PDA

View Full Version : Potência dos amps AV...

JoaoPaulo
27-02-2007, 21:12
descobri este link interessantissimo... sobre a potência anunciada pelo fabricantes Vs a potência real medida em testes... :-X

http://www.audiorama.com.br/arquivoconfidencial/100x5.htm

os amps são do mercado Americano/Brasileiro, mas existem modelos comuns e outros muito aproximados (por dentro devem ser iguais...) aos modelos comercializados na Europa... :Yes:

o meu Yamaha RXV-440 (de que eu até gosto muito) tem uma potência anunciada de 75 W x 6 quando nos testes ficou-se pelos 37,5 W x 6... :-/

claro que em termos práticos, isto diz-nos pouco, pois a qualidade final é que conta... mas não deixa de ser "chato"... e deixa muitas duvidas sobre os numeros optimistas dos fabricantes... :huum:

MikeF
27-02-2007, 21:57
Já nos stereo, pelo menos com a Lyngdorf, as coisas não são assim...

http://forumhifi.com/board/index.php/topic,4320.msg83428.html#new

marcosta
28-02-2007, 10:56
Não vi por lá o meu Onkyo TX DS 595. :(

Mas segundo o Manual de Instruções o Onkyo debita 75 W RMS x 5 com uma carga de 8ohm. É claro que logo a seguir vem 100 W RMS x 5 mas com uma carga de 6 ohm.

Lembrei-me que foi feito um teste a este amplificador na Home Cinema Choice (2001) e fui lá ver. Eles costuma utilizar um indicador, "Fidelity Firewall Output" Trata-se de um aparelho onde ligam todos os amps. para testar o verdadeiro valor da potência.

Ou seja, neste teste o Onkyo acusou 58.5 W x 5...

JoaoPaulo
28-02-2007, 12:15
A questão é que os próprios amps AV têm muito mais potência disponivel quando estão a funcionar só em stereo...aliás como parece óbvio.... :huum: só que isso não é bem explicado pelos fabricantes e na prática quando o amp está a "bombar" em 5.1 ou 6.1.... borra-se todo... ;D estou a exagerar um pouco claro... mas não anda muito longe da realidade...

a culpa é da globalização......e dos chineses... :eheheh:

pjorgenunes
28-02-2007, 12:32
Nos sistemas AV existem tipicamente dois problemas tipicos. Um é o problema aqui falado (que se coloca mais ou menos conforme o AV). Outro que me parece ainda mais relevante é a capacidade de fornecer corrente instantânea quando "pedida". Creio que é este ultimo ponto que define efectivamente a dinâmica que o AV/AMP imprime à musica.

Em termos de potência máxima em todos os canais em simultâneo... Quando é que isso é efectivamente necessário ::).

Para mim o AV ideal era o que tivesse uma fonte de alimentação (transformador, rectificação e condensadores) independente por canal... :Yes:

pjorgenunes
28-02-2007, 12:37
Fiquei satisfeito com a honestidade (nalguns casos humildade) dos Denon de uma forma genérica... :Yes: :Yes: :Yes:

João Lopes
28-02-2007, 13:11
Já nos stereo, pelo menos com a Lyngdorf, as coisas não são assim...

http://forumhifi.com/board/index.php/topic,4320.msg83428.html#new

Pois mas não faz amps para av...(numa só caixa) :zzzz:

Serpa
28-02-2007, 13:53
Boas pessoal.

Joao Paulo penso que não podemos assentar a questão desse desfasamento (pot. real vs anunc.) numa dialéctica de AV vs Estéreo...

O que, na minha humilde opinião, devemos considerar ou aliás confrontar são as marcas generalistas que necessitam desses números como estratégia de marketing (para além de encherem a frente dos aparelhos com autocolantes mostrando siglas por vezes esotéricas), lideradas por Onkyo, Sony, Yamaha, Pioneer, etc. ao contrário das marcas de alta-fidelidade cuja estratégia de venda não assenta na massificação.

É verdade que existe mais desfasamento nos av's que nos estéreos, mas também é verdade que das marcas de High-End não são muitas (se bem que são cada vez mais) que se dedicam também ao audio-video.

