que referes acima ou apenas escreveste isso porque compraste um AMP e um leitor de CD`s a preço de saldo?!! Se sim, não vejo o que é que o cu tem a ver com as calças apesar de achar que o NAD me surpreendeu pela positiva e é um AMP bastante competente.

Podes ao menos dizer que tipo de música ouviram?

Não fiques estupefacto pois apenas estamos a partilhar opiniões e a aprender com as nossas diferenças o que no mínimo é bastante salutar, ne ce pas?!

SergioRZ
21-01-2007, 17:18
Epah, fico estupefacto porque não acho normal que estas coisas possam gerar este clima de guerra... deve ser das tais rivalidades que o Solid falou, mas eu sou novo nestes meios, não tenho nada a ver com essas coisas (nem sei do que falam), e tenho uma postura de falar abertamente sobre o que oiço (e apenas sobre o que oiço) desde o primeiro dia em que cá cheguei. Trocar experiências sim mas com respeito e civismo. Acho de muito mau gosto que o Solid venha para aqui mencionar coisas que se passaram em privado e que fora do contexto podem ser mal entendidas, e que nada têm a ver com o assunto em discussão... (já o fez comigo e com o Pato).

Entendo essa atitude como uma "fuga prá frente", que tenta esconder alguma incapacidade de argumentar contra a realidade dos factos. E os factos não foram os que ele pensava que iam ser...

Confio nos meus ouvidos e no meu gosto... porque são meus. Naturalmente não somos todos iguais, tanto no ouvido como no gosto, e isso tem de ser respeitado. No entanto, e como sempre fiz desde que aqui cheguei, e muitas vezes contra várias marés, sigo o que EU gosto e não aquilo que os outros me dizem para gostar.

Sobre o que eu disse, e mantenho... acho que não ouvi em casa do Solid nada de único, nada que não se consiga com equipamentos que se vendem no mercado. Agora, esses equipamentos que estão no mercado, não são nada banais... são muito bons, tal como o sistema do Solid me pareceu muito bom (e bem mais barato). :Yes:

No entanto, se me vierem dizer que ali há algo de muito especial, que não se pode ter sem modificar equipamentos ou construir equipamentos de raíz... então não posso concordar, porque não é isso que me dizem os meus ouvidos ou o meu gosto. :naosei:

Não posso estar aqui a dizer de cabeça, sem testar nem experimentar, quais seriam os equipamentos que melhoravam o som do sistema do Solid. Não faço isso para sistema nenhum nem no meu... só depois de testar é que posso concluir alguma coisa. Por exemplo, gostava muito de ver um comparativo entre o amp do Solid e o NAD S300, e ver qual deles voava mais depressa pela janela, ou se não voava nenhum porque cada um deles tem vantagens e desvantagens em certos pontos.

Ouvimos Pink Floyd DSOTM em vinyl, Nitin Sawney, Chris Botti e outras coisas em CD... e um pouco de orquestra no fim.

Para os mais distraídos, música clássica não é só grandes orquestrações e "xinfrim" a dar com pau tipo o famoso ba-na-na-nam ou outras coisas que tais. Eu passei 28 anos a ouvir música clássica, quase em exclusividade, todos os dias... TODOS os dias. Deve haver aqui pouca gente (ou mesmo ninguém) até aos 32 anos de idade que já ouviu a quantidade e variedade de música clássica que eu já ouvi. Não sei nomes nem detalhes técnicos das performances e gravações (deixo isso para pessoal mais dedicado)... limitei-me a ouvir o que o meu pai punha a tocar. Sentado no sofá, a tomar banho, a fazer torradas na cozinha, a ver TV, em todas as situações, havia música clássica a tocar em minha casa, de manhã à noite.

Do pouco que ouvi na casa do Solid (orquestra), pareceu-me tão bom como em muitos outros sistemas. Mas não me pareceu melhor que um sistema Quad com ESL-63 com respectivos amps e fonte Quad e subs Gradient. Aliás, disse-lhe isso em casa dele.. verdadeira separação de instrumentos, arejamento, noção bastante realista dos grandes espaços onde normalmente se toca música clássica (para os lados e para cima hehehehe), fidelidade tímbrica aos instrumentos, etc... até hoje não encontrei noutros sistemas, em música clássica. Mas enfim, cada um tem os seus gostos, e respeito quem não aprecia este tipo de sistemas... Não são perfeitos, como os outros também não são!

Solid State One
21-01-2007, 17:39
eu pessoalmente acho que não valia a pena esta discusão... cada um gosta do que gosta. Pessoalmente acho que devem parar.

Para os mais distraídos, música clássica não é só grandes orquestrações e "xinfrim" a dar com pau tipo o famoso ba-na-na-nam ou outras coisas que tais. Eu passei 28 anos a ouvir música clássica, quase em exclusividade, todos os dias... TODOS os dias. Deve haver aqui pouca gente (ou mesmo ninguém) até aos 32 anos de idade que já ouviu a quantidade e variedade de música clássica que eu já ouvi. Não sei nomes nem detalhes técnicos das performances e gravações (deixo isso para pessoal mais dedicado)... limitei-me a ouvir o que o meu pai punha a tocar. Sentado no sofá, a tomar banho, a fazer torradas na cozinha, a ver TV, em todas as situações, havia música clássica a tocar em minha casa, de manhã à noite.

Do pouco que ouvi na casa do Solid (orquestra), pareceu-me tão bom como em muitos outros sistemas. Mas não me pareceu melhor que um sistema Quad com ESL-63 com respectivos amps e fonte Quad e subs Gradient. Aliás, disse-lhe isso em casa dele.. verdadeira separação de instrumentos, arejamento, noção bastante realista dos grandes espaços onde normalmente se toca música clássica (para os lados e para cima hehehehe), fidelidade tímbrica aos instrumentos, etc... até hoje não encontrei noutros sistemas, em música clássica. Mas enfim, cada um tem os seus gostos, e respeito quem não aprecia este tipo de sistemas... Não são perfeitos, como os outros também não são!

Mas ao mesmo tempo nunca foste ouvir ao vivo... como sabes se esse som é real? As minhas colunas felizmente( as 57 são brutalmente melhores que as 63 apesar de terem menos escala :Yes:) não são umas Quad , logo como tal, As orquestras nunca podem soar como as Quad... Passaste 32 anos a ouvir hi-fi, não existe nada como uma orquestra ao vivo.

SergioRZ
21-01-2007, 17:47
Solid, já ouvi música clássica ao vivo... Em salas de concerto de vários países, em espaços ao ar livre, em pequenas salas...

Não ouvi muito ao vivo, é verdade, mas já ouvi :Yes:

Solid State One
21-01-2007, 17:50
Então devo ter feito confusão... retiro o que disse...

bandido
21-01-2007, 18:11
Clima de Guerra?!!? Onde?!

