View Full Version : Colunas 2 vias
RuiRocha
26-06-2007, 20:25
Boa tarde!!!!!
Quero construir umas colunas de chão de 2 vias, quem quer dar sugestões de projectos simples e eficazes???
Todos são bem vindos....
Exemplo Proac d25 etc...
Cumps
RR
Boa tarde!!!!!
Quero construir umas colunas de chão de 2 vias, quem quer dar sugestões de projectos simples e eficazes???
Todos são bem vindos....
Exemplo Proac d25 etc...
Cumps
RR
Achas que vale a pena de 2 vias? Porque não de 3 vias? Já que é para ter trabalho...
Na minha opinião, um altifalante a tocar graves e médios ao mesmo tempo não dá tão bom resultado como um (ou mais) para cada gama... eu acho...
e 2 pontos de crossover dão melhor resultado que um só?
Tube_Dude
27-06-2007, 00:45
Meu caro Rui Rocha
Eu também voto nas duas vias , e apenas porque um altifalante fullrange perde algo nas altas frequências, senão uma via seria o melhor.
Mas se podemos fazer uma coluna apenas com duas vias , porquê utilizar três pontos de crossover com os consequentes desfasamentos? 8)
Jorge
Já lhe sugeri um sistema activo... :devil:
imagino que não lêem a Audio, mas a deste mês traz um artigo dum engenheiro que diz que os crossovers são o que há de pior na maioria dos sistemas hifi actuais.
Tube_Dude
27-06-2007, 00:54
os crossovers são o que há de pior na maioria dos sistemas hifi actuais.
Meu caro Mike (cadê o chat do forum hifi? ... ::) )
O problema dos crossovers é o desfasamento que eles provocam e ao qual o nosso ouvido é muito sensivel.
Mas como os sistemas activos também os utilizam , só se ganha no damping factor... 8)
Abraço
Jorge
Meu caro Mike (cadê o chat do forum hifi? ... ::) )
O problema dos crossovers é o desfazamento que eles provocam e ao qual o nosso ouvido é muito sensível.
Abraço
Jorge
Tube, e esse problema acontece com todos os tipos de crossovers ou é mais com uns do que com outros?
carlos_m
27-06-2007, 01:05
Tambem concordo que sera mais facil fazer uma coluna de duas vias.
As colunas com mais de duas vias costumam ser muito dificeis de fazer porque quase sempre apresentam problemas na coerencia no som.
Tube_Dude
27-06-2007, 01:07
Tube, e esse problema acontece com todos os tipos de crossovers ou é mais com uns do que com outros?
Esse problema existe com qualquer tipo de crossover e até com um simples filtro passa baixos , como os que são utilizados na entrada dos amplificadores.
Porque razão julgavas que o som melhorava quando ele era retirado?
É precisamente pela ausencia do desfasamento dentro da banda de audio que ele provocava... 8)
Jorge
Esse problema existe com qualquer tipo de crossover e até com um simples filtro passa baixos , como os que são utilizados na entrada dos amplificadores.
Porque razão julgavas que o som melhorava quando ele era retirado?
É precisamente pela ausencia do desfasamento dentro da banda de audio que ele provocava... 8)
Jorge
Sim, essa é umas das mods básicas a fazer nos amps, e como tu dizes, ouve-se logo.
A minha questão entre as 2 ou 3 vias põe-se entre o compromisso de ter mais um desfasamento, embora possa ser "disfarçado", ou ter 2 vias, em que uma delas faz um "esforço" tremendo para tocar médios e baixos (e estes últimos com uma resposta linear lá por baixo). Venha o diabo e escolha :devil:
Tube_Dude
27-06-2007, 01:28
A minha questão entre as 2 ou 3 vias põe-se entre o compromisso de ter mais um desfasamento, embora possa ser "disfarçado", ou ter 2 vias, em que uma delas faz um "esforço" tremendo para tocar médios e baixos (e estes últimos com uma resposta linear lá por baixo).
Como tudo na vida há que fazer compromissos e nem uma coluna é melhor apenas porque é de 3 vias , nem uma é pior por ser de 2 vias e vice versa.
