PDA

View Full Version : Ella Signature Valve Amp - (MKII)

M Figueiredo
14-05-2007, 10:11
Caros "DIYistas" consagrados e futuros...
Vou, espero, importar um kit do Ella Signature para montar em casa, com algumas alterações.
Até este momento, tenho (temos) andado a recolher informações e conselhos de quem tem mais conhecimentos e experiência sobre este modelo.
Como eu, (nós, porque estamos dois metidos no mesmo assunto...), penso haver muita gente com curiosidade em ver onde é que isto vai dar. Vamos tentar descrever aqui as diversas etapas da aventura, se possível com fotos e depois comentar o resultado.
Fica a promessa de facultar audições a quem quiser, para, em caso de interesse, se meter em alhadas destas...

Um abraço
M Figueiredo

M Figueiredo
14-05-2007, 10:15
Ainda na fase de recolha de elementos.
Caro Nafty. Penso que já teve acesso ao projecto, mas vou confirmar. Esta ideia foi iniciada pelo S Figueiredo,(temos muitas afinidades...).

Um abraço e agradeço todas as dicas e reparos que queiram fazer.

Katapum
14-05-2007, 13:55
Ainda na fase de recolha de elementos.
Caro Nafty. Penso que já teve acesso ao projecto, mas vou confirmar.

http://www.triode-systems.com/modules/myalbum/photo.php?lid=63&cid=5

M Figueiredo
25-05-2007, 15:01
Vivam.

A "menina" (Ella) já chegou. O fim-de-semana promete ser de trabalho árduo. Até agora tudo tem corrido bem. Vamos ganhar ânimo para a parte mais difícil.

Vou tentar por algumas fotografias...

Nafty
27-06-2007, 08:55
Estimado Figueiredo
Qual é o ponto da situação?
Quando tenha tudo funcionando, apite.
Cordealmente.
Nafty

M Figueiredo
30-06-2007, 15:22
Caro Nafty.

É bom voltar a ter contacto, por esta via, consigo.

O meu Ella não vai muito bem. Primeiro, o manual não vinha completo e eu saltei algumas partes. Claro que no fim não funcionou.

Comecei a pedir explicações ao vendedor e ele tem-me dado dicas de como pôr aquilo no bom caminho. Também tenho tido a ajuda de um colega forista, o edrdp. Com estas ajudas já consegui por a secção do amp mais ou menos dentro dos parâmetros que são recomendados no manual. Este já completo, enviado mais tarde.

Já agora, e como necessito "desesperadamente" de ajuda, e se o Nafty estiver na disposição de o fazer, muito gostaria de contar consigo entre os meus conselheiros desta "empreitada". Posso dizer-lhe que já pensei em ligar o meu pre Musical Fidelity à entrada directa no amp Ella, isto fazendo uma ligação directa interna com a anulação de toda a parte do previo. Era uma entrada dum par de RCAs directa à resistência de 1K da válvula 6922.

O andar de pre não funciona. Até agora tenho medido as tensões nos diversos fios que saiem da primeira placa de alimentação. Se o Nafty quiser fazer o favor de ajudar, mando-lhe os valores.

Creio que tem o esquema técnico. Se não tiver enviar-lho-ei.

Um abraço e obrigado antecipadamente.
MF

Nafty
30-06-2007, 17:44
Estimado Senhor Figueiredo:
Em primeiro Lugar calma .
Vamos lá ver: Em primeiro lugar, regule o potemciometro W para a tenão mais negativa possivel.
Baixe a -40, -45 ou -55V enfim até onde chegue.Mida as voltagens en cada um dos pontos e veija se tudo está bem. Quero dizer: 405V,385 e 169V. Haverá uma tolerancia para mais ou menos de 10%, não se preocupe se esses valores não seijam milimetricamente exactos.
Se tudo está bem, digame que voltagen tem no pino 3 da 6922 e que voltagens tem nos pinos 2 e 5 da 6SN7.
Já tem suficientes deveres.
Se voçê me manda o seu numero de telefone, eu posso chamá-lo esta noite.
TUBEEEE DUUUUDE! que temos aqui um jovem em apuros.
Venha para cá homem.
Cordealmente.
Nafty
Nafty

Tube_Dude
30-06-2007, 17:57
TUBEEEE DUUUUDE! que temos aqui um jovem em apuros.
Venha para cá homem.

Meu caro Nafty

Pegando nas palavras do MFigueiredo:

[[ isto fazendo uma ligação directa interna com a anulação de toda a parte do previo. Era uma entrada dum par de RCAs directa à resistência de 1K da válvula 6922. ]]

A minha aposta é que retiraram o potenciómetro do circuito, por isso falta uma resistência de 100 K entre a resistencia de 1K ligada à grelha (grid stopper) e a massa .

