View Full Version : O CD vai morrer?
carlos_m
01-04-2007, 23:37
O cd vai morrer?
Parece que sim, pelas noticias que nos vao chegando todos os dias fica-se claramente com a ideia de que este se calhar ainda vai desaparecer primeiro do que o Vinyl.
No link em baixo sao encontradas algumas noticias que explicam a morte natural do CD e de mais uma banda (The Fratellis) que que acabou de editar um single nao so no formato de CD mas tambem em Vinyl.
Parece que o Vinyl ainda nos vai acompanhar mais uns bons anos pelo menos enquanto a sua qualidade sonora for superior aos outros formatos e os fabricantes da industria do Hi-Fi nao apresentarem melhores solucoes.
http://dubalai.zip.net/
Sound
Claro que vai morrer.
Agora que o vinilo renascerá..........isso é muito assumir, digo eu.
O vinilo ficará, talvez e não sei em que medida.
Qual vai ser o proximo formato?
Qual de todos se vai a adoptar?
Isso sim que é interesante.
Nafty
pjorgenunes
02-04-2007, 00:16
Éhhhh!!!! :P
Pelo andar da carruagem se morrer será para dar entrada a "Downloads". Sim porque isto de formatos de alta-resolução tenho a impressão que só no dia de são nunca à tarde...
Vinil... Existe procura mas convenhamos IMHO será sempre um nicho de mercado e nunca um ressurgimento para mercado de massa como já foi e é hoje o CD e o DVD.
Questões de qualidade à parte obviamente até o IPOD/Leitores de MP3 e suas musicas muitas vezes a 128Kbps tem mais mercado que o vinil... :MrGreen:
Todos os formatos têm o seu tempo. passado esse tempo, não chegam forçosamente a desaparecer, mas reduzem-se a um nicho do mercado.
aconteceu com o vinyl e vai acontecer com o cd. mas não me parece que esteja assim tão para breve, embora haja alternativas já "maduras", tais como o dvd e o download.
o dvd como suporte poderia ter grande vantagem, permitindo uma maior resolução. e com a disseminação que os leitores têm, não há realmente muita razão para que não sejam usados para música senão pela falta de qualidade dos leitores e pela raridade do software. mas exitem algumas amostras: tenho uns 2 ou 3 discos de música gravados em dvd-video em stereo a 24/96 (não em dvd-audio, isso é outra história, porque os leitores compatíveis não são assim tantos, embora os haja e bons). este suporte pode ser lido pela quase totalidade dos leitores de dvd, e a qualidade até é muito boa. a quase ausencia de software é que se percebe mal... mas é fruto da má adesão dos consumidores, certamente... quanto ao sacd já não sei se será má adesão dos consumidores, acho que é apenas má adesão dos produtores, ou das esquisitices (ou da exploração de direitos...) da sony. até porque a maioria são hibridos e um leitor de cd os lê perfeitamente. como até nem costumam ser mais caros, é caso para perguntar, porque não são todos os cds sacds hibridos?! ninguem deixaria de comprar, excepto talvez quem o queira ler no carro, porque às vezes são ligeiramente mais grossos e dão alguns problemas, pelo menos no leitor da frente do meu carro.
quanto ao download... já é popular. só não é de qualidade, mas isso passa por falta de exigencia do público, e não de algum limite do meio/formato... nada impede o uso de compressões lossless, e nada impede que o ficheiro comprimido seja de alta resolução, só é preciso que o publico que compra adira a formatos de qualidade e que quem vende os tenha disponíveis, e... nada mais fácil... é só escolher a resolução que se quer, e que pode ser a do master!! os ficheiros são maiores? claro... mas que importa isso com larguras de banda cada vez maiores como as que se têm hoje?
por isso... venham eles!
o público é que tem de estar preparado para tirar partido da alta resolução do download. e não é difícil...
westernelectric
02-04-2007, 10:27
Como o cd é um formato digital poderá (e se calhar deverá) ser ultrapassado por outros formatos digitais com mais resolução e mais práticos de utilizar, como as memórias de estado sólido(tipo "pen drive").