Há muito mais factores em jogo do que o número de vias , senão imagina quão boa seria uma de 10 vias... 8)
Jorge
Há muito mais factores em jogo do que o número de vias , senão imagina quão boa seria uma de 10 vias... 8)
Jorge
Isso é que era... tipo os equalizadores com 15 bandas :-P
Em todo caso, deve ser mais fácil de construir/projectar umas colunas de 2 vias do que de 3, que é o que o Rui pretende.
Mas ainda assim sou da opinião de que o melhor é comprar as colunas já feitas. 8)
Tube_Dude
27-06-2007, 01:44
Mas ainda assim sou da opinião de que o melhor é comprar as colunas já feitas. 8)
Nesse ponto estamos 110 % de acordo... 8)
Jorge
bom senhores apos longa e demorada pensada.. :duh: :duh: :duh:..vou ajudar o rui. :Yes:...afinal adoro colunas e projectos afins estou de acordo em relação as 2 vias... :luz:..mas....ha sempre um mas...para ter baixos c/ alguma estaleca temos que ir para as 3 vias ou 2 1/2 ......a pior e realmente o projecto crossver e claro os respectivos altifalantes......mas C/ a ajuda desta malta vamos fazer alguma coisa digna..... :MrGreen:
Tube:
pois é, tiraram-nos o chat... reclama tu, que agora és consultor, a mim não me ligam, até me classificam de loja :duh2:
estava a falar de crossovers digitais, com ajuste de delay ao centimetro.
Tube_Dude
27-06-2007, 12:32
Tube:...até me classificam de loja :duh2:
Uau!!... Uma loja que fala!! :snif:
[[ estava a falar de crossovers digitais, com ajuste de delay ao centimetro.]]
Sobre esses não tenho experiência prática , por isso não emito opinião , mas poderá ser uma hipótese a considerar.
Abraço, Mike.
Jorge
Tube:
pois é, tiraram-nos o chat... reclama tu, que agora és consultor, a mim não me ligam, até me classificam de loja :duh2:(...)
Queixinhas... 8)
Podem-me explicar, em linguagem que eu perceba :snif: , qual é a diferença entre colunas de 2,5 vias e três vias ?
Obrigado
Cumps
Tube_Dude
27-06-2007, 12:47
Tube:
pois é, tiraram-nos o chat... reclama tu, que agora és consultor, a mim não me ligam, até me classificam de loja :duh2:(...)
Queixinhas... 8)
Pede o guloso para o desejoso... :-*
Jorge
Tube_Dude
27-06-2007, 12:56
Podem-me explicar, em linguagem que eu perceba :snif: , qual é a diferença entre colunas de 2,5 vias e três vias ?
Meu caro RS
Junto ao teu o meu clamor!
Duas vias e meia "cheira-me" a uma qualquer invenção do departamento de marketing de algum fabricante...
Espero inquieto, que alguém diga o que se considera uma coluna com duas vias e meia...
Já conhecia as "meias doses" nos restaurantes, mas agora a "meia via"... 8)
Abraço
Jorge
Das duas uma, ou são daquelas "vias" que dão para os dois lados :eheheh: (tanto para médio, como para baixo), ou então nem são "carne nem peixe", o que na prática vai dar à mesma coisa... penso eu de que.
Para juntar aos exemplos... ou meia via na autoestrada... :eheheh:
Eu explico... ;D
São aquelas colunas de 2 vias mas de chão. E agora, num momento de rara beleza (preparem as canetas vá) vou dizer mal de umas B&W: as DM602.5 S3 são disso exemplo e era o pavor ouvi-las. :'(
Caro Tube_Dude2,
Até poderá parecer que fiz uma pergunta "inteligente" ... mas, não, na realidade era (é) mesmo ignorância da minha parte :eheheh:
É que eu já tive umas colunas de 2½ vias de acordo com o fabricante ... as B&W 603... mas sinceramente nunca percebi o que significava ... 2 ou 3 vias eu entendo o que é ... mas agora a metade é que me está a escapar ... :???
Cumps
As 603 são de 3 vias... 1 tweeter, 1 drive médios e 1 de grave.
Pato,
Estive a ver no site da B&W: As 603 são de 2½ vias e as 602.5 são de 2 vias.
