View Full Version : Troca dos cabos cativos
Boas.
Precisava da vossa ajuda para poder fazer a troca do cabo de alimentação cativo do meu DVD(sony dvp700).
Pretendo trocar o cabo de origem por o Supra Lorad mas vi como é lógico que o cabo de origem não tem o fio terra.
A minha questão é, o que devo fazer ao fio terra do Supra? E também á malha de proteção? Ligo-o ao chassi do dvd?
O cabo numa ponta não tem nada, na outra ponta tem uma ficha também da Supra mas a malha não está ligada ao fio terra.
Obrigado a quem me poder ajudar. :Yes:
Tube_Dude
12-05-2007, 22:56
Boas.
Precisava da vossa ajuda para poder fazer a troca do cabo de alimentação cativo do meu DVD(sony dvp700).
Meu caro AJM
Se o DVD Sony vem equipado com um cabo de alimentação com apenas dois condutores , isso significa que é "duplamente isolado" , o que é uma norma de segurança a que devem estar sujeitos os aparelhos electrónicos.
Por esse motivo não deverás ligar terra a esse aparelho , sob pena de criares "ground loops" , com o consequente ruído.
Quanto ao facto do cabo que pretendes instalar ter malha , deves ligá-la à massa do aparelho apenas.
Do lado da ficha essa malha deve ficar desligada.
Se optares por não ligar de todo essa malha , ela electricamente passa a não estar lá a fazer nada...
Abraço 8)
Jorge
Desde já obrigado por responderes.
Então o fio terra não o ligo. A massa do aparelho é o chassi? É aí que ligo a malha?
Já agora, vou tentar arranjar uns terminais iguais á ficha que está no cabo de origem para ligar da mesma maneira, mas caso tenha que soldar os fios do cabo Supra, qual a solda melhor para esta ligação?
Saudações
Tube_Dude
12-05-2007, 23:15
Então o fio terra não o ligo. A massa do aparelho é o chassi? É aí que ligo a malha?
Às três questões... afirmativo! 8)
[[ qual a solda melhor para esta ligação?]]
Qualquer uma para electrónica, pois é essa que foi usada também pelo fabricante do aparelho... ;).
E não te preocupes , pois no cabo de alimentação não passa "sinal" , mas apenas 50 Hz do sector...
Jorge
:Yes: :Yes: :Yes:
:worship:
:salute:
Quanto ao facto do cabo que pretendes instalar ter malha , deves ligá-la à massa do aparelho apenas.
Do lado da ficha essa malha deve ficar desligada.
Se optares por não ligar de todo essa malha , ela electricamente passa a não estar lá a fazer nada...
Desculpem me intrometer, mas no caso do cabo de alimentação da Supra LoRad e segundo recomendação do propio fabricante a malha não se deve ligar a nada,usa um sistema patenteado pela supra, esse cabo parece usar no material de isolamento do cabo de terra algum tipo de semicondutor que ja faz o efeito de isolamento com a malha de aluminio.
referência: http://www.lorad.co.uk/
Tube_Dude
13-05-2007, 01:41
Desculpem me intrometer, mas no caso do cabo de alimentação da Supra LoRad e segundo recomendação do propio fabricante a malha não se deve ligar a nada,usa um sistema patenteado pela supra,
Meu caro Edrdp
Não tens nada que pedir desculpa, é o somatório da opinião de todos os membros que faz a VERDADE do fórum.
Agora vamos por partes.
Os folhetos dos fabricantes podem ou não ter base ciêntifica e infelizmente nos meios audiófilos , toma-se demasiado por verdades opiniões , de quem apenas quer vender mais um produto.
A história de nova tecnologia patenteada , a mim não me diz rigorosamente nada , visto não passar de um clamor, sem qualquer argumento ciêntifico que o sustente , tal como os desmagnetizadores de vinyl e afins. ;)
Uma blindagem metálica se não estiver ligada à massa , passa a estar ao potencial dos fios que supostamente deveria proteger (especialmente nas frequencias altas , onde se pode verificar a RFI) visto estar "ligada" a eles invisivelmente pela capacidade parasita e pelo facto de estar desligada da massa , não ter por onde escoar essas cargas.
