View Full Version : Pro-ject RPM5 Turntable
carlos_m
18-02-2007, 01:13
Ola amigos, acabei de adquirir o Rega Brio.
Este e um amplificador que dispoe de um bom MM phono stage e por causa disso decedi comprar um gira discos razoavel desta vez em vez de um melhor leitor de cds com o mesmo valor em dinheiro, penso que com esta aquisicao o meu som podera ter um salto mais qualitativo.
Ja tenho alguns modelos de gira discos em mente e gostei muito deste que alem de ser bastante credenciado e tambem muito bonito no entanto estou aberto a outras sugestoes e concelhos.
http://www.6moons.com/audioreviews/project3/combo.html
http://www.superfi.co.uk/index.cfm/page/moreinfo.cfm/Product_ID/2644
http://www.project-audio.com/main.php?tech=rpm5&cat=turntables&lang=en
Desde ja agradeco a vossa ajuda na escolha do meu novo gira discos.
Um abraco
Carlos
e porque não um rega P3.
acho que é uma melhor solução em todos os aspectos ( construção e som)
vinilsuporter
18-02-2007, 10:40
caro carlos_m
como não indicas orçamento, aqui vai uma sugestão: pro-ject rpm 9.1x
http://groups.msn.com/clubedoaudio/offtopic.msnw?action=get_message&mview=0&ID_Message=16337&LastModified=4675610248835626762&all_topics=1
ficarias com um gira discos "ad eternum"
carlos_m
18-02-2007, 14:12
China, a sugestao do Rega p3 parece-me interessante ate porque este deve ser construido de forma a fazer match com o amplificador Rega Brio e pelo que tenho visto este deck parece que e muito bom e pode facilmente receber upgrades.
Parece-me que o p3 compra-se sem cartridge nao e? E quando se compra a cartridge esta ja vem equipada com agulha?
Abracos
Carlos
shade_of_pale
18-02-2007, 19:08
A sugestão do China é de levar em conta, o P3 é um bom gira-discos (ja tive 2) e para orçamentos limitados julgo não ter competidor á altura.
O P3 novo vem com braço RB 300.
A cartrige ( ou cabeça) é uma peça que já inclui a agulha. Para o P3 experimenta a Dynavector 10x5 ou se estiveres mais gastador a 20 XL.
Outra possibilidade são as Benz, Denon, alem de muitas outras depende do dinheiro que queiras gastar.
carlos_m
18-02-2007, 22:08
Ola amigos, obrigado a todos pelas sugestoes e informacoes que me teem estado a dar.
Gostaria que me dessem mais uma opiniao.
Entretanto apareceu-me aqui um Rega P2 com menos de um ano de uso e ja com a cartridge bias 2 e a bom preco. Entretanto fiquei a saber que este tambem pode fazer upgrade para o Rega P3.
Este Rega P2 e muito inferior ao P3 ou apenas um bocadinho?
Abracos
Carlos
movie_fan
18-02-2007, 23:51
O P2 tem o braço RB250, o P3 tem o RB300 que é um braço melhor. Admito que o restante da mecânica também seja superior.
Resumindo, vai para o P3, se puderes. Eu tenho um Goldring GR1, que é um OEM do Rega P2, e noto alguns aspectos passíveis de melhoria.
não conheço o P2, mas como te disse não compraria o pro-ject a troco do rega P3.
acho imbatível em termos de preço e qualidade. quanto a célula como o shade disse existem mt opções é tudo um questão de gosto.
acho que o sitio mais indicado para experimentar é no importador e dai retirar conclusões.
abraço
jordanopeth
19-02-2007, 12:55
caro carlos_m
como não indicas orçamento, aqui vai uma sugestão: pro-ject rpm 9.1x
http://groups.msn.com/clubedoaudio/offtopic.msnw?action=get_message&mview=0&ID_Message=16337&LastModified=4675610248835626762&all_topics=1
ficarias com um gira discos "ad eternum"
Na volta é o mesmo que este:
http://forumhifi.com/board/index.php/topic,4036.0.html
shade_of_pale
19-02-2007, 13:08
Se puderes chegar ao P3 deixa o P2 em paz. :Yes:
Mozartiano
19-02-2007, 13:40
Já agora, mais uma modesta opinião, sem querer emitir demais, opte pelo Rega P3, é e continua ainda a ser uma GRANDE opção em prato. É a filsofia Britância, muito simples, sem funcções supérfluas, além de a Rega se manter totalmente independente dos grandes grupos económicos. Portanto e só para terminar, nunca se esqueça disto, O que faz um bom Gira-Discos, não é o preço, sim a qualidade da célula, portanto se puder ir para o P3, o ideal seria o P5, teria Prato para o resto da vida, mas quando o orçamento infelizmente não abunda :duh:, de qualquer forma fale com a AudioTeam, são os mais credíveis para o aconselharem. Boa Compra e Boa Escolha.
