PDA

View Full Version : tweak para leitor cd

nani
03-07-2007, 16:36
ola! alguem me aconselha uns tweaks para um rotel rcd 951? estou a falar em alterações que não sejam muito caras e custem quase metade do aparelho!
cumps!

JCF
03-07-2007, 16:44
Viva

Tenho ideia que essa serie de aprelhos da Rotel melhoram bastante com algumas mofificaçoes.

Penso que o up-grademais simples seria trocar o dac por um com menos distorção... mas nao sei se a diferença se notará assim tanto. :huum:

palmas
03-07-2007, 22:36
ola! alguem me aconselha uns tweaks para um rotel rcd 951? estou a falar em alterações que não sejam muito caras e custem quase metade do aparelho!
cumps!

Não conheço bem o rcd 951.
podes tirar uma foto das tripas?

palmas
03-07-2007, 23:04
já vi as fotos, usa os PCM69 e depois os OPA2604...

a), fácil e barato, com grande melhora é substituir os 4 caps electrolíticos por onde passa o sinal por condensadores decentes. Amortecer a caixa e mecanismo de leitura com tela betuminosa. (essa posso fazer por uma surbia se forneceres os caps...)

b) substituir os operacionais por outros mais musicais. Trocar os diodos da alimentação.

c) colocar novo andar analógico discreto, fets ou tubos, com alimentação separada.

d) Trocar por um DCS

nani
05-07-2007, 03:39
a )essa posso fazer por uma surbia se forneceres os caps...)

d) Trocar por um DCS

confesso que não entendi estes 2 pontos!!!

Nafty
05-07-2007, 09:24
Estimados Senhores.
Antes todos mudavam os operacionais por uns OPA2604.
Agora parece que todos mudam a outros mais musicais. Quais?
O **OP275 de Analog Devices parece melhor OP. Digo parece mas na realidade, é melhor.
É mais tolerante com as voltagens, tem uma largura de banda superior. Se é mais musical nunca provei de forma fiável. Parece que há diferença mas não sei se para melhor.
Logo, duvido que façam passar sinal por electroliticos.
Os electroliticos estarão na fonte de alimentação.
Mudar de diodos..... quais são os que tem? Na rectificação em caso de medirem-se transitórios, se pode colocar um condensador de 0.1 em paralelo com os diodos e isso bastaria.
Para fazer um "upgrade" uma pessoa deve saber em primeiro lugar, onde está ou o que tem.
A partir de aí, determinar onde quer ir ou o que quer ter. Assim que dizer:- muda a parte analogicas e fontes separadas sem saber o que é que tem, é a meu entender, muito prematuro.
Pode haver superações possiveis mas primeiro saber com exactitude o que temos.
Cordealmente.
Nafty

** correcção feita

P.S. A maior diference que exprementei num Rotel foi uma isolamento galvanico e filtro de terra.
Não quer dizer que esta técnica funciona de igual forma com qualquer modelo ou marca.

palmas
06-07-2007, 13:57
Estimados Senhores.
Antes todos mudavam os operacionais por uns OPA2604.
Agora parece que todos mudam a outros mais musicais. Quais?
O **OP275 de Analog Devices parece melhor OP. Digo parece mas na realidade, é melhor.
É mais tolerante com as voltagens, tem uma largura de banda superior. Se é mais musical nunca provei de forma fiável. Parece que há diferença mas não sei se para melhor.
Logo, duvido que façam passar sinal por electroliticos.
Os electroliticos estarão na fonte de alimentação.
Mudar de diodos..... quais são os que tem? Na rectificação em caso de medirem-se transitórios, se pode colocar um condensador de 0.1 em paralelo com os diodos e isso bastaria.
Para fazer um "upgrade" uma pessoa deve saber em primeiro lugar, onde está ou o que tem.
A partir de aí, determinar onde quer ir ou o que quer ter. Assim que dizer:- muda a parte analogicas e fontes separadas sem saber o que é que tem, é a meu entender, muito prematuro.
Pode haver superações possiveis mas primeiro saber com exactitude o que temos.
Cordealmente.
Nafty

** correcção feita

P.S. A maior diference que exprementei num Rotel foi uma isolamento galvanico e filtro de terra.
Não quer dizer que esta técnica funciona de igual forma com qualquer modelo ou marca.

