PDA

View Full Version : Construção de X-over externo

Vermeer
17-04-2007, 16:31
Caros,

sou virgem no diy, mas gostava de me estrear com o upgrade ao x-over das minhas colunas. Trata-se de umas Infinity Renaissance 90, uma das últimas grandes colunas da infinity e julgo que a extraordinária qualidade dos drivers me permitiria benificiar de umas "mexidas" no crossover.
A minha intenção seria a de os passar para o exterior, alojando-os em caixas de acrílico construídas para o efeito. Também tenho a intenção de não utilizar a board original, fazendo soldadura ponto a ponto com cabo excelente qualidade.
Junto em anexo os esquemas do crossover e gostaria de poder contar com sugestões relativamente ao caminho a seguir e quais os componentes que deveria utilizar.
Li coisas interessantes acerca dos componentes da Duelund (nomeadamente em http://www.humblehomemadehifi.com/Cap.html), mas os preços são proibitivos e é impraticável utilizar apenas componentes deste fabricante (já troquei uns emails com o responsável da marca e ele indicou-me quais seriam os componentes que ele poderia fornecer e a ordem de prioridade da sua substituição).

Agradeço desde já quaisquer conselhos que me possam dar ...

Vermeer

[anexo expirou]

MikeF
17-04-2007, 23:12
Suponho que tirares tudo isso e configurares um sistema activo está fora de questão, não?

Vermeer
18-04-2007, 09:54
Suponho que tirares tudo isso e configurares um sistema activo está fora de questão, não?

Não, Mike ... não está fora de questão. Aliás, essa seria a minha primeira escolha. No entanto fazer isso com um design de 4 vias (na verdade, 4 vias e meia, já que o woofer tem duplo voice coil) é complexo, muito trabalhoso e caro. A lyngdorf permite fazer isso mas apenas com um ponto de crossover (nada que não se resolvesse com uma solução em cascata). Depois há soluções das quais se fala muito bem como a da deqx (australiana). Em qualquer dos casos seria bastante caro (3 powers pelo menos, no caso de juntar o mid-bass com o bass) e com um resultado incerto ...
Dito isto, sou um crente em absoluto das soluções activas. Mas para ser bem feita a adpatação de uma coluna com x-over passivo para activo, estamos a falar numa reengenharia completa da coluna que exige meios que não estão ao alcance de qualquer um.

Se tiveres alguma sugestão ... o:)

MikeF
18-04-2007, 10:12
Pelo contrário, se passares as colunas para activas não há muito que saber, é retirares o x-over e instalares 4 pares de bornes de colunas, ligando cada borne a cada alto-falante directamente, sem resistencias, condensadores nem nada que se pareça... uma limpeza completa!
depois precisas é de saber quais as frequencias de crossover para configurares o x-over activo, e quais os tipos de filtros (linkwitz-riley ou butterworth, e qual a ordem da pendente). e depois é só introduzires isso no setup x-over activo.
podes fazer isso com uma solução em cascata de lyngdorfs digitais... (no teu caso, com 4 vias não sai barato... teriam de ser pelo menos 3 tdas e um sda, com a vantagem de que conseguias fazer toda a filtragem do x-over sem que o sinal passasse por analógico, excepto no ultimo andar da cascata, mas até isso se pode evitar com 4 tdas).
mas há outras soluções. Já falei por aqui dum x-over activo da accuphase que dá para colunas até 4 vias.

Vermeer
18-04-2007, 12:14
O x-over da accuphase a que te referes deverá ser o DF-45. No Japão compra-se por 4500 € e na europa custa - como é habitual com a accuphase :-/ - o dobro. Mesmo ao preço do japão, estamos a falar de muita massa ... mas acredito que seja algo de fabuloso. A isso acresceria o custo de 4 powers ... e eu não gosto de fazer planos a contar com o euromilhões :-\
Uma solução da Lyngdorf custaria quanto?

Quanto a isso ser simples de implementar, receio que não possa ser assim. Para ter as características do x-over teria que simular o comportamento do circuito, certo? e depois adaptar o x-over digital ao comportamento simulado, certo? é disto que estamos a falar?

Vermeer

MikeF
18-04-2007, 12:59
Num sistema activo o amplificador "ataca" directamente o alto-falante, sem crossover passivo, e sem elementos no caminho do sinal. por isso a modificação das colunas seria fácil de fazer, era só ligar directamente de 4 pares de bornes a cada unidade.

O circuito de crossover o que tenta definir é o que te disse, os filtros de crossover (definidos pelo tipo de filtro, uma frequencia de corte e uma pendente), e esses podes simular perfeitamente com o (os) dsp da solução que escolheres.

se usares uma solução com 3 tda + 1 sda é coisa para uns 12000€ (a minha fama de recomendações económicas... :lalala:); um accuphase e 4 powers stereo... depende dos powers...

Vermeer
18-04-2007, 13:16
Num sistema activo o amplificador "ataca" directamente o alto-falante, sem crossover passivo, e sem elementos no caminho do sinal. por isso a modificação das colunas seria fácil de fazer, era só ligar directamente de 4 pares de bornes a cada unidade.

O circuito de crossover o que tenta definir é o que te disse, os filtros de crossover (definidos pelo tipo de filtro, uma frequencia de corte e uma pendente), e esses podes simular perfeitamente com o (os) dsp da solução que escolheres.

se usares uma solução com 3 tda + 1 sda é coisa para uns 12000€ (a minha fama de recomendações económicas... :lalala:); um accuphase e 4 powers stereo... depende dos powers...

Miguel,

acabas de justificar o porquê da minha opção pela solução passiva: custo :'(. Isto mesmo indo para componentes do melhor que há ...

MikeF
18-04-2007, 16:24
o custo é equivalente a um millennium ou a outros integrados de topo ;D

se não fossem colunas de 4 vias saía bastante mais em conta. mas era uma solução muito interessante, 4 amps digitais em cadeia...

stuyvesant
20-04-2007, 03:08
Vê se te abre portas de configuração:

http://www.behringer.com/DCX2496/index.cfm?lang=ENG