Logo a valvula de entrada não tem a grelha polarizada...e todo o circuito "is floating in the air".. 8)

Abraço

Jorge

Nafty
30-06-2007, 18:16
Estimado Tube Dude:
Voçê que dizer que estes caloiros tiraram mesmo o potenciometro do Circuito deixando em su lugar nada?
Claro a grelha da 6922 fica sem referencia e pode inclusivamente pode ter ficado positiva. Isso poderia também afectar a 6SN porque se acopla directamente a esse SRPP.
Pois Senhor figueiredo, podes começar a polir esse pescoso porque vão a chover caloiradas.
Vamos para mesa de trabalho. Ponha de volta o potenciometro ou pelo menos uma resistencia de 100K entre entre r1 e a massa. Começe a medir essas voltagens.
Cordealmente.
Nafty

M Figueiredo
30-06-2007, 18:54
OK.

Agora é que isto vai. Já andava com ideias de tentar contactar por este meio os caros Nafty e Tube_Dude, mas o tempo também não tem sido muito. (O ânimo também, ÁS VEZES, não ajuda...

Então aqui vai o ponto da situação:

Com o potenciómetro no mínimo (é passo a passo, tive de o abrir e ver se estava todo rodado para o lado com mais resistência na saída, espero ter feito bem), temos:

Ah,... em que ponto vejo as tensões -40; -45 ou -55 V?

Entretanto os valores que agora tenho são:

Os valores são sempre para os canais esquerdo ; direito.

Valvulas 6992

Pin 1 - 206 V ; 204 V.
" 3 - 104 V ; 104 V.

Válvulas 6SN7

Pin 2 - 270 V ; 277 V.
" 5 - 277 V ; 268 V.

Válvulas EL34

Pin 3 - 458 V, 460 V ; 459 V, 459 V.

Vendo melhor, senhor Nafty, as tensões negativas são vistas nas resistências R8 e R9 do esquema. Certo? Vou já ver.

M Figueiredo
30-06-2007, 19:14
Sr Nafty,

Se os valores das tensões negativas se verificam, como penso, nas resistências R8 e R9, temos:

(-40.4); (-37.6) (-38,8; (-39,2)

Com estes valores é que medi os pontos que menciono no post anterior.

Então devo rodar os potenciómetros de bias até ficar na tensão máxima negativa? Depois tiro os valores que o Nafty recomendou?

Só um esclarecimento:

Não desliguei nada no previo. Era só uma sugestão para tentar ver se já tocava alguma coisa, mas parece que ia depressa demais. :eheheh:

Nafty
30-06-2007, 19:39
Estimado Senhor Figueiredo
So far so good. As Voltagens parecem-me correctas.
Bom, rode esse trimmer o potenciometro de ajuste de bias até ao -35V recomendados.
Logo, mida a voltagem nos pinos 8 das válvulas EL34. Deve ler á volta de 6V.
Se é assim, tudo está bem, então isso já pode escupir musica.
Cordealmente.
Nafty

Tube_Dude
30-06-2007, 19:56

Com o potenciómetro no mínimo (é passo a passo, tive de o abrir e ver se estava todo rodado para o lado com mais resistência na saída, espero ter feito bem), temos:

MFigueiredo , eu referia-me ao potenciometro de entrada , o que vai regular o volume e não o de regulação de bias.

Insisto, o potenciómetro de entrada está ligado?

Jorge

M Figueiredo
30-06-2007, 20:16

MFigueiredo , eu referia-me ao potenciometro de entrada , o que vai regular o volume e não o de regulação de bias.

Insisto, o potenciómetro de entrada está ligado?

Jorge

Olá Tube, obrigado pela ajuda.

De facto, o que eu pensava era desligar o circuito de selector e potenciómetro de entrada e amplificar só os sinais vindos directamente do meu previo separado. Para já está tudo ligado como recomenda o manual. (Espero eu...)

Manuel

Tube_Dude
30-06-2007, 20:19
Então se o pot está ligado o amp deve funcionar

Posteriormente pode-se pensar em tirar o pot e ligar directo mas para inicio de testes é melhor , aliás imprescindivel, tê-lo no circuito.

Jorge

Nafty
30-06-2007, 20:23
Senhor figueiredo
Para já está tudo ligado como recomenda o manual. (Espero eu...)
Se os cátodos das EL34 estão a 6V e as demais voltagens estão como voçê dice que estavão pois então....acelereeeee.
Cordealmente.
Nafty

M Figueiredo
30-06-2007, 20:24
Caro Nafty,

Regulei, como disse os bias para -35 V. Os valores no pin 8 são:

0,8 V; 0,61 V -- 0,74 V; 0,76 V.

No manual recomendam valores entre 0,4 e 0,45 V. Como o Nafty diz que deve ter à volta de 6 V deve haver algum mal-entendido. Será?

