View Full Version : Suporte de projector com motor?
beckzito
27-02-2007, 11:07
Boas!
Existem suportes para projectores que tenham alguma forma de esticar o braço baixando verticalmente o mesmo?
A ideia é estar junto ao tecto quando estiver desligado e depois de ligado baixar aí uns bons 80cm de forma a ficar mais centrado com a tela...
Tks.
Con o efeito que queres desconheço, o meu é telescópico mas não com essa versatilidade.
Além de que isso origina que cada vez que o vais baixar, o tens de alinhar com a tela... :zzzz:
Pera, com motor... :luz:
Tens tecto falso?
beckzito
27-02-2007, 11:17
Tecto falso, não.Nem posso ter senão...cai-me o tecto na cabeça(/asterix mode off).
Repara, a tela fica na parte central/inferior da parede, não queria o projector lá em cima a funcionar com lens shift.
Pois... estás no mesmo dilema que eu... epah, o meu está fixo, fica estilo candeeiro. :lalala:
Existem suportes de tecto motorizados, mas são de embutir. Não são feitos para ficar à vista.
beckzito
27-02-2007, 11:27
O teu até tá porreiro...
Eu já tenho um candeeiro no centro do tecto, o projector fica ligeiramente pra direita.Mas a tela tem e quero que fique numa certa zona da parede.
Ora, do tecto á parte superior da tela devem ficar tipo 80/90cm.Logo o projector tem que descer, também não quero um projector tão baixo que se bata com a cabeça nele.
Por tudo, preciso de um mecanismo qualquer que suba e desca quando quero.Sem ajustes manuais, só subir e descer aquela medida certa.
Tem que existir o:)
beckzito
27-02-2007, 11:28
Existem suportes de tecto motorizados, mas são de embutir. Não são feitos para ficar à vista.
Desses também já vi.Dos que quero é que ainda não ;)
Beck... a minha tela está baixa. Tens de comprar um PJ com um lens shift versátil. :MrGreen:
beckzito
27-02-2007, 11:36
Tens de comprar um PJ com um lens shift versátil. :MrGreen:
Também tu, Brutus? :lalala:
Ou então usar e abusar do Keystone... NOT! :nao:
beckzito
27-02-2007, 11:51
Está visto que vou ter que começar a oferecer IC´s ... :luz:
Mas pera aí, há aqui uma grande confusão. Qual o mal de usar lens shift??? :huum:
beckzito
27-02-2007, 11:56
Mas pera aí, há aqui uma grande confusão. Qual o mal de usar lens shift??? :huum:
Bom, o ideal é não usar, como sabes.Podes achar que a diferença é minima no projector que aplique bem essa correção.Mas claro, somos pessoas de pormenores :MrGreen:
A mim, até empiricamente, não me faz tanto sentido os feixes de luz irem na diagonal em vez de a direito...
Mas não estarás a confundir lens shift com keystone?
Ah... e os feixes de luz vão SEMPRE na diagonal. Ou tens um PJ com uma lente do tamanho da tela? Assim rectangular... para os feixes irem sempre "a direito"? :eheheh:
beckzito
27-02-2007, 12:04
Ah... e os feixes de luz vão SEMPRE na diagonal. Ou tens um PJ com uma lente do tamanho da tela? Assim rectangular... para os feixes irem sempre "a direito"? :eheheh:
Desconversa :zzzz: Percebeste o que quis dizer :P
Quer dizer, lens shift:mexo a patilha da lente para cima e pra baixo, para os lados...e ponho a imagem no sitio onde quero.
Keystone é alargar o tamanho da imagem, tipo para simular uma resolução diferente e eventualmente tapar rebordos a preto, por exemplo.Como se a a tela e o projector estivessem perpendiculares.
Mesmo que me desmintas, fá-lo com argumentos adultos sff :MrGreen:
Não percebi não... :naosei:
Keystone é para corrigir a imagem trapezoidal, correcção digital. Isso não. Agora lens shift é pura óptica.
beckzito
27-02-2007, 12:20
Ok, na prática, com lens shift "apenas" se corrige a direcção dos feixes por intervenção óptica da lente.
Keystone corrige digitalmente na medida em que vai "inventar" uma zona em que a imagem não era conseguida face á relação perpendicular de tela e projector.
Mas o que falo desde o inicio é lens shift, de facto.Já sei que é suposto fazer bem o trabalho mas eu queria evitar esta correção ao máximo, sabendo que no limite há sempre ajustes ópticos a serem feitos.
Mas podes usar à vontade... desde que não seja no limite, usa e abusa.
Eu tenho o PJ acima da tela e não estou a usar o lens shift no máximo. :Yes:
beckzito
27-02-2007, 12:26
Até pode ser.Posso por o projector no móvel de trás do sofá, com mais correção horizontal que vertical, até. :luz:
Mas isso levanta outros problemas:cablagem no chão e ...tamanho da imagem.A ideia é uma tela pequena, tipo 180x100 mas com o projector a uns 5m da tela não deve ser fácil :huum:
beckzito
27-02-2007, 12:40
O Mav tem assim... :Yes:
Ou tem uma tela maior ou tem um projector com uma grande flexibilidade.