Desculpa lá Sérgio não faças ondas onde elas não existem...cada um tem direito à sua opinião e deve ser respeitado por isso, já o tinha dito e afirmo-o novamente. Tenho tentado levar a discussão para uma troca de ideias e daí não quero sair.
A verdade é que quando se está satisfeito com o nosso sistema vive-se feliz e qualquer discussão sobre o assunto passa a ser desnecessária e sem fundamento. Se estamos servidos porquê mudar, né?!

Acho que o assunto aqui discutido é muito mais profundo e vai no sentido de se discutir o mercado do Áudio em geral, como nos prometem milagres em troco de muitos €, ou seja, em muitos casos não nos dão nada em troca, apenas nos vendem uma imagem de marca...

Querem manter o Status Quo? Por mim tudo bem...

Para mim este assunto está claramente encerrado e siga a Marinha :Yes:

sonuz
21-01-2007, 19:08
Sonuz, insistes tanto na pergunta (e já sabemos que nenhuma resposta será satisfatória para ti), que eu tenho de te perguntar:

Nunca ouviste melhor sistema que o do Solid?

A tua resposta está dada :Yes:

SergioRZ
21-01-2007, 19:17
bandido concordo inteiramente contigo, já o disse várias vezes sobre o mercado do audio.

No fundo, o que o DIY nos mostra é isso, que é possível ter muita qualidade a baixo custo. Não é novidade que o mercado do Audio está muito inflacionado.

Solid, no problem. Sobre a música clássica, a maior dificuldade na minha opinião nem está na reprodução... está mesmo na gravação, que deve ser uma grande dor de cabeça.

bandido
21-01-2007, 19:26
Assustadoramente inflacionado IMHO!

Sobre a gravação da música clássica, agora fiquei baralhado :huum:

Mas o James Locke da Decca deve ter algo a dizer sobre o assunto ;)

SergioRZ
21-01-2007, 19:50
A verdade é que nunca ouvi, seja em que sistema for (e isso inclui os meus all time favorites ehhehehe) música clássica bem reproduzida. A diferença para a realidade é enorme, muito maior do que noutros tipos de música (IMHO).

Creio que isso está mais relacionado com a gravação do que com a reprodução. Parece-me fazer sentido... gravar várias dezenas de instrumentos num espaço enorme (por exemplo) não é fácil de certeza. Por isso, naturalmente, os sistemas não reproduzem bem... uma gravação que à partida já deve vir "manhosa" :eheheh:

FReis
21-01-2007, 20:00
Desculpem lá, sem querer ofender ninguém, isto já parece uma discussão do género "a minha é maior que a tua"!!!

Solid State One
21-01-2007, 20:03
Sergio

Só não percebo como podes tirar tanta ilações ouvindo 2 minutos de uma gravação (9ª beethoven\suitner\berlin) e com o telefone a tocar para irem ouvir outras tretas...

mas enfim. Eu gostava de ser assim... :duh:

bandido
21-01-2007, 20:10
Desculpem lá, sem querer ofender ninguém, isto já parece uma discussão do género "a minha é maior que a tua"!!!

And? Os políticos fazem isso todos os dias e ninguém parece importar-se com isso...

A questão é se a discussão é construtiva ou nem por isso. O que é que te parece?

SergioRZ
21-01-2007, 20:13
Solid, hehehehe e tens razão. Mas é a tal coisa, eu ouvi um sistema de que gosto muito, durante muito tempo. Qualquer desvio daquelas características que eu gosto naquele sistema, eu noto imediatamente.

Por isso é que eu em dois minutos fiz logo o "prognóstico no fim do jogo" :eheheh:

Também te digo que nesse pouco tempo, também achei que o teu sistema está muito bom para música clássica, entre os melhores que já ouvi :Yes:

bandido
21-01-2007, 20:21
A grande dificuldade na reprodução de musica clássica e em particular as grandes massas orquestrais é a escala e isso é muito difícil de reproduzir com fidelidade. Podemos ter mais ou menos escala mas nunca teremos a correcta, assim o que podemos avaliar é o timbre e a dinâmica da peça e aí, IMHO, a qualidade da gravação não está em causa mas sim a habilidade do sistema em a reproduzir.

FReis
21-01-2007, 20:23

And? Os políticos fazem isso todos os dias e ninguém parece importar-se com isso...

A questão é se a discussão é construtiva ou nem por isso. O que é que te parece?

A questão é exactamente essa, é que parece uma discussão meramente destrutiva!!!

sonuz
21-01-2007, 21:36
Solid, hehehehe e tens razão. Mas é a tal coisa, eu ouvi um sistema de que gosto muito, durante muito tempo. Qualquer desvio daquelas características que eu gosto naquele sistema, eu noto imediatamente.

Por isso é que eu em dois minutos fiz logo o "prognóstico no fim do jogo" :eheheh:

Ah... isso explica de todo os teus comentários... tás absolvido :eheheh:

astronauta
21-01-2007, 21:44
:boxe:
E estamos no espaço B&W, certo :??? :huum:
Isto no fundo tem tudo a ver com B&W, certo ? As maiores, as melhores, as mais antigas, as mais recentes, os tweters, as novas filosofias...
Não sei porquê mas acho que num espaço Sonus Faber ( a criar )sera tudo mais pacífico :eheheh: :eheheh:

sonuz
21-01-2007, 21:58
Eu diria antes... "a minha é mais fiel que a tua..."

Sérgio, um dia que tenhas tempo faz o "null test" ao teu amp, ou ao melhor amp que tu ouviste na tua vida, e depois reporta... o "null" é como o algodão branco...

Ricardo, vou seguir o teu conselho... :Yes:

:zzzz:

sonuz
21-01-2007, 22:01
Isto no fundo tem tudo a ver com B&W, certo ? As maiores, as melhores, as mais antigas, as mais recentes, os tweters, as novas filosofias...
Não sei porquê mas acho que num espaço Sonus Faber ( a criar )sera tudo mais pacífico :eheheh: :eheheh:

Parece que até agora só intervieram proprietários de B&W, certo? ;D

bandido
21-01-2007, 22:22

Parece que até agora só intervieram proprietários de B&W, certo? ;D

I`m sorry mas eu não tenho B&W. Podem-me considerar um "penetra" 8)

SergioRZ
21-01-2007, 22:36

Sérgio, um dia que tenhas tempo faz o "null test" ao teu amp, ou ao melhor amp que tu ouviste na tua vida, e depois reporta... o "null" é como o algodão branco...

Posso pensar nisso mas tens de explicar o que é o "null test".

