PDA

View Full Version : Eu gostava...

SergioRZ
27-04-2007, 22:34
...mesmo, de ter um gira-discos e poder desfrutar do vinyl no meu sistema :Yes:

Infelizmente, sofro de duas condições terríveis... não percebo nada disso, e não quero gastar quase nada nisso.

Assim sendo, se me puderem ajudar, agradeço ;)

- O meu amp não tem entrada de phono. Do que preciso para ligar um gira-discos ao meu amp?
- O que são células MM, MC, etc?

Os finalmentes:

Que aparelhos recomendam que sejam bonzitos, mas baratos... ?

Vi uns gira-discos da gama de entrada da Project na Fnac (era o Debut acho eu) e gostei imenso do aspecto... tb lá estavam uns da Denon, um da Technics todo automático, etc etc...

É possível ter um bom som de vinyl comprando um destes aparelhos de gama baixa?

E a manutenção disto? É preciso afinar a máquina todos os meses? Todas as semanas? Onde se faz isso e a que custos?

Muito obrigado! ;D

movie_fan
27-04-2007, 23:46
Quando me deu a maluquice do vinil, aconselhei-me com quem sabe, e que me recomendou ou um Goldring (300 €), ou um Rega P3 (500 €). O Goldring é basicamente um Rega P2 OEM. Não me recomendou Project, porque parece que só os topos desta gama são alguma coisa de jeito. De qq maneira, não testei nenhum Pro-ject e não aconselho (espero que ninguém se incomode ;D).

Em relação às cabeças, as MM têm um sinal de saída bem mais alto que as MC, se bem que existem MC de alto ganho que permitem utilização de phono amps MM.

Basicamente, é isto.

RuiCanela
27-04-2007, 23:54
Sergio tens um Rega Planar 2 no Miau.pt por 140 aerios.

carlos_m
28-04-2007, 01:15
Parece que a febre do vinil esta a alastar :eheheh:

SergioRZ,

Eu pessoalmente recomendo-te uma audicao aos seguintes modelos de gira discos:

Pro-ject xpression Mk2 (Este e bem bom :MrGreen:)

Goldring GR2

Rega P2

Em relacao aos Phonos nao te posso ajudar.

A afinacao penso que e feita so quando se muda de cartridge mas em principio penso que o lojista da loja onde compras o gira discos te faz isso. O meu faz-me esse trabalho de borla.

Um abraco

Sound

carlos_m
28-04-2007, 01:19

Se nao queres gastar muito o Rega Planar 2 e uma boa opcao a considerar :Yes:

SergioRZ
28-04-2007, 01:27
Obrigado a todos :)

O tipo de amp de phono a usar depende da célula ser MM ou MC?

Há uns gira-discos que já têm amp de phono integrado não há?

movie_fan
28-04-2007, 01:28
Haver, há.

carlos_m
28-04-2007, 01:37
normalmente os Phonos trabalham com os dois tipos de celulas.

Giradiscos com Phono so conheco o Pro-ject Debut 3 Phono SB mas penso que este ficara mais caro comprando tudo junto porque aquilo tambem tras incluido a mudanca de rotacoes.

carlos_m
28-04-2007, 01:38
Alem disso e um modelo de entrada e se calhar e capaz de ficar aquem das tuas expectativas mas nada como ouvir.

SergioRZ
28-04-2007, 01:44
Acho que estou reduzido a modelos de entrada... é o meu primeiro passo, quero gastar muito pouco... Depois logo se vê se a coisa cresce ou não.

Primeiro quero aprender a viver com o vinyl, a ter de procurar os discos, a ter de tratar da máquina, enfim, quero saber como é antes de investir a sério.

