View Full Version : Ligação à terra em amplificadores
aemarques
14-07-2007, 17:32
Esta provavelmente é para o Tube Dude, Nafty ou alguém com prática de desenho de amplificadores: há vantagens/desvantagens em que um amplificador tenha ligação à terra?
Há vantagens/desvantagens em criar um ligação à terra num amplificador que não a tenha, eventualmente ligando a terra ao chassis?
Já tive experiências - e também já li aqui experiência semelhantes - com amplificadores que vêm de origem com ligação à terra e, depois, têm imenso ruído de 50 Hz. "Solução": anula-se a ligação à terra, usando uma tomada sem terra, e o problema desaparece... Em que ficamos? É bom ou é mau? Vantanges/desvantagens?
Tube_Dude
14-07-2007, 19:52
Esta provavelmente é para o Tube Dude, Nafty ou alguém com prática de desenho de amplificadores: há vantagens/desvantagens em que um amplificador tenha ligação à terra?
Há vantagens/desvantagens em criar um ligação à terra num amplificador que não a tenha, eventualmente ligando a terra ao chassis?
Meu caro Aemarques
A palavra inglesa diz tudo " safety earth" , a ligação à terra dá segurança no caso de eventual falha do transformador de alimentação.
Já para o som é péssima ,visto que as correntes residuais que os transformadores deixam passar para os chassis vão circular via interconects para terra , e onde apenas devia passar sinal musical, passa a haver também uma corrente alternada de 50 Hz e com muitas harmónicas.
Isto no caso de um único aparelho estar ligado à terra , se forem mais do que um ainda é pior , pois aí formam-se Ground Loops dificeis de resolver.
Agora imaginem o pior cenário:
Sistema Stereo ligado ao sistema Av e à TV Cabo , com tantos loops não sei se há alguma música que consiga sobreviver ... 8)
Jorge
aemarques
14-07-2007, 20:09
Obrigado. Já percebi. Até porque em música as únicas harmónicas que se pretendem são estas: http://www.hohnerusa.com/upload/bildpoolcms/gal00000217gr.jpg :eheheh:
Mas então diz-me uma coisa: o que leva determinados fabricantes a terem produtos (amplificadores, por exemplo) com e sem ligação à terra? Há obrigatoriedade legal de o fazer para determinadas potências, por exemplo? Ou é aleatório?
Tube_Dude
14-07-2007, 20:28
Mas então diz-me uma coisa: o que leva determinados fabricantes a terem produtos (amplificadores, por exemplo) com e sem ligação à terra? Há obrigatoriedade legal de o fazer para determinadas potências, por exemplo? Ou é aleatório?
Há normas que os fabricantes têm de cumprir para verem os seus equipamentos aprovados e certificados.
Claro que os equipamentos duplamente isolados ( os do duplo quadrado) têm critérios de fabrico mais rígido para poderem usar tal denominação.
Engraçado que ainda há tempos alguém sugeria ligar terra a um equipamento deste tipo.
Estamos um bocado como nos automóveis ,qualquer dia com tanta norma os carros não andam a mais de 100 km/hora e nas na carroças o burro ( ou cavalo) tem de usar fralda... :eheheh:
Jorge
Mellowship
17-07-2007, 15:51
(...)
Claro que os equipamentos duplamente isolados ( os do duplo quadrado) têm critérios de fabrico mais rígido para poderem usar tal denominação.
Engraçado que ainda há tempos alguém sugeria ligar terra a um equipamento deste tipo.
Estamos um bocado como nos automóveis ,qualquer dia com tanta norma os carros não andam a mais de 100 km/hora e nas na carroças o burro ( ou cavalo) tem de usar fralda... :eheheh:
Jorge
:eheheh: Realmente a melhor ligação à terra é a das plantinhas com as raízes!
Essa de ligar à terra aparelhos com duplo isolamento...
SergioRZ
17-07-2007, 18:16
Então se percebi bem, para ter o melhor desempenho sonoro, o ideal seria não ter nenhum dos componentes ligados à terra, é isso?
E quais são os riscos reais que isso pode ter para a saúde dos equipamentos?
