PDA

View Full Version : andar de Phono DIY

S Figueiredo
07-07-2007, 19:27
O pequeno indivíduo desloca-se ao templo dos sábios para saber o seguinte ( :eheheh: só graxa!):

Dentro das inúmeras despesas que estão agendadas para um futuro mais ou menos próximo, o andar de phono é uma das minhas maiores prioridades (a par do móvel/rack).

Andava à procura de projectos DIY sobre o assunto quando me deparei com isto (http://stores.ebay.com/DIY-Gene_Phono-amp_W0QQcolZ4QQdirZ1QQfsubZ5399685QQftidZ2QQtZkm): uma loja Ebay de componentes audio em PCB (já sei que não é tão bom como as ligações ponto a ponto, mas há a vantagem de vir montado e ser muito barato!)

por exemplo, consta que este (http://cgi.ebay.com/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=250137783659) é baseado no andar de phono de um pré da McIntosh...e tem condensadores SCR que não são maus...e custa 20$ + portes!

sábios! sábios! ajudai-me a tomar uma decisão!

(depois também preciso de uma fonte e de um caixa :eheheh: )

Nafty
07-07-2007, 20:56
Senhor Figueiredo.
É uma boa opção. Sem duvida, é uma relação de preço/qualidade imbativél.
O primeiro da lista é muito bom y o projecto Marck Levinson também.
Sorte.
Cordealmente.
Nafty

S Figueiredo
07-07-2007, 22:39
Grato!

O primeiro (VTL) despertou-me mais interesse que o Mark Levinson única e exclusivamente por ser a válvulas, mas se o Mark Levinson for nem que seja um bocadinho melhor, diga-me por favor...
Ainda assim, eu, que não percebo nada de electrónica (aliás quem "montaria" isto seria o meu pai, que agora anda às voltas com o Ella, como "sabe" :eheheh: ), teria alguma necessidade de saber "coisas": no VTL a fonte encontra-se já na PCB (já que tem os electrolíticos, mas não sei se são para isto)? É que não vejo nenhum transformador de alimentação!

Fora isto, o que é que falta? (potenciómetro, caixa e mais alguma coisa?)

Mas existem outros projectos ainda mais "proveitosos" que este por aí?

(perguntas de "maçarico" :eheheh: )

Obrigado pela paciência!

Nafty
08-07-2007, 00:03
Senhor Figueiredo (quantos figueiredos sois ?)
Falta o transformador de alimentação e pelo que veijo, não há control de volume porque o nivél de saida deve ser da ordem entre 200mVpp a 2Vpp que é um nivel proprio de uma fonte qualquer e por conseguinte se pode ligar a cualquer entrada auxiliar.
Qual é o melhor.......???' Uffff. Aqui tinha que montar e ouvir para comparar.
Pode ser que o M.Levinson seija mais silencioso. Musicalmente, não sei.
O circuito VTL é todo um classico mas eu , "I know a good thing when I see one". Simplesmente se pode saber a qualidade da verdura ou do peixe, tocando não é?
Cordealmente.
Nafty

S Figueiredo
08-07-2007, 00:42
Então se calhar vou mesmo para as válvulas. Portanto, trocando por miúdos, "precisaria" do previo propriamente dito+um transformador+a caixa?Obrigado!

(dois Figueiredos, pai-M e filho-S)

Nafty
08-07-2007, 10:13
:Yes: :Yes: :Yes: :Yes:
Assim que Pai e Filho!
Father & son, onde vi eu isto ? :huum: :eheheh:
O vosso é um virus ou um problema genético? :eheheh:
Seija o que for, que dure por muito tempo.
Cordealmente.
Nafty

M Figueiredo
08-07-2007, 12:13
"Seija o que for, que dure por muito tempo. "

Obrigado.

Isto pega-se com muita facilidade. :) :) :)

Andamos com projectos comuns e às vezes pode ser uma confusão...

S Figueiredo
08-07-2007, 15:45
Dura, dura! Ainda por cima andamos sempre no picanço um com o outro (ainda vou tendo a "melhor" fonte :eheheh: mas deve ser por pouco tempo ;D)

Agora quanto ao pré de Phono, na página do VTL aparecem como opcionais:

Optional
1. LS-DY Power Regulator board
2. matched R-core transformer
3. A-28D Chassis/Case
4. ALPS Japan Volume control/Potentiometer

Já me lembrei de lhe mandar um email, mas assim informo-me primeiro com quem conheço e respeito. Tudo isto é necessário? Não perguntei ao meu pai, mas fiquei com a ideia de que o potenciómetro não é uma necessidade absoluta (ficaria no máximo de potencia, que no fundo é o desejável) e não faço a mais pequena ideia do que é a Power Regulator board! Faz parte da fonte?

