View Full Version : Réguas de ligação de boa qualidade
Pepe Alves
23-04-2007, 00:08
Olá a todos:
Gostava de saber se as réguas eléctricas para ligação de todos os componentes quer de Home cinema quer de som stereo podem fazer diferença na qualidade do Som e Imagem?
A Profigold tem este modelo PGS1001ECN, alguém usa igual??? É bom ? O que me podem aconselhar?
(Este modelo custa na Fnac + ou - 45 €, no entanto já vi noutras lojas réguas de 150€ e mais)
Vale a pena investir num aparelho destes???
Outra questão:
Supressores de ruído para ligação de Tv por cabo tem interesse gastar dinheiro num aparelho destes??
Toda a ajuda é bem vinda, sou apenas um Humilde ignorante nestes assuntos!!!!!!
Mr.Bruns
24-04-2007, 16:01
Boas, recomendo uma Supra ou uma Agille algures entre 150 e 200€, mas não tem nada a ver...
Tenho duas Aguile e estou contente com elas.
Xavier,
Queres experimentar uma do Atelier Audio que levei ao show?
Pepe Alves
24-04-2007, 21:55
Gostava de saber é as diferenças que vocês notaram em relação a uma régua normal.
MikeF onde posso encontrar informações sobre essas do Atelier Audio??? Quanto Valem?
Mr. Bruns e sobre essa Aguille onde posso encontrar mais informações??
Obrigado.
Mike,
Longe da vista longe do coração. Fechei a loja quanto a Powercords e réguas. ;D
No meu sistema notei que o som abriu, ficou com um palco maior. Até com a adição de um VdH Mainstream ao meu Gravador Sony (que utilizo como sintonizador do PJ) contribuiu para a melhoria significativa do som.
Apenas te posso aconselhar a ouvir e depois logo poderás formar uma opinião mais sólida.
Nuno Falcão
26-04-2007, 14:20
Pepe,
Tens uma HMS nos classificados.
http://forumhifi.com/board/index.php/topic,5119.0/topicseen.html
A HMS tb tem supressores para TV Cabo mas são caros.
Este tipo de aparelho só tem interesse se a interferencia do sinal da TV Cabo for claramente audivel no sistema audio/AV o que nem sempre acontece
eu comprei à pouco tempo uma supra e confesso que não sinto diferença nenhuma... :???
eu comprei à pouco tempo uma supra e confesso que não sinto diferença nenhuma... :???
E tens powercords decentes ou de origem? É que a diferença pode estar aí. :luz:
vinilsuporter
19-07-2007, 13:45
eu sei que isto pode ser polémico:
tive uma régua audio agile line II salvo erro com 7/8 tomadas, parte delas próprias para digital, acreditem ou não só me "estragavam" a dinâmica do amplificador, ficava mais lento, perdia "ataque", o que piorava se lhe ligasse a ficha de TV.
por isso este tipo de equipamentos deverá ser experimentado caso a caso.
uso uma que comprei numa loja normal marca ITS G5CA6S com 6 tomadas e maravilha, acho que custou 7 euros e desempenha na perfeição a sua tarefa. à noite desligo o interruptor e fica fora de circuito.
A qualidade da energia eléctrica faz muita diferença, e é por isso que há noite a aparelhagem soa melhor do que de dia. Uma boa régua com filtro ajuda a melhorar a corrente.
O problema é que algumas réguas devido aos filtros e à sua contrução para limpar a corrente tb tira a dinâmica e os amplificadores são os primeiros a ressentirem-se disso.
Quem já ouviu uns Hydra não pode dizer que a régua de 7 euros é melhor. Agora sabemos que há réguas e réguas e que muitas são só cósmética.
E quem diz réguas diz tb cabos de sector.
Se puderes pôe um circuito rede dedicado só para o som, melhora a qualidade das tomadas, depois avança para uma régua e cabos de sector.
P.S. dei o exemplo de uma régua Hydra que para mim é uma referência e infelizmente está fora do meu orçamento por enquanto, mas se a tua carteira puder comprar um hydra 6 ou 8 experimenta.
SergioRZ
19-07-2007, 22:25
Epah, alguém me explica uma coisa... quais são as implicações de colocar um circuito dedicado para uma ou duas tomadas na sala (as do sistema)?
É preciso partir paredes? Trocar o quadro? Ou é apenas acrescentar uma coisa no quadro, realinhar uns fios que até já estão colocados (ou eventualmente passar uns fios novos pelos orifícios já existentes)?
Epah, se isto for coisa que se faça sem grande estrago (material) nem grande "festival" cá em casa... até gostava, MUITO, de fazer isso, juntamente com umas tomadas boas, cabo de boa qualidade (o que passa dentro da parede), etc e tal... em termos financeiros nem me parece que isto seja muito caro, deve valer a pena.
