View Full Version : Focal versus scanspeak
stuyvesant
29-06-2007, 19:54
Caríssimos
Já conhecem o novo tweeter scanspeak da série revelator?
acho que os meus Focal utopia Be vão passar um mau bocado
[anexo expirou]
M Figueiredo
30-06-2007, 19:25
Boas,
Referes-te ao R2904/700000?
Eu conheço os D2904/980000. Tenho-os a tocar. São muito bons, embora um pouco vivos em algumas passagens.
Segundo li, foram aquando do seu lançamento, considerados do melhor que havia no mundo...
stuyvesant
30-06-2007, 23:52
Refiro-me aos D3004/660000, já tive por aqui uns D2904/980000 e optei pelos focal justamente porque, mantendo a extensão, são um tudo nada menos incisivos.
M Figueiredo
01-07-2007, 12:36
Boas
Parece que toda a gama revelator da scan speack é da melhor qualidade.
Eu tenho em projecto fazer uns kits que usam o SS 18W8531G00 e o Vifa XT25TG30-04. O Vifa não será tão bom, mas como é o topo de gama da Vifa e sendo esta do mesmo grupo, está-me a parecer que deve resultar muito bem. Vamos ver o que dali sai.
stuyvesant
01-07-2007, 14:14
Parece que toda a gama revelator da scan speack é da melhor qualidade.
Os senhores sabem o que fazem,e nem a saída de um dos mestres em psicoacústica para a gamuT alterou uma vírgula.
Boa sorte e venha esse projecto. Eu ainda ando às turras com o meu "projecto grave".
M Figueiredo
01-07-2007, 16:38
Já agora, tenho feito Kits destes senhores:
http://www.audioxcel.com/.
São muito prestáveis e até agora, (fiz 2 kits e participei num 3º para um familiar), só tenho boas referências.
Qualquer ajuda, no que eu puder, é só dizer.
Cpts.
Senhores:
Cada um tem as suas manias.
O nosso modelo de automovel favorito, equipe de football, cor, ......e o nosso tweeter favorito.
O meu é o supreme 110 de Morrel ; http://www.morelhifi.com/products/pdf/Supreme%20110.pdf . Aliás sempre que tenho que elegir um tweeter sempre o faço sobre modelos de Morrel. É uma mania, estou de acordo, mas funciona.
Cordealmente.
Nafty
M Figueiredo
01-07-2007, 17:32
Caro Nafty,
Para mim, o grande problema é não haver a mínima hipótese de se conhecerem todos os componentes que existem por esse mundo fora. :).
Vamos trocando experiências e conhecimentos (por mim recebo mais do que dou...)
Sinceramente, nem sabia que existia tal marca: Morrel.
Cpts
MF
SergioRZ
01-07-2007, 17:34
E tweeters da B&W? Porque é que no mundo DIY nunca oiço falar neles? É por algum motivo técnico ou financeiro ou algo assim... ou é mesmo porque não gostam?
Senhor Figueiredo:
Morrel é exactamente famosa pelos tweeters.
Casas como sonus faber equipão com tweeters Morrel.
São Israelitas e claro está, eu defendendo as cores da casa.
Talvez não o fizesse se defacto não fossem tão bons.
Cordealmente.
Nafty
M Figueiredo
01-07-2007, 18:23
O meu problema é que só faço kits já projectados. Não tenho conhecimentos para andanças mais altas. :eheheh:
Se houver algum projecto, deve haver, que utilize estes tweeters, não quer repartir connosco, amigo Nafty?
M Figueiredo
01-07-2007, 18:26
Sobre os altifalantes da B&W Claro que são muito bons. Mas são para utilização própria, penso eu.
Eu conheço alguns de colunas de amigos ou familiares. Por sinal, há na família umas CDM 1 SE. Confesso que acho os tweeters delas muito apagados. Se é defeito deles ou de outra coisa qualquer, não sei.
stuyvesant
01-07-2007, 18:31
Caro Nafty
Boa escolha, tenho por cá os originais que equipavam as sonus faber concerto, mas se bem que adore o toque da seda já não consigo viver sem a extensão das outras propostas.
Mas.... discordo cordialmente que a morel seja "exactamente famosa pelos tweeters", então e os médios de cúpula?
Tenho cá uns "under morel construction" da DLS com crossover dedicado. São a 2ª parte da continuação do "projecto grave " sob a designação "adoro a gama média das SF mas deixa cá experimentar estes senhores". Que clareza e fluidez!
Quanto ao subwoofer com realimentação, bem.......... depois de compilar muita informação neuronal e de (re)investigar, antes de abraçar o projecto para os XXLS 12", permiti-me experimentar a maluquice total, colocar o meu altofalante JBL GTi 15" em free-to-air, com cortes entre este e o médio grave a compensarem os modos da minha sala, e..... pois bem, essa disposição serviu de teste para determinar se valeria a pena uma instalação verdadeiramente infinite-baffle e..... vou mesmo deitar parte de uma parede abaixo, decorrendo dai a "maluquice total".
stuyvesant
01-07-2007, 18:33
E tweeters da B&W? Porque é que no mundo DIY nunca oiço falar neles? É por algum motivo técnico ou financeiro ou algo assim... ou é mesmo porque não gostam?