E quanto à caixa, pelo que vi do Ella umas réguas de alumínio unidas com "L" de aço fazem a caixa mas, isto é exequível por aí? Assim desenhava-a como queria, mais discreto (preto) e com as válvulas à vista (mnham mnham)...

O que é que é "mesmo" necessário para fazer uma coisa destas? (há sempre aqueles pormenores que ficam esquecidos,como o botão on/off, etc...)

Agradecido!

Nafty
08-07-2007, 16:01
Senhor Figueiredo:
Não vi que estivesse mensionado um pot no esqueme.
Revi o esquema e não vi nada. Cuanto ao transformador de tipo "R" vale a pena porque é um tipo de transformador muito eficaz, com ruido muito baicho, cuase que não vibra e que é dificil consegui-lo aqui no ocidente a um preço civilizado. Fonte de alim, regulada, creio que vale a pena.
Chassis.....isso já depende de voçê.
De cualquer forma os preços chinese são imbativeis.
A questão é que á base de somar em cuanto se põe a brincadeira.
Cordealmente

S Figueiredo
08-07-2007, 19:26
Caro senhor Nafty,

Se me meter em contas, fico com:
pré VTL:109$
transformador R-core:50$
fonte de alimentação regulada (LS-DY):55$

Ou seja, 214$=157€ (mais portes+mais taxa alfandegária)...

No caso do Mark Levinson, que à partida é mais acessível, o transformador seria o mesmo, certo? E que fonte de alimentação regulada é que utilizaria?

É que como "filho" sou um estudante "pelintra", e ainda tenho que somar a caixa. Os euritos limitam-me muito o entusiasmo.

Obrigado!

Nafty
08-07-2007, 20:49
Senhor Figueiredo Filho.
Não entendo a sua pergunta sobre a fonte de alimentação regulada.
Se me pergunta para utilisar no pré de válvulas, eu utilisaroa uma fonte regulada por semiconductores.
É um tipo de regulação que trabalho con ela há muitos anos e que me deu muito bom resultado.
Há desenhos curiosos a válvulas que eu fazendo para mi, pois seguramente que meteria em algo de peso.
Homen, se quer, pida só o pré. Nós arranjaremos a questão de fonte de alimentação e a caixa também.
Total se já vem tudo feito, então onde está a graça?
Cordealmente.
Nafty

S Figueiredo
09-07-2007, 09:07
Caro Senhor Nafty,

Para que se "entendam" mal-entendidos: eu não percebo nada de electrónica :eheheh: ! Só sou estudante de medicina! Se o pré tivesse um fígado ou pulmões, aí sim, poderia dizer alguma coisa sobre a matéria com conhecimento de causa...mas neste caso não :???

Sendo assim, se fosse um maçarico de electrónica, o que é que comprava para si? :eheheh:

Grato!

Nafty
09-07-2007, 11:18
Senhor Figueiredo Filho.
Se eu fosse massarico, compraria um Kit e faria eu a fonte de alimentação.
Esse pré em concreto em entrada para MM e para MC por separado.
Creio que practicamente pode adaptá-lo a qualquer tipo de prato/capsula.
Se quer, não peça a fonte nem o transformador e a gente cá se arranjará.
A caixa, se pode fazer um marco de madeira, com uma chapa de aluminio por cima e outra por baixo, blindagen interna com folha de cobre, amarrem os cinturões que vamos a descolar.
Cordealmente.
Nafty

M Figueiredo
09-07-2007, 14:49
Lá vem trabalho...

Já não me chegava o Ella... :eheheh: :eheheh: :eheheh:

Mas será mais uma boa experiência que pode servir a mais interessados.

S Figueiredo
09-07-2007, 17:58
Caro Senhor Nafty,

Fiquei sem perceber se se referia ao VTL ou ao M.Levinson, embora pela descrição como sendo MM/MC ficasse com a impressão de se tratar do VTL (reconheço que fiquei maravilhado com o som de válvulas do Ella, mas considere-se que era de segmento superior ao MF P180).

Agora isto do pré de Phono é capaz de demorar algum tempo, porque preciso de dinheiro (algum dele vai ser gasto no rack) e disponibilidade do Sr.Figueiredo pai ;D que anda às voltas com o Ella.

Enfim...tantos desejos para tão poucos recursos!

Grato!

paulomartires
13-07-2007, 11:12
Apenas mais uma sugestão, bastante económica por sinal e com resultados muito bons. Já ouvi um e vale a pena... simples, barato, bom som ;D

http://www.geocities.com/rjm003.geo/rjmaudio/diy_pho5.html

Paulo Mártires

Tube_Dude
13-07-2007, 11:22
Apenas mais uma sugestão, bastante económica por sinal e com resultados muito bons. Já ouvi um e vale a pena... simples, barato, bom som ;D

Esse circuito é igual ao que equipa mais de 90% dos amplificadores comerciais.