Portanto o potencial dessa blindagem vai ser nas altas frequências , o mesmo que os fios nus , não os impedindo portanto de captarem ou emitirem RFI.
Em relação ao nosso amigo AJMS limitei-me a responder-lhe às suas perguntas, pois ele lá terá as suas razões para querer ligar esse cabo em vez do de origem e eu assim como não gosto que critiquem as minhas opções , também não me acho no direito de o fazer aos outros.
Mas se queres saber a minha opinião pessoal , um cabo de sector é apenas isso , um cabo de sector, e eu uso aquele que tenho à mão... 8)
Jorge
SergioRZ
13-05-2007, 01:59
Mas se queres saber a minha opinião pessoal , um cabo de sector é apenas isso , um cabo de sector, e eu uso aquele que tenho à mão...
Já agora aproveito o tópico para pedir a tua opinião sobre isto. ;D
Compreendo o que dizes, e para mim um cabo de sector tem nenhuma, ou muito pouca, influência no som, e portanto se algum dia mudar de cabos de sector será por outros motivos. Nomeadamente, o risco de ter os cabos de sector relativamente simples e pouco protegidos/isolados a "contaminar" outros cabos por onde realmente passa sinal.
Que te parece? O risco existe? É de tomar precauções por causa disso, se de facto somos forçados a ter cabos de coluna e outros a passar ali pertinho dos cabos de sector, umas vezes em paralelo, outras cruzando com eles... Vale a pena, nesse caso, tentar usar um cabo que tenha níveis de isolamento superiores ao de um cabo normal que vem com o aparelho?
Já agora... tal como noutros cabos do sistema, embora os cabos de sector não passem sinal, poderão também beneficiar de serem mais curtos? Por exemplo, para o mesmo tipo de cabo, ter 1,5m ou 0,5m tem alguma influência no seu funcionamento que possa trazer algum benefício a um sistema de som? Bom, pelo menos sendo mais curto ocupa menos espaço e assim o potencial de contacto com outros cabos é menor, o que só por si já deve ser bom, mas além disso, em termos de passagem da corrente, etc, quais as diferenças pelo comprimento do cabo?
Agradeço a tua opinião. Este é um upgrade que já pensei fazer muitas vezes, mas nunca se concretizou... no entanto, ainda está na lista de possíveis upgrades, pelos motivos que expliquei em cima.
:Yes:
Tube_Dude
13-05-2007, 02:23
Que te parece? O risco existe? É de tomar precauções por causa disso, se de facto somos forçados a ter cabos de coluna e outros a passar ali pertinho dos cabos de sector, umas vezes em paralelo, outras cruzando com eles...
Meu caro Sérgio
Claro que é importante tentar manter uma certa distância relativa entre os cabos de sinal e os de sector , quando tiverem de se cruzar que o seja o mais perpendicularmente possivel . O paralelismo é de evitar a todo o custo , mesmo que estéticamente não fique tão bonito.
A influência nociva dos cabos de sector sobre os cabos de sinal , é maior nos cabos entre o giradiscos e o pré phono, depois já em menor grau, entre o pré (ou CD ) e o amp. Já sobre os cabos de coluna a sua influência é muito reduzida , em virtude das impedâncias e das correntes em jogo.
[[Vale a pena, nesse caso, tentar usar um cabo que tenha níveis de isolamento superiores ao de um cabo normal que vem com o aparelho?]]
Isto está respondido na resposta anterior ao EDRP quando digo:
{Mas se queres saber a minha opinião pessoal , um cabo de sector é apenas isso , um cabo de sector, e eu uso aquele que tenho à mão...}
Mas claro que quem quiser trocar e experimentar outros , sempre aprende algo no processo...
[[Já agora... tal como noutros cabos do sistema, embora os cabos de sector não passem sinal, poderão também beneficiar de serem mais curtos? Por exemplo, para o mesmo tipo de cabo, ter 1,5m ou 0,5m tem alguma influência no seu funcionamento que possa trazer algum benefício a um sistema de som? ]]
Mas meu caro, se pensares bem o verdadeiro cabo de sector tem quilómetros ,pois vem desde o transformador da EDP que te fornece energia , até à tua casa. Claro que é de evitar um cabo de sector , que de tão grande , fique enrolado , pois isso vai potenciar ainda mais o seu campo magnético nocivo.
