PDA

View Full Version : optico vs coaxial digital

rsprivado
07-03-2007, 16:55
Gostaria de saber algumas opiniões sobre as diferenças destas duas ligações .
Força... ;)

JoaoPaulo
07-03-2007, 19:23
pessoalmente... nunca detectei grandes diferenças.... :huum:

e apesar de quase todos recomendarem a coaxial... sou capaz de jurar que a óptica aos meus ouvidos soa mais "arejada" e por isso melhor.... IMHO claro.... :Yes:

Tojal City
07-03-2007, 19:35
Insignificante nos receivers actuais cuja ligação será através de HDMI.

MikeF
07-03-2007, 22:27
Tenho ouvido rumores que as interfaces HDMI induzem níveis de jitter inaceitáveis para alta fidelidade. Talvez o problema seja corrigido no futuro, mas actualmente existe.

Quanto a óptico vs coaxial, à partida o coaxial tem vantagem em curtas distâncias, porque não precisa de 2 transdutores, um de electrico para óptico, e outro de óptico para eléctrico. A vantagem do óptico seria apenas para grandes distâncias.
No entanto, uma ligação coaxial exige um bom cabo. Notam-se diferenças grandes dum cabo de 40€ para um de 150€... bem grandes conforme o sistema.
E também depende da qualidade das saídas/entradas digitais, se estão bem concebidas e isoladas. Se não estão, a ligação óptica pode ter vantagens.

JoaoPaulo
08-03-2007, 01:38
Insignificante nos receivers actuais cuja ligação será através de HDMI.

talvez... mas...

http://www.avreview.co.uk/news/article/mps/UAN/1014/v/1/sp/

vem aì confusão.... :-\ ou muito me engano, ou "vamos ter" de comprar novos AVs..... :-X

pjorgenunes
08-03-2007, 02:13
Denon Link III... ::) :-P (com SACD e DVD-Audio e tudo e segundo parece excelente qualidade).

profmat
08-03-2007, 14:53
Penso que a longo prazo teremos que comprar novos receivers, actualmente, e ao preço que as coisas estão, não se justifica... O melhor é dar tempo ao tempo, deixar as coisas rolarem e depois "pimba" fazer o upgrade nesse sentido...

profmat
08-03-2007, 14:54
Ahhh..
Quanto a optico vs coaxial, eu uso coaxial e estou satisfeito...

rsprivado
08-03-2007, 18:18
Pois.... Usei uma vez um óptico da supra que estava e acho que ainda está na fnac, achei-o bastante limpo e directo, mas talvez demais, nada melodioso, agudos acentuados demais, velocidade bastante rítmica, mas algo que ainda estou por tentar explicar...
Talvez estridentes, pois o facto de os ouvir só durante 15 minutos pareceu-me transmitir um som um tanto ao quanto cansativo...