View Full Version : Digital Video Essentials
rsprivado
06-04-2007, 23:02
http://www.dvdinternational.com/pd_digital_video.cfm
http://www.dvdinternational.com/prod_images_large/dvdinternational_1843_641892.jpg
Isto resulta mesmo? Notam-se diferenças significativas?
pjorgenunes
16-04-2007, 01:23
Sim! Eu tenho um e já configurei o meu ex-projector e agora o Plasma com ele.
Se não estiveres na disposição de contratar serviços de calibração profissional como os da HMC por exemplo então o DVE será IMHO a melhor opção.
:Yes:
Wolfcrust
16-04-2007, 12:37
Onde se pode arranjar isso cá por Lisboa?
Desculpem a minha pergunta de maçarico mas isto tem alguma coisa a ver com aquelas opções de calibração que vêm nos DVDs de filmes com THX? É que se for +- a mesma coisa se calhar não vale a pena eu ir gastar mais aérios...digo eu :huum:
Zé Caixão
16-04-2007, 13:12
Mandei vir o meu DVE da Amazon.co.uk e custou-me à volta de 50€.
O que vou dizer a seguir é, obviamente, a minha opinião e não faltarão outros a discordar.
Compra um disco com certificação THX (geralmente lá vem os meios básicos de calibração da imagem) e esquece o DVE. Este último é uma seca medonha, tens que seguir instruções faladas em vez de escritas, é muito demorado, os menús para acederes directamente às opções de configuração da imagem estão bem escondidos e os resultados relativamente aos do THX não me parecem ser de grande diferença. O meu pj está calibrado com THX e o plasma, lá para o próximo fim de semana, quando tiver feito as 200 horas de rodagem, também vai levar com um THX.
Se és um purista fundamentalista, então vai para o DVE e prepara-te para demorares a caminho das duas horas de trabalho de afino, na melhor das hipóteses!
Wolfcrust
16-04-2007, 14:08
Duas horas :o
Acho que vou esquecer, tambem não tenho plasma ou projector que justifique :snif: chatear-me com isso, por isso vou continuar com a calibração dos DVDs THX. :-P
Onde se pode arranjar isso cá por Lisboa?
Desculpem a minha pergunta de maçarico mas isto tem alguma coisa a ver com aquelas opções de calibração que vêm nos DVDs de filmes com THX? É que se for +- a mesma coisa se calhar não vale a pena eu ir gastar mais aérios...digo eu :huum:
Ainda mais ignorância: alguém me pode dar um exemplo de um dvd com THX e como saber se é um desses?
Zé Caixão
16-04-2007, 23:31
O "Exterminador Implacável 2", na edição especial, tem as instruções THX para calibração da imagem. No disco do filme vai às opções de idioma e sobre a figura da cabeça do robot tens o simbolo THX. É só escolhê-lo e seguir as opções. Com um bocado de sorte encontras este filme ainda à venda numa MediaMarket.
Outro filme (este ainda à venda nas Wortens e MediaMarkets) com o THX Optimizer é a edição especial do "Alien, o Oitavo Passageiro". No disco do filme escolhes a opção Director's Cut e logo abaixo do PLAY tens o THX Optimizer. Cuidado que a edição normal deste filme (provavelmente já não estará à venda) não possui o THX Optimizer, apesar de dizer que foi optimizado segundo este método. E nas edições especiais dos outros Aliens não vejo nada.
Uma outra possibilidade, apesar de necessitar de confirmação (não tenho estes filmes), é a série "Star Wars". Pelo menos o quinto volume da saga tem o Optimizador, segundo informação de um amigo meu que possui este filme.
Infelizmente, e ao contrário de que julgo já ter dito aqui no passado, nem todos os filmes que tem o símbolo THX no verso da capa possuem o optimizador de vídeo.
Desses o único que tenho é o Star Wars. Vou ver se tem senão compro um dos que disseste.
Obrigado pela dica! :Yes:
O episódio III A vingança dos Sith tem o HTX para calibração. É o que usei no meu LCD, e acho que é o suficiente :Yes:
Tojal City
17-04-2007, 11:49
Star Wars
Indiana Jones
T2
Aladdin e Rei Leão (entrem com o menu em Inglês)
Piratas das Caraibas 1
Mas olhem eu por acaso arranjei o Avia (muito, muito bararatinho, 35 euros pela loja Clix :eheheh:) e as opções são muitas mais.
Zé Caixão
17-04-2007, 11:55
Realmente já tinha lido que o AVIA (que foi concebido para NTSC) era bem mais fácil de utilizar que o DVE. Já agora que loja Clix é essa?
Tojal City
17-04-2007, 13:10
You know? Loja sapo, loja oni, loja netcabo, loja cabovisão,, etc.. :-P
O Avia foi concebido para NTSC, mas hoje em dia com as resoluções HD isto é algo quem nem se denota diferenças.