:huum:
Cumps
Eu explico... ;D
São aquelas colunas de 2 vias mas de chão. E agora, num momento de rara beleza (preparem as canetas vá) vou dizer mal de umas B&W: as DM602.5 S3 são disso exemplo e era o pavor ouvi-las. :'(
É como todas as marcas que têm um largo espectro de productos e de "público alvo", têm coisas excelentes e outras menos dignas.
costuma-se chamar 2.5 vias a colunas que têm 2 drivers iguais - p ex, um tweeter e 2 woofers iguais.
apesar de terem 3 drivers, o crossover só tem uma frequencia de corte, e pode ser "como se fosse para" uma coluna de 2 vias apenas.
as configurações com um tweeter no meio e 2 woofers um acima outro abaixo, p ex...
existem algumas vantagens em usar 2 drivers de graves pequenos em vez dum grande (maior rapidez, e uma boa área radiante sem necessidade dum baffle frontal muito largo).
RuiRocha
27-06-2007, 14:17
hello
Desde já agradeço todas as participaçoes mas continuem que eu estou a gostar, quando não percebo muito prefiro estar caladinho e só absorver... :Yes:
Cumps
RR
Pato,
Estive a ver no site da B&W: As 603 são de 2½ vias e as 602.5 são de 2 vias.
:huum:
Cumps
Mas os drives das 603 são iguais?
Pato,
As 603 S3 tem tweeter + driver kevlar para médios + driver aluminio para baixos, se não me engano nos materiais. Mas são efectivamente diferentes.
Ou seja, continuo sem conseguir perceber donde vem aquela meia via ... :eheheh:
Cumps
E o crossover separa-os, ou trabalham solidários?
Pois não te sei dizer.
Mas se o xover os separasse não seriam de 3 vias ? E se fossem solidários não seriam de 2 vias ? Ou é aqui que entra a definição do MikeF e então seriam de 2,5 vias ?
Cumps
Tube_Dude
27-06-2007, 14:56
costuma-se chamar 2.5 vias a colunas que têm 2 drivers iguais - p ex, um tweeter e 2 woofers iguais.
apesar de terem 3 drivers, o crossover só tem uma frequencia de corte, e pode ser "como se fosse para" uma coluna de 2 vias apenas.
E então quantas vias teriam umas colunas iguais a umas Philips que eu tive nos anos 60 , que tinham apenas 3 frequências de corte , mas usavam 4 tweeters em paralelo ,4 médios em paralelo e um woofer.
[[ existem algumas vantagens em usar 2 drivers de graves pequenos em vez dum grande (maior rapidez, e uma boa área radiante sem necessidade dum baffle frontal muito largo).]]
Pois eu penso o contrário , visto que, por muito iguais que os altifalantes sejam , nunca vão conseguir trabalhar PRECISAMENTE em simultâneo e o nosso ouvido é muito sensivel ao "time smear".
[[ as configurações com um tweeter no meio e 2 woofers um acima outro abaixo]]
Isso é a Configuração D'Appolito .
Um dos exemplos , eram as saudosas colunas activas da Meridian , as M2... 8)
Jorge
[anexo expirou]
E então quantas vias teriam umas colunas iguais a umas Philips que eu tive nos anos 60 , que tinham apenas 3 frequências de corte , mas usavam 4 tweeters em paralelo ,4 médios em paralelo e um woofer.
por muito iguais que os altifalantes sejam...
ó Jorge, sei lá, faz tu as contas :-P
há altifalantes mais iguais do que outros (citação de George Orwell) o:)... há tweeters que têm de vir emparelhados, e outros que não, porque as tolerancias no fabrico são muito baixas. Nomeadamente os duma certa marca que o Pato insulta sempre que pode, mas que até faz as delicias de muitos DIYers... ;D
[[ existem algumas vantagens em usar 2 drivers de graves pequenos em vez dum grande (maior rapidez, e uma boa área radiante sem necessidade dum baffle frontal muito largo).]]
Pois eu penso o contrário , visto que, por muito iguais que os altifalantes sejam , nunca vão conseguir trabalhar PRECISAMENTE em simultâneo e o nosso ouvido é muito sensivel ao "time smear".
[[ as configurações com um tweeter no meio e 2 woofers um acima outro abaixo]]
Isso é a Configuração D'Appolito .