Podes ter a certeza que passam o sinal não por um mas por dois electrolíticos (cada canal), embora nichicon, podem ser muito melhorados.

Mudar os diodos para reduzir os picos de corrente induzidos nos restantes secundários do transformador (único) de alimentação.

Quanto aos operacionais estava a pensar mais no sentido de deixar de usar operacionais para usar circuitos discretos. Neste caso com a alimentação separada podemos não mexer nos diodos.

Nafty
06-07-2007, 15:09
Senhor Slasmes:
Em efeito, a saida é por condensador num circuito aparentemente de emiter foolower.
Enfim há muitos (ou havia) muitos amplificadores de potencia com saída por condensador electrolitico.
Saída de potencia onde o sinal já foi amplificado. De facto eu não faria assim mas a pergunta é a seguinte:
Mudanda a outra configuração, cuanto custaria e se os resoltados, se alguns, mereciam a pena.
Diodos:
Sim talvez haja picos transitorios. Se assim é, colocar condensadores "Snubbers" em paralelo con os diodos resolve o problema. Isto se esses picos estão aí. Há que meter o osciloscópio e ver. Neste caso especifico, eu vi que esses condensadores já lá estão no circuito. É um despifarro meter um "FRED" para este tipo de voltagens e este tipo de corrente. De novo, outra inversão com resoltado provavelmente nulo ou na zona do "parece" que para mim é o mesmo.
Se quer fazer um andar externo com a função de amplificador de linha ou "Buffer", sim, é uma opção e pode servir para outras aplicações. Se isso melhora o som, eu não sei.
É uma opção que não faz falta tocar o aparelho para nada, e que se pode sempre aprender.
Substituir condensador por um par de transistors......pode funcionar . Deculpe, funciona de certeza mas voltamos á mesma "age old question": vái notar a diferença?
Cordealmente.
Nafty

jonkimber
06-07-2007, 17:56
Caros colegas

Sobre este artigo vou dar a minha opinião pessoal, pelo que irá não só contradizer,como tambem favorecer algumas questões aqui já abordadas.

Não conheço o Rotel "951", mas se bem o entendi,o proprietário pretende fazer um upgrade sem gastar muito dinheiro.

Concordo com a substituição dos "opa2604" por outros mais musicais, no caso do "op275" é de facto uma excelente escolha, sónicamente é quente, tem ritmo, e não dá aquela sensação de agressividade nas altas frequencias.
Existe aqui tambem outra solução, embora esta, ligeiramente mais dispendiosa, o "AD8620" da analog, no entanto tem 3 inconvenientes.
1º Não existe a versão DIP, pelo que deverá colocar um suporte especifico (o site abaixo ajuda )

http://www.cimarrontechnology.com/index.asp?PageAction=VIEWPROD&ProdID=31

2º A sua tensão max. permitida é 13v simétricos, se o rotel for 15v simétricos fica fora de questão o AD8620.

3º Por fim esta é apenas uma questão de tempo, refiro-me ao seu tempo de rodagem pois é bastante longo.

O seu resultado é "identico" do Op275, no entanto este " o AD8620" ganha, no realismo, a sensaçao de ter a "orquesta á nossa frente".

Sobre os diodos, que tanto se tem falado por aqui, recomendo (BYV27-100), são rápidos, têm poucas perdas, e acima de tudo ... são de baixo ruído.

O operacional que está encarregue de fazer a conversão de I/V ,substitua a resistencia de feedback, pelo mesmo valor, mas da marca (WELWYN),sónicamente é notável a sua diferença.

Por fim exite tambem o cristal (master clock), não sei como está ele colocado no impresso,mas existe alguns truques para reduzir o seu jitter, uma delas, é colocar "uma manga de silicone" em todo o seu corpo, a função aqui ,é redudir as suas vibrações, devido ao movimento do "bloco óptico" do mecanismo, convem relembrar, que os pinos do cristal devem ter cerca de 7mm de espaço."refiro-me a altura dos pinos".