Se fosse pelos cabos de sector que se consegue ter bom som... 8)
Jorge
SergioRZ
13-05-2007, 03:59
Se fosse pelos cabos de sector que se consegue ter bom som...
hehehehehe sem dúvida... por isso é que nunca os troquei, mas enfim, não custa perguntar a quem sabe bem mais do que eu :Yes:
miguelbarroso
13-05-2007, 08:12
Já agora, mais uma questão: não será preferível ligar a malha à terra, em vez de a ligar à massa do aparelho?
Eu quando comprei Prima Luna, troquei os cabos de origem , pelos supra mais a suas gandalhonas fichas e uma regua a condizer. Mais tarde fiz uns cabos à moda do SONUZ com fio antigo à Portuguesa daquele amarelo com 3 fios, o do meio a terra, fi-los sem terra. Quanto á regua aproveitei as tomada troquei a cablagem interior por fio desse amarelo (unifilar e grosso) e arraquei o filto e liguei directo. Agora sim, tenho uns cabos de sector xpto à Portuguesa e dentro da filosofia de todo o resto do sistema, resumindo tudo à Tube-dude, não é mau nem bom são opcções para mim, para mim, para mim as melhores.
Tube_Dude
13-05-2007, 15:35
Já agora, mais uma questão: não será preferível ligar a malha à terra, em vez de a ligar à massa do aparelho?
Meu caro Miguel
Ligando a malha à terra , ela já tem por onde escoar as suas cargas e por isso tornar a ser eficaz como blindagem .
Como parece que por aqui há quem tenha dúvidas do que estou a dizer,façam a seguinte experiência:
- aproximem um pequeno rádio portátil com onda média do cabo de sector de um aparelho que use esse cabo blindado, ouçam o ruído e depois liguem a malha ao chassis. Verão que o ruído captado pelo rádio será menor.
O que me faz confusão , é estar um competente fabricante , neste caso a Sony , a dar-se ao trabalho e despesa adicional de fabricar um aparelho duplamente isolado ( Doubled Insulated) para ser completamente imune aos ground looops e consequentes ruídos e depois chega o cliente e pensa ... uma terrinha aqui , vinha mesmo a calhar... :)
Claro que depois aparecem os ruídos, depois toca a arranjar filtros para a TV cabo , etc.
Um aparelho duplamente isolado sem terra é o que mais se aproxima do ideal , que é uma alimentação por baterias , completamente isolada do sector.
A única ligação ao sector de um aparelho DI é a pequena capacidade parasita que existe entre os enrolamentos primários e secundários do transformador de alimentação, capacidade essa que também os bons fabricantes se esforçam para minorar..
Mas novamente lá vem o Audiófilo a pensar:
- uma malhinha aqui ligada à massa , ficava mesmo a matar...
mas , uma malha de um cabo de sector ligada ao chassis lá vai aumentar essa capacidade parasita que o fabricante tanto se esforçou por minorar...
Mal por mal antes uns "naperons" em cima das colunas.. 8)
Jorge
SergioRZ
13-05-2007, 15:49
Nice :)
Tenho ali pelo menos um aparelho que tem apenas dois pinos na ficha IEC... quer dizer que só usa dois condutores e é Double Insulated?
Nice :)
Tenho ali pelo menos um aparelho que tem apenas dois pinos na ficha IEC... quer dizer que só usa dois condutores e é Double Insulated?
Se só tem 2 pinos só pode usar dois condutores :eheheh:
Não usa o fio de terra, não sei se em todos os casos são D.I., o meu Denon 2910, é um caso desses.
miguelbarroso
13-05-2007, 16:01
Tenho ali pelo menos um aparelho que tem apenas dois pinos na ficha IEC...
Muita gente não se apercebe disso, mas a maioria dos aparelhos não tem o pino da terra na ficha IEC... e alguns apesar de terem esse pino, o mesmo não está ligado
SergioRZ
13-05-2007, 16:35
Pois, gostava de saber o significado técnico disso, e a possível relação com o tal "Double Insulated"...