Curiosamente, ainda ontem a mexer nos cabos, mudei uma ficha para outra tomada mais próxima, e sem que tenha alterado polaridades em nenhuma ligação de nenhum componente, passei a ter um hum bem audível dos dois subwoofers que estão na sala :huum: :???
Mas, ainda mais curioso, desliguei e voltei a ligar os subs várias vezes e por diferentes ordens, e aquilo desapareceu completamente, sem que tenha mudado nada... :o
Mellowship
17-07-2007, 20:48
Então se percebi bem, para ter o melhor desempenho sonoro, o ideal seria não ter nenhum dos componentes ligados à terra, é isso?
E quais são os riscos reais que isso pode ter para a saúde dos equipamentos?
Curiosamente, ainda ontem a mexer nos cabos, mudei uma ficha para outra tomada mais próxima, e sem que tenha alterado polaridades em nenhuma ligação de nenhum componente, passei a ter um hum bem audível dos dois subwoofers que estão na sala :huum: :???
Mas, ainda mais curioso, desliguei e voltei a ligar os subs várias vezes e por diferentes ordens, e aquilo desapareceu completamente, sem que tenha mudado nada... :o
Para a saúde dos equipamentos não deve haver riscos. Para o intrépido audiófilo também não, pois é sabido que está sempre isolado de tudo por uma boa camada de tapetes e carpetes em frente aos sistemas.
O risco é a electrocussão, se por acaso, mau uso ou deficiência na montagem do equipamento que devia levar terra e não está ligado, a corrente passar através do corpo do utilizador.
É para isso que a terra serve. Tal como nos frigoríficos e máquinas de lavar.
Actualmente e por recomendação dos distribuidores europeu e americano tenho o meu sistema ligado sem terra e com o mesmo cabo que utilizo para ICs e colunas (mas com secção superior 0.6mm e não 0.4mm).
Além disso todos os aparelhos estão ligados à mesma ficha Schuko... cool:
http://farm2.static.flickr.com/1302/1159106041_af2e68292f.jpg?v=0
:oops:
Ah, esqueci-me de dizer que os cabos são apertados e não soldados...
Tube_Dude
18-08-2007, 14:52
:oops:
Ah, esqueci-me de dizer que os cabos são apertados e não soldados...
Já agora, alguma razão para os cabos não serem soldados e teres usados fios tão finos?
O facto de serem muitos , em vez de um único condutor, vai aumentar a superfície de irradiação de ruído para os outros componentes do sistema.
Abraço
Jorge
Olá Jorge,
Apenas segui as instruções dos distribuidores da marca e de outros utilizadores de equipamento da forty seven laboratory, que experimentaram muito até conseguirem os melhores resultados.
Eu cá não percebo patavina de electricidade e electrónica. :huum:
Mas experimentei e gostei muito do que ouvi.
Para quem não conhece o trabalho de Kimura-san, um dos grandes mestres do minimalismo electrónico, recomendo vivamente uma visita ao site do distribuidor americano:
http://www.sakurasystems.com/about.html
No entanto, os componentes da forty seven não repondem da mesma forma que a maioria dos outros componentes audio, sofrendo deterioração da qualidade de som com a utilização de filtros de rede, acessórios de apoio/dissipação de vibracões, etc.
Mas no que toca a fazer música estão entre os melhores! ;)
Actualmente a marca desenha e produz quase todos os elementos de um sistema hifi, à excepção das colunas e das cabeças de gira-discos que são ousourced a outros "mestres"...
Existem 3 tipos de cabo (http://www.47labs.co.jp/):
http://www.47labs.co.jp/img/4708.jpg
http://www.47labs.co.jp/shop/img/4719_01.jpg
http://www.47labs.co.jp/shop/img/4720_01.jpg
Comparando com os cabos que tive anteriormente (Deltec, Audioquest, Straight Wire, Supra, Schallwand, Audioplan/power)...fantásticos.
Uso o OTA para tudo: IC digital, IC analógico, colunas e alimentação.
Cmps,
Ricardo
O facto de serem muitos , em vez de um único condutor, vai aumentar a superfície de irradiação de ruído para os outros componentes do sistema.
