View Full Version : Museu de Rádios Antigos
marcosta
09-04-2007, 15:11
Boa tarde,
Não sei se será este o local apropriado para fazer esta publicidade. Li as regras e não encontrei nenhum artigo que se oponha a esta divulgação. Mas se os administradores do fórum entenderem que este conteúdo viola as regras por favor apaguem este “post”.
Sendo assim aqui vai.
O meu Avô ao longo dos anos coleccionou rádios, amplificadores e gira-discos. Mais rádios, diga-se de passagem. Como resultado conseguiu um espólio com alguns modelos fantásticos. O rádio mais antigo data de 1918, é um rádio de galena. Recentemente, e com o apoio da Câmara Municipal de Gouveia, foi inaugurado o Museu de Rádios Antigos, nos Bombeiros de Vila Nova de Tázem, que alberga esta colecção do meu Avô.
Por isso, se um dia, algum de vós for para os lados da Serra da Estrela, e por curiosidade, não deixem de passar em Vila Nova de Tázem para visitar este Museu.
Deixo aqui um link para verem alguns modelos. As fotos são do dia da inauguração.
http://galeria.vilanovadetazem.com/thumbnails.php?album=13&page=1
Obrigado
Marcos Costa
ora ai esta uma boa ideia, os meus parabens pela iniciativa. :Yes:
Mozartiano
09-04-2007, 22:13
Ora muito bem, partilho igualmente dessa iniciativa que é muito salutar. Sem querer meter foice em ceara alheia, eu próprio também já tive uma iniciativa semelhante, a de fazer um museu virtual com peças de vinilo, mais concretamente gira discos, isto em mneados de setembro, outubro 2006, e a resposta que tive por quem de direito foi: Em apreciação. Conclusão: :huum: Já lá vão uns dias em apreciação :eheheh: E eu ainda á uns dias ainda tive a iniciativa num tópico iniciado por mim próprio de deixar uma dica no ar para assinalar milésimo membro, no sentido de juntar
as pessoas, sejam participantes, e familiares ( Filhos, Mulheres, Companheiras , etc, etc. ), a fazer uma tertúlia, e repito o interesse na escala de 1 a 100 foi 1,5%, portanto inicitiavas destas infelizmente....
Por isso, mandar isto tudo ás malvas...
Abraço Caro Marcos Costa. :Yes: :salute:
Sem querer tirar o merito da iniciativa o que é impressionante das imagens que podemos ver é que, praticamente, não vemos os radios. Bandas, presidente da junta, bombeiros, comes e bebes, tudo excepto o que é realmente importante que são os rádios.
Isto é Portugal no seu pior, agarrado ao acessório e esquecendo-se que fundamental.
Vejam lá bem as imagans do site e não me digam que não é patético. # fotos onde se veêm os radios.
rneiva... lê bem o post do Marcos.
Sem querer tirar o merito da iniciativa o que é impressionante das imagens que podemos ver é que, praticamente, não vemos os radios. Bandas, presidente da junta, bombeiros, comes e bebes, tudo excepto o que é realmente importante que são os rádios.
Isto é Portugal no seu pior, agarrado ao acessório e esquecendo-se que fundamental.
Vejam lá bem as imagans do site e não me digam que não é patético. # fotos onde se veêm os radios.
Ora bem, esta sim que é uma critica opurtuna. Bravo Senhor Neiva.
De facto, esta colecção deve ter um interesse fantastico muito mais que pode parecer.
Aí estão os bombeiros e as bombeiras em formação, as personagens de figurino, eu como isto e tu aquilo, o carro do apaga fogos..... e os rádios parece que ninguém quer saber. Será que ninguém dê valor a este material? Ninguém tem uma pequena ideia das artimanhas que se empregavam para captar ondas?
Igual que em Alemanha. Veijão os links ao fundo de esta pagina. http://www.jogis-roehrenbude.de/
Há um autentico movimento social de novos, adultos e velhos, reconstruindo e construindo velhos modelos de radios.