Estive agora a confirmar, e o Nad S300 só tem dois pinos (falta o central)... isso é bom? É mau? Nem bom nem mau? ;)
Pois, gostava de saber o significado técnico disso, e a possível relação com o tal "Double Insulated"...
Estive agora a confirmar, e o Nad S300 só tem dois pinos (falta o central)... isso é bom? É mau? Nem bom nem mau? ;)
Não deve ser bom nem mau, deve ter sido concebido para não necessitar da terra.
Só não deve ser muito conveniente mexer nele com os pés (ou mãos) molhados em chão de tijoleira ... :MrGreen:
... e alguns apesar de terem esse pino, o mesmo não está ligado
Parece que alguns amplificadores a válvulas Chineses são fabricados pelo :devil:.
Tube_Dude
14-05-2007, 00:42
Os aparelhos que são fabricados segundo a norma "double insulated" , têm afixado na parte trazeira onde têm o nº de série , a voltagem e a potência consumida , um símbolo que é um quadrado dentro de outro quadrado...
http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Double-insulated-symbol.png
Jorge
JoaoPaulo
14-05-2007, 01:40
Desculpem me intrometer, mas no caso do cabo de alimentação da Supra LoRad e segundo recomendação do propio fabricante a malha não se deve ligar a nada,usa um sistema patenteado pela supra,
Os folhetos dos fabricantes podem ou não ter base ciêntifica e infelizmente nos meios audiófilos , toma-se demasiado por verdades opiniões , de quem apenas quer vender mais um produto.
A história de nova tecnologia patenteada , a mim não me diz rigorosamente nada , visto não passar de um clamor, sem qualquer argumento ciêntifico que o sustente , tal como os desmagnetizadores de vinyl e afins. ;)
Caro Tube, concordo consigo, os folhetos dos fabricantes são sempre suspeitos... ;) o interesse comercial costuma sobrepor-se ao interesse comum... mas nem sempre ! por vezes as informações até não são incorrectas...mas sim "optimistas" e "positivas" reforçando ou demonstrando algo que para alguns mais entendidos já foi inventado à muito... :eheheh: mas isso era tema que dá "pano para mangas"...
quanto ao Supra Lorad, efectivamente já vi este cabo "aberto" e confirmo que o condutor de terra tem o revestimento um pouco diferente (a consistência do isolante (PVC?) é ligeiramente diferente) dos revestimentos da fase e do neutro... aliás as riscas amarelas tipicas (neste caso duas) do condutor de terra, são diferentes uma da outra :huum: uma é apenas uma risca e a outra parece mais larga e de consistência diferente.... se é tal revestimento "semicondutor" não sei... mas sob um olhar atento é efectivamente diferente.
Cumps, JP
Mas se queres saber a minha opinião pessoal , um cabo de sector é apenas isso , um cabo de sector, e eu uso aquele que tenho à mão... 8)
Caro Tubedude2
Apenas intervi para chamar a atenção de um facto que por caso já tinha testado, de longe criticar opções pessoais até porque são isso mesmo "pessoais".
E por achar que uma "verdade" só é absoluta quando a maioria esta de acordo gosto de trocar ideias até a encontrar, nada mais me fascina do que aprender com quem sabe e esta na mesma área . No seu caso já com provas dadas pelo que leio e é conhecido no fórum.
Devo dizer que até partilhamos muitas ideias ou teorias (aqui refiro-me a desmagnetizadores de vinyl e afins :eheheh:) de mas de facto também não sou de ir em "teorias" patenteadas ou não sem ter alguma base ou fazer algum tipo de testes, no caso do cabo supra tive o mesmo dilema ao tentar fazer um cabo e sem saber se ligava a malha ou não e ao ler a teoria do fabricante não fiquei convencido... mas de facto se medirmos com um multímetro em MOhms pode verificar que o cabo de terra tem um valor inferior aos restantes 2(fase e neutro) em relação a dita malha e aí ja acreditei até porque já conhecia de alguns cabos de áudio profissional que também se usa isolamentos "plásticos semicondutores. daí ter feito os meus cabos supra LoRad sem a malha ligada.