E o "ouvir música test" não serve? Tenho feito esse teste muitas vezes :Yes:

sonuz
21-01-2007, 23:18

E o "ouvir música test" não serve? Tenho feito esse teste muitas vezes :Yes:

Olha que não, olha que não... ;D

SergioRZ
21-01-2007, 23:41
Ai serve serve :-P

sonuz
21-01-2007, 23:59
Assunto encerrado. :salute:

Pato
22-01-2007, 00:02
(...)Pessoalmente não tenho nada a provar e não continuo a ter, mas realmente o pessoal do CDA são mesmo um bando de malucos...(...)

Ricardo,

Eu não acho que sejam um bando de malucos. Acho sinceramente e penso que ficou bem claro na nossa conversa, que são um bando de privilegiados. Porque podem e sabem criar algo!

Mas se quiseres eu descontextualizo a nossa conversa, e digo o que o CDA é, usando palavras tuas. E até uso este smiley... :eheheh:

Peço enquanto consumidor e especialmente enquanto moderador deste espaço que usem o vosso conhecimento de uma forma pedagógica, todos temos a ganhar. Foi assim que o Paulo (aka Bandido) fez, teve a amabilidade de levar cabos e um amp a minha casa para eu testar, eu gostei de uns, não gostei de outros, penso que as conclusões foram unânimes e ninguém ficou melindrado com isso. Porque, e fui nisso que mais insisti na nossa conversa, não basta responder a um pedido de ajuda que todos esses equipamentos são uma fraude. Há pessoas que não sabem/podem/querem mexer em equipamentos, preferem comprar feito, e como tal, também esses têm direito a ouvir música. Ou tu Ricardo, por não saberes cozinhar, vais deixar de comer?

Não insistam na estória da música ao vivo, nunca andei a puxar dos galões a dizer que fui músico durante n anos para argumentar qualquer superioridade "audiófila". E nisto como em tudo na vida meus caros, ver é uma coisa... tocar é outra. ;)

BTW, não sei se repararam, mas eu disse que tinha gostado do que ouvi. Nunca me aconteceu uma discussão destas por dizer bem... geralmente acontece quando digo mal. :-\

beckzito
24-01-2007, 12:36
Li isto agora e se me permitem, acho que o assunto deriva sempre do feitio de cada um...
A verdade é que quem abre a porta de sua casa, de boa vontade já se sabe, sujeita-se a ouvir qualquer opinião.Se o convidado é honesto e tem o á vontade para transmitir o que pensa, e no caso de ir no sentido oposto do anfitrião, pode-se realmente gerar algum atrito.
Eu sempre achei até curioso o facto de por vezes se ler aqui o teste X e Y, em casa do Z e do W, cada um com o seu equipamento...e não descambar.Por outro lado, é sinónimo de respeito e direito á opinião.
Pode ser heresia eu dizer que o CCB é um mamarracho.Mas se me andarem a mostrar os cantinhos e no fim me perguntarem o que eu acho...

Cada vez mais são os meus ouvidos que mandam.Pelo meu feitio e por achar que é mesmo assim, já relativizo de certa forma outras opiniões.Oiço-as, raramente as contraponho se estivermos a falar de gostos pessoais e sensibilidade para certos aspectos...e amigos como dantes.Porque doutra forma, fechar-me-ia em casa e nunca mais entrava lá nínguem ;D

miguelbarroso
24-01-2007, 14:27
[OFF-Topic]
O CCB não é um mamarracho... está é mal localizado. Mas é um edifício até bastante bem conseguido... ok, devia estar pelo menos uns 20m para o lado, mas isso são "outros 500" :-P

Solid State One
25-01-2007, 15:04
(...)Pessoalmente não tenho nada a provar e não continuo a ter, mas realmente o pessoal do CDA são mesmo um bando de malucos...(...)

Ricardo,

Eu não acho que sejam um bando de malucos. Acho sinceramente e penso que ficou bem claro na nossa conversa, que são um bando de privilegiados. Porque podem e sabem criar algo!

Mas se quiseres eu descontextualizo a nossa conversa, e digo o que o CDA é, usando palavras tuas. E até uso este smiley... :eheheh:

Peço enquanto consumidor e especialmente enquanto moderador deste espaço que usem o vosso conhecimento de uma forma pedagógica, todos temos a ganhar. Foi assim que o Paulo (aka Bandido) fez, teve a amabilidade de levar cabos e um amp a minha casa para eu testar, eu gostei de uns, não gostei de outros, penso que as conclusões foram unânimes e ninguém ficou melindrado com isso. Porque, e fui nisso que mais insisti na nossa conversa, não basta responder a um pedido de ajuda que todos esses equipamentos são uma fraude. Há pessoas que não sabem/podem/querem mexer em equipamentos, preferem comprar feito, e como tal, também esses têm direito a ouvir música. Ou tu Ricardo, por não saberes cozinhar, vais deixar de comer?

Não insistam na estória da música ao vivo, nunca andei a puxar dos galões a dizer que fui músico durante n anos para argumentar qualquer superioridade "audiófila". E nisto como em tudo na vida meus caros, ver é uma coisa... tocar é outra. ;)

BTW, não sei se repararam, mas eu disse que tinha gostado do que ouvi. Nunca me aconteceu uma discussão destas por dizer bem... geralmente acontece quando digo mal. :-\

Mas se qualquer pessoa com um palmo de testa, com equipamentos vulgares, tem um sistema igual ao meu, porque raio eu sou privilegiado? Alias pela vossa respostas, andei a queimar pestanas para ter um som vulgar.

Como já disse, eu não me estou a queixar, já que acho natural não agradar a toda a gente, mas pessoalmente não compreendo a vossa dualidade (Alias até compreendo plenamente mas não vale a pena falar disso aqui).

Não estamos num fórum apelidado de democrático? Cada um pode responder como bem entender e o caso do cda não é excepção. Se a pessoa quer ouvir ou não, já não cabe ao fórum responder a isso... Não deixo de notar que a tua discussão com o 106 no CDA deixou marcas...

Posso não deixar de comer, mas com conhecimento de causa, posso passar a comer melhor! O que querem fazer, é dizer que tudo o que se come é bom, fumar faz bem e coiso e tal. Por mim tudo bem... :Yes:

Já conheci muitos músicos que ouvem mal! :MrGreen: Alias, surdos que nem uma porta. :duh:

O tempo que estiveram aqui em casa, foi tão curto que nem deu para ouvir o efeito das bobinas.

Cumps

Rick

Pato
25-01-2007, 15:34
Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh... vais-me obrigar a responder a tudo e face to face é tão mais simples. :protesto:

Mas se qualquer pessoa com um palmo de testa, com equipamentos vulgares, tem um sistema igual ao meu, porque raio eu sou privilegiado? Alias pela vossa respostas, andei a queimar pestanas para ter um som vulgar.

Eu não disse isso.