O meu problema com os alemães é que mesmo havendo sendo romanisados, não deixaram de ser barbaros. "les Boches" como diriam os franceses. De qualquer forma, a cortezia não tira a valentia e é todo um exemplo a seguir.
O que parece na reportagem é que o pessoal aproveitou para sair e ver por aí umas caixinhas velhas.
Não deixem nunca que a mediocridade seija como oleo na agua porque então, ela estará sempre por encima e flotoando. Quem é o Seu avô Marcosta? Aonde está la fotografia?
Envie-lhe um abraço da minha parte.
Respeitosamente.
Nafty
Creio que li bem. O que vemos são 3 fotos com os radios e o resto são as forças vivas do Concelho. Não tiro o mérito ao avô que o tem, e muito.
O que eu digo que isto é a foto do país. O fundamental do museo é o conteúdo, que não vemos, e o unico que vemos é o acessório, presidente da junta, do concelho, bombeiros e outras "individualidades".
Que é do día da inauguração ? Porreiro, onde é que estão as fotos dos rádios ?
rneiva, nos sites dos outros museus (qualquer um), também não vês as obras na net, ou vês?
Acho muito bem que estas não apareçam no site. Quem quiser que vá lá ver os rádios e pague bilhete, que é para ajudar à sua restauração e conservação.
rneiva, nos sites dos outros museus (qualquer um), também não vês as obras na net, ou vês?
Claro que aparecem Senhor Jazz.
Uma obra ou um produto tem uma previsualisação na web para que as pessoas se interessem nas obras.
Acho muito bem que estas não apareçam no site. Quem quiser que vá lá ver os rádios e pague bilhete, que é para ajudar à sua restauração e conservação.
Desculpem mas esta é uma filosofia de divulgação á qual eu não estou acostumado.
É só um problema de prepectiva.
Respeituosamente.
Nafty
Caro Nafty, não concordo.
Não acho que, neste caso, o museu tenha alguma obrigação de mostrar os rádios online. Pode mostrar alguns exemplos para aguçar o apetite, mas mais do que isso não. Senão, vivia do quê? Para ter lá os rádios é preciso ter lá alguém a limpá-los, a conservá-los, ou não? E quem paga a essas pessoas? Quem paga a luz, as limpezas, a conservação a aquisição de novas peças? Parece-me a mim (e muito bem) que devem ser os visitantes com o preço dos bilhetes. Mas isso é só a minha perspectiva.
Estimado Senhor Jazz:
Eu tenho que ir porque o tempo para forum acabou para mim. Antes, e seguindo o seu razonamento, onde estão essas fotos de exemplares para aguçar o apetite?
Não é que o museu tenha obrigação de nenhuma coisa. É que isso não é uma promoção que se diga.
Em fim, diferentes filosofias de marketing.
Sinceramente
Nafty
Mais uma vez, e este é o ultimo post que ponho sobre este assunto, o que eu queria salientar é o provincianismo. Para inaugurar o museo da radio, monta-se uma parafernália incrível. Não há nada mais importante nessa vila ?
Mais, o museo está em Vila Nova de Tazem, localidade que a maioria nunca ouviu falar nem sabe onde está. Tipicamente nestas coisas, os habitantes do concelho não pagam para ir ao museu. Mas mesmo que paguem. Quanto é que acham que se vão fazer de entradas ao ano ? Ninguém vai a Gouveia de proposito para ver um museo da radio. Talvez se estiver lá e nem mesmo assim. Se realmente querem divulgar, então ponham as fotos na web que vai ser a unica forma.
