View Full Version : 802D e canal central
Mestre JR
05-02-2007, 14:53
Alguns foristas possuem as soberbas 802D. Que canal central estão a usar?
è que o central com tweeter em diamante, custa quase o dobro do que tem o tweeter em aluminio.
à partida, a situação ideal será manter o mesmo grau tonal "á frente", e dizem que em cinema 80% dos sinais áudio são provenientes da coluna do meio.
Mas a diferença é muito notória, ou apenas de pormenor? Valerá pagar quase o dobro?
Maverick
05-02-2007, 17:24
Boas,
Por enquanto tenho uma HTM4 emprestada (ou melhor, a versão antiga era a Nautilus HTM2, que tem um tweeter e um mid-woofer). A sonoridade é obviamente bastante diferente das 802D, mas é uma solução temporária.
Tinha pensado, por questões puramente estéticas, ir para a HTM4S, mas depressa cheguei à conclusão que, se é para ter um 5.1 a sério (e por isso tenho umas 805S atrás), e tendo em conta que mais de 50% da informação em 5.1 (filmes, principalmente) passa no canal central, e que em 5.1 música (DVD-V, DVD-A e SACD), é ali que passa a voz, terei de ir para algo melhor.
Restam-me 3 hipóteses: o HTM1D está fora de questão. Senão pelo preço, pelo menos pelo tamanho (93 Kg e...) . Houvesse €€€ e uma sala dedicada, era para aí que eu ía, mas como não há nem uma coisa nem outra..
Sobram o HTM2D e o HTM3S e aqui já a escolha é mais difícil...O HTM3S tem tudo a favor em termos de topologia. É muito maior que o HTM4S, mas não muito mais profundo. O problema é o tweeter, que não é o de diamante como as 802D. Será que faz muita diferença para o HTM2D :huum:?
Fiz umas pesquisas e acabei por encontrar alguns users que passaram pelo mesmo que eu. Tinham 800D ou 802D e começaram por ir para o HTM3S. Acabaram por trocar o HTM3S pelo HTM2D (outro mundo) pelo que eu vou experimentar o HTM2D.
Esteticamente fico provavelmente a perder (por ser maior e o enquadramento com o meu plasma não ser o melhor) e há ainda um pormenor importante: é que o HTM2D não é em caixa fechada. Tem 2 portos atrás, ao contrário do HTM3S, que é selado. Mas como de facto o tweeter das 8xxD é qualquer coisa de extraordinário, e é uma coisa que reconheço influenciar muito o som das colunas (tive lá em casa as 804S em comparação com as 803D e há muitas diferenças), acho que o melhor mesmo é fazer o esforço e ir para a HTM2D.
Vou experimentar primeiro, para ver se é exequível, mas estou muito inclinado para este cenário. Se não resultar, provavelmente irei para o HTM3S.
Gostos são gostos, claro, mas se há coisa que eu adoro em todas as colunas desta gama é que são lindas. E o HTM2D pode ser grande, mas é lindo, e só de imaginar aquele bicho em filmes 5.1... :drool2:
Mav
SergioRZ
05-02-2007, 17:51
E outra 802D para central? :Yes:
Mestre JR
05-02-2007, 17:55
Mais uma vez, obrigado Mav.
Pena é que tenhas confirmado a minha suspeição... :'(€€€
Mas ainda assim, ao que percebi ainda não OUVISTE de facto a HTM3s em alternativa á HTM2d?
(já percebi que as nossas semsibilidades são mt semelhantes, e as limitações de...tempo ;) ...também) :eheheh:
Mestre JR
05-02-2007, 18:03
OK, SérgioRZ:
Imagina que eu sou rico...mesmo muito rico...
Ainda assim, é dificil "encaixar" uma 802D debaixo da tela, muito menos dum ecrân... :-\
Agora, que tocaria divinalmente...concordo em absoluto :Yes:
Maverick
05-02-2007, 18:12
E outra 802D para central? :Yes:
Seria perfeito, mas, para além do preço, obriga a que o ecrã fique muito alto... Tens o HTM1D, como alternativa, embora fique mais caro do que uma 802D...