Todos os elementos desta marca têm fontes de alimentação separada, que coloco na prateleira inferior, afastados de 40cm dos aparelhos que alimentam... Além disso, segundo o autor, existem muitos outros factores que afectam muito mais a qualidade do som do que as interferências, por isso prefere usar cabos unifilares unshielded pois acredita que todas as outras alternativas interferem com a vitalidade e musicalidade do som.
Já agora, fugindo ao tópico, porque é que não consigo postar nos Classificados?
Tube_Dude
18-08-2007, 16:59
Além disso, segundo o autor, existem muitos outros factores que afectam muito mais a qualidade do som do que as interferências, por isso prefere usar cabos unifilares unshielded pois acredita que todas as outras alternativas interferem com a vitalidade e musicalidade do som.
Nisso estamos completamente de acordo, também advogo cabos de corrente sem nenhuma blindagem.
No teu caso eles não são blindados , mas o serem muitos em paralelo , vai provocar "loops" que irradiam muita interferência .
Não podemos esquecer que nesse cabo passa ambém o ruído de rectificação , provocado pelos diodos , o qual possui muitas harmónicas.
Quanto ao link do 47labs , já o conhecia há muito tempo e pelas tuas palavras já vi que és fã.
Eu dos NOS DACs , que eles advogam, já não sou tanto... 8)
Abraço
Jorge
PS: Quanto aos Classificados, penso que só vais ter acesso depois de um determinado número de posts, mas eu não te sei dizer quantos.
Eu dos NOS DACs , que eles advogam, já não sou tanto... 8)
Percebo perfeitamente, não é para todos. Fui comprando os elementos em segunda mão (DAC, amplificador) e quando finalmente recebi o transporte fiquei de boca aberta: o som está mais próximo de um bom gira-discos do que de uma fonte digital, sem os ruidos da agulha a saltitar no vinil, claro... :MrGreen:
Acima de tudo parece muito natural, não serve para aqueles que gostam de olhar para os sons que compõem a música, ou como diz o Art Dudley, não se repara em "sounds of loose cufflinks and bows hitting music stands" ou, digo eu, no Tom Waits a dar uma puxada no cigarro ou a coçar a barba, como já escutei em outras edições do meu sistema - agora gozo a música, mas isso sou eu. Por vezes apetece-me procurar um pormenor que conhecia e não encontro, mas isso é mais raro o:)
Acho que é em parte devido à menor resolução que consigo descontrair e entrar na música...e a riqueza tonal faz o resto. Agora quero encontrar umas colunas à altura.
Abraço,
Ricardo
Tube_Dude
18-08-2007, 17:24
Acho que é em parte devido à menor resolução que consigo descontrair e entrar na música...e a riqueza tonal faz o resto.
Sei reconhecer um homem apaixonado... ;)
Saboreia a Lua de Mel.. 8)
Abraço
Jorge
Até dou por mim a suspirar ;)
Tube_Dude
18-08-2007, 19:02
Até dou por mim a suspirar ;)
Qualquer dia suspiras para tornar a ouvir o Tom Waits a coçar a barba... ;)
Jorge
Qualquer dia suspiras para tornar a ouvir o Tom Waits a coçar a barba... ;)
Talvez...
Mas como o meu último sistema durou 15 anos, espero que isso só venha a acontecer em 2021. :eheheh:
Abraço,
Ricardo
Sr. Tigre
15-09-2007, 02:47
Posso fazer a ligação de segurança a terra utlizando dois díodos? Assim, em princípio, só há condução se ouver tensão no chassis acima de 0,7V...
Tube_Dude
16-09-2007, 20:01
Posso fazer a ligação de segurança a terra utlizando dois díodos? Assim, em princípio, só há condução se ouver tensão no chassis acima de 0,7V...
Sim! Convém utilizar é uns díodos de elevada amperagem e invertidos um em relação ao outro.
E ainda dizem que não há "criativos"... 8)
Jorge
J.Guilherme
18-09-2007, 21:56
Ola',
So' para deixar a minha "posta-de-pescada" em relacao a este assunto: Se um aparelho tem ligacao 'a terra, entao isso e' para manter pois trata-se de uma questao de seguranca (como ja' foi dito). Se algue'm tem mesmo vontade de quebrar essa ligacao 'a terra, o que pode tentar fazer e' cortar a ligacao entre o ground do circuito e a terra da tomada (earth). Assim, o loop e' quebrado e as partes metalicas do aparelho continuam em seguranca. Claro que isto nem sempre e' possivel.