O que faz um bom Gira-Discos, não é o preço, sim a qualidade da célula
:nao: :nao: :nao:
Um Rui Borges com uma célula tipo AT-95 de certeza que soa melhor que um P2 com uma Koetsu...
Quantos LP12 se vendiam com células baratas tipo K5 e tocavam lindamente, muito melhor que gira-discos budget em que ninguem sequer recomendava que se pusesse uma MC.
O que faz um bom gira-discos é uma boa chumaceira, um bom design imune ao ruído, com motor longe da chumaceira e incapaz de transmitir vibração ao prato, uma boa suspensão que isole o ruido ambiente e evite feedbacks, e um bom prato. Depois vem o braço e depois vem a célula...
westernelectric
20-02-2007, 10:50
O que faz um bom gira-discos é uma boa chumaceira, um bom design imune ao ruído, com motor longe da chumaceira e incapaz de transmitir vibração ao prato, uma boa suspensão que isole o ruido ambiente e evite feedbacks, e um bom prato. Depois vem o braço e depois vem a célula...
E não só. A qualidade do próprio motor também é importante. Não é por acaso que alguns giradiscos antigos do tipo roda de encosto "idler"(Garrards e Thorens 124) e tracção directa "direct drive" (kenwood L07d, Technics Sp10 ..etc) são ainda hoje considerados como autênticas referências. Nenhum deles tem o motor longe do eixo do prato,têm sim, motores fabulosos, muito superiores à maioria dos motores utilizados nos giradiscos actuais.
shade_of_pale
20-02-2007, 11:29
Pois o motor...... e não é só no gira-discos que ele é importante......... :eheheh:
Mozartiano
20-02-2007, 13:28
:nao: :nao: :nao:
Um Rui Borges com uma célula tipo AT-95 de certeza que soa melhor que um P2 com uma Koetsu...
Quantos LP12 se vendiam com células baratas tipo K5 e tocavam lindamente, muito melhor que gira-discos budget em que ninguem sequer recomendava que se pusesse uma MC.
E se eu lhe disser que ponho um Rega P5 a tocar tão bem ou melhor que um Rui Borges Turntable, ou um ClearAudio Reference. :Yes:
Óbviamente num prato tudo é importante, mas umas '' coisas '' são mais importantes do que outras. Pois os Giradiscos ( Célula )e repito qualidade sonora que reproduzem, não é feita a partir do design, da chumaceira, que muito pouco contribui para uma boa performance sonora. Contribui sim e isso concordo para a estética, sem duvida são bonitos. Já agora experimente por uma célula da ''treta'' num Rui Borges, e depois diga-me o que vale ter 40 ou 50 kgs de Gira Discos. Claro um bom motor também é essencial, menos ruídoso, mais maleável são sempre aspectos a ter em conta, mas issso é como tudo, uns gostam da carne mais mal passada, outros menos.
Abraço :Yes:
hurricane
20-02-2007, 13:32
Pensa no Thorens 850.E um excelente gira discos(braco RB300).Tenho um para venda com celula denon 103 ou com benz micro mc gold.
Fernando Santos
20-02-2007, 13:50
Prezado Carlos!
Se não pretende investir numa máquina "antiga" (Garrard 401, trabalhado por Eduardo Cruz, do Atellier Audio), o Pro-Ject RPM 9 é uma opção a ter em conta, derivado ao excelente cuidado que os seus projectistas dispensaram na construção.
Com melhores cumprimentos,
Ghost4u
E se eu lhe disser que ponho um Rega P5 a tocar tão bem ou melhor que um Rui Borges Turntable, ou um ClearAudio Reference.
eu não acredito...
talvez ouvindo com umas monitoras pequenas não se note muita diferença, mas num sistema a sério...
Ainda sou do tempo em que não havia leitores de cds e os gira-discos eram A Fonte. E nesse tempo, os rega e dual eram os gira-discos dos putos acabados de iniciar no HiFi... Os audiófilos respeitáveis tinham Sondeks LP12, Roksan Xerxes, Michell Gyrodecks, Pink Triangles PT2... E a malta do meio termo tinha uns Thorens e outros similares. Agora é que parece que acreditam que com um gira-discos de entrada vão conseguir um som de High-End... Mas não é bem assim, e não é só com uma célula mais extravagante que se chega lá.
O que muita gente não sabe/já não se lembra é do que pode ser o som dum bom gira-discos, nomeadamente em termos de solidez, peso e presença, que não se consegue com um gira-discos de entrada. E do que é um bom baixo... deve ser de tanto ouvirem monitoras.
