View Full Version : A minha régua de alimentação.
Este projecto já tem algum tempo, pelo menos nas ideias e começou a querer desenvolver-se quando um nosso ex-colega de forum comprou uma tal fonte ou régua balanceada.
Assim foi, comecei a recolher algumas coisas, a comprar outras e por fim mãos à obra.
A cx tem o chassi em aluminio de 3mm e foi cortada e quinada por uma pessoa amiga. As furações já fui eu que fiz, bem como toda a montagem de componentes.
Existem 4 circuitor, um directo, dois filtrados e o quarto com o transformador toroidal de 500VA. Cada circuito tem duas tomadas. Existe ainda um contactor que serve para fazer o corte geral, não sendo assim necessário ir desligar à tomada.
As cablagens internas, as mais longas, são isoladas com malha de modo a reduzir as interferências entre elementos e têm uma secção de 4mm2. O cabo de alimentação tem malha dupla.
Ainda falta fazer muito coisa, nomeadamente a tampa e a face plate. Quero meter um amperimetro analógico com TI e umas tomadas de 12VDC.
Tal como está já funciona e deu para fazer uns testes com imagem de TV e DVD. Bem, só posso dizer que os resultados foram bastante bons. A imagem ficou com muito melhor definição e cores mais vivas.
O audio vai ficar para mais tarde.
Seguem umas fotos do projecto:
[anexo expirou]
Mais umas fotos:
[anexo expirou]
SergioRZ
23-02-2007, 22:23
Lindo :) :Yes:
filipesousa
24-02-2007, 10:42
bom trabalho :Yes:
movie_fan
24-02-2007, 11:30
Isso está com bom aspecto. :Yes: Vai relatando os avanços...
Tu estás lá, só falta a tampa superior e frontal, isso até dá para por numa prateleira como objecto decorativo com um paninho bordado por baixo :-P, acaba lá isso para termos uma review do produto made in Tugalandia.
Mr.Bruns
24-02-2007, 13:16
Boas, boa, ja agora que tipo/marca de tomadas é que usaste? onde as compras? isso ta memo com bom aspecto.
É verdade, tal como está já pesa 11,5Kg!! :o
As tomadas, são tomadas de painel.
Vou ver se ainda consigo uma sala de exposição/demonstração no proximo HiFi Show Lisboa 2007 e se tiver aceitação, será mais um produto Kraal Cables. :-P
Vais ter todas as saídas filtradas?
Parece que estás a usar filtros de sector da Schaffner. Qual é o modelo? (A minha tem o filtro Schaffner FN332). E tem o inconveniente de limitar a dinâmica (efeito perfeitamente audível) nos amplificadores de potência. (vidé http://www.schaffner.com/).
O transformador faz 1:1?
Tenho duas saídas não filtradas, reservadas exactamente para amplificações ou outra aplicação que não goste de filtros.
É um SPRAGUE de 30A e um CORCOM de 10A.
O transformador faz 1:1 em formato balanceado.
adomingos
25-02-2007, 22:38
Nice! :Yes:
Mestre JR
26-02-2007, 08:29
Very Nice :Yes:Isso é bicho para já ter que valor investido ? :???(Sem contar com as longas horas de prazer que certamente não estão (ainda o:)) na factura)
Very Nice :Yes:Isso é bicho para já ter que valor investido ? :???(Sem contar com as longas horas de prazer que certamente não estão (ainda o:)) na factura)
Eu até dizia quanto é que já está investido, mas depois estrago o negócio. :-P
Mas já tens uma ideia de preço de venda ? Aproximado o:)
Não tenho ideia de preço, nem estou a pensar vir a construir mais. Mas nunca se sabe, dependerá da minha disponibilidade e principalmente da procura.
Como protótipo que esta é, o preço já vai altinho.
Boas,
O mercado agaurda a comunicação do PVP.... o:) o:) o:)
...e conta com as habituais promoções....de 1ª encomenda, de quantidade, de cliente habitual...de RP Kraal Cables... :MrGreen: :MrGreen:...
Abraços,
luis neiva
26-02-2007, 17:54
kraal
podias fazer uns workshops, para mostrares como se faz esta coisa :lalala:
(o pessoal pagava-te o almoço) :eheheh:
Luis, estás a tentar arranjar maneira de me estragar o negócio, ou então as inscrições terão de ser mais altas que um almoço. :eheheh:
O negócio é brincadeira. Com as fotos que meti, quase que já dá para veres como se faz.
Ricardo Felisberto
27-02-2007, 09:49
E o impacto no audio, já tiveste oportunidade de o testar ?
Mas tem bom aspecto sim senhor... :Yes:
Wolfcrust
07-03-2007, 09:36
As cablagens internas, as mais longas, são isoladas com malha de modo a reduzir as interferências entre elementos e têm uma secção de 4mm2. O cabo de alimentação tem malha dupla.
Pode-se saber onde arranjaste essa malha?
Estas arranjei no trabalho (são malhas de cabos que andei a instalar), mas podem ser compradas em casas de material eléctrico.