O mais facil , é sacar um aparelho comercial barato ou avariado e tirar-lhe o pré fono .

Muitas vezes até está numa placa á parte, o que facilita muito o trabalho.
8)

Jorge

paulomartires
13-07-2007, 11:40
Pois, de facto não tenho conhecimentos suficientes para contestar as afirmações do Tube, nem é essa a minha intenção. Apenas a phono que ouvi, com este mesmo circuito, não tinha nada a ver com a maioria das phonos comerciais que ouvi, isto falando numa escala de preços até aos 1000 euros. Mas que deve haver por ai muito melhor deve... este é apenas um circuito fácil de montar. Eu estou a fazer uma, sem utilizar pcb, apenas p2p (e nunca tinha feito nada disto), e de facto é muito simples. Um projecto porreiro para principiantes ;)

Paulo Mártires

Tube_Dude
13-07-2007, 11:50
Eu estou a fazer uma, sem utilizar pcb, apenas p2p (e nunca tinha feito nada disto), e de facto é muito simples.

Absolutamente de acordo.

Para quem gosta , montar dá outro gozo (isto soa tão mal... :-[ )

Utiliza de preferência o NE5532 em relação ao OPA2134.

Aquele desvio na curva RIAA a partir dos 10 KHz vai tornar o pré mais sensivel ao ruído do vinyl e vai-lhedar um brilhozinho no som , que se calhar , foi o que te agradou ...

Jorge

J.Guilherme
20-07-2007, 13:42
Outra sugestao - o pearl phono:

http://www.passdiy.com/preamps.htm

Quando terminar o que estou a fazer agora, um phono pre devera' ser tambe'm o meu proximo projecto. Neste momento estou inclinado para construir um clone do Aleph Ono.

J.Guilherme

Nafty
20-07-2007, 17:48
Senhor Guilherme
Sim, esse artigo foi publicado já ha uns quantos anos na audioxpress.
Gosto mais do seu homologo a válvulas. Enfim, é uma mania hein.
Há un esquema que saiu num dos ultimos numeros de uma revista Francesa (led) que esse sim que me emocionou muito. Leva umas 5 válvulas e recomendavél con transformadores de acoplamento de entrada, Lundahl. Pode sair bastante caro.
Cordealmente.
Nafty

J.Guilherme
23-07-2007, 13:30
Há un esquema que saiu num dos ultimos numeros de uma revista Francesa (led) que esse sim que me emocionou muito. Leva umas 5 válvulas e recomendavél con transformadores de acoplamento de entrada, Lundahl. Pode sair bastante caro.
Cordealmente.
Nafty

Vou investigar, obrigado pela sugestão. :Yes:

J.Guilherme

jonkimber
15-08-2007, 01:00
Aqui mando mais umas ideias para o seu projecto, tendo apenas fotocòpias,da foto do esquema, pode nao estar muito razoavel, visto serem fotografadas, pelo telemòvel de uso pessoal.

cumps

jonkimber
15-08-2007, 01:05
Mais informo que a tensão de alimentacão è de 18v simètricos

cumps

stuyvesant
15-08-2007, 05:39
Antipode

Bem vindo, e continuação de boa sorte nos seus excelentes projectos.

jonkimber
15-08-2007, 11:35
stuyvesant

Obrigado pela sua parte.

ps:...tenho um presentimento que jà nos conhecemos de algum lado.

cumps

Nafty
15-08-2007, 15:46
Senhor antipode:
Parece um bom esquema. Qual é a procedencia?
Bem vindo por minha parte e bem vinda a sua aportação.
Cordealmente.
Nafty

jonkimber
16-08-2007, 13:25
Caro Nafty

Obrigado pela sua parte

Sobre esse esquema, a sua procedencia, é da parte da analog devices, que na qual no mesmo contexto se enquadram mais dois esquemas, embora a um escalão mais abaixo.

Aproveito neste momento enviar mais um, caso alguem esteja interessado, este é de origem da ELEKTOR ,embora já com uma certa idade, é possivel fazer um up-grade ao gosto de cada um.

No meu caso, substitui todas as resistencias no trajecto de sinal pelo fabricante "welwin" da
serie RC55Y; IC-1 AD797; IC-2 OPA627, não esquecer a resistencia da impedância de saída que não está aqui mencionada no esquema, pessoalmente optei pelo valor 51R1.

Resumindo,e concluindo...

Não sendo este, um projecto meu de raiz, poderia adiantar a seguinte expressão...

