PDA

View Full Version : O impossível é possível?

Jazz
28-06-2007, 19:52
Gostava de ligar este rádio ao meu amplificador, de modo a poder ouvir o som através das colunas.
O amplificador é um advance acoustic map-103 e as colunas umas monitor audio RS5.
O rádio é este:

É possível?

Já agora, que antena coloco nele?

[anexo expirou]

Jazz
28-06-2007, 19:52
Mais umas imagens.

É possível mudar o cabo de corrente?

Já agora, aquela matéria cinzenta dentro das peças do rádio é um «tapete» de 4mm de pó. :-X

[anexo expirou]

Nafty
28-06-2007, 21:27
Senhor Jazz:
Sin, ser possivél, seguramente que o é.
A pergunta é: para quê? Não tem um sintonisador?
Qual é o seu interece en escutar OM se ainda há algum emissor a transmitir nesta banda de frequencia.
Porquê não concentra as suas energias a restaurar ese rádio? Porque não reune decomentação, se compra un novo lote de válvulas busca um bom producto de limpeza, um bom restaurador de madeira......enfim o que faz falta para que fique vivo um exemplar de uma grande época?
Quer dizer, voçê liga o rädio ao amplificador, chama os amigos a casa, todos dirão ; WAAAUUUU y voçê contente. É isso? Ao fin de pouco tempo, o rádio vai para o lixo e como ultima utilização ficará registada a de bobo da corte. Voçê cree de facto que é a unica coisa util que pode fazer con esse rádio?
Pois, busque uma página Alemã sobre rádios antigos e venda-o. Ficará con a consolação de quem o comprará lhe restituirá a vida e a utilidade. Se não tem entorno ou utilização para esse material, não o destrua.
Nafty

sonuz
28-06-2007, 22:32
Nafty, já tinha saudades tuas!

Cumprimentos!

Jazz
28-06-2007, 22:35
Nafty, não é preciso ficar tão ofendido. O rádio é da minha família desde há muitos anos e não tenho nenhuma intenção de o vender, muito menos de o fazer passar por bobo da corte, não sou esse tipo de pessoa. Além disso, eu tenho amigos verdadeiros, não preciso de os trazer cá a casa para eles fazerem UAU a nada. E para que saiba, este rádio sintoniza FM com uma antena que o meu pai fez de propósito para ele.

A única coisa que eu quero é dar-lhe uso, quer seja possível ligá-lo ao amplificador ou apenas arranjando uma antena com mais capacidade. Não o quero esventrar nem nada que se pareça. Só quero saber se é possível arranjar um cabo ou algo do género para o ligar ao amplificador, não o quero esventrar. Só estou a dizer isto para quem me puder ajudar saber os meus objectivos, não para me justificar de nada, pois não tenho de dar justificações a ninguém.

Nafty
28-06-2007, 23:10
Estimado Senhor Jazz:
Ofendido, não é a palavra, porque que eu saiba, voçê não me insultou.
O que eu pretendo dizer é que essa joia de colecção (ainda por cima com FM (está seguro? Esse modelo é ainda dos anos 50s) e ainda por cima, sendo de familia, o que voçê deveria fazer era conservá-lo en funcionamento, comprar um lote de material de substituição e talvez que um experto (digo expero) em conservação lhe fizesse uma revisão e logo posicioná-lo num lugar adecuado.
A aplicação que voçê quer dar en liga´-lo ao amplificador, é inadequada e francamente, me parece uma ***provincianidade de mau gosto. Só o quero alertar e sencibilizá-lo en relação ao que voçê tem entre mãos e que ao fim e ao cabo é seu, muito seu e só seu.

....pois não tenho de dar justificações a ninguém.

Senhor Jazz, isto está fora de contesto. Ninguém pedio justificações a ninguém.
Cordealmente.
Nafty
****P.S. Não sei se se escreve assim. Me refiro ao termo de Eça de Queirós; "provinciano".

Nafty, já tinha saudades tuas!
E eu suas Senhor Sonuz.
Aqui estamos como nos velhos tempos hein?

Cumprimentos!
Receba também os meus.
Nafty

Jazz
29-06-2007, 02:09
Caro Nafty, digo que dá em FM, pois a Antena 1, pela última vez que conferi dá em FM e este rádio com a tal antena apanha a Antena 1. De facto no rádio não aparece assim, mas que dá, lá isso dá. Escreveu provinciano bem, mas provincianidade já não. Diz-se provincianismo. Não há mal nenhum em vir da província. Por acaso sou nascido e criado na cidade do Porto, como pode ler na minha identificação.

Não tome a mal as minhas palavras, pois não fiquei insultado ou chateado consigo. Só acho que devia escolher melhor as palavras quando fala com pessoas que não conhece, pois já todos vimos aqui no fórum que por bem menos muitas pessoas se têm pegado aos insultos. Não vai ser o caso, com toda a certeza. Aceito de bom grado o seu conselho, pois não tenho receio algum em reconhecer os meus erros ou as minhas precipitações. E, já agora, a minha total ignorância nestes assuntos. Reconheço também que é uma voz entendida nesta matéria, mas - repito - tem de escolher melhor as suas palavras e não falar de forma tão brusca com as outras pessoas.