Mas de novo. O meu comentario era mais na perspectiva de chamar a atenção para o que acho ser de um extremo provincianismo e que, multiplicado por todo o território, explica onde estamos e porquê. É o celebre inaugurar rotundas. Era por aquí que ía o meu comentario. E agora que está a passar o excelente programa do Barreto, isto é o Portugal que não mudou em 30 anos.
miguelbarroso
10-04-2007, 08:57
rneiva... concordo que é um reflexo de provincianismo - mas sabes que mais... não é só Portugal - que mania que o ppl tem de deitar abaixo "isto só mesmo em Portugal", "Portugal não mudou", etc...
Vai para a "província" na Alemanha, e tens o mesmo... vai para Inglaterra e tens o mesmo... Espanha, França... o mais engraçado é vê-los tb a queixarem-se "epá, isto só mesmo neste país"
Arre, que mania de dizer que só cá é que as coisas são más!
Nem tudo está bem, mas Portugal mudou e muito - para pior numas coisas é certo, mas para melhor na maior parte, acreditem!
Skywatcher
10-04-2007, 08:58
Ou eu fui distraído, ou o que me pareceu foi que as fotos claramente mostravam o 42º aniversário dos Bombeiros Voluntários de VN Tazem. Incluída nas comemorações desse aniversário esteve a abertura, na sede dos bombeiros, de uma sala dedicada a museu de rádios, que foram doados pelo avô do Marcos, tendo ele também sido homenageado (não sei se apenas) por causa disso.
É, portanto, natural que nas imagens do aniversário dos bombeiros estejam as paradas, as recepções e, também, em algumas fotos, uma das actividades que ocorreu, que foi a abertura do museu.
Ou passou-me algo ao lado?
gorogoro
10-04-2007, 10:53
Esta discussão também se tornou num provincionismo tuga tipico.. Tanto baraulho só por causa de umas fotos.. geezzzzzz
Mts parabens ao avozinho que nao se importou de tornar publica a sua coleção pessoal de radios e etcs.. :Yes:
Esta discussão também se tornou num provincionismo tuga tipico.. Tanto baraulho só por causa de umas fotos.. geezzzzzz
Mts parabens ao avozinho que nao se importou de tornar publica a sua coleção pessoal de radios e etcs.. :Yes:
Fdss, alguém com 2 dedos de testa.
BTW, Marcos parabéns ao teu Avô. Deves estar orgulhoso... eu ficaria. :Yes:
Mozartiano
10-04-2007, 11:07
Fdss, alguém com 2 dedos de testa.
BTW, Marcos parabéns ao teu Avô. Deves estar orgulhoso... eu ficaria. :Yes:
Só tiro o chapéu e sublinho e repito o que disse num tópico meu sobre este assunto, faço vénia e curvo-me. :Yes: :worship: :salute:
marcosta
10-04-2007, 11:18
Bom, de facto tenho de dar uma explicação.
Este Museu foi inaugurado em conjunto com o 42º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Tázem. A reportagem no link que enviei trata estes dois eventos. E é claro, não foi possível dar mais importância ao Museu. Enfim...
Quanto a Vila Nova de Tázem. Fica para os lados de Mangualde, Viseu, Gouveia. Tem a Adega Cooperativa de Vila Nova de Tázem de onde já saíram alguns vinhos premiados a nível Nacional e Europeu. Tem um Centro Cultural, com a dimensão adequada à pequena Vila, e é claro tem os seus marcos históricos tais como a Igreja ou a Escola Centenária.
Quanto a fotos, tenho algumas, mas como a colecção tem mais de 300 exemplares deixo apenas uma pequena amostra. No entanto, gostaria de dizer que em breve irá estar disponível na net um site do Museu de Rádios Antigos. Aí sim vai ser possível ver e ler algo mais sobre tudo o que envolve estas peças.
Por exemplo, existem dois gravadores de fio Webster-Chicago a funcionar. Um deles tem um discurso que ainda não conseguimos descobrir quem é. Já disseram que é o JFK...mas lá chegaremos. Existe também um rádio de galena de 1918 que para captar frequências necessita de uma antena de cerca de 12 metros...e o resto fica para outra altura.