O cd venceu o vinilo, mais pela sua "praticabilidade" do que pela qualidade de som.
Os novos formatos digitais ultrapassam o cd tanto em qualidade como em "praticabilidade".
Se calhar até o seu futuro como nicho de mercado está mais em risco do que o vinilo, por este é analógico e pelos vistos parece, (como as válvulas) resistir à extinção, ou seja têm sempre a sua legião de apreciadores.
JoaoPaulo
02-04-2007, 10:53
O CD morrer ? :???
bem isto seria assunto para muita discussão... ;) mas deixo aqui mais uma nota...
não se esqueçam da brutal quantidade de leitors de CD e DVD (que também são leitores de CD) que existem no mercado.... ou seja a base instalada de leitores é massiva ::) com quantidades nunca antes atingidas nos "gira-discos" ou qualquer outro tipo de leitor... :Yes:
portanto a "rodela" de plástico veio para ficar mesmo...IMHO... poderá é ter outras capacidades de armazenamento, etc e tal...(BluRay...HD-DVD são bons exemplos)
agora, se vamos ter mais downloads e menos compra de CDs originais...certamente, mas isso não quer dizer que vamos abandonar o formato podemos é utilizá-lo de outra forma... ::)
ainda ontem vi uma entrevista com um responsável de uma editora referir que os CD´s poderão eventualmente ser feitos por medida... ou seja vamos à loja (fisica ou internet) escolhemos as musicas, artistas, albuns, etc que pretendemos, pagamos apenas o que pretendemos e o conteudo é "queimado" num CD...ou transferido para uma Pen...
nada mais simples... :Yes:
carlos_m
02-04-2007, 11:40
bem isto seria assunto para muita discussão... ;) mas deixo aqui mais uma nota...
não se esqueçam da brutal quantidade de leitors de CD e DVD (que também são leitores de CD) que existem no mercado.... ou seja a base instalada de leitores é massiva ::) com quantidades nunca antes atingidas nos "gira-discos" ou qualquer outro tipo de leitor... :Yes:
portanto a "rodela" de plástico veio para ficar mesmo...IMHO... poderá é ter outras capacidades de armazenamento, etc e tal...(BluRay...HD-DVD são bons exemplos)
agora, se vamos ter mais downloads e menos compra de CDs originais...certamente, mas isso não quer dizer que vamos abandonar o formato podemos é utilizá-lo de outra forma... ::)
ainda ontem vi uma entrevista com um responsável de uma editora referir que os CD´s poderão eventualmente ser feitos por medida... ou seja vamos à loja (fisica ou internet) escolhemos as musicas, artistas, albuns, etc que pretendemos, pagamos apenas o que pretendemos e o conteudo é "queimado" num CD...ou transferido para uma Pen...
O cd vai morrer?
E acho que vai morrer mesmo pois ha muito tempo que este se transformou num formato pouco lucrativo e o lucro como todos nos sabemos e a unica razao da existencia de um formato de audio e para alem disto e tambem o mais facil de ser falsificado e neste caso meus amigos pouco importara que muita gente possua ou nao os leitores de cd.
O Vinyl tem duas grandes vantagens sobre o cd tem qualidade sonora nao pode ser falsificado e continua a ter procura, por estas mesmas razoes continua a existir e muito provavelmente ira assistir ao funeral do cd :eheheh:
Sound
pjorgenunes
02-04-2007, 12:26
Bem, será um funeral com pouca assistência então... :lalala: :MrGreen:
carlos_m
02-04-2007, 12:36
Achas? :eheheh: :eheheh: :eheheh:
Sound
Continuo a achar e escrever pela e-nésima vez que para mim CD para música, DVD para vídeo e MP3 para música portátil são formatos para os próximos anos... o:)
pjorgenunes
02-04-2007, 14:37
Achas? :eheheh: :eheheh: :eheheh:
Sound
Foi só para provocar... Ainda há duas ou três semanas comprei um prato em 2ª mão aqui no fórum para re-ouvir os discos vinil que tenho lá para a "Terra". ;)
carlos_m
02-04-2007, 19:21
[/quote]
Foi só para provocar... Ainda há duas ou três semanas comprei um prato em 2ª mão aqui no fórum para re-ouvir os discos vinil que tenho lá para a "Terra". ;)
[/quote]
Pjorgenunes,
O meu ainda vai levar mais umas 4 semanas a chegar.
