View Full Version : Phones amp.
Alguén está interesado em construir um aplificador para auriculares?
Tenho uns AKG701 e não tenho uma fonte correcta para excitá-los.
Assim que pensei num vellho desenho Japonês a valvulas.
Bom, eu só construo a válvulas. Ha muita mais mobilidade electronicamente falando.
Se ha interesados, pois estou disposto a compartir o projecto.
Nafty
Eu estou. Vivo em Lisboa mas gostava de discutir os detalhes especialmente o tempo que vai demorar a fazer.
Sobre o tempo, eu não sei.
Sei que não é um projecto qualquer.
Sim, porque uma vez postos.....que seija algo que valha a pena.
Eu vivo em Madrid.
Nafty
Eu também vivo em Madrid durante a semana e em Lisboa ao fim de semana.
Não sei se o projecto contempla isso, mas um cross-talk regulável entre os 2 canais é uma ideia interessante; alguns amps de phones têm; penso que o efeito talvez possa lembrar o do cd binaural... melhora de certeza a noção de palco que costuma ser nula com os phones.
Olá Mike.
Sim, é possivel que em amplificadores a estado sólido tenhão ajuste de crosstalk pela incapacidade que teem de não poder reproduzir a cena justo por encima da cabeça ou uma tridimensionalidade natural; a que está gravada y que naturalmente reaparece com as válvulas.
Eu vou fazer um projecto ambicioso mas não quero que voçês me acompanhem ou que me acompanhem só os que queirão e possam. Então, publicarei a ideia fundamental que é bem simples mas sem lhe faltar inovação e elegancia. Funcionará ás mil maravilhas. Logo também a versão desenvolvida.
Hverá duas versões da mesma ideia.
Assim que quem por algum motivo não queira embarcar numa maratona, terá a possibilidade de construir a ideia simplificada com excelentes resultados.
A válvula fundamental e a ECL86/6BM8 configurada em STC (super triode configuration).
Assim que o primeiro seria colocar os esquemas.
Para isso, que alguém se ofereça de forma que formatize a informação e a coloque aqui para que todos a veam. A ver, a quem mando os esquemas?
Nafty
Epaminondas
16-03-2007, 22:14
Aqui há tempos ainda cheguei a pensar em construír um amplificador de auscultadores, mas de estado sólido. Aquele que me chamou mais a atenção foi o do link: http://headwize.com/projects/showfile.php?file=gilmore3_prj.htm
Neste site têm outros projectos, incluindo versões a válvulas.
Para já não o vou fazer, mas quem sabe um dia... :eheheh:
Volto a dizer que, em principio, estou interessado. E ainda por cima também vivo em Madrid.
Olá Senhor Meiva:
Envio-lhe um e.mail.
Senhor epaminongas:
Sim em efeito essa mesma pagina esta cheia de modelos de amplificadores para auriculares.
Mas, verdade seija dita e com muita humildade, não teem nada de novo ou inovador. São bons circuitos sem duvida mas.....faltam-lhe algo que me faça embarcar. Creio que são circuitos de baixo risco.
Facil vem, façil vai e acabamos por esquecer.
Logo, para fazer algo em estado solido, há menos complicado e talvez com melhores resultados sonicos.
Creio que se fazemos algo, então, faze-lo especial e inedito.
Nafty
P.s: Senhor Neiva, mande-me um correio porque eu não tenho acesso ao seu.
Tentei chamá-lo mas foi inutil.
Assim que o chamarei na Segunda e podermo-nos encontrar por aqui.
Nafty
A pedido do Nafty aqui estão os esquemas que ele me pediu para pôr
[anexo expirou]
E aqui vai outro
[anexo expirou]
Muito Obrigado Senhor Neiva.
Bom, como ilustra o primeiro desenho, se trata de uma rama imediata do que se conhece como "Yakinori amplifier". Ver: http://www.atatan.com/~s-ito/amp/yakinori.html.
Este esquema é quase como um "prêt a porter" na medida que está mais que comprovado, facil de construir y funcionará muito bem. Tem a particularidade que pode dar cuase 3W/8 Ohms e que pode excitar perfeitamente umas pequenas colunas. O primeiro que devemos fazer, é adaptar a saida para os nossos auticulares. Para tal, o transformador de saida deve ser substituido por un tranformador muito mais barato que o podereis encontrar en RS baixo o codigo 210-6475. Creio que custão 12 ou 13 euros.
Se o auricular for de impedancia superior há que calcular uma resistencia e colocá-la em paralelo com a saida.
O segundo esquema é o que eu quero montar para mim. Este é uma salada confeccionada por mim.
O principio é o mesmo salvo que o pentodo de saida trabalha em modo "triode enhanced" que é um método do qual sou admirador. Também tem um sistema automatico e activo de polarisação e a entrada com uma válvula EF184, eleva a impedancia de entrada a 250K Ohms.
Devieis ler um pouco sobre STC ou "super triode conection" para ter uma ideia da filosofia.
Vais ao amigo google que ele os encontrará muito material sobre STC que será sobretudo de fontes Japonêsas com muitos formatos em Inglés.
É parecido a um SRPP,"Shunt regulated push pull" salvo que a parte que é "shunt regulated" passa a ser também "feedback" ou realimentação. Noten que o circuito não tem "loop" de realimentação negativa.
A realimentação em este caso é exclusivamente local.
Vamos a ver; estais animados ou quê?
Nafty