Por último, gostaria de dizer que tudo o que envolve este Museu toca-me profundamente. Foi um sonho realizado pelo meu Avô e é motivo de extremo orgulho para mim e para toda a minha família.
Mais uma vez, obrigado a todos pelo vosso interesse.
[anexo expirou]
Mozartiano
10-04-2007, 11:33
Bom, de facto tenho de dar uma explicação.
Este Museu foi inaugurado em conjunto com o 42º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Tázem. A reportagem no link que enviei trata estes dois eventos. E é claro, não foi possível dar mais importância ao Museu. Enfim...
Quanto a Vila Nova de Tázem. Fica para os lados de Mangualde, Viseu, Gouveia. Tem a Adega Cooperativa de Vila Nova de Tázem de onde já saíram alguns vinhos premiados a nível Nacional e Europeu. Tem um Centro Cultural, com a dimensão adequada à pequena Vila, e é claro tem os seus marcos históricos tais como a Igreja ou a Escola Centenária.
Quanto a fotos, tenho algumas, mas como a colecção tem mais de 300 exemplares deixo apenas uma pequena amostra. No entanto, gostaria de dizer que em breve irá estar disponível na net um site do Museu de Rádios Antigos. Aí sim vai ser possível ver e ler algo mais sobre tudo o que envolve estas peças.
Por exemplo, existem dois gravadores de fio Webster-Chicago a funcionar. Um deles tem um discurso que ainda não conseguimos descobrir quem é. Já disseram que é o JFK...mas lá chegaremos. Existe também um rádio de galena de 1918 que para captar frequências necessita de uma antena de cerca de 12 metros...e o resto fica para outra altura.
Por último, gostaria de dizer que tudo o que envolve este Museu toca-me profundamente. Foi um sonho realizado pelo meu Avô e é motivo de extremo orgulho para mim e para toda a minha família.
Mais uma vez, obrigado a todos pelo vosso interesse.
Caro Amigo,
Uma vez mais a minha vénia, :worship:mas penso que não tem que dar explicações a ninguem, cada um tira as conclusões que bem entende e só a eles dizem respeito, o que interessa nesta situação, foi a sua iniciativa, é uma mais valia. Se fica em Gouveia, ou em nenhures, acho isso muito bom, porque o país não é só Lisboa, infelizmente para umas coisa é e funciona como tal, mas para outras não será assim, porque a cultura não se centraliza na Capital, ela é parte integrante de Norte a Sul, se é pacóvia, se calhar mais sê-lo nas origens e na sua essência, do que sêr pacóvio doutorado ''estatuto'' este que mina a nossa sociedade, a nossa capital, e as nossas gentes e por consequência a nossa cultura.
abraço
Challenger
11-04-2007, 22:13
Ora Viva!
Portugal não é só Lisboa! :eheheh: :eheheh: :eheheh:
Que bom ver a minha terra e concelho aqui ao badalo! De facto ainda há dias em Gouveia ( de onde sou natural, com muito gosto e orgulho :worship:) reparei que estão a reconstruir um edifício para o futuro museu da miniatura automóvel ( fica já a pub. o:))
De facto, acerca do Museu de rádios, tinha lido a notícia por alto, mas acho que é com museus e iniciativas deste tipo que se vai revitalizar uma zona e uma região onde, daqui a pouco, não pára ninguém!
Áparte fotos e demais opiniões sobre o resto,já debatidos aqui, este novo museu em Vila Nova de Tazem pode ser faça a malta mais nova redescobrir algumas peças que estão lá nos sotãos a apanhar pó e que se calhar poucos ligam. Ainda sou do tempo em que ouvia as incríveis emissões de países estrangeiros e folhetins naqueles aparelhómetros com barulhos esquisitos, e que aos poucos foram desaparecendo lá de casa ( pelo menos 2 ). Quem mos dera cá agora!