Mav
Maverick
05-02-2007, 18:38
Mais uma vez, obrigado Mav.
Pena é que tenhas confirmado a minha suspeição... :'(???
Mas ainda assim, ao que percebi ainda não OUVISTE de facto a HTM3s em alternativa á HTM2d?
(já percebi que as nossas semsibilidades são mt semelhantes, e as limitações de...tempo ;) ...também) :eheheh:
Pois, não ouvi, nem uma nem outra. Mas para já vou-me fiar na experiência dos outros, e, haja guito e não fique mal na sala, lá cairá o HTM2D. Por isso, acho que não te vou ser de muita ajuda, pois não tenho planos para ouvir o HTM3S, a não ser que conclua não haver guito para o HTM2D.
De qualquer forma, se não tiveres tempo para ir para a HTM2D, do que tenho lido, a HTM3S é excelente por isso... ficas sempre bem servido.
Mav
João Lopes
07-02-2007, 11:23
Boas,
Por enquanto tenho uma HTM4 emprestada (ou melhor, a versão antiga era a Nautilus HTM2, que tem um tweeter e um mid-woofer). A sonoridade é obviamente bastante diferente das 802D, mas é uma solução temporária.
Tinha pensado, por questões puramente estéticas, ir para a HTM4S, mas depressa cheguei à conclusão que, se é para ter um 5.1 a sério (e por isso tenho umas 805S atrás), e tendo em conta que mais de 50% da informação em 5.1 (filmes, principalmente) passa no canal central, e que em 5.1 música (DVD-V, DVD-A e SACD), é ali que passa a voz, terei de ir para algo melhor.
Restam-me 3 hipóteses: o HTM1D está fora de questão. Senão pelo preço, pelo menos pelo tamanho (93 Kg e...) . Houvesse €€€ e uma sala dedicada, era para aí que eu ía, mas como não há nem uma coisa nem outra..
Sobram o HTM2D e o HTM3S e aqui já a escolha é mais difícil...O HTM3S tem tudo a favor em termos de topologia. É muito maior que o HTM4S, mas não muito mais profundo. O problema é o tweeter, que não é o de diamante como as 802D. Será que faz muita diferença para o HTM2D :huum:?
Fiz umas pesquisas e acabei por encontrar alguns users que passaram pelo mesmo que eu. Tinham 800D ou 802D e começaram por ir para o HTM3S. Acabaram por trocar o HTM3S pelo HTM2D (outro mundo) pelo que eu vou experimentar o HTM2D.
Esteticamente fico provavelmente a perder (por ser maior e o enquadramento com o meu plasma não ser o melhor) e há ainda um pormenor importante: é que o HTM2D não é em caixa fechada. Tem 2 portos atrás, ao contrário do HTM3S, que é selado. Mas como de facto o tweeter das 8xxD é qualquer coisa de extraordinário, e é uma coisa que reconheço influenciar muito o som das colunas (tive lá em casa as 804S em comparação com as 803D e há muitas diferenças), acho que o melhor mesmo é fazer o esforço e ir para a HTM2D.
Vou experimentar primeiro, para ver se é exequível, mas estou muito inclinado para este cenário. Se não resultar, provavelmente irei para o HTM3S.
Gostos são gostos, claro, mas se há coisa que eu adoro em todas as colunas desta gama é que são lindas. E o HTM2D pode ser grande, mas é lindo, e só de imaginar aquele bicho em filmes 5.1... :drool2:
Mav
off-topic:
O teu 5x100R aguenta-se com esses diamantes todos????
Maverick
07-02-2007, 11:35
Nos últimos anos já por lá passaram bastantes amps pois o TAG 100x5 é sempre o primeiro a suscitar suspeitas quanto ao elo mais fraco do sistema. A verdade é que, revela sempre muita finesse e se não é propriamente mestre em controlo de colunas difíceis, a verdade é que já por lá passsou quem controlasse melhor, mas ficasse a perder noutras áreas. Por isso, sempre que o comparo com outros, acabo por ficar ainda a gostar mais dele. É muito bom.