Um dos exemplos , eram as saudosas colunas activas da Meridian , as M2... 8)
Jorge
São sete e pico, oito e meia, nove e tal.
Rui, tens aqui alguma informação interessante sobre um assunto que foi abordado no decorrer deste tópico. a rotação de fase por causa do crossover.
http://www.linkwitzlab.com/phs-dist.htm
ps: está em inglês, foi o que se pode arranjar.... :MrGreen:
uma coluna de 2 vias e + meia .......... :Pdose de leitão...... :Pou bacalhau é aquele projecto que não quir entrar na complexidade das 3 vias.. :duh: :duh: :duh: :duh:...que muita gente considera :nao:mau ex: DIAPASON mas que reforça a logica das duas vias c/ dois altifalantes emparelhados trabalhando duplamente para obter uma onde de propagação de baixas frequencias mais efectivas....ex Audio Phisik ........(In the case of a two-and-a-half way loudspeaker, a woofer is added to the two-way system where it covers the bass frequencies up to approx. 500Hz and operates in parallel with the woofer/midrange driver.) acho que a nivel de tipo de materiais podemos variar.....se a nivel sonico existir coerencio ou cohabitação....dos mesmos bichos
RuiRocha
28-06-2007, 01:06
Rui, tens aqui alguma informação interessante sobre um assunto que foi abordado no decorrer deste tópico. a rotação de fase por causa do crossover.
http://www.linkwitzlab.com/phs-dist.htm
ps: está em inglês, foi o que se pode arranjar.... :MrGreen:
Thank you
O meu ingles esta de boa saude!!!!!!!!
Cumps
RR
M Figueiredo
30-06-2007, 19:50
Jorge
Meus caros,
poderei estar muito enganado, mas a minha experiência em DIY colunas, mostrou-me, até agora, que para se ter a mesma qualidade em colunas compradas, é preciso muito mais guito do que aquele que gastamos a fazer umas.
Descontem, por favor a parte psicológica da questão.
De qualquer forma, gostaria de partilhar a experiência com quem estiver interessado. As opiniões de outras pessoas, mais conhecedoras, são sempre um ganho.
Eu construí este kit, mas em caixas modificadas para transmission line, com maior volume, evidentemente.
http://www.audioxcel.com/primus.htm Primus 9800.
S Figueiredo
21-07-2007, 11:59
Jorge
Meus caros,
poderei estar muito enganado, mas a minha experiência em DIY colunas, mostrou-me, até agora, que para se ter a mesma qualidade em colunas compradas, é preciso muito mais guito do que aquele que gastamos a fazer umas.
Descontem, por favor a parte psicológica da questão.
De qualquer forma, gostaria de partilhar a experiência com quem estiver interessado. As opiniões de outras pessoas, mais conhecedoras, são sempre um ganho.
Eu construí este kit, mas em caixas modificadas para transmission line, com maior volume, evidentemente.
http://www.audioxcel.com/primus.htm Primus 9800.
A defender o "meu sangue" ( ;D ) "eu diria o mesmo, mais" isto. (http://www.t-linespeakers.org/design/MJK-for-dummies/index.html)
S Figueiredo
22-07-2007, 10:58
E já agora, Caro Sonuz, pelo que li na altura em que procurei um projecto para as minhas, que resultou nas Event (da audiocomponents (http://www.audiocomponents.nl)), a afinação por transmission line permite-te afinar a frequência de saída mínima, alterando parametros de comprimento do tubo afunilamento do mesmo (verifique-se a diferença entre um trompete e uma tuba). Pelos papeis (que eu não tenho maneira de medir isto), o woofer ScanSpeak 18W8535 desce a 26Hz, comprimento pelo qual se afinaram as Event, e devo dizer que os baixos são presentes e "recortados" ( :MrGreen: ).
Já o Sr.Figueiredo Pai, após experiência bem sucedida com as Event, decidiu dar um passo mais longo, com o uso do kit já referido (Primus 9800) numa caixa Transmission Line afinada por ele para o mínimo do woofer utilizado (ScanSpeak 18W8531 G00), de 28Hz. E dado o menor afunilamento do tubo (que obriga a um comprimento maior do mesmo), o grave ainda é mais "recortado". E asseguro-vos que o subwoofer fica encolhido a um cantinho, porque o chão treme e tudo! (com menos espalhafato, claro está)
Uma experiência que aconselho, já que até hoje foi a melhoria no sistema que mais me impressionou!