Pois eu acho que colocar uma boa célula num mau gira-discos é pior a emenda que o soneto, uma vez que esta tende a captar melhor as imperfeições da base tais como: vibrações do prato e micro-variações de velocidade.
Mozartiano
20-02-2007, 20:09
E se eu lhe disser que ponho um Rega P5 a tocar tão bem ou melhor que um Rui Borges Turntable, ou um ClearAudio Reference.
eu não acredito...
talvez ouvindo com umas monitoras pequenas não se note muita diferença, mas num sistema a sério...
Ainda sou do tempo em que não havia leitores de cds e os gira-discos eram A Fonte. E nesse tempo, os rega e dual eram os gira-discos dos putos acabados de iniciar no HiFi... Os audiófilos respeitáveis tinham Sondeks LP12, Roksan Xerxes, Michell Gyrodecks, Pink Triangles PT2... E a malta do meio termo tinha uns Thorens e outros similares. Agora é que parece que acreditam que com um gira-discos de entrada vão conseguir um som de High-End... Mas não é bem assim, e não é só com uma célula mais extravagante que se chega lá.
O que muita gente não sabe/já não se lembra é do que pode ser o som dum bom gira-discos, nomeadamente em termos de solidez, peso e presença, que não se consegue com um gira-discos de entrada. E do que é um bom baixo... deve ser de tanto ouvirem monitoras.
Sem querer entra em polémicas, pois cada um emite expressamente a sua opinião, mas discordo total e plenamente. Pois eu também sou do tempo em que não havia ouvia musica em formatos digitais em Portugal, sou sim do tempo em que se ouvia musica na sua verdadeira essência
Duvido que os putos iniciantes no HiFi, ouvissem música em Regas, Dual, etc. Mas se assim foi, apenas digo: Parabéns a esses putos que ouviam musica em Rega, e Dual, belo começo. Esses putos de outrora são os verdadeiros melómanos de hoje, e quem, me dera ter sido um desses putos.
Não entendo o que é umas monitoras têm a haver com os Gira Discos. Um bom sistema não se avalia pelo tamanho ou dimensão, pois isso é uma avaliação um pouco medíocre. O que interessa num bom sistema, é a sua essência, a inteligência de o saber construir, ou seja, para se ouvir música na sua plenitude, não é necessário gastar milhares, pois isso é um novo riquismo muito típico deste belo Portugal á beira mar plantado. Pergunta a minha modesta cusriosidade! Gosta de Ferrari's, gosta de Jaguar's? Alguns de nós gostariam de os ter, e o meu caro amigo? Tem algum? Duvido que tenha Ferrari's Jaguar's, Maseratti's, concerteza deverá ser possuidor de um carro ''normal'', como quase todos nós (Digo eu ) e não deixará de ter um automóvel e não deixará de ser um condutor, agora, será pricipiante? Só por se por ter um Fiat, Citroen, Renault? deixará de conduzir menos bem por causa disso? Penso que não! O mesmo se aplica neste caso ao Audio.
O dizer que se é audiófilo, é um conceito muito vasto e lato pois não se é audiófilo só por ter sistemas Krell, Manley's, A.Research's C.Jonhson's, Basis, VPI'S, Scheu, TransRotor, etc, etc. Eu já em tempos aqui neste mesmo espaço tinha emitido opiniões acerca deste assunto e tinha prometido de facto NÃO voltar a escrever sobre certos temas que serão muitas vezes o rastilho para se iniciarem antagonismos e divergências, mas isto é um espaço livre e democrático. Só para terminar apenas digo por esta ordem de ideias, poder-se-ão então contabilizar pelos dedos de mão quantos de nós é que serão realmente audiófilos. :naosei:
Moral da história, muitos de nós não houvem música, houvem HiFi's
Esta foi só a minha opinião.
Abraço :Yes:
shade_of_pale
20-02-2007, 20:21
É óbvio que tem que haver moderação e equilibrio nestas coisas do som, cada aprelho é projectado com um determinado fim, e nem o proprio construtor de um rega P3 e aparelho similares se lembraria alguma x de instalar uma koetsu num aparelho de entrada, ou do mesmo tipo, são filosofias diferentes, objectivos diferentes, e por muito que se goste de uma marca, teremos de preceber as limitaçoes de cada projecto, portanto acho que uma boa fonte neste caso gira-discos tem de funcionar como um todo, bom gira-discos, bom braço, boa cabeça, cabo, phono..... bem, tudo conta para o todo, e o resultado final e a simbiose de todos esses equipamentos, portanto a ideia de investir num giradiscos baratucho e depois merre-lhe uma grande cabeça não me parece uma boa filosofia, nem sequer é a ideia dos proprios construtores. Se acredito que toque melhor claro um giradiscos barato com uma boa cabeça tovcara melhor que um giradiscos com uma cabeça inferior, mas e um giradiscos caro e bom com um braço e uma cabeça inferior, estara sempre limitado e impossibilitado de dar o seu maximo rendimento.
