View Full Version : Colunas traseiras bi-polares
Andando na minha busca para umas colunas satélites para completar o meu sistema, deparei-me com estas
http://www.supersonido.es/productos/productos-ver-pt.asp?id=4404&idCategoria=1
Aqui se levantam as dúvidas, como é para a parede, se bem colocada substitui as 2 traseiras?
As ligações ao AV são feitas como se 2 colunas se tratasse?
O meu sistema é composto por 2 wharfedale 9.0 como frontais, wharfedale cc como central e sub Kef 1000.2.
Obrigado
Zé Caixão
20-04-2007, 18:39
Olá, JMB
As duas dúvidas deixaram-me com... algumas dúvidas. :-[
Perguntas se estas colunas, sendo de afixação na parede, substituem as duas traseiras desde que bem colocadas.
Pois, a questão é que estas são colunas "traseiras" ou ditas também de surround. É preciso ter em conta que a sua fixação pode ser feita numa parede lateral ao nosso plano de audição ou, caso haja espaço, nessa mesma parede lateral, mas num plano ligeiramente mais recuado.
E não, não tem que estar bem atrás de nós. Aliás, bem atrás do nosso plano de audição pode estar (caso o amplificador/receptor audio/vídeo o permita) uma ou duas colunas, chamadas de back surround, as quais irão dar mais algum preenchimento ao campo acústico que medeia entre as colunas surround.
As configurações de audio multicanal com o recurso a colunas de back surround são designada ds 6.1 ou 7.1, consoante os casos, mas isto já não deve ser novidade para ti.
Acrescente-se que há quem defenda que este tipo de colunas dipolo são preferíveis como colunas de efeitos (ou surround) porque possuem uma boa capacidade de dispersão sonora, fazendo com que o ouvinte se sinta mais imerso no palco sonoro lateral e traseiro.
Julgo que mais importante do que estas considerações é a integração sonora destas colunas com o conjunto da Kef que já reside na tua casa. Não conhecço em detalhe as Kef e nem as Klipsh, mas deverias considerar a hipótese de adquirires colunas monitoras da Kef, pois as mais baratas desta marca não devem fugir muito a estes preços. Outra hipótese é espreitares os classificados deste fórum, pois parece-me que volta e meia pingam umas Kef por lá.
Uma última nota - caso optes por estas Klipsh e não possass fixá-las nas pareds laterais próximas do teu plano de audição, também mal nenhum vem ao mundo se usares a parede traseira, desde que as mantenhas suficientemente afastadas entre si por forma a assumirem um plano traseiro e lateral ao teu ponto de escuta. Deverás ter em atenção de que estas colunas deverão situar-se pelo menos a 50cm de qualquer canto. Para além disso, e caso opção de uso seja o home-cinema, as colunas de surround fixadas nas paredes deverão situar-se também a cerca de 80 cm (se não me falha a memória) acima do teu ponto de escuta, ou seja, geralmente a 1,8 a 2m metros do chão.
Também não percebi muito bem as tuas dúvidas sobre as ligações. Simplesmemte deverás ligar cada uma destas colunas às respectivas saídas surround localizadas no teu amp. a/v, tal e qual como se de outras colunas normais (como as tuas frontais) se tratasse.
Cumps
José António
Zé, parece-me que a dúvida em relação às ligações, manifestada pelo nosso amigo JMB, se prende com o facto de tratar-se de colunas bi-polares.
Respondendo concretamente a esta questão, JMB, trata-se de colunas como quaisquer outras só que cada uma delas "dispara" o som simultaneamente em direcções diferentes, havendo inclusivamente duas formas distintas desta dispersão: as bipolares e as dipolares.
Se estiveres interessado em saber pormenores, posso informar-te e/ou indicar sites que expliquem da forma mais correcta.
No que toca às ligações à amplificação, o facto de tratar-se de bipolares ou dipolares não acarreta qualquer alteração em relação às colunas "normais".
Abraço
Fernando
Boas Serpa
Agredecia mais informações ou sites sobre as mesmas
Obrigado