O meu objectivo é utilizar o rádio e não mantê-lo como relíquia. Só preciso que, além da Antena 1 também apanhe a TSF, para ouvir os relatos ao Domingo. Tão simples quanto isso, e eu sou uma pessoa simples, sabe? Talvez (e aí dou a mão à palmatória) desvirtuá-lo para o ligar ao amplificador não seja a melhor opção. Sinceramente, julguei que com um simples cabo ligado do rádio ao amplificador pudesse ouvir o rádio melhor sem ter de o alterar. Se isso for possível, óptimo. Se não for, é óbvio que não quero estragar uma peça pela qual tenho muita estima. Mas então, qual será a solução para o meu problema? Arranjar uma antena mais potente? De que material? Isso é possível? Se alguém tiver alguma ideia, por favor partilhe-a. Se o que eu quero não for possível, então digam-me e eu desisto da ideia.

Mas - e para finalizar - podia ter-me dito que se calhar era melhor não adulterar o rádio, pois devido à sua antiguidade é uma peça valiosa, sem me chamar de exibicionista e provinciano (no mau sentido do termo, claro está).

É verdade, Alberto Caeiro era um provinciano. E um excelente poeta.

aemarques
29-06-2007, 10:17
Caro Nafty, digo que dá em FM, pois a Antena 1, pela última vez que conferi dá em FM e este rádio com a tal antena apanha a Antena 1. De facto no rádio não aparece assim, mas que dá, lá isso dá. Escreveu provinciano bem, mas provincianidade já não. Diz-se provincianismo. Não há mal nenhum em vir da província. Por acaso sou nascido e criado na cidade do Porto, como pode ler na minha identificação.

Jazz, não terás apanhado a Antena 1 em onda média...?

Pato
29-06-2007, 10:20
Pois...

Jazz, também tenho uma reliquia dessas que um dia gostava de recuperar. IMHO, compra um Tivoli, a recepção é fantástica e recupera esse. :Yes:

Jazz
29-06-2007, 10:27
aemarques, deves ter razão. Sendo assim, o rádio não serve para os meus propósitos. Obrigado pelo esclarecimento.

Mas isso não inviabiliza tudo o que disse acima.

Nafty
29-06-2007, 10:51
Estimado Senhor Jazz
Voçê tem razão. O termo provinciano não se ajusta da mesma forma que não se ajustava a sua aplicação a esse velho leão das ondas.
Mais que nada, queria alertá-lo para que não cometese um erro. Por vezes uma actitude brusca, serve para despertar as pessoas.
Dito isto, retiro as minhas palavras.
Retiro-as com toda a minha honestidade e humildade.
Da mesma forma, aqui apresento as minhas desculpas.
Enfim espero que o tenha despertado em relação a um uso inadecuado a esse aparelho.
Senhor Jazz, esse aparelho NÃO tem FM. Os andares são perfeitamente identificaveis e são de OM. Oscilador local, misturador, primeira de FI, segunda de FI, detecção e amplificação.
Antena, seria um dipolo horisontal. Recupere-o e de-lhe um pouco de descanso.
Despido-me com vénia.
Cordealmente.
Nafty

omaudafita
29-06-2007, 11:40
Caro Nafty, digo que dá em FM, pois a Antena 1, pela última vez que conferi dá em FM e este rádio com a tal antena apanha a Antena 1. De facto no rádio não aparece assim, mas que dá, lá isso dá.

A Antena 1 ainda emite em AM. Na realidade, existem inúmeras emissões em AM. O espectro está bastante povoado até, caso tenhamos um sintonizador suficientemente sensível para apanhar as várias emissões nesta banda. Eu tenho um Sansui TU-9900 que é um espectáculo a apanhar estações, sabe-se lá de onde... Ouço estações em todas as línguas...

8)

Pato
29-06-2007, 11:47
Desculpem o off topic mas já agora aproveito:

Como é que é possível apanhar a rádio Capital em Marrocos? De Marraquexe a El Jadida, ia muito bem no carro e apanhei uma boa meia hora da rádio portuguesa, o transito em Lisboa e tudo! :o

Nafty
29-06-2007, 12:28
Estimado Senhor Pato.
É possivel em OM ou OC porque estas são reflectantes.
De esta forma poden dar a volta ao mundo recocheteando entre a terra e a estatosfera.
Se voçê captou em VHF/FM então isso foi um repetidor pela zona do Faro já que esta banda de frequencia é direccional.
Assim que por Marraquexe e El Jadida heinn.....mas aí não há cerveija!!
Cordealmente.
Nafty

lsferro
29-06-2007, 12:59
Editado

Jazz
29-06-2007, 13:33
Caro Nafty,
Aceito as suas desculpas, bem como já aceitei de bom grado os seus conselhos.