1º IMHO és previligiado porque (e admito uma pontinha de inveja) sabes criar algo, ou seja, não estás dependente de outrém para chegares onde queres. Já percebeste que gosto de equipamentos, mas trocava de bom grado quase todas as aberturas de caixas novas pela capacidade de saber criar os meus próprios equipamentos... mas já lá vamos ao DIY.

2º Ainda não comprendi a estória do som vulgar, eu apelidei-o assim? :naosei: Digo-te já uma coisa, vassalagem era no tempo da outra senhora, portanto se estavas à espera de chavões "Eu vi a luz" e outros que tais, bem que podes esperar sentado.

3º Eu disse que já ouvi outros sistemas a tocarem assim, mas MAIS CAROS!!! Não é isso que está em questão? Sim, o teu sistema bate-se com sistemas mais caros... as in MAIS CAROS. E disse mais, a sala... imho a tua sala está a condicionar o sistema. Um dia que o leves para um espaço maior, gostava bastante de estar presente.

Como já disse, eu não me estou a queixar, já que acho natural não agradar a toda a gente, mas pessoalmente não compreendo a vossa dualidade (Alias até compreendo plenamente mas não vale a pena falar disso aqui).

Não te queixas mas vais fazendo de conta... ;)

Não estamos num fórum apelidado de democrático? Cada um pode responder como bem entender e o caso do cda não é excepção. Se a pessoa quer ouvir ou não, já não cabe ao fórum responder a isso... Não deixo de notar que a tua discussão com o 106 no CDA deixou marcas...

Mas tens dúvidas que é democrático? Mesmo com alguns importadores presentes, todos dizem do que gostam e não gostam... garanto-te que não vês disto em muito lado.

Se eu quiser falar do ou com o 106, sei onde me dirigir.

Posso não deixar de comer, mas com conhecimento de causa, posso passar a comer melhor! O que querem fazer, é dizer que tudo o que se come é bom, fumar faz bem e coiso e tal. Por mim tudo bem... :Yes:

Ora bolas... sabes bem que postas as coisas dessa maneira, eu concordo contigo. Mas não era isso que eu queria exemplificar. Tu sabes cozinhar??? Fritar um ovo não serve ok.

Já conheci muitos músicos que ouvem mal! :MrGreen: Alias, surdos que nem uma porta. :duh:

É devido aos elevados níveis de SPL a que são sujeitos... também acontece a quem vai à Gulbenkien com frequência ou aos técnicos de som... :devil:

O tempo que estiveram aqui em casa, foi tão curto que nem deu para ouvir o efeito das bobinas.

Mas tu achas sinceramente que eu preciso que me demonstres isso? Eu por mim tirava já as bobines do NAD, mas como TU aconselhaste a não fazer... :duh:

Bom, pegando na estória do DIY, mesmo com os relatos do Moreira sobre os Glainclone, vou seguir o teu conselho e TENTAR começar por aí. Pergunta de 2 milhões: dás uma ajuda sempre que tiver dúvidas?

SergioRZ
25-01-2007, 15:41
1º IMHO és previligiado porque (e admito uma pontinha de inveja) sabes criar algo, ou seja, não estás dependente de outrém para chegares onde queres. Já percebeste que gosto de equipamentos, mas trocava de bom grado quase todas as aberturas de caixas novas pela capacidade de saber criar os meus próprios equipamentos... mas já lá vamos ao DIY.

2º Ainda não comprendi a estória do som vulgar, eu apelidei-o assim? Digo-te já uma coisa, vassalagem era no tempo da outra senhora, portanto se estavas à espera de chavões "Eu vi a luz" e outros que tais, bem que podes esperar sentado.

3º Eu disse que já ouvi outros sistemas a tocarem assim, mas MAIS CAROS!!! Não é isso que está em questão? Sim, o teu sistema bate-se com sistemas mais caros... as in MAIS CAROS. E disse mais, a sala... imho a tua sala está a condicionar o sistema. Um dia que o leves para um espaço maior, gostava bastante de estar presente.

Podiam ser as minhas palavras :Yes: Também gostava MUITO de ouvir o teu sistema num espaço à altura da qualidade que o sistema me parece ter.

Entretanto... já alguém confirmou se o NAD tem o raio das bobines? :eheheh:

Pato
25-01-2007, 15:49
Ricardo,

Já não vai ser a 1ª vez... http://forumhifi.com/board/index.php/topic,485.0.html

Esperemos que esta corra melhor! :-X

Solid State One
25-01-2007, 16:31
Luís sabes onde moro, por isso se quiseres conversar aparece por aqui. :eheheh:

Pessoalmente já responderam ao meu ponto de vista. o:)

Vou só responder a 2 ou 3 tópicos.

Repara nisto, eu não quero ser indelicado ou que me leves a mal, mas eu não preciso de qualquer vassalagem, e alias, até acho o termo "ver a luz" de um pouco mau gosto, apesar de gostar muito da pessoa que se esconde por detrás dele. Repara que depois ter tido o James Locke a dizer que nunca tinha ouvido amplificador a tocar como o meu, o que a maioria das pessoas acha ou deixa de achar para mim é praticamente irrelevante, por isso se achas que eu estou a fazer de conta, estas enganado. Não será a tua vassalagem ou a de alguém que me vai fazer mudar seja o que for. Agora deves ter percebido o porque de eu andar nisto mais por amizade do que por outra coisa qualquer...

Agora o diz que é bom, mas já não é bom, e a culpa é da sala, é bom para o preço, não pega. Ou é bom ou não é.

Quando uma muida vira-se para ti e diz, sim um dia, talvez, se tudo correr bem, vou para a cama contigo, tu não vais ficar bem-humorado. Mais valia dizer logo que não.

Para mim dizer o que se pensa é uma virtude, seja ela para o bem e para o mal, e para mim vocês não fizeram isso. É a minha opinião já que estamos num fórum democrático. Bastava dizer não gostei muito e nem se tinha falado mais nisso...

Realmente ficaste abalado com aquela discussão no Cda...

Infelizmente o que se vê pela frente não é o que se vê nos bastidores.

Sempre que tiveres duvidas vai ser difícil Porque vão ser milhares delas mas posso tentar!

O caro Freis estava a comentar o tom destrutivo da thread mas até me tenho divertido imenso... :eheheh:

Cumps

Rick

Pato
25-01-2007, 16:48
Agora o diz que é bom, mas já não é bom, e a culpa é da sala, é bom para o preço, não pega. Ou é bom ou não é.

És mesmo "enginheiro"... a vida não são só 0s e 1s, não há só o preto e o branco. Mas como em lado algum eu disse que era mau (faz um quote onde eu tenha dito que era mau sff), logo é bom! Visto pela tua perspectiva claro. o:)

Então eu ponho as coisas de outra maneira, a sala não interessa correcto? Não faz sentido eu trazer a sala ao barulho não é? Então da próxima vez fazes o especial favor de colocar o teu sistema na dispensa, ele vai brilhar...