Para mim também um cabo de sector é um cabo de sector, mas tendo o cuidado de escolher sempre um de secção apropriada ou seja um mínimo de 2,5mm para réguas e amplificadores e 1,5mm para fontes e afins, e porque não um supra que até é bastante flexível tem bom aspecto e é acessível.(mais em productos=>cabos energia=> LoRad. http://www.jenving.se )
Quanto a ligação das malhas eu pessoalmente e por uma questão de segurança acho que devem sempre estar ligadas no lado da tomada, ou seja a terra. não vá por acidente tocar no cabo da Fase e ficar ali a parte metálica mais próxima do exterior do cabo com 230v com os ricos que dai se depreende. que neste caso se desligara o disjuntor de protecção e no caso de estar ligado apenas ao equipamento sem ligação a terra não.
- aproximem um pequeno rádio portátil com onda média do cabo de sector de um aparelho que use esse cabo blindado, ouçam o ruído e depois liguem a malha ao chassis. Verão que o ruído captado pelo rádio será menor.
Sobre o teste do receptor em OM (onda media),de facto ouve-se os 50hz do sector devido a Onda Média ser modulada em amplitude, logo os receptores conseguem desmodular de modo audível os 230vac(50hz) alem de picos de corrente por ex. de interruptores que passam no cabo e se saem do mesmo. Sendo perfeitamente útil para realizar uma analise rápida e simples Mas já não será IMHO para medirmos o isolamento que tem ao RFI , ao seria melhor um equipamento próprio como analisador de qualidade de energia ou mesmo um analisador espectral de modo a termos visualização das possiveis interferências. Sendo mais difícil de realizar por algum equipamento “caseiro".
Aproveito para deixar aqui um link onde podem se registar e pedir um dvd gratis sobre a qualidade de energia.acho que é de aproveitar.
http://www.fluke.pt/comx/portal_pq.aspx?locale=ptpt
Respeitosamente:
edrdp
SergioRZ
14-05-2007, 11:10
Para tirar dúvidas, nada como adquirir um cabo Supra pré-terminado de fábrica (creio que se vendem assim, embalados) e verificar como estão feitas as ligações.
Certamente estarão feitas de acordo com aquilo que o fabricante acredita (não vejo que optem por ligar ou não a malha por motivos financeiros ou outros desse tipo).
:Yes:
Tube_Dude
14-05-2007, 16:25
Caro Tubedude2
Devo dizer que até partilhamos muitas ideias ou teorias (aqui refiro-me a desmagnetizadores de vinyl e afins :eheheh:) de mas de facto também não sou de ir em "teorias" patenteadas ou não sem ter alguma base ou fazer algum tipo de testes...
Meu caro EDRDP
Óptimo! Já somos dois então... 8)
[[ sem saber se ligava a malha ou não e ao ler a teoria do fabricante não fiquei convencido... mas de facto se medirmos com um multímetro em MOhms pode verificar que o cabo de terra tem um valor inferior aos restantes 2(fase e neutro) em relação a dita malha e aí ja acreditei até porque já conhecia de alguns cabos de áudio profissional que também se usa isolamentos "plásticos semicondutores. daí ter feito os meus cabos supra LoRad sem a malha ligada.]]
Eu chamaria então a esse isolamento "mau condutor" , pois num semicondutor a passagem de corrente verifica-se a penas num sentido e portanto consegue rectificar correntes alternas , coisa que esse isolamento não fará certamente.
De qualquer forma um resistência na casa dos MegaOhms entre a malha e a terra é como se lá não estivesse, pois nas frequências elevadas de RFI essa malha está "ligada" pela capacidade aos outros condutores. Não podemos esquecer que a 100kHz mesmo 100 pF são 15 K Ohms e apenas 3 K Ohms a 500 KHz...portanto muito menor que a resistência de MegaOhms que mediste.
Parece claro que a malha às frequencias de RFI continuará "floating".