Financeiro não será, pois andamos a falar do que por ai existe de mais oneroso...
stuyvesant
01-07-2007, 18:37
Já agora, tenho feito Kits destes senhores:
http://www.audioxcel.com/.
São muito prestáveis e até agora, (fiz 2 kits e participei num 3º para um familiar), só tenho boas referências.
Qualquer ajuda, no que eu puder, é só dizer.
Cpts.
Quanto à ajuda... obrigado (por acaso tenho o frigorífico com uma cervejolas a mais)
Conheço os kits da audioxcel somente do site. Mas realmente parecem ser propostas muito equilibradas, com um preço justo para os componentes.
SergioRZ
01-07-2007, 19:22
Sobre os altifalantes da B&W Claro que são muito bons. Mas são para utilização própria, penso eu.
Financeiro não será, pois andamos a falar do que por ai existe de mais oneroso...
Depreendo então que não se trata de $$$, nem de gosto, mas sim porque os tweeters B&W estão especificados para trabalhar com os crossovers/drives da B&W, é isso?
De qualquer forma, porque não uma coluna DIY com material B&W? Os componentes da B&W não são reconhecidos pela sua excelente qualidade, tal como os outros aqui falados?
Atenção, estas perguntas são a mais pura curiosidade, apenas porque reparei que se fala sempre de 2 ou 3 marcas, mas nunca da B&W, e quis descobrir porquê :Yes:
Senhor Stuyvesant:
verdadeiramente infinite-baffle e..... vou mesmo deitar parte de uma parede abaixo, decorrendo dai a "maluquice total".
Caramba homem, voçê não sendo Japonês que creio que não é, pois fico espantado.
Infinite bafle nem mais nem menos. Voçê é dos que a hitória fala.
Cordealmente.
Nafty
movie_fan
01-07-2007, 20:09
Depreendo então que não se trata de $$$, nem de gosto, mas sim porque os tweeters B&W estão especificados para trabalhar com os crossovers/drives da B&W, é isso?
De qualquer forma, porque não uma coluna DIY com material B&W? Os componentes da B&W não são reconhecidos pela sua excelente qualidade, tal como os outros aqui falados?
Atenção, estas perguntas são a mais pura curiosidade, apenas porque reparei que se fala sempre de 2 ou 3 marcas, mas nunca da B&W, e quis descobrir porquê :Yes:
A B&W faz source dos seus componentes?
Senhor Sergio:
A B&W fabrica colunas e nós falavamos de fabricantes de autoflantes.
Se começou a falasr de Focal de Scanspeack, logo eu de Morrel e se poderia falar de Seas, Audax, JMLab, Fostex, vifa, Perless, ATC, Jordan enfim um poco dar a conhecer ao DIYers outras marcas que se conhecem menos e que estão aí cada qual com detalhes de construção diferentes.
Estou seguro que em todo lado todos sabem quem são B&W, assim como Sonus, ProAC, Kef.
Acha que faz falta voltar a falar do que já é sobradamente conhecido?
Enfim é assim que eu veijo o assunto. Divulgar coisas menos conhecidas que poucas vezes saiem na prensa. Um pouco para fugir á rotina das coisas que muitas vezes nos caem até na sopa.
Eu não compro, não vendo, não tenho percentagem.
Creio que os outros também não. Creio mas se assim não é pois então, muito mal porque este é um espaço DIYer onde as pessoas buscão informação e não publicidade.
Isto digo eu IMHO.
Cordealmente.
Nafty
SergioRZ
01-07-2007, 23:36
Oh Nafty... acho que não percebeu a minha questão :eheheh: :Yes: Publicidade, informação, etc e tal... não creio que tenha alguma coisa a ver comigo ;)
Não estou a sugerir nada, aliás nem percebo NADA do assunto. Apenas perguntei porque não se usam drives B&W (e neste caso até mais sobre os tweeters) nas colunas DIY.
Não sei se é uma pergunta esquisita, se calhar é :huum: :-P Apenas fiquei curioso com isso pois eu, pessoalmente, gosto muito dos tweeters da B&W especialmente os mais recentes, e se eu estivesse a fazer umas colunas, provavelmente essa seria uma hipótese a ter em conta.
Possivelmente terá algo a ver com o que disse o movie_fan, será que a B&W não vende o material em separado, só colunas completas? Isso explicaria claramente a questão :Yes:
M Figueiredo
01-07-2007, 23:56
Eu volto à questão.
Os tweeters da B&W que conheço, embora sendo bons, não têm nada a ver com os que podemos comprar da scanspeak. (Isto só para falar desta marca, que conheço bem alguns modelos).
Pelo menos os das gamas até CDM são inferiores. Daí para cima nunca ouvi com tempo e atenção, nenhuns que me deixassem uma impressão tal que me atrevesse aqui a falar deles. Mas que sei que eles têm material do melhor, ai lá isso sei.
não e so do tipo......mas na sua colocação.....as series nautilus são um bom exemplo :Yes:
Senhor Sergio:
Aclarado está.
É perfeitamente legitima é a sua preferencia por B&W.