Ah pera, também pode ter as paredes laterais da sala mais próximas que as minhas :eheheh:
O Sim2 tem lente long throw... penso que o Panasonic também.
beckzito
27-02-2007, 13:40
O Sim2 tem lente long throw... penso que o Panasonic também.
São muito poucos os que fazem 180x108(sensivelmente) a 5m.O Sanyo PLV-Z5 faz e haverá outros...mas mesmo poucos.
Maverick
27-02-2007, 13:54
É verdade, há poucos PJ's com lentes long throw e uns tantos outros poucos que têm a alternativa de escolheres a lente que traz de origem.
O meu PJ (Sim2 D20H) permite ter uma imagem com 180x101 a cerca de 6m. Só tem lens shift vertical, o que no meu caso não é problema já que por coincidência tenho um móvel alto na parede oposta à da tela e é lá que o PJ está.
Zoom e lens shift são ajustes mecânicos das lentes e podem ser usados sem problemas, tentando não ir aos extremos. Tipicamente a meio caminho é onde a imagem fica optimizada. Keystone é um no-no :nao:, já que induz perda de resolução e outros artefactos.
Mav
Beck... o Fifer está a vender o Sim2 dele. :luz:
beckzito
27-02-2007, 13:57
Sem lens shift horizontal :huum:
Não tens um móvel atrás do sofá? Não dá? :huum:
beckzito
27-02-2007, 14:59
Não tens um móvel atrás do sofá? Não dá? :huum:
O móvel fica descentrado com a tela.A tela ficará mais para o meio e o móvel está mais para o canto e parece-me que por aí ficará... :???
Pato :Yes: Obrigado pela achega
Mas o 20H, já não está à venda. Andei a vêr uns 720P, que sinceramente, se foram melhores 1% do que o meu, foi muito, talvez 0,2% :eheheh:, isto claro para visionementos de DVD's.
Por isso vou manter o meu por mais algum tempo. Até os HD-DVD ou Blu-ray, estarem em força, se é que alguma vez estarão.
Epaminondas
28-03-2007, 22:52
Não fazia ideia que havia keystone digital, pensei que fossem todos opticos. Afinal... há os dois tipos :eheheh:
"Optical keystone correction adjusts the image proportions by physically modifying the light-path through the lens system. The correction happens after the light has been reflected off (passed through) the image panel(s) in the projector, hence the full panel remain in use - there is no loss of resolution.
Digital keystone correction adjusts the image proportions by shrinking the image at the edge furthest away from the screen before it is generated by the projectors image panel(s). Hence, the image will lose resolution towards this edge. Digital keystone correction may also introduce artifacts, such as jagged edges."
Tirado de: http://htrgroup.com/?tab=projector-docs§ion=keystone
Epaminondas
28-03-2007, 22:54
Suportes com elevador eléctrico também só conheço de embutir no tecto :-\
geralmente o óptico chama-se lens shift, e é regulado por um botão perto da objectiva.
quando o projector o permite, costumas ter nas specs o ângulo que o lens shift permite.
o keystone é por um menu...
Ignático
05-08-2007, 22:30
Estou a tentar. Mas nem sei q'vos diga...... :duh:
já agora, pra não abrir um novo tópico, uma pergunta:
Não queria ter o projector muito longe do local onde irei pôr a tela, seria acima de 5 metros, com as condicionantes de passagem de cabos, etc. Tenho um móvel numa parede lateral áquela onde quero colocar a tela. posso põ-lo em cima deste móvel ou é "obrigatório" ficar em frente da tela?
Depende da capacidade do lens shift do projector. Qual o projector que estás a pensar?
IMHO o melhor sitio para o colocar é no tecto.
Depende da capacidade do lens shift do projector. Qual o projector que estás a pensar?
IMHO o melhor sitio para o colocar é no tecto.
Infocus N72 ou N76. No tecto tb acho que é melhor mas é impossível. Qt muito atrás do sofá com uma estrutura movivel.
Boas, Beckzito
Tens aqui estes o grande problema são os preços:
http://www.esistemas.pt/catalogo/listaprodutos.php?cat=109&sessao=1
http://www.esistemas.pt/catalogo/listaprodutos.php?cat=231&sessao=1
Cump
Solas
pedromdf
03-10-2007, 15:05
Cá em casa só utilizo o projector para ver filmes. Deste modo faço como antigamente se procedia com o projector de slides. Tenho o sítio do projector estudado, mas conservo-o arrumado na maleta. Para a sessão de cinema é só colocar o projector no sítio, ligar o cabo de sinal e o de corrente que estão lá no local.
Vantagem deste sistema:
- O projector não apanha pó;
- A miudagem não aproveita para para ver TV e gastar lâmpada.
Contras:
- "Trabalheira" de colocar o projector em cada sessão;
- Esperar que a lâmpada arrefeça para arrumar (+-30min.)