[[ Sobre o teste do receptor em OM (onda media),de facto ouve-se os 50hz do sector devido a Onda Média ser modulada em amplitude, logo os receptores conseguem desmodular de modo audível os 230vac(50hz) alem de picos de corrente por ex. de interruptores que passam no cabo e se saem do mesmo. Sendo perfeitamente útil para realizar uma analise rápida e simples ]]
Aqui estás , parece-me , a esquecer um pormenor bastante importante , é que a principal causa de RFI nos aparelhos é a própria rectificação da corrente que é feita no seu interior.
O ruído de comutação dos diodos monta alegremente até ás radio frequências e são uma das maiores causas da RFI que o próprio aparelho sofre e emite.
Um rádio em onda média permite ouvir esse "broadband noise" causado pelos picos de corrente no rectificador e essa emissão será diminuída , se a malha fôr ligada à massa.
[[ Mas já não será IMHO para medirmos o isolamento que tem ao RFI , ao seria melhor um equipamento próprio como analisador de qualidade de energia ou mesmo um analisador espectral de modo a termos visualização das possiveis interferências.]]
Claro que quem tenha um analisadopr espectral (anyone ?? ) o pode utilizar nessa pesquisa , mas o rádio é um método ao alcance de todos para ver(ouvir.. :) ) o nivel de RFI que os seus equipamentos estão a emitir..
Abraço
Jorge
Tube_Dude
14-05-2007, 16:34
quanto ao Supra Lorad, efectivamente já vi este cabo "aberto"
Meu caro João Paulo
Quero-te apenas dizer que não tenho nada contra (nem a favor ... :) ) dessa marca Supra Lorad, todos os meus considerandos neste tópico devem ser considerados como aquilo que eu penso e testei ao longo dos anos ,na tecnologia dos cabos e nada mais.
[[ se é tal revestimento "semicondutor" não sei]]
Quanto a isto já respondi no post anterior.
Se fosse semicondutor , de um bocadito até se podia contruir um receptor de Galena... 8)
Abraço
Jorge
Bem, agora fiquei um pouco confuso,
De qualquer maneira liguei a malha ao chassi com um terminal facil de tirar, e não tenho o fio terra ligado ao dvd. Veremos os resultados ligado ou não. Posso sempre remeter o cabo de origem caso alguma coisa não me agrade.
Até pode não fazer nenhuma diferença no som e imagem, mas fiz tudo com muita dedicação, até manga retráctil utilizei ;)
Saúdações :Yes:
filipesousa
15-05-2007, 06:53
tenho uma questao parecida. o meu amp nao tem terra no cabo de corrente, estava a pensar em ligar o terra ao chassis do aparelho que penso que seja onde a electronica liga a sua terra. pode danificar o aparelho de alguma forma? é seguro fazer esta ligação?
muitos dos aparelhos que tenho em especial de baixo consumo não tem terra, não sei se por não ser necessario se bem que sempre tive a ideia que ligacao terra era importante, que deveria de existir.
Tube_Dude
15-05-2007, 06:57
tenho uma questao parecida. o meu amp nao tem terra no cabo de corrente, estava a pensar em ligar o terra ao chassis do aparelho que penso que seja onde a electronica liga a sua terra. pode danificar o aparelho de alguma forma? é seguro fazer esta ligação?
Meu caro Filipesousa
E resto do sistema já tem algum componente ligado à terra?
Abraço
Jorge
filipesousa
15-05-2007, 07:02
o amp do meu subwoofer tem terra e existe terra na regua e na rede geral da casa....etc :eheheh:
Tube_Dude
15-05-2007, 07:04
o amp do meu subwoofer tem terra e existe terra na regua e na rede geral da casa....etc :eheheh:
O que eu pergunto é , se algum dos elementos do sistema , dos que estão ligados por interconnects, já está ligado à terra...
filipesousa
15-05-2007, 07:11
tenho ligado o leitor de dvd por cabo digital optico, que nao tem terra (mas posso por :eheheh:), e o sub, a tv tambem nao tem terra (mas se necessario tambem se faz uma terrinha :eheheh:)
Tube_Dude
15-05-2007, 07:16
tenho ligado o leitor de dvd por cabo digital optico, que nao tem terra (mas posso por :eheheh:), e o sub, a tv tambem nao tem terra (mas se necessario tambem se faz uma terrinha :eheheh:)
Leste o tópico?