As coisas claras, claras ficam. Ao fim ao cabo é isso que conta; que cada um aporte a sua opinião, experiencia e inclusivamente (como eu com Morrel) mania.
Obrigado pela sua amabilidade.
Cordealmente
Nafty
e a dynaudio? os altifalantes deles eram usados em colunas de topo. Ouvi dizer que deixaram de vender as unidades separadamente...
todos os grandes fabricantes de "drivers" são tambem fabricantes de colunas, penso que a ultima a produzir foi a Focal sobre o trade name JM lab..................cada driver pode ser fabricado por outra entidade sobre especificação........foi assim que nasceram belissimas colunas...............fabricadas muitas delas pela seas ! cada drivers tem temperamento proprio, sabor ate textura, no entando a sua essencia é a de reproduzir o mais fielmente a musica ! :Yes:
stuyvesant
02-07-2007, 23:28
Caro SérgioRZ
As especificações para a construção de crossovers são as mesmas mesmo na terra de sua majestade. Claro que se pode fazer uma afinação por altofalante mas isso, teoricamente, todos os fabricantes fazem. As especificações do crossover são determinadas pelas características dos drivers e do gosto, bem.... da tecitura que se quer imprimir aos ditos. No mesmo sentido, alguns fabricantes de colunas encomendam drivers com cartacterísticas específicas, embora também possam fazer alterações a posteriori.
M Figueiredo
02-07-2007, 23:35
Caro Natas,
"todos os grandes fabricantes de "drivers" são tambem fabricantes de colunas,"
Poderás dizer-nos qual a marca de colunas da scanspeak? Até onde eu sei (e é pouco...) eles só fazem drivers, mas há muita coisa que eu não sei (e cada vez sei que há mais...) :eheheh:
Cpts
stuyvesant
02-07-2007, 23:40
Caramba homem, voçê não sendo Japonês que creio que não é, pois fico espantado.
Caríssimo Nafty
Realmente não sou Japonês, mas... esta pancada do IB está a por-me os olhos em bico ;D.
Mas, na verdade, sentir (e não tanto ouvir) o grave desta forma desenclausurada é, parafraseando-o numa tirada que dedicou ao Metaxas (que aliás anda a fazer umas gravações fantásticas): "numa palavra: im pressionante". E só tenho o amplificador a fazer-lhe cócegas (o que me é perfeitamente suficiente), mas estou desejoso por arranjar um kilowatt só para o ver nos limites (o bicharoco tem 2 cm de excursão) é um verdadeiro compressor :eheheh:
Mas verdadeiramente IB japonês é ligar 4 destes num array :snif:. há gente que gosta mesmo da música enquanto sensação física!
stuyvesant
02-07-2007, 23:42
Poderás dizer-nos qual a marca de colunas da scanspeak?
Um pouco mais de meio mundo ;D
todas as regras tem a sua......excep........mas ........acho que são ................... :duh: :duh: :duh: :duh: :duh: :duh:scanspeak :duh: :duh: :duh: :duh: :duh: :duh:http://www.audiocomponents.nl/speakers/scanspeak/reference/scanspeak-reference_eng.htm
Senhor Stuyvesant:
há gente que gosta mesmo da música enquanto sensação física!
Eu diria, "também fisica". Isso é parte da fidelidade e á musica não lhe pode faltar nada.
Carmba homem, mas então voçê vai mesmo fazer todo um projecto.
Ufff que alivio, eu pensava que era o unico maluco. Como se diria en españor; "con un par, si señor".
Boa sorte amigo.
Cordealmente.
Nafty
M Figueiredo
03-07-2007, 09:40
todas as regras tem a sua......excep........mas ........acho que são ................... :duh: :duh: :duh: :duh: :duh: :duh:scanspeak :duh: :duh: :duh: :duh: :duh: :duh:http://www.audiocomponents.nl/speakers/scanspeak/reference/scanspeak-reference_eng.htm
Caro Natas.
Andei precisamente com ideias de fazer o kit "Ultimo" da audiocomponents. Só não avancei porque é caro. Mas deve ser muuuuuuuuuuuuuito bom. Agora, se não se importa diga lá porque não gosta do material da scanspeak. Posso estar muito enganado nos meus gostos. :eheheh:
S Figueiredo
03-07-2007, 18:10
A audiocomponents.nl (de onde saiu o projecto das minhas Event) não pertence, tanto quanto me deram a entender os emails que troquei com os senhores, à ScanSpeak. Aliás, há questões curiosas (durante muito tempo pensei em fazer umas Ultimo com as caixas das Event levemente modificadas) em que assumem este pormenor - os projectistas são independentes uns dos outros.
