View Full Version : Jumper / Shunt colunas
Uma alternativa aos jumpers / shunts metálicos das colunas, com cabo de coluna. Rápido, económico e fácil de executar.
[anexo expirou]
Acabamento final.
[anexo expirou]
SergioRZ
15-02-2007, 23:31
Está fixe, mas que cabo é esse? Não estás a usar a malha do cabo, em vez dos condutores, para passar o sinal? :huum:
Eu estou a pensar aplicar um procedimento semelhante, mas em vez de ter uns pedaços de cabo separados a fazer de shunts (ou jumpers), vou tentar que seja o próprio cabo que vem do amp a passar pelos dois terminais... tipo, passa pelo de baixo e ainda chega ao de cima, ficando um cabo contínuo.
Não sei e isto poderá ter algum inconveniente técnico, mas creio que não...
JoaoPaulo
16-02-2007, 00:56
Parece o QED X-Tube... :huum:
Sérgio a tua ideia para bi-wiring é boa :Yes: aliás já li algures...
(um fabricante de cabos de que não me recordo... :huum:) alguém a recomendar precisamente que os shunts deveriam ser substituidos pelo mesmo cabo de coluna a passar de um terminal para outro... :Yes:
(um fabricante de cabos de que não me recordo... :huum:) alguém a recomendar precisamente que os shunts deveriam ser substituidos pelo mesmo cabo de coluna a passar de um terminal para outro... :Yes:
João, não é biwire
Biwire são dois pares de cabos independentes para cada coluna, 1 para as altas frequencias e outro para as baixas.
Mas esta solução apresentada pelo pbarata, a meu ver é mais eficiente do que o uso de bananas ou forquilhas pois aproveita o cabo de ligação ao amp para fazer o shunt na coluna com perdas minimas
O cabo de coluna usado é o QED Silver_Anniversary_XT (http://www.qed.co.uk/i278c159-158/QED_Cables/Speaker_Cables/Silver_Anniversary_XT.htm). Este cabo tem a vantagem de passar nos furos existentes nos bornes das colunas. É um cabo de construção semi-coaxial, em que o condutor é uma malha que cobre um dielétrico interior.
A terminação em forquilha do jumper / shunt só tem a vantagem de possibilitar que a banana, no caso de se usar esta tipo de terminação, se consiga enfiar toda dentro do borne da coluna (Binding Posts). É que o cabo de jumper / shunt inserido transversalmente no borne, impede que a banana possa ser toda inserida. Esta limitação também depende do comprimento da banana, se for curta, não há qualquer problema.
Como estou usar as bananas da QED, é possivel ajustar o seu diâmetro, de modo que ficam bem fixas depois de se alargarem um pouco.
Os benefícios foram imediatos com uma melhoria acentuada na resolução nos agudos, com o som de pratos e instrumentos de sopro mais detalhados e o som das palmas e o respecitvo eco a ficar muito mais realista. Os sons do trompete do excelente disco "The Magic Hour" da banda Wynton Marsalis Quartet, perderem definivamente a agressividade. A reprodução deste CD apresenta, agora, um palco sonoro mais amplo e uma maior separação dos intrumentos.
[anexo expirou]
(...)
Eu estou a pensar aplicar um procedimento semelhante, mas em vez de ter uns pedaços de cabo separados a fazer de shunts (ou jumpers), vou tentar que seja o próprio cabo que vem do amp a passar pelos dois terminais... tipo, passa pelo de baixo e ainda chega ao de cima, ficando um cabo contínuo.
Não sei e isto poderá ter algum inconveniente técnico, mas creio que não...
Não vejo inconveniente algum, bem pelo contrário, acho uma excelente ideia. Só não o fiz porque uso cabo de coluna QED XT-350 que não passa no oríficio dos bornes, de modo que tive que usar outro (o mais semelhante possível) para fazer os jumpers / shunts.
O XT-350 tem quase 6mm de secção!!!
(http://www.qed.co.uk/i132c185-159-158/QED_Cables/Speaker_Cables/X_Tube/X-Tube_XT-350.htm)
SergioRZ
16-02-2007, 09:50
João, não é biwire
Biwire são dois pares de cabos independentes para cada coluna, 1 para as altas frequencias e outro para as baixas.
Mas esta solução apresentada pelo pbarata, a meu ver é mais eficiente do que o uso de bananas ou forquilhas pois aproveita o cabo de ligação ao amp para fazer o shunt na coluna com perdas minimas
Conan embora tenhas razão, creio que o João disse bi-wire porque se usa um cabo único para ligar como se fosse bi-wired, aos dois terminais de altas e baixas.
De qualquer forma, atenção que não é o mesmo cabo, são pedaços de cabo separados. O que entretanto se sugeriu ou mencionou foi a utilização precisamente do mesmo cabo que vem do amp a passar sem "cortes" pelos dois terminais. :Yes:
Pensava q fosse o cabo que ligava ao amp.
É que eu, há uns anos atrás, usava um supra 2.5 directamente do amp a passar nos dois bornes
SergioRZ
16-02-2007, 10:28
Pois é isso mesmo que estou a pensar testar quando chegarem os meus cabos novos que, creio, conseguem passar através dos buraquitos para conseguir passar pelos terminais de baixo e ainda chegar aos de cima ;) :Yes:
JoaoPaulo
16-02-2007, 10:40
João, não é biwire
:oops: certissimo... ;D
Pois é isso mesmo que estou a pensar testar quando chegarem os meus cabos novos que, creio, conseguem passar através dos buraquitos para conseguir passar pelos terminais de baixo e ainda chegar aos de cima ;) :Yes:
O ideal é usares um X-acto para, com cuidado para não ferires os condutores, cortares a camada de isolamento. Tenta deixar um pouco no extremo para o cabo não desfiar. Este é um dos "upgrades" mais eficientes que fiz até hoje, em termos de relação custo/benefício. :Yes:
Mr.Bruns
16-02-2007, 23:03
Boas, também uso algo do genero do que foi aqui apresentado mas experimentei com Furutech nas AE, e o resultado tb foi surpreendente, mas não uso o mesmo cabo da coluna porque ´não dá jeito para cortar pois são varios filamentos.