A minha pergunta prende-se ao facto, que num sistema com mais do que um elementos interligados por interconnects , apenas um dos elementos deve estar ligado à terra.
Os outros ficam automáticamente com terra , via interconnect...
filipesousa
15-05-2007, 07:26
ja podias ter dito ;D . se bem que nao respondeste bem ao que queria saber, se podia por em causa o aparelho.
Tube_Dude
15-05-2007, 07:31
se bem que nao respondeste bem ao que queria saber, se podia por em causa o aparelho.
Não coloca em causa o aparelho, apenas o som vai piorar e poderão aparecer eventuais ruídos de fundo...
Tube_Dude
15-05-2007, 07:48
De qualquer maneira liguei a malha ao chassi com um terminal facil de tirar, e não tenho o fio terra ligado ao dvd. Veremos os resultados ligado ou não. Posso sempre remeter o cabo de origem caso alguma coisa não me agrade.
Meu caro Ajms
Isso é que é falar...fizeste muito bem!
É testando que se aprende, infelizmente há muita gente apenas repetindo o que leu aqui e acolá , que não se preocupa em tirar as suas próprias conclusões metendo a "mão na massa" , como tu fizeste.
Eu tudo o que falo é por experiência própria e posso te dizer , que só comecei a ter bom som , quando esqueci tudo o que li... 8)
Abraço
Jorge
Mellowship
15-05-2007, 15:53
Não vale mesmo a pena trocar cabos em aparelhos com duplo isolamento! muito menos pôr ground!
Uma sugestão: para ter a certeza que não há interferências parasitas, pode-se usar umas ferrites na extremidade do cabo perto da ficha. Mal não faz. Eu uso no meu amplificador e leitor de CD's, já que vêm com cabo normal e têm duplo isolamento.
São baratas. Sobre isto, aconselho ver o tópico que está no Best Of! http://forumhifi.com/board/index.php/topic,1018.0.html LOL
Tube_Dude
15-05-2007, 17:52
Não vale mesmo a pena trocar cabos em aparelhos com duplo isolamento! muito menos pôr ground!
Meu caro Mellowship
Até que enfim!
Pensava que era só eu ... 8)
Jorge
Nunca se deve criar terras em circuitos de aparelhos já com proteção dupla, muito menos quando não se conhece se o escoamento da terra é perfeito. Pois ao fazê-lo e ligando a tal malha ao chassi do circuito podem ocorrer retornos de picos de corrente alternada parasitária de outros aparelhos supostamente com fugas de corrente.
Nestes casos e para o cabo de sector cativo não prevaricar com radiações electromagéticas pode usar-se cabo com malha mas sem a ligar a nada, só funciona como envólucro.
Nos aparelhos mais antigos a válvulas e outros, de entrada directa sem transformador, o chassi até ligava a um condutor da rede, que tanto podia ser o neutro como a fase, não fazia mal desde que não se metese lá o dedo em funcionamento.
Cumpts,
[Mas se queres saber a minha opinião pessoal , um cabo de sector é apenas isso , um cabo de sector, e eu uso aquele que tenho à mão...
o pessoal gosta mesmo de mitos, boatos e aranhas c/ asas...........................electronica é que nem por isso........................acho que sim Jorge
JoaoPaulo
16-05-2007, 00:33
o pessoal gosta mesmo de mitos, boatos e aranhas c/ asas...........................
welcome to mankind... planet earth... ;)
existirão sempre opiniões a favor e contra... e digo como o outro, geralmente no meio é que está a virtude.
todas as alterações (cabos incluidos) fazem diferença... até um certo ponto... a partir desse ponto é necessário acreditar com muita força... :eheheh:
Cumps, JP
A creditar mas, tem que ser mesmo com muita força :eheheh:... caso contrário não vale a pena.
A creditar mas, tem que ser mesmo com muita força :eheheh:... caso contrário não vale a pena.
No meu caso foi ouvir para acreditar :o.