Mas não tenho certeza nenhuma, é só uma suposição mais ou menos fundamentada. Até porque a audiocomponents é holandesa e a scanspeak dinamarquesa, mas não sei...
sinceramente acho que a focal esta mais a frente...............não é moda.. :duh: :duh: :duh: :duh: :duh: :duh:..........(atenção aos modelos )................para mim graves......Dynaudio, ............medios focal, seas, b&w........agudos, B&W, Focal, vifa ...................isto são gostos ! nada mais o:)
S Figueiredo
04-07-2007, 10:59
Humm...mas a ScanSpeak é a série de high-end da Vifa, do mesmo modo que na Seas temos a série Excel. O problema é serem mesmo os "gostos" a determinar as opções, porque assim não existe neutralidade na escolha do som mais fiel... Mas, inevitavelmente, este é o único meio de opção na escolha de uma "driver" (existe sempre a procura de linearidade da "driver", mas às vezes não "gostamos" do som...coisas!)
filipesousa
06-07-2007, 21:34
um detalhe
essas marcas scanpeak, vifa, peerless juntaram-se num grupo tymphany (com a tymphany, com os seus sub inovadores LAT).
um detalhe
essas marcas scanpeak, vifa, peerless juntaram-se num grupo tymphany (com a tymphany, com os seus sub inovadores LAT).
Essas marcas sempre pertenceram ao mesmo grupo, antes designado como DST e agora Tymphany.
Quanto aos tweeters da scan-speak, a série revelator é excepcional, mas é isso mesmo- revelator, e por vezes revela demais o:)
os da focal são também excelentes, mas pela minha experiencia são mais sensiveis à frequencia e pendente do filtro usado.
Os Morel (e não Morrel) Supreme 110 é outro bom exemplo de bem fazer...
mas há muitos mais tweeters excepcionais, mas é na integração destes com as restante altifalantes que se obtem um bomou mau resultado (e já vi bons tweeters a trabalharem mal)
M Figueiredo
08-07-2007, 12:32
Nas minhas colunas uso o Scan Speak D2904/9800 e o Scan Speak 18W/8531G00, ambos da série revelator.
Passe a parte psicológica, mas são do mais claro e "revelador" que já ouvi. Mesmo das grandes demonstrações que ouvi, por exemplo na Imacústica.
Penso que a caixa construida em transmission line aproveita muito bem as capacidades dos drivers.
Claro que faz aqui muita falta uma opinião de alguém mais treinado nestas coisas. ;D
Ricardo Felisberto
29-08-2007, 19:40
Caro Natas.
Andei precisamente com ideias de fazer o kit "Ultimo" da audiocomponents. Só não avancei porque é caro. Mas deve ser muuuuuuuuuuuuuito bom. Agora, se não se importa diga lá porque não gosta do material da scanspeak. Posso estar muito enganado nos meus gostos. :eheheh:
Já ontem tinha 'andado' neste site, mas não consegui ver preços nenhuns... onde viste que era caro?
Obrigado
M Figueiredo
30-08-2007, 12:10
Boas Ricardo Felisberto.
Os drivers da Scan Speak podem comprar-se via Audioxcel. Lá tens os preços. Os dois drivers utilizados no projecto "Ultimo", são da série de topo da marca, por isso o seu preço é elevado.
Cpts
MF
Ricardo Felisberto
31-08-2007, 11:07
Boas Ricardo Felisberto.
Os drivers da Scan Speak podem comprar-se via Audioxcel. Lá tens os preços. Os dois drivers utilizados no projecto "Ultimo", são da série de topo da marca, por isso o seu preço é elevado.
Cpts
MF
Ok. O Audioxcel já conhecia, bem como os preços dos componentes da Scan Speak. Bem sei que a afirmação seguinte pode ser controversa, mas acho que se nos cingirmos unicamente aos preços destas unidades (não estou a considerar os crossovers), mesmo considerando as unidades mais caras falamos sempre de valores, por comparação com modelos que adoptam unidades similares, muitíssimo mais acessíveis.
Vejamos por exemplo o caso do tweeter mais caro, o tal do "biquinho" como o chamo. Equipar um par de colunas com esta solução custa 687€ (IVA incluído) mais o crossover que não sei quanto custa.
Claro que é caro, mas quanto custam os equipamentos que usam esta solução? O mais em conta que conheço são as monitoras da GamuT que se aproximam dos 5.000€ (devem haver modelos mais em conta, mas não devem ser aos pontapés...), sendo muitissímo mais vulgar encontrar modelos acima deste valor.
Ao irmos para as unidades de médios, médios/graves ou graves teremos, quando muito, casos similares. Tudo considerado e acabaremos com valores altos, ainda que longe das obscenidades que com grande vulgaridade vemos.
Para finalizar, diria que tenho consciencia que não será de borla, nem barato, mas que são hipoteses interessantes, isso sem duvida, ainda que no final acabemos por desistir e não levar a nossa avante.
musicaterapia
03-10-2007, 20:51
Sr.Stuyvesant
O que aconteceu ao seu projecto? Já há novidades?
Está concretizado :), desistiu :(, está em "banho-maria" ??? ou .....
.....
Tenho cá uns "under morel construction" da DLS com crossover dedicado. São a 2ª parte da continuação do "projecto grave " sob a designação "adoro a gama média das SF mas deixa cá experimentar estes senhores". Que clareza e fluidez!
