PDA

View Full Version : Receptor AV (+LCD + PS)

rjbsilva
02-04-2007, 17:08
Boas,

Esta é a minha primeira mensagem no forum, e como grande parte das primeiras mensagens de novos users, venho recorrer ao "expertise" dos membros antigos :) De qualquer forma, já fiz algum "trabalho de casa", e pelo menos já consigo não me perder completamente com as diversas siglas, componentes, funções, etc. Só que falta agora o mais importante. A opinião de quem já tem experiência.

Tive algumas duvidas sobre qual a melhor secção para abrir o post, mas como o principal é o receptor, ficou aqui.

Ora aqui vai. À uns 6 anos atrás comprei um kit AV com DVD da Sony: DAV-S300 (http://www.hometheatermag.com/hometheaterinabox/5/). Foi dos primeiros que vi, e para a altura considero que foi uma boa compra para implementar um sistema simples de Home Cinema. Só que agora que pretendo evoluir, é que deparo com as limitações naturais deste kit, pois não tem qualquer entrada de audio para usufruir do 5:1 com outras fontes. Pois, hoje em dia já não faz sentido. No entanto a necessidade de mexer no AV surge da decisão de comprar um LCD + PS3 (sendo que a PS ainda não sei se é para já ou se aguardo por bundles interessantes com jogos ou acessórios) e querer depois ligar aquilo tudo entre si. Para rematar, tenho áctualmente um leitor/gravador DVD da LG com disco rigido adquirido à uns meses (que embora na altura não tenha valorizado, já tem HDMI, que faz sentido agora no sistema que pretendo montar: LG RH7900MH http://theaterathome.blogspot.com/2005/08/lg-is-shipping-rh7900mh-dvd-recorder.html).

E partindo então para o sistema que tenho em mente, aqui ficam as minhas decisões e/ou dúvidas para as quais peço então os vossos comentários:

1 - LCD: Estou sentado a 3m. Comecei por "namorar" a Sony 40W2000 naqueles stands de demonstração BR da Sony, mas depois conheci a nova Samsung 37M86DB, e fiquei a saber que para 3m também está bem. Tem umas características impressionantes e um preço que ajuda ao investimento no restante equipamento. Estou assim mais inclinado para a Samsung. Tanto uma como outra têm o 1080p, que pretendo ter já que a PS3 está preparada para tal e porque se calhar só daqui a uns 6 anos novamente é que volto a mexer no meu Home Cinema. Outras sugestões ou comentários? :)

2 - Receptor AV: a minha dúvida inicial estava entre optar por um novo kit (tipo Sony HT-DDW780), ou reutilizar as colunas que tenho do DAV-S300 (5 colunas de 30W + 1 woofer) por agora e selecionar um receptor AV isolado . Parece-me que é melhor reutilizar para já as minhas colunas e escolher um receptor melhor. Vi que a Sony vai lançar brevemente os novos STR-DG510/710 e pelo que se consegue perceber para já parecem-me boas soluções. Já trazem ligações HDMI (2in, 1 out), 5:1 no 510 (que corresponde às colunas que tenho), 6:1 no 710 (a pensar no futuro se depois for buscar outras colunas). Ambos parecem-me fazer upscaling (é, não é?) sendo que seria para aumentar o sinal do leitor/gravador LG que estaria ligado num dos HDMI, pois para a PS3 não é necessário. Só que o 510 só vai aos 1080i (pelo que li) enquanto o 710 já vai aos 1080p. Quer dizer que o 510 iria "estragar-me" o sinal da PS3. A não ser que a PS3 ligue directamente à televisão por HDMI (enviando sinal video a 1080p e também audio mas que colocaria em mute) e puxava o audio para o receptor. Seria assim não é? O 710 seria era mais simples nas ligações, certo? O que acham? Outras sugestões?

Para finalizar, sugestões de locais de compra? (se for contra as regras colocar aqui enviem-me por PM).

Obrigado desde já pela ajuda e paciência.

RS

beckzito
02-04-2007, 19:13
Olá e benvindo

LCDs continuo a recomendar Sony.De nada te adianta comparares specs a partir do momento em que a Samsung faz-se valer de contraste dinâmicos e demais siglas com pouco interesse prático, IMHO.A serie W é muito boa, no fim do ano sairão as novas S300 e D300(ou 3000 já nem sei).