Quando uma muida vira-se para ti e diz, sim um dia, talvez, se tudo correr bem, vou para a cama contigo, tu não vais ficar bem-humorado. Mais valia dizer logo que não.

Hei hei... :nao: Esse exemplo é meu!

Para mim dizer o que se pensa é uma virtude, seja ela para o bem e para o mal, e para mim vocês não fizeram isso. É a minha opinião já que estamos num fórum democrático. Bastava dizer não gostei muito e nem se tinha falado mais nisso...

Quanto mais bates nesta tecla mais me convenço que só havia uma maneira de esta "discussão" não acontecer: era se eu dissesse o que querias ouvir.

Realmente ficaste abalado com aquela discussão no Cda...

Gabo-te a persistência, mas não há maneira de me pores a falar de quem não está cá para responder. :-*

SergioRZ
25-01-2007, 16:53
O "bom" é imensamente, infinitamente, e inevitavelmente.... relativo :-P

O espaço onde se ouve um sistema é demasiado importante para não ser levado em conta. Se não o tivesse feito, em vez de ter achado e dito que o teu sistema é bom, tinha dito que era mau... Mas, percebo que a maior parte do que não gostei se deve ao espaço e não ao sistema propriamente dito. Por isso, reconheço ao sistema muitas qualidades, e considero que é bom, IMHO. :Yes:

beckzito
25-01-2007, 16:53
drunk:

Boa novela.Se alguém quiser ir a minha casa arranjo um argumento parecido :lalala:

RuiRocha
25-01-2007, 19:32
Como estou registado neste forum e tenho acesso a todos os topicos vou dar a minha opinião.

Cada vez me convenço mais que o numero de mensagens (de intervenções de cada "amigo do forum") não me diz absolutamente nada para poder tirar uma conclusão dos conhecimentos de cada um mas aquilo que me vou apercebendo desde que me registei é que ha pessoas que porque têm X mensagens são os donos da verdade e que sabem semore mais que os outros, o que me parece mal muito mal.

Discutir o sexo dos anjos!!!! :duh:
Gostos pessoais :duh:

Podemos e devemos todos dar a nossa opinião em relacçao a qualquer assunto mas com respeito uns pelos outros e pelos gostos pessoais.

O ouvido treina-se, não é facil mas treina-se, dizem porque os meus não são muito afinados por ouvir musica à muitos anos e blabla la não faz de mim um audiofilo, caso contrario todos os colegas de treino do cristiano ronaldo eram como ele e olha não são...,

Cumprimentos a todos e ouçam musica e partilhem experiencias isso é que é importante...

abraço

beckzito
25-01-2007, 21:28
RuiRocha,

A maioria do pessoal até que se faz passar por humilde.Em especial os que mais sabem.Sinceramente é o que me parece que acontece mais neste fórum.
Depois, claro, há sempre o inverso, felizmente em menor número e nem sempre os com maior número de mensagens.

Não te esqueças é que aqui também se discute marcas, equipamentos próprios, etc e já se sabe, quase nínguem quer dar o braço a torcer e ás vezes os argumentos andam gramaticalmente em espirais que não levam a lado nenhum.Mas isso Freud explicaria melhor...

Mas repito, este espaço é democrático e onde cada um manda a sua farpa sem intenções de rebaixamento.Pelo menos se formos a comparar com outros fóruns e espaços da net que acho que todos conhecemos...de uma forma ou de outra.

sonuz
25-01-2007, 23:05
Pato e Sérgio, a propósito de sala, onde é que acham que iram notar mais diferenças no som do sistema do solid_state, ao passar para uma sala maior?
E se as diferenças fossem poucas? Dever-se-ia a quê? :???

Não acham "anormal" ter uns "monstros" como as 801F a tocar daquela forma num espaço relativamente reduzido? :o Ou melhor, onde as regras sagradas da audiofilia nunca o permitiria? :nao:

Pato
25-01-2007, 23:26
Sonuz,

Apesar de as 801 serem umas colunas near field (pelos menos as N e as D são), não me parece que isso queira dizer 1mt até ao ouvinte. Mais espaço era bem vindo. E depois a sala deixou-se ouvir mesmo que as 801 sejam fechadas, houve um disco ou outro em que o grave interagiu mais do que devia com a sala...

Gostaria também de as ouvir um pouco mais elevadas e sem estar encostado à parede, o palco e a focagem agradeciam.

E aposto contigo que as diferenças não iam ser poucas. Aliás, tu sabes que não são poucas. ;)

Também achava piada levar lá umas colunas com bass reflex... :lalala:

sonuz
25-01-2007, 23:30
Bom, já percebi que não estiveste muito atento ao que estavas a ouvir... ou o tipo de música não seria muito revelador... fica para uma próxima. ;D

Pato
25-01-2007, 23:35
Bom, já percebi que não estiveste muito atento ao que estavas a ouvir... ou o tipo de música não seria muito revelador... fica para uma próxima. ;D

Tens razão... shame on me. :snif:

SergioRZ
25-01-2007, 23:50
Pato e Sérgio, a propósito de sala, onde é que acham que iram notar mais diferenças no som do sistema do solid_state, ao passar para uma sala maior?
E se as diferenças fossem poucas? Dever-se-ia a quê? :???

Não acham "anormal" ter uns "monstros" como as 801F a tocar daquela forma num espaço relativamente reduzido? :o Ou melhor, onde as regras sagradas da audiofilia nunca o permitiria? :nao:

Creio que a principal melhoria seria a noção de espaço, palco, profundidade... esse tipo de coisas que não me pareceram bem.

Achei que os "monstros" estavam a tocar bem, com os graves bem controlados na maior parte do tempo, mas não conheço o espaço em termos sonoros... ser pequeno, por si só, não é necessariamente impeditivo de ter lá colunas grandes a tocar sem grandes "excitamentos" de sala. Tudo depende da posição relativa das colunas aos modos da sala... e cada sala, pelas suas dimensões (alturas e larguras, formas, e até materiais de construção etc) é mais ou menos propensa a criar dificuldades.

Agora, onde ser "pequeno" se nota bem, normalmente, é na respiração do som, na forma como se propaga e dá a tal sensação de espaço, palco, etc... E isso pareceu-me que podia ser bem melhor. Se calhar, no mesmo espaço, umas colunas mais pequenas, com um "ponto de origem do som" (já estou a inventar hehehehehe) mais reduzido, talvez com outros valores de dispersão, não sei, poderiam resultar melhor... ou não, só testando...