Cpts

Manuel

Katapum
30-06-2007, 20:37
Entretanto os valores que agora tenho são:

Os valores são sempre para os canais esquerdo ; direito.

Valvulas 6992

Pin 1 - 206 V ; 204 V.
" 3 - 104 V ; 104 V.

Válvulas 6SN7

Pin 2 - 270 V ; 277 V.
" 5 - 277 V ; 268 V.

Válvulas EL34

Pin 3 - 458 V, 460 V ; 459 V, 459 V.

Quais as tensões em C1, C2 e C5?

Qual a tensão no pino 8 das 6922?

Qual a tensão no pino 3 das 6SN7?

Nafty
30-06-2007, 20:43
Senhor Figueiredo:
Desculpe, queria dizer 0.60Vdc o que sobre uma resistencia de 10 Ohmios quer dizer 60mA de corrente de repouso.
Isso é o correcto.
O que eu veijo é que as suas valvulas não estão parelhadas em corrente.
Uff esse circuito deveria um control de bias individual para cada válvula.
Bom, mesmo assim isso tem que dar musica para começar.
Nafty

Nafty
30-06-2007, 20:48
Senhor Katapum
A voltagens no pino 3 da 6DJ, pinos 2 e 5 da 6sn e voltagen de catodos das EL34, é suficiente. Senhor figueiredo, essa voltagem de 0,8 está demasiada alta. baixe a tensão negativa a um pouco mais negativa de forma que nenhuma válvula supere os 0,75V em catodo.
Bom, isso já dá musica ou quê?
Cordealmente.
Nafty

M Figueiredo
30-06-2007, 21:18
Caro Nafty.

Irei baixar a tensão para dar os 0,75V.

Quanto a dar música, aí é que está mau porque o circuito de previo não está a funcionar.
É telecomandado e nem sei por onde começar a ver o que estará mal.
Pode dar uma ajuda?

Eu acho que tem um controlo de bias para cada valvula. Tem 4 e regula cada uma das EL 34.

Para ver melhor pode espreitar esta imagem que está no triode-systems. O meu é quase igual, este parece já modificado nos condensadores.

http://www.triode-systems.com/modules/tinycontent/photos/ella-inside-large.jpg

JÁ AGORA. OBRIGADO A TODOS OS AMIGOS FORISTAS QUE ESTÃO A AJUDAR. ISTO ASSIM VAI, DE CERTEZA.
Manuel

Tube_Dude
30-06-2007, 21:24
Eu já não estou a perceber nada.

Isto é um prévio ou é um integrado com um pot à entrada?

Se é o que eu penso que é , um integrado com um pot á entrada , é só ligar um CD e regular o volume no pot para testar o amp.

Agora o que tem o pré a ver com este amp?

Nafty
30-06-2007, 21:29
Senhor figueiredo.
O esquema que eu tenho, não tem control individual de bias.
Se o seu circuito tem, então, regule de forma que cada cárodo esteija a 0.62Vdc.
Agora isso não funciona, é porque o sinal não chega ao potenciometro.
Veijo na foto, logica digital que deve ter que ver com a comutação de fonte por control remoto.
Aqui deve estar o problema. Não é o amplificador.
Tente bypassar essa logica fazendo chegar o sinal ao potenciometro. Quer dizer, da entrada RCA directamente ao pino do potenciometro.
Nafty

De novo, reforzo que o problema está ou na comutação digital de fonte ou simplesmente que o control remoto não funciona e que não deve nen mover o potenciometro.
Tudo no amplificador está bem. Simplesmente não chega sinal a R1.

M Figueiredo
30-06-2007, 21:35
Caro Tube,

Eu é que arranjei uma confusão dos diabos. Devia ter começado por dizer o tipo de equipamento era.

Como poderá ver no site:http://www.triode-systems.com/modules/tinycontent/photos/ella-inside-large.jpg, é um integrado.

O pot que diz ter à entrada, é um potenciómetro? Desculpe o meu desconhecimento destes termos de gente "calejada" nestas andanças.

O problema, agora, parece ser só no andar de pre. Eu aciono o comando ou carrego nos botões do painel frontal e não acontece nada. Nem sequer acende o led que me diz qual a entrada seleccionada. Por isso é que estava com vontade de ligar um pre externo... (Veja lá que até já andei com ideias de ir até Aveiro, :eheheh:)

Tube_Dude
30-06-2007, 21:38
Caro Tube,
(Veja lá que até já andei com ideias de ir até Aveiro, :eheheh:)

É capaz de não ser má ideia.

E tu Nafty queres aparecer também?

Afinal Madrid é aqui já ao lado.... 8)

Jorge

Tube_Dude
30-06-2007, 21:42
O esquema que eu tenho é este...

