PDA

View Full Version : Escolher gira-discos+braço... qual irá ser?

Naka
28-02-2007, 22:38
Estou a começar a alinhavar a lista de candidatos ao lugar de conjunto analógico da decada vindoura. Até agora estão os seguintes:

- ORIGIN LIVE RESOLUTION + ORIGIN LIVE ENCONTER ARM - 3500€ (1)
- VPI AIRES BLACK NIGHT + JMW 9 - 3700€ (2)
- AVID VOLVERE BLACK + SME 309 - ????€ (3)
- NOTTINGHAM ANALOGUE HYPERSPACE + SPACE ARM - 4080€ (4)

se o orçamento chegasse, também consideraria:

- SME 10A + SME 309 - ????€
- BASIS 2200 + GRAHAM 2.2 DELUXE - 8030€
- VPI TNT6 + JMW 12.7 - 9720€

... tudo isto significa que em breve o meu BIX + REGA RB-300 INCOGNITO (5) estará á venda :Yes:

[anexo expirou]

Naka
28-02-2007, 23:03
.

[anexo expirou]

Naka
28-02-2007, 23:04
Alguem sabe os preços dos AVID? :Yes:

MikeF
28-02-2007, 23:09
já pensaste num braço tangencial?

a minha maior motivação em trocar de gira-discos seria avançar para um...

por acaso no fds passado tive uma surpresa com o meu!

e... já pensaste num Rui Borges?

Naka
01-03-2007, 02:06
Viva,

os braços tangenciais para alem de caros são esquisitos na afinação e compatibilidade com algumas celulas. Alem do mais a maioria dos fabricantes não oferece armboards para esse tipo de braço. :(
Fico-me pelo braço pivotante :Yes:

O gira do Rui Borges para alem de demorar imenso a fabricar, não tem grande valor comercial... mas é uma grande maquina isso é :Yes: ...alem disso custa cerca de 1500€ mais que os citados em cima ao que se terá de adicional o valor do braço.

westernelectric
01-03-2007, 11:41
Pode-se acrescentar à lista outras boas opções como por exemplo:

- Rega P9
- Alguns modelos da Clearaudio

Ou então tentar encontrar um Thorens 124 ou Garrards equipados com braços SME 3009.

vinilsuporter
01-03-2007, 13:27
embora não tenha ouvido "ao vivo" muitas peças de engenharia a preços estratosféricos, e as poucas que ouvi foi em shows de hi-fi aqui e em espanha, acho que a partir de um certo patamar não se justifica ir para determinadas marcas. as diferenças são ténues, para não dizer nulas.

se eu tivesse a necessidade de comprar um gira discos, compraria seguramente um Basis ou um VPI. aliás o VPI foi o melhor gira discos que ouvi até hoje, pena o seu preço, e ainda não era a última versão que já traz o novo braço.

cada vez mais os gira discos são "obras de arte" e como tal são vendidas. depois o som é outra coisa, entra o marketing, os fazedores de opinião que são pagos para dizer bem, e depois alguns "abastados" que só querem o top e "entram pela madeira dentro". esses sim são os clientes preferidos de certas lojas em que um tipo entra lá e pergunta se têm à venda um gravador de cds de mesa e quase que é corrido a pontapé, é tratado com desdém, pois isso não é hi-fi (aconteceu-me no porto semana passada).

Naka
01-03-2007, 22:18
Pode-se acrescentar à lista outras boas opções como por exemplo:

- Rega P9
- Alguns modelos da Clearaudio

Ou então tentar encontrar um Thorens 124 ou Garrards equipados com braços SME 3009.

Gostei das sugestões... mas esta é a minha lista final! Irá ser um destes sem duvida, pois temos de parar em qualquer sitio :eheheh:

Quanto a restauros de gira-discos do passado também não é a minha onda, apesar de admitir que podem tocar lindamente.

MikeF
01-03-2007, 23:23
a clearaudio tem braços tangenciais...

Fernando Santos
01-03-2007, 23:43
Prezado Naka!

Em alguns tópicos inclusos neste endereço electrónico, tenho recomendado o Pro-Ject RPM9 ou 9.1, porquanto, a meu ver, ao preço vendável, é uma máquina a considerar, que não se intimida com algumas que fazem parte da sua lista.

Com melhores cumprimentos,
Ghost4u

Naka
02-03-2007, 03:22
Já tive Pro-ject: o RPM 6 e o excelente PRESPECTIVE... ou seria PERSPECTIVE... :huum: enfim, são bons para o preço, mas...

em inumeras sessões comparativas em casa de colegas o meu actual BIX esmagou o PERSPECTIVE e também um VPI ARIES SCOUT e ainda um MITCHELL GYRODEC. É por isso que tenho de dar um salto tão alto... e caro :-\

westernelectric
02-03-2007, 10:38
O seu Bix parece ser um excelente prato. Pelas imagens, as opções consideradas serão de facto superiores?
Talvez não fosse má ideia substituir apenas o braço e a célula, por outros de qualidade realmente superior tipo SME, Dynavector, Van den Hul, Koetsu ...etc.

gorogoro
02-03-2007, 10:56
a mim mi gusta mucho el VPI :drool2:

MikeF
02-03-2007, 11:11
e a mim o avid...