Penso que alguns amplificadores trazem esta opcao incorporada (chama-se 'ground lift') embora honestamente nunca tenha visto uma coisa dessas ao vivo.
J.Guilherme
SergioRZ
30-09-2007, 14:30
Sendo que uma das "boas práticas" para evitar ground loops e outros fenómenos, é ligar todos os aparelhos relacionados com a música a uma única tomada... Gostaria que alguém me pudesse informar se isso pode ter também aspectos negativos.
Por exemplo, ligar um CD, um AMP e um Sub Activo, tudo na mesma tomada, pode provocar algum tipo de problema? Tipo "excesso de carga", um equipamento ter mais dificuldade porque outro está a tirar energia do mesmo local, dei lá, qualquer coisa...
Estou a considerar ligar o meu amp, sub e CD na mesma tomada... já desliguei IC's para o sistema AV, portanto estes 3 aparelhos estão em contacto apenas uns com os outros. Vale a pena liga-los todos na mesma tomada?
Muito obrigado!
M Figueiredo
30-09-2007, 23:30
Boas.
Do ponto de vista técnico, só deves ligar um aparelho em cada tomada.
Como isto é pouco prático, deves ligar os aparelhos de maior carga (amplif, subs activos, etc), a uma tomada cada um. Os de menor carga podem ligar-se a réguas de tomadas e estas ligadas a uma única tomada na parede.
Do ponto de vista sónico...é experimentar, mas não ligues muita carga numa tomada só. Pode haver aqui algum risco de aquecimento.
Mas a regra de todos os "periféricos" ligarem ao amplif e este por sua vez ter ligação à terra é um bom princípio.
MF
SergioRZ
30-09-2007, 23:32
Tinha ideia de haver por aí uma "corrente" defensora da música de uma tomada só... (em vez de uma nota só ehehhehehe)... Se calhar enganei-me :huum:
pjorgenunes
30-09-2007, 23:38
Tinha ideia de haver por aí uma "corrente" defensora da música de uma tomada só... (em vez de uma nota só ehehhehehe)... Se calhar enganei-me :huum:
Por acaso já li algures que para evitar ground loops se devia ligar tudo à mesma tomada. Eu tenho assim e nunca tive problemas.
Quanto à carga... Estamos a falar de até 15Amps convenhamos que deixa uma grande margem até para o menos comum dos mortais. ::)
SergioRZ
30-09-2007, 23:53
Seguindo essa ideia que eu tinha de ter lido por aí em tempos que se devia usar apenas uma tomada para evitar ground loops (espero que correcta), hoje comprei uma simples régua tripla, e liguei na mesma tomada Amplificador, Leitor de CD, e Subwoofer (activo).
Não pude testar nada porque já fiz isto a horas de silêncio :-\
Antes tinha o Amp isolado numa tomada. E tinha o sub e o leitor de CD ligados numa régua onde ligavam também dois candeeiros, a TV, o AV Receiver, o leitor de DVD, outro Sub...
Além de efectivamente ter problemas de Ground Loops quando ligava o segundo subwoofer (o que uso nos filmes), pois a sua influência viajava pelo IC de sub até ao AV Receiver, e depois daí por IC's frontais até ao amp stereo... acho que o Leitor de CD terá a beneficiar por não estar misturado com aquela maralha :eheheh:
No entanto, realmente, fico desconfiado se pode ou não haver sobrecargas ou conflitos por ter o leitor, o amp, e o sub (que tb tem um amp) ligados na mesma tomada... :???