Sr. Tigre
22-07-2007, 12:29
Hmmmm.... Já experimentou usar a caixa fechada, em vez de essas técnicas um pouco perniciosas de prolongamento da extensão do grave?
S Figueiredo
22-07-2007, 13:27
é apenas mais uma topologia, com todas as vantagens e desvantagens que possui (exige uma caixa de dimensões realmente grandes). quanto à caixa fechada, obriga a que o woofer vença a resistência posta pelo aumento/diminuição de pressão no curso do mesmo para dentro/fora, respectivamente (contornável com um woofer passivo, em contrafase). o ideal passaria então pela ausência absoluta de caixa, topologia presente em alguns projectos DIY, mas tanto quanto sei apenas de 3 vias, sendo que é a unidade de médios que se encontra nesta situação.
a caixa fechada não é uma má alternativa, pelo que vi nos "papéis" (que não possuo formação nenhuma nestas coisas, e desde já salvaguardo isso), mas cria esta estranha ressonância pela alteração de pressões, e tem um espectro sonoro mais curto, ao jeito de monitoras (que vendo bem são o mais próximo de ausência de caixa que se consegue encontrar por aí).
M Figueiredo
23-07-2007, 10:54
Ainda sobre a topologia das caixas em transmission line:
Quem já sentiu curiosidade em saber o porquê da utilização dessa topologia pela B&W nas Nautilus?
De mais uma boa mão cheia de marcas (tenho receio de me enganar em alguma que cite), nos seus modelos de topo?
Nós quisemos experimentar. Experimentámos. Ficámos fans. Vivam as caixas em TL. :Yes:
Mas têm o inconveniente de terem de ser grandes. Por curiosidade, fizemos também a experiência com outro familiar, numas caixas de metade do tamanho normal (Aí uns 60 cm de alto) e o resultado não foi diferente, penso, do que teria sido com um bass reflex bem calculado.
Como comparação, o modelo que mais se aproxima em termos de valor das minhas DIY, que tivemos a oportunidade de ouvir, são as concerto grand piano. Quando as ouvimos, ficámos ainda mais fans da técnica TL.
Epaminondas
24-07-2007, 21:18
Duas vias e meia...
A ideia que tenho sobre o conceito de duas vias e meia é diferente das explicações até agora apresentadas.
Equanto que nas colunas de três vias o espectro de frequência é dividido em três gamas (baixas, médias e altas) sem que haja sobreposição das mesmas, nas colunas de duas vias e meia há sobreposição de uma faixa de frequências que é partilhada pelo woofer e altifalante de médios.
Há portanto uma gama de frequências situadas entre os graves e os médios que são reproduzidas em simultâneo pelo woofer e pelo altifalante de médios. Pelo facto de ser uma solução intermédia entre as duas e as três vias, é apelidada de duas vias e meia.
Não sei se a gama de frequências do altifalante de médios se sobrepõe à totalidade da gama dos graves ou se essa sobreposição é parcial.
Nesta configuração, o altifalante de médios e de graves não têm de ser iguais, devendo no entanto ser capazes de responder bem na gamas de frequências em que trabalham em conjunto.
Isto é tudo quanto sei sobre o assunto. As vantagens são possivelmente a simplificação do filtro de crossover, pelo menos a julgar pelo que li sobre o assunto num forum:
"A variation on this is 2 1/2-way. In a 2 1/2-way speaker design, there are three speakers: a tweeter that handles high frequency, a mid-range woofer that handles everything from mid-band down to low frequency, and a woofer that assists the mid-range woofer at low frequency. The 2 1/2-way design does not offer the flexibility of a true 3-way, but it reduces the complexity of the crossover system. In any speaker design, the crossover circuit is a critical component -- a poorly designed crossover will ruin the sound."
Boas a todos aos conhecidos e desconhecidos ;).
Um filtro de 2 vias e meia ou 5 meias doses :) é mais uma topologia de circuito sem que com isso seja solução milagrosa para utilização de filtros passivos.