Realmente o rádio não apanha FM, deve apanhar a Antena 1 por outra banda.
É engraçado que quando estava a ver se sintonizava algumas rádios, apanhei estações em francês e o que me pareceu russo ou algo parecido. Fiquei bastante surpreso.

Vou, em primeiro lugar, limpá-lo com cuidado pois, no seu interior, o rádio tem mais pó do que componentes. Depois, ver se é necessário trocar algumas peças, para ficar em melhor estado.
Ainda tenho outro, bem maior, daqueles com botões brancos na parte inferior. Vou ver se consigo tirar umas fotos para vocês verem, pois não o tenho aqui em casa.

Continuo, portanto com o mesmo problema; não tenho sintonizador, mas as minhas opções são as seguintes: ou compro um novo barato, pois é mesmo só para ouvir a bola, ou tento arranjar um mais «vintage», mas não tanto como o que vos mostrei. :Yes:

Tube_Dude
29-06-2007, 16:03
Como é que é possível apanhar a rádio Capital em Marrocos? De Marraquexe a El Jadida, ia muito bem no carro e apanhei uma boa meia hora da rádio portuguesa, o transito em Lisboa e tudo! :o

Certamente estavas a ouvir em FM.

Chama-se a esse fenómeno "tempestades mgnéticas" , que geralmente se verificam no fim da Primavera princípio de Verão, em dias abafados e quentes e tem a ver com a ionização da alta atmosfera.

Como as ondas de FM se propagam em linha recta , quando a dita ionização se verifica é como ela se tornasse um espelho e a onda é reflectida para um determinado ponto longinquo , a uma distancia à qual se chama, "distancia de salto".

Ainda há poucos dias indo para Lamego na A 25 , o rádio do carro "saltou " repentinamente de uma estação local para uma Italiana onde durante mais ou menos 20 segundos ouvi anúncios em Italiano.Passado algum tempo , tal como apareceu , desapareceu e voltou a estação Portuguesa.

Caso para dizer: água a deu , água a levou... 8)

Jorge

Pato
29-06-2007, 17:00

Certamente estavas a ouvir em FM.

Chama-se a esse fenómeno "tempestades mgnéticas" , que geralmente se verificam no fim da Primavera princípio de Verão, em dias abafados e quentes e tem a ver com a ionização da alta atmosfera.

Como as ondas de FM se propagam em linha recta , quando a dita ionização se verifica é como ela se tornasse um espelho e a onda é reflectida para um determinado ponto longinquo , a uma distancia à qual se chama, "distancia de salto".

Ainda há poucos dias indo para Lamego na A 25 , o rádio do carro "saltou " repentinamente de uma estação local para uma Italiana onde durante mais ou menos 20 segundos ouvi anúncios em Italiano.Passado algum tempo , tal como apareceu , desapareceu e voltou a estação Portuguesa.

Caso para dizer: água a deu , água a levou... 8)

Jorge

:duh2:

Nafty
29-06-2007, 17:09
Estimados Senhores:
Em efeito, os efeitos das torbolencias mágneticas sobre frequencias de VHF/UHFnão são prediziveis.
As epocas (como diz o senhor Tube Dude, olá Tube Dude ) pre primavera e pós verão são propicias para o caos em comunicação VHF/UHF, por torbulencia magnetica.
Também en dias quentes de verão a propagação é optima e se podem observar interferencias de estações sobre outras ou a invasão de estações de paises visinhos.
Cordealmente.
Nafty

Tube_Dude
29-06-2007, 17:22
Olá Tube dude.

Olá , Nafty.

Prazer em te "reler" e te "rever"por estas bandas... 8)

Abraço

Jorge

Nafty
29-06-2007, 17:34
Estimado Tube Dude.
É também para mim um prazer.
Sim, defacto mudar de bandas é muito saúdavel e rompe a rotina.
Também permite um pouco de ginastica mental.
Pela manhã um idioma pela tarde outro e aos fins de semana outro.
O problema é que tenho que encontrar um tipo de ginastica, outro que não seija dar ao dedo ou correr ao redor da mesa.
É bom rele-lo a si e também reve-lo.
Cordealmente.
Nafty

Tube_Dude
29-06-2007, 17:40
O problema é que tenho que encontrar um tipo de ginastica, outro que não seija dar ao dedo ou correr ao redor da mesa.

Que tal uma namorada nova?... ;)

Jorge

Nafty
29-06-2007, 17:53
Estimado Tube Dude, Ja, Ja. Ja :eheheh: :Yes:
Não bom homem, a minha época depravada já ficou para trás.
Na vida amigo meu, tudo o que vivi foi ao maximo e a toda velocidade mas o que fica para trás, atrás fica.
A minha esposa é uma santa de mulher que é uma coisa bastante escasa nos dias que correm.
Assim que na base de , "I know a good thing when I see one", não quero namoradas.
Aquele abraço, bom homem.
Cordealmente
Nafty