O apetite está cá... cada vez que ouço vinyl gosto muito da simplicidade musical, e apesar de não gostar nada do efeito "pipoca" ehehhehe acho que posso tolerar isso, mas sem gastar muito $$$

Hoje, quando vi na Fnac aquelas propostas por cento e poucos euros, fez-se aquele clique... e porque não experimentar? Nem é assim tão caro... pode valer a pena :Yes: Ainda estou nessa onda :eheheh:

RuiCanela
28-04-2007, 01:52
Sugestão: dá um salto à Audioteam e fala com eles sobre o teu "caso", eu pessoalmente comecei por um Project Debut III e já estou a pensar vende-lo....para comprar melhor!

carlos_m
28-04-2007, 01:57
O apetite está cá... cada vez que ouço vinyl gosto muito da simplicidade musical, e apesar de não gostar nada do efeito "pipoca" ehehhehe acho que posso tolerar isso, mas sem gastar muito $$$

A simplicidade da musica que referes e porque o som do vinil e mais natural e nao mecanico como o dos leitores de cds.

SergioRZ
28-04-2007, 01:58
Sim, sem dúvida passarei pela Audioteam, onde não só percebem do assunto como são super simpáticos :Yes:

Então mas o Debut não correspondeu às tuas expectativas? (se quiseres vender talvez eu compre hehehehhe)

RuiCanela
28-04-2007, 02:05
Correspondeu claramente às espectativas! A minha história foi mais ou menos como tu descreves a tua vontade de experimentar, ao principio não queria gastar muito dinheiro, mas agora acho que posso melhorar...

SergioRZ
28-04-2007, 02:07
Ok, faz sentido, eu sou bem capaz de passar pelo mesmo :eheheh:

Falp
28-04-2007, 09:19
Um Rega, um Linn Axis, um Project... :Yes:

Mas é mesmo um hobby... :lalala:

Tinha um sem dúvida se tivesse uma boa coleção de vinil... como nunca tive... :P

FReis
28-04-2007, 09:51
Quanto a gira-discos, além dos já falados, se não te importares que seja "vintage", os Thorens antigos são bastante bons, os mais recentes parece que nem por isso.
Andava um TD-165 salvo erro, que era capaz de ser uma boa hipótese.
Se conseguires um Rega P3 em segunda-mão, já tive um, a penso que para o preço não haverá melhor, tem uma construção relativamente simples, mas tem um braço (RB300) muito bom.
Atençao que existem os Planar 3 e os P3 mais recentes, que têm melhoramentos estéticos, e principalmente ao nível do motor, os mais antigos por vezes tinham (dizem) problemas de estabilização de velocidade.
Quanto às células as MM (Moving Magnet), normalmente permitem substituir a agulha, enquanto que as MC (Moving Coil), quando a agulha se gasta troca-se a cabeça completa.
Para os modelos de entrada penso que nem vale a pena pensares em células MC, porque a qualidade dos braços não o justifica, a MC mais barata deve ser a Denon DL103, que penso que ronda os 130 Euros.
Quanto às MM, consegues arranjar um Audio Technica AT110, que penso ser razoável, talvez por 50 Euros.
Como vais ter que comprar um Pré de Phono, convinha comprares um que dê para os 2 tipos, no caso de não saberes que tipo vais usar.
Não sou muito entendido em vinyl, mas espero ter ajudado.

jpatatas
28-04-2007, 10:12
Eu também andava cheio de duvidas em relação ao que fazer em relação ao vinil, e comecei pelo mei velhinho pionner Pl 200, e achei que estava na hora de dar o salto, pois dar o salto porque ou se melhora ou se desiste, e estava tentado a comptar um pro-ject 9.1,
quetem um excelente preço, 760€, e depois de falar com o Sr. José Alves e ouvir os rega, mudei e apaixonei-me pelo som que saia daquele prato, e acho que devias fazer o mesmo, ir à audioteam, são pessoas de uma simpatia extrema, é uma casa onde existe o prazer do aconselhar e não de impingir.
Espero ter ajudado
cumprimentos

shade_of_pale
28-04-2007, 11:25
Tudo depende de quanto queres gastar, e se pretendes depois ir evoluindo. Percebo ja que passei pelo mesmo.

carlos_m
28-04-2007, 17:48
Se pensas em comprar o giradiscos agora e mais tarde evoluir o Rega sera mais indicado porque e o que permite mais upgrades.

Um Rega P3 seria o mais indicado.