[anexo expirou]

Nafty
30-06-2007, 21:44
Senhores:
Senhor Figueiredo, estando onde está, o melhor é que o senhor Tube Dude lhe faça a revisão.
Isso até parece que o receptor de IR nem está alimentado.
De qualquer forma, o problema está la logica de comando.
Senhor Dude Tube, outro dia será. Dizem que se come bem por aí não é?
Agora Não posso mas não é por falta de vontade.
Obrigado pelo convite, bom homem.
Cordealmente.
Nafty

Tube_Dude
30-06-2007, 21:53
Senhor Dude Tube, outro dia será. Dizem que se come bem por aí não é?
Agora Não posso mas não é por falta de vontade.
Obrigado pelo convite, bom homem.

Meu caro Nafty

Seria um prazer bem grande e será quando tu quiseres... 8)

Jorge

M Figueiredo
30-06-2007, 21:54
Ok.

Já pus tudo a 0.62 V.

Como tenho o amp virado de pernas para o ar é mais difícil, mas com algumas pequenas queimadelas, a coisa lá vai evoluindo.

Se calhar agora é só o pré. Esperemos que sim.

Manuel

M Figueiredo
30-06-2007, 21:59
Caro Tube,

O esquema é esse. Pelo menos é o que está no meu manual. Agora da secção de pre, nada.

Dá-me a impressão de que este kit foi preparado para pessoas com muitos conhecimentos e prática nestas coisas.

Já agora, eu vou aprendendo... ;)

Tube_Dude
30-06-2007, 22:00
Caro Tube,

O esquema é esse.

Então esquece o pré ,liga o potenciómetro de entrada directamente a um CD e vê se toca.

M Figueiredo
30-06-2007, 22:14
Tube (Jorge, não é?)

Não queria desperdiçar esta embalagem, mas ia propor que continuasse-mos amanhã ou quando houver disponibilidade da tua parte.

É que tenho o amp na garagem e para o ligar ao CD e colunas tenho de o trazer para dentro de casa. A minha malta já está a olhar pra mim com uma cara estranha... :eheheh:

De qualquer modo, o que dizes é para ligar o cd directamente à entrada do potenciómetro. Mas há 3 ligações: massa (essa identifico) e mais duas. Qual é a de entrada e de saída? Eu tenho uma ideia, mas podes confirmar, por favor?

Também terei de desligar a placa com os relés de entrada? (Peço-te paciência para a minha ignorância...)

Amanhã, pela manhã já ponho a coisa a bombar, espero bem...
Manuel

Tube_Dude
30-06-2007, 22:20
De qualquer modo, o que dizes é para ligar o cd directamente à entrada do potenciómetro. Mas há 3 ligações: massa (essa identifico) e mais duas. Qual é a de entrada e de saída? Eu tenho uma ideia, mas podes confirmar, por favor?

A entrada é entre a massa e o terminal que não liga à resistencia de 1k.

[[ Também terei de desligar a placa com os relés de entrada? (Peço-te paciência para a minha ignorância...)]]

Convém!

Montar um amp sem ter conhecimentos básicos sobre o seu funcionamento é um bocado Kamikaze... mas como se costuma dizer, a sorte proteje os audazes..

Continuamos outro dia... 8)

Jorge

PS: Já agora , cuidado com os choques...

Nafty
30-06-2007, 22:23
Estimados Senhores:
Eu apenas tenho esquema.
De qualquer forma, como diz o Senhor Tube Dude. entrada direita ao pot seguro que funciona.
O que voçê deveria repassar é o que é que pode estar errado nesse control remoto. Aí está o problema e aí é onde voçê devia rever o circuito.
Quase melhor que o veija o senhor Tube Dude.
Nafty

M Figueiredo
30-06-2007, 22:31
Obrigado a ambos.

Amanhã recomeçarei com a aventura.

PS: Já agora , cuidado com os choques...

Já deu para aprender à custa de um dedo a cheirar a chamusco..., mas tudo não passou de um valente susto :eheheh:

M Figueiredo
01-07-2007, 11:48
Bom dia,

JÁ TOOOOOOOOOCA. VIVA... (embora pousado de lado e aberto porque tenho de ter acesso ao potenciometro, que é motorizado)

Agora vamos curtir bem este momento. :) :) :) :) :) :poing: :poing: :poing:

Aos amigos: :salute: :salute: :salute: :salute:

Manuel

Nafty
01-07-2007, 12:11
Senhor Figueiredo:
Hay que romper una botella si señor.
Resolva esse problema dessa logica que comanda os relés de fonte.
Cordealmente.
Nafty

M Figueiredo
01-07-2007, 16:33
Meus Caros Nafty e Tube_Dude

Gostaria, de facto de abrir uma garrafita mas na companhia de quem ajudou e, conto com isso, irá ajudar, porque isto ainda vai a meio.

Mas poderá ser que um dia...

Entretanto a "Ella" lá vai rodando. Até agora tudo bem. O som ora me agrada, ora descubro pequenos senãos. Mas está em fase de queima, por isso não admira.