Zé Caixão
17-04-2007, 15:59
No, I don't know. I leave in the end of the world... Ou então sou eu que já estou tão velho que nem reparo. :duh:
Julgo que o DVE lançou, ou está a lançar, uma versão especificamente para HD. Da AVIA não sei notícias.
Eu tenho a AVIA e o DVE, ambos comprados na loja Sapo, mas nunca experimentei nenhum.
Penso que tenho também um dvd com calibração da THX.
Só falta comprar o plasma ou pelo menos experimentar no plasma do meu pai ou no meu CRT.
Zé Caixão, as lojas sapo, clix, netcabo permitem descarregar os conteudos através da net. Não sei se percebes o que quero dizer... ::)
SergioRZ
17-04-2007, 17:26
Tenho o DVE, e sinceramente, acho que é uma bela porcaria, complicadíssimo de usar, e no fim de contas os resultados continuam a ser medidos a olho. Aquilo pode ajudar, mas entre aquilo e uma calibração vai uma enorme diferença. O THX Optimizer faz praticamente o mesmo de forma simples e rápida.
Já agora, se alguém quiser comprar o meu DVE, aceito ofertas :eheheh: Gastei um monte de $$$ naquilo e não me serviu para nada...
Sim, o DVE é complicado de usar as primeiras duas ou três vezes ... depois é fácil e rápido. E bem usado produz excelentes resultados, mas tenho que admitir que é uma seca a principio.
Entre outras coisas que O THX Optimizer não faz é, por exemplo, ajudar na calibração da cor, ao contrário do DVE, pois trás filtros especiais para o efeito.
Outro "defeito" dos THX Optimizers que vem com os DVDs é que "geralmente" essa calibração é para aquele filme em questão e não uma calibração genérica (mas esta depois também não serve para todos os DVDs, pois infelizmente, há muitos que não respeitam os standards, a começar por alguns que tem o selo THX). Enfim ...
Mas o mesmo de poderá dizer de uma calibração ISF, isto é, é genéricamente válida, mas não serve para todos os DVDs, pelos motivos já apontados.
Portanto, o video continua a ser uma área de compromissos dada a rebaldaria que infelizmente reina. IMHO.
Cumps
Comprei o meu DVE aqui (esta é a versão HD): http://dvd.co.uk/DVD/Digital-Video-Essentials-High-Definition/DVDI3001/product.htm
Wolfcrust
18-04-2007, 16:41
Mas olhem eu por acaso arranjei o Avia (muito, muito bararatinho, 35 euros pela loja Clix* :eheheh:) e as opções são muitas mais.
Não consigo encontrar na minha loja... :'( ...:lalala:
Ricardo Felisberto
18-04-2007, 16:48
Tendo em conta o interesse manifestado, e por ter um que não uso, coloquei-o à venda. http://forumhifi.com/board/index.php/topic,4978.0.html
Maverick
18-04-2007, 23:03
IMHO o DVE é uma ferramenta absolutamente indispensável para uma calibração decente num display. A estrutura dos menus não é muito simples, mas depois de saber onde estão as imagens pretendidas, torna-se bastante fácil. Pessoalmente não consigo conceber calibrar "a olho" sem recurso a este tipo de discos (há outros). O THX Optimizer foi uma forma que a THX encontrou de chamar a atenção para a necessidade de calibrar os displays, mas não é prático e fica muito pela rama.
O DVE é um dos discos que me acompanha sempre nas calibrações ISF que faço. É excelente para a definição inicial da gama dinâmica do contraste, ajuste do ponto preto e ponto branco, cores e sharpness.
Mav
Maverick
18-04-2007, 23:18
Again, IMHO, a maioria dos filmes foram produzidos e remasterizados de acordo com os standards. Dos displays que tenho calibrado, incluído o meu próprio, não sinto que funcione bem para uns e outros não. Pelo contrário, acho que uma calibração adequada cria condições para homogeneização no visionamento de filmes. É a única forma de se garantir que vemos o tudo o que é pretendido, da forma como é pretendido.
Já os canais de TV no seu estado actual ::)
Mav
Maverick,
Não pretendi de forma alguma (apesar de reconhecer que possa eventualmente ser dada essa interpretação ao que escrevi) desmerecer os benefícios, virtudes e vantagens de uma calibração ISF.
Para que não restem dúvidas, quando eu tiver o display que gostaria de ter, uma calibração ISF será mandatória. E para isso já sei a quem recorrer. :Yes:
No entanto, tenho consciência que nem todos os DVDs merecem essa calibração. Agora os outros todos sim, e estes são a larga maioria, felizmente !
Cumps
Boas,
Desculpem a minha ignorância: mas existem vários DVE's em formatos diferentes (VHS, DVD, etc...) e feito por companhias diferentes, ou o que eu estou a dizer é uma grande salganhada?