O maior problema deste amp é com colunas difíceis, não em termos de sensibilidade, mas mais em termos de impedância. Nestes casos ele não as controla tão bem e as 802D, são, de facto, muito complicadas nesta área. Mas apesar disso, o resultado final é francamente bom o que me permite ir mantendo assim o setup até ter €€€ para comprar algo melhor. O som que tenho agora com o 100x5 e as 802D é algo que me deixa sistematicamente :o :o... I'm a happy camper o:).
Para estes diamantes, e para melhorar o TAG, é preciso pensar em coisas que a bolsa não gosta muito, como Classé, Mcintosh, Linn,... A seu tempo...
Diamonds are not only girls best friends 8).
Mav
highlander
07-02-2007, 22:43
Como nunca ouvi não posso ajuizar, mas disse-me quem já ouviu que a combinação Halcro + 802D é muito boa.
Mestre JR
21-02-2007, 23:37
tive lá em casa as 804S em comparação com as 803D e há muitas diferenças), acho que o melhor mesmo é fazer o esforço e ir para a HTM2D.
Reparei agora no teu comentário que...tivestes/experimentaste as 803D??? :D
Como é óbvio, decidiste-te pelas 802D. Gostava que comentasses as diferenças que te levaram a subir a parada dos cerca de 8000 para cerca de 12500. Na tua casa, e não na sala XPTO (da Transom por exemplo...).
Foi fundamentalmente coração, ou foi razão e em que medida? ::)
Uma dúvida concreta que tenho: as 803D são mais "fáceis" de conduzir? Exigem menos corrente do amp.? (Lembras-te que tenho o RMB1095 e não me esqueci do que me disseste "aqui há atrasado...")
1 Abraço :Yes:
Maverick
22-02-2007, 10:21
Reparei agora no teu comentário que...tivestes/experimentaste as 803D??? :D
Como é óbvio, decidiste-te pelas 802D. Gostava que comentasses as diferenças que te levaram a subir a parada dos cerca de 8000 para cerca de 12500. Na tua casa, e não na sala XPTO (da Transom por exemplo...).
Foi fundamentalmente coração, ou foi razão e em que medida? ::)
Uma dúvida concreta que tenho: as 803D são mais "fáceis" de conduzir? Exigem menos corrente do amp.? (Lembras-te que tenho o RMB1095 e não me esqueci do que me disseste "aqui há atrasado...")
1 Abraço :Yes:
Não acho as 803D mais fáceis ou mais difíceis que as 802D em termos de amplificação. O 1095 tem corrente e potencia, mas não sei se fazem justiça às 803D/802D e, mesmo sendo um power tido como com bastante sumo, estas colunas são um pouco difíceis, daí o meu cepticismo.
Entre as 802D e as 803D há diferenças a assinalar: as 802D são mais transparentes na gama média (penso que tenha a ver com a "cabeça" de Marlan), vão mais abaixo, e parece-me a mim serem ligeiramente mais bem conseguidas em termos de equilíbrio global. Para te ser honesto, era perfeitamente capaz de viver com as 803D, mas depois de fazer contas à vida e de ouvir as 802D, cheguei à conclusão que mais tarde o mais cedo iria querer subir para as 802D pelo que optei pelo "mais cedo" :D. Além disso são, aos meus olhos, lindas de morrer :).
As 802D são uma versão "caseira" da versão de topo da linha (as 800D). São mais compactas (pesam "só" 80 Kg, mais do dobro das 803D) e mais pequenas. Esteticamente ficam melhor numa sala as 802D do que as 803D apesar de à primeira vista parecer o contrário. A realidade é que as 802D são ligeiramente mais baixas que as 803D e parecem ocupar menos espaço, pelo que visualmente se enquadram melhor. As 803D são um projecto que tenta tirar o máximo da performance das 802D mas com um design mais tradicional e por isso, mais baratas. As 802D têm uma abordagem mais "no compromise". Se as 803D/802D são o teu som, faz o esforço para as 802D. Será recompensado o:).
São colunas fantásticas. Têm um agudo extenso e límpido sem nunca se tornar agressivo, uma gama média perfeita com "snap", transparência e muita precisão, e graves autoritários, secos e controlados. Mas são lixadas de conduzir, por isso é preciso power que as segurar.