Quanto ao subwoofer com realimentação, bem.......... depois de compilar muita informação neuronal e de (re)investigar, antes de abraçar o projecto para os XXLS 12", permiti-me experimentar a maluquice total, colocar o meu altofalante JBL GTi 15" em free-to-air, com cortes entre este e o médio grave a compensarem os modos da minha sala, e..... pois bem, essa disposição serviu de teste para determinar se valeria a pena uma instalação verdadeiramente infinite-baffle e..... vou mesmo deitar parte de uma parede abaixo, decorrendo dai a "maluquice total".
p.s: Eu também gostaria de ter ouvido a reprodução de frequências graves em verdadeiro infinite-baffle antes de abrir um buraco no chão da sala.
acabou por demolir a casa? :duh:
Brincadeira à parte, não venho muito ao fórum e já não vinha cá à algum tempo, mas pensei encontrar desenvolvimentos do seu projecto. Pelo que li, achei interessante, embora deva confessar, algo ambicioso de alcançar (na minha modesta opinião, claro!). Por isso fiquei curioso em saber as novidades e se tinha conseguido atingir os objectivos a que se propôs…. uma instalação verdadeiramente infinite-baffle :luz:
Continuação de bom projecto, se for caso disso.
stuyvesant
05-10-2007, 01:26
Caro Sr.musicaterapia
O subwoofer (altifalante) está no sítio exacto, só falta decidir se o assento directamente no chão ou se crio uma estrutura que o suporte desacopolada do pavimento - claro que falta um pouco de coragem para o colocar a meio da sala por isso ainda ando a considerar uma ordenação estética que me permita montá-lo numa parede.
Contudo, uma razão de peso ainda faz com que o tenha em free-to-air: está a soar-me muito bem, dando o corpo que procurava sem beliscar as restantes frequências nem nublar o palco sonoro. Assim, dado que não ando à procura de dbs, nem de um grave particularmente extenso (entenda-se -3db até 20 Hz) estou a tirar partido como está. Acresce que deste modo consegui anular uma parte significativa dos modos da sala.
Em jeito de conclusão, posso referir que o desempenho do sub tal como está contraria toda a teoria (que eu conheça) dado que segundo a mesma, e sendo absolutamente verdade, o grosso das frequências reproduzidas pelo sub estão a cancelar-se mas... a sua interacção com a sala é, na prática... espantosa (numa frase: suspeita-se que está funcionar porque a dimensão física dos midwoofers das SF não lhes permitiria mover as massas de ar percebidas auditivamente).
P.S: A ausência de facto de influências de caixa é... só ouvindo.
Boas audições
el_raton
05-10-2007, 09:25
Caro stuyvesant,
Aqui vai uma dica ;)
http://www.melaudia.net/zfoto/etf05/montage-720x480.JPG
Não sabes como te invejo... Se fizesse isto em casa matavam-me. Ainda pensei numas open baffle com Altecs mas o meu terrorista de serviço destruia-as em menos de uma manhã. Bem, como mudo de sistema de 10 em 10 anos o próximo será sem dúvida um single ended e uma parede de som.
Bom trabalho!
P.S.: Fiquei sem perceber que altifalantes vais usar...
stuyvesant
06-10-2007, 14:38
Caro el_raton
De facto a solução de montagem na parede é a mais prática e intrusiva, mas... bem, com o tal rearranjo estético talvez consiga.
O sortudo da foto está a construir uma sala de raiz... seria bom... seria.
O terrorismo sempre me preocupou, até que decidi que o melhor era ensinar (quer dizer, dar as condições de descoberta) a minha terorista. Pois bem, ela liga o sistema, troca de discos e controla o volume de forma autónoma e, portanto, como gosta do que ouve faz-lhe sentido não mexer para estragar (fui bafejado pela sorte, de início até tinha engendrado uma protecção).
O altofalante é um JBL 15"GTi alimentado por um amp KS ligado a um crossover activo paradigm reference.
Boas audições
el_raton
06-10-2007, 20:40
O problema é que o meu leitor é frágil e o terrorista extramamente perigoso e violento. :(
Sr. Tigre
07-10-2007, 19:23
http://www.rebelio.pt/res/product450/resource_68194.jpg
É este!?
stuyvesant
07-10-2007, 23:39
Caro Tigre
Esse é o MKII e o meu é o MKI mas... as diferenças são o prateado do símbolo desse face ao branco do meu (e a descida de preço para gáudio de quem esteja comprador).