Também fiquei um pouco desapontado com as gamas altas, agudo um pouco "basso" demais, pouco expressivo... mas acho que a culpa será mesmo das colunas que, pelo seu design, ou quem sabe pela idade, não estavam a debitar os agudos como eu gosto... Limpos, liquidos, vivos, mas sem arranhar :Yes:

Atenção, quando falo do que não gostei... é um não gostar relativo, ou seja, estamos a falar de níveis de qualidade onde já nada é mau, quando muito é menos-bom :eheheh:

O que me pareceu mesmo muito bom foi a falta de distorção, o ritmo e musicalidade do conjunto. E dá gozo ver uns aparelhos baratuxos, mexidos, a dar boa música ;)

JoaoPaulo
26-01-2007, 02:40
o que é um bom som ? o que é um som aproximado à realidade ? o que é um bom sistema ?

não será aquele que nos faz feliz ?... independentemente da opinião dos outros ?

a mim parece-me que esta discussão tipo "a minha coluna é maior que a tua" não leva a lado nenhum...e não vai haver um vencedor por K.O. :eheheh: aliás já vamos p´rai no 10º assalto... e eles esmurram-se, esmurram-se... mas ninguém cai...... :eheheh: :eheheh: :eheheh:

de uma coisa estou a gostar... estão a cair por terra alguns mitos e evangelizações "a la" Robin Hood...... :Yes:

sonuz
26-01-2007, 07:51
de uma coisa estou a gostar... estão a cair por terra alguns mitos e evangelizações "a la" Robin Hood...... :Yes:

E isso é que é difícil aceitar... ou antes, "engolir".

sonuz
26-01-2007, 08:05
Creio que a principal melhoria seria a noção de espaço, palco, profundidade... esse tipo de coisas que não me pareceram bem.

Achei que os "monstros" estavam a tocar bem, com os graves bem controlados na maior parte do tempo, mas não conheço o espaço em termos sonoros... ser pequeno, por si só, não é necessariamente impeditivo de ter lá colunas grandes a tocar sem grandes "excitamentos" de sala. Tudo depende da posição relativa das colunas aos modos da sala... e cada sala, pelas suas dimensões (alturas e larguras, formas, e até materiais de construção etc) é mais ou menos propensa a criar dificuldades.

Agora, onde ser "pequeno" se nota bem, normalmente, é na respiração do som, na forma como se propaga e dá a tal sensação de espaço, palco, etc... E isso pareceu-me que podia ser bem melhor. Se calhar, no mesmo espaço, umas colunas mais pequenas, com um "ponto de origem do som" (já estou a inventar hehehehehe) mais reduzido, talvez com outros valores de dispersão, não sei, poderiam resultar melhor... ou não, só testando...

Também fiquei um pouco desapontado com as gamas altas, agudo um pouco "basso" demais, pouco expressivo... mas acho que a culpa será mesmo das colunas que, pelo seu design, ou quem sabe pela idade, não estavam a debitar os agudos como eu gosto... Limpos, liquidos, vivos, mas sem arranhar :Yes:

Atenção, quando falo do que não gostei... é um não gostar relativo, ou seja, estamos a falar de níveis de qualidade onde já nada é mau, quando muito é menos-bom :eheheh:

O que me pareceu mesmo muito bom foi a falta de distorção, o ritmo e musicalidade do conjunto. E dá gozo ver uns aparelhos baratuxos, mexidos, a dar boa música ;)

Também me parece que não estiveste muito atento, ou o tipo de música não fez justiça... e parece-me que nem para a próxima...

Sérgio, quando ouvires um sistema a tocar tão bem ou melhor que o do solid_state avisa-me que que também quero lá estar... ok? :Yes: Só por mera curosidade tipo "as-minhas-colunas-são-maiores-que-as-tuas"... ;D

FReis
26-01-2007, 08:25
E dá gozo ver uns aparelhos baratuxos, mexidos, a dar boa música ;)

Até parece que estamos a falar de umas 601 e não de umas 801, que embora com alguns ano e possam ter sido arranjadas a bom preço, só eram quase o topo de gama da marca na altura :huum:

Pato
26-01-2007, 09:23

Acho que não percebeste o alcance... :lalala:

sonuz
26-01-2007, 09:30

Agradeço explicação por pm, se tiveres paciência, obviamente... :Yes:

sonuz
26-01-2007, 09:33
E dá gozo ver uns aparelhos baratuxos, mexidos, a dar boa música ;)

Até parece que estamos a falar de umas 601 e não de umas 801, que embora com alguns ano e possam ter sido arranjadas a bom preço, só eram quase o topo de gama da marca na altura :huum:

:eheheh: e as colunas não são como o vinho do porto... :eheheh:

SergioRZ
26-01-2007, 10:12

Também me parece que não estiveste muito atento, ou o tipo de música não fez justiça... e parece-me que nem para a próxima...

Sérgio, quando ouvires um sistema a tocar tão bem ou melhor que o do solid_state avisa-me que que também quero lá estar... ok? :Yes: Só por mera curosidade tipo "as-minhas-colunas-são-maiores-que-as-tuas"... ;D

Pronto, já sabemos que tu achas que aquele sistema é o melhor que existe. Porreiro, fixe para ti :Yes: Não vou estar aqui a debater os teus gostos pessoais :)

JoaoPaulo
26-01-2007, 10:23

:Yes: o Pato percebeu.... ;)

essa coisa do "defensor" dos pobres, dos justos e das causas perdidas...dejá vu.... ::)

meus caros, bem sabemos que vivemos todos num mundo de contradições... isso não é novidade para ninguém...e chega a ser caricato quando nos preocupa-mos (eu incluido) em demasia ao ponto quase de haver :boxe: com estas questões triviais... quando existem tantos problemas por esse mundo fora... guerras, terrorismo e fome só para citar alguns off-topic.

mas e voltando ao tema, quem se pode dar ao direito (ou luxo) de saber o que é o "som correcto"...? e do seu critério, ser "o" critério...? eu garanto-vos, junta-mos 100 pessoas numa sala a ouvir um sistema e vamos ter no final, 100 opiniões distintas.....

e essa coisa do "som comercial" e do "som não comercial"... :zzzz:

e das marcas serem um "bicho mau" que vai devorar todos e enganar todos....enfim, digo como a tmn...

até já...