Agora, especificações nominais e "watts" à parte, tenho que concordar com o pjorgenunes.

Infelizmente já todos nós (uns conscientemente outros nem por isso) fomos infectados com a doutrina do consumismo e não conseguimos evitar o deslumbramento com os watts, os decibeis, os cavalos-potência, os quilómetros-por-hora, a quantidade de cartões de crédito na carteira, os locais onde já passámos férias, os filmes que já vimos, etc (a lista é infindável)!

Eu tive até à dois anos um processador surround e uns powers da cyrus.

As especificações e a conectividade do 1º eram arcaicas e a potência dos powers era fraquissima (só 50w por canal) mas... meus amigos deviam ouvir aquilo a cantar com as minhas (na altura) colunas Rega.

ficial
28-02-2007, 15:10
Não consegui entrar no site :duh:

MikeF
28-02-2007, 15:57
Eu tive até à dois anos um processador surround e uns powers da cyrus.
As especificações e a conectividade do 1º eram arcaicas e a potência dos powers era fraquissima (só 50w por canal) mas... meus amigos deviam ouvir aquilo a cantar com as minhas (na altura) colunas Rega.

devias experimentar os MonoX e não saías da cyrus... ;D
tinhas o AV8 com a entrada directa?

Serpa
28-02-2007, 22:28
Não Mike, era o AV7. Se fosse o AV8, talvez não o tivesse trocado pelo Rotel... e estava mesmo para comprar os MonoX mas depois acabei por mudar de ideias.

Nessa altura tinha os cyrus a alimentar as colunas de efeitos, tinha o power da X-A1 da Musical Fidelity a alimentar a coluna central e o integrado X-A50 também da MF para os canais principais.

Quando troquei os "X" por um A3 também da MF, mantive essa configuração, só que ao contrário do A5 que possuo agora, nenhum desses amps tinha bypass HT, de modo que de cada vez que fazia uma sessão de cinema-em-casa tinha de afinar "à la pata" os potenciómetros, 1º do pré e depois do integrado (um gajo gosta de conforto... e não sei se sabes, os X não tinham telecomando!)

HeHe

Mas uma coisa te garanto em relação a essas "caixas de sapatos":
olha-se para elas e parecem mesmo umas caixas sem jeito;
quando pegas neles já parecem uns tijolos de metal, são pesados e robustos e transpiram qualidade por onde quer que olhes (principalmente para as ligações na traseira) e finalmente, quando os pôes a "cantar"... brrr... que até arrepia!

Mal o recebi liguei-o por curiosidade (leia-se frenesim) a uma coluna central (na altura da Rega) a receber sinal do X-DAC da MF proveniente dum leitor DVD fraquinho, mas na altura o topo de gama da Sony - um qqr coisa ES.

Bem... posso dizer-te que não fui só eu que fiquei com a boca aberta de espanto com a qualidade do som que saia por aquele "monocanal", como também o amigalhaço que mo vendeu e mais 2 amigos que estavam comigo nesse momento!

Serpa
28-02-2007, 22:32
Esqueci-me de dizer que tinha o AV7, a fazer de pré, ligado ao power MF X-A50. :lalala:

FC
25-05-2007, 17:46
Também comprei o meu denon 3806 a pensar que tinha 160w mas afinal era a 6 om´s. passando para 8om a potencia passa só para 110w.
Por isso é que os sistemas de av nao tem potencial nenhum para stereo.
Percebi tarde mas já remediei a situação.

MMCB
25-06-2007, 15:53
Também comprei o meu denon 3806 a pensar que tinha 160w mas afinal era a 6 om´s. passando para 8om a potencia passa só para 110w.
Por isso é que os sistemas de av nao tem potencial nenhum para stereo.
Percebi tarde mas já remediei a situação.

Não se trata apenas de um problema de falta de potência, é muito mais que isso :huum: . Já coloquei o meu amp (audio analogue Settenta) a fazer de power para um amp igual a esse (AVR 3806) e melhora bem mais de 50% em stéreo e até mesmo em multicanal. Como o Analogue tem 1/2 da potência do Denon (70w)................ não são os w :eheheh:

Abraço