Desde que estive a ouvir musica num gira discos ( 2 meses atras ) fiquei com a ideia de que ja nada sera como antes. :Yes:
O som analogico e outra coisa e tras-nos mais emocao que o digital. :Yes:
Sound
pjorgenunes
02-04-2007, 23:39
É pá mas no meu caso eu comprei um Giradiscos "normal". Só para curtir...
luis neiva
03-04-2007, 12:17
já estou mesmo a ver o pessoal a chegar à worten...
e diz o colaborador:
-128k chega nem se ouve a diferença, e assim ainda pode levar mais umas musiquitas...
:eheheh:
bom, o último download que fiz foi dum cdzinho duplo... foram 2.4 Giga...
shade_of_pale
03-04-2007, 17:06
É só pirataria. :eheheh:
bom, o último download que fiz foi dum cdzinho duplo... foram 2.4 Giga...
Isso não devia dar 1.4 Gb? :???
É só pirataria. :eheheh:
Que belo exemplo... :lalala:
Não foi pirataria nenhuma, paguei cerca de 30€ por ele...
e foram 2.4G...
os meus cd's gravaveis dizem 700 mega.... :huum:
shade_of_pale
03-04-2007, 17:51
é a brincar! :eheheh: :eheheh:
Não, não é...
e não é para gravar em cd-r; eventualmente em dvd-r...
nmoc hifi
03-04-2007, 21:44
Bem, mas também não vejo qual o interesse disso, isso faço eu em casa se quiser, não preciso de ir a uma loja fisica pagar !! :huum:
Mas a minha opinião é que nem tão cedo o CD deverá morrer, pois é ainda o "principal" formato utilizado como suporte de musica. Agora, se vende menos ou mais, isso já é outra conversa. Com os mp3, os downloads, enfim, o aproveitamento de espaço (o maior numero de informação para dentro dum suporte o mais "pequeno" possivel) em detrimento da qualidade, é claro que o comercio de musica se ressente, como é o caso do CD, o que não quer dizer que não seja usado.
Agora outros formatos como o Vinil, SACD, e DVD-Audio, são, diria eu, nichos, mais o vinil, que os outros, acho que nem isso. Mais curiosidades que outra coisa, mas que estão longe de vir a substituir o CD.
A queda da venda de CDs deve ser proporcional (ou se calhar até menor) que a queda da venda de hifi para stereo.
Há uns anos atrás as prioridades nas compras de muita gente seriam: casa; carro; tv; hifi...
Hoje em dia serão: casa; computador; carro; tv; playstation ou afins; home cinema; hifi?? (reparem quantos membros de cá começam por sistemas 5.1 e só depois querem alguma coisa com mais qualidade para ouvir música); e já nem incluo os gadgets tipo telefones com camaras e afins.
dantes as crianças brincavam, viam alguma tv e ouviam música.
hoje ficam horas na net, horas em frente à tv com a playstation, e a música é para vez em quando, quando vão nos transportes, ou para quando estão no computador...
acho que a queda de venda do cd traduz o aparecimento de novos interesses que consomem tempo e recursos financeiros. dantes uma criança ficava feliz por receber um disco; hoje em dia um disco é um desapontamento; já um jogo para PS ou para X-box é um presente que os deixa radiantes...
