View Full Version : mudança condensadores
Estou a pensar mudar os condensadores originais do rotel 1062 e rcd 1072. ambos usam black gate e nichicon, mas, dizem-me que existem ainda melhores da elna,vishay,mundorf, sanyo. como escolher?
saudaçoes a todos.
Senhor Khajó:
Os condensadores que voçê tem forão segundo os forofos do jijiend o expoente maximo.
As outras marcas não existiam antes? Claro que sim. Então porqué só agora aparecem?
Logo outra pergunta, já agora: Quando dizem melhor, isso é em relação a qual ou a qué? Logo melhor, baixo que ponto de vista?
Elna, anunciou há tempo o fim de producção.
Vishay, de que série?
Mundorf, não importa o que vendes senão como o embrulhas.
Sanyo....quais?
Eu sempre utilisei como condensadores não polarisados, Wima FKP, MKP e Snubber dependendo da circunstancia.
Para polarisados, Nippon Chemicon.
OOOHHHH dirão todos, não são marcas audiophilililias.
Claro que não mas teêm os mesmos ou melhores parametros que os audiophilililios.
Logo, o que não faz a electrónica, não esperem milagres dos condensadores.
NÃO quero dizer com isto que não há que utilisar um bom condensador. Para audio um bom condensador mas a partir de determinados preços, para uma mesma qualidade, são maus. A esses preços, (só por serem considerados audiophilililios), me poderiam preparar o pequeno almoço todos os dias.
Assim que amigo Khajó, se se sente mais tranquilo em mudar os condensadores, pois então faça-o.
Cordealmente.
Nafty
Tube_Dude
10-07-2007, 23:34
Assim que amigo Khajó, se se sente mais tranquilo em mudar os condensadores, pois então faça-o.
Subescrevo e assino por baixo a opinião do nosso amigo Nafty, pois eu apenas utilizo os (condensadores) que tenho à mão...
A topologia é que faz toda a diferença. o resto é pormenor... 8)
Jorge
Sr. Tigre
11-07-2007, 03:13
Vá lá.... Não me digam que não evitam os electroliticos no caminho do sinal áudio, ahem?!
Vá lá.... Não me digam que não evitam os electroliticos no caminho do sinal áudio, ahem?!
Isso já faz parte dos pormenores da topologia... 8)
Tube_Dude
11-07-2007, 10:29
Isso não é mudá-los, é tirá-los!
A pergunta inicial era sobre substituição. ;)
Claro que tirar electroliticos ou qualquer outro tipo de condensador do caminho do sinal, aporta sempre melhorias sónicas.
Jorge
quote:
Isso não é mudá-los, é tirá-los!
A pergunta inicial era sobre substituição. ;)
Claro que tirar electroliticos ou qualquer outro tipo de condensador do caminho do sinal , aporta sempre melhorias sónicas.
Jorge
a minha pergunta é simples, se tirar electroliticos ou qualquer outro tipo de condensador do caminho do sinal , aporta sempre melhorias sónicas, então para que é que os puseram???
desculpem a minha ignorancia.
abraços
Tube_Dude
13-07-2007, 00:31
a minha pergunta é simples, se tirar electroliticos ou qualquer outro tipo de condensador do caminho do sinal , aporta sempre melhorias sónicas, então para que é que os puseram???
desculpem a minha ignorancia.
abraços
Porque usar electrolíticos no caminho do sinal facilita imenso a implementação de circuitos.
Sem eles é preciso usar servos e outras astúcias , e como sabes os construtores fabricam para "o preço".
Abraço
Jorge
Porque usar electrolíticos no caminho do sinal facilita imenso a implementação de circuitos.
Sem eles é preciso usar servos e outras astúcias , e como sabes os construtores fabricam para "o preço".
Abraço
Jorge
...até os fabricantes mais insuspeitos...
ou como dizia um spot da ex-rádio Voxx, " em cima de qualquer suspeita " :eheheh:
nota: não quero com isto estar a levantar a polémica do costume de que os fabricantes são... béu béu béu.., ok?
Senhores
Quando falamos de etapas de saida de baixa impedancia e de potencia, en determinados circuitos, não há outra solução que por um condensador de grande capacidade na saída de som. Bem, se falamos de capacidades supeiores a 100 micros a 60V, um condensador não polarisado de polipropileno seria ENOOORME e por vezes não há espaço. Assim que se põe um electrolitico com risco calculado de distorção e performance.
Este caso só se observa na ultima etapa de saida de um circuito pré amplificador ou amplificador se bem que neste ultimo caso, já nenhum fabricante (que eu conheça) configure etapas com acoplamento por condensador.
Cordealmnte.
Nafty
Um amigo meu Brazileiro, João, mandou-me este link:
http://home2.btconnect.com/icwltd/
É curioso que eu estava buscando este Link que não o encontrava por nenhum lado.
Estes condensadores equipão os filtros de material ATC.
Como é uma dessas marcas pouco conhecidas....pois aí vai o link para quem queira.
Cordealmente.
Nafty
Tube_Dude
13-07-2007, 21:03
Este caso só se observa na ultima etapa de saida de um circuito pré amplificador ou amplificador se bem que neste ultimo caso, já nenhum fabricante (que eu conheça) configure etapas com acoplamento por condensador.
Meu caro Nafty
Um dos amplificadores que me lembro que usava condensador na saída das colunas era o Quad 303.
http://richardbrice.net/quad33&303.htm
A principal vantagem da saída por condensador é que no caso de os transistores de saída queimarem , as colunas ficam protegidas da DC pelo condensador e por isso muitas vezes os projectistas dispensavam a proteção
Abraço
Jorge
Estimado Senhor Dude:
Assim é, mas havia um problema de linearidade em impedancia, mais interacção enfim, um condensador é um limitador de corrente, o que implica mais potencia, mais capacidade, mais capacide, mais problema. Nas décadas dos 60/70 em que as potencias eram em media de 30 a 50W ou 100W como maximo. Os condensadores de acoplamento de 2.200 a 4.700 e 10.000 já era uma loucura. Foi aqui que os "elna" fiseram nome.
Quando o mercado já queria mais potencia, então os fabricantes começaram a utilizar alimentações simetricas, espelhos de corrente, obtendo um offset practicamente despresivel.
A impedancia é mais linear com a frequencia e a currente só é limitada pelos transistores de saída.
De novo, nestes circuitos, o elemento condensador de saída era um risco bastante calculado e que acabava por não ser notado pelo ouvido nunca.
Nos nossos dias, com as potencias médias empregadas, com os tipos de colunas que se usão e o nivel de precisão e qualidade que tem os componentes, se conseguem autenticas maravilhas técnicas.
A questão é; porque o som não é proporcional á tecnologia e ás performances exibidas nos catálogos?
En sinais de baixa potencia não há necessidade de ter electroliticos de acoplo. Se seguem usando em alguns amplificadores para auscultadores, na etapa final como voçê muito bem sabe.
Homem, num amplificador de válvulas com transformador de saída a proteção ás coluna é ainda maior mas se eu podesse viver sem ele, talvez estivesse mais tranquilo, não sei. Limitame a largura de banda, tanto a distorção a baixa como a alta, são mediveis.......e se uma ficha pode ter influencia no som....imagine-se um transformador.
Un forte abraço Senhor Jorge.
Cordealmente.
Nafty
Estimados Senhores:
Sem querer abrir um novo assunto, quero dár as boas vindas um velho amigo Brasileiro com o qual tive uma história que se chamou "Breeze Audio" que só não funcionou por um problema fiscal.
Bem vindo João e a sua presença aqui me dá muita satisfacção.
Saravá amigo!!!
Nafty