THIELE-SMALL PARAMETERS
VOICE COIL DC RESISTANCE: REVC (OHMS)* . . . . . 2.95
VOICE COIL INDUCTANCE @ 1 KHZ: LEVC (MH)* . . . . . . 1.06
DRIVER RADIATING AREA: SD (FT2) . . . . . . . . 0.839
SD (M2) . . . . . . . . 0.078
MOTOR FORCE FACTOR: BL (TM)* . . . . . . . 15.39
COMPLIANCE VOLUME: VAS (FT3) . . . . . . . . 4.67
VAS (LITERS) . . . . 132.20
SUSPENSION COMPLIANCE: CMS (?M/N) . . . . 153.02
MOVING MASS, AIR LOAD: MMS (GRAMS). . . . 260.67
MOVING MASS, DIAPHRAGM: MMD (GRAMS) . . . 248.15
FREE-AIR RESONANCE: FS (HZ) . . . . . . . . 25.20
MECHANICAL Q: QMS . . . . . . . . . . . 7.20
ELECTRICAL Q: QES . . . . . . . . . . . . 0.51
TOTAL Q: QTS . . . . . . . . . . . . 0.48
MAGNETIC-GAP HEIGHT: HAG (IN) . . . . . . . . . 1.00
HAG (MM) . . . . . . . 25.40
VOICE-COIL HEIGHT: HVC (IN) . . . . . . . . . 2.60
HVC (MM) . . . . . . . 66.04
MAXIMUM EXCURSION: XMAX (IN) . . . . . . . . 0.80
(ONE-WAY LINEAR) XMAX (MM) . . . . . . 20.32
Warranty Three Years
General
Sensitivity 92dB @ 2.83V/1m
Power Handling 800W RMS, 5,000W Peak
Impedance 3 or 12 ohms
Frequency Response 16Hz ~ 1kHz
Voice-Coil Diameter 3" (76mm)
Mounting Depth 10-1/4" (260mm)
Overall Diameter 5-1/4" (388mm)
Cut-Out Diameter 13-7/8" (353mm)
Displacement 0.174 ft3 (4.93 l)
Boas audições
Sr. Tigre
08-10-2007, 00:08
E já agora como é que o apoiou!? Não quer partilhar uma foto da disposição coluna/ woofer?!
Tube_Dude
08-10-2007, 01:13
THIELE-SMALL PARAMETERS
VOICE COIL DC RESISTANCE: REVC (OHMS)* . . . . . 2.95
VOICE COIL INDUCTANCE @ 1 KHZ: LEVC (MH)* . . . . . . 1.06
DRIVER RADIATING AREA: SD (FT2) . . . . . . . . 0.839
SD (M2) . . . . . . . . 0.078
MOTOR FORCE FACTOR: BL (TM)* . . . . . . . 15.39
COMPLIANCE VOLUME: VAS (FT3) . . . . . . . . 4.67
VAS (LITERS) . . . . 132.20
SUSPENSION COMPLIANCE: CMS (?M/N) . . . . 153.02
MOVING MASS, AIR LOAD: MMS (GRAMS). . . . 260.67
MOVING MASS, DIAPHRAGM: MMD (GRAMS) . . . 248.15
FREE-AIR RESONANCE: FS (HZ) . . . . . . . . 25.20
MECHANICAL Q: QMS . . . . . . . . . . . 7.20
ELECTRICAL Q: QES . . . . . . . . . . . . 0.51
TOTAL Q: QTS . . . . . . . . . . . . 0.48
MAGNETIC-GAP HEIGHT: HAG (IN) . . . . . . . . . 1.00
HAG (MM) . . . . . . . 25.40
VOICE-COIL HEIGHT: HVC (IN) . . . . . . . . . 2.60
HVC (MM) . . . . . . . 66.04
MAXIMUM EXCURSION: XMAX (IN) . . . . . . . . 0.80
(ONE-WAY LINEAR) XMAX (MM) . . . . . . 20.32
Warranty Three Years
General
Sensitivity 92dB @ 2.83V/1m
Power Handling 800W RMS, 5,000W Peak
Impedance 3 or 12 ohms
Frequency Response 16Hz ~ 1kHz
Voice-Coil Diameter 3" (76mm)
Mounting Depth 10-1/4" (260mm)
Overall Diameter 5-1/4" (388mm)
Cut-Out Diameter 13-7/8" (353mm)
Displacement 0.174 ft3 (4.93 l)
Caro, Stuyvesant
Pena os fabricantes de altifalantes nunca , ou muito raramente , fornecerem o gráfico de deslocamento em função da corrente.
Muitos mitos sobre a necessidade de amplificadores de "Ultra Alta Corrente" se desvaneceriam.
Só vi uma vez , de uma unidade woofer da Philips e com 1,5 Amp o deslocamento deixava de ser linear e o cone batia no fundo... 8)
musicaterapia
08-10-2007, 16:34
Sr. Stuyvesant
A melhor posição é, certamente, aquela que agrade aos seus ouvidos. Se já encontrou a posição ideal, a qual lhe proporciona um grave excepcional sem o mínimo esforço, considero isso excelente!
A decisão está pendente apenas por uma questão meramente estética ou também técnica? Após a escolha do local (que supostamente já está feita) é indiferente em termos de som, desacoplar o sub do chão ou não, uma vez que neste momento o tem em free-to-air, ou seja, se o assentar directamente no chão não vai notar nenhuma diferença?
Continuação de bom projecto e boa sorte para decisão cirúrgica, que aí vem.
stuyvesant
09-10-2007, 01:24
Caro Tube_Dude
Realmente o melhor que se arranja são gráficos de excursão máxima em função da frequência a determinda potência, cujos valores variam consoante a aplicação do altifalante: http://manuals.harman.com/JBL/CAR/Boxes%20and%20Parameters/W15GTi_rev_f.pdf
Um bom paper em relação a esse tema é: http://www.aesbrasil.org/docs/AvaliacaoDesempenhoTransdutores-Klippel.pdf
Caro musicaterapia
A questão é estética e técnica: tecnicamente é mais fácil colocá-lo na parede traseira a meio das colunas mas isso obriga a uma alteração dos conteúdos da sala. Pelo que testei, a melhor solução é mesmo implementá-lo no chão a meio das colunas.