Ainda ontem estive a fazer uns testes com powers e acho que as colunas são de um realismo arrepiante :o.
Mav
Mestre JR
22-02-2007, 22:08
:Yes:
Mestre JR
22-02-2007, 22:10
Já agora, que powers testaste? O que gostaste mais?
Alguma coisa classe D?
Maverick
24-02-2007, 01:35
Já agora, que powers testaste? O que gostaste mais?
Alguma coisa classe D?
Ando a ouvir o Classé CA3200 e o Nuforce Ref9. Ainda não tirei conclusões sobre as minhas preferências, mas são diferentes e ambos pegam nas 802D ;).
Mav
Mestre JR
24-02-2007, 13:17
Para ajudar "á festa" :
http://www.tnt-audio.com/ampli/nuforce_ref9_e.html
Um excerto interessante:
"Being extremely revealing one should pay extra care in choosing the right partners. Poor sources or preamps are definitely a no-no, the REF9's show no mercy. As for preamps, NuForce makes one that should be a good partner (we'll review it anytime soon) but even other preamps, provided the quality is high enough, could match well. It doesn't matter the technology used, be it vacuum tubes or solid state (or even passive!), the golden rule is to choose a preamp with a good signal/noise ratio.
As for speakers...you can choose everything you prefer: the NuForce REF9's will drive ANYTHING with ease and authority. They might help you discovering how good your speakers are...
Cables don't seem to be relevant, provided a comparable level of quality is given.
These amps don't run hot, even when driven hard. They are small and lightweight so you can place them anywhere. A good set of antivibration feet is strongly recommended, though. For example, I've obtained very good results with the BrightStar Isonodes.
At the mains end, I would avoid power conditioners or voltage stabilizers, the switching power supply might not like these devices. Use good mains cables, instead...and RFI filters eventually. The mains cords supplied with the amps aren't bad, either: good cross section and a ferrite ring to suppress interferences are a good way to start."...
Price: cerca de 1350€x3 (a comparar directamente com o CA3200)
impressionante para o custo €, comparativamente com o infinitamente mais "sexy"
Classe - CA3200 Power Amplifier (que poderá "alimentar" também o canal central, tipo HTM2D :drool2:)
The CA-3200 is a 3 x 200W model, based on the same channels used in the CA-2200. Power supply components are larger in this model to allow for greater power demands without sacri?cing performance. Design features include balanced circuitry, overbuilt power supplies and oversized output stages to ensure the highest performance at every output level, with any loudspeaker.
Price $17499.00 (c'o a breca! Aqui é que nos apercebemos a diferença entre a Top Model e a gaja boa... :-\)
...E depois ainda há o pré! O que tens usado no texte, está á vontade com qualquer dos conjuntos?
Maverick
25-02-2007, 12:01
Estive ontem e estou agora a ouvir os Nuforce Ref9 e são de facto sublimes na transparência e controlo. Ainda não fiz mais testes comparativos com o CA3200 (só na 6ª) pelo que não posso dizer o que prefiro para conduzir as 802D. Uma coisa é certa: tanto os Ref9 como o CA3200 têm RAD para as segurar.
Talvez o maior problema dos Nuforce é não virem dentro de uma caixa como a do Classé :). Há sempre muito placebo e os olhos tb comem... Por outro lado, já viste coisa mais prática? Se comprar o Classé põe-me a pensar onde o vou por e se o calor não me vai trazer problemas, já com os NuForce ...
É incrível como duas caixinhas daquele tamanho, que se pegam com uma mão, conseguem gerar tanto SPL sem distorção nem desiquilíbrio :o.
Aproveitei para medir a resposta em freq. dos amps e, embora hajam diferenças, são pequenas.
O resto do meu sistema (que está a ser usado no teste) é o transporte da TAG DVD32R como fonte e o pré é o AV32R Dual Processor. IMHO estão perfeitamente à vontade com a transparência dos NuForce ou do CA3200.
Já agora, os monoblocos da Nuforce custam os 1.350 € que referes, mas o CA3200 custa cerca de 7.300 €.
Mav