Para evoluires em 5.1 esquece os kits all in one e avança para soluções em separado.Se necessário, investe passo-a-passo.É tudo, como sempre, uma questão de orçamento mas diria que algo do género abafa 100% qq um desses que referiste:

-Frontais Kef iQ3
-Central Kef iQ6c
-Surround Kef iQ1
-Receiver Yamaha(excelentes em home cinema, não tanto em stereo)
-DVD Pioneer 696(ou usa o gravador que tens)

Ah e liga directamente as fontes de video ao LCD.

saxo
03-04-2007, 10:53
Em termos de kits tens sempre o kit da KEF 3005. Eu tinha os 2005.2 e são reconhecidamente óptimos. A nova série deve ser ainda melhor. E em termos WAF são excelentes.

Hal9000
03-04-2007, 11:14
rjbsilva, olha aqui um receiver jeitosinho e a um preço agradável:

http://forumhifi.com/board/index.php/topic,4724.0.html

:MrGreen: o:)

rjbsilva
30-04-2007, 10:47
Caros,

Ainda não terminei de montar o sistema. Ando agora a ver os receptores AV. Como para já vou manter as colunas que tenho, uma pergunta muito básica. O que eu tenho é 5.1. Se o receptor for 6.1 não há problema?

RS

PJ
30-04-2007, 11:08
Não há problema.

timber
03-05-2007, 23:58
RS,

Wellcome. Também sou recente de 2/3 semanas. Se puderes e quiseres seguir o conselho de Beckzito, entrarás num mundo diferente e viciantemente maravilhoso.
Só uma provocação : Plasmas - Pioneer, já experimentaste ?

Ciao
:)

rjbsilva
08-05-2007, 09:54
Caros,

A todos os que já responderam obrigado pela sugestões. Entretanto o LCD e a PS3 já cá mora, pelo que falta agora o AV. Quanto às colunas vou mesmo ter de me desenrascar para já com estas, o que até nem é mau de todo pois já está tudo no sitio, cabos disfarçados, suportes colocados, etc. Depois com o tempo logo as substituo.

Quanto ao AV, tenho andado a comparar estes dois novos modelos da Sony: DG510 e DG710. Porquê estes? Porque estão respectivamente com preços de €250 e €350 que se enquadram no meu budget e porque (e esta já é influência feminina lá de casa) tem de ser preto para conjugar com o resto. Como tal, coloco as minhas dúvidas e necessidades, e se depois quiserem sugerir outra marca e modelo neste intervalo, agradeço.

Tenho então um LCD FullHD com 3 entradas HDMI (1.3), uma PS3 (com saida HDMI 1.3 e saída de audio), e um gravador de DVD com disco (já com saída HDMI - não sei a versão, mas será das primeiras - e com saída de audio). A ideia é ligar os dois ao AV para descodificar o som e enviá-lo para as colunas 5.1. Como tal, seguindo a sugestão do beckzito, ligaria a PS3 e o DVD por HDMI ao LCD e depois como ambos têm saída de audio, ligava-as ao AV.

1 - Com esta configuração posso depois optar por ter som através do AV, ou então através da televisão, certo? (o que dá jeito para à noite não acordar a família ao jogar) (e quando quiser no AV tenho de fazer mute à TV, não?)

2 - Haveria alguma vantagem em ligar tudo ao AV e depois só ter um HDMI do AV para o LCD?

Com isto em mente, e olhando para os AV da Sony que falei, o DG510 faz passagem de sinal só até 1080i enquanto o DG710 faz passagem até 1080p. Pelo que no primeiro teria mesmo de seguir a sugestão do beckzito para não estrangular a PS3. Nenhum destes AVs faz upscalling (site da Sony).

Parece-me então, que o DG510 por €250 é uma boa solução. Claro que só é 5.1 pelo que não poderei mais tarde ter 6.1 (que o DG710 já permite). Mas valerá a pena?

Por fim, se seguirmos sempre esta perspectiva de ligar as fontes de video logo ao LCD, e tendo estes cada vez mais entradas HDMI, qual o intuito de AVs com entradas e saída HDMI se não fizerem upscalling?

Cumprimentos

RS

NFCDS
08-05-2007, 10:54
Já que tem um exclente LCD FHD com 3 entradas HDMI, é preferível ligar os equipamentos directamente à tv (PS3, DVR/DVD).

Esses AVs que procura, é para quem tem displays com apenas uma entrada HDMI e tem várias fontes de video com saídas HDMI. Verifique se o futuro AV tem várias entradas de audio digital (óptica e coaxial) ;)

rjbsilva
10-05-2007, 12:22
Bem, então parece que no meu caso não preciso assim tanto de um AV com HDMI. Têm alguma sugestão de outro receptor nestes preços (€250) e onde os posso encontrar?