O desacopolamento permite que não exista nenhuma propagação da estrutura do sub ao chão, que por sua vez não transmitirá aos objectos que nele estão apoiados. Um dos efeitos interessantes e impressionantes que agora experimento quando tenho o sub directamente assente no chão é... ter massagens no sofá (claro que depende do spl). Tal como está, mas desacopolando-o do chão, isto é, apoiando-o num material absorvente, fica só aquela sensação etérea das moléculas de ar estarem (realmente) em movimento.
Quanto às diferenças de reprodução, a questão não está tanto no desacopolamento (essas estão acima descritas) do sub mas sim nas diferenças entre a reprodução em free-to-air e em infinite baffle, assim, o facto de assentar o sub directamente no chão vai permitir ter um ganho de reposta em frequência e, consequentemente, menor esforço do amplificador, dado que as ondas traseiras e frontais não se anulam.
Quanto à cirurgia... a decisão está tomada... repare que encontrei a solução ideal nestas condições (que de ideal, teoricamente nada tem), alterando a condição introduz-se uma variável que pode alterar o "ideal", justamente porque tudo indica que qualquer das outras soluções é mais ajustada, embora esta seja a menos intrusiva (estou na fase de orçamentos para a abertura de um círculo na placa).
Tube_Dude
09-10-2007, 13:06
Caro Stuyvesant
Obrigado pelos pdf.
Apreciei bastante o da AES.
Jorge
el_raton
09-10-2007, 15:22
Quanto à cirurgia... a decisão está tomada... repare que encontrei a solução ideal nestas condições (que de ideal, teoricamente nada tem), alterando a condição introduz-se uma variável que pode alterar o "ideal", justamente porque tudo indica que qualquer das outras soluções é mais ajustada, embora esta seja a menos intrusiva (estou na fase de orçamentos para a abertura de um círculo na placa).
Uma fotografia era muito simpático! ;)
musicaterapia
09-10-2007, 23:02
Sr Stuyvesant
Agradeço a amabilidade da sua resposta, que esclareceu completamente a minha dúvida sobre a diferença entre a reprodução em free-to-air e infinite baffle. Conheço um pouco da teoria, mas ouvir alguém que experienciou, que passou da teoria à prática (em que os resultados estão a contrariar a própria teoria) é algo que considero, simplesmente.....interessante. Vê-se que sabe do que fala, atrevo-me até a dizer que sente o que fala.
... Um dos efeitos interessantes e impressionantes que agora experimento quando tenho o sub directamente assente no chão é... ter massagens no sofá (claro que depende do spl)....
Continuação de bom trabalho, e já agora, boas massagens….musicais.
stuyvesant
10-10-2007, 14:26
Caro musicaterapia
Se quiser "experimentar as massagens" diga.
Boas audições
musicaterapia
11-10-2007, 20:21
Sr.Stuyvesant
O convite é musicalmente tentador. Disponibilidade à parte, será um prazer conhecer e ouvir seu projecto, bem como, partilhar algumas ideias com quem sabe.
Atentamente
stuyvesant
13-10-2007, 01:10
Caro Musicaterapia
Não sei se sei, mas sei que procuro saber.
Boas audições
musicaterapia
19-10-2007, 19:22
Não sei se sei, mas sei que procuro saber.
“Não existe ocupação tão agradável como o saber; o saber é o meio de nos dar a conhecer,…” Cícero, M.
Em termos muito gerais, o conhecimento é aquilo que se conhece de algo ou alguém, inclui, embora não esteja limitado, às descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos tidos como úteis ou verdadeiros.
A teoria de Platão fala-nos do conhecimento teórico, "o saber que", um outro tipo de conhecimento não contemplado pela sua teoria é o conhecimento prático, "o saber como".
Em termos audiófilos, que é isto que me traz aqui, e lendo alguma coisa do que escreve, acho que procura conjugar os dois tipos de saber. ”É sempre melhor comprovar as coisas pela experiência do que apenas saber ( ...), há coisas que não podemos descobrir mas nunca perceberemos se são desse tipo se não experimentarmos (...), só mesmo o tentar descobrir e não conseguir é tão interessante como o tentar descobrir e consegui-lo, se calhar até mais, nao sei....” Twain, M.
Atentamente
stuyvesant
22-10-2007, 13:10
Caro Musicaterapia
Assim é, de facto.
Platão só não está de acordo com Mark Twain (ou melhor: S. C.) porque antecipou que as dimensões fundamentais do ser humano não têm como propriedade experimentarem-se sem que sejam norteadas por um saber teórico. O tempo dele essas considerações permitia, mas, foi a "evolução" desse tempo que nos conduziu a este que, infelizmente, também já não é o que Twain preconiza.
Mas, até pode ser que, adaptando a sua última intuição, este tempo "seja mais interessante... não sei".
