PDA

View Full Version : Subwoofer Energy e:XL-S10 começa a zumbir sem explicação aparente!

Meganómano
05-04-2007, 09:51
Olá amigos,
tenho um Sub Energy e:XL-10 e ultimamente anda-me a fazer uma "brincadeira" de mau gosto.
Mudei de casa à pouco tempo e obviamente desmontei e voltei a montar todo o sistema de audio/video.
A única diferença é que em vez de ter tudo ligado a uma cascata de fichas triplas, comprei uma régua da treta com fio de terra,no Aki com interruptor onde ligo todos os elementos do sistema.
De há uns tempos para cá o sub lembra-se sem mais nem menos de começar a zumbir... Ontem por exemplo fez a graça duas vezes. A primeira estava a ver um filme, tive que desligar e voltar a ligar (no interruptor do sub, claro) e passou.
Da segunda vez, foi mais grave, pois estava tudo desligado (quero dizer o sistema AV, porque a régua estava ligada e o sub como é activo está sempre ligado) e o sub começou a zumbir, a meio da noite. Já alterei a colocação do cabo do sub... pensei que houvesse alguma indução. O que até possa talvez explicar o zumbido quando estou a ver um filme. Agora a meio da noite, sem nada ligado o tipo começar "aos berros"... deixa-me um bocado preocupado.
O que poderá ser? Algum pico de corrente? O amplificador, um Onkyo TX-DS777 sem ligação terra está a induzir indevidamente algo ao amplificador do sub?
Já pensei trocar o cabo, um Vivanco de côr bordeaux para um QED Qunex SR-SW mas ainda não tive t€mpo...
Estou a ficar um bocado desesperado. Acho que vou ter que manter tudo desligado no interruptor entre utilizações, mas uma vez que nunca tinha feito isto na casa antiga, mesmo estando sempre ligado, fico preocupado.

Um abraço a todos.

lfalves
05-04-2007, 10:06
Já se passou algo semelhante com o meu sub (um KEF).
No meu caso o problema era do sub e levei-o à assistência técnica da KEF e onde resolveram o problema rapidamente. Nunca cheguei a perceber bem qual foi o problema, mas o que me interessa é que ficou resolvido.

Porque não tentas falar com a assistência técnica do teu sub. Talvez eles possam dar umas dicas.

JoaoPaulo
05-04-2007, 12:07
Meganómano, bem vindo ao mundo dos irritantes "ground loops" :P

julgo que o que se passa é que a TV Cabo está a fazer ground loop com o sub...(acontece com alguns sistemas e julgo ser uma situação relativamente usual)

procede ao seguinte teste... desliga a antena da TV Cabo e volta a religar os equipamentos... provavelmente o zumbido desparece... :Yes:

2 soluções:

a melhor e mais correcta, utilização de um filtro tipo os filtros da "Jensen"

http://www.cs1.net/cables/products/jensen_transformers/VRD-1FF.htm

se descobrires onde se vende uma coisa destas em Portugal, também estou interessado... ;)

a segunda solução passa por isolar a terra do Sub, ou seja retirar de alguma forma a ligação que o sub faz à terra, foi assim que resolvi um problema de ground loop, aconselho no entanto que contactes a marca do sub a perguntar se técnicamente essa ligação é possivel sem colocar em risco a integridade pessoal ou do equipamento. :Yes:

lfalves
05-04-2007, 17:28
Agora que falas em tvcabo :huum:, lembrei-me que o pessoal da assistência técnica da Kef mencionou algo sobre isso.

A minha experiência pessoal é que o arranjo do meu do sub (estava na garantia) foi rápido.

Meganómano
05-04-2007, 21:52
Ok, obrigado pela dica.
Para já optei pela segunda opção dada pelo João Paulo. Comprei no Continente um adaptador de terra do sistema francês para o português. Ou seja, a ficha na zona fêmea tem os dois contactos para terra, mas na parte macho em vez disso tem o orifício para o "ferro" de terra do sistema francês. Ora como a régua tem "terra" usando o nosso sistema o sub fica sem terra.
Agora ainda não consegui saber quem é o representante da Energy por cá. Tenho que dar uma ligadela para a loja onde o comprei. Quanto a garantia, o sub foi comprado em '99!

Eu vou dando notícias sobre o comportamento do sub.
Obrigado pelas dicas e quem quiser dar mais sugestões... Força!

Tojal City
06-04-2007, 14:01
Bem demais, não só a TVcabo é cara, tem má imagem, como ainda consegue a proeza de danificar os sub-woofers. :eheheh:

Meganómano
06-04-2007, 21:43
Más notícias...
Com o tal adaptador (sem terra no sub) quando por exemplo mudo de canal na box e o som sai pelo Amp... ouço um "hummmmmmmm" muito baixo no sub. Retirei a ficha, passando o sub a ter terra e deixei de ouvir este hummmmm.
Note-se que este hummmmm de que falo é muito baixinho, ao passo que o zumbido que o sub faz, é tão intenso que se o fizesse a meio da noite acordava-me a mim e provavelmente os vizinhos.
Já me aconteceu estar a ver o filme, o sub "passar-se" e aquilo é quase ensurdecedor. Parece que liguei o "pink noise" do amplificador para o canal do sub! :(
Só espero não ter o sub a dar o berro! :'(

Um abraço.