E alguém me indica uma pessoa para fazer o serviço? Algum colega de forum que tenha mandado fazer isto me quer indicar o contacto da pessoa que o fez? Era bom pois assim seria alguém já sensibilizado para a questão :Yes:
Agradeço ENORMEMENTE que me ajudem nestas questões ;)
Já agora, é possível colocar algum tipo de mecanismo de protecção contra relâmpagos e descargas fortes no quadro, ou na parte do quadro onde colocamos o circuito dedicado? E isso é algo que pode prejudicar o som?
Eu estou a usar uma régua baratuxa, apenas por uma questão de arrumação, é muito fina e estreita, ocupa pouco espaço, e tem 12 tomadas, o que me permite ligar lá tudo menos o amp (este está ligado sozinho numa tomada para não partilhar uma régua e ser afectado por outros componentes). A única coisa "diferente" que esta régua tem é um fusível de protecção, pelo que me disseram na loja... Ele realmente está lá, e supostamente protege os equipamentos lá ligados de uma qualquer descarga violenta, queimando o fusível e desligando a régua... Isto não é intrusivo como os filtros RFI etc, pois não?
SergioRZ
25-07-2007, 17:08
Calma, não ajudem todos ao mesmo tempo... :protesto:
movie_fan
25-07-2007, 17:11
http://forumhifi.com/board/index.php/topic,159.msg1643.html#msg1643
De nada. o:)
Quando tu pedes ajuda geralmente já sabes ferpeitamente o que queres fazer, por isso deve ter sido o que pensaram... :devil:
SergioRZ
25-07-2007, 23:08
eeerrr... não Mike, normalmente fazem imensas sugestões ou providenciam informação útil quando eu por acaso até nem o pedi... :huum:
Ou, por outro lado, eu digo quais as regras do jogo, peço ajuda dentro dessas regras, e 90% das ajudas sugerem que quebre as regras... :duh:
Não estás a ser muito justo nem objectivo ;)
Por acaso tenho achado o forum muito pouco activo no que diz respeito a ajudas técnicas ou mesmo de informação útil tipo contactos etc... lembro-me de ser bem diferente. É capaz de ser por causa de muita gente estar de férias e isto andar menos activo... digo eu. Há uma ou outra pessoa a quem repetidamente e directamente pedi ajuda, e que não disseram absolutamente nada, o que se deve, quero acreditar, a isso, férias e assim... nem estou a ver outro motivo :???
Movie, obrigado pelo link, mas de facto além de falar dos benefícios, não responde a nenhuma das minhas questões sobre qual o impacto físico e material da instalação de tais circuitos, como se faz isso (de uma forma geral só para eu perceber), e quem me poderia fazer tal serviço, de preferência algum "repetente" que já o tenha feito em casa de outro maluco do audio :Yes: :-P
Também gostava de saber o que sabem, ou não, sobre a presença de um fusível na régua que mencionei no post anterior.
Aproveito para juntar uma outra questão (a esperança é a última a morrer): qual é a questão técnica que está por trás do "analógico" e "digital" relativamente a circuitos, tomadas, cabos de corrente, etc? Por exemplo o Pato fala de um circuito para digital e outro para analógico... qual é a diferença? Digital corresponde a que equipamentos? Leitor de CD, DVD, TV, e coisas desse tipo? Em termos de circuito dedicado, fazem-se circuitos com características diferentes para digital e analógico?
Antecipadamente, o meu obrigado a quem puder ajudar :Yes:
movie_fan
25-07-2007, 23:15
O equipamento digital distribui "lixo" pela corrente eléctrica (DVD, processador, receiver, etc.), por isso se se puder ter num circuito separado de modo a não gerar "ruído" para o equipamento analógico (amplificador, gira-discos, etc), tanto melhor.
Quanto às poucas respostas, eu não me preocuparia muito. Está sol, o calor tem apertado e as pessoas têm que aproveitar. :-P
SergioRZ
25-07-2007, 23:30
Obrigado pelo esclarecimento Movie, de facto não sabia disso :Yes:
Bom, fico à espera de alguma cavalaria, porque até queria ver se tratava disto dos circuitos este mês (de Agosto que vai começar hehehehe), para não estar sempre a adiar as coisas...
movie_fan
25-07-2007, 23:32
Já agora, este tema dos circuitos eléctricos e quadros eléctricos tem sido recorrente aqui no forum. Já fizeste uma pesquisa?
SergioRZ
25-07-2007, 23:42
Não fiz porque conheço esses tópicos que na altura acompanhei, e não me pareceu que estivesse explicado em nenhum deles o que de facto é preciso fazer para montar o raio do circuito :-\
É basicamente essa a minha principal dúvida, porque não faço mesmo a mais pequena ideia, e assim não consigo perceber qual vai ser, ou não, a dificuldade de implementação. Não sei o que se faz no quadro, nem sei se tenho lá espaço para o que for eventualmente necessário... não sei o que se tem de fazer nos cabos existentes que levam corrente às tomadas... enfim, não sei de nada, e tenho algum receio que não seja coisa muito simples...
Eu por mim já disse por aqui algumas vezes o que tinha feito aqui. Não parti paredes...
