View Full Version : Cabo DIY
Estimados Senhores.
Já que parece que o cabo que toca melhor nem sequer é um bom cabo....
pois está um link para um cabo DIY.
Pode correr par a par com cabos audiophilos mas pelo preço, não pode pretender ser "audiophilililio".
Assim que aqui teneis de tudo, Inductacia toda a que quereis, capacitancia a que quereis Impedancia e para terminar, um bias. A vantagem é que podeis regular todos os parametros do cabo segundo o gosto pessoal e o equipamento de cada um.
http://www.ptsoundlab.com/cables/enceintes/cablecat5/cablemultipaires.htm
Boa sorte.
Nafty
M Figueiredo
26-04-2007, 10:11
Caro Nafty
Sou um crente em trabalhos caseiros!
As experiências que tenho feito, de modo geral, têm dado, para além de horas de prazer, no desenvolvimento das ideias, na execução destas e mais tarde na fruição do trabalho realizado.
Já construí cabos de diferentes aplicações. Tenho consciência de que alguns devem funcionar assim assim, mas eu gosto deles na mesma.
Pronto. Agora uma pergunta mais objectiva. Os cabos que são apresentados no link que colocou têm um compromisso com a capacitância. A minha dúvida, e já estou um pouco enferrujado nas questões electromagnéticas, é a seguinte:
Não será vantajoso manter os cabos soltos, isto é, cada cabo de uma polaridade libertado do outro? Assim a distância entre eles não é constante, pode ser muita, pouca, encontrarem-se esporadicamente, em suma, deixados para lá de qualquer forma e eles que se arranjem?
Outra coisa é a inductância. Será vantajoso também nesta questão?
Os condutores do cabo recomendado no link serão do tipo XPTO, cobre puro, etc e tal? Penso que não.
A pureza do cobre aumenta a capacidade de condução de forma tão radical que justifica o custo tão elevado? Nesse caso os condutores de prata são melhores (menos resistividade) e até não é difícil arranjar prata trefilada e construir uma torçada à medida que se quiser, isolá-la e pronto aí temos uns cabos bons (pelo menos teoricamente).
Agradeço a troca de ideias, que são sempre um ganho para todos.
Cumprimentos
MFigueiredo
Estimado Senhor M Figueiredo:
Antes de tudo, desculpe-me o atrazo da minha resposta.
Durante a semana não tenho tempo para dedicar ao forum.
Se voçê quer, por principio, manter a maxima relação capacidade/metro, mantenha-os separados.
Isto em teoria e por principio. Na practica, deixa-los livremente sem serem trançados, não vai ter diferença auditiva.
Curiosamente o cabo, nem sequer é XPTO, cobre puro ou outro exocterismos.
É um cabo empregado para transmissão de datos em redes de computadores.
Creio que qualquer cabo LAN de categoria 6 ou 7 com 4 pares de condutores de 20 ou 23 AWG de diametro e com blindagem global de lamina ou malha metalica e deve sevir perfeitamente.
Há uma referencia de RS 3867531. O mau desta referencia é que não se vende ao metro solto.
Se vende em rolos de 250m e custa 315€eurinhos. Quer dizer, ao redor d 1,3€ o metro.
Creio que algum minurista local, pode ter bobinas deste tipo de cabo e vender por metro.
O cobre quanto mais puro mais conductivo mas os preços em aplicações "audiophilililias" são completamente desporpocionadas. Sim, com cabos de prata, voçê tem teoricamente o rei do cabo e se calhar muito mais barato que um de cobre corrente para aplicação em audio.
Curiosamente, escuto os "audiophilos" a protestarem dos cabos com componente de prata porque segundo eles, são agressivos com tendencia ao som cromático e chilhão.
Assim que, quem lhe dice a si que o melhor cabo é o melhor para audio. E esta,hein?! :huum: :eheheh:
Bom sucesso Senhor Figueiredo e conte-nos os resoltado.
Cordealmente.
Nafty
M Figueiredo
29-04-2007, 13:01
Caro Senhor Nafty
Obrigado pelos esclarecimentos.
Afinal, e para minha surpresa, tenho cá em casa vários metros de cabo CAT 5 de 4 pares, numa vulgar extensão de LAN. Nunca tinha reparado para a referência desses cabos.
De momento não penso fazer nenhuma experiência com cabos de coluna. Estou a fazer umas melhorias num gira-discos que já estava arrumado em casa de um familiar (Dual 5000 audiophile concept), para o meu filho. Terei de lhe fazer uns interconects, mas vou utilizar prata, porque consegue-se arranjar com alguma facilidade e, com fio de 0.2 ou 0.3 mm de diâmetro fazemos uma pequena torçada e depois é só isolá-lo. Também penso blindá-lo. Acha boa idéia utilizar papel de estanho? Os cabos de antena de TV, que têm um ecrã na blindagem dão-me a ideia. Tenho a noção de que alguns destes cuidados não irão resultar em nenhuma melhoria audível, mas pelo sim, pelo não, e tratando-se de sinais tão débeis a transportar, penso que um isolamento das interferências externas, só pode trazer vantajens. O pior é conseguir os materiais adequados e saber utilizá-los convenientemente.
Agradeço a sua contribuição. Pelo menos este tipo de trabalhos dá-nos um gozo muito grande, porque como sabemos há por esse mercado do audio, muitas ideias erradas e é sempre bom conseguirmos, com "meia duzia de cêntimos" obter o mesmo resultado que muitas marcas com centenas de euros.