Está de lado, coitada...

http://img504.imageshack.us/img504/2941/1002669yy6.th.jpg (http://img504.imageshack.us/my.php?image=1002669yy6.jpg)

http://img504.imageshack.us/img504/104/1002670bc6.th.jpg (http://img504.imageshack.us/my.php?image=1002670bc6.jpg)

Cpts.
Manuel

Nafty
01-07-2007, 17:43
Senhor Figueiredo:
Entretanto a "Ella" lá vai rodando. Até agora tudo bem. O som ora me agrada, ora descubro pequenos senãos. Mas está em fase de queima, por isso não admira.

Isto o que é? "RODAR". Sim, mete-lhe umas rodas e passeia-o por casa, jardim.
"Queima" será o quê? Cuidado que isso se chamusca.
Bom, como é de válvulas e é novo, então está perdoado. De facto, as válvulas teêm um periodo de funcionamento inicial que é um pouco agressivo. Logo pouco a pouco e á medida que tranconductancia se estabilisa, o som também. Isso é entre 50 e 100 horas e logo tire as rodas ao amplificador.
Esse bias foi ajustado? Veijo que em efeito há um ajuste individual para cada válvula e que pode ajustar desde a parte superior do chassis. Tanta coisa com os chinocas mas eu não veijo nada em este Kit.
Cordealmente.
Nafty

M Figueiredo
01-07-2007, 18:40
Caro Nafty.

O problema com os termos que utilizamos são os maus entendidos.

Eu não conheço a gíria utilizada entre os técnicos e por isso posso dizer algumas coisas meio confusas.

Então é assim:

O amp está de lado porque eu tenho que ter acesso ao potenciómetro. Este tem de ser movimentado com uma chave de fendas porque é motorizado e o motor não funciona. Como toda a secção do previo, aliás.

O rodando, ou queimando, não quer dizer que tenha rodas, ou queime. Como deve calcular, é o período inicial de afinação das válvulas. As tais 50 a 100 horas de funcionamento inicial.

Tenho visto o bias e continua com cerca de 0.60 V. Acha que deve continuar assim ou ponho-o nos 0,40 a 0,45 V como recomenda o manual. Se bem que se eu seguisse só o manual, como fiz no início, nunca mais ele tocava. :eheheh: :eheheh:

Cpts
MF

Nafty
01-07-2007, 19:58
Senhor Figueiredo.
Está bem, para a proxima ponho bunecos amarelos.
Homem, faça o que diz o manual.
Na realidade não sei que impedancia tem os transformadores de saída.
Com 0.6 teria uma dessipação de placa á volta dos 25/26w.
Talvez seija demasiado. Era o que utilisava eu para a 6CA7 que é equivalente.
Seija riguroso com o manual por agora.
Cordealmente.
Nafty

P.S. É sensato trabalhar na área dos 45mA/20W de dessipação de anodo.
O manual que tenho creio que é demasiado optimista com as válvulas de potencia.
Nafty

M Figueiredo
03-07-2007, 09:30
Bom dia.

Caros

A fase do andar de potência pelos vistos já está (+-) bem. Agora preciso da vossa ajuda para o andar de pré. Há por aí umas dicas, por favor.

Não se esqueçam de que quem faz bem aos outros é mais feliz. :eheheh: :eheheh: :eheheh:

Manuel

Tube_Dude
03-07-2007, 19:28
A fase do andar de potência pelos vistos já está (+-) bem. Agora preciso da vossa ajuda para o andar de pré. Há por aí umas dicas, por favor.

Se o andar de potência já está a funcionar bem,tudo o que se possa pôr a montante , só estraga...;)

Se a parte de pré não funciona , só vendo o esquema , pois "ainda" não possuo dotes de adivinhação. 8)

No entanto ,confere as ligações de massa e de alimentação.

Jorge

Nafty
03-07-2007, 21:10
Com o seu permisso, faço das suas palavras as minhas.
Se o andar de potência já está a funcionar bem,tudo o que se possa pôr a montante , só estraga...Wink

Se a parte de pré não funciona , só vendo o esquema , pois "ainda" não possuo dotes de adivinhação. Cool

No entanto ,confere as ligações de massa e de alimentação.

Jorge

Nafty

M Figueiredo
05-07-2007, 15:24
Boas,

Vou tentar arranjar o esquema do pré. Não sei se será fácil, porque no manual só há aquele que já conhecem, do amplif.

O sujeito que mo vendeu tem-me dado umas explicações, mas de esquema até agora nada. Vou ter do lho pedir novamente...

Nem me importava nada de ter uma entrada ligada directamente ao potenciómetro, como está, aliás agora para funcionar. O problema é que como o potenciómetro é motorizado, tenho de ter o amp aberto, virado de lado para assim poder aceder ao dito cujo (potenc). Pego numa chave de fendas e ando com a roda dentada para mais ou menos volume.