RS

NFCDS
10-05-2007, 16:15
Talvez aqui no forum :luz:

rjbsilva
14-05-2007, 11:58
Boas,

Não me levem a mal, mas aqui no forum, onde?

Já agora sugestões de modelos/marcas?

Obrigado

RS

NFCDS
14-05-2007, 12:14
Aqui: http://forumhifi.com/board/index.php?board=12.0

rjbsilva
14-05-2007, 12:31
Aqui: http://forumhifi.com/board/index.php?board=12.0

O link não funciona. Mas acho que já descobri. Era isto, certo?
http://forumhifi.com/board/index.php?board=13.0.html

NFCDS
14-05-2007, 14:45
Não funciona para ti (por enquanto) :MrGreen:

São as novas regras do forum... só quando tiveres um certo n.º de post´s é que poderás aceder aos Particulares (venda equipamento de users em 2ª mão) ;)

rjbsilva
14-05-2007, 14:54
Ahhh ... tenho de ir ler as regras (e sempre consigo mais um post com esta resposta :) ). Mas não vou começar com spam, descansem. Obrigado.

rjbsilva
14-05-2007, 23:28
Tenho reparado que existem diversos adeptos dos Denon e Yamaha. Sinceramente nunca os vi a funcionar, e como encontrei primeiro informação dos novos Sony DG510 e 710 andava a ver esses. No entanto gostava de receber algumas sugestões de modelos destas duas marcas. Recordando, o meu intuito é aproveitar as colunas 5.1 que tenho, colocando nas entradas de audio no receptor as saídas de som da PS3, do leitor/gravador de DVD e talvez um novo leitor DVD/Divx.

Alguma sugestão? Alguma dica importante a reter na escolha?

beckzito
15-05-2007, 10:24
Bom, receivers AV no momento, acho que é uma questão de gosto e preço.
Os Yamaha são os que aparentam ter uma das melhores relações custo/beneficio já que em termos de especificações, custam estar um pouco mais á frente e por vezes por um valor até mais baixo.Em termos de som em AV e modos DSP multicanal são também excelentes.
Logo, e dado o teu budget, é talvez a solução mais realista.
Tens Denon e Pioneer como hipotese, mas parece-me que terias sempre que pagar um pouco mais para ter a mesma coisa.A menos que, gostes mais do aspecto ou que aches que o som é mais do teu agrado.Mas repito, 300€ para Av=Yamaha.

rjbsilva
15-05-2007, 16:01
Obrigado pela ajuda que me têm dado. Como continuo a investigar, li ao ver por exemplo um Denon, um problema de alguém que não tinha sinal no woofer por ser passivo. Ora, como estou a manter as colunas e woofer que tenho, e porque o meu também é passivo, tenho de ter algo em atenção na compra do AV?

movie_fan
15-05-2007, 18:02
Obrigado pela ajuda que me têm dado. Como continuo a investigar, li ao ver por exemplo um Denon, um problema de alguém que não tinha sinal no woofer por ser passivo. Ora, como estou a manter as colunas e woofer que tenho, e porque o meu também é passivo, tenho de ter algo em atenção na compra do AV?

A única maneira de que me estou a lembrar de resolveres essa situação, seria a de ligares o pre-out de subwoofer do receiver AV a um amplificador (power) que alimente o teu subwofer passivo.

rjbsilva
16-05-2007, 09:48
A única maneira de que me estou a lembrar de resolveres essa situação, seria a de ligares o pre-out de subwoofer do receiver AV a um amplificador (power) que alimente o teu subwofer passivo.

Bem, então sou eu mesmo que não percebo nada disto :) Como tenho o DAV-S300 e a ele ligam directamente as 5 colunas mais o subwoofer, sempre pensei que bastava substitui-lo por um AV e manter a configuração de colunas e subwwofer. O meu problema é que o DAV-S300 não tem entradas de som digitais, pelo que preciso de um AV para ligar a PS3 e um leitor de DVD. O meu intuito, como referi inicialmente era manter as colunas que tenho, só que descobri entretanto que há subwoofers activos e passivos.

Qual a solução então? Existe algum AV que me resolva o problema do subwoofer? Preciso mesmo de um amplificador adicional? (se, sim, qual?) Ou será preferível comprar um subwoofer diferente, com alimentção própria? Ou quem sabe mesmo, um kit de colunas ou de AV+colunas? O que me sugerem?