Este exemplo por exemplo é óptimo por sinal pq é tudo corrido a 6db:
http://www.bowers-wilkins.com/display.aspx?infid=2287&terid=2290&sc=hf
O woofer/mid está ligado com uma bobine em serie para cuzar dp com o tweeter(4Khz).
O outro woofer está ligado a este em paralelo com uma segunda bobine tb em serie. Na verdade este segundo woofer "vê" 2 bobines em serie o q lhe mantem a pendente de 6db e lhe baixa dp para o 150Hz.
Este cruzamento não é totalmente electrico pq aproveita o roll-off do woofer/mid acustico para cruzar electricamente com o segundo woofer. Interiormente a caixa está dividida para provocar o tal roll-off acustico e separar o funcionamento das 2 unidades mecanicamente.
A B&W recomenda cabos de 0,1 ohms de resistencia pq esta topologia diminui um pouco o damping do 2º woofer o que pode provocar alguma "sensibilidade sonora" a cabos de alguma resistencia nesta configuração.
Abraço
João Cruz
Tube_Dude
18-08-2007, 15:00
O woofer/mid está ligado com uma bobine em serie para cuzar dp com o tweeter(4Khz).
O outro woofer está ligado a este em paralelo com uma segunda bobine tb em serie. Na verdade este segundo woofer "vê" 2 bobines em serie o q lhe mantem a pendente de 6db e lhe baixa dp para o 150Hz.
O facto do segundo woofer manter a pendente de 6dB por oitava , deve-se apenas ao facto da segunda bobine ter um valor muito superior ao da primeira.
Se as duas bobines tivessem um valor aproximado , o segundo woofer teria uma pendente de 12 dB por oitava.
Jorge
O facto do segundo woofer manter a pendente de 6dB por oitava , deve-se apenas ao facto da segunda bobine ter um valor muito superior ao da primeira.
Se as duas bobines tivessem um valor aproximado , o segundo woofer teria uma pendente de 12 dB por oitava.
Jorge
Boas Tube-Dude
Exacto a 2ª bobine é obviamente de uma inductancia muito superior.
Pelo que eu sei 2 bobines em série somam as respectivas inductancias e resistencias ou seja o que seria na verdade equivalente a uma unica bobine de maiores dimenções. Por isso não estou a ver como é que a pendente varia com isso.
Há depois de é de ter algum cuidado das disposições das bobines nos crossovers por causa da mutual-inductance o que pode provocar que o valor valor total de inductancia não seja igual á soma das 2 bobines mas isso óbviamente está acautelado.
Quanto ao tópico inicial aconselho vivamente aqueles que nunca tiveram experiencia anterior a se iniciarem por kit's já feitos. Existem excelentes prpostas de 2 vias.
Além disso serve para começar a treinar um bocado as habilidades a nível de marcenaria ;).
Abraço
João
Tube_Dude
19-08-2007, 12:07
Pelo que eu sei 2 bobines em série somam as respectivas inductancias e resistencias ou seja o que seria na verdade equivalente a uma unica bobine de maiores dimenções. Por isso não estou a ver como é que a pendente varia com isso.
Isso seria se as duas bobines estivessem apenas em série.
No caso em questão, temos uma bobine ligada a uma carga (altifalante ) , o que forma uma célula LR com uma pendente de 6 dB por oitava , daí sai para outra bobine também ela carregada por uma carga (o outro altifalante ) , o que lhe adiciona outros 6 dB por oitava.
Para duas bobines em série apenas adicionarem a inductância e não alterarem a pendente de corte , será necessário que no ponto de ligação entre elas não exista nenhuma resistência (carga).
Abraço 8)
Jorge
Boa tarde!!!!!
Todos são bem vindos....
Exemplo Proac d25 etc...
Cumps
RR
E porque não umas colunas de um só altifalante? Existem diversas marcas e tipos de coluna por onde escolher como a Fostex:
http://www.fostexinternational.com/docs/speaker_comp/overview_1.shtml
a Supravox:
http://www.supravox.fr/kits.htm
a Visaton:
http://www.visaton.com/en/
etc.