Orpheus
26-01-2007, 11:36
De facto as opiniões são sempre variadas, aliás que por serem de borla costumamos até ter sempre duas ou três para cada assunto prontas para entrar ainda que seja a martelo, mas isso não significa que estejam correctas, não significa que a realidade passe a ser multifacetada ao sabor das opiniões, não significa que a audiofilia seja um termo que se ajusta a cada um de nós, a meu ver apenas significa que somos todos diferentes e como tal procuramos coisas diferentes mas infelizmente isso significa que grande parte de nós estará errado, estará cada vez mais afastado da alta fidelidade ainda que por compensação até possa estar mais perto da sua satisfação pessoal e tenha com isso atingido um maior prazer auditivo em sua casa.
Agora é preciso é separar um pouco as águas, é preciso tomar consciência do que se procura e do que se toma por ideal, é preciso aceitar que se pode estar manifestamente errado mas manifestamente satisfeito.
Ainda á pouco tempo andavam aqui uns tópicos em que se dizia que após um concerto ao vivo, afinal aquele agudo que associavam como agressivo e que geralmente o audiofilo tende a combater, afinal estava lá presente e afinal e muito provavelmente aquele som é próprio daquele instrumento quando tocado por aquele determinado músico, então por aqui já se pode começar a imaginar a dificuldade de avaliação inerente, ou seja, talvez seja necessário que se façam audições a sistemas baseados em músicas que já se ouviram ao vivo e não em músicas que já se ouviram em montes de sistemas e que supostamente se conhecem bem, será que se conhecem assim tão bem?

sonuz
26-01-2007, 12:27
Pronto, já sabemos que tu achas que aquele sistema é o melhor que existe. Porreiro, fixe para ti :Yes: Não vou estar aqui a debater os teus gostos pessoais :)

Mais uma vez não respondeste directamente à minha pergunta... também não insisto.

SergioRZ
26-01-2007, 13:00
Qual pergunta?

Isto:

quando ouvires um sistema a tocar tão bem ou melhor que o do solid_state avisa-me que que também quero lá estar... ok?

:???

Queres vir a minha casa? (tens é de trazer uns Mission Quartet pra mim hehehehehe)

Desde que saibas reconhecer os problemas (bem grandes e fáceis de identificar) da minha sala, e também perceber que umas CM1 são de uma gama infinitamente inferior a umas 801, podes ouvir o meu sistema. A comparação é difícil, pelos motivos mencionados, mas não é impossível com um bocadinho de boa vontade e capacidade de isolar os factores envolvidos.

Aviso-te já que vais ouvir mais modos de sala, ressonâncias, reflexões, etc... mas também vais ouvir muito mais palco, profundidade, agudos mais limpos e agradáveis. Naturalmente vais ouvir menos impacto e grandeza sonora porque estamos a falar de umas colunas que devem ser do tamanho do módulo de médios/tweeter das 801.

Se quiseres ouvir "sem espinhas", tens aí outras casas para visitar, uma parece-me que é óbvia, mas o dono que se manifeste se assim o entender :eheheh:

sonuz
26-01-2007, 16:32
Um dia ainda vou estar aqui a escrever.... "Visita ao SergioRZ" :Yes:

Essa da sala já é velha, mas pronto... ;D

Pato
26-01-2007, 16:38
E vens a minha casa também... esquece o sistema, é para comer e beber! :Yes: :drool:

SergioRZ
26-01-2007, 16:58
Um dia ainda vou estar aqui a escrever.... "Visita ao SergioRZ" :Yes:

Essa da sala já é velha, mas pronto... ;D

Já não serias o primeiro :P

Mas olha que eu não tenho o melhor sistema do mundo. Nem do meu bairro se calhar :eheheh:

A sala... é a sala... é o componente mais importante de qualquer sistema. Não concordas?

SergioRZ
26-01-2007, 16:59
O Solid também está, obviamente, convidado a vir cá, se assim o desejar. :Yes:

RS
26-01-2007, 17:00
Ricardo,

Já não vai ser a 1ª vez... http://forumhifi.com/board/index.php/topic,485.0.html

Esperemos que esta corra melhor! :-X

E afinal como é que acabou essa odisseia ?

Cumps

Pato
26-01-2007, 17:00
Flash Euronews:

No comments...

Solid State One
26-01-2007, 17:15
Pessoalmente dispenso...

Sabes já á muito tempo que um dia o meu irmão se virou para mim depois de vir de um ensaio com um saxofonista e disse-me...

A alta fidelidade tem muitos agudos... os instrumentos não soam assim. Na altura tb achei que ele estava a gozar...

Eu tb tenho que começar a avaliar o meu sistema com discos de musica electronica....

Já ouvi mil e um sistemas iguais ao teu :duh: A tua descrição chegou para mim. :zzzz:

Cumps

rick

beckzito
26-01-2007, 17:36
Ah, então Solid, a tua posição é:podem e devem ouvir o meu para verem a luz.Eu, ouvir os vossos, é perda de tempo. :luz:
Então tá.

Solid State One
26-01-2007, 18:32
Primeiro, digam onde eu falei em ir "ver a luz" para imitar o pato. :lalala: :duh:

Depois a questão é esta.. ;).

Se o Sérgio não gostou lá muito do meu, e eu gosto, é certo que não vou gostar do dele, até porque já ouvi muitas vezes as CM1 e sei o que aquilo pode tocar. :huum:

Por mais que digam o contrario, eu sei que aquilo não toca, :nao: pelo menos ao meu gosto, até porque nenhuma coluna pequena (e já ouvi as CM1) que ouvi até hoje me transmitiu a sensação de realismo que só ouvimos com colunas grandes. :zzzz:

Além do mais, se disser o que penso, toda a gente vai pensar que eu não disse bem pk ele tb não disse bem no meu.

Por questões de sinceridade e imparcialidade prefiro não ir. Se não gostarem da minha posição, facilmente cancelo a minha conta aqui...

Cumps

Rick

astronauta
26-01-2007, 23:03
Vocês se ainda não viram a Luz, deviam ver...
Eu até era contra deitarem abaixo o estádio antigo, mas não há dúvida que a nova Luz... :drool2: :salute: 8) ;D ;)

SCDesign
26-01-2007, 23:48
Eu vejo a Luz todos os dias... e e linda!!!! :MrGreen:

miguelbarroso
27-01-2007, 00:27
Solid,

(...)Se o Sérgio não gostou lá muito do meu, e eu gosto, é certo que não vou gostar do dele, até porque já ouvi muitas vezes as CM1 e sei o que aquilo pode tocar.*

Não percebo de onde depreendeste que ele não gostou? ele já o disse várias vezes que o achou muito bom! Ah... não o achou o melhor do mundo, e disse que há outros sistemas melhores? Sacrilégio!!!!

Por mais que digam o contrario, eu sei que aquilo não toca, :nao: pelo menos ao meu gosto, até porque nenhuma coluna pequena (e já ouvi as CM1) que ouvi até hoje me transmitiu a sensação de realismo que só ouvimos com colunas grandes. :zzzz:
(...)
Por questões de sinceridade e imparcialidade prefiro não ir.