SergioRZ
30-09-2007, 23:56
Ah, é verdade, já me esquecia... além de ter colocado os 3 componentes mencionados em cima (os que uso para música stereo) isolados numa régua que liga a uma única tomada na parede, e de ter naturalmente verificado que todos eles estão com a fase correcta, arranjei também uma forma de ter os IC's entre o amp stereo e o AV receiver desligados a não ser quando preciso deles, sem ter de ir atrás do amp desligar os IC's :Yes:
Assim tenho o sistema stereo completamente, 100%, isolado do sistema AV ou de qualquer outro componente ;D
SergioRZ
01-10-2007, 17:40
Tube, não eras tu que recomendavas este tipo de ligação? :huum:
Tube_Dude
01-10-2007, 17:45
Tube, não eras tu que recomendavas este tipo de ligação? :huum:
Era e sou, é assim que tenho o meu sistema. ;)
Mas como isto não é uma revista com uma linha editorial rigída e uma única verdade , é salutar que apareçam outras opiniões...
Vive la différence!! 8)
Jorge
... arranjei também uma forma de ter os IC's entre o amp stereo e o AV receiver desligados a não ser quando preciso deles, sem ter de ir atrás do amp desligar os IC's :Yes:
Como ?
Cumps
SergioRZ
01-10-2007, 17:53
Obrigado pelo teu "input" Tube :Yes: :Yes: :Yes:
RS, fiz algo muito simples... para desligar os IC's que ligam o amp ao receiver tinha de me esgueirar atrás do móvel, de cócoras, todo torto... era muito mau. :duh:
Como a qualidade desta ligação não me preocupa minimamente, comprei um daqueles adaptadores (ou melhor extensores neste caso) com dois RCA fêmea de cada lado, que se vende na Fnac por exemplo, e tenho os IC's do amp ligados e colocados num local acessível ao lado do móvel, com este "extendor" colocado na ponta. E tenho outro IC (sem extensor) ligado ao receiver, com as pontas colocadas perto do outro hehehehe Quando quero ver filmes, em vez de me pôr com ginásticas, vou ali ao lado do móvel onde está o subwoofer, e ligo os dois IC's um ao outro por via do "extensor". Pronto, não custa nada ;)
Claro que para quem tiver preocupações "audiófilas" para este propósito (ver filmes), é capaz de ser um método demasiado "padeiro" hehehehhe. Ou ainda, para quem ouve música em formato multicanal, etc... Mas eu em música só oiço stereo mesmo.
Para quem só tem uma entrada de linha esse método não dá, a menos que não ligue nenhuma a qualidade da ligação...
E eu que pensava que era desta que me livrava de ter que arrastar o móvel cada vez que... 8)
Como a qualidade desta ligação não me preocupa minimamente, comprei um daqueles adaptadores (ou melhor extensores neste caso) com dois RCA fêmea de cada lado, que se vende na Fnac por exemplo, e tenho os IC's do amp ligados e colocados num local acessível ao lado do móvel, com este "extendor" colocado na ponta. E tenho outro IC (sem extensor) ligado ao receiver, com as pontas colocadas perto do outro hehehehe Quando quero ver filmes, em vez de me pôr com ginásticas, vou ali ao lado do móvel onde está o subwoofer, e ligo os dois IC's um ao outro por via do "extensor". Pronto, não custa nada ;)
Claro que para quem tiver preocupações "audiófilas" para este propósito (ver filmes), é capaz de ser um método demasiado "padeiro" hehehehhe. Ou ainda, para quem ouve música em formato multicanal, etc... Mas eu em música só oiço stereo mesmo.
Eu também utilizo o meu AV para ouvir alguns DVDs musicais, SACD e DVD-Audio ... e assim sendo parece-me (teoricamente) uma solução com muitos compromissos.
Mas obrigado na mesma pela partilha :Yes:
Cumps
SergioRZ
01-10-2007, 19:22
Pois para esse nível de exigência não dá, ou pelo menos não é aconselhável... :-\
Para mim felizmente não há essa dificuldade, pois é só mesmo som de filmes que passa naquele IC, e para isso o adaptador é mais do que bom hehehehe :Yes:
SergioRZ
03-10-2007, 09:35
Curiosamente, após alguns testes, cheguei à conclusão que no meu sistema resulta melhor ter o amp e o sub ligados em tomadas diferentes... não faço ideia porquê, mas com o sub na mesma régua que o amp notei o grave menos controlado e o som mais "carregado", menos nítido... não sei, qq coisa estranha.
Assim sendo, mudei o sub para outra régua... mas deixei ficar o leitor de CD junto com o amp na outra.