Dê uma olhada neste site:
http://www.melhuish.org/audio/DIY.html
jonkimber
19-08-2007, 21:11
Caros diy
Tendo reparado que este tema "Colunas 2 vias", tem dado que falar, aproveito agora transmitir um dilema que tive à cerca de 4 ou 5 anos atràs....possivelmente o mesmo que tem a pessoa que abriu este assunto.
Na altura estava na duvida....2 ou 3 vias!!! Pensando pelo lado quer a favor, quer pelo contra, optei por duas vias, visto que 3 vias tinha eu no meu sistema principal de referência.
Mas... ainda tinha outro dilema...colunas de chão ou de suporte!
Sem querer estar a condenar-me a mim mesmo, optei pela construcão de dois pares de colunas, assim a que me mais, desse prazer de ouvir , ficaria no meu sistema secundàrio.
Todos os speaker`s são de origem "seas", a madeira, è MDF de espessura razoavel, os componentes dos crossover`s são de origem de diversos fabricantes especializados nesta area de audio.
Todo o projecto foi pensado de raiz,quer que seja na caixa, ou no crossover, este mesmo foi estudado entre o volume da caixa e as caracteristicas dos speaker`s
A coluna de chão, è de caixa fechada, no entanto tem um radiador passivo na parte trazeira, não optei pelo sistema bass reflex, por razões pessoais, a que aqui "não pretendo discutir". Entre o tweter e o mid/bass existe um desfazamento, isto,para facilitar o alinhamento temporal, de ambos os speaker`s.
A coluna de suporte, no que toca ao alinhamento temporal, segue o mesmo conceito, no entanto a sua caixa è de bass reflex, para diminuir que haja vibracão na saìda de ar, a construcão deste tubo è em inox.
Conclusão.
Embora tenha "queimado alguns neurònios", valeu a pena o investimento,... sendo um projecto pessoal de raiz, mais a razão tenho de ficar bastante satisfeito,
melhor ainda...
... tocando ao meu gosto pessoal, ambas jà me deram longas horas de prazer.
cumps.
Ps:junto envio 4 fotos da cada coluna, no entando queiram desculpar a qualidade das mesmas, visto que a sua capacidade não deve exceder os 128 Kb.
jonkimber
19-08-2007, 21:13
continuacao das fotos
jonkimber
19-08-2007, 21:19
Aqui vão as fotos das colunas de "suporte"
Esperando assim, ter dado algumas ideias, ao senhor Rui Rocha
cumps
jonkimber
19-08-2007, 21:21
Concluido
cumps
Isso seria se as duas bobines estivessem apenas em série.
No caso em questão, temos uma bobine ligada a uma carga (altifalante ) , o que forma uma célula LR com uma pendente de 6 dB por oitava , daí sai para outra bobine também ela carregada por uma carga (o outro altifalante ) , o que lhe adiciona outros 6 dB por oitava.
Para duas bobines em série apenas adicionarem a inductância e não alterarem a pendente de corte , será necessário que no ponto de ligação entre elas não exista nenhuma resistência (carga).
Abraço 8)
Jorge
Na verdade não contei com a carga(impedancia) em circuito fechado antes do 2º woofer.
As conclusões que tiro e para terminar pq está off-the-topic são:
Ou a B&W não entrou em pormenores de ligações e classificou tudo como 6db(o q não é totalmente mentira) ou o 2º woofer está ligado directamente e com uma bobine dedicada. Mistério.... o:)
De uma forma ou outra mantem-se a topologia de 2 vias e 1/2. ;).
Abraços
João Cruz
Senhor Antipode
Show some performance hein?
Bom traballho sim senhor. Isto já parece um clube de poetas mortos.
Morro de ansiedade para terminar as provas do meu amplificador para pendura-lo por aqui.
Bom trabalho antipode e coragem para o fututo.
Cordealmente
Nafty
jonkimber
20-08-2007, 11:18
...."Morro de ansiedade para terminar as provas do meu amplificador para pendura-lo por aqui."...
Bem,... se o fizer, vou pensar se aplico eu da mesma forma, geralmente, quando se trata de electrònica, sou mais reservado em demonstrar os meus conceitos.
cumps
...e continuacão de um bom trabalho no seu projecto.