A troca do cabo cativo pelo Supra no DVD/CD mas também e muito importante a ligação a uma regua AgileII, fez toda a diferença.
Ganhei muito com estas alterações, o som é outro, mais limpo e definido, melhor timbre, melhores baixos. Tudo melhorou excepto a dinamica do amp, penso que perdeu, por estar ligado a regua. Preciso de "puchar" mais pelo amp para ter o mesmo volume de antes, mas penso que isso já é habitual.
Pode nem parecer, mas este é um excelente tópico!
As ligações à rede e terra são geralmente um item deconhecido ou, pior ainda, aparentemente simples.
O que o Jorge escreveu (para mim) é rigorosamente exacto.
Os aparelhos agora tendem a ser de duplo isolamento pois aquilo a que chamamos terra é em muitos casos um fio verde/amarelo que não sabemos onde liga na outra extremidade. Assim é mais seguro não o ligar (muitos casos há em que a terra é feita por ligação aos canos de água que com a oxidação e a substituição da restante rede de águas por tubos não metálicos, deixa de haver ligação à terra e sim ligação a todos os electrodomésticos, tipo fogão, másquina de lavar louça e roupa, etc...).
Nem sei como estive a lêr isto, apreciem.
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060702160554AAgfVYc
As ligações à rede e terra são geralmente um item deconhecido ou, pior ainda, aparentemente simples.
Os aparelhos agora tendem a ser de duplo isolamento pois aquilo a que chamamos terra é em muitos casos um fio verde/amarelo que não sabemos onde liga na outra extremidade. Assim é mais seguro não o ligar (muitos casos há em que a terra é feita por ligação aos canos de água que com a oxidação e a substituição da restante rede de águas por tubos não metálicos, deixa de haver ligação à terra e sim ligação a todos os electrodomésticos, tipo fogão, másquina de lavar louça e roupa, etc...).
A ligação do fio de terra aos canos de água, só se for para matar alguém :duh:
pjorgenunes
23-07-2007, 16:26
Os aparelhos que são fabricados segundo a norma "double insulated" , têm afixado na parte trazeira onde têm o nº de série , a voltagem e a potência consumida , um símbolo que é um quadrado dentro de outro quadrado...
http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Double-insulated-symbol.png
Jorge
Estive a confirmar. O Denon 3910 tem esse simbolo e realmente a ficha IEC não tem terra! biggrin:
pjorgenunes
23-07-2007, 16:31
O Denon AVR-4306 também! :Yes:
Mellowship
23-07-2007, 17:48
A ligação do fio de terra aos canos de água, só se for para matar alguém :duh:
Ligações terra a canos de água é uma prática mais comum do que se pensa! Vivo num prédio antigo onde uma das minhas lutas com os condóminos era criar uma instalação de terra, pois ao longo dos anos, com muita obra em casas particulares, os habilidosos começaram a instalar a terra dos fogões e das máquinas de lavar nos canos de água, que na altura eram de chumbo. Essas canalizações estão hoje desactivadas (e ainda bem, porque o chumbo, como toda a gente sabe, faz cá um bem à saúde... :humpf:).
O facto é que só quando muita gente começou a apanhar descargas nas torneiras, se decidiram a tirar a terra dos canos.
Nestes casos, como no áudio, mais vale não ter terra nenhuma do que andar a inventar!
SergioRZ
06-10-2007, 16:58
Meu caro Mellowship
Até que enfim!
Pensava que era só eu ... 8)
Jorge
Estive a confirmar... o NAD S300 tem o tal símbolo de duplo isolamento... é por isso que não tem pino de terra no interface IEC :Yes:
Os outros equipamentos que lá estão ligados são o leitor de CD (que não creio que tenha duplo isolamento), e o subwoofer (outro sem duplo isolamento)... o sub liga por high level, por aí também faz ligação "terra" como pelos IC's?
SergioRZ
06-10-2007, 17:01
Bom, depois d ever melhor... o sub tem lá o símbolo, é um pouco diferente (os quadrados são maiores e o de dentro está quase colado ao de fora), mas está lá. Portanto também o sub tem duplo isolamento.
Assim sendo, só o leitor de CD está ligado à terra... certo?