Cumprimentos
M Figueiredo
Estimado Senhor Figueiredo.
Os CAT 5 não teêm blindagem. Pode fazer o cabo sem utilizar o bias a pilhas.
Se faz uma trança de prata, a blindagem é absolutamente inecesária.
Há outra forma: Ao CAT 5 agregue um fio de prata. Só um e com isso subiria suficientemente a conductividade e reduziria a inductancia.
Agora, bem, tome nota; O que lhe digo, é pura teoria porque não fiz estas provas na practica.
De facto estou curioso em saber que é que pode dar essa bobina final e essa resistencia de entrada.
Sim, utilizei CAT 5 trançado sem bias e sem nada e o resoltado foi muito bom: Melhor que um cabo em concreto muito exotico e de marca reputada.
Boa sorte.
Nafty
M Figueiredo
29-04-2007, 16:46
Viva Senhor Nafty.
Parece-me que é necessário algum esclarecimento sobre esta história do cabo que estou a tentar construir.
1º - O cabo que o amigo Nafty fez com cat 5 é um interconect ou cabo de coluna? É que no site só faz referência a cabo de coluna.
2º - O que eu pretendo fazer, não será com utilização de cat 5. Apenas com dois fios de prata, estendidos em paralelo (cada um deles enrolado de vários fiozinhos, por fase de modo a dar uma secção de 2 a 2,5 mm2), depois isolados com manga termoretráctil e acabados, como seria de esperar com fichas RCA.
Não estava a pensar fazer nenhuma trança de blindagem por fora.
Agora se a sua experiência e saber, me dizem que será melhor utilizar o cabo CAT 5, para interconects, diga-me, por favor, se há um site com imagens para eu ver como estão utilizados os oito condutores, ou se quiser diga-me como fez no seu, se for interconect, evidentemente, porque eu estou sempre com interesse em novas ideias.
Obrigado pelas dicas
Cumprimentos.
M Figueiredo
Estimado Senhor Figueiredo:
Aqui sempre e só falei de cabo para colunas.
Do mesmo se cuzinha com o site que eu recomendei.
Não se me ocurreu nunca fazer um cabo de sinal debil com cat 5.
Voçê vai fazer um cabo de sinal de 2,5mm ??
UUFFFFF nem tanto nem tão pouco. :huum: Creio que estamos a deitar a casa pela janela IMHO.
Cordealmente.
Nafty
M Figueiredo
29-04-2007, 17:28
Ah!. Agora já estamos esclarecidos.
Peço desculpa pela minha confusão.
Não, não serão necessários os 2,5 mm2 (+-) de fio para uns interconects. E ainda por cima de prata!...
Essa secção uso para cabo de colunas.
Este tópico era dedicado a cabos de colunas. Eu é que pensei ser para cabos em geral.
Senhor Nafty, de qualquer modo, se tiver experiência em construção de cabos interconects e quiser partilhar, teremos todos (falo por mim), a ganhar com isso.
Cumprimentos
M Figueiredo.
Estimado Senhor Figueiredo.
Pois se quer, eu lhe confeccionarei uns cabos dos meus.
Nunca fiz nenhuns mas se quereis, eu posso compartir a experiencia.
Cordealmente.
Nafty
Pois eu já fiz muitos, e não percebo como é possível pagar pelos cabos mais do que por uma fonte...
há no entanto algumas coisas a prevenir: boas fichas ou terminais, assim como limpeza e asseio.
M Figueiredo
20-05-2007, 19:37
AS fichas Neutrik Profi estão neste grupo? Se sim sabes onde se poderão arranjar? Têm representante entre nós?
Obrigado pela ajuda
M Figueiredo
AS fichas Neutrik Profi estão neste grupo? Se sim sabes onde se poderão arranjar? Têm representante entre nós?
Obrigado pela ajuda
M Figueiredo
As neutrik Profi estão certamente entre as boas, mas não faço ideia quem é o representante, mas encontram-se em qualquer das lojas da especilaidade.
M Figueiredo
01-07-2007, 17:41
Meus senhores:
Tenho já a funcionar um par de cabos de coluna CAT-5.
Estão com o Ella, senhor Nafty.
Para já não vejo razão nenhuma para os tirar de serviço. :Yes:
Só alterei, porque vi uma recomendação nesse sentido, a forma de os emparelhar:
Escolhi para cada polaridade os fios de cada cabo dessa polaridade. Assim, em vez de um cabo para cada, ficaram meio cabo para cada. Esclarecendo: fios brancos de cada torcida para os (-) e coloridos paraos (+). Dois cabos para cada canal.
Espero não ter sido demasiado confuso. :eheheh:
Cpts
MF
Senhor Figueiredo:
Sim eu fiz algo assim há muito tempo mas eu recomendaria um cabo para cada polo.
Baixaria a inductancia, capacitancia e aumentaria a conductancia.
Se isso se nota auditivamente, eu não sei.
Cordealmente.
Nafty
acanelas
28-07-2007, 10:33
Encontrei este site :
http://www.venhaus1.com/diycatfivecables.html
com um artigo de como fazer cabos de coluna a partir de cabos de CAT5 ( e outras "dicas"). Achei interessante a utilização de cabo com isolamento em teflon em vez do PVC que se encontra nos cabos mais baratos.
Na fotografia pode observar-se um belo trabalho de "renda". Deve ser de :duh:
Senhor Canelas.
Pois, é mais ou menos isso.
Uns Cat poden servir perfeitamente.
Ah, sim também se pode fazer um trabalho artistico.
Cordealmente.
Nafty