SergioRZ
28-04-2007, 20:11
Obrigado a todos pela ajuda :Yes:

vinilsuporter
28-04-2007, 23:50
caro sergioRz

se não quiseres gastar este mundo e o outro, tens aqui um gira discos honesto.

http://forumhifi.com/board/index.php/topic,4893.0.html

Eu sei que parece impossivel uma coisa tão antiga tocar tão bem, mas toca. É pena seres de lisboa, o que torna a audição dificil, mas quem pensar em ter um som minimamente decente a que esteja a começar no vinil, penso ser uma excelente opção. Mas eu sou suspeito pois sou o vendedor e como digo muitas vezes o pai da noiva não diz mal da noiva.

SergioRZ
28-04-2007, 23:56
Já tinha estado a ver o teu anúncio, e parece ser uma boa opção. Infelizmente a distância torna complicado não só a audição mas também uma eventual entrega... :-\

vinilsuporter
29-04-2007, 00:03
caro SergioRZ

pois é efectivamente uma complicação até porque eu raramente vou a Lisboa e isto de transportar gira discos de um lado para o outro acaba sempre por desafinar o setup. Tive a experiência de trazer o TD-160 da Delmax para o Porto e mesmo excepcionalmente bem embalado vai ter necessidade de ser afinado. Acresce o facto de eu não ter ninguém que o possa levar, caso quisesses fazer uma audição. Paciência......

Mozartiano
29-04-2007, 09:31
Sem Dúvida, a Audioteam será a sempre a última palavra em termos de aconselhamento. Como já o disse várias vezes, não conheço gente tão séria e tão dedicada á causa do Audio (Vinilo), e não só. Outros haverão óbviamente, mas o Jorge Alves e a sua equipa, merecem toda a credibilidade. :salute:

gorogoro
30-04-2007, 10:57
Sem Dúvida, a Audioteam será a sempre a última palavra em termos de aconselhamento. Como já o disse várias vezes, não conheço gente tão séria e tão dedicada á causa do Audio (Vinilo), e não só. Outros haverão óbviamente, mas o Jorge Alves e a sua equipa, merecem toda a credibilidade. :salute:

Tirando o facto de falarem mal de pro-ject (Será por nao os venderem??? :huum:) e os discos que vendem terem preços completamente absurdos.
Mas de resto *****.

SergioRZ
30-04-2007, 18:49
Hoje vi um Denon DP-300F, gostei do aspecto (com o tanto que percebo disto só posso mesmo falar do aspecto hehehehehe).

Como modelo de entrada, o que acham? É ligeiramente mais caro que um Project Debut III (simples), e é automatico...

Será uma boa opção?

É este:

http://www.usa.denon.com/ProductDetails/3145.asp

Agora que estou a ler as specs dele, parece que já inclui o pré de phono no aparelho (algo que não me disseram na loja onde o estive a ver). Isso sempre facilita a ligação ao amp...

movie_fan
30-04-2007, 19:12
Mas os bons gira-discos da Denon não eram os direct-drive?

SergioRZ
30-04-2007, 20:26
Opiniões?

Há algum motivo "flagrante" para não comprar este Denon e comprar outro aparelho de preço equivalente? (estamos a falar de cerca de 250 euros)

FReis
30-04-2007, 21:01
Opiniões?

Há algum motivo "flagrante" para não comprar este Denon e comprar outro aparelho de preço equivalente? (estamos a falar de cerca de 250 euros)

Por esse preço compras um Goldring GR2, que tem é semelhante ao Rega P2, e por pouco mais deves conseguir arranjar um P3.
Não me parece que este Denon seja uma boa opção dentro deste preço, inclusivé o Project deve ser melhor.
E não penses em automáticos nem "direct-drive".

SergioRZ
30-04-2007, 21:14
O Goldring GR2 é bastante mais caro e não inclui pré de phono :-\

Mas, o GR1 deve custar praticamente o mesmo que o Denon, só ficando a faltar comprar um pré de phono...

Este GR1 será então a melhor opção de entrada?

Goldring GR1, ou Project Debut III ?

E sobre estes prés de phono, quais são as opções baratas do mercado? O da NAD que custa uns 80 euros mais coisa menos coisa, é a melhor opção na relação preço/performance?

FReis
30-04-2007, 21:16
Tens razão, queria dizer GR1-II.
Por 300 Euros já és capaz de arranjar um P3, a Interlux, às vezes tinha lá.

SergioRZ
30-04-2007, 21:18
Só se for usado não? O PVP do P3 anda pelos 490 euros :-\

FReis
30-04-2007, 21:24
Só se for usado não? O PVP do P3 anda pelos 490 euros :-\

Sim estava a referir-me aos usados.

Falp
30-04-2007, 22:54
Denon só o DP59L... o:)

jpatatas
30-04-2007, 23:01
amigo antes de decidires seja o que for vai ouvir os rega, pois podes vir a gastar dinheiro duas vezes,
porque estás á espera de ouvir sair um tipo de som que tu imajinavas e depois sair outro tipo de som que te leve á desilusão.
tenta comprar um que te dê alternativas de fazer upgrades.

SergioRZ
01-05-2007, 18:29
Mas bonito é... :eheheh:

http://www.audiofreaks.nl/images/news/462/DP-300F%20B%20Angled%20top.jpg

MikeF
01-05-2007, 22:08
a foto está boa, sérgio...
as wharfedhale tb tinham bom aspecto, não tinham?

aemarques
01-05-2007, 22:17
Denon só o DP59L... o:)

Alguém chamou? Não, o meu não está à venda :eheheh:

SergioRZ
02-05-2007, 01:21
E um Dual CS-5000?? :-P

http://www.hi-fiworld.co.uk/hfw/hfwImages/oldeworlde/dualcs5000.gif

aemarques
02-05-2007, 11:12
Boa máquina, seim senhor. Quando comprei o meu Denon, esse Dual também estava na minha short list...

SergioRZ
02-05-2007, 11:47
Entre este Dual e um Thorens TD-145... qual será melhor?

FReis
02-05-2007, 11:57
Entre este Dual e um Thorens TD-145... qual será melhor?

Vais comprar pela net?
É que comprar este tipo de material pela net, é muito arriscado, não só pelo transporte, mas porque também pode ter bom aspecto e estar cheio de folgas.

SergioRZ
02-05-2007, 12:05
Não, só comprarei numa loja física ou a um particular "ao vivo e a cores" :Yes:

FReis
02-05-2007, 12:24
É que esses modelos já são antigos, não devem ser fáceis de arranjar.

SergioRZ
02-05-2007, 14:09
O Thorens TD-145, pelo que li, é uma versão automatizada do TD-160...

Será uma boa opção?

Estará este 145 ao nível de um Rega P3 por exemplo, em termos de qualidade de som?

É superior a um Project Debut III?

shade_of_pale
02-05-2007, 14:20
Tambem tens o Nothingham Analogue Horizon, o giradiscos de entrada, ja com braço Rega RB 250.

FReis
02-05-2007, 14:31
O Thorens TD-145, pelo que li, é uma versão automatizada do TD-160...

Será uma boa opção?

Estará este 145 ao nível de um Rega P3 por exemplo, em termos de qualidade de som?

É superior a um Project Debut III?

Que me corrijam os entendidos, se for caso disso, mas as versões automáticas são sempre piores que as manuais.
Os Thorens penso eu que terão um chassis melhor que o P3, já o mesmo não acontece com o braço, penso que o RB300 é bem melhor que os braços que vêm com os TD160/165.
Tens um 165 aqui à venda!

SergioRZ
02-05-2007, 14:42
Eu sei Freis, o problema é que esse 165 é de longe (já foi falado aqui antes) :-\

Ora, mesmo sabendo que o 145 é automatico e que os manuais serão sempre melhores, é de levar em conta que eu estou a procurar o meu primeiro gira-discos, e que uma boa relação preço/qualidade (e preço baixo) são prioridades :Yes:

Por exemplo, dar 150 euros por um TD-145 em bom estado, é uma parvoíce? Ou é uma boa aposta tendo em consideração outras alternativas que existem no mercado de novos e usados até 200/250 euros?

Por exemplo, é melhor um TD-145 por 150 euros, ou um Dual 5000 por 250 euros? Qual é a melhor relação preço/performance?

FReis
02-05-2007, 14:51
Eu sei Freis, o problema é que esse 165 é de longe (já foi falado aqui antes) :-\

Vê se consegues aproveitar os transportes PATO :eheheh:

vinilsuporter
02-05-2007, 16:16
cario SergioRz

Não te metas a comprar Dual. Mesmo os presuntos "audiophile concept" são muito fraquinhos.

Por muito que doa à Dual, nunca conseguir aproximar-se dos thorens.

jpatatas
02-05-2007, 22:50
Eu vi na fnac , e acho que foi na de almada e têm lá um pro-ject III em crilico e tinha muito bom aspecto, era capaz de ser uma boa solução , não me lembro do preço e a cabaça acho que era uma ortofon, tenta lá ir e ver. mas rega é rega..e se acontecer alguma coisa á sempre peças

carlos_m
03-05-2007, 11:43
SergioRZ penso que deves ter alguma precaucao ao comprar gira discos antigos porque se precisares de pecas podes nao conseguir encontra-las ou entao ter de paga-las a peso de ouro devido a estas ja nao se fabricarem e serem muito raras.

O melhor sera consultares o Site do giradiscos em causa no caso de te decidires por um que seja muito antigo para te certificares de que a marca ainda fornece as pecas.

Um abraco

Sound

carlos_m
03-05-2007, 11:53

Se este gira discos estiver em bom estado e uma opcao a levar em conta (se nao queres gastar muito agora) porque o mesmo pode fazer o upgrade para o Rega p3.
No entanto certifica-te se se a cartridge se encontra em bom estado porque estas tambem teem um tempo de vida util.

Sound

highlander
03-05-2007, 11:57
Quando se compra um gira-discos usados não se deve dar muita importância à cabeça porque isso é facilmente substituida por uma nova, à nossa escolha.

carlos_m
03-05-2007, 12:10
Quando se compra um gira-discos usados não se deve dar muita importância à cabeça porque isso é facilmente substituida por uma nova, à nossa escolha.

Tens razao mas neste caso isso tambem vai encarecer o preco do mesmo e isto tambem deve ser contabilizado especialmente se intencao nao for gastar muito.

artofnoise
03-05-2007, 16:26
Eu tenho um Pioneer PL150 com cabeça denon dl110 e posso vender por 75 E

Está em bom estado,tem um bom motor ,coisa que já não se usa ,hoje são motores ridiculos e muita propaganda :eheheh:

oalves
05-05-2007, 18:07
caro SergioRZ

pois é efectivamente uma complicação até porque eu raramente vou a Lisboa e isto de transportar gira discos de um lado para o outro acaba sempre por desafinar o setup. Tive a experiência de trazer o TD-160 da Delmax para o Porto e mesmo excepcionalmente bem embalado vai ter necessidade de ser afinado. Acresce o facto de eu não ter ninguém que o possa levar, caso quisesses fazer uma audição. Paciência......

Olá,
Antes de mais quero frisar que este é o meu primeiro post, e que sou um completo leigo nestas matérias, por isso desculpem-me qualquer "barbaridade" que eu possa dizer ;D

Tenho estado a ler este thread com atenção porque também eu ando comprador de um gira-discos de entrada para tirar o pó aos discos que aqui tenho e que estão abndonados há muito tempo. esta questão da afinação deixou-me curioso e preocupado. Será que podiam explicar melhor do que se trata? Todos os gira-discos precisam de afinação ou só os "topo de gama"? E esta afinação é necessária mesmo para um gira-discos novo? É algo que podemos fazer por nós próprios facilmente (mesmo alguém com pouco jeito para os trabalhos manuais ::)) ou é necessário ajuda profissional?

E o transporte é assim tão problemático mesmo com um aparelho novo? É completamente desaconselhada a compra à distância, então?

Desculpem a avalanche de perguntas.
Obrigado

aemarques
05-05-2007, 19:25
Os gira-discos com sub-chassis suspenso requerem mais manutenção e afinação periódica.
Mas depende dos modelos. Tenho o meu Denon há quase 20 anos e a única coisa de que precisou durante este tempo todo foi de afinar o sistema hidráulico de elevação do braço...

carlos_m
05-05-2007, 22:39
caro SergioRZ

Olá,
Antes de mais quero frisar que este é o meu primeiro post, e que sou um completo leigo nestas matérias, por isso desculpem-me qualquer "barbaridade" que eu possa dizer ;D

Tenho estado a ler este thread com atenção porque também eu ando comprador de um gira-discos de entrada para tirar o pó aos discos que aqui tenho e que estão abndonados há muito tempo. esta questão da afinação deixou-me curioso e preocupado. Será que podiam explicar melhor do que se trata? Todos os gira-discos precisam de afinação ou só os "topo de gama"? E esta afinação é necessária mesmo para um gira-discos novo? É algo que podemos fazer por nós próprios facilmente (mesmo alguém com pouco jeito para os trabalhos manuais ::)) ou é necessário ajuda profissional?

E o transporte é assim tão problemático mesmo com um aparelho novo? É completamente desaconselhada a compra à distância, então?

Desculpem a avalanche de perguntas.
Obrigado

Ola oalves,

Benvindo ao forum.

Os gira discos em principio so precisam de ser afinados quando mudam de cartridge.

O melhor sera comprares o teu "primeiro" giradiscos numa loja fisica pois se tiveres algum problema com afinacoes por exemplo sempre poderas ter apoio por parte da mesma uma vez que ja es cliente da casa penso este te sera dado.
Eu comprei o meu giradiscos numa loja e o lojista disse-me logo que quando eu precisar de mudar a cartridge e so passar por la que ele faz-me esse trabalho e nao preciso de pagar por isso.

Os gira discos quando sao transportados teem de ter o prato desmontado e o motor destes costuma estar acopolado com parafusos. Quando este chega ao seu destino o prato tera de ser montado, os parafusos retirados e o braco afinado.

Em relacao as afinacoes do gira discos estas veem sempre descritas no manual do mesmo e a forma como estas devem ser feitas tambem.

Deixo-te aqui alguns links onde e explicada a maneira como se afinam gira discos.

http://www.audiorama.com.br/howto_capsula.htm

http://www.turntablebasics.com/advice.html

http://www.turntabletech.com/tonearm.htm

E muitos outros links havera com certeza onde o mesmo e talvez ate melhor explicado.

Um abraco.

Sound

rushifi
06-05-2007, 01:54
Há por ai grandes "maquinas", de facto, eu pessoalmente, gosto muito de vinil, e tive a sorte de conseguir manter um, já antiguinho gira-discos, que me vai dando para o gasto. É claro, que a maior parte do meu orçamento (quer de Hardware, quer de Software) é para os CDs, e DVDs, mas ainda assim, tenho muito gosto em de vez em quando comprar um disquito desses "grandes", que tanto gozo me dão em utilizar.

A "Magia" é outra :Yes:

;)

carlos_m
06-05-2007, 08:55
mas ainda assim, tenho muito gosto em de vez em quando comprar um disquito desses "grandes", que tanto gozo me dão em utilizar.

A "Magia" é outra :Yes:

;)

Ahhhhh... aquela magia, calor e emocoes que so o som do vinyl transmite :Yes:

aemarques
06-05-2007, 11:48
Pois, isso e a "batata frita"... :eheheh:

carlos_m
06-05-2007, 12:18
Pois, isso e a "batata frita"... :eheheh:

Pois e mas a "batata frita" ate ajuda a dar ambiente :eheheh:

natas
06-05-2007, 13:59
depois de ter umas centemas compra-se uma maquina de lavar Nini ou Vpi e adeus as batatas fritas..................da trabalho...............mas o prazer não tem preço!

SergioRZ
06-05-2007, 14:04
Conta lá que máquina é essa? :huum:

highlander
06-05-2007, 17:51
É uma coisa deste tipo...

http://www.needledoctor.com/core/media/media.nl?id=398&c=ACCT106601&h=2cb42c971c95e32aa2d5

A Clearaudio também tem umas máquinas para lavar LP's:

http://www.audioteam.pt/clearaudio/Clea_AC040.jpg

natas
07-05-2007, 00:10
desculpem a demora ......estive a lavar uns disquitos......sim como mostrou highlander essas maquinas e outras como a VPI.........................na minha humilde experiencia ...............as melhores rodam automaticamente e aspiram ate que a morte nos separe.......................atenção : não e a seco!

oalves
08-05-2007, 00:42
Muito obrigado pelas respostas e pelos links. Como costumava usar um prato que não era meu nunca me preocupei muito com isto, vou tratar de investigar. Mas primeiro tenho que comprar o dito cujo que está complicado.

Mellowship
08-05-2007, 20:26
Já existe o Rega P1, modelo de entrada, com braço RB100 e Ortophon MM OM5e. Não sei onde se vende por aqui, mas parece um modelo budget muito interessante e, à partida, fruto da qualidade dos produtos Rega, capaz de ser superior ao Project DIII.

Que acham?

Relativamente a células, eu tenho uma Sumiko Oyster MM e estou satisfeito com a qualidade e a prestação. Custou na altura, cerca de 75 euros. Muito boa para o preço!

carlos_m
08-05-2007, 23:41
Já existe o Rega P1, modelo de entrada, com braço RB100 e Ortophon MM OM5e. Não sei onde se vende por aqui, mas parece um modelo budget muito interessante e, à partida, fruto da qualidade dos produtos Rega, capaz de ser superior ao Project DIII.

Que acham?

Relativamente a células, eu tenho uma Sumiko Oyster MM e estou satisfeito com a qualidade e a prestação. Custou na altura, cerca de 75 euros. Muito boa para o preço!

Mellowship,

O melhor sera ouvires um o outro com o teu equipamento e tirares as tuas duvidas.

Um abraco

Sound

oalves
09-05-2007, 00:19

Que acham?

Mellowship,

O melhor sera ouvires um o outro com o teu equipamento e tirares as tuas duvidas.

Um abraco

Sound

Como é que ouvem os vários aparelhos com o vosso equipamento? Vai o equipamento à loja ou vem a loja ao equipamento? :)

carlos_m
09-05-2007, 00:25
FUNNY GUY :eheheh:

oalves
09-05-2007, 00:29

;D Mas é uma pergunta sincera. Pergunto-me se alguma loja permite fazer um "test-drive" caseiro, porque não será muito prático acartar com amplificador e colunas até à loja.

carlos_m
09-05-2007, 00:41

;D Mas é uma pergunta sincera. Pergunto-me se alguma loja permite fazer um "test-drive" caseiro, porque não será muito prático acartar com amplificador e colunas até à loja.

a resposta a tua pergunta e sim 8)

carlos_m
09-05-2007, 00:56

a resposta a tua pergunta e sim 8)

De facto existem varias lojas (se nao mesmo todas) que permitem que leves o equipamento para casa, que o testes e que fiques com ele se gostares.

Sempre que compras algo tens 14 dias para decidires se ficas ou nao com o material.
Pelo menos em relacao ao material de HI-FI sei que e assim.

um abraco

Sound

aluisbeb
10-05-2007, 11:33
Eu estive a ouvir um rega p3, com uma cabeça sumiko oyster e com um pré de phono da MF, aquele redondo (que agora não me lembro da referência e estou com preguiça para procurar), e ao mesmo tempo estava ligado um leitor de cd sony da série qs, o 720, e tocava o mesmo disco, no caso joe cocker, e ia-se mudando a fonte, e acho que vi a luz :o :o, porque a diferença era abismal.

O meu amigo só se ria a ver as minha cara, pois eu estava de queixo caído com a diferença de som. Eu não serei um bom descritor das nuances sonoras, não sou um Jorge Gonçalves :eheheh:, mas o som de cd parecia mais pequeno, mais brusco e com menos impacto, com menos grave. No vinil parecia que o Joe Cocker tinha um metro e noventa e um metro e meio de torax, enquanto que no cd, o homem envergonhava-se, fugia de joelhos para o fundo do aparelho e cantava baixinho para não acordar a vizinhança.
Excessos literários à parte, a diferença foi tão abismal, que agora vou pegar nesse p3, levá-lo para casa para o ouvir no meu conjunto, e se calhar vou acabar por converter-me.

FReis
10-05-2007, 11:42
Eu estive a ouvir um rega p3, com uma cabeça sumiko oyster e com um pré de phono da MF, aquele redondo (que agora não me lembro da referência e estou com preguiça para procurar), e ao mesmo tempo estava ligado um leitor de cd sony da série qs, o 720, e tocava o mesmo disco, no caso joe cocker, e ia-se mudando a fonte, e acho que vi a luz :o :o, porque a diferença era abismal.

O meu amigo só se ria a ver as minha cara, pois eu estava de queixo caído com a diferença de som. Eu não serei um bom descritor das nuances sonoras, não sou um Jorge Gonçalves :eheheh:, mas o som de cd parecia mais pequeno, mais brusco e com menos impacto, com menos grave. No vinil parecia que o Joe Cocker tinha um metro e noventa e um metro e meio de torax, enquanto que no cd, o homem envergonhava-se, fugia de joelhos para o fundo do aparelho e cantava baixinho para não acordar a vizinhança.
Excessos literários à parte, a diferença foi tão abismal, que agora vou pegar nesse p3, levá-lo para casa para o ouvir no meu conjunto, e se calhar vou acabar por converter-me.

O disco era o mesmo, mas a mistura não, o que me parece é que por vezes a mistura que é feita para o CD, é feita para tocar bem nos discmans e auto-rádios e a dinâmica vai-se toda à vida.
Penso que ao nivel do Jazz, isso não acontece, as gravações duma maneira geral são bastante boas.

aluisbeb
10-05-2007, 11:48
Ou seja, a grande diferença que eu ouvi não seria necessariamente resultado de vinil versus cd, mas também da gravação.... :huum:

A coisa até estava tão simples na minha cabeça, mas tinhas que lhe meter um complicador :eheheh: :eheheh:

FReis
10-05-2007, 11:57
Ou seja, a grande diferença que eu ouvi não seria necessariamente resultado de vinil versus cd, mas também da gravação.... :huum:

A coisa até estava tão simples na minha cabeça, mas tinhas que lhe meter um complicador :eheheh: :eheheh:

A ideia não foi complicar, é apenas uma opinião, é para te poupar desilusões futuras :eheheh:
Não estou a dizer mal do vinil, apenas quis realçar que há boas e más gravações nos 2 formatos, e nem sempre a comparação será tão linear.
Não só em CD que há más gravações, no vinil também.

carlos_m
10-05-2007, 12:07

aluisbeb,

O descricao do som analogico e mesma essa ou seja som mais natural.

Para mim o som do vinyl e o que se aproxima mais do som ao vivo.

Nao tenhas receio e compra esse Rega P3 nao te vais arrepender.

P.S Atencao isto e so a minha opiniao.

Um abraco

Sound

westernelectric
10-05-2007, 18:46
Parece que o sinal musical é demasiado complexo para passar "incólume" um a processo de digitalização. Será por isso que o analógico é superior?

Faz muito em comprar um giradiscos, o Rega p3 ou outro!

shade_of_pale
11-05-2007, 09:13
Mais um e a lista vai engrossando :eheheh:

o vinil a ganhar terreno!

movie_fan
11-05-2007, 11:09
Força camarada!!!! O Alentejo ainda vai ser nosso!! :MrGreen:

shade_of_pale
11-05-2007, 11:53
Já é! Não duvides. Os espanhóis bem o queriam mas nos corremo-los a pontape. Depois de convivermos com as espanholas :eheheh:

Mellowship
12-05-2007, 11:52

Rega+Sumiko tem sido uma combinação excelente, pelo menos nos que eu tenho ouvido.

Também tenho uma Oyster, mas a servir num velhinho Telefunken. Estou satisfeito com a relação preço/qualidade.

shade_of_pale
12-05-2007, 12:59
Ja tive um Rega P3 com sumiko blue point special, e gostava mas depois ao colocar uma dyna 20 Xl uaaau, bem melhor.