A outra é o condensador de filtragem,no Ic onde se gera o sinal de relogio, substitua de preferência, pelos da sanyo da serie OSCON

Nos condensadores onde passa o audio, nada tenho a dizer, pois concordo ao que já foi aqui mencionado.

No que se diz, colocar um andar de tubos....um buffer de linha...trocar dac`s !!!( se é o que entendi), fica fora de questão, isto na minha opinião, pela simples razão do proprietário do "951"

(...."uns tweaks para um rotel rcd 951? estou a falar em alterações que não sejam muito caras e custem quase metade do aparelho!"....)

um abraço
jon

Ps.Todo o material que referi acima pode ser requesitado na RS AMIDATA

Nafty
07-07-2007, 18:28
Senhor Jon:

Li o seu artigo mas fiquei com a mesna "age old question": Compensa o investimento?
Bom digamos que mudar os dois operacionais, não custa muito.
Sobre os diodos, inlusivamente a serie MUR de motorola são ainda mais rápidos. Compensa de fanto? Já se evaluou o ruido real que pode ter a fonte actual antes de proceder á mudança? Um snubber não resolveria o problema de forma mais elegante?
Amortização do sistema mecanico. Outro improvement sem compromisso.
Condensador de Clock. Igual sem compromisso.
A age old question, é : há melhoras palpaveis, parece melhor (que é o mesmo de parecer igual) ou simplesmente ficamos igual?
Sim, podemos passar um dia entretidos com um ferro de soldar e um par de cervejas geladinhas que é uma forma de passar um bom dia.
Nafty

palmas
08-07-2007, 10:19
Naftyzinho,

o que é "age old question"?
Se achas que não há ruido, para quê o snubber?
Se há ruido não te parece melhor actuar na fonte de ruido do que tentar remediar o mal, ainda por cima a custos semelhantes?
Se tiveres a capacidade de fornecer dois leitores iguais, alteramos um e depois comparamos. Fora isso dispenso os teus comentários!

Nafty
08-07-2007, 10:50
Naftyzinho,
Senhor Palmasinho
o que é "age old question"?
Pergunta de sempre, de toda a vida tal como "ser ou não ser".
Se achas que não há ruido, para quê o snubber?
Aqui está uma "age old question": What for if...
Eu acho que não há ruido. Voçê acha que há ruido?
Se há ruido não te parece melhor actuar na fonte de ruido do que tentar remediar o mal, ainda por cima a custos semelhantes?
Se há ruido, há que medi-lo e evaluar de que tipo. Se há e do tipo pico de transitórios, então snubers (coisa que até já existem neste circuito em concreto) porque são de colocação mais facil. Um diodo rápido, está pensado para voltagens superiores e correntes não comparaveis e portanto, o diametro do conductor de suporte é superior ao do circuito impresso.
Se tiveres a capacidade de fornecer dois leitores iguais, alteramos um e depois comparamos.
Se tem experiencia na matéria creio que será bastante bem recebida por todos nós porque feitos são feitos.
Fora isso dispenso os teus comentários!

:eheheh: :eheheh: :eheheh: :eheheh: :eheheh: :eheheh: :Yes: :Yes: :Yes: :Yes: :Yes: :Yes:
NO comment
Cordealmente.
Nafty

nani
09-07-2007, 00:55
meus senhores, haja calma pois todos têm direito á sua opinião e ninguem detem verdades absolutas!!!

Já vi que este assunto é mais complicado do que me parecia, e tendo consultado a opinião da assistencia tecnica da rotel, foi-me aconselhado a não alterar nada!!! aconselharam-me apenas a mudar alguns condensadores, que supostamente com o tempo perdem algumas qualidades.
o meu obrigado a todos.

khajó
13-07-2007, 21:11
podes sempre comprar um novo: cambrige audio, rega ,etc...algo mais musical! ;D

Nafty
14-07-2007, 15:08
Falando de máquinas que deslumbrão pelo seu detalhe de construção e conceito, posso recordar esta.
http://www.clofis.nl/nl/vecteur/vecteur_cdspeler.htm
Cordealmente.
Nafty