Obrigado pela vossa ajuda.

beckzito
16-05-2007, 10:17
Acho melhor adicionares, quando puderes, um sub activo como deve ser e deixas-te de soluções de grande compromisso ou que no futuro, te farão querer trocar mais depressa.

rjbsilva
16-05-2007, 11:11
Acho melhor adicionares, quando puderes, um sub activo como deve ser e deixas-te de soluções de grande compromisso ou que no futuro, te farão querer trocar mais depressa.

Pois, eu também queria evitar no futuro estar a passar pelo mesmo. Quando comprei o DAV-S300 estava ainda mais a leste disto, e tendo sido bom na altura, agora tenho limitações de entradas de audio.

Preciso então de um AV e de um subwoofer activo. AVs estou a ver o Sony DG510, Denon 1705 e Yamaha (o modelo equivalente). Alguma sugestão para o subwoofer?

Já agora, também vi o Sony DDW780, que até nem parece mau ...

beckzito
16-05-2007, 11:20
Subwoofer para que orçamento?
Tens os BK, mandas vir pla net, procura que há vários tópicos sobre eles no fórum.

rjbsilva
16-05-2007, 15:21
Subwoofer para que orçamento?
Tens os BK, mandas vir pla net, procura que há vários tópicos sobre eles no fórum.

Bem, inicialmente tinha reservado €300 para o AV. Depois vi o DG510 por €250 e achei aceitável. Pelo que €100 para o subwoofer!??! Não tenho a noção de que preços se pratica ...

Já agora (mais uma dúvida; obrigado pela vossa paciência, mas os foruns servem também para isto; até porque aqui sou eu o newbie mas pode ser que nos cruzemos noutros foruns onde seja eu a ajudar-vos :) ) :
- descobri que se ligar o audio da PS3 e do DVD a um AV, poderei vir a ter audio delay já que a imagem vai para um LCD, certo?
- assim o AV tem de ter a característica de AVSync; este Sony só tem on ou off, com o on em 68ms (vi no manual). Serve?
- no manual diz também que não é aplicável se a fonte de audio for PCM 96Khz ou DTS2048. Que problemas poderei ter? A PS3 funcionará bem?

beckzito
16-05-2007, 15:52
- descobri que se ligar o audio da PS3 e do DVD a um AV, poderei vir a ter audio delay já que a imagem vai para um LCD, certo?
- assim o AV tem de ter a característica de AVSync; este Sony só tem on ou off, com o on em 68ms (vi no manual). Serve?
- no manual diz também que não é aplicável se a fonte de audio for PCM 96Khz ou DTS2048. Que problemas poderei ter? A PS3 funcionará bem?

Podes.Mas em principio o receiver tem algum ajuste de delay.Se não tiver, pode ser problema.
68ms é sempre uma medida standard, pode não te ser suficiente ou ser demais, na verdade.
Pensa assim:quanto mais ligações, derivações, aparelhos plo meio, maior o risco de haver pormenores que falham nessa cadeia, pelo que repito:sempre que possível, tudo directo :luz:

rjbsilva
21-05-2007, 10:57
Está dificil a escolha :) Mas a verdade é que também tenho tentado nalguma loja encontrar algum dos modelos por aqui falados e nada. O que me leva a pensar que ando a ver nas lojas erradas (shoppings). Podem dar-me umas sugestões de lojas a visitar, onde encontro diversidade de marcas/modelos e possa ouvir para melhor escolher?

Entretanto que me dizem do kit da Yamaha AV3101 (5.1 com o AV RXV361) por €300? De facto comparando as características com outros tem uma relação preço/funcionalidade muito boa, e pelo que já aqui foi escrito da qualidade Yamaha em Home Cinema parece uma boa escolha.

jmb
24-05-2007, 08:24
Eu tenho um Yamaha. É o modelo de entrada de gama, o 359, ficou em perto de 260€. Estou satisfeito com ele, é como alguém aqui já referiu, os modos DSP são muito bons. De referir que a ele estão ligadas 2 Wharfedale 9.1 como forntais, 1 Wharfedale cc como central, 2 Wharfedale 9.0 como surround e sub Kef 1000.2. É claro que aqui muita malta te vai indicar várias colunas de várias gamas de preços mas, as 9.1, que tenho só à 2 dias, em termos de qualidade preço, são de facto muito boas.