Wolfcrust
07-03-2007, 12:21
:Yes:
Vou a dimofel a ver se arranjo isso
Depois de muito tempo sem dar noticias, aqui estão mais umas fotos e alguns pareceres.
Quanto à imagem, vá tinha visto nos primeiros ensaios que os resultados eram bons.
No audio, parece-me ter havido um ganho no palco e profundidade, o detalhe tb está melhor. No entanto, apareceu-me um ground loop provocado pelo cabo da antena. Para já isolei a terra do amplificador. Depois de fechar a caixa, comecei a sentir algum ruido provocado pelo transformador, vou tentar isolar a caixa pelo interior, com placas de cortiça.
A arrumação dos cabos na traseira da rack tb está muito melhor.
Vou ter de pensar numa rack mais larga, para poder passar a fonte de alimentação para baixo, ficando os leitores em cima, mais o processador.
Quero ver se arranjo um sitio para me anodizarem o aluminio preto. Acho que ficará muito melhor.
Agora seguem as fotos.
[anexo expirou]
gorogoro
25-04-2007, 14:06
RESPECT :salute:
Ora ai está um DIY que curtia de fazer..
Não queres organizar ai uma workshop?? :lalala:
RuiRocha
25-04-2007, 15:16
RESPECT FOR YOU
Queres uma ideia fazes um pdf explicativo com fotos e com simplicidade para ser acessibel para todos e vendes a um preço razoavel
Eu comprava
Xau
:MrGreen:
Pelas fotos aqui expostas, já dá para ver como é que a coisa se faz.
Se for necessária alguma dica, basta perguntar.
Obrigado a ambos.
Já agora, o que acham da "marca"?
8)
gorogoro
26-04-2007, 15:34
RESPECT ;D
Eraserhead
27-04-2007, 15:34
Muitos parabens, sim senhor... :Yes:
Está com optimo aspecto, e presumo que em preto ficará ainda melhor...
miguelbarroso
27-04-2007, 16:08
Quero ver se arranjo um sitio para me anodizarem o aluminio preto. Acho que ficará muito melhor.
Kraal, se arranjares um sítio que te façam isto, por um valor aceitável, depois diz qualquer coisa.
Está excelente ! parabens !
deve ter dado muito gosto fazer (e dores de cabeça :eheheh:) , mas o resultado final é surpreendente ! :Yes:
Estimado Senhor Kraal:
Em primeiro lugar, bom trabalho, sim senhor.
Eu tinha umas quanyas perguntas:
De que potencia é esse transformador? Parece-me de 500/600VAs.
O segundo filtro que segundo a minha prespectiva estará no segundário do transformador, tem filtro de terra?
Um prazer e pode estar orgulhoso.
Cordealmente.
Nafty
Obrigado ppl. è verdade que me deu trabalho a fazer e que tem resultados positivos. Mas há ainda algumas arestas a limar, como seja o humm do transformador. Vou ter de testar uns isolamentos acusticos para meter dentro da caixa (bass traps!! :):) ).
Ok Miguel, se encontrar eu digo.
Estimado Sr. Nafty, (posso trata-lo por tu? A mim, pode.)
Sim é de 500VA, mas está com uma carga de uns 60-100W. Apenas com o processador e leitor de CDs.
Os filtros estão directos à rede e cada um alimenta duas tomadas. Têm condensadores Y e estão ligados à terra.
Estimado Senhor Kraal:
Se me permite, eu lhe aconcelharia duas coisas, basadas na minha experiencia sobre um filtro identico:
Deveria usar á saida do transformador o seguinte filtro:
Codigo RS 239-882. Este filtro tem uma autoindução em linha de terra. Pode evitar muita poluição por terras nada perfeitas que é o pão nosso de cada dia. Eu pessoalmente notei diferenças com este filtro.
A forma de atenuar os efeitos da vibração mecanica do transformador, fazer um desacoplo mecanico.
Tal se consegue com Suporte amortiguador. Como talvez os que se utilizam nos compressores dos frigorificos.
Na secção de suportes amortiguadores de RS tem Várias opções dependendo do peso do transformador.
O Caucho ou o material desacoplador deve ter uma regidez suficiente como para manter o transformador perfeitamente vertical. Eu montava esses desacopladores no parafuso central do transformador e usava a referencia 298-3109 ou 298-3125. Veijo que o catalogo se renovou e agora há mais opções.
Veija em www.rsportugal.com
Cordealmente.
Nafty
Obrigado Nafty,
Logo na montagem, coloquei uma camada de material isolante a fazer a "cama" ao transformador, mas não foi suficiente.
Estimado Senhor Kraal:
Não há cama se o parafuso vai de lado a lado.
Tem que haver uma separação flexivel entre os dois elementos mecanicos: Chassis e transformador. Veija talvez os sistemas de apoio dos compressores dos frigorificos. Antes erão assentes segundo este método, mas agora, não sei como fazem. Como é tudo rápido e correndo...
Em uma palavra: Se o parafuso que sujeita o transformador vai directamente ao chassis, então a vibração do transformador se transmite ao chassis por meio do parafuso.
Sinceramente.
Nafty