Se o que eu disse: companhias diferentes, qual o melhor a usar? Tenho um plasma de 42" e leitor de DVD's, ambos da LG (peço desculpa, não me lembro dos modelos* :lalala:).
Às tantas daqui a pouco, até na net se conseguem fazer free downloads desses DVE's.
Abraço e obrigado,
Carlos Bento
Maverick
19-04-2007, 11:28
Maverick,
Não pretendi de forma alguma (apesar de reconhecer que possa eventualmente ser dada essa interpretação ao que escrevi) desmerecer os benefícios, virtudes e vantagens de uma calibração ISF.
Eu percebi que não :Yes: Aliás achei que foste bastante 'diplomático' na abordagem, mas pensei que podia pegar na tua deixa e responder de uma forma generalizada às questões que têm sido debatidas nesta thread (pertinentes, IMHO) . O DVE é, às vezes, um mal amado devido à estrutura pouco user friendly, mas se se souber o que se procura, é fácil de se chegar lá. Não tem tudo o que é preciso para uma calibração profissional (a versão HD deverá corrigir isso) mas, para uma calibração "amadora" é mais do que suficiente.
No entanto, tenho consciência que nem todos os DVDs merecem essa calibração. Agora os outros todos sim, e estes são a larga maioria, felizmente !
É verdade, há DVD's que são uma desgraça, mas muitas vezes os problemas deles nem têm a ver com desvios aos standards mas sim com simplesmente um mau trabalho. Pode-se considerar que calibrar um display para os ver continua a ser proveitoso embora em termos de imagem absoluta não faça milagres e não sirva de grande coisa...Devem ser esses os DVD's que são usados nas comparações DVD vs HD-DVD e BR..... ::)
Mav
:Yes: :eheheh:
Já agora, o que nos podes dizer sobre os HD-DVD e BR que já tiveste oportunidade de analisar com o teu olho clínico ?
Cumps
Maverick
19-04-2007, 11:36
Boas,
Desculpem a minha ignorância: mas existem vários DVE's em formatos diferentes (VHS, DVD, etc...) e feito por companhias diferentes, ou o que eu estou a dizer é uma grande salganhada?
Existem vários DVE's, mas em suporte DVD (NTSC e PAL). Está para sair uma versão em HD-DVD. A sua utilização é universal, em termos de displays.
http://www.videoessentials.com/products_main.php
Mav
Zé Caixão
19-04-2007, 11:45
Mav
Conveceste-me. Lá vou eu pegar no DVE, arranjar paciência, e "recalibrar" pj e plasma devidamente.
Já agora, tens PM.
Maverick
19-04-2007, 14:02
:Yes: :eheheh:
Já agora, o que nos podes dizer sobre os HD-DVD e BR que já tiveste oportunidade de analisar com o teu olho clínico ?
Cumps
Essa é uma questão que dá pano para mangas... mas, do que tenho visto, a realidade em filmes é longe do que nos é feito crer nos clips de demos (onde de facto a resolução é excelente) e nos spots publicitários. O potencial está lá, mas, tal como acontece com o DVD na sua versão normal, não é aproveitado, ou melhor, bem aproveitado. Em alguns casos, a resolução extra é convertida em ruído na imagem o que não é propriamente bom. De resto, e do que tenho visto, nota-se em alguns filmes, diferenças claras na resolução mas nem sempre é contínua ou útil. Muita água ainda tem de passar por baixo da ponte...
Mav
"Em alguns casos, a resolução extra é convertida em ruído na imagem o que não é propriamente bom"
Partilho igualmente da tua opinião com grande ênfase nesta parte.
Cumps
Por acaso, vi na Fnac o novo filme do 007 em formato BR e reparei exactamente nesse excesso de ruído :-/
O equipamento era um LCD FullHD da Sony e um leitor BR também Sony, mas já vi esse "ruído" noutros display´s com o leitor BR da Panasonic :huum:
Já existe o DVE para HD-DVD para venda no sendit.com. Quanto a uma versão BD acho que não está previsto.
Pedro
Já existe o DVE para HD-DVD para venda no sendit.com. Quanto a uma versão BD acho que não está previsto.
Pedro
A versão a comprar do DVE, neste momento, será esta?
http://www.cdwow.ie/detail_results_11.php?product_code=1042772
Ao calibrar com o DVE (o HD), as definições também vão servir para ver tv, ou só servem para ver dvd?
A calibração apenas se aplica à fonte objecato de calibração. Se tens + do que uma fonte (PJ e Plasma por exemplo) tens que realizar duas calibrações diferentes.
Salvo erro, para calibrar imagem proveniente dos canais de televisão necessitas de um gerador de sinais (que faz a mesma função que o DVE mas sem DVD) que te permita passar o sinal de referência de calibração pelo mesmo caminho. Ai poderás calibrar a "imagem dos canais de Televisão".