Ao menos por cortesia, aceitavas o convite... a não ser que não tenhas disponibilidade para o mesmo... agora dizer que não vais porque és imparcial, e por isso não vais ouvir um sistema que nunca ouviste, pois já sabes que vai tocar mal só porque já ouviste muitos semelhantes...???* :huum: :huum: ajudem-me lá todos, mas serei só eu a encontrar aqui uma incoerência??? :huum:

Solid... que eu saiba aqui não há "alcoviteiras" a fazer filmes do género que sugeres: "Olha, olha... tás a ver... tadinho do outro rapazinho, que até é bom rapaz... como disse que o sistema do Solid não era o melhor do mundo, ele agora está-se a vingar e diz que tb não gosta do dele"... francamente... não habia nexexidade :Yes: :eheheh: :-P

Quanto a cancelares a tua inscrição, não vejo motivo de o fazeres... eu posso não concordar com a tua posição, mas é a tua... da mesma maneira que podes não concordar com a minha... certamente há aqui muita gente que não gosta das minhas posições, e não é por isso que eu vou bater com a porta. Não acredito no "ou comigo, ou contra mim"... a pluralidade de opiniões/posições é bem vinda, e do debate de ideias é que as mesmas florescem. Gosto de ler muitas das coisas que escreves, e reconheço em ti muito conhecimento que eu nem sonho algum dia vir a ter nesta área.

Um grande bem haja para ti!

sonuz
27-01-2007, 09:20
Solid,

Gosto de ler muitas das coisas que escreves, e reconheço em ti muito conhecimento que eu nem sonho algum dia vir a ter nesta área.

Um grande bem haja para ti!

Não querendo estar a defender ninguém, nem a alimentar mais "páginas do foumhifi"... Pegando nesta última frase... é esse conhecimento técnico de que tu falas que permite, IMHO, ao Ricardo opinar da forma que opina. A electrónica não passa disso mesmo: electrónica. Quantos aqui sabem fazer uma avaliação técnica de um aparelho? :huum: Eu pouco mais me limito do que a dizer "os graves tão controlados, os agudos cintilantes... béu, béu, béu... ou que gosto ou que não gosto, e como muita gente, a ter o meu sistema caseiro como referência porque o oiço quase todos os dias...e pode muito bem não ser a melhor referência, embora o adore e possa estar absolutamente apaixonado pelo seu som... (Sergio, as CM1 bateram-te forte... :eheheh: )
Se me dizem assim... eu gosto de tomate maduro, ou de verde...isso são gostos pessoais, mas quantos sabem ao certo qual o ponto ideal de maturação de um tomate? (para variar do tema mulheres e automóveis)
Já sei, já sei...ninguem tem pachorra, nem tempo, ou nem sequer quer aprender os fundamentos da electrónica ou da electro-acústica, mas então que autoridade tem para afirmar que o seu é que está correcto e o do outro não...? :huum: É que depois nem sequer música acústica ao vivo ouvem :huum:
Penso que para além de estarmos a discutir gostos pessoais, estamos a discutir questões que envolvem conhecimentos técnicos que muito pouca gente tem como o Ricardo.
Não quero que entendam isto como uma posição de "superioridade", mas antes fruto de muito trabalho e dedicação a uma causa... mas sem stresses :eheheh:

Se me dizem assim, eu vou às estantes das lojas e compro um sistema que toca tão bem ou melhor que o do solid_state, eu só posso dizer uma coisa... vamos já lá!! ...Ou então trata-se apenas de uma questão de gosto pessoal... que pode até, de certa forma, descredibilizar quem o afirma...

(Como já conheço o Ricardo há uns anos e de alguma forma acompanhei parte da evolução do seu sistema de som, estou mais ou menos à vontade para o afirmar)

De qualquer das formas rocomendo a leitura deste post aos «menos atentos»

http://groups.msn.com/clubedoaudio/general.msnw?action=get_message&mview=0&ID_Message=14775&LastModified=4675593402165010697

Solid State One
27-01-2007, 12:05
Não percebo de onde depreendeste que ele não gostou? ele já o disse várias vezes que o achou muito bom! Ah... não o achou o melhor do mundo, e disse que há outros sistemas melhores? Sacrilégio!!!!

Muitos amigos meus viraram-se para mim e disseram. Já viste aqueles gajos a dizer mal do teu sistema, eu não me importava nada, aliás era um sacrifício que eu fazia por bondade, ficava com ele. :eheheh:

Enfim... Existe sempre outro lado da moeda.

Ao menos por cortesia, aceitavas o convite... a não ser que não tenhas disponibilidade para o mesmo...

Querias que eu fosse politicamente correcto? Não vejo porque eu não dizer o que penso. Alias penso que o Sérgio percebeu perfeitamente o que eu disse. Se ainda fosse para conversas, jantaradas, ou para ir ás miúdas, era logo, mas o sistema de som dele dispenso. o:) :lalala: :MrGreen: :eheheh: :zzzz:

agora dizer que não vais porque és imparcial, e por isso não vais ouvir um sistema que nunca ouviste, pois já sabes que vai tocar mal só porque já ouviste muitos semelhantes...??? ajudem-me lá todos, mas serei só eu a encontrar aqui uma incoerência???

Existem pratos de comida que não provei e sei que não vou gostar. todos na vida agimos assim. Não vejo onde estou a ser minimamente incoerente...

Ouvi o nad varias vezes quando saiu, linn, não ouvi o dele, mas ouvi primeiro exemplar do cd12 em Portugal quando chegou à atitude, e as cm1 idem... Não nasci hoje para o áudio.

Solid... que eu saiba aqui não há "alcoviteiras" a fazer filmes do género que sugeres: "Olha, olha... tas a ver... tadinho do outro rapazinho, que até é bom rapaz... como disse que o sistema do Solid não era o melhor do mundo, ele agora está-se a vingar e diz que tb não gosta do dele"... francamente... não habia nexexidade

Já ando nos fóruns à tempo suficiente para saber que isso acontece mais do que as pessoas são levadas a pensar...

Quanto a cancelares a tua inscrição, não vejo motivo de o fazeres... eu posso não concordar com a tua posição, mas é a tua... da mesma maneira que podes não concordar com a minha... certamente há aqui muita gente que não gosta das minhas posições, e não é por isso que eu vou bater com a porta. Não acredito no "ou comigo, ou contra mim"... a pluralidade de opiniões/posições é bem vinda, e do debate de ideias é que as mesmas florescem. Gosto de ler muitas das coisas que escreves, e reconheço em ti muito conhecimento que eu nem sonho algum dia vir a ter nesta área.

Primeiro, se não posso ser como sou e dizer o que penso, não sou bem-vindo só isso.

Eu é que não compreendo a incoerência de quase todos os posts:

De que me serve o conhecimento? O melhor será guardar para mim, já que nem um mísero equipamento de loja faço melhor.

Cumprimentos Miguel

Ricardo

JCF
27-01-2007, 16:33
Moderação?: Ninguem tem aí uma vassoura? :-/

Pato
27-01-2007, 16:42
Tenho... mas não empresto! :devil: