PDA

View Full Version : DIY para leigos - (ou como arranjar maneira de fazer um AMP)

S Figueiredo
05-05-2007, 16:14
Meus caros,

Tenho investigado mil e uma maneiras de conseguir um amplificador um pouco mais decente que o meu, sendo que, depois da experiência com as colunas, acho a alternativa DIY francamente compensadora (tende a evitar tantos lucros pelo meio, bem como menor marketing).

Andei também a incomodar os caros Nafty e sonuz (que me perdoem ;D), numa lógica de conseguir ter uma leitura dos circuitos, por quem sabe lê-los. O único motivo pelo qual acabo por perguntar a mais gente (para que se entenda que não estou a desvalorizar de modo nenhum a opinião dos mesmos - bem pelo contrário) prende-se com a difusão de conhecimento que poderá existir, bem como uma maior amostragem de alternativas (à semelhança do que está a acontecer com os cabos). A questão então é, qual o modo mais económico possível de se ter um som fiel, considerando um amplificador exequível? Ou então, como torná-lo exequível?

(ando um bocado de olho no Ella com KT-88, mas como já disse, não sei nada disto e bem posso ser logrado pelo meu raciocínio - em http://www.diyhifisupply.com/).

Tube_Dude
05-05-2007, 17:37
(ando um bocado de olho no Ella com KT-88, mas como já disse, não sei nada disto e bem posso ser logrado pelo meu raciocínio - em http://www.diyhifisupply.com/).

Meu caro S. Figueiredo

Será este o amp?

http://www.diyhifisupply.com/diyhs_ella.htm

Tem bom aspecto,mas para te dar alguma opinião abalizada , teria de ver o esquema .

Na discrição do aparelho eles desfazem-se em elogios das suas caracteristicas subjectivas (como é habitual ... :) )mas não mostram o mais importante , o esquema. Isto não é muito normal num aparelho que é vendido para Diy.

Atenção que montar um amp a válvulas requer alguma experiência , pois as voltagens são LETAIS, mas também não sei qual é o teu background técnico.

Abraço

Jorge

S Figueiredo
05-05-2007, 21:14
;D

eu só sei alguma (leia-se muito pouca) teoria, mas conheço quem se tem "obrigação" de se desenrascar nestas andanças.

tentarei conseguir o esquema do Ella - de opiniões subjectivas estou, como muitos de nós, um bocado farto.

cumprimentos

Tube_Dude
05-05-2007, 22:00
tentarei conseguir o esquema do Ella - de opiniões subjectivas estou, como muitos de nós, um bocado farto.

Pois se o conseguires terei muito gosto de te dar a minha opinião. 8)

Tenho-te já a dizer que tenho um fraquinho por designs em Push-Pull , como esse...

Quanto às opiniões subjectivas , deixei de acreditar nelas há muitas luas...pois podem até ser sinceras, mas apenas são válidas para quem as emite...

Imagina eu que gosto de pratos picantes , a recomendar restaurantes... ;D

Abraço

Jorge

Nafty
05-05-2007, 22:10
Estimado Senhor Figueiredo:
Eu já lhe disse o que pensava:
Veijo que a esse Kit não lhe falta material.
Pelo que veijo tem 2 chokes transformadores de saída com enrolamento para 16 Ohms, uma boa selecção de valvulas. Se o circuito original não toca bem, isso se pode remediar facilmente dado que com esse material se pode fazer um amplificador " a la carte". Pelo que veijo o preço também é chinoca. Não é mau negócio. Á que ter em conta que quem o vai montar é voçê. Assim que cuidado com a mão na massa como dizia o Senhor Tube. As coisas feitas com método e consciencia chegão sempre a seu termo.
Cordealmente.
Nafty

S Figueiredo
05-05-2007, 23:52
Caro senhor Nafty,

Ainda bem que entendeu este tópico como uma mera generalização - estava um pouco receoso que ficasse incomodado com a abertura do mesmo (poderia ter sido encarado como falta de confiança) ;D.

Caro Jorge,

Está dificil encontrar os planos - para todos os efeitos contactei por email a DIYSupply para requisição dos mesmos. Espero pela resposta (embora tenha a impressão que não mos irão mandar :huum:).

E alternativas viáveis? Conheceis alguma?

(e se o fizer terei também que arranjar um pré de phono - mais dinheiro a gastar :-/)

cumprimentos

Tube_Dude
06-05-2007, 00:07
Caro Jorge,

Está dificil encontrar os planos - para todos os efeitos contactei por email a DIYSupply para requisição dos mesmos. Espero pela resposta (embora tenha a impressão que não mos irão mandar :huum:).

Meu caro S.Figueiredo

Esperemos que te mandem o esquema , pois comprar algo para montar em casa sem se saber que topologia usa é um "tiro no escuro".

[[ E alternativas viáveis? Conheceis alguma?]]

Tens os Kits da Hi-Fi World , que esses ao menos tem os esquemas públicos.

Ou então compras um amp a válvulas usado, onde podes fazer as modificações que pretendas...

[[ e se o fizer terei também que arranjar um pré de phono]]

Tenho um pré de fono que te posso vender barato , mas é solid state.

Tem esquema de montagem passo a passo , mas já está montado.

Tens aqui as fotos:

http://forumhifi.com/board/index.php/topic,4583.0.html

Abraço

Jorge

S Figueiredo
06-05-2007, 01:22
Caro Jorge
Dito desta maneira até parece tudo muito fácil (e não ME é ;D).
Quanto ao pré de phono, esse é um "bacamarte" (não entenda o termo com pejora) já que é um prévio completo! Não há nada mais "maneirinho"? ::)

Nafty
06-05-2007, 15:27
Estimado Figueiredo.
Já lhe respondi por privado.
O lote de material é bom e mais pelo preço.
Se o som não satizfaz, sempre se pode dar a volta á amolete.
Cordealmente.
Nafty

Tube_Dude
06-05-2007, 15:43
Caro Jorge
Dito desta maneira até parece tudo muito fácil (e não ME é ;D).

Meu caro S. Figueiredo

Gostei do que vi e apenas tenho duas sugestões.

Não gosto de usar bobine de choque no B+ , prefiro uma célula RC , além disso gostaria que o sistema de afinação de bias fosse independente para cada valvula final , isso tornaria menos crítico o seu emparelhamento.

Mas é um design simpático...Go for it! :Yes:

[[ Quanto ao pré de phono, esse é um "bacamarte" (não entenda o termo com pejora) já que é um prévio completo! Não há nada mais "maneirinho"? ]]

Lá vou eu ter de atirar o pré à Ria! 8)

Jorge

Uboat
06-05-2007, 23:31
Meus caros,

Caro S Figueiredo,

se vai aquirir o kit em HK tenha em atenção as diversas taxas que ir ter de suportar... não gostaria de o ver entrar numa qualquer urgência hospitalar!

edrdp
07-05-2007, 15:52
se vai aquirir o kit em HK tenha em atenção as diversas taxas que ir ter de suportar... não gostaria de o ver entrar numa qualquer urgência hospitalar!

Tambem concordo,eu paguei cerca de 300€ so de taxas pelo meu ella :duh:

mas devo dizer que o resultado foi extremamente compensador um excelente amplificador!!! vem com execelentes peças e so os transformadores e chassis é k são chinocas,vem com condensadores "solen", potenciomentro canadiano de excelente qualidade e sempre com possiblidade de se melhorar com melhores componentes sem gastar muito mais.
Apesar das taxas aconselho vivamente, até porque agora eles mandam com valores declarados de compra inferiores logo as taxas sao menores visto serem em percentagem.

edrdp
07-05-2007, 16:08
têm aki mais uns links relacionados:

http://www.triode-systems.com/modules/myalbum/photo.php?lid=63&cid=5

http://www.acoustic-dimension.com/kit-tube/Ella-Signature-tube-amplifier.htm

http://www.triode-systems.com/modules/tinycontent/index.php?id=2

M Figueiredo
09-05-2007, 22:19
Caro edrdp.

Como parte interessada neste tópico, gostaria que me esclarecesse algumas dúvidas:
1 - Importou o seu Ella na versão base ou com melhorias?
2 - Já com válvulas incluídas ou comprou depois umas melhores? A qualidade das originais como será?
3 - A montagem não me parece difícil. É assim? Eu tenho alguma prática destas coisas, embora nunca fizesse trabalho profissional em electrónica.
As perguntas têm uma finalidade, que, como compreende, é a de escolher a melhor opção possível.
Já agora o S Figueiredo é da família.
Agradeço os esclarecimentos (ajudas) que possa partilhar. Depois vou ter que chatear outra vez por causa da afinação do bias, etc.
Cumprimentos
M Figueiredo

edrdp
10-05-2007, 00:12
Caro M.Figueiredo

Importei o ella na versão base ja com valvulas e com o choque na fonte de alimentação, as valvulas originais incluiam 2 valvulas "nos"(new old stock) philips de boa qualidade (som doce e quente), 2 6sn8 de origem chinesa e 4 EL34 da marca Valve Art estas ultimas sao muitos boas , pelo preço que custam e com uma fiabilidade acima da média(sao testadas a quente para emparelhar e detecção de falhas antes de envio por ex: ).

A construçao é muito facil de fazer mesmo para pouco experimentados na arte de soldar, vem um guia passo a passo,eu usei algum fios de prata nalgumas ligaçoes do audio,deixando os cabos que vieram apenas nas alimentações e ficando a meu ver e sem falsas modéstias um excelente amplificador valendo cada euro gasto nele.cerca de 800€ ja com os 300 de taxas de alfandega.. :duh:

Posso afirmar que fiquei estupefacto quando o liguei pela 1a vez ja depois de todos os ajustes feitos,adorei simplesmente!! o som é verdadeiramente ......MUITO BOM! e o que usei para comparar foi o do Primaluna one que ja tinha ouvido e que no fundo me fez enverdar pela amplificação a valvulas, não comparei directamente no mesmo sistema por isso não poderei dar uma opinião de comparaçao directa.Mas testando com varios Amp que passam pela minha oficina para reparação ou evoluções, a valvulas ou a transistor (entre outros, Krell, vincent , unisson research..etc) não vou dizer que é melhor,pq isso é muito relativo a meu ver e vai dos gostos e associaçoes com outros equipamentos, mas esta ao mesmo nivel.

Mais tarde fiz umas evoluçoes aos poucos para tentar sempre melhorar a qualidade, começei na fonte de alimentaçao mudando para diodos de recuperação rapida que deram mais "garra",entre alguns condensadores de alimentação,os solen MKT de origem deixei,pois são de excelente qualidade,aliais vêm nos primaluna nas versões mais evoluidas(ProLogue Five Stereo Power Amp, http://www.upscaleaudio.com/view_category.asp?cat=94 vejam aki as diferenças ,pus "soft start" no circuito de filamentos das valvulas para aumentar a vida util das mesmas,depois as valvulas philips por umas JJ que trouxeram uma transparencia que ainda nao tinha ouvido nele....etc..etc
entre muitas experiencias...neste momento tenho-o com umas valvulas KT88 svetlana originais(russas) que tenho em muito boa consideraçao juntamente com as electro harmonix outra marca que considero muito boa.sendo nesta versão mais potente (2x 40w)e com muito mais garra,mas um pouco menos doce do que com as EL34,mas como este amplificador é muito versatil e pode ser usado com as EL34, KT88, KT90 ou ainda as 6550 temos muito por onde pegar e evoluir.

So deixo um aviso!! Atençao as choques!! ...aki são a doer estao presentes tensões altas da ordem dos 400v DC mesmo depois de deligado da tomada! alem dos ja perigosos 230 AC ,acreditem que nao de brincar e todo o cuidado é pouco... :eheheh:

Espero ter ajudado,se precisarem saber algo mais e eu puder ajudar é so pedir que eu estarei ao dispor.

edrdp
10-05-2007, 00:44
umas fotos.

[anexo expirou]

edrdp
10-05-2007, 00:45
outras mais.

[anexo expirou]

edrdp
10-05-2007, 00:46
Como ficou depois de montado,com as valvulas finais EL34.

[anexo expirou]

M Figueiredo
10-05-2007, 11:39
Caro edrdp.
Obrigado pelos esclarecimentos e pelas fotografias. De facto ajudas destas só nos incentivam. Vamos avançar com a importação. Em princípio vamos mandar vir por DIY hifisupply. Foi o endereço que utilizou? Deve ser tudo mais ou menos igual, mas já agora a sua experiência pode ser (é concerteza), muito valiosa.
Os preços é que me parece, mudaram bastante. A versão base custa agora cerca de 740 Eur + taxas. Deve ir para cerca de 1000 Eur.
Um abraço
M Figueiredo

edrdp
10-05-2007, 12:22
Caro Sr. Figueiredo
Mandei vir daqui. http://www.triode-systems.com porque são os k vendem para a europa,por isso recomendo que o faça por ai,ate porque é um Sr ingles (acho eu) muito simpatico sempre pronto a ajudar no que for preciso.
Aconselho a pedir para que o valor declarado que acompanhe a encomenda seja muito inferior ao realmente pago,vera que poupara muito nas taxas.

edrdp
10-05-2007, 12:32
O transporte demorou algum tempo axo até que cerca de 2 meses,mas sou da ilha da Madeira presumo que para aqui demore mais, e vem de Hong-Kong por isso até não achei muito.

Vem muito bem embalado ja com o chassis semi pronto em caixa dupla de cartão grosso,por isso muito bem protegido,o que convem visto transportar transformadores que são pesado.
As valvulas se bem me lembro vem numa caixa separada ,de modo a evitar problemas.

isto para responder a alguns foristas que contactaram por PM.

respondo aqui assim todos tem acesso a todas as informaçôes.

edrdp
10-05-2007, 14:21
Um outro modo de mandar buscar era através de um amigo no Reino Unido,visto eles terem taxas mais baixas ou mesmo nenhumas.segundo informação que tenho algumas encomendas de Hong-kong para o Reino Unido nem são taxadas.

Ou atravez deste site:
http://www.acoustic-dimension.com/kit-tube/Ella-Signature-tube-amplifier.htm
que presumo ser Holandês,não sei se serão aplicadas taxas visto ser Europeu.

Foi tudo suposições que pus depois de ter pago tão alto valor de taxas,na altura o Sr brian do site onde comprei,me disse que o melhor era mesmo ele colocar o valor declarado de compra inferior ao real.na proxima encomenda.

Tube_Dude
10-05-2007, 22:48
So deixo um aviso!! Atençao as choques!! ...aki são a doer estao presentes tensões altas da ordem dos 400v DC mesmo depois de deligado da tomada!

Meu caro EDRDP e todos aqueles que montem este kit. 8)

O desenhador deste projecto esqueceu um pormenor muito importante para evitar este inconveniente ( a manutenção da carga nos condensadores mesmo depois de desligado), que é a implementação de um "bleeder resistor".

Por isso , devem colocar ligado entre os terminais do condensador C1 de 220 uF uma resistência de 450 K Ohms 1 W para descarregar o condensador quando o amp fôr desligado.

Em funcionamento normal esta resistência é como se lá não estivesse , pois por ela passa apenas 1mA.

Jorge

M Figueiredo
11-05-2007, 10:22
edrdp.
Tube_Dude2.
Obrigado pelos esclarecimentos. Provavelmente iremos voltar às perguntas. Entretanto vamos aprendendo.
Um abraço
M Figueiredo

edrdp
11-05-2007, 11:33
Por isso , devem colocar ligado entre os terminais do condensador C1 de 220 uF uma resistência de 450 K Ohms 1 W para descarregar o condensador quando o amp fôr desligado.
Em funcionamento normal esta resistência é como se lá não estivesse , pois por ela passa apenas 1mA.

Concordo! :Yes: por uma questão de segurança,descarrega o condensador mais rapido ao desligar dos 230v antes de uma intervenção "manual" no amplificador, e até é capaz de acrescentar alguma estabilidade á tensão no condensador. E pode ser até que esta nova versão ja o tenha implementado.Será uma questão para o M.figueiredo ter em atenção.

edrdp.
Tube_Dude2.
Obrigado pelos esclarecimentos. Provavelmente iremos voltar às perguntas. Entretanto vamos aprendendo.
Um abraço
M Figueiredo

No que for possivel ajudar.Sempre as ordens :Yes:
Um abraço.

gorogoro
11-05-2007, 11:34
WOW!

Mt bom aspecto!

Estas cenas sao capazes de render! Consegues mesmo melhor som ao melhor preço??

S Figueiredo
12-05-2007, 11:18
Acima de tudo tens que pensar que deixas de pagar a metade dos intermediários. É sobretudo por isso que o DIY é tão compensador (aparte o prazer que dá enquanto hobby, ou, em alguns casos, santa profissão).

Por isso sim, é compensador.

S Figueiredo
12-05-2007, 21:33
Off-topic do tema inicial.

Caro gorogoro,
Já que tens um prato, fica com estes links (ficam muito baratos).

http://www.soundfountain.com/amb/puck.html
http://www.tnt-audio.com/clinica/januse.html
http://www.theanalogdept.com/spotmat.htm

Cumprimentos