Boas audições
el_raton
22-10-2007, 13:12
Sim, de facto estamos mais a viver um admirável mundo novo :eheheh:
musicaterapia
31-10-2007, 10:01
Sr. Stuyvesant
O amplificador é o “coração “ de um sistema de som, uma vez que, é responsável por distribuir energia às caixas acústicas. Os equipamentos de áudio trabalham internamente com baixos níveis de corrente e tensão no processamento do sinal, que não são suficientes para excitar um sistema de alto-falantes. Assim, a reprodução do som por pelos alto-falantes exige maior potência, entrando aqui os amplificadores, que recebem sinais de outros equipamentos, e o transforma em sinal capaz de estimular os circuitos do alto-falante.
Assim sendo, no que concerne ao seu projecto penso que nunca fez referência ao amplificador que utiliza. Será por este, não ser importante para o produto final?
O seu “JBL 15"GTi alimentado por um amp KS ligado a um crossover activo paradigm reference” utiliza algum amplificador de estimação ou testou vários e fez a sua melhor opção?
Já agora, gostava de saber a sua opinião sobre os amplificadores a válvulas, uma vez que este tipo de amplificador é bastante falado no fórum. Não sei se já experimentou algum no seu projecto, se é ou não adepto deste tipo de amplificador, se os considera … nos tempos de hoje… algo de pré-históricos ou se um amplificador a válvulas é como um velho amor, ao qual juramos nunca mais voltar, até que um dia o passado invade o presente.
Atentamente
stuyvesant
31-10-2007, 18:56
"(...) penso que nunca fez referência ao amplificador que utiliza. Será por este, não ser importante para o produto final?
O seu “JBL 15"GTi alimentado por um amp KS ligado a um crossover activo paradigm reference” utiliza algum amplificador de estimação ou testou vários e fez a sua melhor opção?
Caro musicaterapia
De facto fiz referência ao amplificador uma vez, justamente essa que cita. Se essa referência foi tardia, tal prende-se com a razão de que o amplificador, desde que cumpra os requisitos de controlar decentemente o altofalante e debitar corrente suficiente, acede realmente a um papel secundário (repare que por razões que se prendem com a direccionalidade das frequências em questão e as potências necessárias - embora aqui com o enorme desconto do marketing - os amplificadores utilizados nos subs, mesmo "ultra-hifi", são classe D ).
Assim, o amplificador KS está lá porque cumpre a sua função (embora seja de estimação), não obstante experimentei o que tenho cá por casa, nomeadamente uma placa amplificadora de sub que a jamo usa nos seus subs topo de gama (antes desta abordagem tinha um D6).
Quanto às belas luzes.... sabe a minha maior estimação electrónica chama-se Dynaco Stereo 70, está na família desde que foi montado, embora o este modelo não seja o primeiro, o número de série dos transformadores aponta para o fabrico em 1960, só teve uma pequena intervenção (válvulas aside) de rejuvenescimento na placa de pré e.... passados estes imensos anos, continua a ser uma delícia para o ouvido. Tenho um tac/megaudio que é fantástico, tem uma autoridade no grave como poucos, mas... nunca me passou pela cabeça fazer-lhes a maldade de alimentarem uma carga de 3 ohms e uma eficiência a tender para o zero absoluto. Os transístores servem perfeitamente para o efeito.
"se é ou não adepto deste tipo de amplificador, se os considera … nos tempos de hoje… algo de pré-históricos ou se um amplificador a válvulas é como um velho amor, ao qual juramos nunca mais voltar, até que um dia o passado invade o presente.
Pelo último parágrafo percebeu qual é o meu posicionamento em relação às válvulas, aliás, essa é a razão pela qual tenho "dois" sistemas, pois vou substituindo a alimentação a transístores dos altofalantes principais e ligo as maravilhas do vácuo (aquela gama média é... pornográfica).
Quanto à dimensão pré-histórica... bem, tirando uns autofalantes e uns crossovers, o meu aparelho menos jurássico é mesmo o tac/megaudio a válvulas.
Boas Audições
musicaterapia
05-11-2007, 23:28
Sr. Stuyvesant
... bem, tirando uns autofalantes e uns crossovers, o meu aparelho menos jurássico é mesmo o tac/megaudio a válvulas.
As nossas "antiguidades" são as provas definitivas de que nem sempre equipamentos modernos são melhores.
Após ter lido o seu post uma sensação de nostalgia invadiu-me completamente, pois tenho algumas "antiguidades" no sótão que já não ouço há muito, muito tempo, mais velhas até do que eu (bem, também não sou do tempo dos que vivenciaram a época áurea dos equipamentos Hi-Fi/Stereo). Apesar do pó, estão em bom estado e penso que ainda funcionam.
Na era do choque tecnológico, em que muito se fala da qualidade de som, 5.1, 7.1 ... e pouco se fala dos equipamentos “clássicos”, da sua propriedade de som aliado às componentes de boa qualidade que eram utilizadas na época e que fazem o som destes antigos equipamentos serem tão deliciosos de se ouvir ainda hoje.
Fiquei com vontade de fazer uma pura fusão de tecnologia, ou seja, misturar os meus equipamentos digitais com alguns analógicos antigos que tenho. Em termos de caixas acústicas houve uma grande evolução, por isso, vou manter as actuais que tenho.
Acho que vou mesmo arriscar ser acusado (por quem não entende do assunto :duh:) de manter um monte de quinquilharias montadas na sala.
Atentamente