Boa ideia e iniciativa que por demais motivos aplaudo! :Yes:
Faço minhas as palavras do Mozartiano no seu último post (se ele mo permitir).
Marco, muitos parabéns ao teu avô pela iniciativa. Atitudes destas são sempre de admirar e louvar.
Mozartiano
11-04-2007, 23:02
Muito Bem :salute: :Yes:
Estimados Senhores.
A exposição tem duplo valor:
1) que não se esqueça toda uma época de electronica e do fenomeno "Radio" dos primeiros tempos.
2) contagiar as novas gerações.
Eu, estou de acordo com o Senhor Neiva; Não é uma critica para deitar abaixo senão para corrigir e modificar o que não está de todo bem. Portugal, deve ir mais depressa (esteve demasiado tempo dormido) e para tal tem que assumir erros e ter um sentido de autocritica. Assim que com fotos de rádios e modelos muito interessantes, ficamos mais senciveis á magnitude da colecção. Dè ao seu avô um forte abraço do 4Z4SL. Creio que ele deveria ser um CT1xx ou "Charlie Tango".
Assim que muito boa iniciativa e eu pessoalmente me presto a ajudar se falta faz.
Respeitosamente.
Nafty
artofnoise
21-04-2007, 12:40
Sim senhor! radios muito bem estimados ;)
Tenho um movel com giradiscos e gravador de bobines a valvulas que um dia gostava de recuperar
Foram os anos da radio :)
aminharadio
06-08-2007, 12:16
Parabéns pela invulgar iniciativa.
Eu digo invulgar, porque, infelizmente, no nosso país, preservamos muito pouco a nossa memória e temos muito pouco respeito pelo passado.
Ainda há algum tempo a RDP transferiu o seu excelente museu da rádio, considerado um dos melhores do mundo, para um pequeno espaço no museu das comunicações. Resultado: muito material exposto foi desmantelado, parte para peças de reposição, o restante para o lixo!
Para além de entusiasta pelo áudio, sou, também, coleccionador de rádios antigos, tendo há mais de 5 anos, um site na Internet dedicado à história da rádio, com fotos, sons, textos e uma galeria com receptores de rádio, não só meus, mas também de muitos coleccionadores.
Se quiserem fazer uma visitinha, por favor:
http://www.aminharadio.com
Podem aceder directamente à galeria através do url:
http://www.aminharadio.com/galeria/
Desculpem qualquer coisinha...
Cumprimentos,
António Silva
marcosta
06-08-2007, 19:05
Boa tarde a todos,
Já não escrevia uma linhas por aqui há uns tempos...
No entanto tento acompanhar todos os desenvolvimentos no Fórum HiFi.
Gostaria de dar mais uma informação.
O site do Museu já está online.
www.radiosantigos.net (http://www.radiosantigos.net)
Um abraço
Marcos Costa
aminharadio
07-08-2007, 10:01
Gostaria de dar mais uma informação.
O site do Museu já está online.
www.radiosantigos.net (http://www.radiosantigos.net)
Parabéns mais uma vez. Vou adicionar o link no meu site e fazer um post sobre o assunto.
Vida longa a estas relíquias!
Abraço,
António Silva
Ainda há algum tempo a RDP transferiu o seu excelente museu da rádio, considerado um dos melhores do mundo, para um pequeno espaço no museu das comunicações. Resultado: muito material exposto foi desmantelado, parte para peças de reposição, o restante para o lixo!
Quando veijo estas coisas escritas, entro em parafuso.
Isso mostra que uma sociedade escolheu a mediocridade e a ignorancia para chegar á felicidade. É facil, não faz falta pensar. Só tens que aprender a viver no mundo do NADA. BUAAAAAAAAAA "Quero cheirar fumaça de oleo disel e me embriagar até que alguém me esqueça"; Chico Boarque.
Cordealmente.
Nafty