"No que toca a amplificação de cabeças de leitura, quer MC ou MM, considero este esquema um dos meus... mais favoritos de sempre."

cumps

Nafty
17-08-2007, 14:39
Senhor Antipode:
Este ultimo, presumo que é só MM.
Bom esquema sim senhor. Pouco usual e de facto gosto porque o DIY só vale se saímos da rotina do que já está feito. Eu, quando tiver o meu sistema informatico funcionando de novo, já os enviarei uns bons esquemas que tenho por aqui.
Por agora, teem este link muito curioso.
Eu montei um por curiosidade e ao nivel de instromentação era perfeito.
RIAA não se faz por realimentação e o andar de entrada dá perfeitamente para uma Denon 103.
http://www.tubecad.com/articles_2002/RIAA_Preamps_Part_2/page2.html
Houve por aqui um "flasher" que faz tempo que deu á costa, comentando sobre os engenhocas que há pelo foro. Pois bem senhor, (quem seija) eu se fosse a voçê aprendia. Este hobby só vale a pena se voçê faz, aprende, pelo encontro e amizade.
Cordealmente.
Nafty

jonkimber
17-08-2007, 23:54
Caro Nafty

È de bom agrado que aceito o seu parecer, mas.... ...."Este ultimo, presumo que é só MM"... permita-me discordar respeitosamente.
Sendo este um forum, em que se troca opiniões diversas, e todas elas no bom sentido,não pretendo aqui, descrever o esquema mencionado,...pois tambem aceita as celulas MC.

Não deixa de ser curioso, ao se referir, da 103 pelo fabricante Denon, è interessante que a minha cèlula è precisamente esse modelo [Denon DL 103R],(penso que seja a mais recente, ou pelo menos era!),... a que na qual ,tenho uma grande estima.

Mas concordo pleneamente consigo, no que toca na (RIAA) no ponto de realimentacão, pessoalmente, sou a favor no lado "passivo" ,mas como tinha afirmado anteriormente, este esquema ,não è um projecto meu de raiz.
Uma das razões em utilizar as resistencias do fabricante "welwin" na linha de correccão (RIAA) è precisamente esta,...utilizar componentes da melhor qualidade possivel.

..."Este hobby só vale a pena se voçê faz, aprende, pelo encontro e amizade"...

sem comentàrios,concordo pleneamente.

cumps.

Nota:Envio os parâmetros, do ultimo esquema, podendo ser de interesse, a alguem aqui neste forum.

Nafty
18-08-2007, 13:03
Senhor Antipode:
...."Este ultimo, presumo que é só MM"... permita-me discordar respeitosamente.
Sendo este um forum, em que se troca opiniões diversas, e todas elas no bom sentido,não pretendo aqui, descrever o esquema mencionado,...pois tambem aceita as celulas MC.

Homen, não faz falta tanta desculpa para discordar. Discordar é normal e obvio.
O anormal é a falta de educação, a prepotencia e o prazer de rediculizar aos outros.
Isto não tem nada a ver consigo, claro está, senão com o que é corrente e normal nos foros de audio.

Então voçê quer dizer que o ganho regulavel de entrada, pode amplificar sinais na ordem de microVols p/p. OK, e sendo um projecto seu de raiz, dexe que o felicite todo pelo alto.
Un sitema hybrido de corrente e amplitude de tipo diferencial. Isso permite de partida um ruido baixissimo e um sinal tão robusto como um tractor e tudo isto antes de começar o tratamento de sinal.
Bom, quanto á Denon DL 103R, é a capsula mais completa que conheço, que conheço, digo.
Para ser uma MC, tem um nivel de saída atípica. Isso nos permite poder utilizar previos com menos ganho e logicamente com menos risco de ruido hum ou rumble se bem que para grandes males também há grandes remédios.
Enfim Senhor antipode, parabéns pelo seu circuito que tem muito bom aspecto, pelo bom conceito que aplica. É de louvar que o ponha aqui á disposição do pessoal engenhoca.
Nos detalhes está verdade de uma perssonalidade.
Cordealmente.
Nafty

S Figueiredo
16-10-2007, 17:58
Este de vez em quando volta ao topo ;D

Ando com uns problemazitos em encontrar sockets RCA (existem as "super-audiófilas" de 20€ o par, e aquelas que se parecem enferrujar ao primeiro toque, e nada de intermédios!). Alguém me consegue dizer onde se arranja este estranho objecto?

Muito obrigado, desde pequeno "wanna be"

jonkimber
16-10-2007, 23:02
Pessoalmente, no que toca a fichas RCA dou preferência a um fabricante.... [NEUTRIK], que podem ser adqueridas na ARESTEL

http://www.arestel.pt/novo_site/index.php

cump`s