Não é nada prático. :duh: E espero não estar a danificar nada...

Mas isto vai. :eheheh:. Especialmente com a vossa ajuda. :Yes:

Nafty
05-07-2007, 16:50
Senhor figueiredo.
Gire o potenciometro ao maximo, ligue uma entrada directa ao potenciometro e ligue esse famoso pré seu á entrada. De esta forma, terá por agora o problema resolvido. O volume o controla no pré claro está.
Os esquemas que nos faltam, são da logica digital que comanda o motor e a selecção de entrada. Não é um pré mas sim um comutador por comando digital. Estou seguro que o problema é um erro de montagem.
Quando tenhamos os esquemas, já lhe diremos que mida aqui e aí e verá que tudo isso se resolve.
Cordealmente.
Nafty

M Figueiredo
05-07-2007, 17:32
Caro senhor Nafty.

À noite já vou fazer a ligação do meu pré como recomenda.

Agora o andar de pre do Ella já vinha montado.Eu só tive de ligar as fichas RCA de entrada à placa de comutação e desta à placa do "Mute" e deste ao potenciómetro. Isto no percurso do sinal.

Na alimentação de energia deste andar, só liguei a alimentação de potência à primeira placa impressa, (à direita na imagem da triode, fios vermelho e preto). Esta, por sua vez já vem ligada ao motor do pot, à placa do painel frontal e às placas de comutação de entrada e Mute. Irei tentar tirar uma fotografia, onde se possa ver esta parte.

Como se vê se um circuito integrado está a funcionar bem?

Ah. A imagem da zona do pre pode ver aqui que é mais fácil e já cá está:http://www.triode-systems.com/modules/tinycontent/photos/ella-inside-large.jpg

Um abraço
Manuel

Nafty
07-07-2007, 18:10
Senhor Figueiredo:
Então, onde estamos agora?
Cordealmente.
Nafty

M Figueiredo
07-07-2007, 22:55
Boa noite.

Senhor Nafty, para já vai tudo na mesma. Pedi o diagrama da parte do previo ao Peter da Acoustic-Dimension (vendedor) e ainda estou à espera dele. Pode ser difícil de arranjar.

De qualquer forma, parece-me que o único problema deve estar na primeira placa. A que comanda as outras três e o potenciómetro. Não deve estar a ser alimentada de forma correcta.

Já agora, aproveitando a sua boleia, acha normal a alimentação daquela placa ser feita com um contacto directo do fio de (+) ao pino nº 9 do primeiro circuito integrado? O IC é o ULN 2003.

Se quiser e tiver paciência para isso, pode dar uma espreitadela na imagem que lhe enviei há dias.

Mas isto não impede que ele esteja já a tocar e muito bem. Só tenho é de o ter com o meu prévio Musical Fidelity, já antiguinho, mas a funcionar a 100 %.

Obrigado pelo seu interesse.

Cpts
Manuel Figueiredo

Nafty
07-07-2007, 23:50
Senhor Figueiredo.
Esse IC não tem um pin de (+).
O que tem e é obrigatório que esteja é o (-) que é o pino 8.
Esse pino tem que estar ou á massa. É um buffer darllington "sink" ou open colector.
Esse em concreto, deve controlar os relés e por conseguinte o (+) deve ser aplicado aos relés.
Bom, isto é um prognostico numa noite de lua nova. A esse IC não veijo que se aplique directamente o (+)
Cordealmente.
Nafty

Tube_Dude
08-07-2007, 02:03
Senhor Figueiredo.
Esse IC não tem um pin de (+).
O que tem e é obrigatório que esteja é o (-) que é o pino 8.
Esse pino tem que estar ou á massa. É um buffer darllington "sink" ou open colector.
Esse em concreto, deve controlar os relés e por conseguinte o (+) deve ser aplicado aos relés.
Bom, isto é um prognostico numa noite de lua nova. A esse IC não veijo que se aplique directamente o (+)
Cordealmente.
Nafty

Caro Nafty

Concordo plenamente com a tua análise.

O pin 8 ligado ao + apenas pode servir para se os colectores dos transistores estiverem ligados a rellays , servirem de protecção contra "over voltage" no momento de switching da carga inductiva que é um rallays .

Em condições normais eles estão polarizados em sentido inverso e é como se lá não estivessem...

A ver vamos , como diz o cego. 8)

Abraço

Jorge

Nafty
08-07-2007, 02:33
Senhor Dude
....e pode-se saber o que é que o senhor faz acordado a esta hora..'?! :eheheh:
O pin 8 só pode estar ligado á massa ou ao (-).
O pino 9 sim pode estar ligado ao (+) no caso de relés na saída, os diodos internos ficão em paralelo com as bobinas, eliminando o pico de activação gerado pela inductancia.
Alguma vez estaremos em desacordo. :eheheh:
Cordealmente.
Nafty

Tube_Dude
08-07-2007, 02:39
Senhor Dude
....e pode-se saber o que é que o senhor faz acordado a esta hora..'?! :eheheh:
O pin 8 só pode estar ligado á massa ou ao (-).