JoaoPaulo
04-04-2007, 12:51
A queda do CD não tem nada a ver com qualidade...
mas sim com as novas tecnologias, estou de acordo com o MikeF, tem a ver com o aparecimento de novos interesses... :Yes:
nada é eterno e tudo tem um fim...sobretudo a tecnologia.
eu por exemplo aposto mais no desaparecimento (gradual) do vinil do que no CD...há tanto, tanto CD em casa das pessoas por esse mundo fora...
acham que esta nova geração da informática e do MP3 tem paciência para andar a colocar agulhas num disco ? acho que não... eu gosto do som analógico e até já tive um "gira-discos" noutro tempo... mas é um tipo de equipamento pouco prático...enfim não há paciência... e como eu existem muitos....
o DVD é outra maravilha... mas alguém ainda tem paciência para as cassetes VHS... ::)
continuo a achar que o substituto do CD ainda não apareceu... mas certamente que será um "ficheiro" qualquer a ser reproduzido em disco rigido possivelmente... :Yes:
pjorgenunes
04-04-2007, 13:55
Eu diria que nem vai ser em disco rigido... Mas noutro tipo de suporte. O disco rigido IMHO também é um dos que deverá ter os dias contados... :-P
sabes alguma coisa que nós não sabemos?
é que por enquanto discos de 1 ou 2 tera são fáceis de encontrar e a relação preço/espaço é muito jeitosa...
memória flash por enquanto só para coisinhas pequenas.
pjorgenunes
04-04-2007, 14:23
Sim, mas acho que estão a desenvolver outro tipo de memórias (pelo que eu sei as memórias flash têm um tempo de vida útil relacionada com a quantidade de "escritas" o que para substituto de disco rigido não será dos melhores).
Agora, não tenho grandes dúvidas que o futuro será esse (não estou a dizer que é para já). Os discos têm os seguintes problemas:
- Aquecem muito, são ruidosos, consomem muito, são mecanicos (mais dados a falhas). É só vantagens para memórias... :MrGreen:
PS - Quem é que há uns anitos tinha discos de 2GB??? E hoje é mais ou menos vulgar ver PCs com 2GB de RAM... :eheheh:
astronauta
04-04-2007, 23:00
nada é eterno e tudo tem um fim...sobretudo a tecnologia.
continuo a achar que o substituto do CD ainda não apareceu...
:Yes:
Na minha opinião ainda vai durar e durar. Massificou-se em demasia para o consumidor permitir o seu desaparecmento mais ou menos súbito.
Mas para manter níveis de vendas, os preços têm de baixar...Já devia ter acontecido 8)
Ainda este fim de semana paguei 21€ por um... :-\
pjorgenunes
04-04-2007, 23:57
Não me digas que foi o CD duplo do best of dos Doors edição 40 anos??? :MrGreen:
Nop, foram os concertos para violino do Mozart. Mas isso foi o volume que saíu agora; o outro (são 2 discos separados) já o tinha comprado quando saíu e penso que foram uns 19€...
Doors nunca foram muito a minha onda embora goste de uma ou outra música... the crystal ship, p ex.
JoaoPaulo
05-04-2007, 01:31
Mas para manter níveis de vendas, os preços têm de baixar...Já devia ter acontecido 8)
:Yes: ora bem, o problema é mesmo este...
não sei se era de esperar que baixassem...
uma coisa é uma tecnologia que quando é lançada é muito cara porque ainda tem de pagar a investigação, o marketing inicial, e os custos de produção, que esses sim, variam muito à medida que a tecnologia se massifica e é produzida em grandes volumes.
ora no preço do cd os custos de produção são mínimos. podem ter baixaram um pouco há muitos anos atrás, mas isso nunca foi significativo no preço global.
o grosso do preço do cd são direitos de propriedade intelectual, margens de lucro de intermediários, e taxas. e esses não baixaram nem devem baixar. pelo contrário, até me parece que devem aumentar.
como já lembrou o aemarques, o preço do cd pouco aumentou desde que as suas vendas começaram há uns anos atrás.
e depois, se as vendas diminuem, alguns custos e direitos deixam de ser repartidos por tantas vendas, e cada artigo final acaba por ser mais carregado.
o vinyl baixou de preço quando as suas vendas caíram a pique? pelo contrário, é cada vez mais caro. só ficou mais barato quando as lojas fizeram saldos para acabarem com os stocks.