Naka
02-03-2007, 12:25
O seu Bix parece ser um excelente prato. Pelas imagens, as opções consideradas serão de facto superiores?
Talvez não fosse má ideia substituir apenas o braço e a célula, por outros de qualidade realmente superior tipo SME, Dynavector, Van den Hul, Koetsu ...etc.

E tem razão é excelente!! Como o BIX traz de fabrica armboards para REGA; SME e MORCH, estou a considerar um upgrade ao braço, para o SME 309, mas tenho de considerar a compatibilidade deste braço com o futuro gira-discos. Se for o AVID ou o HYPERSPACE não terei problemas :Yes:

Uso a magnifica ORTOFON KONTRAPUNT A e não pretendo mudar de celula tão cedo.

Após algumas experiencias e audições cuidadas considero que é justamente na fasquia dos equipamentos que menciono (3500-5000€) que se notam melhorias significativas em relação ao BIX.

westernelectric
02-03-2007, 16:59
Veja os giradiscos que estão à venda nesta loja alemã.

http://www.audioscope.net/turntables-c-26.html?osCsid=acb6360eeb9d2640b01f4d134e4c483c

shade_of_pale
02-03-2007, 22:16
Sim qual ira ser?

Nothingham
Avid
Sme
Basis
VPI
Oracle

Braços:

SME IV , V
Graham 2,2, 2.2 de luxe

Esta dificil mas vais la chegar.

Logo q saiba os preços Avid aqui serao postados.

Naka
02-03-2007, 22:44
Veja os giradiscos que estão à venda nesta loja alemã.

http://www.audioscope.net/turntables-c-26.html?osCsid=acb6360eeb9d2640b01f4d134e4c483c

agradeço a sugestão, embora já conhecesse e AUDIOSCOPE. Os preços são absolutamente riduculos* :duh: por material usado e tão datado!!!

Não sei se é o seu caso mas não me interessam peças "vintage". Para mim equipamento usado e recente é o que me puxa* :Yes: ...ou novo se tiver orçamento e vontade para isso!

Fernando Santos
03-03-2007, 16:11
Prezado Naka!

Recomendo vivamente o RPM 9 ou 9.1, porquanto nada tem de comum com as fontes que referiu (6 e Prespective) da família Pro-Ject, as quais bem conheço.

Ghost4u

Naka
04-03-2007, 04:36
claro, mas PRO-JECT não me interessa de modo nenhum!

Vamos lhe chamar factor...hum... "psicologico" :eheheh: :eheheh:

Alias o meu actual BIX é bem superior aos PRO-JECT que tive, e talvez melhor que muita coisa considerada no meio.
Como curiosidade o BIX usa o mesmo veio (apenas com comprimento inferior), motor + controlador, e ainda qualidade material, do premiado CONSONNANCE DROPLET 5.0 LP que custa 4800€. (a HIFI-SUPPLY que fabrica o BIX é propriedade da famosa OPERA AUDIO). - ver fotos em baixo.

ver em: http://www.tnt-audio.com/sorgenti/opera_lp5_e.html

Os PRO-JECT seriam certamente um passo ao lado em relação ao BIX...

Naka
04-03-2007, 04:48
.

[anexo expirou]

Fernando Santos
04-03-2007, 13:03
Prezado Naka!

Assim sendo, quem sou eu para o contrariar... Contudo, a meu ver, por estar satisfeito com a célula que possui da Ortofon (é como este fantasma com a Dorian da Lyra!), mantinha a fonte analógica (Bix), evoluíndo, somente, no braço.

Ghost4u

MikeF
04-03-2007, 16:31
o project 9 não usa já um braço de 12 pols?

vocês não me ouvem quanto aos tangenciais... um dia quando experimentarem dão-me razão, mas tem sempre de passar algum tempo.

quanto aos veios, quais deles usam rubis na ponta do veio?

Fernando Santos
06-03-2007, 15:52
Prezado MikeF!

Informo que o Pro-Ject 9 é equipado com braço de 9". Quanto à questão de gira-discos com braço tangencial, opino que o preço a pagar pelas novas máquinas com esse tipo de acessório, é exagerado. Assim, se algum dia ponderar um gira-discos dessa tipologia, certamente que a minha selecção será o Pioneer PL-L1000.

Ghost4u

westernelectric
06-03-2007, 23:14
O Pioneer Pl-L1000 é o meu actual giradiscos, constituiu um bom "upgrade" em relação ao meu anterior Rega Planar 2.
È uma máquina sofisticada, tem 3 motores:
-um para girar o prato do tipo direct drive.
- um para elevar o braço
- um para mover o braço ao longo do disco. Este do tipo linear magnético, o braço desloca-se de forma activa e não por inércia, como nos Clearaudio e outros braços tangenciais.

shade_of_pale
30-03-2007, 17:32
Sem respostas parace que a escolha esta feita não?