Quando comprei o apartamento o prédio tinha sido construido há pouco tempo e ainda andavam por aqui os electricistas da obra; pedi-lhes para passarem cabo de 4 mm2 de secção do disjuntor da sala até a tomada donde ia partir a ligação para o equipamento, e fizeram-me isso de graça. Estiveram aí umas horas a passar cabo pela tubagem existente.
Depois dessa tomada partiu uma ligação para as calhas técnicas onde estão instaladas as tomadas (julgo que 14) e essa ligação é em anel. Posso-te dar o contacto de quem me montou as calhas técnicas.
SergioRZ
25-07-2007, 23:53
huummmm estou a ver, mas tenho uma dúvida... por exemplo eu tenho no quadro vários butões (suponho que cada um corresponde a um disjuntor), e apenas dois para todas as tomadas da casa... tipo um para as tomadas da cozinha, e outro para o resto da casa...
O que significa que tenho as 3 ou 4 tomadas existentes na sala ligadas ao mesmo disjuntor....
Imaginando, e simplificando, que quero usar apenas uma para o sistema stereo, terei então de garantir que uma delas tem o seu próprio disjuntor exclusivo, certo? Ou seja, será necessário acrescentar um disjuntor no quadro, certo?
Agora, se isolo aquela tomada num disjuntor próprio, e com cabo próprio exclusivo para ela desde o disjuntor... poderei estar a interromper o circuito das outras tomadas todas? Ou cada uma já tem o seu cabo independente das outras tomadas? É que se isso acontecer, teria também de mudar a forma como as restantes tomadas estão ligadas entre si e ao seu disjuntor comum... (e a coisa complica-se)...
Já agora, recomenda-se usar um cabo mais grosso do que o normal? 4mm?
E o disjuntor a usar? Existem disjuntores melhores que outros? E melhores em quê? Mias eficazes? Menos ruidosos? Mais seguros? hehehehehhe
movie_fan
25-07-2007, 23:54
Em relação a disjuntores, penso que tanto o Orpheus como o Astra já falaram disso...
SergioRZ
26-07-2007, 11:19
Ok, já estou a pesquisar e a reler tudo :Yes:
Encontrei algo que me surpreendeu:
Nesse caso , visto que o sistema de Audio vai ficar ligado ao de AV ,convém que tanto um como o outro sejam ligados à mesma régua que por sua vez deverá ligar à mesma tomada na parede...
Se por outro lado o sistema de AV não estiver ligado ao sistema de Audio, o ideal será uma régua para cada um e cada uma delas ligada à sua tomada.
É simples... 8)
Abraço
Jorge
Qual o benefício de ter os sistemas Audio e AV ligados no mesmo ciscuito, quando estes estão interligados? :huum:
SergioRZ
26-07-2007, 12:04
Apanhado de info encontrada:
- Criação de dois circuitos independentes
- 2 novos disjuntores 1 com 10A e outro de 16A (diferenciar a parte digital da analogica e ou som de imagem.
- utilizar cabo unifilar de 4mm
- mas chamaram-me a atenção que iria ganhar mais se fizesse uma puxada directamente do quadro e depois fizesse uma serie de tomadas ligadas em anel!
(Não será isto que já tenho???)
- tomadas da Bercker ou Legrand, encaixe ou aperto??
- relatos de disjuntores milagrosos na Interlux (quais são???)
- um circuito independente do quadro para a sala A/V , condutor rigido 4mm, disjuntor de corte fase e neutro, pelo menos 7 tomadas ligadas em anel no local dos equipamentos estas ligadas com fio rigido 2.5mm
JoaoPaulo
26-07-2007, 12:19
Ok, já estou a pesquisar e a reler tudo :Yes:
Encontrei algo que me surpreendeu:
Nesse caso , visto que o sistema de Audio vai ficar ligado ao de AV ,convém que tanto um como o outro sejam ligados à mesma régua que por sua vez deverá ligar à mesma tomada na parede...
Se por outro lado o sistema de AV não estiver ligado ao sistema de Audio, o ideal será uma régua para cada um e cada uma delas ligada à sua tomada.
É simples... 8)
Abraço
Jorge
Qual o benefício de ter os sistemas Audio e AV ligados no mesmo ciscuito, quando estes estão interligados? :huum:
viva !
Sérgio julgo que tem a ver com os "malfadados" ground loops... :Yes:
acho eu... :huum: mas não sou técnico, nem nada que se pareça...
Cumps, JP
SergioRZ
26-07-2007, 15:59
Foi o que imaginei... mas não haverá forma de cortar o loop, e ter os dois sistemas ligados em circuitos separados, tirando assim vantagem de ter um circuito para cada sistema, sem a desvantagem do Ground Loop?
Eu estava com esse problema no meu sistema actual, um dos subs estava a provocar um Ground Loop (acho eu), eu eu limitei-me a cortar o ground na ficha do sub (com fita isoladora), o problema desapareceu.