Tens razão, meu caro Nafty, deve ser do sono..

Era pin 9 que eu queria dizer ... aliás , como só poderia ser.

[[ os diodos internos ficão em paralelo com as bobinas, eliminando o pico de activação gerado pela inductancia. ]]

Este pico ,verifica-se na desactivação da corrente que circula na inductância (turn off ) e não na activação... 8)

Jorge

Nafty
08-07-2007, 02:44
Até amanhã Senhor Dude.
Vou dormir um pouco.
Cordealmente.
Nafty

S Figueiredo
08-07-2007, 11:56
Meus caros "consultores":

Este "consultores" é no bom sentido. Por favor não se aborreçam porque eu estou a precisar muito dos vossos conselhos...

Se entenderem que adianta alguma coisa, eu posso tirar a placa onde se encontra este IC e tentar fazer um esquema do circuito dela. Achei estranho o IC estar colocado adiantado um furo em relação ao desenho que se encontra na própria placa, mas pode ser mesmo assim. Aliás numa imagem que se encontra no manual está assim.

O problema foi que eu, ao ligar a alimentação dela, verifiquei que o ponto de ligação para o fio de (+), vermelho como na imagem, fez contacto directo com o pino 9. Tentei limpar e acho que consegui separar os contactos, mas para ver se era assim, verifiquei o inverso da placa e constatei que o furo do pino 9 está dentro do ponto de soldadura do fio de alimentação.

Tirei as tensões aos pinos deste integrado e têm os seguintes valores:

Pinos 1 a 8 = 0,001 V Todos iguais;
Pinos 9 a 16 = 14,4 V Todos iguais também.

Isto até pode ser mesmo assim, mas para mim que de electrónica só sei alguma teoria, parece-me estranho. :huum:

Obrigado pela ajuda.

Manuel

P.S. Estou a ter dificuldades em inserir a imagem. Poderei enviá-la para os vossos mails particulares?

M Figueiredo
08-07-2007, 12:00
Desculpem a confusão de utilizadores. No post anterior era eu. Não o S Figueiredo. Ele tinha deixado a sessão aberta e eu nem reparei.

Bom, mas o assunto é do interesse comum. :eheheh:

M Figueiredo
08-07-2007, 12:45
Bom, com a ajuda de uma terceira Figueiredo :) , já acho que vou conseguir por cá a imagem da placa de controle do Ella.

http://i184.photobucket.com/albums/x184/mfigueiredo/a.jpg

Nafty
08-07-2007, 14:37
Estimados Senhores Figueiredos:
Bem, eu veijo nessa placa un cristal que deve fazer parte do receptor e descodificador de control remoto.
Os outros dois integrados devem ser a interface de comando.
As voltagens que voçê deu, estão correctas.
Se as entradas de 1 a7 estão a un nivel logico de "0" as saidas de 10 a 16 estarão a um nivél logico de VCC. Se trata de um array inversor. De essa forma os relés estão todos inactivos. Isso quer dizer, que o descodificador não reconhece nada. Estará o foto diodo receptor bem ligado ? Estará a unidade manual emissora funcionando? Pilhas bem postas.....?
Cordealmente.
Nafty

M Figueiredo
08-07-2007, 15:13
Caro Nafty.

O controlo remoto está bem. (Testei-o com recurso a um truque que me ensinou o edrdp).

Agora, todo o sistema de controlo não funciona, quer seja através do controlo remoto, quer seja através das teclas de comando na frente do amplificador. Dá mesmo a ideia de que alguma ligação entre a placa impressa que se encontra no painel frontal e a 1ª placa (da imagem) não estará a ser bem feita. Mas as ligações vieram já de origem e parece tudo bem (aos meus inexperientes olhos, claro).

Também medi as tensões nos fios que vão ligar ao motor do potenciómetro: (saem da 1ª ficha que se encontra à direita na imagem): fio azul = 14,56 V; os outros = 0 V,.

Fios que ligam desta placa (da imagem) à placa pequena do relé (de Mute, penso eu),
-fio amarelo = 4,63 V; fio preto = 0 V (massa ?); fio vermelho = 5 V.

Confesso que assim será como um médico a dar consulta à distância, mas peço-lhe paciência para ver se assim se consegue resolver este puzle.