o que acho que se pode argumentar é que quando o cd surgiu, o preço da música sofreu um agravamento porque aproveitaram essa mudança para aumentarem as margens de royalties e lucros. o preço dum cd, quando foi lançado e a música era lançada nos 2 formatos, era mais alto do que o do vinyl.
acho que corremos o risco de, quando o cd "morrer" e for implantado um substitudo, sofrermos um aumento de novo nos preços. se o cd for substituido por outro suporte físico acho muito provavel que isso aconteça. julgam que se de repente comprarmos música em blu-ray ou hd-dvd vai ser mais barata que em cd??
a única maneira disso não acontecer, é, julgo eu, o suporte físico desaparecer, porque isso vai alterar drasticamente a cadeia de distribuição da música, e essa alteração vai-se reflectir nos preços. mas também vai alterar o mundo da música "as we know it". se calhar vamos deixar de ir à fnac e estar lá horas a vasculhar e a ouvir algumas coisas (com aqueles auscultadores super-incómodos... para não nos demorarmos...) e vamos passar mais umas horinhas de rabo sentado na cadeira a vasculhar os itunes store e alguns concorrentes e os sites das editoras a ouvir pelo computador os samples de música a ver se os queremos comprar.
pjorgenunes
05-04-2007, 10:34
Nop, foram os concertos para violino do Mozart. Mas isso foi o volume que saíu agora; o outro (são 2 discos separados) já o tinha comprado quando saíu e penso que foram uns 19€...
Doors nunca foram muito a minha onda embora goste de uma ou outra música... the crystal ship, p ex.
Tens razão foi mesmo 19,00€... É que às vezes à coincidências... :eheheh:
a julinha fisher! :Yes:
a miúda vai longe!
S Figueiredo
05-04-2007, 16:34
Não acho que morra, de todo, nos tempos próximos.
A não esquecer que o CD é não só um formato de áudio como de dados, que custa cerca de 5cêntimos por unidade em produção, que está completamente instaurado nas casas da população. Mais, se a tendência fosse a melhoría geral do som, já tería sido substituido pelo DVD-A e SACD.
É um formato de sucesso porque é massificado. Veja-se outro exemplo - o mp3 continua a ser mais popular que o mp4, apesar do algoritmo deste último ser mais inteligente a nível de compressão.
Vinil é absolutamente elitista, sendo que para o mesmo preço, se estivermos a falar de gama baixa/média (a tal massificada), um leitor de CD terá sempre mais qualidade que um prato.
Agora, é óbvio que gosto do som de vinil e de SACD, mas o facto é que são elitistas e estão longe de serem massificáveis.
Ou acham que as máquinas fotográficas de filme virão a vencer as digitais?
gorogoro
10-04-2007, 11:15
O cd vai morrer tanto como "morreu" o vinil.
Básicamente vai começar a desaparecer lentamente do mercado.. Isso já se nota! As vendas estão a cair.. as bandas cada vez mais editam digipacks e caixas maradas para ser mais apelativo de comprar...
No entanto vai haver ppl a editar em cd e nos novos formatos que irão aparecer.. Talvez o cd se torne num nicho de mercado.. Acho que o mais certo é o cd tornar-se amanhã no que o vinil se tornou hoje.
Nem vinil, nem CD iram morrer definitavamente..
Acredito que os formatos do futuro sejam precisamente os que o mike falou. Tens um computador pequenito, mas com um disco gigante e ligado à net banda larga claro.. media center perfeito! Fazes download de tudo pagando para isso e com a qualidade que quiseres escolher. Isto para musica filmes, etcs.... Mas até lá ainda falta muito!..........
pjorgenunes
10-04-2007, 11:27
O cd vai morrer tanto como "morreu" o vinil.
Básicamente vai começar a desaparecer lentamente do mercado.. Isso já se nota! As vendas estão a cair.. as bandas cada vez mais editam digipacks e caixas maradas para ser mais apelativo de comprar...
..."
Acho que isso é mais para vender outra vez aquilo que já foi editado em CD... Portanto o CD ainda vende o suficiente para o pessoal comprar duas vezes o mesmo (ou por remasterização, ou por outra razão...)