View Full Version : CD SONY M75
Solid,
E se em vez de começar com um Glainclone, já que tenho este leitor lá parado e tem o TDA1541, começar por mexer neste?
A gaveta emperra um pouco mas isso resolve-se com "massa lubrificante".
Que alterações simples (para iniciar) se pode fazer?
Solid State One
31-01-2007, 00:04
OK, mas não quero ter nada a ver com isso. Ainda chamam os bombeiros ou a policia. :MrGreen: :eheheh: :eheheh:
Normalmente começa-se por desligar o andar dos headphones e retirar os transistores de mute.
Umas fotos de alta resolução do interior do bicho dão jeito.
Ok, tks.
Assim que voltar a Lisboa, tiro as fotos! :Yes:
Solid State One
31-01-2007, 00:10
:Yes:
A troca dos opamp tb é algo que os tweakers curtumam fazer. Aqui o meu favorito é o NE5534\32 mas é algo que as pessoas gostam de exprimentar.
NOTA DA MODERAÇÃO:
Este tópico destina-se a acompanhar um de dois processos:
- Modificação de um Sony CD M95 ou,
- Aplicação prática de enfermaria em mãos queimadas.
Qualquer desvio será apagado.
Namoros, blind dates, one night stands, etc e tal, favor utilizar PMs ou telemóveis.
Abraço
Normalmente começa-se por desligar o andar dos headphones e retirar os transistores de mute.
Para que servem esses transistores... isto é... quando é que fazem mute? :huum:
Esse sony é parecido com o meu M75, devem ser primos :eheheh:
O que é que vão fazer com ele? melhorias no som? :huum:
highlander
01-02-2007, 00:09
As melhorias que normalmente se fazem num leitor de cd passam pela instalação de um clock com mais precisão (menor jitter) que o de origem, e que é alimentado por uma fonte dedicada, e pela troca dos op-amps no andar de saida.
Mesmo mantendo o leitor toda a restante arquitectura, incluindo o mecanismo de transporte que não deixa de ser uma parte importante na qualidade final do som, estas modificações já conseguem produzir melhorias no resultado final.
Tb ando mortinho por meter as mãos no meu CD80, mas tenho algum receio de mexer e estragar. Ele até nem toca mal.
movie_fan
05-02-2007, 17:00
O transporte é Philips?
Ricardo,
Não consigo colocar fotos maiores. Consegues guiar-te com estas? Onde é que corto? :devil:
[anexo expirou]
O transporte é Philips?
O do CD80 é um Philips CDM1.
movie_fan
05-02-2007, 23:17
O transporte é Philips?
O do CD80 é um Philips CDM1.
:Yes:
Então não mexas, dá a quem sabe... :luz:
movie_fan
06-02-2007, 23:12
Eu sei de quem saiba, mexeu no meu Teac T1. Se estiveres realmente interessado, manda PM.
Axo que a ideia é o Pato "aprender" a mexer,e tirar algum proveito(lei-se conhecimento) disso.por isso axo que devemos ajudar no que pudermos.
Axo que devias começar por uma operação simples (4 pontos soldadura :eheheh:)que era mudar os condensadores de sinal na parte saida por de melhor qualidade(elna opor ex: ou ainda black gate) e verificar diferenças.mantendo o mesmo valor de capacidade e tensão(neste caso pode ser superior) que o dos originais é claro.
Outra alteração ainda seria mudar o ic saida,que é uma aranhinha com 8 pinos que estao ai perto de 2 condensadores maiores logo antes das rca saida,mas para isso terias de nos dar o codigo do mesmo para darmos alguras alternativas.
Eu faço isso tudo, desde que assinales nas fotos onde tenho de cortar... ::)
Tanto o Pato como eu e possivelmente outros users, estamos atento e a participar para aprender.
Onde é que se arranjam os Elna em PT?
Pato, tem lá calma com a rebarbadoura.
em portugal nao sei mas pela net consegue-se um pouco de tudo.
Aqui por ex: http://www.hificollective.co.uk/components/black_gate_caps.html
Mais uma pergunta,
Qual será a vantagem, se existir, em converter o DAC para uma solução NOS (Non Over Sampling )?
Penso k a vantagem principal seria manter o sinal digital retirado do cd o mais original possivel.dentro dos mesmos parametros da conversão inicial de analogico para digital que é feita no caso do CD sempre a 16Bits com a frequencia de amostragem de 44.1Khz isto dando uma largura de banda metade da frequencia de amostragem de cerca de 22khz.No fundo fazer oversampling é como Pegar numa foto tirada com uma resolução de 800x600 converter para 1600x1200 no pc e imprimir a essa resolução "pseudo" mais alta.Claro que não se inventa definiçao quando não foi gravada originalmente,é apenas mais um processo digital que se mete ao barulho.
No audio passa-se o mesmo. Claro esta se tivermos um dac com oversampling(que nao traz nada de novo) de melhor qualidade que um nos(non aver sampling) é logico que o primeiro com certeza tocará melhor.
Afinal o Sony é o M75... mas as restantes informações estão correctas. Já enviei fotos. :Yes:
Afinal o Sony é o M75... mas as restantes informações estão correctas. Já enviei fotos. :Yes:
O leitor que pensavas ser o M95 é o M75?
Já foi feita alguma melhoria no M75?
Mrs.Pato
19-02-2007, 12:31
Cuidado com o meu leitor de CD.... :-\