Cpts
Manuel

Nafty
08-07-2007, 15:46
Pois Senhor Figueiredo, o que tem que fazer é o seguinte:
A alimentação do painel frontal está bém?
Sim, parece que o problema vem de aí.
Dê uma vista de olhos a essa placa frontal, se há voltagem.
Que integrados tem essa placa?
Cordealmente.
Nafty

S Figueiredo
08-07-2007, 21:43
Senhor Nafty,

medi as tensões na plaquita do painel frontal, que por acaso só tem os botões de selecção das entradas, os respectivos led's uma ou outra resistência, um ou outro condensador e o fotodíodo do remoto.

Então os valores encontrados são:

Há duas esteiras de fios. Uma vai aos botões de selecção, a outra vai aos led's respectivos.

Esteira dos botões: todos a cerca de 1 V. (alguns pontos vão variando um pouco entre 0,76 a 1V).
Esteira dos led's, pontos de solda 1 a 7, da esq para a direita: 0V; 0,88 V; 0,88 V; 0,88 V; 0,88 V; 1,1 V; 0 V.

Parece que daqui também não será. Que acha?

Cpts
Manuel

M Figueiredo
08-07-2007, 21:45
Peço desculpa mas utilizei, por distração, outra vez o espaço do S Figueiredo.

Nafty
08-07-2007, 21:59
Senhor Figueiredo.
Mida um botão em estado de repouso e logo, o mesmo botão pressionado.
Diga se há variação e qual.
Veijo que na fotografia, o numero dos Ics estão borrados. É assim ou simplesmente na foto não se veem?
Cordealmente.
Nafty

M Figueiredo
08-07-2007, 23:18
Senhor Nafty,

Vou repetir o meu post de há pouco, não deve ter estado bem o servidor porque houve uma falha qualquer.

Então foi assim:

Testei todos os botões e com todos aconteceu o mesmo, ao pressionar, a tensão veio a zero. No ponto de solda que liga ao fotodíodo, com qualquer tecla do comando remoto pressionada, não há alteração na tensão. Continua com 1 V.
(Isto com a ponta de prova (-) ligada à massa geral, como penso estar correcto).

As referências dos ICs da imagem são, da direita para a esquerda:

1º - ULN2003AN;
2º - CD40106BE;
3º - AT89C2051-24PU;
4º - ATMEL624
24CO2B
PU18

Vou enviar-lhe um PM.

Cpts

Manuel Figueiredo

Nafty
08-07-2007, 23:55
Senhor Figueiredo.
Aí há um problema de massas ou de referencias.
O servo não pode funcionar se não recebe uma ordem que é o que esta passando.
Que os chineses enviem esses planos porque é inclusivamente posivel que essa voltagem para essa placa não tenha que estar referenciada á massa. Não sei porque eu agora já estou igual de perdido que voçê.
Cordealmente.
Nafty

M Figueiredo
09-07-2007, 09:51
Bom dia,

Senhor Nafty,

Há uma dúvida que o vendedor também não esclareceu ainda: Na fonte de alimentação destes circuitos, visível no canto inferior esquerdo da imagem que é constituída simplesmente por uma ponte rectificadora e um condensador, deve ou não fazer-se uma ligação à massa? O vendedor disse que deveria ser, mas não tem certeza.

Que acha? Mesmo sem diagrama?

Vou enviar uma PM.

Cpts

Manuel

Nafty
09-07-2007, 10:58
Senhor Figueiredo Pai.
Pois isso é o que eu tinha que ver.
É pssivel que essa fonte seija flotante em relação á principal. De facto NÃO deveria mas por vezes acontece.
O que está a passar é que do sistema de comando, não chega nenhuma ordem.
Cordealmente.
Nafty

M Figueiredo
09-07-2007, 14:29
Logo que tenha tempo (à noite), vou desligar a massa desta fonte.

Vamos ver se acontece alguma coisa.

Cpts.

Manuel

M Figueiredo
15-07-2007, 16:48
Boas.

Voltamos à liça depois de uma fase em que as "encrencas" eram mais que muitas.

Para não tornar este tópico uma grande chatice, fui resolvendo os problemas, com auxilio de pessoas que por aqui andam sempre com vontade de ajudar a quem se mete nestas alhadas.

Então, depois da fase descrita nos "posts" anteriores, lá se conseguiu identificar e localizar o problema. Bem, era tão simples quanto isto: A placa de mute na entrada do sinal está com um defeito. Nada mais simples de resolver: retira-la do circuito do sinal porque não está lá a fazer nada.

Agora tudo está a funcionar nas maravilhas. Vamos usufruir deste som por uns bons tempos antes de me dar a "upgradite" e fazer alguns tweaks na máquina.

A quem interessar, digo que foi complicado, mas vale bem a pena.

Cpts

Manuel

Tube_Dude
15-07-2007, 16:56
A quem interessar, digo que foi complicado, mas vale bem a pena.

Maior o esforço, maior a satisfação... 8)

Abraço

Jorge

Nafty
15-07-2007, 18:09
NO pain NO gain!!
Bom trabalho.
Nafty