Conclusao : equilibrio, coerência, moderação :Yes:
Não entendo o que é umas monitoras têm a haver com os Gira Discos.
eu explico...
é que se se consegue facilmente uma gama média jeitosa com um gira-discos médio e umas monitoras, um baixo sólido, extenso e tonal já exige muito mais. só se consegue demonstrar bem com colunas de banda larga com boa capacidade de baixos ( e não com monitoras), e com colunas dessas é muito mais fácil perceber falhas em gira-discos médios. com esses setups é que é necessário gira-discos de primeira classe.
gorogoro
20-02-2007, 20:30
eu não acredito...
Bah :P....
às vezes parece-me q o ppl se preocupa mais com o factor waf e menos com o factor GUITO!!!!!!
Os putos tinham Rega e nao sei o q???? LOLOL se calhar os putos nao tinham GUITO!!!!!! Dah!
Q chatos com esta conversa... Cada um é como é e pronto... cada macaco no seu galho.....
Eu noto diferença pra melhor como o meu gira discos de entrada da marca da moda em relacao ao cd que nao é nada mau! Prontos e agora?????????? Se calhar nao é preciso esbanjar mt pra se ter um sopnzinho melhorzinho q um cd... Mas q se pode puxar mais pelos discos pode-se, mas ai entra-se noutro campeonato :p
hurricane
20-02-2007, 20:52
Ainda gostava de perceber o que sao audiofilos respeitaveis.Devem ser aqueles que sabem tudo......ou pensam que sabem.....ou tentam fazer acreditar os outros que so eles e que sabem!!!!
mas já não se pode brincar um bocado?
um audiófilo respeitável para mim naquela altura (ainda era eu puto...) era quem tinha um sistema respeitável, cujo som se ouvia e nos deixava bem impressionados...
que impressionáveis com as palavras que vocês andam... quase me apetecia dizer p****, c******...
palavras dessas dizem-se por aqui e ninguem se impressiona; mas se alguem diz "audiófilo respeitável" fica tudo abespinhado
se vocês não percebem o que é que monitoras têm a ver com o assunto, enfim... eu o que não percebo é o que é que o meu carro tem a ver com hifi :huum:
[/quote]
E se eu lhe disser que ponho um Rega P5 a tocar tão bem ou melhor que um Rui Borges Turntable, ou um ClearAudio Reference. :Yes:
[/quote]
Pois isso é interesante. Diga-me tem a haver com afinação?
Se sim, há forma de eu aprender a afinar correctamente um braço/agulha?
gorogoro
25-05-2007, 09:33
[/quote]
Pois isso é interesante. Diga-me tem a haver com afinação?
Se sim, há forma de eu aprender a afinar correctamente um braço/agulha?
[/quote]
afinação de desacoplamento do gira gira.. bases e merdas.. (ui disse merdas..).. Penso eu de que..
No pain no game..
shade_of_pale
25-05-2007, 14:51
E claro q essa afirmaçao e bastante controversa, por um rega P5 a tocar melhor q um RBT, as x as pessoas nem tem consciencia do que dizem, ou entao nem conhecem bem o marterial em questao.
à que ter cuidado com afirmaçoes tão ambiciosas, e ilusorias!
RuiRocha
25-05-2007, 14:57
Boas,
Com instrumentos de medidas de precisao é facil copiar uma rolamento ou chumaceira de uma conceituada marca, depois construi-la tb é facil para quem souber trabalhar bem num bom torno mecanico ou com uma maquina de corte de alta precisão leia-se tolerancias apertadas.
Calcular a dureza do material, tambem é facil.
Cumprimentos
Rui Rocha
shade_of_pale
25-05-2007, 15:21
Boas,
Com instrumentos de medidas de precisao é facil copiar uma rolamento ou chumaceira de uma conceituada marca, depois construi-la tb é facil para quem souber trabalhar bem num bom torno mecanico ou com uma maquina de corte de alta precisão leia-se tolerancias apertadas.
Calcular a dureza do material, tambem é facil.
Cumprimentos
Rui Rocha
Pois é mas por um dai a por um Rega P5 a tocar melhor q um RGB.......................................... :huum: :huum: :huum: :huum:
Fernando Santos
25-06-2007, 13:36
Prezado Sound!
Apesar de outrora, ter recomendado o RPM9 da Pro-Ject, após audição cuidada ao RPM5, opino que esse modelo vendável em pacote (inclui o controlador de velocidade Speed Box e a célula Ortofon Salsa) é mais uma boa opção a considerar.
Com melhores cumprimentos,
Ghost4u